Pages

terça-feira, 27 de março de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE A UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS EM MERCADOS


BRASILIA - A Comissão de Desenvolvimento Urbano realiza audiência pública nesta quarta-feira (28) para discutir a distribuição de sacolas plásticas em supermercados e lojas do gênero. A iniciativa do debate é do deputado Adrian (PMDB-RJ).
“Já está enraizado o costume do uso de sacolas plásticas em supermercados, assim como seu reuso no acondicionamento de lixo doméstico. Não é suficiente apenas obrigar os estabelecimentos comerciais a não distribuir sacolas plásticas comuns ou a disponibilizar apenas embalagens biodegradáveis ou retornáveis; é necessário oferecer alternativas para que o consumidor não seja prejudicado e que essa determinação não corra o risco de cair no vazio”, afirma Adrian.
Já tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 612/07, que obriga o uso de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis (OBPs) para acondicionamento de produtos e mercadorias em todos os estabelecimentos comerciais do País.
Para Adrian, o objetivo do debate é avaliar de que forma o parlamento brasileiro pode contribuir para que a extinção das sacolas plásticas seja compatível com a realidade.
Convidados
Serão convidados para a audiência pública:
- o presidente do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), Miguel Bahiense ; 
- a secretária-executiva da organização não governamental Educação, Cultura, Conscientização e Orientação para a Vida (Eccovida-RJ), Danielle Gomes; e
- representantes do Ministério do Meio Ambiente , do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, do Procon/ SP, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
A audiência pública será realizada no Plenário 16, às 11 horas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...