Pages

sábado, 1 de junho de 2013

Programa Jornal de Sabado da FM Meio Norte, entrevista o Secretário de Agricultura Raimundo Damasceno

Quixadá > O pograma Jornal da Meio Norte FM,  com o Radialista Jonas Sousa, que aos sabados recebe autoridades para discutir, quastionar, interrogar sobre os problemas que a população precisa saber. Entre os entrevistados que já passaram pela bancada do radialistas o Prefeito João Hudson de Quixadá, Secretário de Urbanismo de Quixadá Anotnio de Paduá entre outros.


Neste primeiro sabado de Junho, o mês dedicado as festas, simbolo do sertanejo, do agricultor, do homem do campo que tem passado por uma estiagem que castigou o sertão com poucas chuvas e ações que tenham sido realizadas pela Secretária de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá com o Engenheiro Agronomo Raimundo Damasceno a frente vem amenizando esses danos causados pela seca, esta foi a entrevista que abril o mês junino.


O Secretário esplanou as ações que vem acontencendo para amenizar este grave dano que a falta de chuva causa aos agricultores. O radialista Jonas Sousa tem questionou o que tem sido feito pelo campo.  O Secretário mostrou algumas ações que estão sendo realizadas para que solucione de vez o sofrimento sertanejo. Limpezas de açudes, reforma de estradas, oficinas nas comunidades com tecnicas de combate a seca, horas de trator arando terras para o plantil, levantamento e conserto de poços profundos, milho da CONAB para distribuição, semente de maniva para reativadas casas de farinha com geração de emprego e renda, a chegada da retroescavadeira doada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrario - MDA.

O radialista Jonas Sousa ao final parabenizou ao secretário que mostrou o trabalho realizado em sua pasta e que vem agradando aos agricultores. Ouvinte durante a entrevista participou com perguntas, elogios ao secretário e ao programa bem conduzido por Jonas Sousa na rádio FM Meio Norte.

Assessoria de Comunicação da SAFDA

Governo inaugura novas casas digitais e bibliotecas rurais

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério das Comunicações realiza, neste sábado (1), solenidade de inauguração de 13 Casas Digitais do Projeto Territórios Digitais, no Cariri. O evento começa a partir das 9 horas na Casa Digital Sítio Baixio do Muquém, no Distrito Baixio das Palmeiras, município do Crato.
 

Serão beneficiados com casas digitais os municípios do Crato, Caririaçu, Campos Sales, Missão Velha, Abaiara, Várzea Alegre, Quixadá, Trairi e Monsenhor Tabosa, beneficiando 13 comunidades. Após a solenidade haverá oficinas de formação dos moradores das 10 localidades, que receberão informações sobre inclusão digital, acesso à internet e incentivo a leitura. Cerca de 40 moradores são capacitados como agentes comunitários voluntários, que realizam a sustentabilidade dos projetos.

Também serão implantadas 23 Bibliotecas Rurais do Programa Arca das Letras que atenderá os municípios de Crato, Campos Sales e Abaiara. O Programa tem levado a leitura, lazer e cultura às famílias rurais. Cerca de 1.100 bibliotecas do campo já foram entregues às comunidades, distantes da sede dos municípios, que não possuem bibliotecas públicas ou com pouco acesso ao livro. Mais de 90 municípios foram atendidos.

São disponibilizados, em média, 200 livros relacionados à literatura infantil e infanto-juvenil, livros de pesquisa com o foco no meio rural e livros didáticos. “O Ceará vem se destacando a nível nacional com o maior número de bibliotecas implantadas até o momento e as comunidades realizam a gestão voluntária das bibliotecas que em geral são instaladas na residência de um morador”, afirmou Sandra Bandeira, coordenadora estadual do Programa Arca das Letras. O valor de investimento médio por cada biblioteca é de R$ 5 mil.

Para o secretário Nelson Martins o projeto é importante por promover a inclusão digital dos agricultores familiares, mas com diferencial inovador, onde se discute e é feita a partilha do conhecimento.

Serviço:
Inauguração de 13 Casas Digitais do Programa Territórios Digitais e 23 Biblioteca Rurais do Projeto Arca das Letras
9h - Sítio Baixio do Muquém, no Distrito Baixio das Palmeiras, Crato/CE

Assessoria de Comunicação da SDA

domingo, 26 de maio de 2013

MISSÃO TÉCNICA > Criadores e Técnicos visitam o sertão pernambucano

a copy













Quixadá > Na manhã desta segunda feira, dia 20, produtores de cabras leiteiras juntamente com técnicos das secretarias de agricultura do estado e dos municípios de Quixadá e Tauá para uma viagem técnica  de conhecimentos para ampliar a produção de leite e melhorar o plantel.
antonio-nunesO supervisor do núcleo de ovinos e caprinocultura da SDA, Antônio Nunes, afirma que a viagem é um grande aprendizado para os produtores, “iremos presenciar grandes experiências onde serão repassadas aos criadores de cabras para assim desenvolver mais qualidade na criação das cabras”.
beto-macarioJoão Alberto e Silva, (Beto Macário), 60 anos, Presidente da Associação de Caprinocultura Leiteira de Banabuiú em seu município tem procurado aumentar a criação de cabras já que o algodão que representava a riqueza da região e o gado, com a seca que aflige todo o nordeste tem uma nova opção de criação e ter lucro. “As cabras são a nova mina de ouro”, afirma Beto que acompanha a comitiva de criadores e técnicos em visita a Petrolina no sertão pernambucano.  

ENCONTRO dos PREFEITOS > Máquinas são entregues com a presença de Ministros e Governador

Quixadá > Quatro ministros estiveram presentes ao Encontro Estadual com Novos Prefeitos, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, ministra-chefe, Ideli Salvati, e os ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e dos Portos, Leônidas Cristino, junto com o Governador do Estado Cid Gomes reafirmaram os compromissos dos Governos Federal e Estadual em melhorar a vida dos cearenses. No Encontro, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores também participam de palestras e receberam atendimento individual de representantes dos principais ministérios.
maquina-entregaDurante a solenidade, também foram entregues 38 retroescavadeiras e 34 motoniveladoras para 72 prefeitos do Ceará, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na entrega de sexta-feira 24, foram contemplados os municípios de Acaraú, Acopiara, Aracati, Acarape, Amontada, Barbalha, Barreira, Boa Viagem, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Cariús, Carnaubal, Cedro, Coreaú, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Crateús, Crato, Granja, Guaiuba, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapiúna, Itarema, Jaguaretama, Jaguaribe, Jardim, Jucás, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Marco, Milagres, Mombaça, Morrinhos, Maracanaú, Maranguape, Meruoca, Morada Nova, Orós, Paraipaba, Pedra Branca, Pacajus, Pacoti, Palmácia, Pindoretama, Quixadá, Quixeramobim,Quixeré, Russas, Santana do Acaraú, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi, Ubajara, Umirim e Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

equipe-secretaria-agricultura-prefeito-secretario

O Sertão Central, seis municípios beneficiados com o recebimento de máquinas, Boa Viagem, Canindé, Mombaça, Pedra Branca, Quixeramobim e Quixadá receberam máquinas de grande importância nas ações dos municípios, o Prefeito de Quixadá João Hudson e o Secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Raimundo Damasceno na manhã deste sábado, 25, entregaram na frente da Secretaria de Agricultura a Retroescavadeira aos quixadaenses e na próxima semana a maquina já vai para o campo trabalhar no desenvolvimento local. O Secretário disse que é apenas uma das máquinas que estão previstas para chegar. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...