Pages

sábado, 7 de maio de 2011

COMISSÃO VAI DISCUTIR PROÍBIÇÃO DO USO DE SACOLA PLÁSTICA

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara vai realizar audiência pública para discutir a proposta (PL 612/07) que obriga supermercados e estabelecimentos comerciais a substituir as sacolas plásticas convencionais por sacolas plásticas biodegradáveis. A data ainda não foi definida.

As sacolas convencionais demoram até 400 anos para se decompor, enquanto as biodegradáveis desaparecem da natureza em apenas 18 meses, segundo o autor do projeto, ex-deputado Flávio Bezerra.

A audiência foi sugerida pelo deputado Ronaldo Zulke (PT-RS), que relata o projeto. "Seria oportuno e necessário ouvir não apenas os órgãos governamentais, mas especialmente a sociedade civil”, disse. Ele pondera que a produção das sacolas, ao mesmo tempo em que degrada o meio ambiente, geram emprego e renda.

Se o projeto for aprovado, lojas e mercados de todo o País deverão fornecer aos consumidores sacolas feitas com plástico biodegradável. Ele se desfaz, inicialmente, pela ação da luz e do calor e, depois, pela ação de microorganismos. Os resíduos finais desse tipo de plástico não são tóxicos ao meio ambiente.

O combate ao uso de sacolas plásticas convencionais já é realidade em alguns locais do País. No Rio de Janeiro, por exemplo, uma lei estadual obriga os estabelecimentos comerciais a oferecer alternativas aos consumidores, como embalagens retornáveis, descontos para quem não utilizar saco plástico ou troca de sacolas usadas por alimentos.

O Ministério do Meio Ambiente também coordena, desde junho de 2009, uma campanha de redução do uso de sacolas plásticas. Com o slogan "Saco é um saco", a iniciativa já ajudou a evitar a circulação de 800 milhões de sacos no Brasil, segundo o ministério.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Renata Tôrres / Rádio Câmara
Edição – Daniella Cronemberger
 
FONTE:

FESTIVAL INTERNACIONAL DE PALHAÇOS LEVA ALEGRIA AOS PALCOS DE BRASILIA


Brasília - A capital do país é palco do Festival Internacional de Palhaços até amanhã (8). A nona edição do evento, organizado pelo Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF), deve receber 25 mil pessoas nos teatros e nas arenas do festival.

Os convites são distribuídos gratuitamente duas horas antes do início das apresentações. A programação e os locais dos espetáculos podem ser conferidos no site do Sesc.

Um dos responsáveis pela organização do Sesc Fest Clown, Samuel Cerkvenik, afirma que o público de Brasília é “sempre muito receptivo”. “Os brasilienses já esperam pelo festival”, afirma.

O evento conta com a participação de artistas locais e estrangeiros. Nessa edição, apresentam-se palhaços e companhias da França, do Chile, da Argentina, da Colômbia, do Peru e do Uruguai.

Entre os responsáveis por animar o público com música, teatro de bonecos e apresentações circenses, está o grupo Carroça de Mamulengos, formado por uma família de dez pessoas, além de parceiros convidados.  “É difícil dizer qual dessas linguagens [música e teatro] é mais forte na nossa apresentação. São completamente trançadas”, disse Maria Gomide, 25 anos, a mais velha entre os oito filhos de Schirley França e Carlos Gomide.

Segundo Maria, ela e todos os irmãos aprenderam sobre a importância da arte desde pequenos e foram integrados às apresentações do grupo.

Neste ano, a companhia itinerante já passou por São Paulo e pelo Rio Grande do Sul. Depois de Brasília, a companhia ainda percorrerá 7 mil quilômetros, passando pelo Ceará, pela Paraíba, por Minas Gerais e pelo Rio. Toda a família viaja em um ônibus que há 11 anos transporta os integrantes do grupo.

“Toda a nossa rotina é voltada para a arte. Vivemos arrumando malas, o ônibus, ensaiando e organizando as apresentações. Vivemos do que amamos e a arte mantém essa família tão numerosa unida”, destaca Maria.

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

PSDB E PT JUNTOS EM QUIXADÁ

A luta por trazer o grande empreendimento na aréa da  Saúde para Quixadá, o Hospital Regional  mostrou que é possivel unir as pessoas que tem um objetivo de desenvolvimento e crescimento do minicípio.  A prova maior é o da Cânara de Vereadores de Quixadá.

Os vereadores esqueceram que faziam parte de agremiações partidárias e uniram-se em prol do bem de Quixadá. A oposição (PSDB) e a situação (PT/PV) dividem-se junto com Presidente da Câmara e o Prefeito Rômulo Carneiro em visitas as cidades que podem votar e assim convenceram que Quixadá é a cidade pólo com melhor estrutura para receber este Hospital de Referência.

Quando se imaginou um dia Verador Cí (PSDB) e Vereador Ivan Construção (PT) juntos defendendo um mesmo projeto. Pedro Baquit(PSDB) e Carlinhos Secretário de Obras dividirem a mesma oratória? Convenhamos que os políticos estão em algum momento pensando no povo...pelo menos em Quixadá neste momento.
O Coronel PM Gomes Filho Comandante do Batalhão de Policia Comunitária (BPCOM) e atual coordenador institucional do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), tem como meta que o programa alcance os 184 municípios, principalmente os 42 municípios contemplados com o Ronda do Quarteirão, que ainda não são beneficiados com o PROERD. Ele ressalta que os policiais não irão apenas ministrar aulas de prevenção e orientação sobre os diversos aspectos das drogas, mais também farão a segurança dos alunos, fiscalizando o entorno das escolas antes e depois do período de aula, para evitar a comercialização na frente das instituições.

Neste contexto, o Ronda do Quarteirão em Quixadá, supervisionado pelo CAP PM Adriano Costa Cavalcante, apresentará o PROERD à sociedade, em solenidade que acontecerá nas instituições educacionais do município de Quixadá. 11 escolas do Ensino Fundamental da rede pública e particular serão beneficiadas com o programa, num total de 832 alunos matriculados no PROERD.

Autoridades politicas, administrativas, educacionais, pais e alunos estão especialmente convidado(a)s para participar da solenidade de lançamento do PROERD:

Dia 11/05/2011 – Colégio Valdemar Alcântara, a partir das 19hs
Dia 12/05/2011 – EEF Raimundo Marques – a partir das 18:30hs
Dia 17/05/2011 – EEF José Bonifácio – a partir das 18:30hs
Dia 18/05/2011 – Escola Adventista, Escola Pingo de Gente, Escola Mickey, Escola Lucimar Mendes e Colégio Sagrado Coração de Jesus – a partir das 19hs Local: Quadra de Esporte do CSCJ
Dia 25/05/2011 – EEF Terra Monólitos – a partir das 09hs
Dia 26/05/2011 – CACD - a partir das 19hs
Dia 27/05/2011 – EEF Padre Vicente – A partir das – 18:30hs

FONTE:
CENTRAL NEWS

NOVO PORTAL, SERTÃO CENTRAL COM UM NOVO FOCO

Quixadá, por Alexandre Lonngren

Dentro de mais alguns dias o Sertão Central estará nas paginas da NET, com matérias onde o retrato da realidade será mostrado com riquesa de detalhes já mais visto. Uma equipe desenvolve o mais novo portal de notícias na Região com cobertura de todos os grandes acontecimentos, entretedimento, informação em tempo real e com credibilidade.

Este Portal já nasce grande, com um verdadeiro intuíto de ser mais um veículo de informações e prestação de serviços a população da região. Você amigo internauta, que gosta das informações em primeira mão não perde por esperar e verar que o maior portal de noticias do Sertão vai ser o grande buxixo das cidades que compões a Centro do estado.

Em breve estaremos divulgando qual será este grande veículo de comunicação que surge para informar e desenvolver a região com grandes reportagens, e em pouco tempo será o portal mais clicado por toda a região centro.

Falta muito pouco para este grande salto de informações para você que gosta de ser bem informado.

ESPECIALISTAS EXPLICA AS VANTAGENS DE CADA MEIO DE TRANSPORTE

Bicicleta mais que lazer, é transporte alternativo
Brasília e Rio de Janeiro - Para cada situação há um meio de transporte mais adequado. Consultado pela Agência Brasil, o especialista em políticas públicas de transportes e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Artur Morais, mostrou em quais casos é mais vantajoso andar a pé, de bicicleta, usar moto, carro ou o transporte público para se locomover.

“As pessoas associam o carro à rapidez. Nem sempre isso é verdade. Carro faz parte do nosso imaginário desde o tempo em que éramos crianças, e isso acaba refletindo na nossa cultura. Há muitas situações em que você chega mais rápido indo a pé, de bicicleta ou de moto”, disse Morais.

Segundo ele, estudos da Comissão Europeia mostram que para distâncias de até 8 quilômetros a bicicleta é mais rápida que os outros meios. “Mas há que se levar em consideração a existência de ciclovias seguras para o trajeto, coisa que, no Brasil, existe predominantemente em orlas e parques porque temos o hábito de associar esse meio de transporte apenas ao lazer”, acrescenta.

Apesar de não haver ciclovias no trajeto entre a casa e o trabalho do luthier [profissional que faz, reforma ou conserta instrumentos musicais] Carlos Kazen, de 43 anos – e de já ter sido atropelado por um carro quando se deslocava de bicicleta –, ele insiste em usar esse meio de transporte para percorrer quatro vezes por dia os 4 quilômetros (km) que separam sua casa de seu trabalho, ambos no Plano Piloto, em Brasília.

“Andar de bicicleta é um prazer para mim, além de ser o meio de transporte mais barato. Só uso carro nos casos em que preciso entregar instrumentos mais pesados, como guitarras, contrabaixos ou cajóns [instrumento percussivo] na casa de meus clientes”, justifica Kazen.

Andar a pé, afirma Morais, é o ideal para distâncias de até 2 km. “Leva cerca de 20 minutos. Além de ser mais saudável e barato, evita contratempos como a busca por vagas nos estacionamentos e as paradas em sinais de trânsito”, informa o especialista.

"Gasto em média 15 minutos para chegar no meu trabalho à pé. É bem menos tempo do que gastaria se fosse de carro, porque há trânsito e dificuldade para arrumar vagas nos estacionamentos do centro [de Brasília]. Além do mais, é muito mais gostoso fazer o percurso [de quase 2 km] a pé. Dá para pensar na vida e planejar as atividades do dia com tranquilidade. De carro há sempre uma certa tensão", justifica o auditor dos Correios Edwin Souza de Faria, de 41 anos. "O fato de morar perto me permite, também, almoçar sempre em casa", acrescenta.

Já as motos, do jeito que são utilizadas hoje, representam perigo para quem as pilota. Mas também têm pontos positivos. “As vantagens estão relacionadas à locomoção rápida, inclusive por grandes distâncias. Além disso, são econômicas e não são prejudicadas pelos engarrafamentos”, avalia Morais.

Flávio da Silveira, de 30 anos, supervisor administrativo, mora em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Ele usa moto por considerar uma forma mais rápida e econômica de se locomover. Mesmo sabendo dos riscos desse tipo de transporte, diz que não o trocaria por outro. “Moto é economia, qualidade de vida e rapidez."

Transportes públicos como ônibus, metrô e trem são “ideais para situações de cotidiano”, mas dependem da quantidade de usuários. “Grande demandas são mais bem atendidas por transportes sobre trilhos [metrô e trem]”, afirma Morais.

Para ele, boa parte dos problemas de trânsito das grandes cidades se devem ao fato de a população utilizar carros para os deslocamentos cotidianos, entre a casa e o trabalho. “Sou da opinião de que carro é apenas para deslocamentos excepcionais ou para o lazer."

Os táxis também servem para o uso eventual e podem ser vantajosos também no aspecto financeiro. “A manutenção de carros custa caro. Se levarmos em consideração os gastos com estacionamentos, a desvalorização dos carros com o passar dos anos, as mensalidades e o tempo gasto para encontrar vagas, há muitas situações em que usar táxis pode ser, além de mais prático, mais econômico."

É o caso do empresário Marcelo da Costa, de 31 anos, que mora no bairro de Fátima, no Rio de Janeiro. Ele vai pro centro da cidade de táxi por considerar este meio mais cômodo e rápido. Além disso, acrescenta, não tem um custo tão alto. “Se o metrô funcionasse melhor e fosse mais perto da minha casa eu até deixaria de usar o táxi."

A auxiliar de cozinha Fernanda Salete Soares, de 28 anos, mora em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e escolhe o ônibus como meio de transporte pela comodidade. “Ele passa na porta da minha casa", disse. Já a auxiliar administrativo Joana Dark Faustino, de 20 anos, usa o ônibus apenas de vez em quando. Por causa dos congestionamentos, prefere utilizar a barca que liga Niterói, onde mora, à capital carioca.

Morador de Marechal Hermes, o autônomo Aloísio Neto Pereira, 55, utiliza o trem por ser mais rápido e não pegar engarrafamento. “Gasto 25 minutos para chegar ao centro. Quando tenho que pegar ônibus gasto duas horas para fazer o mesmo percurso”, disse.

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Edição: Andréa Quintiere

sexta-feira, 6 de maio de 2011

HOSPITAL REGIONAL: AINDA TEMOS ESPERANÇA


Quixadá - Nesta Quinta-Feira (05), no auditório da CDL, O Prefeito Romulo Carneiro a convite do Presidente Junior Capistrano fez uma esplanação da real situação que encontra-se a disputa do HRSC. Na presença de várias entidades, empresários, Secretários, Vereadores, Médicos e a Sociedade mostrou o que esconde por trás desta disputa sem critérios ou normalização.

O Presidente da Câmara Klebio Junior, mostrou sua indignação da forma como estar sendo conduzido a escolha do HRSC, onde os critérios Técnicos que prevaleceram na região do Cariri e Norte não estar sendo respeitado neste momento. A política do Coronélismo volta a tona, onde caciques da política cearense medem força e tentam mostrar que ainda quem manda é o poder e não os principios de compromisso com a população.

O Professor Messias,  da Faculdade Católica um dos grande defensores do Empreendimento Hospitalar vir para a Terra dos Monólitos, motivo pelo o qual o MEC aprovaria a Faculdade de Medicina entre outras que já existem, muitos profissionais que necessitam de residência para sua formação contam com este Hospital.

Estava presente e não percebir em nenhum momento a presença dos Deputados que se dizem quixadaenses, mas não deixaremos cair no esquecimento, estaremos sempre lembrando quem estar a favor do HRSC em Quixadá. Lembrando aos Deputados Cirilo Pimenta que assumiu o mandato no lugar do Osmar Baquit ( e que momento?), Genecir, Guimarães, Domingos Neto, Senadores Pimentel, Eunicio que outras eleições estão chegando.  

Só lembrando Sabado dia 07, vamos para praça e sempre levando mais um amigo, atenção Choró, Banabuiú, Ibaretama e Ibicuitinga, sintam-se convidados a virem e trazerem seu apoio.

Cleumio Pinto

CEARÁ ACABA COM INVENCIBILIDADE DO MENGO EM PLENO ENGENHÃO

Jogadores do Ceará comemoram primeiro gol na vitória sobre o Flamengo
Foto: Celso Pupo/AE
O Ceará venceu o Flamengo por 2 a 1 nesta quinta-feira, no Engenhão, no jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil. Marcelo Nicácio e Geraldo maracaram os gols e acabaram com a série invicta do time rubro-negro na temporada – foram 26 jogos até aqui. A última derrota do Fla foi na penúltima rodada do Brasileiro de 2010, quando perdeu para o Cruzeiro.

Agora, para se classificar, o Flamengo precisa, no Ceará, vencer por, no mínimo, dois gols de vantagem. O empate e uma vitória rubro-negra por 1 a 0 colocam o Ceará nas semifinais.

O jogo

Os torcedores que foram ao Engenhão devem ter bocejado durante todo o primeiro tempo. Apesar de os primeiros 45 minutos terem sido disputados e equilibrados, as chances de gol foram escassas. Mas, a rede balançou... e não foi a favor do time da casa.

Se fosse julgar pelos minutos iniciais, os presentes achariam que a história seria diferente. Aos nove minutos, Ronaldinho Gaúcho fez jogada individual e recebeu falta próxima à área. O camisa 10 mesmo cobrou e obrigou o goleiro Fernando Henrique a fazer boa defesa.  A resposta veio apenas três minutos depois, quando Marcelo Nicácio, também de falta, carimbou a trave direita do goleiro Felipe.

Aos 20, depois de boa troca de passes, a bola sobrou para Deivid, que invadiu a área e caiu. Pediu pênalti, mas o árbitro nada marcou. Mais uma vez, o Ceará tratou de ir ao ataque logo depois e Vicente acertou forte chute da entrada da área e Felipe afastou o perigo.

A marcação de ambos os times ficou mais acirrada e as oportunidades de gol ainda mais raras no primeiro tempo. Depois de alguns chutões para lá e para cá, o gol. Já nos minutos finais, quando tudo parecia se encaminhar para um empate sem gols e sem graça, Marcelo Nicácio arrumou a bola para uma cobrança de falta quase que no mesmo local do começo do jogo. Mas, desta vez, bateu do outro lado e contou com uma pequena ajuda do goleiro Felipe para abrir o placar.

Gol do Ceará. Substituições e gol do Fla

O Flamengo voltou para o segundo tempo mais ligado. Logo aos dois minutos, Ronaldinho Gaúcho mandou para a bola para dentro da área, ninguém alcançou e Thiago Neves apareceu sem marcação e desviou para o gol, mas a bola bateu no travessão. No rebote, Deivid finalizou e a bola pegou na zaga.

A partir daí, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo começou uma verdadeira 'blitz' em busca do gol de empate, mas ele não saia. E quem balançou a rede foi o Ceará. Aos 20 minutos, Geraldo recebeu na entrada da área, dominou (com uma ajuda do braço esquerdo), entrou na área e bateu na saída do goleiro Felipe para ampliar a vantagem alvinegra.

Aos 30 minutos, o toque de Luxemburgo. Fierro, que havia entrado no segundo tempo, cruzou para Wanderley, que também entrou na etapa final, fazer o gol do Flamengo. Depois do gol, o time da Gávea voltou a pressionar. Aos 34, o goleiro Fernando Henrique evitou o empate com a ponta dos dedos literalmente. Depois de cruzamento de Fierro, Ronaldo Angelim cabeceou no canto o camisa 1 salvou.
Aos 37, quase o terceiro do Ceará. Murilo foi à linha de fundo e cruzou para Geraldo que, sem marcação, mandou a bola para fora. Apesar das chances, o placar não foi mais modificado.

Com a derrota, o Flamengo perde uma invencibilidade de 26 partidas, que durava desde a última rodada do Brasileiro do ano passado. Agora, a situação do time carioca na Copa do Brasil não é das melhores e precisa vencer por dois gols de diferença para chegar às semifinais.


FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 1 X 2 CEARÁ

Data/hora: 5/5/2011 / 21h50
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Kléber Lúcio Gil (ES)

Cartões amarelos: Bottinelli, Willians (FLA); Geraldo, Fernando Henrique (CEA)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Marcelo Nicácio, 43'/1ºT (0-1); Geraldo, 20'/2ºT (0-2); Wanderley, 30'/2ºT (1-2)

Renda/público: R$ 306.520,00 / 14.711 pagantes

FLAMENGO: Felipe; Galhardo (Diego Maurício - 39'/2ºT), Welinton, Angelim e Rodrigo Alvim (Fierro - 23'/2ºT); Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Wanderley - 29'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CEARÁ: Fernando Henrique, Boiadeiro, Fabrício, Erivélton, Vicente; João Marcos, Eusébio, Thiago Humberto (Murilo - 32'/2ºT), Geraldo; Iarley (Oasvaldo - 39'/2ºT) e Marcelo Nicácio (Washington - 23'/2ºT). Técnico: Vagner Mancini.

FONTE:
EBAND.COM

quinta-feira, 5 de maio de 2011

IBICIDADE.COM, FAZ DOIS ANOS ATUALIZANDO OS INTERNAUTAS COM NOTICIAS DE IBICUITINGA

No último dia 03 de maio o blog Ibicidade.com completou dois anos levando sempre conteúdos atualizados, diversificados e de qualidade aos leitores que navegam pela internet, porém a data não teve muito o que comemorar.

Lamentavelmente é triste vivermos em uma sociedade onde o reconhecimento ainda seja uma das palavras que precisem ser descobertas pelas pessoas. Desde o lançamento da primeira matéria no ano de 2009, tenho tido a difícil missão de manter este portal de notícias sem nenhum retorno financeiro, mas o objetivo de levar sempre a melhor informação.
O Ibicidade tem hoje um reconhecimento, mas graças aos parceiros de outras cidades que valorizam e acreditam nesse trabalho. Em anos anteriores apenas notícias polícias destacavam Ibicuitinga na mídia, apenas o Ibicidade colocou a cidade 2.200 vezes no buscador do Google e um total de Aproximadamente 13.700 resultados pela busca Ibicidade.

A cada dia existem as dificuldades de se fazer um trabalho sozinho e por ser voluntário é feito fora do meu trabalho e muitas vezes a falta de tempo acaba impedindo de estarmos atualizando o portal.

È verdade que muito tenho a agradecer a grandes amigos que sempre estiveram comigo colaborando com o melhor patrocínio que é o apoio moral e que sem essas pessoas este trabalho nunca teria passado de uma brincadeira.

Neste momento agradeço em especial pelos dois anos do blog a cada uma dessas pessoas e venho informar que a partir do mês de junho o Ibicidade.com estará cessando o seu conteúdo informativo, mas feliz por ter sido durante estes dois anos um espaço de encontro e informação para pessoas de todos os lugares do mundo que acreditaram em meu trabalho.

Estarei traçando novos projetos e buscando novas metas, mas acreditando que se for da vontade de Deus nada acaba mas sim se transforma e continua valendo apena.

Adriano Silva
Diretor do Blog ibicidade.com
FONTE:
IBICIDADE.COM

HOSPITAL REGIONAL: CHORÓ VOTA QUIXADÁ

Foto: Chico Javali

Em clima de mobilização para conquistar os votos dos outros 16 municípios que integram a nova quarta macrorregião de saúde do Estado para sediar o novo Hospital Regional do Sertão Central. Cuja votação será divulgada em tempo real pelo portal Revista Central, acontecerá com as presenças do governador do Estado, Cid Gomes, e do secretário da saúde, Arruda Bastos, está marcada para o próximo dia 9, às 9 horas, no Centro de Convenções, na capital, Avenida Washington Soares.

Esta é a última semana de articulações e votação entre as Câmaras Municipais e Conselhos de Saúde de cada município. Sem surpresa os vereadores de Choró e o Conselho de Saúde confirmaram apoio a Quixadá para ser sede do Hospital. O prefeito José Antonio Mendes Rodrigues é um defensor também de Quixadá, como bem já citou em reportagem ao portal Revista Central.

Os quatro municípios que disputam a localização do hospital, que terá perfil terciário semelhante ao Hospital Regional do Cariri, já inaugurado, não votam. O peso dos votos é proporcional a população de cada um dos 16 municípios votantes. A eleição é aberta. Vence o município que tiver a maioria absoluta dos votos.

O prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro fez uma explanação, afirmando que Choró será um dos municípios mais beneficiados se for instalado em Quixadá e voltou a criticar a forma de escolha. “As raizes entre Quixadá e Choró são incontestáveis e o apoio de Choró nesta luta só tem a unir ainda mais nosso povo”, citou o gestor. O presidente da Câmara vereador José Kleber Bezerra Carneiro Júnior, disse que os vereadores de Choró demostram maturidade e não se deixam levar por propostas inconvenientes, Kleber voltou a citar o caso de vereadores de Solonópole que mesmo sobre vaias escolheram Quixeramobim. Acompanhando o presidente o vereador Ivan Construção lamentou o epsodio em Solonópole e disse que ficou claro o jogo politiqueiro, “é vergonhoso o que aconteceu em Solonópole”. O Secretário de Agricultura, José Audênio tambem citou o caso em seu discurso.

A reportagem do portal Revista Central esteve presente na sessão extraordinária da Câmara de Choró, para o vereador Marcondes Jucá, Antonio Delmiro e Marcos Jucá a instalação em Quixadá será fundamental para ajudar ainda mais o povo de Choró. Segundo os parlamentares de Choró uma caravana estará a disposição da população na segunda-feira,9 para ir participar do ato de ecolha. Nesta sexta-feira,5, a comissão de Quixadá ira ter que se divide, pois o Presidente da Câmara vereador José Kleber Bezerra Carneiro Júnior vai para Ibicuitinga enquanto o Prefeito Rômulo Carneiro vai com uma comitiva para a sessão em Banabuiú.

FONTE:
REVISTA CENTRAL

HOSPITAL REGIONAL: QUIXADÁ PARA EM PROL DO HOSPITAL


A população do município de Quixadá realizará neste sábado, dia 07, uma manifestação em prol do Hospital Regional do Sertão Central.

Segundo a comissão organizadora do evento a manifestação tentará sensibilizar o governo do estado e os prefeitos, mostrando que Quixadá reúne as melhores condições técnicas para receber um empreendimento de grande porte como este.

Segundo a organização do evento a cidade de Quixadá já conta com um aeroporto regional, um hemocentro, uma policlínica, um polo universitário, do qual faz parte a Faculdade Católica que poderá ter seu curso de medicina viabilizado com a construção do hospital.

O dentista Fernando Holanda, um dos organizadores, ressaltou que Quixadá fica numa localização previlegiada, e que caso o Hospital Regional seja construído no município o curso de medicina da Católica beneficiará a população não somente da região mas a do estado como um todo.

Já o empresário Dário Lobo disse que além de todas essas qualidades a cidade possui saneamento básico em quase todos as casas, além de que a maior rede hoteleira da região, o maior número de profissionais da saúde e atualmente sedia a microregional de saúde do estado.

“Estamos convidando toda a população de Quixadá e região a participar neste sábado, dia 07, a partir das 09 horas da manhã, deste ato que será em benefício de o estado do Ceará, esperamos com isso sensibilizar as nossas autoridades para que, a exemplo dos outros hospitais, o critério técnico prevaleça para a construção de um grandioso empreendimento de saúde no interior do nosso estado” disse o empresário Joaquim Neto.

A população está sendo mobilizada através de emissoras de rádios locais, a comissão estará percorrendo todos os colégios convocando a classe estudantil e amanhã, dia 05, haverá uma visita a Faculdade Católica para convidar os estudantes e professores a aderirem a essa grande manifestação.

Segundo a comissão organizadora existe uma proposta de o comércio fechar durante uma hora para que os trabalhadores possam participar da manifestação.

FONTE:
MONÓLITOSPOST

GOVERNO PRETENDE EMITIR, ATÉ 2014, CARTÃO NACIONAL DO SUS A TODA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão um cartão válido em todo o território nacional que permitirá o acesso do histórico de atendimento do paciente, como exames, consultas e vacinação. Portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2/4) regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde, uma base de dados nacional que permite a identificação dos usuários do SUS, por meio de um número único válido em todo o país.

A meta é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014. Ao todo, deverão ser emitidos 200 milhões de cartões, nos próximos três anos, numa ação em conjunto com os governos estaduais e prefeituras para abranger toda a população brasileira. São Paulo (SP) será o primeiro município a testar a integração do sistema com o SUS e já firmou acordo de cooperação tecnológica com o Ministério da Saúde. É importante destacar que as pessoas que não possuírem o cartão não serão impedidas de receber atendimento em qualquer estabelecimento público de saúde.

Com o Sistema, será possível, por exemplo, saber a participação de uma determinada pessoa em campanhas de vacinação, se ela foi atendida em um posto de saúde ou se fez exames e cirurgias. O objetivo é construir um registro eletrônico que permita aos cidadãos, aos gestores e profissionais de saúde acessar o histórico de procedimentos dos usuários feitos pelo SUS e otimizar o atendimento.

O Ministério da Saúde será responsável por desenvolver as bases de dados do Sistema Cartão e oferecê-las a todas as unidades públicas de saúde. Também fará a manutenção e o gerenciamento do banco de dados e prestará cooperação técnica aos gestores locais no processo de cadastramento dos usuários do SUS.

De acordo com a portaria, as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde que já possuem algum tipo de sistema integrado de registro de dados terão um ano para emitir e distribuir os novos cartões. Com o formato de um cartão de crédito, ele trará uma etiqueta com dados pessoais do usuário e um número, fornecido pelo ministério.

Para o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, o novo sistema é uma das prioridades para modernizar a gestão do SUS. Ele explica que a regulamentação do cartão é um importante passo para organizar as ações e os serviços de saúde oferecidos no país e fortalece a garantia de acesso no âmbito do SUS. Ainda na opinião do secretário, o uso adequado das informações do sistema vai aprimorar o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações de atenção à saúde da população.
“A partir desses dados, os gestores locais poderão construir ferramentas e indicadores que poderão interferir diretamente na tomada de decisão em relação às ações de saúde como um todo, seja na vigilância epidemiológica, na organização da atenção básica ou dos leitos hospitalares, entre outras. Para o gestor, será uma espécie de bússola, de carta de navegação”, explica.
Para o cadastramento, os usuários do SUS deverão fornecer o endereço do domicílio permanente, independentemente do município em que esteja no momento do cadastro ou do atendimento. No caso de brasileiros residentes no exterior e estrangeiros não residentes no Brasil que busquem atendimento no SUS, deverá ser registrado como endereço de domicílio permanente apenas o país e a cidade de residência.

Portal para o cidadão - Além de identificar os usuários do SUS, o cartão servirá de base para que o próprio cidadão acompanhe seu histórico de consultas médicas. O Portal de Saúde do Cidadão permitirá – em área restrita ao usuário – acessará os dados cadastrais, atendimentos por meio do SUS e informações sobre a rede pública de serviços de saúde. O portal, que deverá ser lançado no segundo semestre deste ano, terá ainda uma área de acesso público, com informações em saúde, campanhas e notícias sobre o SUS.

Todas as informações dos usuários terão garantia de segurança tecnológica para que não seja violado o direito constitucional à intimidade, à vida privada, à integralidade das informações e à confidencialidade dos dados.
“Os profissionais e gestores de saúde terão seus acessos registrados no Sistema e, caso exista alguma conduta antiética ou imprópria no manuseio do sistema, os envolvidos poderão ser penalizados”, acrescenta o secretário Odorico Monteiro.
FONTE:
BLOG DO PLANALTO

quarta-feira, 4 de maio de 2011

NOVAS MÍDIAS MARCAM O DEBATE NO DIA MUNDIAL DE LIBERDADE DE IMPRENSA


Os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Helena Chagas (Comunicação Social) participaram de seminário no Instituto Rio Branco pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Foto: Agência Brasil
A mídia do século 21 adquire novos contornos que permitem ao cidadão acompanhar por infinitas ferramentas os fatos que acontecem no Brasil e no mundo. E a internet vem se destacando neste cenário, assegurando a rapidez da propagação da informação seja por meio do twitter, do youtube, do facebook, e demais redes sociais. Essa foi a tônica do seminário “A Mídia do Século XXI: Novas Fronteiras, Novas Barreiras”, realizado nesta terça-feira (3/5), no auditório do Instituto Rio Branco, em Brasília, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Aberto pelo diretor do Instituto Rio Branco, George Lamaziére, o seminário contou com a participação da ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny. Em seguida aconteceu painel com mediação do jornalista Mauro Malin entre Andrew Puddephatt, diretor da Global Partners and Associates, organização que promove a boa governança, a democracia e os direitos humanos, e Caio Túlio Costa, jornalista consultor de mídia digital.

A ministra Helena Chagas destacou em seu pronunciamento o fato de o Brasil viver atualmente “a plena liberdade de imprensa”. Helena Chagas frisou que tal situação ocorreu no governo do ex-presidente Lula e segue o curso normal no governo da presidenta Dilma Rousseff. Em seguida, a ministra contou sobre as ações do governo federal no sentido de assegurar ao cidadão acesso aos meios eletrônicos de comunicação, com exemplo, por meio do Plano Nacional de Banda Larga ou a oferta de internet nas escolas públicas do país.

Helena Chagas também destacou as ferramentas que o governo dispõe para canalizar as informações, como o Blog do Planalto, o twitter, site e portal Brasil. “A implantação das novas mídias constitui um processo muito grande. Processo de incorporação. As novas mídias vieram pegar o Brasil neste momento de emancipação de um vasto contingente de brasileiros…”, disse.
“É uma maneira de você combater a desigualdade. O governo da presidenta Dilma Rousseff está realmente empenhado nisso. O Plano Nacional de Banda Larga vem sendo implementado. O objetivo claro do governo é inserção do brasileiro nessa nova mídia.”
Numa outra frente, segundo a ministra, o governo segue com a política de descentralização da verba publicitária. Isso permitiu que publicações de menor porte pudessem contar com anúncios do governo federal. Helena Chagas destacou também o apoio do governo à Lei Geral do Acesso à Informação Pública, que tramita no Congresso Nacional, e concluiu lembrando uma manifestação da presidenta Dilma: “Ela prefere mil vezes as críticas da imprensa livre ao silêncio do calabouço das ditaduras. É com esse espírito que vamos trabalhando.”

O ministro Antonio Patriota, também em discurso, destacou os 20 anos da instituição no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e a rapidez como surgem novas mídias no mundo. O ministro contou sobre a dimensão dos instrumentos colocados à disposição do cidadão pelo Itamaraty e o volume de acessos as redes sociais do ministério.

O representante da Unesco, Vincent Defourny, falou sobre a comemoração da data no Brasil e em outros cem países. Em seguida teve início painel com a participação da plateia formada basicamente por jornalistas e integrantes da diplomacia brasileira.

FONTE:
BLOG DO PLANALTO

COMEÇA A TRAMITAR NA AL PROJETO QUE INSTITUÍ DIA ESTADUAL DO ADOLESCENTE

Um projeto de lei e dois de indicação começaram a tramitar no início da sessão plenária desta quarta-feira (04/05) da Assembleia Legislativa. O projeto de lei 102/11, de autoria da deputada Fernanda Pessoa (PR), institui o Dia Estadual do Adolescente.

Pelo projeto lido no expediente, o Dia Estadual do Adolescente será celebrado anualmente no dia 07 de abril, quando aconteceu o massacre de Realengo, no Rio de Janeiro. Com a data, Fernanda Pessoa quer chamar atenção para a violência contra os jovens. “A violência contra o público infanto-juvenil no Brasil atingiu um patamar insustentável, com a tragédia da Escola de Realengo, onde 12 jovens adolescentes foram brutalmente assassinados com tiros à queima-roupa, efetuados por um ex-aluno”, acentua ela.

O projeto de indicação 68/11 do deputado Ferreira Aragão (PDT) dispõe sobre a divulgação de campanha de combate às drogas, em inserções diárias, na grade de programação da TVC, vinculada à Secretaria da Casa Civil.

Já o projeto de indicação 69/11, também de autoria do pedetista, sugere a notificação às delegacias de polícia, por parte dos serviços de saúde pública e privada do Estado, dos casos de violência contra a mulher.
DA/CG

CÂMARA APROVA PRAZO DE 30 DIAS PARA INCLUSÃO DO NOME NO SPC

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (4) o Projeto de Lei 5848/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que permite a inclusão do nome do consumidor em serviços de proteção ao crédito apenas após 30 dias de atraso no pagamento. Esse prazo, na opinião do autor, é tempo suficiente para o fornecedor e o consumidor encontrarem uma solução amigável para o pagamento da dívida.

O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja votado pelo Plenário da Câmara. A proposta inclui dispositivo no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

O relator, deputado Marçal Filho (PMDB-MS), recomendou a aprovação da proposta com emenda de redação da Comissão de Defesa do Consumidor. Essa emenda não altera a medida prevista no projeto.
“O projeto será bom não só para o consumidor, mas também para o credor. Com um prazo maior, eles poderão entrar em acordo e não litigar na Justiça, que a gente sabe ser muito demorada,”, afirmou Marçal Filho.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

FONTE:

ORÇAMENTO APROVA CRÉDITO ESPECIAL PARA PGE


Durante reunião ordinária na tarde desta quarta-feira (04/05), a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou uma mensagem do Poder Executivo e seis projetos de indicação. A mensagem 7.249/11 autoriza a abertura de crédito especial para atender a criação de uma ação orçamentária na Procuradoria Geral do Estado (PGE), com o objetivo de realizar desapropriações de áreas, regularização de propriedades e licenciamento ambiental.

Um dos indicativos, 23/11 , da deputada Fernanda Pessoa (PR), solicita ao Governo do Estado a disponibilização da vacina contra o Papiloma Vírus (HPV) e câncer de colo de útero, nas unidades de saúde pública do Estado.

Outros dois projetos de indicação também são de autoria da deputada Fernanda Pessoa. O primeiro, 26/11 , solicita a criação da Delegacia da Criança e do Adolescente em Maracanaú e o segundo, 28/11 , dispõe sobre a criação do programa Universidade-Sociedade, junto às universidades estaduais do Ceará.

Já o projeto de indicação 29/11 da deputada Mirian Sobreira (PSB), solicita a criação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos municípios que são sedes de microrregionais de saúde do Estado. Por sua vez, os indicativos 31/11 e 33/11 , ambos do deputado Paulo Facó (PTdoB), dispõem, respectivamente, sobre a criação do cargo de Agente Cultural no âmbito da Secretaria da Cultura do Estado e a criação de restaurantes escolas populares no Ceará.

A reunião contou com a participação do presidente da Comissão, deputado Lula Morais (PCdoB), além dos deputados Antônio Granja (PSB), Antonio Carlos (PT), Sérgio Aguiar (PSB), Professor Pinheiro (PT) e Danniel Oliveira (PMDB).

RT/LF

PROJETO TORNA CRIME USO DE PELE DE ANIMAIS EM EVENTOS DE MODAS

A Câmara analisa o Projeto de Lei 684/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que torna crime o uso de peles de animais silvestres, domésticos ou domesticados, sejam eles nativos ou exóticos, em eventos de moda no Brasil. A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa.

O projeto acrescenta artigo à Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). Para o autor, a criminalização do uso de pele de animais nas passarelas é uma forma de coibir o comércio do produto.

Prado lembra que o comércio de peles já é proibido nos Estados Unidos e na Itália desde 2000. A União Europeia proíbe o comércio de produtos oriundos de pele de cães e gatos.

"O uso de peles verdadeiras enseja a prática de crueldades que causam sofrimento intenso nos animais", afirma. "Existem vários outros produtos que atendem o inverno brasileiro, como o tricô e as peles sintéticas, que são mais leves, mais duráveis e práticas para cuidar", complementa.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Íntegra da proposta:

 
 
 
 
Reportagem - Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger
 
FONTE:

JUSTIÇA FEDERAL DO CEARÁ PROMOVE LEILÃO

A 11ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará realiza nos próximos dias 06, 13, 16 e 20 de maio leilões para alienação de duas Fazendas no estado do Ceará (Haras Viração e Bonga), de propriedade do ex-prefeito de Boa Viagem, Antônio Argeu Nunes Vieira, e duas mansões no estado de São Paulo, de propriedade de Marcos Rogério Machado de Morais, ambos acusados de participação no furto ao Banco Central.
 
As praças serão realizadas na Alameda Lorena, 800 – 1º. Andar (auditório), São Paulo/SP, com posto avançado na sede da Justiça Federal do Ceará, na Rua João Carvalho, nº. 485, 6º andar, Aldeota, Fortaleza/Ce, e por meio eletrônico através do site www.superbidjudicial.com.br.
 
Os lances oferecidos via internet terão igualdade de condições com o pregão físico, mediante a realização de um pré-cadastro no site, onde os interessados ainda poderão ver fotos e o laudo de avaliação, bem como condições de venda e pagamento e todas as regras do leilão. As facilidades desta nova ferramenta online imprimem transparência, imparcialidade e abrangência nacional ao processo.
 
Segundo Agnor Junior, Supervisor da Seção de Crimes Contra o Sistema Financeiro e Lavagem de Dinheiro, a 11ª Vara vem travando uma luta incansável para proceder à alienação dos bens do “Caso Bacen”. Até agora já foram vendidos inúmeros bens, móveis, imóveis e equinos. O total recuperado ultrapassa os R$ 2,5 milhões.
 
Para esclarecer quaisquer dúvidas ou programação de visitas aos bens, os telefones são (11) 2824-6180 ou (85) 3266.5895.
 
Fonte: TRF5
 
FONTE:
OAB-CE

VEREADOR PRESO POR CRIME ELEITORAL

O vereador de Piquet Carneiro, Antonio Leandro Medeiros, conhecido por “Xandoca”, de 64 anos, está preso por cometer crime eleitoral.

Conforme boletim da 2ª Cia. do 1º BPM, com sede em Quixadá, ele foi flagrado por policiais militares quando efetuava o pagamento de taxas da Justiça Eleitoral de três eleitores na cidade de Senador Pompeu, na região Centro do Ceará.

O vereador foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil e autuado por infração ao artigo 299 da Lei Eleitoral.

O crime eleitoral ocorreu na última segunda-feira (03/05/11). Ele ainda continua preso na Delegacia de Polícia de Senador Pompeu.

FONTE:
PORTAL VERDES MARES

MORRE ALBANIR NOGUEIRA EX-VERADOR DE IBARETAMA

Morre em Ibaretama vitíma de Infarto do miocárdio, o ex-vereador Albanir Nogueira. A população de Ibaretama é surpreendida com a repentina morte do ex-vereador em plena comemoração de aniversário da cidade.

Albanir Nogueira, hoje faz parte da administração e desenvolvia um grande trabalho junto a população ibaretamense. O prefeito Edson Morais cancelou toda a programação prevista para a semana do município inclusive a festa que estava marcado para o Sabado.

O anuncio oficial deverar ser divulgado a qualquer momento. Prestamos todos homenagens postumas aos familiares e toda a população de Ibaretama.

FONTE:
IBARETAMANET.COM

HOSPITAL REGIONAL: IBARETAMA VOTA QUIXADÁ


Os vereadores e o prefeito do município de Ibaretama, no Sertão Central cearense, aprovaram por unanimidade apoiar a cidade de Quixadá para ser sede do Hospital Regional do Sertão Central, cuja eleição ocorrerá na próxima segunda-feira, 9 de maio.
A decisão final aconteceu quando uma Comissão de vereadores de Quixadá, comandada pelo vereador José Kleber Bezerra Carneiro Júnior foi participar de uma sessão especial dedicada ao momento. Em seguida os vereadores César Augusto, Wellington Xavier-Cí, Capitão, Zé Maria e José Kleber foram até ao gabinete do prefeito de Ibaretama, Edson Morais, receber a confirmação.
Ainda na sessão no poder legislativo os vereadores de Ibaretama afirmam que estão em um momento de grande expectativa e classificaram a construção do hospital como a obra do século, “é sem dúvida a obra do século e por isso deve ser em Quixadá, não vejo outra cidade mais estruturada”, destacou o vereador Aldenor Freitas de Queiroz.
O presidente da Câmara Municipal de Quixadá, José Kleber Bezerra Carneiro Júnior, disse que está confiante que Quixadá irá para o segundo turno e nesta etapa receberá o apoio de Canindé e Boa Viagem, caso o concorrente seja Quixeramobim. “Estamos trabalhando dia a dia para que o hospital seja construído em Quixadá e estou confiante na vitória, graça ao apoio de pessoas como as de Ibaretama”, destacou o presidente.
Em entrevista ao portal Revista Central, o prefeito de Ibaretama Edson Morais, disse que o critério que está usando é o da melhor localização e por ser mais próximo de Ibaretama, “além do que, com este hospital em Quixadá poderemos ter um curso de medicina e só assim os municípios dessa região terão mais facilidade na hora de contratar um médico”.
Nesta segunda-feira, 02, a comissão de Quixadá esteve presente na sessão da Câmara Municipal de Solonópole e Hoje, 3, estará em Choró.
Mais informações
Prefeitura Municipal de Ibaretama
(88) 3439 1055
Câmara Municipal de Ibaretama
(88) 3439 1059
Jackson Perigoso
Reportagem
Chico Javali
Fotos
FONTE:
IBARETAMANANET.COM

HOSPITAL REGIONAL: IBICUITINGA VOTA QUIXADÁ

O prefeito do município de Ibicuitinga, José Edmilson Gomes, conhecido popularmente como Deca, concedeu uma entrevista a Rádio Monólitos neste sábado, dia 30.
Prefeito Deca de Ibicuitinga
O prefeito foi convidado pelo apresentador Jonas Sousa, do programa Nossa Opinião, que vai ao ar aos sábados de 10 horas até o meio-dia.

Durante quase uma hora o prefeito Deca falou sobre os investimentos de sua administração, e como está conseguindo melhorar os indicadores sociais do município.

Como não poderia ser diferente ele foi abordado sobre o voto que dará, no próximo dia 09, para escolher o município que sediará o Hospital Regional que será construído pelo Governo do Estado no Sertão Central. Sem titubear o prefeito declarou seu voto para o municípío de Quixadá.

“A cidade de Quixadá é a mais preparada tecnicamente para receber um empreendimento deste porte, além disso ainda tem a faculdade católica que possui vários cursos ligados a área de saúde, e ainda poderá receber o tão sonhado curso de medicina que beneficiará todo o Ceará” disso o prefeito Deca.

Estão na luta para sediar o Hospital Regional, além de Quixadá, os municípios de Boa Viagem, Canindé e Quixeramobim. A votação está marcada para acontecer no próximo dia 09 no centro de convenções, em Fortaleza.
 
FONTE:
IBICIDADE.COM

HOSPITAL REGIONAL: CIDADES QUE DEFENDEM HRSC SEM POLÍTICAGEM SE REUNEM COM O GOVERNADOR

Governador Cid Gomes
Membros das comissões de Canindé, Quixadá e Boa Viagem, três das quatros cidades candidatas a ser sede do Hospital Regional do Sertão Central, participarão nesta terça feira dia 03/05 de uma reunião com autoridades do Governo do Estado do Ceará, onde a pauta dentre outros assuntos, as estrategias adotadas pelos municípios candidatos.

HOSPITAL REGIONAL: SOLONÓPOLE, VEREADORES VOTAM CONTRÁRIO À POPULAÇÃO

Populares foram vestidos com camisetas defendendo Quixadá e ficaram decepcionadas.

Plenário fica lotado com populares que gostariam que Quixadá foi escolhido
Uma votação marcada por muitos protestos e coincidências foi realizada no plenário vereador Manoel Alfredo Pinheiro Sobrinho da Câmara Municipal de Solonópole, no Sertão Central cearense. A sessão extraordinária dos vereadores para decidir a cidade que deve sediar o Hospital Regional do Sertão Central foi tumultuada por populares que estavam torcendo para que os legisladores municipais escolhessem Quixadá, entretanto, a maioria decidiu apoiar Quixeramobim para as vaias da plateia.

Prefeito de Quixadá defendendo o HRSC para Quixadá no plenário da Câmara de Solonópole
Três vereadores da oposição e o presidente da Câmara decidiram votar em Quixadá e foram muitos aplaudidos por cerca de 100 pessoas que estavam dentro do plenário e outras que não poderam entrar devido ao pequeno espaço do auditório. A comissão de Quixadá, guiada pelo prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, o presidente da Câmara, José Kleber Bezerra Carneiro Júnior, juntamente com os vereadores Cí, César Augusto, Zé Maria, Pedro Baquit e Ivan Benício, bem como o secretário de agricultura Audênio Morais foram fazer a defesa de Quixadá, mostrando a importância dos vereadores escolherem a Terra dos Monólitos, destacando que Quixadá fica cerca de 30 km mais próximo de Solonópole, do que Quixeramobim e a possível implantação do curso de medicina da Faculdade Católica.

Em defesa de Quixadá saiu o vereador Francisco Chagas Bezerra, “eu andei em todos os distritos deste município e as pessoas pedem para que seja escolhido Quixadá, porque está mais próximo de Solonópole e quem tem amor pela vida do nosso povo vai acompanhar meu voto”, destacou o opositor. Na mesma linha seguiu João Batista, “seria irresponsável deixar de votar em Quixadá, aqui neste plenário é o sentimento da população, de 100 pessoas não tenho dúvida 95 preferem Quixadá”, defendeu. O terceiro voto para Quixadá foi do vereador Paulo Josino que recebeu muitos aplausos de populares, “Quixadá é sem dúvida a melhor opção, veja, são 30 km mais perto, vocês sabem o que significa isso? É suficiente para salvar uma vida”. O presidente da Câmara, José Lenilton Cleison Pinheiro também apoiou Quixadá, destacando a distância como fator favorável.


Contrariando os demais colegas que discursaram e defenderam a quilometragem e a estrutura de Quixadá, o vereador César Basto que tem forte ligação com o médico de Quixeramobim, Dr. Rômulo Coêlho, preferiu não fazer a disfeita com o seu amigo e votou em Quixeramobim, o que motivou o protesto de várias pessoas que estavam no local e iniciaram muitas vaias ao vereador, na saída ele teve que ouvir muitas criticas, “o senhor ainda vai na minha casa, agente sabe os motivos que o você votou em Quixeramobim”, disse Maria da Conceição, 52 anos. Além de César Basto que preferiu votar para satisfazer o colega de Quixeramobim, foram os vereadores Raimundo Arilo Cavalcante Pinheiro, Jean Nedson Pinheiro, Manoel Tomaz Neto Bezerra, ambos subordinados ao prefeito Antônio Valterno Nogueira Pinheiro, cujo seu irmão é o Deputado Estadual Leonardo Pinheiro que teve quase 2 mil votos em Quixadá, porém, votaram em Quixeramobim, além deles a vereadora Maria Costa de Carvalho votou também em Quixeramobim supostamente a mando do deputado Mauro Filho.
Os vereadores destacaram que a cidade que tem a melhor estrutura é Quixadá, curiosamente votaram em Quixeramobim.

Denúncia

É certo que o critério de votação está servindo para políticos fazeram os seus caixas-dois para as suas campanhas política de 2012. De acordo com o prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, denúnciou que há informação dando conta que deputados estão oferecendo emenda até milionárias para conseguir votos.

Jackson Perigoso
Reportagem
Chico Javali
Foto

FONTE:
REVISTA CENTRAL

IBGE APONTA QUE MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO VIVE EM EXTREMA POBREZA VIVE NO NORDESTE

Cerca de 16,2 milhões de brasileiros são extremamente pobres, o equivalente a 8,5% da população. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

cálculo é feito a partir da linha de extrema pobreza definia pelo Governo Federal, que estipula como extremamente pobres as famílias cuja renda per capita seja de até R$ 70,00.

Parâmetro será usado para elaboração das políticas sociais
Mais de 70% das pessoas nesta condição são pardas ou pretas e 50% têm até 19 anos - sendo que 4 em cada 10 indivíduos em extrema pobreza são crianças de até 14 anos.


Levantamento
Para levantar o número de brasileiros em extrema pobreza, que totaliza 1
6 milhões e 200 mil pessoas, o IBGE levou em consideração, além do rendimento, outras condições como a existência de banheiros nas casas, acesso à rede de esgoto, abastecimento de água e energia elétrica.

Os dados do IBGE revelam que a maioria da população em extrema pobreza está concentrada na região nordeste, totalizando 9 milhões 610 mil pessoas, sendo que 56,4% vivem no campo e 43,6% nas áreas urbanas.

Lado positivo

Apesar da situação crítica, o número de pessoas que estão na pobreza extrema no país caiu bastante se comparado com pesquisas anteriores.
De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, entre as causas estão o aumento do salário minimo e a atuação do programa Bolsa Familia

FONTE:
PORTAL VERDES MARES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...