Pages

quarta-feira, 4 de maio de 2011

IBGE APONTA QUE MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO VIVE EM EXTREMA POBREZA VIVE NO NORDESTE

Cerca de 16,2 milhões de brasileiros são extremamente pobres, o equivalente a 8,5% da população. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

cálculo é feito a partir da linha de extrema pobreza definia pelo Governo Federal, que estipula como extremamente pobres as famílias cuja renda per capita seja de até R$ 70,00.

Parâmetro será usado para elaboração das políticas sociais
Mais de 70% das pessoas nesta condição são pardas ou pretas e 50% têm até 19 anos - sendo que 4 em cada 10 indivíduos em extrema pobreza são crianças de até 14 anos.


Levantamento
Para levantar o número de brasileiros em extrema pobreza, que totaliza 1
6 milhões e 200 mil pessoas, o IBGE levou em consideração, além do rendimento, outras condições como a existência de banheiros nas casas, acesso à rede de esgoto, abastecimento de água e energia elétrica.

Os dados do IBGE revelam que a maioria da população em extrema pobreza está concentrada na região nordeste, totalizando 9 milhões 610 mil pessoas, sendo que 56,4% vivem no campo e 43,6% nas áreas urbanas.

Lado positivo

Apesar da situação crítica, o número de pessoas que estão na pobreza extrema no país caiu bastante se comparado com pesquisas anteriores.
De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, entre as causas estão o aumento do salário minimo e a atuação do programa Bolsa Familia

FONTE:
PORTAL VERDES MARES

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...