Pages

sábado, 28 de maio de 2011

31 DE MAIO, DIA MUNDIAL SEM TABACO

A constatação de que a nicotina, presente em todos os derivados do tabaco, é uma droga psicoativa fez com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluísse o tabagismo dentro do grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas na Décima Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). A dependência à nicotina obriga os fumantes a se exporem cronicamente à aproximadamente 4.720 substâncias, muitas delas tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja um fator causal de aproximadamente 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório e doenças cardiovasculares. O tema deve ser lembrado e debatido especialmente hoje, dia 31 de maio, instituído dia Mundial sem Tabaco

Segundo o Dr. Ricardo Meirelles, da COI- Clinicas Oncológicas Integradas, atualmente, o total de mortes decorrentes do tabagismo é de cerca de 5 milhões ao ano, e se tais tendências de expansão forem mantidas, as mortes causadas pelo seu uso alcançarão 10 milhões/ano em 2030. No Brasil, são estimadas cerca de 200 mil mortes/ano em conseqüência do tabagismo. Além dos danosos efeitos para os fumantes, o tabagismo atinge também os não-fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados, os denominados fumantes passivos.

A exposição involuntária à fumaça do tabaco pode acarretar desde rinite, tosse, conjuntivite e exacerbação de asma em curto período, até infarto agudo do miocárdio, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica em adultos expostos por longo período.

Já está comprovado que o tabagismo é responsável por 30% das mortes pelos seguintes tipos de câncer: boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero e leucemia. Sendo que no caso das neoplasias de pulmão, o cigarro está relacionado a 90% das ocorrências.

O tabaco é um carcinógeno que atua tanto como indutor (efeito mutagênico) como promotor (proliferação celular). São identificados em torno de 60 a 70 substâncias cancerígenas na fumaça dos derivados do tabaco. Entre elas podemos citar: hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), arsênico, níquel, cádmio, polônio 210 (substância radioativa), nitrosaminas voláteis, aminas aromáticas. Quatro delas são específicas do tabaco: N-nitrosonor-nicotina (NNN), dimetilnitrosamina-piridilbutanona (NNK 2), N-nitrosoanabasina (NAB), N-nitrosoanabatina (NAT).

Estudos já comprovaram que não existem níveis seguros para o consumo de cigarros, pois quanto maior o consumo de cigarros por dia, maior o risco de adoecer de câncer de pulmão.

.Percentual de câncer de pulmão em fumantes, comparado aos não-fumantes.
Câncer de Pulmão:
01 a 9 cigarros/dia......................362%
10 a 19 cigarros/dia.................. 762%
20 a 39 cigarros/dia................ 1.369%
40 ou mais cigarros/dia........ 1.772%
*Não existem níveis seguros para o consumo de cigarros| Fonte: Rosemberg, 2002.


Em um tratamento integral do paciente com câncer, torna-se imperioso oferecer ao paciente a oportunidade para que ele cesse o tabagismo, principal fator de risco de sua doença. É incoerente tratarmos o câncer, seja através de cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, e deixarmos seu principal fator de risco continuar atuando, perpetuando seus efeitos nocivos no paciente, aumentando suas chances de recidivas, ou mesmo um segundo tumor primário.

Conforme dito anteriormente, o tabagismo é uma doença decorrente da dependência da nicotina. Porém, essa dependência é um processo complexo que envolve três componentes: fisiológico, psicológico e comportamental. O fisiológico se caracteriza pela necessidade orgânica ou física da nicotina que o fumante apresenta. O psicológico, pela necessidade que o fumante tem de utilizar o cigarro com o intuito de aliviar as suas tensões, ou mesmo como um companheiro na solidão. E o comportamental tem relação com as associações do cigarro com situações corriqueiras da rotina de vida do fumante (após tomar café, após refeições, ao ver televisão).

Por conta disso, o tratamento do tabagismo é feito com base na abordagem cognitivo-comportamental, que visa não só a cessação, mas principalmente a prevenção de recaídas, através da mudança de crenças e comportamentos que levam o indivíduo a fumar. Em casos específicos pode se somar a utilização de um apoio medicamentoso, com o objetivo de reduzir os sintomas de abstinência da nicotina. Atualmente, são comercializados no Brasil os seguintes medicamentos de primeira linha para o tratamento do tabagismo: adesivo transdérmico de nicotina, goma de mascar de nicotina, pastilha de nicotina (que estão incluídos no grupo da terapia de reposição de nicotina), bupropiona e vareniclina.

O tratamento contra o tabagismo deve contar com uma equipe multidisciplinar (médico, psicóloga e nutricionista) com experiência no tema, de maneira individual ou em grupo de apoio, conforme uma avaliação prévia.

FONTE:
PORTAL FATOR BRASIL

SAMU: SERVIDORES PARALISAM ATIVIDADES POR FALTA DE PAGAMENTOS




Os 30 dias de plantões dos servidores do Samu estão em aberto, por isso a paralisação dos serviços ainda pode ocorrer
FOTO: JOSÉ LEOMAR
O serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) de Fortaleza está, parcialmente, paralisado desde às 7 horas da manhã deste sábado (28).

Os servidores exigem da Prefeitura o pagamento dos salários e dos plantões realizados no mês passado.

Segundo o sindicato da categoria, apenas o valor correspondente a produtividade foi depositado na consta dos servidores.
Assembleia
Logo após a paralisação, por volta das 13h, uma assembleia geral, no pátio Samu Parquelândia, vai decidir os rumos do movimento.

FONTE:
FORTAL VERDES MARES

SANTO ANTONIO AGITA POPULAÇÃO DE QUIXERAMOBIM NOS FESTEJOS DO PADROEIRO

De 29 de maio a 13 de junho, o município coração do Ceará pulsa mais forte com os festejos do seu padroeiro, Santo Antonio.


Igreja da Matriz

A movimentação pelas ruas da cidade aumenta a cada dia que se aproxima das comemorações da festa do padroeiro. Um parque de diversões já se instalou na Praça da Matriz, assim como as barracas de camelôs. O tradicional Barracão de Santo Antonio inicia sua programação neste domingo, 29, com a tradicional feijoada de abertura dos festejos, logo após a realização de uma carreata pelas principais ruas da cidade, que acontece pela manhã. O comércio local também comemora com o aquecimento das vendas no período.

A festa de Santo Antonio de Quixeramobim é considerada a segunda maior festa realizada no Estado em homenagem ao santo casamenteiro, ficando atrás apenas dos festejos realizados no município de Barbalha, na região do Cariri. O tradicional festejo de Quixeramobim ao seu padroeiro é tido como a maior festa religiosa da região do Sertão Central.

Para ter acesso à programação religiosa, a Paróquia de Santo Antonio disponibiliza o seguinte número telefônico: (88) 3441.0289.

A Secretária de Cultura, Desporto e Turismo, ainda não confirmou as atrações musicais para o Chitão de Santo Antonio. Segundo informações, o período para a apresentação das atrações na Praça da Prefeitura será de 09 a 10 de junho.

Já a Secretaria de Esporte, Juventude e Integração (SEJUVI), abriu inscrições para a segunda edição da Corrida de Santo Antônio, que será realizada no dia 12 de junho. Para maiores informações os telefones são: (88) 3444.4112 / 3444.3298.

O portal do Sistema Maior de Comunicação - www.sistemamaior.com.br - divulgará na sua Agenda Cultural as atrações da festa, tão logo as mesmas sejam confirmadas.

FONTE:
QUIXERAMOBIM AGORA

EM LIMOEIRO BICICLETAS SÃO TROCADAS POR MOTOS POTENTES NO 3º ENDURO DO LIMÃO

Historicamente marcada pela tradição das bicicletas, Limoeiro do Norte rendeu-se às motos e acontecerá neste domingo (29/05) o 3º Enduro do Limão, onde os motoqueiros enfrentarão um circuito padrão F.I.M. A categoria de Motos e Quadriciclos será válida por uma etapa do Campeonato Cearense de 2011, além da categoria Motos Regional, dividida em: Força Livre, 100 a 180cc (suspensão simples), e 100 a 180Cc (suspensão cross).
 
Percurso de 40km 

A largada está programada para as 9:00h da manhã do domingo (29/05), partindo da Av. Cel. Antônio Joaquim, em frente a sede da Concessionária Nova Onda, passando por algumas ruas da cidade em direção à Chapada do Apodi, e retornando à cidade pela Barragem das Pedrinhas.

Na parte do percurso que passa pelas ruas do município, os motoqueiros deverão obedecer à sinalização de trânsito, sendo que, somente no percurso em cima da serra que virá a valer a competição. 

Habilidade e resistência 

O Enduro se enquadra no padrão F.I.M., sendo uma prova de velocidade na terra com objetivo de testar as habilidades dos pilotos e a resistência dos veículos, em 3 voltas de 40 km, com 01 teste Cross (aproximadamente 600m) e 04 especiais, sendo elas:

ET1: 1,9 Km - Trilha fechada e sinuosa. com piso duro de areia.
ET2: 4,0 Km - Trilha com algumas elevações e na sua maioria terreno plano com variação de terreno, pouca pedra predominando mais barro duro.
ET3: 1,9 Km -  Trilha onde predomina as erosões.
ET4: 2,4 Km -  Trilha onde maior parte é dentro de um "riozinho", só areia
Para o secretário municipal de Esporte e Juventude de Limoeiro do Norte, Leó Maia, "a orientação da gestão municipal é o apoio às categorias de base em todos os esportes, além de incentivar ações em esportes radicais no município, no sentido de popularizá-los, como este enduro que será realizado", argumenta.
 
O evento é realizado por Limoeiro Off Road e FMC, supervisão CBM, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte (Semej),  Concessionária  Honda Nova Onda, Adesiva e Kangalha.

Mais informações:
Telefone: (88) 9645-6845
 
FONTE:
LIMOEIRODONORTE.CE

PRESOS IRÃO TRABALHA EM OBRAS DA COPA DO MUNDO




SINTEPAV.CE
Cinco por cento das vagas de trabalho em obras para a Copa do Mundo em Fortaleza serão destinadas aos presos, egressos, cumpridores de penas e medidas alternativas. Será assim também nas outras 11 cidades-sede. O termo de cooperação técnica foi assinado no ano passado pelo Ministério do Esporte, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Comitê Organizador Local (COL).
 
Segundo o gerente do projeto Copa no Município, Delano Oliveira, já houve uma reunião com a Secretaria da Justiça para que seja repassado o cadastro de presos que estão adequados ao acordo. Os detentos devem começar a ser chamados logo no início das obras, que estão previstas para setembro.

“Essa é uma importante ferramenta para o reingresso do preso na sociedade”, destaca. Além disso, contribui para a redução da pena, já que para cada três dias trabalhados, é reduzido um dia de permanência na prisão. (VG)

FONTE:
O POVO ONLINE

LIGAÇÕES ENTRE CIDADES VIZINHAS FICAM MAIS BARATAS A PARTIR DE HOJE (28) PARA 68 MILHÕES DE BRASILEIROS



Brasília - Cerca de 68 milhões de moradores de 560 municípios brasileiros vão pagar mais barato para falar por telefone fixo com municípios vizinhos a partir de hoje (28). Os usuários de 39 regiões metropolitanas e de três regiões integradas de desenvolvimento poderão fazer chamadas para cidades que tenham continuidade geográfica e o mesmo código de área nacional (DDD) ao custo de  ligação local.

Os valores das ligações entre fixos e móveis não sofrerão alterações. A mudança nas tarifas faz parte da revisão do regulamento sobre áreas locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As regiões metropolitanas contempladas no regulamento são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri (CE), Fortaleza (CE), Sudoeste Maranhense (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central (RR), Sul do Estado (RR), Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), Norte/Nordeste Catarinense (SC), Lages (SC), Carbonífera (SC) e Tubarão (SC).

Nas regiões metropolitanas de Foz do Rio Itajaí (SC), São Paulo e a Grande São Luís (MA), todos os municípios já são considerados como área local. Também serão incluídas na mudança as áreas de desenvolvimento integrado que incluem o Distrito Federal e as cidades do Entorno (DF/GO/MG), o polo de Petrolina e Juazeiro (PE/BA) e a Grande Teresina (PI).

A lista de todas as localidades contempladas com a mudança pode ser acessada na página da Anatel na internet.
 
Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

DILMA SEGUE CONSELHO DE LULA E INVESTE EM AGENDA POSITIVA

O Palácio do Planalto aposta em uma agenda positiva na semana que vem para voltar à superfície e conseguir recuperar fôlego diante da primeira crise enfrentada pelo governo.

A presidente Dilma Rousseff aprofundará o receituário prescrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: dialogar mais com a base aliada e fazer aparições públicas. O objetivo é mostrar normalidade e tocar agendas fora de Brasília.

Dilma discursa em evento no Planalto; presidente vai investir em agenda positiva na próxima semana
Na segunda-feira, Dilma fará visita de um dia ao Uruguai. Na terça, reúne governadores para uma ampla reunião sobre a infraestrutura da Copa-2014. Na quarta-feira, a presidente recebe senadores do PMDB no Palácio da Alvorada.

APOSTA

A maior aposta da agenda positiva, porém, será o lançamento do programa Brasil sem Miséria, vitrine de Dilma na área social no combate à pobreza extrema.

Interlocutores da presidente admitem não haver nenhuma estratégia montada para resolver o desgaste envolvendo Palocci.

Na semana passada, ninguém cogitava uma eventual saída do ministro; nesta, já há pessoas considerando essa possibilidade. A hipótese, no entanto, apesar de estar no radar da Presidência da República, ainda é tratada como "rumor".

O ex-presidente Lula, em sua passagem de dois dias por Brasília, chegou a comentar que a queda de Antonio Palocci seria muito ruim para o governo.

Em 2006, o mesmo tipo de avaliação fez com que ele mantivesse Palocci por meses à frente do Ministério da Fazenda. Considerado hoje essencial na articulação política de Dilma, o ministro era igualmente visto como peça vital para a estabilidade macroeconômica da administração Lula.

VISITA

Na sexta-feira, Dilma Rousseff volta a viajar. Irá ao Rio de Janeiro para inaugurar a plataforma P-56 da Petrobras. Em seguida, cumpre agenda ao lado do governador Sérgio Cabral (PMDB). Ele pretende aproveitar a visita para lançar a versão estadual do Brasil sem Miséria, evento ainda não confirmado oficialmente.

A ideia é retomar a imagem de gerente do governo conquistada nos primeiros meses de mandato. A crise, tendo Palocci em seu epicentro, acabou arranhando essa percepção. Outra recomendação dada pelo antecessor é a de que Dilma se aproxime mais de sua base.

"A interlocução talvez não esteja sendo feita de uma forma adequada", reconheceu o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO) diz que ao menos 8 dos 20 senadores já apresentaram queixas e cobram mais atenção do Executivo. "Eu já tinha falado que a presidente iria precisar fazer um pouco mais de política.Mas ainda está em tempo essa aproximação [com a base]", ponderou Raupp.

FONTE:
FOLHA.COM

BANCO DO BRASIL PRETENDE ATUAR COMO BANCO COMERCIAL EM MOTIVIDÉL E PUNTA DEL LESTE




Foto:AFP

Brasília – O Banco do Brasil já apresentou os pedidos de autorização ao Banco Central e ao Ministério da Fazenda do Uruguai para transformar o escritório financeiro de Montevidéu em banco comercial, e o Banco Patagônia, do qual detém 51% das ações, o BB solicitou a chancela das autoridades uruguaias para transformar seu instituto financeiro para estrangeiros (IFE), que opera em Punta del Este, também em banco comercial.

O vice-presidente Comercial do Banco Patagônia, Carlos Nóbrega Pecego, disse à Agência Brasil que vê “grande potencial de atuação bancária nas duas praças, sempre acreditando na integração regional”. Afinal, já tem mais de 60 empresas brasileiras atuando no país vizinho, e Punta del Este – a 130 quilômetros da capital, Montevidéu – dispõe de grande rede hoteleira e de turismo bem desenvolvido.

Pecego evitou qualquer projeção sobre o tempo que levará para as duas instituições conseguirem autorização de funcionamento. Circulam informações, contudo, desde a semana passada, de que a tramitação normal na autoridade monetária do Uruguai leva de três a quatro meses. Daria tempo, portanto, para o BB começar a operar como banco comercial, em Montevidéu e em Punta del Este, ainda este ano.

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

COMISSÕES DISCUTEM ESTRATÉGIAS DE COMBATE À DROGAS

Pacto pela Vida



Se depender da vontade popular a epidemia das drogas vai aumentar, e muito, nos próximos anos. Dava para contar nos dedos o número de representantes das cidades do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe que participaram do encontro regional do Pacto Pela Vida. O programa é desenvolvido pela Assembleia Legislativa com o objetivo de levar propostas ao Governo do Estado acerca da implantação de políticas públicas para a problemática das drogas. Uma ideia interessante, vez que são nossos deputados quem apresentam essas propostas ao chefe do executivo, e sendo aprovadas, são aplicadas, pelo menor teoricamente. 

 
Contando com o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Quixadá o encontro regional foi realizado nesta cidade. A propostas para a pactuação regional foram discutidas em quatro temáticas: prevenção, tratamento, repressão ao tráfico e reinserção social. Nos grupos, representantes de entidades públicas e de organizações não governamentais. Além de Quixadá, Quixeramobim, Choró, Limoeiro do Norte e Jaguaruana eram algumas das cidades participantes. 

Foram mais de quatro horas de reuniões. Cada eixo temático era coordenado po um facilitador do Pacto Pela Vida. No encerramento foram expostas as propostas a serem apresentadas no Encontro Estadual, a ser realizado em Fortaleza no mês de junho. Como necessidades prioritárias de caráter regional o diagnóstico real do números de adictos e a realização de ações mais ostensivas na repressão ao tráfico. Como destaque de política estadual, prêmios financeiros pela captura de traficantes, como ocorre com a apreensão de armas de fogo.                                    

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PARCERIA PARA CONSTRUÇÃO DO ÁCQUARIO DO CEARÁ É FORMALIZADA

MAQUETE DO PROJETO
Uma parceria entre o Governo do Ceará e a empresa ICM Reynolds, dos Estados Unidos, foi formalizada nesta sexta-feira (27), para construção do Acquario do Ceará.

O governador Cid Gomes esteve no Colorado, nos Estados Unidos, para firmar a parceria e assinar o documento que poderá ser os primeiros passos para a instalação do equipamento turístico no Estado.

Assembleia Legislativa

O documento terá vigência a partir da aprovação da mensagem na Assembleia Legislativa e de órgãos de acompanhamento de empréstimos internacionais, bem como da assinatura do financiamento junto ao Exim Bank, no valor de US$ 105 milhões.

Investimento em rodovias

Cid Gomes ainda fará reuniões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o financiamento de novas rodovias para o Ceará, entre elas a ampliação da CE-060.

Acquario

Segundo o projeto, serão 21,5 mil metros quadrados de área construída e tanques com capacidade para 15 milhões de litros, sendo o maior e mais moderno do hemisfério Sul.

A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões.

FONTE:
PORTAL VERDES MARES

IBARETAMA É A PIOR NO RANKING DO CREDE 12

Implantada pelo Governo do Estado, em 2007, a iniciativa vem mudando a realidade da  aprendizagem das crianças cearenses. O desempenho alcançado segue a meta proposta  pelo Paic de garantir o sucesso da alfabetização dos alunos matriculados na rede pública até os sete anos de idade.


Trata-se do quarto ciclo de avaliação da alfabetização, realizado, em 2010, pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa.



Na área da Crede 12, que compreende algumas cidades do sertão central, o município de Ibaretama foi o que teve o pior desempenho, a educação dos ibaretamenses apresenta o nível de proficiência de 135,7.


Já o município com melhor desempenho ficou com a educação de Quixeramobim que teve 179,4 pontos. Os demais municípios ficaram com a seguinte pontuação Boa Viagem(160,3), Madalena(156,9), Banabuiú(154,3), Ibicuitinga(153,3) e Quixadá(140,70).


De acordo com o último levantamento, 124.902 alunos do 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas participaram do Spaece-Alfa, avaliação externa da Secretaria da Educação (Seduc) que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes.


Os resultados possibilitam a construção de um indicador das habilidades de leitura dos estudantes da rede pública e fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros entre os municípios e as escolas. A avaliação, realizada pelo CAED-UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)  é aplicada no final de cada ano letivo.


A partir dos resultados da avaliação, é possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada estudante, com base numa escala equivalente à Provinha Brasil, do MEC. A escala é constituída por cinco níveis: abaixo de 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente, e 150 e mais – nível desejável.


Em 2010, os resultados alcançados apresentam média de 162,6 pontos. No ano anterior, em  2009, a média foi de 142,5 pontos, enquanto em 2008 a média foi de 127,7 pontos e em 2007 de apenas 118,9. Comparando-se os resultados atuais aos de 2009, verifica-se um crescimento de 20,1 pontos . Já em relação a 2007, houve um expressivo crescimento de 43,7 pontos, mudando consideravelmente do nível intermediário para o suficiente.


A análise demonstra que 71% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano do ensino fundamental. Em 2007 esse percentual era de apenas 40%. O mesmo estudo aponta uma expressiva redução do número de alunos no nível “não alfabetizado”. Caiu de 33%, em 2007, para 7% , em 2010.


Com relação aos municípios, 76,7% atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de 22,8% que estão no nível suficiente, totalizando 99,5%, ou seja, 183 municípios com médias satisfatórias de alfabetização.


Dos 184 municípios cearenses, 141 destacam-se por já apresentarem média de proficiência no nível desejável. Dos quais, três já possuem médias superiores  a  250 pontos: Pedra Branca (253,7), Mucambo (253,1) e Potengi (251,0).


Veja a relação de todos os municípios do Ceará, CLIQUE AQUI
 
FONTE:
IBARETAMANET

PROJETO PERMITE À PF INVESTIGAR AUTORIDADES NOS ESTADOS E MUNICIPIOS

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1078/11, do deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), que permite à Polícia Federal (PF) investigar denúncias contra autoridades públicas quando a investigação estadual ou municipal ultrapassar 90 dias, configurando “omissão ou ineficiência”.
Pelo projeto, a atuação da PF também será estendida para crimes contra a atividade jornalística. Segundo o parlamentar, os jornalistas sofrem “ingerências de uma gama muito ampla de interesses, em função da natureza do trabalho”.
A proposta altera a Lei 10.446/02, que já prevê atuação conjunta da PF com outros órgãos de investigação para crimes como formação de cartel, violação de direitos humanos, sequestro, cárcere privado e extorsão por motivos políticos.
Pressão sobre investigadores
Protógenes argumenta que, às vezes, a apuração de crimes nas esferas estadual e municipal sofre pressões devido à proximidade entre investigados e investigadores.
Ele ressalta que, “como ator isolado no plano federal, a Polícia Federal é de grande valia em investigações estaduais e municipais que venham a se apresentar omissas ou ineficientes.”
Tramitação
A proposta terá análise conclusiva das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito).

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

FONTE:

CANAFISTULA VELHA, RECEBE CINECLUBE IPHANAQ

Quixeramobim - Sequenciando o calendário de exibições de cinema itinerante pelo sertão de Quixeramobim, o Cineclube Iphanaq esteve no último sábado, 21, na comunidade de Canafístula Velha, região do Pirabibu. Na oportunidade foi exibido o filme Abril Despedaçado, de Walter Salles.

O filme retrata o contexto do sertão brasileiro nas décadas de 1910 e 1920, profundamente marcadas pela violência. O enredo do filme gira em torno de uma camisa manchada de sangue que balança com o vento, simbolizando uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra, num cenário de vingança, como dita o código da região na época.

Logo após a exibição aconteceu um debate, onde os moradores da comunidade colocaram suas idéias e percepções sobre o filme. Segundo a professora Ana Selma, “essa iniciativa da ONG. Iphanaq de levar o cinema ao sertão é uma ação cultural importante, pois as pessoas das comunidades rurais na sua grande maioria nunca assistiram a uma sessão de cinema, e esse projeto tem oferecido essa oportunidade”.

O projeto cineclube é uma ação cultural realizada pela ONG. Iphanaq e o Sesc-Ler de Quixeramobim e conta com o apoio do Sistema Maior de Comunicação.
FONTE:
QUIXERAMOBIM AGORA

PLANTÃO POLICIAL AGITADO

O assassinato do aposentado Pedro Veras de Sousa, 64 anos, foi a ocorrência mais grave registrada nas últimas 24 horas na área da 2ª Companhia do 1º Batalhão Policial Militar (Quixadá). Ele foi executado por dois homens que trafegavam numa motocicleta. A vítima estava na rua quando foi surpreendida pelos criminosos. O homicídio ocorreu em Mineirolândia,  distrito de Pedra Branca, no Sertão Central. O aposentado tinha fama de encrenqueiro. Fez muitos inimigos, todavia um dos assassinos já foi identificado pela equipe policial militar que trabalha no posto avançado daquela localidade.

Em Quixadá, a agitação das últimas horas ficou por conta de uma dona-de-casa. Revoltada porque o marido havia saído para a "Casa das Primas" ela encheu a cara de cachaça e quebrou tudo dentro de casa. O quebra-quebra ocorreu no bairro do Monte Alegre, na periferia da cidade. O caso foi parar na delegacia regional da Polícia Civil. Todavia, após alguns carinhos o marido resolveu retirar a queixa. Ele teve o seu toca cd e alguns dvs danificados. Para fazer as pazes estão seguindo agora à noite para a festa de emancipação de Ibaretama, com as 'coleguinhas" do Forró do Miúdo.        

FONTE:
SERTAO EM REVISTA

SOS EUDÁSIO BARROSO, ESSE É NOSSO !

Um grupo de pessoas, com narizes de palhaço, faixas e apitos, invadiu o plenário da Câmara de Vereadores de Quixadá na manhã desta sexta-feira, 27. Pretendiam alertar as autoridades para a urgente necessidade de recuperação do Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso. Segundo a idealizadora da manifestação o centro de assistência médica está funcionando em precárias condições. Camas e cadeiras de rodas não servem mais. Também faltam médicos. O atendimento é considerado de péssima qualidade.

Além da imediata restauração da unidade hospitalar os manifestantes exigem o início da obra de ampliação do hospital. Desde 2009 está paralisada. Com a conclusão do serviço a população poderá contar com atendimento mais humanizado. Entretanto, há um cano no meio do caminho, na realidade dutos da Cagece. Impedem a continuidade dos serviços de engenharia. A obra também havia sido embargada pela Semace, mas a prefeitura justificou já ter solucionado o problema.

O diretor clínico do hospital, Maximiliano Ludemann, reconhece a necessidade urgente da ampliação do número de leitos. Hoje, o Eudásio Barroso conta com 23. Precisaria de no mínimo 50. Acerca do restante dos problemas justifica terem sido adotadas algumas medidas. Desde abril o hospital conta com dois médicos clínicos, um traumatologista e um anestesista, todos trabalhando em plantões de 24 horas. Todavia a demanda de atendimentos costuma se acentuar nos fins de semana e feriados.

CASA do POVO
Presidente teria tentado impedir manifestantes

De acordo com a mobilizadora do movimento popular o presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá. Kleber Júnior, tentou impedir a entrada dos manifestantes. Quando ela se pronunciava, após aprovação do presidente em exercício, Pedro Baquit e da vereadora Edi Leal, ex-presidente da Casa Legislativa municipal, o atual presidente, ausente, determinou a uma servidora que a impedisse. Segundo Claudia Montenegro Kleber Júnior também havia determinado que as filmagens da sessão fossem encerradas.

Em defesa dos manifestantes Pedro Baquit e os demais vereadores e vereadoras presentes destacaram estarem na “Casa do Povo”, portanto, tinham o pleno direito de estarem. Com habilidade Baquit solicitou apenas que cessassem o apitaço, para não prejudicar o andamento dos trabalhos. Foi atendido e aplaudido. Além dele estavam presentes José Maria, Adriana Severo, Capitão e Edi Leal. Ela reconheceu a precariedade do hospital municipal. Pretende cobrar providências mais enérgicas para solucionar o problema.

Tentamos manter contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá. Até o início desta noite os telefones não atenderam.
 
FONTE:
SERTÃO EM REVISTA

BRASIL VIVE SITUAÇÃO NOVA DE TER QUE CONTROLAR ENTRADA EXCESSIVA DE CAPITAL ESTRANGEIRO, DIZ SECRETÁRIO

Rio de Janeiro – O controle de fluxo de capitais é uma situação nova com a qual o Brasil vai ter que aprender a lidar, afirmou hoje (27) o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Márcio Cozendey. “No Brasil, a gente sempre teve políticas para segurar o capital, não deixá-lo ir embora. E, agora, está com políticas para evitar que entre muito rapidamente [capital externo], em excesso”, disse, ao participar de seminário promovido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a administração de fluxos de capitais em países emergentes.

Cozendey ressaltou que, no entanto, não há intenção de proibir a entrada de dinheiro no país. “É benéfica a entrada [do capital estrangeiro] no Brasil. O objetivo dessas políticas é evitar que [os capitais] tenham um impacto negativo sobre a situação de sustentabilidade na área financeira, principalmente, e também sobre a inflação”, explicou.

Ele acredita que uma parte da pressão da entrada de capital no Brasil tenderá a diminuir quando as políticas expansionistas na Europa forem reduzidas, mas ressaltou que ainda não há um “horizonte claro de quando isso vai acontecer”. Por isso, ele prevê que essa pressão continue no longo prazo.

O secretário de Assuntos Internacionais destacou que não há um número ideal em relação ao fluxo de capitais para o Brasil. Para Cozendey, o saldo registrado em maio, até o último dia 20, de US$ 3,3 bilhões, ainda é excessivo na comparação com o ano passado. Ele lembrou, porém, que não cabe à secretaria pela qual responde elaborar políticas nessa área.

Cozendey observou, ainda, que há uma nova realidade global em termos de economia, há elementos de longo prazo, que é a melhor posição hoje dos países emergentes, a redução da percepção do risco em relação às nações em desenvolvimento e o aumento da percepção de risco em relação a alguns instrumentos de países desenvolvidos. O secretário avaliou que a situação fiscal em alguns países é complicada e previu que continuará assim durante algum tempo. “A Europa é um exemplo”, disse.

O secretário lembrou que o Brasil está conduzindo um grupo de trabalho no âmbito do G20 sobre fluxos de capitais e acrescentou que as conclusões do seminário serão úteis para as discussões que serão travadas daqui para frente. O G20 é um grupo formado por 19 países e a União Européia.

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lana Cristina
FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

DELEGACIA REGIONAL DE QUIXADÁ, 500 MIL INVESTIDO NA NOVA UNIDADE POLICIAL

DLEGACIA SERÁ CONTRUÍDA NO ANTIGO TIRO DE GUERRA 10.016

A delegacia regional da Polícia Civil de Quixadá será construída na área do antigo Tiro de Guerra. O sinal posítvo foi dado pelo secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), delegado José Nival Freire. Acompanhado do delegado Marcos Sandro de Lira e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) Carlos Augusto Vitorino Cavalcante, o representante do Governo do Estado nem quis observar os outros terrenos disponibilizados pela Prefeitura de Quixadá.

O imóvel onde funcionava o Tiro de Guerra fica situado ao lado do estádio municipal José Antônio Abilio de Lima, o Abilhão. Nele também funcionará a unidade do Corpo de Bombeiros. O espaço será transformado em uma espécie de Unidade de Segurança Integrada (USI), todavia, a delegacia de polícia será construída no mesmo modelo das que estão sendo inauguradas por todo o Estado. As obras devem começar no máximo em 90 dias. O prazo para conclusão é de 8 meses. O valor médio do investimento é R$ 500 mil.

O projeto ainda não foi apresentado, mas a área é muito espaçosa. Ainda não se sabe se a Praça do Atirador será mantida. Somada ao restante do imóvel são mais de 3 mil metros quadrados. O Tiro de Guerra 10.016 teve suas atividades paralisadas em junho do ano passado. Atualmente o prédio abriga um grupo de socorristas voluntários. Por coincidência, a unidade de formação de atiradores do Exército Brasileiro da cidade vizinha, Quixeramobim, funciona a delegacia de polícia daquela cidade.

A diferença é que lá o Tiro de Guerra continua em plena atividade. A cidade também possui um grupamento do Corpo de Bombeiros. A delegacia funciona agreada a USI, juntamente com o Pelotão da Polícia Militar. Entretanto, o prédio é adaptado. Antigamente fiuncionava ali o Centro Social Urbano (CSU). Ainda não se sabe quando as forças policiais do Estado terão prédio próprio naquele Municipio. Todavia, já contam como certo a construção do Hospital Regional, orçado em mais de R$ 70 milhões.

FONTE:
SERTÃO EM REVISTA

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROJETO AGRAVA PENA PARA ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEL EM POSTOS

Em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei 517/11, do deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), torna mais rígida a punição para postos de gasolina que adulterarem combustíveis.

A lei atual determina pena de um a cinco anos de detenção para quem compra, vende ou revende derivados de petróleo ou gás em desacordo com as normas legais. Pela proposta, se a adulteração ocorrer nos postos, a punição aumenta para dois a seis anos de reclusão, além de multa.

Dr. Aluizio afirma que o projeto busca desestimular uma prática “gravíssima”, que prejudica principalmente a camada mais pobre da população, que não tem como arcar com os danos causados aos automóveis.

Tramitação

A proposta tramita apensada aos PLs 1336/03, do ex-deputado Alceu Collares, e 2498/03, originário da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que investigou, em 2003, a máfia da adulteração de combustíveis no País. O PL 1336 foi rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, mas o PL 2498, considerado mais completo pelo relator, foi aprovado. As propostas agora aguardam análise pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Daniella Cronemberger
 
FONTE:

PROPOSTA FIXA REGRAS PARA VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE GÁS DE COZINHA

A Câmara analisa o Projeto de lei 1092/11, do deputado Onofre Santo Agostini (DEM-SC), que estabelece as regras para a fiscalização do envasilhamento, comercialização e distribuição fracionada de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ou gás de cozinha.

A fiscalização das exigências ficará a cargo dos Institutos de Pesos e Medidas dos estados, Procons, Inmetro, órgãos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Pela proposta, devem ser verificados:

- a identificação nos cilindros e botijões de gás, nos respectivos veículos de transporte, das empresas distribuidoras e dos revendedores;
- as condições de segurança e de conservação dos botijões;
- as condições de segurança e de manutenção dos veículos e equipamentos destinados a transportar o GLP na forma fracionada de distribuição;
- a indicação do peso nos cilindros e botijões, e condições de sua aferição nos postos de revenda;
- as condições de segurança para comercialização nos postos fixos de venda e revenda de GLP;
- o cumprimento da legislação metrológica vigente quanto às quantidades de GLP;
- o cumprimento dos regulamentos técnicos específicos vigentes, quanto à qualidade dos botijões e dos veículos que os transportam;
- o cumprimento dos direitos básicos do consumidor enumerados no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Manutenções periódicas

O projeto de lei proíbe, por exemplo, que o veículo transportador leve ou venda vasilhame cheio de marca diferente daquela com a qual está identificado. Além disso, os postos fixos de venda são obrigados a apresentar identificação visual com a logomarca da empresa que representa.

Outra exigência é que as empresas distribuidoras submetam os cilindros e botijões a manutenções periódicas, e comprove-as sempre que solicitado.

O descumprimento das obrigações previstas na proposta sujeitará o infrator às sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor e na lei que institui o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Lei 5.966/73), como advertência, multa, interdição do estabelecimento, apreensão ou inutilização do produto.

Tramitação

A proposta terá análise conclusiva das comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Newton Araújo
 
FONTE:

EM SEIS HORAS, ENEM RECEBE 300 MIL INSCRIÇÕES

Brasília – Nas seis primeiras horas de inscrição, cerca de 300 mil estudantes se candidataram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. O processo começou às 10h de hoje (23) e segue até 10 de junho, exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa é R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas não pagam.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram oferecidas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova está disponível em edital publicado na última semana no Diário Oficial da União. Mais informações no site do Enem.

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Edição: João Carlos Rodrigues

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

domingo, 22 de maio de 2011

EM BRASÍLIA, GOVERNO DIVULGA PROGRAMA DE OBRAS DAS PRAÇAS DO PAC


O vice-presidente de Governo da CEF, José Urbano Duarte, as ministras do Planejamento, Miriam Belchior, da Cultura, Ana de Hollanda, e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, participam de reunião com prefeitos e gestores municipais, cujo objetivo é analisar os projetos para a implantação das Praças do PAC. Foto: Valter Campanato/ABr

O governo federal apresentou nesta quinta-feira (19/5), na Sala Plínio Marcos, na Funarte, em Brasília, o cronograma para o início das obras das Praças dos Esportes e da Cultura – programa chamado inicialmente de Praças do PAC. As 361 prefeituras e o Distrito Federal terão 120 dias, para apresentar o projeto para a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela liberação dos recursos. Ao longo de quatro anos, serão construídas 800 praças no valor total de R$ 1,6 bilhão. Nessa primeira seleção, o valor previsto é de R$ 900 milhões, relativos a 401 praças.
“As Praças do Esporte e da Cultura são a tradução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltadas diretamente ao reconhecimento qualificado da cidadania, principalmente para as comunidades social e economicamente vulneráveis”, avalia a ministra da Cultura, Ana de Hollanda.
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, disse que “com esses recursos do PAC, vamos garantir equipamentos de esporte e cultura para as áreas mais carentes das grandes cidades brasileiras”. “O objetivo do Governo é estabelecer uma parceria com as prefeituras para o enfrentamento dos problemas urbanos dessas cidades”, acrescenta.

As Praças serão o primeiro equipamento público com característica multissetorial desenvolvido pelo governo, com o objetivo de promover a cidadania e a redução da pobreza em áreas de alta vulnerabilidade.

A ação interministerial envolve as pastas do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Justiça, e do Trabalho e Emprego. Ao Ministério da Cultura, cabe coordenar, monitorar e avaliar a aprovação e a execução das propostas selecionadas das Praças do PAC, bem como a execução e os resultados dos programas.

Na ocasião, também foi apresentada a prefeitos e secretários das cidades selecionadas na primeira do programa a proposta de gestão e mobilização social das praças. Toda documentação necessária está disponível no Praças do PAC.

Cronograma (*)

- Disponibilização do projeto de referência e do manual: 19/05/2011
- Preenchimento do Plano de Gestão das Praças dos Esportes e da Cultura: até 15/07/2011
- Apresentação, pelos proponentes, dos projetos de engenharia adaptados às condições do terreno e às especificidades locais e demais documentações técnicas, jurídicas e institucionais à Caixa: até 16/09/2011
- Em caso de apresentação de nova proposta arquitetônica ou não cumprimento das especificações contidas no Manual, com envio do projeto para aprovação pelo MinC: até 14/10/2011
- Contratação da operação: até 60 dias após a entrega do projeto à Caixa;
- Início da obra com recurso do repasse: até 180 dias após a contratação.
(*)Considerando o prazo mais amplo de todas as etapas de preparação, as construções se iniciarão até junho de 2012.

Espaço inovador

Lançadas em 2010, pelo então presidente Lula, as Praças irão integrar, no mesmo espaço físico, ações áreas de cultura, esportes, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania e a redução da pobreza nos territórios onde serão implantadas. Trata-se do primeiro equipamento público com característica multissetorial desenvolvido pelo governo federal.

Depois da finalização das obras, as Praças passam para a responsabilidade das prefeituras e do governo do Distrito Federal, que cuidarão da manutenção e gestão.

Sustentabilidade

Em paralelo ao plano de gestão, processo que se inicia agora, o Governo trabalhará para que se garanta o funcionamento das Praças. Entre as ações, o apoio à criação da unidade gestora local, que acompanhará a obra, fará a interlocução com os ministérios durante a obra e irá gerir o espaço depois da inauguração.

A intenção é que a gestão do espaço seja compartilhada com a comunidade e matricial dentro do governo, ou seja, incluindo as secretarias temáticas com que os serviços oferecidos se relacionam.
Até a inauguração ainda estão previstas a realização de um curso a distância e de um seminário local para capacitar os responsáveis locais na gestão da praça.

NÚMEROS (*)

Distribuição das Praças
- Sudeste: 164
- Nordeste: 110
- Sul: 67
- Norte: 34
- Centro-Oeste: 26
.Serão 340 em municípios das regiões metropolitanas de Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campinas (SP), Baixada Santista (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Região Integrada do Entorno do Distrito Federal (Ride); ou com população acima de 70 mil habitantes nas regiões NO, NE e CO.

.61 em municípios com população entre 50 mil e 70 mil habitantes localizados nas regiões NO, NE e CO; ou com população entre 50 mil e 100 mil habitantes localizados nas regiões Sul e SE.
(*)Até 2014, está prevista a construção de um total de 800 praças.

MODELOS
O governo federal desenvolveu três modelos básicos para as construções. O de 700 m2 prevê praça coberta/pilotis; pista de skate; equipamentos de ginástica; duas salas de aula; duas salas de oficina; Telecentro; Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); biblioteca e cineteatro/auditório com 48 lugares. Será adotado por 22 cidades.

Modelo de 3 mil m2 – a ser implantado em 328 municípios – inclui um CRAS, duas salas multiuso; biblioteca; Telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva; pista de skate e equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.

Modelo de 7 mil m2 – que vai para 51 cidades – tem CRAS; duas salas multiuso; biblioteca e Telecentro; cineteatro com 120 lugares; pista de skate; equipamentos de ginástica e espaço criança; quadra poliesportiva coberta e quadra de areia; jogos de mesa e pista de caminhada.

FONTE:
BLOG DO PLANALTO

RÁDIOS COMUNITÁRIAS GANHAM SEÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO SITE DO MINICOM


Informaçẽs sobre radiodifusão comunitária são atualizadas no site do Ministério das Comunicações: Foto: Herivelto Batista/MiniCom/Arquivo

A partir desta semana, cidadãos e entidades interessados em montar uma rádio comunitária podem consultar na página do Ministério das Comunicações uma seção com perguntas e respostas frequentes sobre o serviço.

No menu “Rádio Comunitária”, a seção “Perguntas Frequentes” foi totalmente reformulada pela Coordenação-Geral de Radiodifusão Comunitária do MiniCom, onde é possível consultar detalhes sobre características técnicas do serviço, exigências relacionadas à programação e saber como é o trâmite dos processos de outorga.

O coordenador-geral de Radiodifusão Comunitária, Octavio Pieranti, explica que a atualização destas informações partiu de demandas dos interessados no serviço.
“Nós tivemos essa ideia de renovar a lista de perguntas frequentes, que já existia, com base numa percepção do atendimento de que várias perguntas não estavam contempladas na lista anterior”, explicou.
De acordo com Pieranti, foram listadas cerca de 20 perguntas feitas com frequência sendo que a maioria delas está relacionada ao processo de outorga. Uma das novidades é a explicação, por meio de um passo a passo, sobre como as entidades que participam dos avisos de habilitação podem pagar a taxa de inscrição. Este é um dos questionamentos mais comuns, segundo o coordenador.

Com a atualização da seção de perguntas frequentes, os participantes dos avisos de habilitação poderão tirar dúvidas e obter esclarecimentos com mais facilidade, o que vai resultar em maior rapidez na análise dos processos.
“A ideia é que a documentação chegue sempre o mais certa possível. Quando a documentação chega de uma forma correta, isso facilita o nosso trabalho, acelera o processo de outorga e melhora o fluxo de trabalho interno do ministério”, afirma Octavio.
A meta é que haja renovação e ampliação gradual na seção de perguntas frequentes, à medida que surgirem novas

FONTE:
BLOG DO PLANALTO

INSCRIÇÕES PARA O ENEM COMEÇAM AMANHÃ


Brasília - Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão se inscrever a partir de amanhã, às 10h, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso em universidades. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis no edital publicado na semana passada no Diário Oficial da União.

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

CHUPA CABRA ATACA AGORA NO INTERIOR

FOTO: Vando Carlos Ferreira
Pelo menos 15 clientes de bancos já foram vítimas do chupa cabra que está atacando algumas agências do Interior do Ceará. Nesta manhã, policiais civis e militares capturaram o "bicho" dentro de uma agência do Bradesco, na cidade de Pedra Branca, na região Centro do Estado. Estava instalado em um caixa eletrônico. Um correntista não identificado seria mais uma vítima, todavia, percebendo a reação macabra do caixa eletrônico resolveu acionar a Polícia, através do 190. O chupa cabra foi recolhido e levado  para a delegacia.      

Instantes depois os policiais encontraram o aparelho sugador de dados eletrônicos acoplado em um dos terminais de autoatendimento. Conforme a polícia o chupa cabra deve ter sido instalado ainda nesta manhã, por volta das 6h30. Um homem já foi identificado. A Polícia utilizou as imagens do circuito interno para realizar as investigações. Ainda não se sabe quantos clientes utrilizaram hoje o caixa eletrônico adulterado pelos criminosos. O repórter da Trapiá AM, Vando Carlos, acompanhou o trabalho da Polícia. Ele também é cliente do Bradesco.    

FONTE:
SERTÃO EM REVISTA

CAMPANHA DO DESARMAMENTO PERMITE PRF E POLÍCIAS ESTADUAIS RECEBEREM ARMAS

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participa do lançamento da campanha pelo desarmamento, ocorrido no início de maio, no Rio. Foto: MJ/Divulgação-Arquivo

Como forma de ampliar a rede de recebimentos de armas de fogo em todo o Brasil, o Ministério da Justiça editou portaria que autoriza os postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a participar da campanha do desarmamento. Portaria nº 936 publicada no Diário Oficial da União autoriza PRF a receber armas de fogo, acessórios ou munição e a emitir o protocolo de indenização. A portaria regula ainda o credenciamento de órgãos de segurança pública dos estados e do Distrito Federal interessados em participar da Campanha Nacional do Desarmamento, lançada no início deste mês pelo Ministério da Justiça.

Até agora, apenas as 127 delegacias da Polícia Federal (PF) estavam credenciadas como postos de entrega nos 26 estados e no Distrito Federal. A partir de 18/5, mais 150 postos da PRF passam a integrar a campanha. Com a publicação da portaria, as polícias Civil e Militar dos estados e do DF poderão integrar a mobilização nacional. Para isso, deverá ser formalizado termo de cooperação entre o Ministério da Justiça e os governos estaduais.

A Campanha Nacional do Desarmamento 2011 tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número de armas de fogo possível e contribuir para a redução da violência no país. Nos últimos anos, campanhas já realizadas no Brasil recolheram 550 mil armas de fogo. O valor da indenização varia entre R$ 100 e R$ 300, conforme a arma de fogo.

Nesta edição, a campanha do desarmamento assegura o anonimato a quem entrega a arma; inutilização dela no ato da entrega e agilidade no pagamento da indenização, realizada em máximo até 30 dias da entrega do armamento. Agora, o governo amplia a rede de recebimento das armas. A campanha vai até 31 de dezembro

FONTE:
BLOG DO PLANALTO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...