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sábado, 11 de fevereiro de 2012

HEPATITES, DOENÇAS SILENCIOSAS E CONTAGIOSAS


Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C e D. Existe, ainda, o vírus E, mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.
A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.
As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.
FONTE:

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE QUIXADÁ INICIA NEGOCIAÇÃO COM PATRÕES




QUIXADÁ – Após as festas de final de ano, o aquecimento nas vendas, o comércio em geral começa a cair em determinados setores, e as contratações temporárias que reforçaram os últimos meses do ano começam retornar a sua normalidade em muitos dos casos serem dispensados por não ter necessidade com a diminuição das vendas.

O Sindicato dos Comerciários de Quixadá tem o compromisso com os seus sócios de a cada inicio de ano uma verdadeira batalha para manter os direitos adquiridos durante longos anos de negociação junto aos comerciantes e empresários locais, mas agora mais do que nunca a responsabilidade triplicou com a regionalização do mesmo tendo agora que agraciar as cidades vizinhas. Como primeiro empenho regional já se encontra em plena negociação o novo Salário Base da Categoria que faz parte da convenção trabalhista.

O Presidente do Sindicato Cesar de Castro, informou que as negociações já se iniciaram simultaneamente em Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu. Estas cidades já estão com as minutas da pauta de reivindicações que entre outras o salário base de R$ 700,00 (Setecentos Reais), quando do ano passado foi de R$ 622,00 (Seiscentos e Vinte e Dois Reais) um ganho de R$ 78,00 (Setenta e Oito Reais), e manutenção dos direitos já conquistados em outras convenções.

Salienta o Presidente que já esta em fase de construção a Sede Social do Sindicato, onde os seus sócios os comerciários da região estarão desfrutando em muito breve de um lugar aconchegante e gostoso, quadra, campo e churrascaria com estacionamento faz parte da primeira fase do empreendimento.

PELÉ GANHA ESTATUA NO GABÃO

Eterno Rei do Futebol, brasileiro ganhou em Libreville, capital do país africano, uma estátua





Poucas figuras são tão queridas em todo o planeta quanto Pelé. Nesta quinta-feira, o eterno Rei do Futebol recebeu uma homenagem no Gabão: uma estátua do craque foi feita em Libreville, capital do país africano. Na última quarta, o ídolo já havia sido ovacionado pelos africanos durante o jogo no qual a Costa do Marfim eliminou o Mali da Copa Africana de Nações — Pelé esteve presente à partida. Na inauguração do monumento, até o presidente do Gabão, Omar Bongo Ondimba, fez questão de comparecer e reverenciar o astro


FONTE:

CONFLITOS NA NIGÉRIA


Sob ataque constante, cristãos se unem para não perder a fé


O aumento da violência na Nigéria só fortaleceu a fé dos cristãos, e até mesmo provocou um avivamento na Igreja Deeper Life Bible, em Gombe, onde nove cristãos foram martirizados no dia 05 de janeiro quando houve um ataque à igreja.
Chorando e cantando ajoelhados, um coro de quase seiscentos cristãos reuniu-se para a cerimônia fúnebre. Parentes dos cristãos mortos e outros dignitários, incluindo o vice-governador, falaram sobre cada cristão que havia sido assassinado.
O culto fúnebre, que durou quatro horas, transformou-se num grande clamor e intercessão pela Igreja na Nigéria, pelos muçulmanos que moram no país e pelo grupo extremistas que tanto tem atacado os cristãos, o Boko Haram.
Em 5 de janeiro, Godwin Odoh, um professor de 36 anos de idade, foi à uma reunião de oração. Quando a igreja foi atacada, Godwin levou um tiro na cabeça, no tórax e nas pernas morrendo instantaneamente.
Oito outros participantes também foram mortos, incluindo crianças a partir dos 10 anos e a esposa de um pastor.
Dez dias depois, Yahaya Wuro Buntu, 72 anos, pastor na Igreja Deeper Life Bible foi brutalmente assassinado por um grupo de homens que vieram até a sua casa questinando sobre a sua fé cristã.
Não é a primeira vez que muçulmanos o procuravam para falar sobre fé. Eles o levaram para um prédio em construção que ficava perto de sua casa e o mataram. Sua vida dedicada ao Senhor foi celebrada junto à dos outros nove cristãos que também foram assassinados
Desde que Boko Haram publicou um ultimato no dia 3 de janeiro de 2012 ameaçando com violência os cristãos que não deixarem o norte da Nigéria, o grupo extremista assumiu a responsabilidade pelo assassinato de, pelo menos, 44 cristãos.
COLUNISTA
Natanael Camurça
Correspondente Local de Portas Abertas
Mat. 183829

DONA MOCINHA, IRMÃ DE LAMPIÃO, MORRE EM SÃO PAULO AOS 102 ANOS


Dona Mocinha com chapéu de cangaceiro no reencontro com parentes do Recife em São Paulo, em 2009 (Foto: Glauco Araújo/G1)
Dona Mocinha com Chapéu de cangaceiro no reencontro com parentes do Recife em São Paulo, em 2009 - Foto: Glauco Araujo/G1

Maria Ferreira Queiroz, conhecida como dona Mocinha, morreu na tarde desta sexta-feira (10), em São Paulo, aos 102 anos. Ela era a única irmã viva de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. Segundo a família, ela foi internada horas antes de falecer com problemas pulmonares, mas não resistiu. O corpo será levado ao Velório Salete, em Santana, na Zona Norte de São Paulo, e o sepultamento será feito no Cemitério Chora Menino, às 12h deste sábado (11).


A idade de dona Mocinha sempre foi motivo de discussão entre estudiosos do cangaço. O documento de identidade da irmã de Lampião indica que ela nasceu em 8 de janeiro de 1906, portanto, ela teria completado 106 anos, mas ela sempre se recusou a afirmar que tivesse essa idade, alegando que não era por vaidade. Ela tem outro documento que aponta a data de nascimento em 11 de janeiro de 1910. Era por este documento que dona Mocinha costumava se identificar, de acordo com o neto Marcos Antonio Tavares, 53 anos.
Ela vivia em um apartamento com os filhos Expedito e Valdeci, em Santana, na Zona Norte de São Paulo. Os parentes mais próximos que também moram em São Paulo, além dos dois filhos, costumavam visitá-la, principalmente na data de aniversário dela.
"Ainda não sabemos onde será o velório e nem o sepultamento. Ela estava doentinha, vez ou outra ela era internada para cuidar da saúde. Já tinha muita idade. Acreditamos que foi insuficiência pulmonar", disse Tavares.
O pesquisador e historiador Antônio Amaury Correia, que mora perto de dona Mocinha, foi um dos responsáveis por descobrir a segunda data de nascimento da irmã de Lampião. "Ela tinha dois documentos. Até hoje não sabemos com certeza qual era a idade dela", disse ele ao G1.
"Foi uma grande perda. Apesar de ela não ter vivido a história do cangaço, já que era muito pequena quando Lampião estava atuando, ela sempre foi uma referência histórica", afirmou o historiador e especialista em cangaço, João de Sousa Lima.
FONTE:


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CARROCINHA DO ESTADO VISITOU SOLONOPOLE


Foto: www.solonopole.blogspot.com


O município de Solonópole recebeu nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2012 a visita de dois Técnicos do Ministério da Saúde, João Batista Costa e Francisco César Nunes, que estão a serviço da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (8ª CRES – Quixadá), para fazer a apreensão e posteriormente, a eliminação de cães com diagnóstico positivo para Leishmaniose Visceral (LV). A realização deste trabalho contou também com o apoio do Médico Veterinário e Coordenador de Endemias e Zoonoses, Dr. Érico de Medeiros, do Supervisor de Endemias, Antonio Vitorino Có e do Agente de Combate às Endemias, Roberto Carlos Pinheiro Lima. Os animais capturados e que foram submetidos à eutanásia tiveram por base a Resolução nº 714, de 20/06/02, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que prevê a utilização de um relaxante muscular, a anestesia geral e por último, a injeção letal. No município, foram utilizados os seguintes medicamentos, respectivamente, Xilazina,Cetamina e Cloreto de Potássio. Em seguida, as carcaças foram levadas para o Lixão, onde foram queimadas. Como resumo das atividades, tem-se o quadro-resumo abaixo:
Bairros ou localidades
Nº de cães positivos
Nº de cães capturados
Observações
Santa Tereza
09
06
03 haviam morrido
Domingos Sávio
07
01
03 haviam morrido
Alto Vistoso
06
04
02 haviam morrido
Barra Nova
03
02
-
Centro
01
01
-
Monte Castelo
01
01
-
Logradouro
03
01
02 haviam morrido
Total
30
16
10

Obs.: Neste trabalho ficamos com 04 pendências: um animal não foi encontrado, o proprietário acredita que ele morreu (Barra Nova); outro animal foi entregue a uma família de Jaguaretama (Domingos Sávio); outro animal esta parida e amamentando os filhotes (Domingos Sávio) e por fim, o outro proprietário vai fazer a contra-prova do exame (Domingos Sávio).

COLUNISTA:
ANTONIO ELANIO

EDITAL SELECIONA NOVOS TALENTOS MUSICAIS




O Governo do Estado, através da Casa Civil, publicou Edital de Seleção Pública de Talentos Musicais com o objetivo de realizar apresentações em eventos   oficiais no Ceará. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 16 de janeiro e está fundamentado na Lei Federal nº8.666/93. Serão selecionados novos talentos musicais para buscar a valorização e participação deles no desenvolvimento de atividades culturais e fortalecer a produção artística local. De acordo com o edital (nº 001/2012),  serão selecionados 12 talentos musicais. 

Estarão habilitados a participar do processo de seleção, pessoas físicas ou jurídicas residentes ou registradas no Ceará há pelo menos um ano. As inscrições estarão abertas até o dia 1º de março e deverão ser encaminhadas com formulário preenchido (conforme modelo do Edital) pessoalmente ou via correio (Palácio da Abolição Setor de Protocolo da Casa Civil - térreo Av. Barão de Studart, nº505, Meireles Fortaleza – CE CEP: 60120-000 Remetente: Nome do Cantor(a) ou Banda Nome e endereço completo). O envelope deverá estar lacrado e conter ainda os documentos solicitados no Edital, uma gravação em formato CD, release do músico ou banda, breve currículo, sinopse do show a ser realizado, ficha técnica e reprodução em vídeo para que seja possível avaliar a performance. 

A Seleção dos Talentos Musicais será realizada em duas etapas:  uma pré- seleção de 24 bandas (ou cantos solo) que será avaliada por uma comissão e a segunda etapa consistirá em uma audição a ser realizada no Centro de Convenções, em data a ser definida.  A divulgação da relação dos 12 cantores ou grupos musicais selecionados será devidamente publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará (DOE). 


FONTE:
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

TURISMO NA TERRA DOS MONÓLITOS


Linda terra rica e querida,

Povo forte, nobre e altaneiro.
Quixadá, tu és minha vida.
Me orgulho em ser brasileiro.


O que cantamos na primeira estrofe do hino de Quixadá é a mais pura verdade contada em lindas linhas com palavras marcantes, pois verdadeiramente a nossa terra tem vários adjetivos e um dos maiores é a hospitalidade pela parte do povo que de uma forma honesta tenta ganhar seu sustento em barracas, tendas, restaurantes e pousadas chamando clientes pra levar uma boa lembrança tanto material quanto retratos no seu subconsciente que ficarão guardadas em suas suas vidas trazendo assim a vontade de voltar pra apreciar a nossa cidade fazendo com que o turismo mesmo sem ser explorado pelo poder público nos desenvolva ainda mais.
O que falta pra nossa cidade ser a cidade mais receptiva são as ações de marketing turísticas e meias de exploração de tantos pontos ligando a cidade de uma ponta a outro, pois como sabemos Quixadá é cercada por grandes monólitos que deixam sua natureza especifica no quesito paisagens únicas vista em um só foco.
Quixadá tem estrutura para receber turistas do mundo todo, pois investimentos estão chegando todos os dias de empresas privadas para engrandecer uma das colunas do turismo que é a hotelaria em geral com profissionais gabaritados para que o visitante tenha a melhor impressão possível da estrutura receptiva da cidade.

Com tantos pontos turísticos podemos citar quatro principais que seriam o AÇUDE CEDRO com sua capacidade de entreter turistas com trilhas ecológicas e lazer de um bom dia em suas aguas frias, o ouro seria a pedra do cruzeiro que com sua extensão e formas íngremes atrai praticantes de rapel de todo mundo já o chalé da pedra destaca-se mais no meio histórico por ser um ponto enigmático com a estrutura que foi construída com materiais que datam do período barroco e por ultimo o museu Jacinto de Sousa que guarda toda a nossa historia. Quixadá  expandia se e evoluía deixando pra trás historia pura que nossos antigos moradores tentam lembrar e o museu recuperou uma boa parte destas lembranças marcantes.
O que falta para darmos um passo a frente no turismo seriam investir em guias turísticos e estrutura de escalas de ponto a ponto para que assim o visitante veja tudo com altíssima certeza que ele esta sendo informada corretamente do serviço que lhe está sendo oferecido e a união dos políticos de Quixadá pra deixar a categoria turística mais forte assim como fez redenção que soube aproveitar sua historia fazendo assim do museu da cachaça uma grande referencia em viagens estudantis.


Palavra do Colunista
SAMUEL PAIVA
O PROBLEMA TURISTICO EM QUIXADÁ PODE SER FALTA DE INVESTIMENTO POR PARTE DE ORGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS TENDO EM VISTA QUE TAL INVESTIMENTO NUNCA FOI FEITO E FICARIA EM DUVIDA A VOLTA DO DINHEIRO GASTO COM INCERTEZAS DE LUCRO. 

HOMEM PÁSSARO BATE NOVO RECORDE BRASILEIRO E SUL-AMERICANO

Fotos de Divulgação
CAÇAPAVA DO SUL - O Nordeste é uma das regiões onde se encontra locais de altitudes e ventos que proporcionam grandes saltos e voos para os amantes das aventuras aéreas. No Ceará mais precisamente na região central encontra-se umas cidades com maior números de Monólitos já vistos em uma só região. 

Os aficionados por, Asa Delta, Parapentes e gostam de curtir uma bela paisagem não deixam de participar de eventos ou mesmo só praticar uma aventura neste "Vale Monumental" que fica cravado no sertão cearense. Existe inclusive uma montanha em forma de Galinha Chocando, sendo o Cartão postal da Cidade. 

Santuário Nossa Senhora do Rainha do Sertão
Existe uma serra onde se construiu uma rampa de saltos, na Serra Preta, conhecida também por Serra do Bispo. Por existe o Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão construído pelo bispo da cidade e junto com este santuário a Rampa para saltos que já conseguiram quebrar vários recordes em saltos e voos partindo da Serra do Bispo.


Um desses homens pássaro que além de embelezar os céus do sertão, em 2007 realizou a façanha de voar por 455 Km, foi o gaúcho André Wolf que quebrou recorde Brasileiro e Sul-Americano. No final do ano passado, pilotos em busca de novos ventos chegaram a Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul. Novamente no inicio de Fevereiro deste ano o Gaúcho André Wolf novamente bate o seu próprio recorde ao atravessar com Argentina pousando em Mercedes, na Província de Corrientes. O Homem Pássaro voou durante 9h30min percorrendo 495 Km se superando mais uma vez.   


FONTE:

ESCRITÓRIOS DA EMATERCE SERÃO INAUGURADOS NESTE SÁBADO (11)


Praça Principal de Ibaretama


Neste sábado (11), o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, inaugura mais quatro escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce. Os escritórios funcionarão em Ibaretama, Ibicuitinga, Choró Limão e Piquet Carneiro. O objetivo é facilitar o trabalho dos agricultores familiares dando a eles acesso aos programas e políticas públicas do Governo Federal e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário na cidade onde moram. Entre os programas estão o Garantia Safra, os programas de distribuição de sementes e do leite e a distribuição de tratores.

“Cada um desses escritórios terá um carro novo, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. O estado vai disponibilizar agentes rurais, as prefeituras estão oferecendo os prédios, a manutenção, e funcionários de limpeza, vigilância e segurança”, informou o secretário Nelson Martins. Até o momento, já foram inaugurados 36 escritórios. Ao todo existem unidades em 107 municípios cearenses. Segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, “os novos escritórios fazem parte da política do Governo de combate à pobreza, principalmente no interior cearense, com as políticas agrícolas”.

Conforme o secretário Nelson Martins, até o final de março, serão inaugurados mais 63 novos escritórios. A meta é chegar até o final do ano com escritórios da Emartece em todos os municípios do Estado.

Serviço

IBARETAMA, inauguração às 9 horas, na Rua Antônio Gomes Nogueira, S/N
IBICUITINGA, inauguração às 11 horas, na Rua José Paulo Rabelo, 1772 – Centro
CHORÓ, inauguração às 14 horas, na Avenida N. Senhora de Fátima, N. 75
PIQUET CARNEIRO, inauguração às 17 horas, na Vila Aires, bairro do Bem te vi.


FONTE:
Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho ( lucio.filho@sda.ce.gov.br / 85 3101.8501 - 9992.1468)
Twitter: @ImprensaSDA

AUTOMÓVEIS: TRANSPORTES DE MULTIDÕES, DESEJO INDIVIDUAL E AMEAÇA AMBIENTAL


Automóveis: transporte de multidões, desejo individual e ameaça ambiental, artigo de José Eustáquio Diniz AlvesO número de veículos automotores (automóveis, caminhões e ônibus) atingiu a impressionante cifra de 1 bilhão de unidades em 2010, segundo a revista Ward’s AutoWorld. Em números redondos, são 700 milhões de automóveis e 300 milhões de caminhões e ônibus.
Esta marca foi atingida praticamente 100 anos depois da fabricação do Modelo T, da Ford, lançado em 1908. Como se sabe, Henry Ford revolucionou a industria moderna ao adotar a linha de montagem e a produção em série que permitiu a difusão da sociedade de consumo de massa. O automóvel é o principal símbolo desta industria que, para o bem ou para o mal, mudou o mundo.
Até 1970 a industria do automóvel estava concentrada nos Estados Unidos e na Europa e o número de automóveis no mundo chegou a marca de 250 milhões de unidades. Mas outros países entraram na produção, como Japão, Coréia do Sul, Brasil, México, etc. e o número de automóveis atingiu meio bilhão em 1986, dobrando em 16 anos. Com a entrada da China e da Índia (dentres outros países) a produção aumentou e a frota atingiu 1 bilhão de veículos em 2010, dobrando o montante de automóveis em circulação em 24 anos. Calcula-se que os 2 bilhões vão ser atingido até 2036 e 3 bilhões até 2050. De 1970 a 2010 o número de veículos em circulação no mundo aumentou 4 vezes e nos próximos 40 anos vai aumentar 3 vezes. Será um aumento de 250 milhões de automóveis para 3 bilhões em 80 anos. Enquanto a população deve se mutiplicar por 2,5 vezes o número de veículos automotores deve aumentar em 12 vezes de 1970 a 2050, graças à redução do preço e ao aumento da renda, em especial da nova “Classe média” mundial.
Desta forma, cresce o número de veículos por pessoa. Em 1960 existiam 24 habitantes no mundo para cada veículo automotor, sendo que este número caiu para 15 habitantes em 1970, 8,1 habitantes em 2000, 6,8 habitantes em 2010 e deve chegar a 4,8 habitantes em 2030 e a 3,2 habitantes por veículo em 2050. Ou seja, se os carros já estão por todas as partes hoje em dia eles vão ficar onipresentes até 2050.
A poluição do ar com o grande número de automóveis em circulação
Na última década houve não só um grande aumento da produção, mas a Ásia assumiu a liderança da fabricação mundial. No ano 2000 foram produzidos 58 milhões de automóveis, sendo que cerca de 70% na Europa e na América do Norte. No ano 2010 foram produzidos 78 milhões de automóveis, sendo somente 38% na Europa e na América do Norte. A Améria do Sul produziu 5,7% do total, a África 0,6% e o grosso da produção ficou na Ásia, com 52% do total mundial. A frota de automóveis na China ultrapassou 100 milhões de unidades em 2011.
Portanto o automóvel deixou de ser um produto predominante do mundo desenvolvido ocidental e passou a estar cada vez mais presente nos países em desenvolvimento. China e Índia vão liderar a produção e a expansão do consumo de automóveis, seguidos pela América do Sul e podendo haver uma grande expansão na África. O mercado automotivo deve crescer com o aumento da renda mundial e a redução do preço unitário. Modelos indianos como o Nano, da Tata motors e ULC da montadora Bajaj têm preço em torno de US$ 5 mil dólares e devem ocupar uma grande parcela dos bilhões de veículos do mundo.
O fato é que o automóvel é um objeto de desejo das pessoas, pois significa acesso à mobilidade individual e até social e símbolo de status. O automóvel também é um veículo da liberdade sexual, inclusive sem ele não haveria os motéis que estão espalhados nas periferias de quase todas as cidades brasileiras. É por saber disto, por exemplo, que a monarquia teocrática da Arábia Saudita para manter a abominável segregação de gênero existente no país, proibe, entre outras coisas, que as mulheres sauditas possam ter carteira de motorista.
Mas se o automóvel resolve o desejo dos indivíduos, ao mesmo tempo ele se torna um grande problema urbano, pois a liberdade individual entra em choque com a mobilidade coletiva. A cidade de São Paulo é o maior exemplo brasileiro de como o crescimento do número de automóveis se torna disfuncional, pois milhões de pessoas ficam presas em engarrafamentos mostruosos e o stress urbano e o tempo perdido durante o dia é um dos maiores desperdícios da sociedade moderna. Mas não só São Paulo, como a maioria das cidades brasileiras estão enfrentando os mesmos sérios engarrafamentos, embora em dimensões diferentes.
Outro problema da sociedade do automóvel são os acidentes de trânsito, as mortes e internações. Segundo dados do Ministério da Saúde, houve, em 2008, no Brasil, 47.354 mortes de homens por acidentes de trânsito e de 12.978 mulheres. Ou seja, 60 mil pessoas perderam a vida por acidentes de trânsito. O custo social é incalculável. Os pais perdem os filhos que criaram com sacrifício. Esposas e maridos perdem seus cônjuges. Filhos perdem seus pais. Famílias são dilaceradas e colocadas em situação de vulnerabilidade. Empresas perdem seus empregados e a sociedade perde seus cidadãos, principalmente nas idades mais produtivas em termos econômicos, sociais e culturais.
Além disto, existem outros custos para a sociedade e para o sistema de saúde, pois as internações por causas externas representaram cerca de 8% do total de internações em 2008 (foi o quinto maior motivo de hospitalizações). Isso significa que, para cada morte, aproximadamente sete pessoas são internadas. São muitos anos de vida perdidos pela mortalidade ou morbidade. Os orçamentos dos ministérios da saúde e da previdência são os mais afetados. Matéria do jornal Folha de São Paulo (26/12/2011) mostrou que o Brasil perdeu cerca de R$ 14,5 bilhões somente com os acidentes nas estradas federais em 2011.
Por fim, os veículos automotores são grandes responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE) que provocam o aquecimento global. Mesmo que o uso de combustíveis fósseis venha a ser substituído pelos biocombustíveis e a eletricidade (produzida por energias renováveis do sol e do vento), mesmo assim toda a cadeia produtiva dos automóveis vai continuar tendo um grande impacto negativo sobre o meio ambiente. E o impacto vai ser realmente preocupante quando a frota mundial chegar a 3 bilhões de veículos automotores em 2050.
ARTIGO José Eustáquio Diniz Alves, colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br
FONTE:
PORTAL ECODEBATE
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