Pages

sábado, 29 de setembro de 2012

Índice de desigualdade no Ceará em 2011 é o menor dos últimos 30 anos

Imagem Google

Fortaleza - A desigualdade de renda no Ceará, em 2011, atingiu o valor de 0,5397 do Índice Geni, resultado mais baixo alcançado tanto nos últimos dez anos (2001 a 2011), como nos últimos 30 anos. A mensuração da desigualdade de renda é realizada com o cálculo de alguns indicadores, dos quais se destaca o Índice de Gini, cujo valor se limita no intervalo entre zero – que corresponde a total igualdade - e um (1), que representa a completa desigualdade.

A constatação está no Enfoque Econômico nº 48 (setembro) – Desigualdade de Renda no Ceará Atinge Nível Mais Baixo das Últimas Décadas, que acaba de ser divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. Os dados  para o cálculo do Índice de Gini do Ceará foram obtidos a partir das últimas edições da Pesquisa por Amostra de Domicílios ( PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nas últimas duas décadas do século XX, a desigualdade de renda no Ceará mensurada pelo índice de Gini ficou em valores quase sempre maiores que 0,6. Ao longo da década de 80, o índice mostrou valores entre 0,59 (em 1981) e 0,65 e 0,66 (entre 1988 e 1989). Durante os anos de 1990, em nenhum momento o índice ficou abaixo de 0,61. Na década de 2000 o índice de Gini mostra uma redução histórica da desigualdade de rendimentos.

De acordo com o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, no Ceará a desigualdade de renda apresentou uma forte queda de 0,61 em 2001 para 0,567 em 2003; e entre 2005 e 2006, quando caiu de 0,58 para 0,548. Desde então vem mantendo uma tendência de queda mais lenta. Mesmo com a desaceleração na redução na desigualdade de renda nos últimos cinco anos, o Índice de Gini calculado para o Ceará atingiu, em 2011, o valor de 0,539, o menor da série histórica.

ipece

DÉCADAS

Após duas décadas (anos 80 e 90) em que os indicadores de desigualdade de renda apontavam a grande discrepância da distribuição de riquezas no país, a década de 2000, de acordo com o professor Flávio Ataliba, apresentou uma nova trajetória com a redução das disparidades de rendimentos. No estado do Ceará, que já foi reconhecido como um dos mais desiguais, a distribuição da renda apresentou uma melhora significativa na última década.

Ele observa a desigualdade tem um impacto direto sobre o bem-estar social de uma população, uma vez que as sociedades têm preferência por equidade considerando-a como um traço de justiça social. Um nível de desigualdade muito elevado impõe uma série de custos sociais e econômicos à atividade produtiva e à sociedade.

Para Vitor Hugo Miro, que coordenou a elaboração do estudo, a composição da renda das famílias cearenses não sofreu tantas alterações entre 2001 e 2010.  Os rendimentos do trabalho diminuíram a sua participação em 1 por cento nos 10 anos considerados, em detrimento do ganho em mesma proporção dos outros rendimentos. Essa elevada participação dos rendimentos do trabalho é um ponto chave para a compreensão da dinâmica da redução da desigualdade.

Mas se  a composição não mudou muito a ponto de provocar grandes mudanças no Índice de Gini – explica Vitor Hugo -, a concentração dos rendimentos que compõem a renda avançou significativamente. É possível observar que a medida de concentração dos rendimentos do trabalho e de outras fontes diminuiu ao longo da década de 2000. O trabalho completo pode ser acessado no www.ipece.ce.gov.br.

Assessoria de Imprensa do Ipece
Pádua Martins - 85 3101.3508

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

Domésticas deixam de ser o maior grupo entre trabalhadoras

Imagem Google

Brasília - O aquecimento do mercado de trabalho, com queda nas taxas de desemprego, também está provocando mudanças no tipo de ocupação das brasileiras. Com mais ofertas de emprego em atividades variadas e melhores níveis de qualificação, elas vão assumindo, aos poucos, novas funções e, pela primeira vez, o trabalho doméstico deixou de ser a primeira opção para garantir o sustento próprio e da família entre as mulheres no país.
Um levantamento realizado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, revela que o contingente de faxineiras, babás, cozinheiras e responsáveis por serviços gerais nos domicílios perdeu espaço para outras ocupações.
A pesquisa foi apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na semana passada e demonstrou que as comerciárias assumiram a liderança do ranking das atividades desempenhadas pelas mulheres, empregando 7 milhões de brasileiras (17,6%). Em segundo lugar estão as trabalhadoras em educação, saúde e serviço social.
As empregadas domésticas, que sempre vinham no topo da lista como categoria que mais emprega mulheres no Brasil, apareceram em terceiro lugar. Essa categoria caiu de 6,7 milhões, há três anos, para 6,2 milhões no ano passado, correspondendo a 15,7% do total das trabalhadoras. Em 2009, o percentual de domésticas entre as trabalhadoras era 17%.
A coordenadora dos programas de educação e cultura da SPM, Hildete Pereira, explicou que esse movimento já poderia ter ocorrido na Pnad 2009, principalmente em função da maior qualificação das mulheres e da diversificação do mercado de trabalho. Porém, com a crise financeira internacional em 2008, o comércio se viu obrigado a enxugar as contratações. Ela acredita que a migração para outras atividades representa um ganho importante em termos de condições de trabalho para essas mulheres.
“A sociedade não vê o trabalho doméstico como vê o de uma comerciária, por exemplo. Embora a categoria tenha registrado conquistas importantes, muitas trabalhadoras domésticas ainda sofrem jornadas de trabalho extremamente altas e não têm carteira assinada”, avaliou.
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

Hebe Camargo, morre Rainha da TV aos 83 anos

Hebe Camargo 

Morreu na madrugada deste sábado (29), aos 83 anos, a apresentadora de TV Hebe Camargo. Ela teve uma parada cardíaca enquanto dormia em sua casa, no Morumbi, em São Paulo. Hebe lutava desde janeiro de 2010 contra um câncer no peritônio.
No dia 27 de agosto, Hebe Camargo recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein, onde ficou internada por 13 dias para um tratamento de suporte nutricional e metabólico. Em 2010, Hebe descobriu um câncer no peritônio, a membrana que envolve o aparelho digestivo. Ela retirou o tumor e fez sessões de quimioterapia.
Hebe foi um dos maiores ícones da história da TV brasileira. Filha de Ester e Fego Camargo, ela nasceu no dia 08 de março de 1929, data em que também é comemorada o Dia Internacional da Mulher, em Taubaté, São Paulo. Teve uma infância humilde, mas sua trajetória de sucesso lhe proporcionou grandes contratos nas maiores emissoras do País.
Lembrar da carreira de Hebe Camargo é traçar a história da TV no Brasil. Ela começou a vida artística na década de 40 como cantora no quarteto Dó-Ré-Mi-Fá com sua irmã Estela e as primas Helena e Maria. O grupo acabou três anos depois e Hebe e Estela criaram a dupla caipira chamada Rosalinda e Florisbela. Como a parceria durou pouco, Hebe resolveu seguir carreira solo e ficou muito popular na época.
Hebe foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira, no bairro do Sumaré, em São Paulo, em 1950. Mas não apareceu no evento, sendo substituída por Lolita Rodrigues, de quem foi amiga sua vida toda. Na época ela alegou estar doente, mas em 2007 confessou em um programa de TV que não quis aparecer porque acompanhou o namorado em uma festa e também porque considerava a letra do hino horrível.
A carreira de cantora continuou e ela gravou um disco em homenagem a Carmem Miranda. Com isso, ganhou o título de Estrelinha do Samba e, posteriormente, A Estrela de São Paulo. Hebe chegou a participar de filmes de Mazzaropi (1912-1981) e contracenou com Agnaldo Rayol em um deles.

Apresentadora 

Hebe inicialmente substituiu Ary Barroso num famoso programa de calouros e todos perceberam seu talento como apresentadora. Em 1955, ela mudou radicalmente o seu visual, de cabelos pretos para loiros, como ficou conhecida até sua morte. Passou a apresentar o primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres, na TV Paulista, Canal 5, antecessora da Globo. Nessa época, chegou a apresentar cinco programas por semana.

O formato da atração já era semelhante ao programa que teve até a sua morte. Ela recebia convidados famosos em seu sofá. Entre uma das participações mais célebres está a do doutor Barnard, que fez o primeiro transplante de coração do mundo.
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

65% dos aliados da Presidentente Dilma poderá vencer nestas eleições municipais, conforme levantamento do PT



Partidos aliados ao governo da presidenta Dilma Rousseff caminham para vencer as eleições municipais deste ano em cerca de dois terços das cidades com mais de 150 mil eleitores, segundo levantamento feito pelo PT e obtido pela agência Rede Brasil Atual. Os números têm por base balanços atualizados de pesquisas públicas e internas. Ao todo, há 119 municípios nessa faixa, mas em 21 deles não havia pesquisas recentes até o fechamento do relatório. 
Os candidatos de legendas aliadas ao Planalto despontam em primeiro lugar em 65% das demais 98 cidades – sendo 20 do PT, 15 do PMDB, 13 do PSB, 7 do PDT e 3 do PP, entre outros. O PT também aparece bem posicionado em 15 das 83 cidades em que pode haver segundo turno (mais de 200 mil eleitores), incluindo oito capitais: Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Porto Velho, Cuiabá, Rio Branco, São Paulo e Goiânia.
Nesse recorte, a disputa mais embolada ocorre em Porto Velho (RO). Pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (26/09) mostra Lindomar Garçon (PV) liderando com 29% das intenções de voto. Como a margem de erro é de 4 pontos percentuais, quatro candidatos aparecem tecnicamente empatados em segundo lugar: Mário Português (PPS) com 17%, Mauro Nazif (PSB) com 16%, Mariana Carvalho (PSDB) com 15% e Fatima Cleide (PT) com 12%.
Em Salvador (BA), segundo Ibope da quinta-feira, (27/09), a situação está mais bem definida: o petista Nelson Pelegrino tem 34%, seguido por ACM Neto (DEM), com 31%
Na capital da Paraíba, João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) aparece em primeiro lugar com 29%, de acordo com Ibope do dia 21. Lutam pelo segundo posto Cícero Lucena (PSDB), com 20%; José Maranhão (PMDB), com 18%; e Estela Bezerra (PSB) com 14%.
Em Fortaleza (CE), há equilíbrio entre três candidatos, mas Elmano Freitas (PT) sobe nas intenções de voto e, segundo o Datafolha divulgado na última quinta-feira, (27/09), já está com 24%, ultrapassando Moroni Torgan (DEM), que tem 18% ficou atrás também de Roberto Claudio (PSB), com19%.
Em Cuiabá (MT), as pesquisas mostram Mauro Mendes (PSB) liderando com38%, tecnicamente empatado com Lúdio Cabral (PT) com 36%. Em Goiânia (GO), o candidato do PT, Paulo Garcia, tem 38% e é seguido de muito longe por Jovair Arantes (PTB), com 11,5%. Na soma de votos válidos, Garcia pode vencer no primeiro turno.
Na capital do Acre, Rio Branco, Marcos Alexandre (PT) lidera com 43%, à frente de Tião Bocalom (PSDB), que está com 39%. O movimento é de queda do tucano e de ascensão do petista.
Na capital de São Paulo, as pesquisas mostram Fernando Haddad (PT) brigando pelo segundo lugar com José Serra (PSDB), na casa dos 18%, enquanto Celso Russomano (PRB) lidera com índices que vão de 34% a30%.
Além dessas oito capitais, os petistas também acreditam que podem virar o jogo em Belo Horizonte. O quadro atual, porém, mostra Márcio Lacerda (PSB) à frente de Patrus Ananias (PT) e em condições de vencer no primeiro turno, já que lá a disputa ficou polarizada entre os dois candidatos.
Disputas locais
Embora as pesquisas apontem o fortalecimento dos partidos que dão sustentação parlamentar ao governo Dilma, criando condições favoráveis para o projeto de reeleição em 2014, no plano local essas legendas muitas vezes atuam em campos opostos e travam disputas encarniçadas, tanto na política como nas concepções ideológicas e programáticas. 
É o que acontece hoje em municípios como Londrina (PR), Caxias do Sul (RS), São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Santo André (SP), Cuiabá (MT), Recife (PE) e Fortaleza (CE), entre muitos outros. O cenário embaralha a lógica tradicional da política e confunde a cabeça do eleitor. Em São Paulo, por exemplo, a campanha petista detectou que muitos eleitores potenciais do PT teriam migrado para Celso Russomanno, cujo partido, o PRB, está na base de apoio do governo federal.
Para a cientista política Maria Victoria Benevides, sem uma reforma política essas situações muitas vezes desconfortantes vão continuar. “Alianças muitas vezes espúrias, que não se dão em torno de propostas comuns ou ideologias, mas que são meras alianças eleitorais, muitas vezes exigem um preço elevado, exigem concessões”, disse. “Precisamos de uma reforma que exigisse mais autenticidade nas alianças, em torno de propostas políticas, ideológicas e programáticas”, disse a professora, que acrescentou: “Não sou contra alianças, mas contra a confusão que o atual sistema gera na cabeça do eleitor, e que faz ele acreditar que só existe política para politicagem, e não como um meio de organizar a sociedade”.
Maria Victoria Benevides defende uma reforma que faça valer de fato a fidelidade partidária, financiamento público de campanha, que mexa na questão do tempo de TV da propaganda eleitoral. “Grandes acordos são feitos para maximizar o tempo na TV”, constatou.
Embora afirme que todo o nosso sistema político “deva passar por uma revisão séria”, ela não crê que tal reforma passe no Congresso Nacional. Teria de ser feita com “amplo apoio popular e mobilização da sociedade civil”, disse. “Se depender só do Congresso, não acredito que saia. Já ouvi de políticos que aprovar uma reforma poderia ser um ‘suicídio político”.
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Consumo de álcool por vias anal e vaginal preocupa médicos


Adolescentes têm assutado pais e médicos com consumo exagerado de álcool via anal, vaginal e até pingando no olho  
Recentemente, um jovem americano foi hospitalizado em coma alcoólico depois de introduzir uma grande quantidade de vinho por meio de um tubo inserido no reto.

Além de consumir bebida via anal, vários jovens no mundo têm assustado pais e médicos com métodos nada convencionais de se embriagar. Nos Estados Unidos e Europa, vídeos se espalharam na internet com adolescentes pingando vodca nos olhos, método chamado por eles de "vodka eyeballing". Meninas que encharcam absorventes internos de álcool e os colocam na vagina também tem parecido uma prática difundida, além de beberem álcool em gel.

Segundo a Dra. Zila Van Der Meer Sanchez, pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), da Unifesp, os adolescentes que chegam aos prontos-socorros alcoolizados usam menos destas práticas no Brasil do que em outros países, apesar de casos terem sido registrados.

“Os riscos para quem consome álcool desta maneira são exatamente os mesmos de métodos convencionais. O que conta é a quantidade de álcool ingerida, porque independente de onde for, o corpo vai absorver do mesmo jeito”, explicou ao Terra.

O clínico geral do Hospital das Clínicas, Dr. Arnaldo Lichtenstein, também alerta para o uso cada vez maior de álcool. “O grande problema é o uso abusivo do álcool, independente da via”.
No entanto, além do comportamento extremamente invasivo ao corpo, o ânus, por exemplo, tem mais terminações nervosas e mucosas mais expostas, o que causa uma absorção mais rápida e compromete a percepção da quantidade ingerida.

“Se for tomando de pouquinho em pouquinho, a pessoa vai sentindo e consegue identificar mais fácil a hora de parar. Mas, mesmo assim, depois de parar ainda há uma grande quantidade de álcool no estômago para ser metabolizado e, neste ponto é comum as pessoas passarem mal, vomitarem e colocarem para fora o que ainda não foi absorvido. No entanto, nestes casos de consumo por outras vias, a substância vai ficar ali até ser completamente absorvida”, informou.

Além do estômago e intestino, o álcool é mais rapidamente absorvido pelas mucosas do corpo, desde a boca até o ânus e a vagina. “A absorção é muito grande pelas mucosas. Se você bebe uma taça de vinho e demora uma hora ou duas para ser processado, o consumo pela mucosa leva minutos”, explicou o Dr. Arnaldo Lichtenstein.

“O problema é que o álcool é irritante. Do mesmo modo que irrita o estômago, vai irritar o olho e causar uma conjuntivite, no ânus e na vagina vai acontecer a mesma coisa e pode gerar problema sérios a curto, médio e longo prazo”, esclareceu o clínico do HC.

Os adolescentes que bebem álcool em gel podem ter reflexos no fígado. “Você vai sobrecarregar seu fígado com as substâncias que têm no produto, além do álcool. Pode intoxicar e vai retardar o metabolismo”, informou a Dra. Zila Van Der Meer.

Vale ainda esclarecer que a exceção é pingar bebida no olho, prática que não tem efeito nenhum. “Esta história de pingar nos olhos, teria que ser um caminhão de álcool para deixar bêbado. Nesta região não tem nenhuma relação fazer isto”, comentou a especialista.

Em relação ao consumo via anal, ela esclareceu ainda: “pode dar uma concepção de violência sexual. Vai além do álcool, pode ter caráter de uma agressão sexual”.

O Dr. Arnaldo Lichtenstein ressaltou que a procura pelo prazer sexual também vem junto nestas práticas. “Isto é a busca pelo prazer mais rápido que está sendo misturado com sexualidade. São duas grandes sensações de busca de prazer”, explicou .

Ele alertou ainda que estas práticas não muito comuns acontecem há bastante tempo, mas o que mais preocupa é a quantidade exagerada de álcool que tem sido colocado em questão. “Esta busca desenfreada por sensações de euforia e anestesia é muito preocupante. Alguns pacientes falam em anestesia e usam estes meios mais rápidos para conseguir não só a desinibição que o álcool produz”, concluiu.

TERRA

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Finlândia, Show Internacional em Quixadá


Foto: Kazuo Kajihara
Quixadá – Atração internacional se apresenta em Quixadá considerada berço da música cearense e um celeiro de cultura. Um acordeão, violoncelo, piano e elementos eletrônicos são as ferramentas para essa viagem sonora, atualmente na tour Carnavales, um disco temático com vários ritmos,  como tango, milonga e baião, bossa nova.  Com um show vibrante, intenso e rico de conteúdo, o duo já passou pela Finlândia, Alemanha, Bolívia, Peru, Costa Rica, Argentina, e Portugal.
Eles já circularam em mais de 15 países, sendo aclamados pela critica por onde se apresentam. O grupo chega ao Interior do Ceará por iniciativa da Mandacaru Cultura & Entretenimento, produtora independente que vem realizando espetáculos alternativos.
O Finlandia se apresenta a partir das 23 horas no The Point Club, antigo Voa Dois, no Centro de Quixadá. Ingressos a R$ 5,00.  Mais informações > (88) 9643.3526

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

Datafolha divulga pesquisa para O POVO, o candidato do PT Elmano toma a dianteira



Fortaleza - “A dez dias do 1º turno das eleições em Fortaleza, o candidato do PT a prefeito, Elmano de Freitas (PT), subiu oito pontos percentuais desde a última pesquisa O POVO/Datafolha e aparece agora com 24%. Ele está tecnicamente empatado na liderança com Roberto Cláudio (PSB), que oscilou dentro da margem de erro e passou de 17% para 19%. Moroni Torgan (DEM) caiu quatro pontos percentuais e agora tem 18%. A diferença dele para Elmano está no limite máximo da margem de erro, de três pontos percentuais, considerada a variação para mais ou para menos. O Datafolha considera estatisticamente improvável o empate técnico entre o petista e o candidato do DEM.

Já Heitor Férrer (PDT), após ser o candidato que mais cresceu na rodada anterior do Datafolha, não sustentou a tendência de alta. O pedetista oscilou negativamente um ponto e ficou com 13%.

Votos válidos

Pela primeira vez, o Datafolha trouxe também o resultado em votos válidos – que é a forma como será divulgado o resultado oficial da eleição pela Justiça Eleitoral. Nesse cálculo, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Nessa situação, Elmano tem 27%, Roberto Claudio 22% e Moroni 21%. O Datafolha ouviu 1.143 eleitores de Fortaleza. A pesquisa foi realizada anteontem e ontem. O número de registro no Tribunal Regional Eleitoral é CE-00079/2012.


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

Irregularidades no pleito tem dado trabalho aos fiscais eleitorais



Quixadá – Com o acirramento nas campanhas eleitorais deste ano tem preocupado o dirigentes do TRE em todo o Ceará, foram registrados diversos incidentes e até atentados a candidatos. Em Quixadá não tem acontecido diferente, os comícios que são realizados nas localidades os militantes estão sendo agredidos e muitas vezes apedrejados pelos adversários.
Os Fiscais do Cartório Eleitoral da 6ª Zona tem tido bastante trabalho nesta reta final de Campanha, constantemente chegam denuncias de irregularidades pelas duas coligações, placas irregulares, propaganda de volante com som acima do permitido. Até pesquisas realizadas em Quixadá, pois falsos pesquisadores indagam quando o eleitor se diz votar em um certo candidato porque não vota no outro e ainda por cima critica o eleitor, várias denuncias tem chegado a imprensa local.
Quem perdeu seu titulo eleitoral tem até hoje (27), para retirar a segunda via do seu documento nos cartórios eleitorais, é gratuito, a retirada tem que ser na cidade em que vota e recebe o novo documento imediatamente. Para retirar basta apresentar uma cópia do documento de identificação oficial com foto.
Mais Informações:
Cartório Eleitoral da 6ª Zona – 88 3412 0990
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

Acidentes de trânsito movimentam o plantão policial



Quixadá – Nesta quarta feira (26), um trânsito tumultuado na região da Avenida José Caetano no bairro lagoa pela obra de um canal deixando uma parte da avenida interditada e a intensidade de veículos na via tem ocasionado diversos acidentes, nesta manhã mais um registro onde a Sra. M.A.F. transitava em sua bicicleta e foi colhida pela motocicleta Honda/Fan 125, pilotada pelo Sr. Francisco André que socorreu a vitima ao Hospital Municipal Dr. Eudasio Barroso após ser atendida não foi constatado nenhuma escoriação. Ocorrência atendida pela RD 1244 que adotou todas as medidas cabíveis.

Na tarde por voltas das 16:40hs, na CE-060, na entrada do Distrito de Califórnia a 20km da sede de Quixadá um acidente de trânsito entre uma motoneta e uma caminhoneta onde o motoqueiro o aposentado E.C.S. residente no distrito de Califórnia ao bater em uma caminhoneta carregada de anéis  e o motorista evadiu-se rumo a Itapiúna. A vitima foi socorrido para unidade hospitalar de Quixadá onde após os primeiros atendimentos foi transferido par a capital cearense. O condutor foi interceptado na cidade de Capistrano e conduzido para a Delegacia de Aracoiaba, para prestar depoimento.     

12 ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
Quartel do Comando do 11° Batalhão Provisório em Quixadá
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
Contato: (88)3445-1042  / 190

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Acusado de roubo é baleado ao tentar fugir da policia


Quixadá – Na tarde desta terça feira (25), na zona rural de Quixadá cerca de 45 km no Distrito de Cipó dos Anjos um acusado de participação do roubo de um malote com R$ 35 mil reais na cidade de Baturité foi baleado ao tentar empreender fuga sendo atendido no Hospital Maternidade Jesus Maria José, atraindo a presença de curiosos pela concentração de policiais naquela unidade hospitalar.
David William Lázaro, (DEIVIN), após sua prisão na ultima segunda feira pelo Delegado Regional Dr. George Monteiro e sua equipe por determinação judicial que decretou a prisão preventiva do mesmo. A tentativa de fuga conforme a policia ocorreu quando o mesmo se prontificou colaborar com a policia, sua transferência para a capital cearense logo após sua prisão na mesma segunda feira. Com a disposição de colaboração retornou a Quixadá quando tentou fugir e foi baleado, mas a policia afirma que o mesmo não corre risco de morte. 

12 ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
Quartel do Comando do 11° Batalhão Provisório em Quixadá
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
Contato: (88)3445-1042  / 190

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

IBOPE tem pesquisas impugnadas pela justiça eleitoral


São muitos os pedidos deferidos pela Justiça Eleitoral, contra o IBOPE, em todo o país.

Em um rápido levantamento,  pode identificar questionamentos da Justiça Eleitoral em relação à lisura dos dados divulgados pelo IBOPE nos estados de Rondônia, Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará e Amazonas.
Suspeitas de fraude nos questionários que projetam o segundo turno estariam induzindo a resposta do entrevistado para o favorecimento de determinado candidato.
Em recente decisão do TRE do Acre (semana passada), a juíza da primeira zona eleitoral de Rio Branco, Maha Khouzi Manasfi e Manasfi, considera em sua sentença que o Ibope feriu o princípio da igualdade de disputa ao elaborar questionário para o segundo turno com apenas dois candidatos. “Não é legítimo o Ibope – que não deveria exercer nenhuma parcela de poder – estabelecer previamente quem ficará na disputa ou nomear quem ele ache conveniente permanecer”, disse a juíza.
O fato apontado na maioria dos pedidos de impugnação das pesquisas realizadas pelo IBOPE, é a colocação de apenas dois nomes no cenário do segundo turno, sem testar junto ao eleitor as variações com os demais candidatos que figuram na disputa eleitoral, tirando, assim, a legitimidade do resultado e conduzindo a eleição para um caminho pré-estabelecido para a conveniência de alguém.
“O cenário político-eleitoral, com esta última pesquisa Ibope, mudou drasticamente de rumo, transformando-o numa comédia apática e patética, com forte apelo para um melodrama vespertino digno de canal livre“, criticou a magistrada em sua sentença.
No Acre já é a segunda vez, no pleito deste ano, que a justiça eleitoral põe em cheque a verdade dos dados apresentados pelo IBOPE. A mesma juíza impugnou a pesquisa que seria divulgada em agosto pela afiliada da Rede Globo, alegando “contaminação” dos questionários.
No último sábado (22), a Justiça Eleitoral também emitiu sentença desfavorável ao IBOPE em Porto Velho (Rondônia). A pesquisa que seria divulgada pela TV Rondônia, também afiliada da Rede Globo, foi impugnada. Mais uma vez, o questionário excluía determinado candidato de possível cenário para o segundo turno. Especialista em Direito Eleitoral, Agnaldo Muniz lembra um caso de erro absurdo no resultado de uma eleição em Rondônia, apresentado pelo IBOPE, e que ficou conhecido em todo Brasil. “Particularmente no caso do IBOPE, esse instituto nunca acertou sondagens em nosso Estado e um dos casos célebres foi quando anunciou que o ex-deputado Chagas Neto teria quase 90% das intenções de voto ao Senado, há alguns anos. O candidato ficou na última posição”.
Na manhã de hoje (24), em entrevista ao Jornal 96 com o jornalista Diógenes Dantas, o juiz eleitoral José Dantas (TRE/RN), revelou que uma recente pesquisa divulgada está sendo investigada por apresentar indícios de manipulação do resultado. José Dantas, porém, não revelou o instituto.
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sindicato dos Comerciários de Quixadá e Região elege nova diretoria para triênio 2012/2015




Apuração dos votos
Quixadá – Nesta segunda feira (24), em Quixadá cidade que fica no sertão central e tem um grande destaque no comercio por ser uma atividade que gera o maior numero de postos de trabalho o Sindicato dos Comerciários de Quixadá e Região – SECQUIXADÁ REGIÃO que  tem um trabalho de fortificação do sindicalismo e defende a classe trabalhadora vem realizar sua eleição sindical onde conta com 21 diretores que pela credibilidade e seriedade que é tratado o trabalhador do comercio em toda a região a chapa única é eleita por unanimidade.

A participação dos comerciários neste momento de transição foi muito importante, uma eleição com 762 votos validos consolidando a seriedade com que o sindicato tem tratado a questão trabalhista e o reconhecimento da classe com a direção que tem trazido muitas conquistas.

Dirigentes Sindicais que participaram do pleito
Dirigentes sindicais estiveram fiscalizando e contribuindo na eleição em Quixadá, o Presidente do Sindicato dos Comerciários de Iguatu Francimar Silva, “presenciamos um grande trabalho realizado pelos colegas a credibilidade junto a classe que demonstrou confiança na direção e estão mais atuante consolidando a finalidade sindical”, afirmou Francimar. Maria José Soares, Secretaria de Politicas Sociais da CUT que participou do pleito achou bastante positiva a formação da chapa onde deu um grande salto a representação feminina, anteriormente apenas cinco representantes eram diretoras e hoje são nove já atendendo a paridade defendida pela CUT, “acredito que esta nova diretoria que esta sendo eleita por unanimidade terá uma maior participação na comunicação interna e externa para divulgação das conquistas e uma maior formação politica dos diretores”, Maria José afirma.

Elizeu Rodrigues Presidente da Fetrace
Elizeu Rodrigues Presidente da FETRACE, "o processo democrático e o trabalho realizado pela diretoria com as mulheres e a juventude trouxe a credibilidade possibilitando uma chapa única onde demonstra a confiança da classe, os comerciários tem um movimento sindical maduro em toda região realizado pela atual diretoria que teve sua renovação em 30% oxigenando com novos membros no movimento sindical". Elizeu afirma que este momento democrático tem apresentado grandes mudanças no comportamento da classe que procura cada vez mais fortificar seus representantes sindicais. 

Cesar Castro presidente reeleito para o comando por mais três anos tem a responsabilidade de continuar o trabalho de defesa dos trabalhadores do Comercio em toda a região, demonstrando o crescimento e o amadurecimento de todos que participam deste movimento em prol da classe trabalhadora.


DIRETORIA EXECUTIVA:
ANTONIO CESAR DE CASTRO - Presidente
MARIA LEOCRICE CEZÁRIO DE CASTRO – Secretária Geral
PEDRO XAVIER ANDRADE – Secretario de Finanças
SAMARA ALVES RAMOS – Secretaria de Imprensa e Comunicação
RAIMUNDO AUGUSTO MAIA JUNIOR – Secretario de Formação Politica e Sindical
FRANCISCO ELIAS DE ARAUJO – Secretario de Gênero Etnia
ROGÉRIO DA SILVA FERREIRA – Secretaria de Assuntos Jurídicos
ANTONIO HÉLIO OLIVEIRA LESSA – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
SUPLENTES DA EXECUTIVA:
ANTONIA CLEANE DE MORAIS ALMEIDA
ANTONIA TAMIRES DA SILVA
CAMILA ALVES LOPES
ANTONIA ANGELICA SALDANHA DA SILVA
DELVANIO SILVA DE ARAUJO
LEANDRO DA SILVA
CONSELHO FISCAL:
FRANCISCO CICERO DANTAS
JOSE VALTER MAIA MONTE
VALDEMIR DA SILVA FERNANDES
SUPLENTE CONSELHO FISCAL:
GABRIELA DA SILVA FERNANDES
DELEGADO REPRESENTANTE JUNTO A FETRACE EFETIVO:
JOSÉ JEBSON DO NASCIMENTO FREITAS
MARIA GEUSIANE SAMPAIO DA SILVA
SUPLENTE DELEGADO JUNTO A FETRACE:
FRANCISCA HELENA RIBEIRO NOBRE BAIA

INFORMAÇÕES:
SEC QUIXADÁ REGIÃO
88 3412 2211
secqxda@gmail.com 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...