Pages

sábado, 12 de novembro de 2011

RIACHO VERDE REALIZA SUA 4ª CAVALGADA EXALTANDO O ESPORTE RURAL


Os Cavaleiros desfilando pela cidade - Fotos Cleumio Pinto
Aconteceu neste dia 12 de novembro a quarta “Cavalgada do Riacho Verde”, um momento de esporte rural que tem acontecido nos distritos de Quixadá e a população têm recebido com um grande entusiasmo estes eventos que acontecem no município.
O idealizador desta cavalgada o agricultor Pedro Wilson, morador do distrito de Custódio, Zona Rural de Quixadá, tem uma verdadeira emoção em ver um sonho realizar-se não só em sua localidade, mas em outros distritos. Lembra que em 2008 quando junto com apenas 19 amigos realizou a primeira cavalgada de Riacho Verde e hoje com mais de 100 cavaleiros e amazonas desfilam por toda cidade mostrando a beleza do esporte rural.
Após concretizar este evento no calendário de Riacho Verde Pedro Wilson passou a bola para a comunidade local. “Este ano temos a expectativa de superar o ultimo ano que estiveram presentes cerca de 124 cavaleiros”, afirma Cesar do Fogão organizador do evento. 
Presidente da ACCENE Raimundo José
Cavaleiros de várias localidades marcaram presença, ACCENE  Associação Cearense dos Cavaleiros de Enduro Equestre com sede em Quixeramobim trouxeram 19 cavaleiros e mais 16 de distritos do município vizinho, o Presidente da Associação Raimundo José afirma que é muito prazeroso participar destas cavalgadas, trocar experiências com cavaleiros de localidades diferentes. “Participamos em diversas cidades do estado e estamos nos preparando para participar fora do Ceará e assim ter contatos com cavaleiros de outros estados” afirmou o Presidente.
Ronaldo Pereira curtindo seu som
O Cavaleiro Ronaldo Pereira de 12 anos participa da cavalgada pela primeira vez e no lugar do chicote ele trouxe uma caixa de som para ouvir durante a caminhada cavalistica e assim se divertir com as musicas que curte. A presença feminina foi em escala menor, porém não faltou a beleza e a delicadeza da mulher do campo. Helena Chagas de Quixadá foi uma das amazonas que participou com um toque de batom e uma suave pintura no rosto para torna-se mais bela diante de tanto cavaleiro. Cavaleiros colocaram caneleiras coloridas em seus animais deixando-os mais bonitos, e foi registrados vários “Jumentos” participando da cavalgada mostrando que hoje ainda se usa muito o jegue no trabalho do dia a dia no sertão.
Ao chegarem à sede do distrito de Riacho Verde, no Parque de Vaquejada Oliveira a festa chega ao seu ápice com uma cavalhada e apresentações culturais culminado com uma grande seresta musical para fechar a 4ª Cavalgada do Riacho Verde. 

CÂMARA APROVA 12 CONCESSÕES DE RÁDIODIFUSÃO




A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou ontem, em caráter conclusivo, 12 projetos de decreto legislativo (PDCs) que autorizam ou renovam, pelo período de dez anos, concessões de serviços de radiodifusão em cinco estados. As propostas, apresentadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, serão enviadas ao Senado.
BAHIA
Rádio Juazeiro Ltda. - Juazeiro
GOIÁS
Associação Comunitária de São Luiz do Norte - São Luiz do Norte
Associação dos Servidores do Transporte Alternativo e de Bairros do Município de Novo Gama - Novo Gama
Sistema Norte de Radiodifusão Ltda. - Mimoso de Goiás
MINAS GERAIS
Associação dos Moradores e Amigos do Serro - Serro
Sociedade Difusora Piumhiense de Radiodifusão Ltda. - Piumhi
Rádio Juriti de Paracatu Ltda. - Paracatu
Rádio Onda Sul FM Stéreo Ltda. - Carmo do Rio Claro
PIAUÍ
Associação Cultural e Educativa de Sussuapara – Sussuapara
RIO GRANDE DO SUL
Associação Liberdade de Cultura e Comunicação - Seberi
EZR Comunicações Ltda. - Passo do Sobrado
FONTE:
Agência Câmara de Notícias

COMISSÃO APROVA ELABORAÇÃO DE PROTOCOLOS PELO SUS PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS



A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira proposta que inclui a elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas entre as atribuições da direção do Sistema Único de Saúde (SUS), em cada esfera de governo.
O texto aprovado pela Câmara obrigava hospitais e maternidades públicos e privados a adotarem o protocolo terapêutico antirretroviral para prevenir a transmissão do vírus da Aids, o HIV, da mãe para o recém-nascido.

Já o substitutivo do Senado diz que compete à direção nacional, estadual e municipal do SUS estabelecer e implementar, bem como divulgar, avaliar e revisar, periodicamente, protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, sem mencionar qualquer doença específica. A proposta acrescenta dispositivos à Lei 8.080/90, que regula as ações e serviços de saúde em todo o território nacional.
O parecer do relator, deputado Dr. Jorge Silva (PDT-ES), foi pela aprovação do substitutivo. “As modificações introduzidas pelo Senado efetivamente aperfeiçoaram a proposição”, disse. “Não seria adequado criar-se lei que abordasse tão somente a implantação de protocolo clínico relativo a uma única patologia específica”, complementou. Para ele, o objetivo inicial foi não apenas preservado, mas também ampliado.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Newton Araújo

FONTE:

CAMPANHA ANTI-RÁBICA HOJE EM TODA CIDADE




A Secretaria Municipal da Saúde segue orientação do Ministério da Saúde e realiza um dia inteiro de vacinação em vários pontos espalhados pela cidade.

Os proprietários de cães e gatos devem ficar atentos aos horários de início às 07h30min e encerramento às 17h.

A ação contará com um time de profissionais da Secretaria de Saúde, que estarão concentrados em pontos específicos na sede do município. Já na zona rural o Centro de Controle de Zoonoses fará um calendário para cada distrito, sendo divulgado anteriormente pelos meios de comunicação local. 

Locais de Vacinação:

Quartel da PM (Bairro Campo Velho)

Creche João e Maria (Multirão- Campo Velho)

Todos os Postos de Saúde da Sede do Município

CRAS Bairro Campo Velho (Antigo CSU – Bairro Alto São Francisco)

Secretaria de Saúde (Av. Plácido Castelo)

Escola Modelo do São João

Escola Pereira das Virgens (Bairro São João)

Comercial Spot Clube (Av. Plácido Castelo / Bairro Triângulo)

São João Dos Pompeus

Ponto de apoio no Bairro Baviera

Colégio Abrão Baquit (Bairro Campo Novo)

FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

XXII FENERCE LEVA MUITOS EMPREENDERES À PRAÇA



XXII Feira de Negócios da Região Centro do Estado – FENERCE tomou conta da Praça da Cultura em Quixadá, onde uma das atrações turísticas do município o famoso “Chalé da Pedra”, recentemente transformado em um retentor da história literária brasileira onde concentra uma justa homenagem à primeira mulher a ingressar à Academia Brasileira de Letras. Raquel de Queiroz carioca de nascimento e Quixadaense de coração tem seu nome que leva ao famoso monumento cravado em uma pedra e ao Centro Cultural que distribui cultura para os Quixadaense.
A tradicional feira realizada pelo SEBRAE-CE com o apoio da Prefeitura de Quixadá reúne anualmente empresários, investidores, comerciantes, artesãos e a população, que aproveita para conhecer as novidades dos mais diversos seguimentos do mercado e suas novas tendências. Vários municípios do estado e até mesmo de estados vizinhos compõem a famosa feira de negócios
Em 2011 várias novidades atraem o público aos mais de setenta estandes espalhados por toda a Praça da Cultura. Empresários e empreendedores apostam na criatividade e inovação como uma forma de atrair clientes, um grande exemplo pode ser visto na intensa movimentação do estande que comercializa sushi e outras especialidades japonesas. A Rede de Mercadinhos em parceria com seus fornecedores colocaram um stand a disposição de seus clientes da Região Centro, tendo lojas além de Quixadá em Ibaretama e Quixeramobim. Na Comemoração do Sexto Aniversário estará com uma premiação de três motos bem disputada pela clientela da Rede.
No ano passado o SEBRAE inovou demonstrando um modelo de Mercadinho. Posicionamento de gondolas, exposição de mercadorias, divisão de setores onde facilita a localização do que se procura em um mercadinho de bairro. Este ano com o crescimento na área da construção civil em nosso município foi montada uma loja de Material de Construção. Os visitantes, clientes e empresários da área aprovaram a ideia, pois ficou provado que os famosos “Depósitos”, onde dificilmente se é organizado consegue ter um maior crescimento. A inovação e treinamento de pessoal além de uma organização na loja facilita ao possível cliente a satisfação de adentrar e consumir neste estabelecimento.
“Trouxemos um conceito bastante moderno, utilizado nos principais centros comerciais do Brasil para que os empreendedores da região possam se apropriar” afirmou Jansen Ferreira, gerente do projeto da loja conceito.
Segundo a articuladora regional do SEBRAE, Wilma Almeida, existe uma grande expectativa em relação à finalidade do evento, que é fomentar e divulgar os empreendimentos e instituições regionais. “Este ano tivemos uma grande adesão principalmente do setor de serviços, e contamos também com uma novidade esse ano, que é o stand conceito de uma loja de construção civil aqui na feira” afirmou Wilma.
XXII FEIRA DE NEGÓCIOS DA REGIÃO CENTRO DO ESTADO – FENERCE
LOCAL: PRAÇA DA CULTURA
DATA: 10 A 12 DE NOVEMBRO DE 2011
HORÁRIO: 18h00min
Maiores informações:
Balcão SEBRAE Quixadá – 88 3412 2392/34120991
Fonte:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ 

PROGRAMA DA PETROBRAS CONCEDE 10.500 BOLSAS A ESTUDANTES EM TODO BRASIL


A Petrobras firmou, nesta semana, parceria com 12 instituições de ensino em todo o País para a concessão de bolsas a estudantes e pesquisadores brasileiros com objetivo de fomentar a formação de mão de obra para o setor de petróleo, gás e biocombustíveis. Com as novas parcerias, 10.500 bolsas de estudos serão concedidas dentro do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH).

O Programa teve início em 2010, quando foram concedidas 4.600 bolsas de estudo e fechadas parcerias com 22 instituições de ensino superior e técnico de todo o País. Com as 12 novas instituições, o programa conta com um total de 34 instituições participantes e mais de R$ 200 milhões investidos.

Reduzir o índice de evasão escolar, aumentar o número de profissionais qualificados no setor e melhorar a qualidade dos estudos desenvolvidos são os principais objetivos do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos. O programa prevê ainda a destinação de recursos para a melhoria da infraestrutura das universidades e institutos federais de educação, assinatura de periódicos, participação em congressos e outras ações.

Os valores das bolsas variam de R$ 350,00 para nível técnico, R$ 450,00 para graduação, R$ 1.248,60 para mestrado e R$ 1.840,00 para doutorado (antes da qualificação da tese) e R$ 2.278,20 (depois da qualificação da tese).

Os recursos destinados ao programa, realizado em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), têm origem na Participação Especial, como  "Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento", existente nos Contratos de Concessão para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural, estabelecidos entre a ANP e os concessionários.

O gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobras, Diego Hernandes, destacou, durante a cerimônia de assinatura das parcerias, a importância do Programa para o setor de petróleo, gás e biocombustíveis. "Para dar conta dos investimentos previstos pela Petrobras e para a enorme carteira de projetos, é fundamental investir em capacitação de pessoas, e o programa, junto com outras iniciativas da Petrobras e da ANP, vem atingindo seus objetivos, além de estimular a criação de novos cursos voltados para o setor de petróleo e gás", disse o executivo.

Para o superintendente de Pesquisa e Planejamento da ANP, Elias Ramos de Souza, que representou a agência no evento, a cláusula de pesquisa e desenvolvimento dos contratos de concessão tem propiciado recursos para o setor. "A inovação e o desenvolvimento tecnológico só acontecem por causa das pessoas, e este é o desafio que está colocado para a ANP e a Petrobras, que é formar mais geólogos, engenheiros e técnicos em todo o País", ressaltou Souza.

FONTE:
AGÊNCIA PETROBRAS

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL JÁ PAGA PENSÃO PARA COMPANHEIROS HOMOSSEXUAIS DE SEGURADOS

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) já paga 1,7 mil pensões para companheiros e companheiras homossexuais de segurados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), mas o tema continua a gerar polêmica na Câmara. O Projeto de Lei 6297/05, do deputado licenciado Maurício Rands (PE), que permite a inclusão de companheiros gays como dependentes, para fins previdenciários, foi debatido nesta quinta-feira (10) em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família. A proposta altera a Lei de Benefícios da Previdência Social (8.213/91).

O diretor do Departamento do Regime Geral da Secretaria de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Rogério Constanzi, informou que desde 2001 já estão sendo concedidos benefícios aos companheiros homossexuais, com base em decisões judiciais.
Segundo ele, a partir de dezembro de 2010, com a publicação da Portaria 513/10 pelo Ministério da Previdência, que reconhece os direitos previdenciários de companheiros gays que tenham mantido relação estável com segurados, o benefício de pensão por morte está sendo concedido administrativamente. Ainda assim, ele ressalta a importância de o Congresso Nacional aprovar o PL 6297/05, para conferir segurança jurídica à medida.
Contanzi ressaltou que, de acordo com o último censo populacional, de 2010, existem 60 mil casais homossexuais no Brasil. “A tendência, com a publicação da portaria, é que o número de pensões requeridas aumente”, opinou.
O Ministério da Previdência regulamentou o assunto com base em parecer da Advocacia Geral da União (AGU) com recomendação nesse sentido. Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável de pessoas do mesmo sexo. A decisão do STF não tem, porém, caráter de norma legal. Já em outubro deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o casamento civil entre homossexuais.

Deputados presentes ao debate criticaram o fato de o Poder Judiciário estar tomando decisões polêmicas antes de o Poder Legislativo se manifestar sobre elas. "O Congresso representa a vontade do povo", disse o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), que solicitou a audiência. “O que manda agora não é lei; é a jurisprudência”, afirmou o deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF). Ele questiona a portaria do Ministério da Previdência, por ter sido editada com base em decisão judicial, e não na legislação.
Procriação
O consultor da Câmara e advogado Francisco Lúcio Pereira Filho afirmou que a Comissão de Seguridade Social deve refletir sobre qual é o conceito de família que quer estabelecer ao analisar o PL 6297/05. Para ele, o conceito de família envolve a possibilidade de procriação.

Na visão do advogado, aprovar o projeto de lei poderia gerar discriminação contra pessoas que também mantêm relação estável de afeto e convívio permanente, mas não fazem sexo entre si, como irmãs solteiras de segurados ou filhas celibatárias com pais viúvos. Segundo o consultor, se o princípio constitucional de igualdade é evocado pelos homossexuais para conseguir direitos previdenciários, também poderá ser evocado por essas pessoas. “Mas a inclusão de todas essas pessoas na Previdência poderia gerar custos muito grandes para a sociedade”, disse.

O representante do Ministério da Previdência Social explicou, porém, que essa hipótese não é possível. Contanzi lembrou que, no RGPS, podem ser beneficiários, na condição de dependentes do segurado, o cônjuge, o companheiro e o filho não emancipado, menor de 21 anos ou inválido. "Por isso a irmã de um segurado do INSS que falece não recebe pensão", explicou.

“Como os critérios legais para a concessão de pensão reconhecem a união estável, e não apenas o casamento, o companheiro homossexual não pode ser discriminado”, complementou o diretor.

O procurador do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Antonio Rodrigo de Sousa, ressaltou que a Constituição protege a família e que em nenhum lugar da Carta Magna está explicitado que esse conceito de família envolve a procriação. "O papel da Câmara, neste instante, é regulamentar o princípio da não discriminação, estabelecida na Constituição", acrescentou.

Para a relatora da proposta, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), “a opção sexual da pessoa não interessa ao Direito Previdenciário”. Ela formulou parecer favorável à proposta e apresentou um substitutivo, que aguarda votação na Comissão de Seguridade Social.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger

FONTE:

CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DA CADEIA

O Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará lança nesta sexta-feira (11), a Campanha de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – 2011. O tema é “Violência Contra a Mulher dá Cadeia. Denuncie. Ligue 180”. O lançamento será às 9h, no Centro Cultural do Bom Jardim (Rua Três Corações, 400 - Bom Jardim), em Fortaleza. Unidade da Defensoria Pública estará no local e haverá programação sócio-cultural.
A campanha visa incentivar a denúncia e desmistificar a impunidade dos casos de violência doméstica e familiar. Por ocasião do lançamento, a unidade móvel da Defensoria Pública receberá denúncias e ações judiciais já poderão sair prontas de lá. Outros serviços vão beneficiar as pessoas da comunidade que comparecerem ao lançamento. Equipe do Sindionibus irá cadastrar idosos para emissão do cartão do “Passe Livre”; cabeleireiros do SENAC, outros profissionais de beleza (maquiadores, manicures) e massoterapeutas atenderão prestarão serviços gratuitos. Haverá ainda atrações culturais locais e a exibição dos filmes “Olga” e “Mulheres do Brasil” na sala de vídeo do Centro Cultural.
O bairro Bom Jardim foi escolhido para o lançamento da campanha por registrar os maiores índices de violência contra a mulher na cidade de Fortaleza, segundo estudos do Observatório de Violência Contra a Mulher (Observem), da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No próximo ano, as mesmas ações serão levadas a outros bairros da capital, informa o Ministério Público.
A Procuradora de Justiça, Maria Magnólia Barbosa, e os promotores de Justiça Valeska Nedehf e Anaílton Diniz, estarão no lançamento da campanha na sexta-feira.. Foram convidados, para a solenidade, procuradores de Justiça, promotores de Justiça da capital e do interior do Estado, desembargadores e demais autoridades da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Em Fortaleza, o Núcleo de Gênero Pró-Mulher está localizando na Rua Waldery Uchoa, 260 – Benfica. 

Mais informações: Núcleo de Gênero Pró-Mulher de Fortaleza – (fone: 85 3214 2673 / 3214 2230)

FONTE:
Agência da Boa Notícia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...