Pages

sábado, 2 de maio de 2015

Vereador César Veras é eleito presidente da UVC

Quixadá
Nesta quinta-feira, 30 a União dos Vereadores e Câmaras do Cerará – UVC, realizou a eleição de sua nova diretoria, na disputa os vereares Cesar Veras (Pros) de Camocim e Hérblh Mota (PMDB) de Baturité. A urna que recebeu os votos dos vereadores do Sertão Central ficou na sede da OAB – Sertão Central em Quixadá. O Vereador Cesar Veras apoiado em Quixadá pela maioria da casa foi eleito, o vereador Higor Carlos de Quixadá faz parte da diretoria da nova mesa diretora da entidade.

César Veras tinha o apoio do deputado federal Domingos Neto (Pros) e outras lideranças da base do governador Camilo Santana (PT) e do ex-governador Cid Gomes (Pros). Ele representava o grupo de oposição ao ex-presidente da UVC Audic Mota (PMDB), atualmente deputado estadual, que apoiou o senador Eunício Oliveira (PMDB) nas eleições de 2014.

O candidato de Audic, Herberlh Mota, era terceiro secretário da UVC na gestão do primo. Repetindo o desempenho do PMDB em Fortaleza nas eleições estaduais, Herberlh teve maioria dos votos na Capital, 127 contra 113 de Veras. A cidade de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) também deu maioria ao peemedebista.

Nas dez sessões espalhadas pelo Estado, César venceu em oito: Aracati, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral, Tauá e Tianguá. Desses, apenas Limoeiro não foi base eleitoral do grupo de Camilo Santana e deu vitória a Eunício em 2014.



quinta-feira, 30 de abril de 2015

Homem cai de parapeito e quebra o pescoço em Milhã

Milhã
A Polícia registrou uma morte curiosa nesta quarta-feira, 29, no município de Milhã no Sertão Central. O trabalhador rural Manuel Neto da Silva, estava deitado no parapeito da varanda de um bar, na vila da localidade de Carnaubinha, quando caiu e morreu. Apesar do parapeito ter pouco mais de 50 centímetros de altura, na queda ele quebrou o pescoço.

Testemunhas informaram à Polícia que a vítima havia consumido muita bebida alcoólica e resolveu dormir no parapeito do bar. Algum tempo depois caiu e quem estava no local achou estranho ele não se levantar novamente. A perícia criminal foi acionada e nos exames não foi constatado nenhum vestígio de violência. A forma como o corpo foi encontrado comprova a morte acidental.

Acadêmicos do Curso de Biomedicina da FCRS atende população na Praça em Quixadá


Quixadá
Acadêmicos do Curso de Biomedicina da Faculdade Católica Rainha do Sertão realizaram durante a manhã desta quarta-feira, 29, atendimento a população de Quixadá na Praça José de Barros.

Os universitários da Faculdade Rainha do Sertão – FCRS, atenderam a população de Quixadá com diversos serviços prestados pelos acadêmicos durante uma ação social. Esta ação vem ao longo das disciplinas apresentadas em sala de aula para a pratica nas praças e comunidades da cidade.


O Professor Ramon Bezerra, coordenador da ação afirmou que os alunos vem realizando a cada bimestre ações de atendimento à população, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Este serviços são realizados em todos os cursos da Faculdade, a principal objetivo deste atendimento é o social e mostras para os alunos a necessidade de profissionais competentes para atender a população.



Os serviços ofertados pelos universitários aos usuários que estiveram sendo atendidos na Praça José de Barros nesta manhã; exames de glicemia, tipo sanguíneo e ainda verificação de pressão entre outros. Maria José da Silva, 52 anos, uma das usuárias atendida no projeto falou a nossa reportagem que é muito importante este trabalho e que ajuda a população mais carente que não tem condição de realizar os exames particulares, “as meninas trata a gente tão bem” disse Maria José. 

Reforma em andamento ampliará número de leitos em Quixeramobim

Quixeramobim
Em Quixeramobim, no Centro do Estado, neste fim de semana, um leitor, que preferiu não se identificar, flagrou pacientes do Hospital Regional Pontes Neto, segundo ele, sob risco de infecção. Com infiltrações no teto de alguns leitos, uma água escura escorria pelas paredes de uma área onde estavam acomodados três pacientes pós-operados. Uma demonstração da falta de leitos, ressaltou em sua denúncia.
Segundo a secretária de Gestão Hospitalar de Quixeramobim, Rejane Bastos, a infiltração realmente ocorreu, em consequência das últimas chuvas registradas na região. Todavia, assim que o problema foi detectado os serviços de reparo foram iniciados no teto daquela área clínica cirúrgica, a antiga existente no Hospital Pontes Neto. Aquele setor do centro hospitalar está sendo restaurado, informa. Estão sendo investidos R$ 150 mil em recursos do próprio Município, para recuperação da ala antiga. As obras deverão estar concluídas dentro de 60 dias, ainda de acordo com as suas informações.
Quanto ao número de leitos, atualmente o Hospital Regional de Quixeramobim conta com 72. Cerca de 50 a 55 pacientes de várias cidades da região, dentre elas Senador Pompeu, Milhã, Solonópole, Pedra Branca, Banabuiú e até de Quixadá, estão internados. Por enquanto o hospital polo da cidade vizinha não está contando com seu centro cirúrgico, daí, os pacientes de lá, de Quixadá, com necessidade de cirurgias de traumo-ortopedia, também estão sendo encaminhados para o hospital polo Pontes Neto, ressalta a secretária.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Imagens revelam precariedade


Adolescentes do CREA-Campo Novo encenam “Paixão de Cristo” na periferia de Quixadá.

Quixadá
Jovens e adolescentes do CREAS do bairro Campo Novo na periferia de Quixadá apresentam pelas ruas do bairro a encenação da “Paixão de Cristo” no encerramento das comemorações da pascoa.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS do bairro Campo Novo, realizou nesta quarta-feira, 29, o encerramento das comemorações da pascoa com a realização da encenação da peça teatral Paixão de Cristo com os adolescentes que participam do CREAS e atores convidados da Fundação Cultural.

O envolvimento da comunidade que participaram como figurantes ao longo da Avenida Presidente Vargas por onde o cortejo cênico passou. Além da colaboração dos moradores que disponibilizaram em suas residências a utilização da rede elétrica para a narração da peça ao longo da apresentação.


O elenco envolvido na apresentação são jovens adolescentes que participam das atividades no Centro do bairro, 29 atores e atrizes emocionaram os moradores do trecho por onde os artistas demonstraram sua capacidade de desenvoltura e capacidade com o teatro.

A Coordenação e os Técnicos que fazem o CREAS do Campo Novo agradecem a todos que contribuíram para esta realização e em especial a população do bairro que ao longo dos anos tem se entregado nas atividades realizadas no Centro de Referência. 

Homem é executado enquanto assistia TV no sofá de casa na zona rural de Quixadá

Quixadá
Homem é assassinado dentro de casa enquanto assistia TV, atingido por um tiro de espingarda 12, socorrido mas não resistiu e foi a óbito.

O quinto crime registrado na terra dos monólitos nesta final de Abril, em um espaço de seis dias foram contabilizados pelas autoridades policiais cinco homicídios somente nesta cidade do Sertão Central, quatro com arma de fogo e um com arma branca.

Na noite desta quarta-feira, 29, a polícia registra mais um homicídio em Quixadá, o quinto nos últimos seis dias. Klimerio André Sampaio é atingido por um tiro de espingarda calibre 12 enquanto assistia TV em casa. Segundo informações colhidas no local o tiro foi efetuado pela frecha da porta, o crime aconteceu no Distrito de Juatama a 18 km da sede.

Mesmo socorrido ao hospital Eudasio Barroso não resistiu aos ferimentos e veio a óbito minutos depois de chegar na unidade hospitalar. A Delegada Ana Claudia Nery deverá instaurar inquérito policial para apurar o crime. 

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Danilo Forte acompanha quixadaenses e intervêm em audiência com o Ministro da Saúde para levar faculdade para Quixadá

Brasília
Motivo foi uma informação no número de leitos existentes em Quixadá postada pela prefeitura; Ministério da Saúde exige 80 leitos para atendimento básico, município informou que possuía 61


Uma comitiva de quixadaenses que se reuniu com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta quarta-feira, 29, ouviu que o Ministério apoia a abertura do curso de medicina no município. Entretanto, “devidos as atuais regras”, Chioro descartou que isso aconteça já com o edital aberto que seleciona novas faculdades de ciências médicas.
Segundo o ministro, o motivo do descarte foi uma informação errada postada pela prefeitura no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério. A prefeitura de Quixadá informava que os leitos existentes para atendimento básico era de 61. O número mínimo exigido é de 80.


Acordo judicial
Após ouvir a alegação de Chioro, alguns integrantes da comitiva perguntaram se haveria chances de uma retificação. No qual o ministro prontamente respondeu: “para este edital, não”. Com isso, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) interveio e lembrou a possibilidade do município receber, ainda, neste momento a faculdade de medicina por meio de um acordo judicial.
“Pode-se tentar no acordo judicial a retificação da informação errada. Basta que a negativa que instrumentalizou a decisão por parte do Ministério da Saúde foi uma informação passível de erro e que o Ministério aceita a retificadora. Feita a retificação se preenche esta lacuna que foi arguida para ser a negativa no processo e pode-se abrir o procedimento de acordo judicial que incorporaria esta nova situação”, falou o peemedebista.

Decisão é do MEC
No final, Chioro ressaltou que a “palavra final” sobre que município da região dos Sertões Cearense será escolhido para receber a abertura do curso de medicina será dada pelo Ministério da Educação (MEC). “É lá que se vai dar esta decisão”, disse.


Histórico
Quixadá tenta ser incluída no edital, já aberto, para receber o curso. Os municípios que estão aptos pelo edital são: Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas. No entanto, os membros da comitiva quixadaense argumentam que o município é o que melhor dispõe de condições para receber uma faculdade de medicina.

Danilo Forte concorda que Quixadá tem uma boa infraestrutura para receber um curso de medicina. Entretanto, ele ressalta que o edital não pode ser visto como um torneio ou uma gincana para ver quem é o vencedor.

Polícia registra segundo homicídio em menos de 24 horas em Quixadá

Quixadá
O eletricista Antonio Sousa Marinho, mais conhecido como “Tonhão”, foi a última vítima de morte por arma de fogo em Quixadá. Conforme informações da Polícia ele foi assassinado no início da noite desta terça-feira, 28, no bairro Campo Novo, um dos mais populosos desta cidade do Centro do Estado. A vítima foi atingida por três disparos na cabeça, provavelmente de pistola calibre .40.
De acordo com os levantamentos preliminares feitos pelos policiais que atenderam a ocorrência, a vítima chegava em sua residência quando foi abordada por dois indivíduos. Um suspeito foi detido e levado para a Delegacia Regional da Polícia Civil. O nome dele e nem o motivo do crime foram revelados. A delegada Anna Claudia Nery está investigando o caso.

Na noite anterior, o desocupado Katriel Batista do Nascimento Fernandes, 18 anos foi preso e autuado em flagrante delito por envolvimento na morte da aposentada Margarida Carneiro de Sousa, de 75 anos de idade. De acordo com a Polícia Katriel auxiliou um adolescente, apreendido, na tentativa do homicídio de um desafeto. A vítima reconheceu o menor, de 17 anos, como sendo o autor dos tiros. Um deles atingiu a idosa.

Centec abre inscrições para vestibular em Quixeramobim

Quixeramobim
Em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) abriu inscrições abertas para o vestibular dos cursos superiores tecnológicos e processo seletivo dos cursos técnicos de nível médio em Quixeramobim.
Segundo o Centec, a unidade regional do Sertão Central, Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) localizada em Quixeramobim, está oferecendo os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e em Agronegócio e a primeira turma do curso técnico em Panificação. Cada curso conta com 45 vagas. As aulas acontecerão no período noturno.
Além de Quixeramobim, o Centec também abriu inscrições nas suas unidades de São Gonçalo do Amarante, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. No total são 565 vagas com previsão de início das aulas no semestre 2015.2. Todos os cursos são gratuitos. As inscrições vão até o dia 1º de junho e devem ser feitas pela internet no site www.centec.org.br. As provas acontecerão no dia 21 de junho, das 9h às 13h. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.

Juiz promove mobilização para agilizar processos em Quixadá

Quixadá
Começou nesta segunda-feira, 27, e segue até a próxima quinta-feira, 30, a I Semana da Infância e Juventude da Comarca de Quixadá. De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCe), trata-se de uma iniciativa do juiz Fabiano Damasceno Maia, da Vara da Infância e Juventude, neste município do Sertão Central, com o objetivo de agilizar a tramitação de processos referentes a crianças e adolescentes.
Conforme o magistrado, que é titular da 3ª Vara da Comarca, serão analisadas ações relativas a medidas de proteção, pedidos de adoção, guarda, tutela, perda, suspensão ou restabelecimento do poder familiar. O diretor de Secretaria fará a triagem dos processos pendentes de instrução para incluí-los na pauta de audiências. A Secretária prestará o suporte necessário para os trabalhos, sem prejuízo da rotina de expediente e atendimento ao público em geral durante o período.

A iniciativa leva em consideração a prioridade absoluta que se deve dar às ações de crianças e adolescentes, conforme previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e a busca permanente de mecanismos para aperfeiçoar os serviços oferecidos pela unidade judiciária, justifica o juiz.

Prefeitura de Quixadá realizará pela primeira vez o projeto “Viva Cedro Acústico”.

Quixadá
A Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizará nos dias 01, 02 e 03 de maio o Projeto “Viva Cedro Acústico”. Uma vasta programação que inclui feiras de artesanato, rodas de conversas, eventos esportivos e apresentações de artistas da terra será cumprida durante os três dias.


Segundo o Secretário de Turismo Fabiano Barbosa, o evento visa atrair mais visitantes ao Açude Cedro, bem como conscientizar a população sobre a importância da preservação e conservação do patrimônio.
O evento fará alusão também a indicação da barragem do Cedro a Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pela UNESCO.

Segue abaixo a Programação Completa:
·         Sexta- feira, dia 01 de maio – Café da manhã e apresentações artísticas a partir das 8 horas.
·         Sábado, dia 02 de maio – 16 Horas – Roda de conversa e pôr-do-sol na parede do Açude Cedro.
·         Domingo, dia 03 de maio – Café da manhã, apresentações artísticas, feirinhas de artesanato e eventos esportivos a partir das 8 horas.

Comunidade conserta passagem molhada na zona rural de Ibaretama

Ibaretama
Irritados com a demora do conserto de uma passagem molhada de acesso às localidades de Lagoa da Pedra e Travessia, na zona rural de Ibaretama, moradores daquelas comunidades se uniram para resolver o problema. Além de comprarem o material necessário para os reparos no concreto, fizeram um mutirão e consertaram o acesso
.

Segundo um dos líderes comunitários da localidade de Travessia, Ednaldo Calixto o problema se estendia há mais de dois anos. A passagem molhada estava intransitável. Muitas vezes a solicitação para solução do problema foi feita à Prefeitura de Ibaretama, mas nunca foram atendidos. Diante da inércia da administração municipal resolveram agir.
Havia necessidade dos reparos porque apesar de poucas chuvas na região, a qualquer momento o córrego que corta o acesso as duas localidades poderia encher, ressaltou Calixto.
A reportagem do Pintonews tentou manter contato telefônico com a Prefeitura de Ibaretama, todavia, até publicação desta edição as ligações não foram atendidas.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Especialistas apresentam propostas que remodelam o pacto federativo; Danilo Forte destaca contribuição da academia

Brasília
José Roberto Afonso da FGV sugeriu que FPE e FPM tenham a mesma regra da DRU


Três especialistas da área econômica e política apresentaram nesta terça-feira, 28, aos deputados da Comissão Especial da Casa que analisa a revisão do Pacto Federativo sugestões que reformulam as leis que tratam sobre a matéria.
Falaram aos parlamentares os economistas José Roberto Afonso da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Constantino Mendes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) da Universidade de São Paulo (USP). Além do cientista político e advogado Murilo Aragão.
Para o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), presidente do colegiado, a contribuição dos acadêmicos foi positiva. “Muito boa participação do pessoal da academia, do mundo universitário, que deram uma contribuição muito grande exatamente no sentido de buscar a melhora do serviço público, que é o que todos nós queremos”, disse.

FPE & FPM como a DRU
Após tecer vários comentários criticando o atual modelo federativo do País, José Roberto Afonso defendeu que a mesma “base de cálculo aplicada a DRU (Desvinculação das Receitas da União)” deveria nortear o funcionamento tanto do Fundo de Participação dos Estados (FPE), como do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Dívida dos Estados
O economista da FGV entende também que a rolagem das dívidas dos Estados, hoje considerando “um grande problema”, tem que ser visto como um problema não só dos Estados, mas também da União. Ele acredita que o excesso de crédito concedido, sobretudo pela União aos Estados nos últimos anos, é o responsável pela situação.
Afonso vê a possibilidade, ainda, deste problema se transformar em solução. Transformando as dívidas contraídas em crédito futuro para a realização de investimentos. Segundo o economista da FGV, isso não seria uma espécie de “perdão das dívidas” dos Estados. Mas, sim, promover esta questão no âmbito do debate da revisão do pacto federativo.

Crise dos Estados
De acordo com Afonso, a crise hoje da federação brasileira é uma crise dos Estados. “Há dez anos, a União repassava mais do que o dobro aos Estados do que aquilo que era repassado aos municípios. Hoje a situação se inverteu. São os municípios que recebem mais do que em dobro dos Estados os repasses da União”, comentou.
O economista da FGV sugeriu também que seja criado institucionalmente um fórum dos governadores. Ele lembra que atualmente os governos estaduais só se reúnem em âmbito regional para “brigar” com as outras regiões.


Premissa
Já Constantino Mendes do IPEA e Murilo Aragão da consultoria “Arko Advice” ressaltaram durante as exposições que “a discussão (federativa) começa e termina com o cidadão”. “Essa é a premissa que deve nortear o debate da revisão do pacto federativo”, falou Aragão.
Para ambos, há um descompasso entre os recursos destinados para cada um dos entes federados quando comparado, sobretudo, com as respectivas obrigações que Estados e municípios possuem. O representante do IPEA sugeriu, ainda, uma legislação que fomente cada vez mais o uso dos consórcios públicos formados por municípios.
Danilo Forte concordou com a premissa de que o debate da revisão do pacto federativo começa nos municípios. “Um serviço público que seja capaz de construir uma melhor qualidade de vida, um maior exercício da cidadania e uma maior felicidade para o povo brasileiro”, disse o peemedebista.

Modelo
Por fim, Murilo Aragão pediu que os parlamentares detalhassem os modelos federativos de outros países como Alemanha, Canadá e Espanha. Para ele, os melhores modelos a serem seguidos. Aragão sugeriu também a possibilidade do Brasil copiar o modelo norte-americano que permite aos eleitores de cada cidade eleger juízes e delegados.

Mais debates
Ao término da audiência, os deputados da Comissão aprovaram todos os requerimentos que estavam na pauta. Desta forma foi aprovado a realização de debates nas Assembleias Legislativas de Goiás, em Goiânia; do Mato Grosso, em Cuiabá; e de Pernambuco, em Recife. Além de um seminário na Câmara Municipal de Londrina, no Norte do Paraná.

Visitas
Os deputados do colegiado aprovaram também a ida de parte dos integrantes da Comissão para São Paulo (SP), onde haverá reuniões com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, além do ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto. As datas das viagens ainda não estão definidas.

Um pedido de missão oficial para o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), analisar a visita ao Canadá também foi aprovado. Na oportunidade, caso a missão oficial seja autorizada, os deputados do colegiado conhecerão in loco o modelo federativo daquele país.

Funcionária Pública tem scooter subtraída durante o expediente em Quixadá

Quixadá
A Polícia em parceria com o Departamento Municipal de Transito de Quixadá vem intensificando a fiscalização no uso de motocicletas e motonetas através de Blitz e abordagem de suspeitas nas vias da cidade.

As motonetas são alvos fáceis de ladrões na cidade, usuários deste tipo de veículo registram na Delegacia Regional de Policia Civil de Quixadá, Boletins de Ocorrências onde são vítimas destes delinquentes que subtraem as motonetas as utilizando em roubos e ações criminosas.

A última ação aconteceu o estacionamento próximo ao Centro Administrativo de Quixadá, uma funcionária pública municipal teve sua motoneta modelo Scooter, cor branca. Ao sair para o almoço não mais localizou a motoneta no local onde diariamente era estacionada pela mesma durante o expediente funcional.  Segundo a funcionaria revelou a reportagem do Sertão Alerta que se sentia impotente diante do que acontece em Quixadá na área da segurança.

Trabalhador é assassinato a caminho do trabalho em Morada Nova.

Morada Nova
Homem sai de casa no início da manhã para trabalhar e é assassinado em estrada deserta com cinco tiros.

A Policia Militar através do Centro e Operações Policiais Militares – COPOM registrou um assassinato no início da manhã desta terça-feira, 28, na zona rural de Morada Nova, na localidade de Santo Antônio do Distrito de Roldão. O homem identificado como sendo Francisco Custodio Nobre, 47 anos, foi surpreendido com 5 disparos de arma de fogo.

Os disparos atingiram Francisco nas costelas 3 projeteis e 2 no tórax. A Policia compareceu ao local e já iniciou as investigações para localizar os autores e a motivação do crime. A Delegacia de Polícia Civil de Morada Nova é a responsável pela instauração do inquérito policial. 

Medicina já, comitiva parte para Brasília na luta pelo desenvolvimento quixadaense

Quixadá
Saiu nesta segunda-feira, 27 a primeira comitiva com destino à Brasília, formada por mais de 40 pessoas; políticos, profissionais liberais, universitários, representantes de entidades de classes, homens e mulheres livres e de boa vontade.

Guerreiros e guerreiras que deixaram suas famílias, trabalho e conforto para unirem-se em um único objetivo e voz: Desenvolvimento de Quixadá. Com o objetivo de assegurar que a seleção dos municípios para instalação de um curso de medicina seja técnica e não política, garantindo direitos iguais para Quixadá, que estava alijada ao processo. Vamos pressionar encontro com os Ministérios da Saúde (já agendado) e Educação e com o Vice-presidente da República, braço mobilizador político do Governo Federal.


Não é um movimento político partidário e nem ideológico. Não há um único líder no comando do movimento, todos são iguais e participam equanimemente. O movimento é por adesão, por consequência, com liberdade e amor à Quixadá.

Alguns, que não aderiram, se predem na críticas, ao negativismo, parecem até que estão torcendo contra. Talvez seja por desconhecimento da causa... talvez! Porém, os que foram acreditam. Os que irão nesta quarta-feira, 29, também. E muitos que não puderam ir, ficaram unidos na fé e na esperança.

Acreditamos que a união faz a diferença e que unidos somos e seremos sempre fortes. A comitiva agradece a muitos que tornaram possível esta viagem. Quixadá, avante!

TEXTO: José Nilson 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Aposentada de 75 anos morre após ser baleada por bala perdida

Quixadá
Duas pessoas foram atingidas com disparos e arma de fogo nesta noite no bairro do Campo Velho periferia de Quixadá.

Duas pessoas foram atingidas por disparos, um vendedor foi alvo de dois elementos que investiram contra sua vida, a agilidade da vítima o salvou dos tiros direcionados a sua pessoa. Após saltar fugindo dos disparos foi atingido na perna esquerda foi socorrido ao Hospital Eudasio Barroso e encontra-se em observação.

A segunda vítima foi a aposentada Margarida Carneiro de Sousa, 75 anos atingida no maxilar esquerdo, socorrida ao Hospital Eudasio Barroso não resistiu ao ferimento e veio a óbito.  A polícia informou que a aposentada passava na rua no momento da ação criminosa e foi atingida por uma bala perdida.


Após diligências equipes da Polícia Militar conseguiram prender os suspeitos pelo crime, conduzidos a Delegacia Regional de Quixadá foram apresentados a autoridade policial, o condutor da motocicleta de 18 anos e um menor que foi apreendido e apresentados a Delegada Ana Claudia Nery que preside o inquérito policial. 

Tentativa de Homicídio e assassinato no domingo em Quixadá

Quixadá
Uma tentativa de homicídio neste domingo na terra dos monólitos no sertão central, e um assassinato com arma branca, a polícia tenta localizar os autores.

As armas utilizadas nas ocorrências foram uma arma de fogo e uma arma branca, por volta de 12:40hs no bairro do Campo Novo um ex-presidiário foi alvejado com disparo na axila direita após ser surpreendido por um desafeto também ex-presidiario. Segundo informou a Polícia foram efetuados diversos disparos porém somente um atingiu a vítima que foi socorrida ao hospital Eudasio Barroso pela Polícia, após o delito o acusado fugiu toando rumo ignorado.  


A segunda vítima deste domingo, 26, foi Lázaro Viana da Silva, atingido no abdome por uma perfuração de arma branca, o delito ocorreu na Praça Cel. Nanan, no centro da cidade. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o hospital Eudasio Barroso e em seguida transferido para o Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José para ser submetido a cirurgia. Com a gravidade do quadro foi transferido para fortaleza não resistindo chegando a óbito a caminho.

O corpo de Lazaro está sendo velado em Ibaretama onde será sepultado. A Polícia continua diligenciando na tentativa de localizar os autores destas ocorrências em Quixadá, até o fechamento desta edição não foram identificados os paradeiros dos autores. 

domingo, 26 de abril de 2015

Irmãos caratecas quixadaenses ganham medalhas em Foz Iguaçu

Foz do Iguaçu
Os irmãos caratecas quixadaenses que participaram de mais uma etapa do circuito nacional conquistam medalhas e voltam com ouro e bronze.


Neste fim de semana, nos dias 24, 25 e 26 de abril, Foz do Iguaçu recebeu a primeira etapa do Grupo 2 do Campeonato Brasileiro de Karatê 2015, com a participação de mais de 1.200 atletas, dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Ceará.

Roniere Junior e a irmã Iasmim participaram da etapa paranaense do circuito nacional de karatê e conseguiram mais uma vez subir ao pódio. Com o patrocínio oficio da Faculdade Católica Rainha do Sertão, a dupla na primeira etapa em Foz do Iguaçu, Iasmim mais uma vez volta para casa com a medalha dourada no peito. Roniere que agora faz parte da seleção brasileira ficou em terceiro e trouxe a medalha de bronze.


Os dois levam o nome da terra dos monólitos aos pódios pelo Brasil, em disputa cada vez mais difíceis os irmão começam a serem vistos por todo país e Roniere a partir do mês de Maio disputa sua primeira luta internacional como atleta da seleção brasileira. Orgulhosos os pais dos jovens faz questão de anunciarem a alegria da vitória dos manos prodígios e acima de tudo representando sua terra amada. 

Medicina já, comissão vai a Brasília de ônibus e leva mais de 50

Quixadá
O movimento “Medicina Já”, conseguiu através de uma liminar impetrada na Justiça Federal de Quixadá a inclusão no edital de pré-seleção para o município concorrer a uma Faculdade de Medicina.

Os quixadaenses que lutam por esta inclusão junto ao Ministério de Educação – MEC, nesta segunda-feira, 27, embarcam para a capital brasileira em busca de concretizarem este sonho.  Mais de 50 filhos quixadaenses vão de ônibus para fazerem coro com os políticos e empresários que embarcam no meio da semana de avião e juntos receberem a notícia pessoalmente do MEC que Quixadá está na lista das cidades pré-selecionadas.

Uma liminar da Justiça Federal, impetrada pela deputada Rachel Marques onde solicita a inclusão na lista das cidades pré-selecionadas. O MEC confirmou a prorrogação do prazo do Edital para 08/05 e já informou que Quixadá comporá a relação dos Municípios pré-selecionados. No último sábado, 25, o deputado estadual Renato Roseno do PSOL, após participar do programa Repórter Meio Norte na Rádio Meio Norte FM, confirmou apoio a inclusão da cidade na pré-seleção do MEC para o Curso de Medicina.

O prefeito João Hudson está articulando um documento onde os municípios vizinhos confirmam o apoio a instalação do curso em Quixadá, incluindo Morada Nova que fica a 77 km da cidade. O prefeito na quarta-feira, 29, juntamente com os conterrâneos estará em Brasília articulando esta grande conquista para Quixadá e região.  

Se o Tempo Parasse...

Crônica
Escolhemos minutos, horas e até dias para voltar pela longa estrada que já percorremos na vida. Nesta caminhada o fazemos de cabeça baixa, como se procurássemos os rastos que levasse aos grandes momentos, às grandes alegrias e às inesquecíveis emoções vividas.



Logo uma tristeza invade todo o nosso ser e um desespero nos leva às lágrimas, porque procuramos, em vão, reviver aquilo de bom que o tempo estraçalhou na sua implacável passagem. Inútil perseguir nossas próprias pegadas, porque o vento trouxe a poeira de bem longe para sepultar tudo o que deixamos naqueles caminhos. Depois de tantos anos, de fato, não adianta voltar pela mesma estrada, pois tudo se transformou.

Os pássaros que cantaram à nossa passagem tentaram nos acompanhar e se perderam também na imensidão do infinito. As águas dos rios e riachos, que refrescaram nossos pés, rolaram em busca do mar e lá se perverteram, deixaram de ser dóceis, enfureceram-se, talvez desesperadas por não puderem voltar ao sertão. Os que acenaram à nossa passagem, agora também procuram como nós os seus velhos caminhos, e, para desespero, as distâncias aumentam cada vez mais. As pedras que feriram nossos pés foram jogadas para longe, saíram da beira do caminho, como se retiradas, a fim de não servirem de marcos aos caminhantes que desejassem voltar. As árvores que poderiam nos guiar na caminhada do reencontro, também envelheceram, perderam suas folhas que secaram e entristeceram sob a erosão do tempo.

Enquanto tentamos o reencontro com o que passou, o tempo ri de nossa ingenuidade, assiste risonho ao nosso pesar, e leva para bem longe o que procuramos, deixando somente a saudade, única coisa que encontramos, porque está presente nas várias esquinas que dobramos.


Exaustos, com as pernas trêmulas no transcurso do longo caminho com o corpo alquebrado pelas noites longas de insônia, choramos a nossa solidão, reconhecendo a nossa derrota, falando ao vento que sopra:

- Por que, tempo, você passou e nos deixou assim perdidos, sozinhos no vazio de nossas ilusões? Para onde levou a alegria da vida, e onde encontrou tanta tristeza para substituir todos os nossos momentos de felicidade? Para onde você levou a mocidade feliz, cheia de esperanças e encontrou tanta desilusão para por na velhice, e fazer do homem uma figura que rasteja a sombra do que já foi?


Tempo, não corra, tenha piedade de nós. Não se apresse tanto. As minhas pernas já não conseguem caminhar com aquela rapidez de outrora e desejamos acompanhá-lo. Queremos encontrá-lo para que você nos mostre, nem que seja por segundos, nossa imagem do passado, pois já começamos a ter saudade do jovem que fomos. Não zombe da fraqueza física. Espere nossa chegada e nos mostre tudo em que pomos amor, mas que fugiu de nosso lado, sem que saibamos por que. Espere um pouco pela nossa caminhada difícil, pois de tanto correr à sua procura estamos esgotados e já não encontramos aquela motivação que nos fortalecia, porque você nos bateu, enganou e nos mergulhou na saudade, onde cambaleamos, sem saber onde nos apoiar.
Paramos para olhar para trás. Por que você, tempo, na sua digressão também não faz uma pausa para que possamos alcançá-lo e reviver toda a nossa alegria do passado?

Não seja cruel. Mate-nos aos poucos, mas permita que nos encontremos com o menino que fomos. Deixe-nos juntar os nossos brinquedos que, ingenuamente, deixamos espalhados no palco da vida, e, novamente, encontrar a felicidade na inocência, na simplicidade e na pureza da alma de uma criança despreocupada, cândida e feliz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...