Pages

sexta-feira, 29 de maio de 2015

REFORMA POLÍTICA > Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

Brasília
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) artigo da reforma política (PEC 182/07) que acaba com a reeleição nos cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos). A medida foi aprovada com o apoio majoritário das bancadas: 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção.
O texto aprovado é o do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos no período anterior.
A exceção para o cargo de presidente da República não cabe porque a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, comemorou a aprovação de temas da reforma política nesta quarta-feira. Além do fim da reeleição, foi aprovada a doação de empresas para partidos políticos. Na terça-feira, todos os itens em votação haviam sido rejeitados, incluindo as propostas de alteração no sistema eleitoral.
"Política é isso. Às vezes, você num dia não consegue uma compreensão melhor do processo e, no outro dia, os deputados acabam vendo que, se nós colocamos uma pauta como essa, tinha que ter algum tipo de decisão que mudasse alguma coisa. Começaram hoje a decidir por alguma mudança. Pena que não conseguimos mudar algo do sistema eleitoral neste momento, mas já foi uma grande evolução a gente conseguir aprovar o fim de reeleição", disse Cunha.

MARCHA dos PREFEITOS > Danilo Forte promove encontros de prefeitos com presidentes da Funasa e do FNDE

Brasília
O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) promoveu nos últimos dias, por conta da “XVIII Marcha dos Prefeitos” que aconteceu em Brasília, encontros de onze gestores municipais do Estado do Ceará com os presidentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e também do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na terça-feira, 26, o peemedebista cearense levou os prefeitos Otacílio Macedo de Milhã; Marta Ângela de Ibiapina; Zè da Marieta de Umirim; José Webston de Solonópole; Valmar Bernardo de Tejuçuoca; James Bel de Martinópole; Binu Monteiro de Itarema; Rosa Cândida de Varjota; Carlos Henrique de Paraipaba; Sidney Gomes Paracuru; e Danielle Uchoa de São Luís do Curu para uma reunião com o presidente da Funasa, Henrique Pires.


Já na quarta-feira, 27, foi a vez do presidente do FNDE, Antônio Ildilvan, recepcionar os onze prefeitos de todas as regiões do Estado do Ceará a pedido do parlamentar que preside a Comissão Especial da Câmara que analisa a revisão do Pacto Federativo e que pretende aumentar as receitas orçamentárias dos municípios brasileiros.



Por fim, ainda na quarta-feira, 27, mas já no final da tarde – por volta das 18 horas – Danilo Forte reuniu os onze administradores municipais com o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves. Nas três reuniões, os prefeitos puderam expor suas demandas para este ano, bem como cobrar o pagamento das obras em andamento e dos demais repasses federais em seus municípios.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

INCENDIOS em QUIXADÁ > Dois incêndios em apenas três horas assustam

Quixadá
A cidade não conta com unidade do Corpo de Bombeiros, mas sempre é necessário a população se unir com baldes para debelar incêndios, nesta tarde um registro de energia elétrica incendiou, a noite foi a vez de um beco com aproximadamente 20 residências.

Na tarde desta quinta-feira, 28, um registro de energia elétrica incendiou assustando os funcionários de uma funerária que foram avisados por moto taxis que tem um próximo ao local em que incendiou. Segundo o Gerente Regional da empresa Alberto Cavalcante, a COELCE demorou cerca de 40 minutos para atender o chamado e enquanto isso os extintores da empresa e dos vizinhos foram usados para debelar o incêndio. Conforme o Alberto os danos apenas o do registro, no interior da empresa funerária ficou apenas os funcionários que passaram por um grande susto.

Cerca de três horas após este incêndio no centro da cidade foi registrado um segundo, desta feita em um beco no bairro do Campo Velho na periferia da cidade. No conhecido Beco do Tulinho com aproximadamente 20 residências foi tomado por uma fumaça proveniente de uma dos pequenos imóveis. O Beco que serve como passagem entre as ruas Maria Benigno e Francisco Alves foi tomado por fumaça vindo de uma das residências, segundo o bombeiro voluntario, Ronaldo Gomes, morador da rua Maria Benigno que correu no memento de aflição e conseguiu debelar as chamas dos moveis que queimaram totalmente com os baldes fornecidos pela população.

Um segundo imóvel foi atingido pelas chamas, apesar de estar fechado e com resíduos sólidos, os moradores improvisaram com baldes mais uma vez auxiliando Ronaldo Silva que escalou o poste de energia e conseguiu debelar mais uma vez as chamas. A Policia Militar foi acionada e compareceu ao local acionando o Corpo de Bombeiros que fica na cidade vizinha de Quixeramobim, chegando cerca de meia hora após o incêndio ter sido dominado pelos populares com os baldes. 

EM INDEPENDÊNCIA > Sindicato de servidores públicos acusa prefeitura de perseguição


Independência
A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) está denunciando o prefeito de Independência, Luis Valterlin Coutinho, de perseguição à classe sindical deste município do Sertão dos Inhamuns. Segundo a Fetamce a retaliação começou após o movimento grevista encerrado em abril. No dia 15 de maio, o gestor municipal conseguiu a aprovação de mensagem que autoriza o Executivo a acabar com o desconto de contribuição sindical dos sócios do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais local na folha de pagamento. A medida aguarda somente sanção.
De acordo com a presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Independência, Rosilene Gonçalves de Oliveira, os servidores foram pegos de surpresa, pois, após a ação paredista, a prefeitura havia voltado a negociar com o sindicato. Entretanto, allém dessa manobra, o prefeito está forçando servidores de carreira em cargos comissionados a pedir desfiliação do sindicato. Em abril, a Prefeitura já havia ingressado na Justiça, tentando levar o movimento à ilegalidade, violando o direito de greve da classe trabalhadora.
A assessoria da Prefeitura de Independência rebateu as denúncias dos sindicalistas informando que em janeiro concedeu o reajuste de 13,1% aos professores, muito antes do Governo do Estado, cujo reajuste foi concedido a partir de maio. Ainda de acordo com a Prefeitura, dos 1.400 servidores municipais apenas 35 participaram do movimento paredista.
Sobre a proposta de encaminhada à Câmara Municipal, acerca da extinção da obrigatoriedade do desconto sindicar, o assessor informou ter sido adotada após o chefe do poder executivo receber muitas reclamações de servidores alegando que queriam se desfiliar do sindicato, mas eram impedidos. Com a mudança, não haverá mais desconto obrigatório em folha. O filiado poderá continuar contribuindo. Apenas não será mais obrigado, justificou o assessor.

Homicídio > Jovem é alvejado por desconhecido na zona rural de Morada Nova

Morada Nova
Na noite desta quarta-feira, 27, foi registrado no distrito de São Joao do Aruaru, zona rural de Morada Nova um homicídio onde a vítima foi alvejada com disparos de arma de fogo.

O jovem, Francisco Anderson dos Anjos Canivete, 18 anos, foi vitima de assassinato no centro do distrito. Segundo informações repassadas pela Policia, um desconhecido chegou e efetuou os disparos fugindo em seguida sem deixar pistas. Anderson foi socorrido ao Hospital de Chorozinho, não resistindo ao s ferimentos veio a óbito.

Conforme a ficha criminal de Francisco Anderson. era envolvido com o tráfico de drogas, inclusive com passagens quando menor de idade por porte ilegal de arma de fogo. Diligencias estão sendo realizadas na região na tentativa de localizar o homicida e descobrir as motivações do crime. A Delegacia de Morada Nova será responsável pela instauração do inquérito policial para apurar o caso. 

Achado de Cadáver > Família encontra entregador morto dentro de casa

Quixadá
Na manhã desta quinta-feira, 28, no bairro do Alto São Francisco foi encontrado o corpo de um homem já em estado de putrefação, a família procurava pelo mesmo a aproximadamente quatro dias.

O entregador Francisco Célio Castelo Branco, 33 anos completado no último dia 18, foi encontrado por uma irmã, conforme informado a reportagem do Sertão Alerta e a Polícia, o mesmo tinha problemas de pressão e ainda bebia. Nos últimos dias o mesmo estava morando sozinho na residência onde foi encontrado o corpo sobre uma rede na rua Epitácio Pessoa, 247, no bairro do Alto São Francisco.


Ainda conforme familiares o mesmo era uma pessoa trabalhadora e tinha perdido o último emprego a pouco tempo, em uma pizzaria próximo a residência onde residia. Conforme a Policia o mesmo será encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbitos- SVO em Fortaleza para atestar a causa da morte. A suspeita é que tenha sido um ataque do coração relatou uma irmã do mesmo.


EM QUIXERAMOBIM > Estudante morre durante “pega” entre motocicletas

Quixeramobim 
Um estudante de 20 anos, identificado como Lucas Fernandes de Freitas, morreu no início da noite desta quarta-feira, 27, em Quixeramobim num acidente com motocicleta. Segundo informações passadas à Polícia, a vítima participava de um “pega” com outra moto, na CE-060, quando à altura do Km199 perdeu o controle e atingiu um bloco de pedra.
Ainda de acordo com a Polícia o impacto com o rochedo foi tão violento que o jovem teve a cabeça arrancada do corpo. O acidente ocorreu por volta das 21 horas, nas proximidades do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). A vítima pilotava uma motocicleta Honda CB 300, de cor branca, sem placa. Os outros envolvidos no “pega” estão sendo procurados.
Esse foi o segundo acidente de trânsito com morte registrado esta semana em Quixeramobim. Na segunda-feira, 25, outro motociclista,  João Viana de Oliveira, de 53 anos, perdeu a vida após colidir contra a lateral de um caminhão. O acidente ocorreu por volta das 18 horas na localidade de Flores, a altura do Km 27 da CE-166/265, na zona rural.

Secretaria de Saúde prepara programação especial para o Dia Mundial Sem Tabaco

Quixadá
A Secretaria Municipal de Saúde de Quixadá irá aderir ao Dia Mundial Sem Tabaco que acontecerá dia 02 de Junho, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Quixadá. O evento tem como meta alertar as pessoas sobre a prevenção ao uso do tabaco.

O que é Tabagismo?

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).

CADEIA de QUIXADÁ > Justiça proíbe recolhimento de presos sem autorização prévia

Quixadá 
O recolhimento de presos para a cadeia pública de Quixadá só poderá ser efetuado mediante autorização prévia do juiz corregedor da Comarca deste município do Sertão Central. A decisão foi divulgada no portal oficial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCe) pelo juiz Saulo Gonçalves Santos. Ele está respondendo pela 1ª Vara de Justiça da Comarca local.

Conforme o magistrado, o objetivo da determinação é controlar a entrada de detento na unidade prisional do Estado, mantendo a segurança dos servidores, visitantes e dos detentos. A cadeia pública de Quixadá está com carência de funcionários para controlar a população carcerária, acrescenta.
No início de fevereiro passado, mais e 100 presidiários foram transferidos para outros complexos penitenciários do Estado em razão da necessidade de reforma da cadeia de Quixadá. As obras estão sendo concluídas e os parentes aguardam ansiosos pelo retorno deles.

MARCHA dos PREFEITOS > Danilo Forte destaca trabalho do legislativo federal para atender reivindicações das causas municipalistas

Presidente da Comissão Especial da Câmara que analisa a revisão do pacto federativo, o peemedebista cearense afirmou que ainda este ano novas leis serão aprovadas para beneficiar a gestão municipal
                               

Brasília
Num discurso proferido nesta quarta-feira, 27, durante a abertura dos trabalhos da 18ª Marcha dos Prefeitos, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em Brasília, o deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE) destacou o trabalho que o Poder Legislativo federal vem promovendo para conseguir atender as reivindicações das causas municipalistas.
Relator da Emenda Constitucional 84, promulgada em dezembro do ano passado, que ampliou em 1% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Danilo Forte lembrou que até o final de 2015 o Congresso deverá aprovar medidas que beneficiarão as gestões municipais como, por exemplo, alteração nas restrições do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC). Atualmente qualquer pendência junto ao CAUC impede municípios de receberem, inclusive, recursos federais destinados a ações emergenciais.

Repasses
Presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a revisão do Pacto Federativo, Danilo Forte falou também que em breve será aprovado uma Lei que responsabilizará com sanções os atrasos nos repasses federais destinados a Estados e municípios. Segundo ele, apenas em recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) há atrasos na ordem de R$ 7 bilhões.
No mesmo sentido, o parlamentar disse ainda que garantirá celeridade na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 172 de 2012 que impede a transferência por parte do governo federal a Estados e municípios para executar serviços públicos sem que haja verba com a devida finalidade. Forte será o presidente da Comissão da Câmara que analisará a matéria.
“Essa PEC que irá acabar com o desrespeito de uma Brasília que não escuta, não dialoga e que determina muitas vezes políticas sociais e de investimento para os entes federados sem o menor compromisso, sem a menor responsabilidade de subsidiá-los financeiramente”, declarou.


Regularização
Por fim, Danilo Forte lembrou que medidas com o objetivo de promover a regularização fundiária de terras da União ocupadas nos Estados e municípios e de permitir a facilitação da emancipação de novos municípios também fazem parte da pauta municipalista que integra a revisão do Pacto Federativo. A simplificação da legislação sobre a formação de consórcios municipais foi outro tema abordado pelo peemedebista cearense como iniciativa para contemplar as diversas demandas elencadas pelos prefeitos.

Apoios
Todas as medidas defendidas pelo presidente da Comissão Especial do Pacto Federativo foram encampadas tanto pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quanto pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Inclusive a luta em transformar o orçamento impositivo em transferência obrigatória.

Eduardo Cunha se comprometeu em fazer com que as emendas de bancadas sigam o mesmo rito impositivo das emendas individuais dos parlamentares ao Orçamento da União. Renan Calheiros falou em acabar com o “centralismo absurdo” do governo federal e devolver aos municípios a autonomia financeira para executar políticas públicas.

ACIDENTE em QUIXADÁ > Estudante cai de pau-de-arara a caminho de casa

Quixadá
Uma estudante foi vítima de um acidente no fim da tarde desta quarta-feira, 28, quando seguia para casa na carroceria de um caminhão adaptado para transporte de passageiros, conhecido como pau-de-arara. Segundo informações da Polícia o acidente ocorreu por volta das 17h30 na localidade de  São João dos Pompeu, na zona rural de Quixadá.
O acidente ocorreu quando a vítima tentou passar de um assento para o outro com o veículo em movimento. Ela acabou caindo, sofrendo escoriações pelo corpo e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Municipal Eudásio Barroso.
Outros passageiros do pau-de-arara informaram que no momento em que a estudante se levantou o caminhão, que faz diariamente a rota do distrito de Custódio ao Centro de Quixadá, retornando àquela localidade, sacolejou a arremessando para fora da carroceria. Apesar da queda ela não corre risco de morte.

Foto > Washington Luiz

Governador se reúne com ministro da Saúde; R$ 25,7 milhões são liberados para o Ceará

Brasília
O custeio da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, que foi inaugurada no ano e 2014 ainda pelo o Governador Cid Gomes, os repasses federais fizeram a diferença, sem estes recurso dificultou em alguns momentos o atendimento a população.

O governador Camilo Santana se reuniu na manhã desta quarta-feira (27), em Brasília, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro. No total, foram duas horas de encontro, que contou ainda com a participação do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, dos secretários Mauro Filho (Fazenda) e Henrique Javi (Saúde) e dos deputados federais José Guimarães e Odorico Monteiro.

Durante a audiência, o ministro anunciou a liberação, de imediato, de R$ 25,7 milhões de recursos retroativos para o Ceará, destinados aos municípios e Estado. Segundo o Governador Camilo Santana, o Ministério reconhece ações que já foram executadas e pagas pelo Estado do Ceará.

Os recursos estão divididos entre o Governo do Estado e os municípios de Aracoiaba, Barbalha, Baturité, Beberibe, Canindé, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Itapiúna, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mulungu, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quixadá, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Várzea Alegre e Granja.


O Governador Camilo Santana apresentou ainda um balanço das ações que foram executadas pelo Governo do Estado para garantir o funcionamento da saúde.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Maciço de Baturité > Segunda tentativa de assalto a agências dos correios na região

Capistrano
Agências dos correios no interior passou a ser o principal alvo dos assaltantes, esta semana a agência de Solonópole no Sertão Central foi alvo, nesta terça-feira, 27 o alvo foi a cidade de Capistrano no Maciço do Baturité.   

No início desta tarde, a agência dos correios no centro de Capistrano no Maciço de Baturité foi vítima de dois elementos armados, um dos indivíduos entrou na agência de capacete o que é proibido, o segurança do estabelecimento pediu para que o mesmo retirasse o capacete no qual não foi atendido, o segurança atirou contra o elemento que revidou acertando no pescoço.

O comparsa que aguardava do lado de fora juntou-se ao atirador que atingiu o segurança no pescoço e fugiram tomando rumo ignorado. O segurança foi socorrido ao hospital local e em decorrência da gravidade dos ferimento foi transferido para o Instituto José Frota em Fortaleza onde seu estado é estável.
A Policia realiza diligencias na região no intuito de localizar e prender os acusados. Capistrano é segunda agência assaltada esta semana no Maciço, a de Pacoti foi também vítima de criminosos porém sem vítimas.


Matéria Neto Rodrigues

CONIVÊNCIA no SEMIÁRIDO > Simpósio nacional começa hoje em Quixadá

Quixadá
Professores, alunos, pesquisadores, técnicos, produtores rurais e trabalhadores da agricultura familiar do Ceará e de outros estados do Nordeste estão reunidos desde de hoje, 27, com especialistas em recursos naturais para discutirem temas relacionados à conivência no semiárido. Eles participam do II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido (SBRNS), na cidade de Quixadá, no Centro do Estado. O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo de Água e Solo no Semiárido (Massa), que reúne professores e alunos das áreas de Engenharia Agrícola e Recursos Naturais da UFC e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), segue até a próxima sexta-feira, 29, na Faculdade Cisne, e no Seminário Diocesano de Quixadá. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) são os patrocinadores.
Conforme a coordenação do Simpósio, tendo como título “Convivência com o Semiárido: Certezas e Incertezas”, a cerimônia oficial de abertura, acontece às 19 horas na Faculdade Cisne. Contará com palestra do Prof. Timothy Joseph Finan, da Universidade do Arizona. Ele abordará o tema “Transições e Transformações no Semiárido cearense: como construir uma sociedade rural resiliente?”. Na abertura também está programado o lançamento do livro “O sertão: encantos e cantos”, de Eunice Maia de Andrade, Ana Célia Maia Meireles e Luiz Gonzaga Lima Maia.
O Simpósio será dividido em palestras, mesas redondas e minicursos. Também serão apresentados trabalhos científicos. O público esperado para as mesas redondas é de 350 a 400 participantes. Caravanas de instituições federais de ensino de Pernambuco, Alagoas e de Mossoró estão presentes. Produtores rurais, agricultores, técnicos e a comunidade interessada nos temas preparados para a programação técnica científica também poderão participar.

Os minicursos serão destinados a públicos específicos. Dentre eles, o de Horta de Cultivo Familiar, com plantas medicinais e hortaliças e o de Empreendedorismo para Agricultura Familiar, serão dirigidos aos agricultores. Os de Purificação da Água para Uso Doméstico através de Raios Solares e de Educação Ambiental para o Ensino Fundamental, para professores de escolas municipais. São esperados 150 pequenos produtores rurais e 120 professores.   
        
As mesas redondas terão início amanhã, dia 28 e continuarão no dia seguinte. “Disponibilidade e demanda hídrica no semiárido”, “Uso da terra e a sustentabilidade do Semiárido”, “Exploração da questão do carbono na Caatinga” e “Perspectivas, certezas e incertezas do clima no semiárido” serão alguns dos temas propostos. Deverá ocorrer discussões acirradas em razão do quadro hídrico considerado crítico, no Ceará, no Nordeste e no Brasil, esperam os organizadores.
Veja a programação completa no site oficial do evento > II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido 
NÚMEROS
969.589,4 Km² é a área estimada do semiárido brasileiro
9 estados integram esta região
1.133 municípios estão inseridos nela
22 milhões é o número de habitantes
MAIS INFORMAÇÕES
II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido
De 27 a 29 de maio em Quixadá
(85) 3366 9735


Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Região do Semiárido em discussão

Prefeito João Hudson recebe convite do MEC primeira etapa superada

Quixadá
O prefeito Municipal de Quixadá, Sr. João Hudson Bezerra, recebeu o convite do MEC para participar de uma reunião em Brasília para preparação dos passos seguintes da pré-seleção dos municípios aptos para receberem o curso de medicina. Nesta reunião também será programada a visita in loco dos professores ad hoc do MEC.

Primeira etapa vencida! Uma luta que envolveu diversas correntes ideológicas e partidárias, onde várias entidades de classes participaram e, principalmente, o povo deu as mãos para reivindicar o direito de Quixadá ser incluídas nesta pré-seleção. Uma comissão será formada para que no próximo dia 06 de junho seja recebida pelo Ministro da Educação e após esta invertida estamos na disputa.

Sugestão de Reportagens: 88 968 6 6694 Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro. Inclua entre os seus links favoritos. VC no whatsapp 88 9686 6694 

Voo Livre > Parceria fortalece competições em Quixadá

Quixadá
Uma parceria entre as entidades ligadas ao Voo Livre, poder público e privado vem preparando a rampa considerada uma das melhores do mundo para o período de competições regionais e internacionais.

Com esta parceria o local de saltos na Serra do Urucum passa por uma limpeza, melhoramento no abrigo e a retirada de pedras que dificultam o acesso de atletas e pessoas que vem para assistir as decolagens dos pilotos.  

As inscrições foram abertas para a primeira Etapa Quixadá de Cross Coutry 2015, serão dois dias de adrenalina vivida pelos pilotos e o público que vierem assistir esta aventura nos céus de Quixadá. Uma das competições realizada pela Liga Cearense de Cross Coutry em parceria com a Associação de Voo Livre do Sertão Central


Mais Informações
Pré-Inscrições: até dia 20 Junho/2015
Valor R$ 80,00
Local: Quixadá / Ce
Data: 17 e 18 de Julho/2015
Contatos: Alexandre Perez (85) 9823 5678

                                Théo Jr (85) 9950 6364 

terça-feira, 26 de maio de 2015

Senador Pompeu > Comerciante além de vender mercadoria vencida ainda prendeu o Cartão da cliente

Senador Pompeu
A equipe da Polícia Civil de Senador Pompeu (Foto) prendeu no início da tarde desta terça-feira, 26, o comerciante Luiz Edimir Rodrigues de Araújo, de 35 anos. Segundo a Polícia, ele estava vendendo mercadorias com prazo de validade vencido para moradores da localidade de Lagoa Nova, na zona rural deste município do Centro do Estado, onde o estabelecimento dele, o Mercantil 3 Luiz está situado.

A operação policial, coordenada pelo delegado de Senador Pompeu, Jeferson Lopes Custódio, teve início a partir da denúncia de uma moradora de Lagoa Nova. Ela informou que havia comprado um litro de óleo comestível e somente ao chegar em casa percebeu que o produto estava vencido. A data é de 2014. Ela também reclamou que o comerciante havia retido o seu cartão do Bolsa Família.


Diante das denúncias a equipe da Polícia Civil seguiu até o mercantil e ali encontrou uma acentuada quantidade de produtos, comestíveis, incluindo iogurtes, massas de trigo, temperos, biscoitos e até xilitos, inapropriados para consumos. O prazo de venda das mercadorias já havia expirado. Todos os produtos, representando cerca de 80% do estoque, foram apreendidos.


O cartão do Bolsa Família da cliente e ainda um revólver calibre 38, municiado, também foram encontrados no ponto comercial. Luiz Edimir não possuía registro para posse da arma de fogo. Quanto ao Bolsa Família, estava com ele retido como garantia, para pagamento das compras efetuadas pela denunciante, sua freguesa. A retirada mensal era de R$ 190,00.


Segundo o inspetor Ringo Holanda, acerca das mercadorias vencidas o comerciante alegou que não tinha a intenção de vende-las. Estavam ali, nas prateleiras, para troca com os fornecedores. Mas a versão dele não convenceu o delegado. Além de posse de arma de fogo e apropriação indébita do cartão de benefício do Governo Federal, ele foi enquadrado por crime contra a economia popular. Juntas, as penas chegam a 12 anos de prisão.

MATÉRIA DO BLOG DIÁRIO SERTÃO CENTRAL 

APRECE – Presidente da APRECE assume conselho fiscal da Confederação Nacional dos Municípios.

Brasília
Dezenas de Prefeitos cearenses participam da XVIII Marcha dos Prefeitos, o presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará – APRECE, Expedito José do Nascimento nesta edição da marcha veio com os colegas para reivindicar mais atenção e recursos para que possam atender a demanda dos municípios.

Expedito José, na tarde desta terça-feira, 26, após a solenidade de abertura e as primeiras discussões, tomou posse como membro titular do Conselho Fiscal na Composição da nova diretoria da Confederação Nacional dos Municípios-CNM, durante a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. 


Brasília > XVIII Marcha dos Prefeitos tem início em Brasília.

Brasília
Teve início hoje (26), a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, os chefes dos executivos municipais de todo País, cerca de 4 mil prefeitos estão juntos lutando por mais recursos para conseguirem terem realizações em suas gestões.

Sob liderança da Aprece, dezenas de prefeitos cearenses participaram, na manhã desta terça-feira (26), da abertura da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), até o próximo dia 28 de maio. Antes de partirem para esse que é considerado o maior evento municipalista da América Latina, os gestores do Ceará receberam informações e orientações do presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do movimento municipalista nacional e lembrou que todas as demandas do Estado serão apresentadas no evento através de documento elaborado durante a Jornada Municipalista realizada pela entidade nas mais diversas regiões.


Sem a presença da presidente Dilma Rousseff ou do vice-presidente Michel Temer, a abertura da Marcha contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, como representante do Governo Federal. Ele, que não fez anúncios ou menções concretas de atender as demandas municipalistas, colocou-se, como ex-prefeito e municipalista, a disposição do movimento para ser um interlocutor das demandas junto à União.

Durante a abertura da Marcha, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, deu um panorama geral da situação problemática que vem sendo enfrentada pelos municípios. “Nunca presenciei uma crise tão grande como a de agora. A crise não é apenas econômica e sim estrutural, e, o pior, se aprofunda a cada ano”, lamentou. Segundo ele, tudo isto tem que ser reparado no novo Pacto Federativo, que precisa ser transparente e pensado junto com os municípios.

Irapuan Pinheiro > Famílias correm risco de ficar sem o Bolsa Família

Dep. Irapuan Pinheiro
As famílias atendidas pelos programas sociais do Governo Federal através do Cadastro Único nesta cidade são em um total de 1.999 famílias, o não recadastramento poderá ser penalizado com o corte do programa.

A Secretária Municipal da Assistência Social, através da Central do Cadastro Único vem chamar as quase quinhentas famílias que ainda encontram-se com os dados desatualizados correndo o risco de perderem os benefícios do Programa Bolsa Família. Quem não fizer, poderá ter os benefícios bloqueados, cancelados ou excluídos definitivamente.

Para atualizar os dados é necessário procurar a Central do Cadastro Único em Deputado Irapuan Pinheiro – na Secretária Municipal da Assistência Social, levando todos os documentos do responsável pela família e dos demais familiares.

Estes 439 cadastros estão apresentando alguma irregularidade, ou seja, está precisando de uma revisão, uma atualização ou uma averiguação. Quem não receber o aviso no extrato não precisa se preocupar, pois significa que o seu cadastro está regular.

Em caso de dúvida, o beneficiário poderá ter acesso a mais informações através do telefone do Ministério: 0800 707 2003.

Polícia > Dupla armada assalta correios após tentativa frustrada em lotérica

Milhã
Dois homens, um deles de calça jeans preta, blusa rosa e boné vermelho, e o outro, também de calça jeans preta, camisa amarela de uniforme esportivo com numeral 9 e nome "FALCÃO" e um boné preto, assaltaram a agência dos Correios de Milhã, no Centro do Estado, na manhã desta segunda-feira, 25.

Segundo informações da Polícia os bandidos, ambos armados com revólveres, roubaram todo o dinheiro que se encontrava nos caixas dos Correios e dois telefones celulares e até um capacete dos clientes que se encontravam no estabelecimento. Os criminosos fugiram numa motocicleta Honda Bros de cor preta. As placas não foram anotadas.


Cerca de uma hora antes a mesma dupla havia tentado assaltar uma casa lotérica no Centro de Banabuiú. Os criminosos tentaram quebrar o vidro blindado dos caixas da lotérica. Com o barulho logo uma multidão se formou diante do estabelecimento comercial (Foto) e a dupla fugiu com destino a Milhã.  

Matéria do Diário do Nordeste 
http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...