Pages

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Solidariedade registrada na rede social bomba


Fotos: Fernando Neme
Fortaleza – A capital cearense tem suas avenidas tomadas por coletivos que passam, param e segem adiante, sempre com muita gente indo e vindo à correria das grandes cidades. Quase sempre não se percebe os dois profissionais que durante todo o dia transporta milhares de passageiros e com competência levam sempre ao destino final.

Mas hoje, a linha de ônibus 913 - Papicu/Serviluz/Varjota, seguindo em seu intenerário normalmente, o trocador Diogenes ao perceber que uma senhora gravida passava mal fez questão de se dirigir até o condutor do coletivo e avisa-lo de que tiinha uma senhora gravida passando mal dentro do coletivo em movimento, imediatamente o motorista Valcenir, parou o ônibus e ao dirigir-se a senhora que se encontrava no sexto mês de gestação teve uma atitude de coragem e humanidade
.
Valcenir no comando da situação com seu co-piloto Diogenes explica o que se passa e avisa aos passageiros que terá de mudar o trajeto da viagem em carater de urgência, neste mesmo momento disponibiliza seu telefone móvel para avisar aos familiares da gestante pois teria que socorrer esta senhora até o HGF – Hospital Geral de Fortaleza, feito o counicado o mesmo só parou enfrente ao hospital onde o torcador Diogenes conduziu a mesma até a emergência.

Atitudes como estas são para ser registrado e sempre lembrado como fez o Coodenador de Marketing Fernando Neme ao registrar as imagens acima e divulgou via rede social em apenas 3 horas publicada teve mais de 7500 curtições, 6.443 compatilhamentos e quase 100 comentarios . Mostra que os jovens e as pessoas que passeiam na net também conseguem captar menssagens de solidariedade e ao Fernando pela ação de registrar e divulgar quando muitos publicam baboseiras ou até mesmo coisas sem utilidade moral, estamos conseguindo colocar um pouco de amor e solidaderiedade nos corações destes internautas que compartilharam este grande ato de solidariedade.  


Quixeramobim é invadida por fieis e barraqueiros nas festas de Santo Antônio



Quixeramobim – A semana de orações, fiéis revezam-se nas novenas e missas celebradas em homenagem ao Santo Casamenteiro, padroeiro da cidade que fica no centro do estado geograficamente.  A cidade é literalmente tomada por barracas de camelôs que se aglomeram ao redor da matriz disputando espaço com o parque de diversões, carros e motos para conseguirem venderem seus sovines aos fiéis e populares durante os festejos.


É encontradas bancas de confecções com manequins que apresentam seus modelos, outra traz produtos importados como relógios, canetas, óculos, carteiras, como é uma festa religiosa tem também as especialistas em imagens de gesso, quadros, fitas e até terços de diversos modelos. As empresas aproveitam para apresentarem seus produtos várias concessionárias montam suas barracas e trazem os mais novos modelos de motos para atrair o comprador.

Epifânio Saraiva, 43 anos, com 18 anos de experiências em festas religiosas, pelo nordeste pela primeira vez participa em Quixeramobim da festa de Santo Antônio e acredita que até o final deverá fazer muitos negócios e voltar para Canindé, sua terra natal com lucro. Gerardo Ferreira, 66 anos e 10 anos de feirante já é a oitava vez que participa deste festejo mas acredita que as vendas terá uma queda entorno de 30% por não haver inverno. Amanda Dinan, 24 anos, 10 de feira e credita em uma feira média que não tem prejuízo mas também não tem um lucro muito vantajoso.


O Pároco Padre Adauto esta muito feliz com os festejos onde muitos fiéis de outras cidades e até caravanas de outros estados participam da grande festa que se tornou em uma das maiores no mês junino em todo o Ceará. O Padre Radialista neste feriado de Corpus Cristis  realizou na emissora em que tem um programa radiofônico toda a manhã atendendo com orações e músicas os ouvintes tendo a liderança absoluta na região, os colegas Adilton Farias, Viana Filho e J. William acaba cedendo o espaço nesta manhã de fé para atender os ouvintes que ligam para a Radio Cristal e fazem seus pedidos.  


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Prefeito poderá ser cassado se não prever Conselho Tutelar em seu município


Brasília -  A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (6) o Projeto de Lei 1821/11, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que prevê a cassação de prefeitos que não incluírem na lei orçamentária ou não empregarem os recursos necessários ao funcionamento do conselho tutelar do município. A proposta transforma em infração político-administrativa a falta de garantia dos recursos. O prefeito que incorrer na infração fica sujeito à perda do mandato após o julgamento da Câmara de Vereadores.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei8.069/90) obriga cada cidade brasileira a ter, no mínimo, um conselho tutelar que seria criado por lei municipal e mantido pelo orçamento municipal. A lei não prevê, porém, sanção caso ele não funcione.
O relator, deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), recomendou a aprovação da matéria, que ainda será analisada pelo Plenário. “Apesar da disposição expressa do ECA, muitos municípios não contemplam em seu orçamento dotação específica para o conselho tutelar e, quando o fazem, consignam dotação simbólica ou repassam a verba para outros fins. Assim, há municípios onde o conselho sequer foi instalado”, observou.
A norma altera a legislação que define as responsabilidades dos prefeitos e dos vereadores (Decreto-Lei 201/67).

Radialista Wanderley Barbosa intermedeia Moto-táxi e DMT em reunião



Quixadá -  Na ultima Terça-feira (5), nas dependências do auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Quixadá, aconteceu um encontro entre os moto-taxi e dirigentes do Departamento Municipal de Trânsito – DMT, no encontro foi discutido as ações que estão sendo realizadas pelos agentes nas ruas da cidade. 

O Superintendente Francisco Clerton, conhecido por Tim, iniciou o debate mostrando aos presentes que o mais importante é a parceria que deve acontecer com a Associação dos Moto-taxis e o DMT, os condutores dos veículos de aluguel precisa estar sempre com os equipamentos de segurança, documentos, e carta de habilitação que são exigidos por lei. A fiscalização acontece em toda a cidade para dar maior segurança ao trânsito do município.  

Em Quixadá existe 5000 automóveis, 15000 motos circulando nas vias da cidade, os moto-taxi registrados são entorno de 400 pela associação, e circulando nas vias pode se contar mais mil mas apenas pouco mais de 120 registraram-se no inicio deste ano junto ao Departamento informa Tim, os motoqueiros presentes ao encontro realizaram algumas interrogações e foram atendidos pelos representantes do município.

O Radialista Wanderley Barbosa que intermediou este encontro saiu feliz, pois sabe que contribuiu com os moto-taxi bem como também com os esclarecimentos deixados pelos dirigentes públicos, além de conduzir a reunião em seus momentos calorosos de discursões. Wanderley Barbosa foi incumbido de realizar a intermediação junto a associação para uma nova eleição da diretoria para dinamizar mais as ações junto aos seus associados.

Após todas as duvidas terem se dizimado o dirigente do DMT Francisco Clerton afirmou que estará sendo feito toda uma reestruturação na parte de sinalização de trânsito no município, estaremos visitando os postos dos Moto-taxi, será colocada tartarugas, foto sensor, placas de advertência, sinalização vertical e horizontal e após este trabalho as blitzes educativas, mas também punitivas devera ser constante com o intuito de diminuir o número de acidentes e uma maior organização do trânsito principalmente no centro da cidade.

103 vagas são ofertadas no Concurso Público de Quixadá


Quixadá – A Prefeitura Municipal de Quixadá abre edital de inscrição para 103 vagas nos quadros funcionais do município, 10 para agentes de endemias e 93 agentes de comunitários de saúde. Com este concurso o chefe do executivo pretende atender a demanda no reforço do atendimento a população com mais agentes nas residências dando uma assistência mais qualificada.

As inscrições podem ser realizadas no Centro Cultural Rachel de Queiroz, Praça do Chalé. Os candidatos devem se dirigir levando identidade e boleto de pagamento da inscrição que custa R$ 50,00 (Cinquenta Reais), no horário de 08:00 às 13:00hs.

Mesmo sendo ponto facultativo nesta sexta-feira (08), continuará sendo realizadas normalmente. Idade mínima 18 anos, a taxa única, em breve estaremos divulgando os locais das provas. O valor do salário é de um salário mínimo, R$ 622,00 reais, com 40 horas semanais. Os candidatos tem que ter no minimo o Ensino Fundamental completo.  

Cadeia de Canindé recebe reforma e aumenta sua capacidade prisional


Fotos: Canindé Noticias


Canindé – A Cadeia Pública de Canindé recebe uma reforma para dar maior conforto aos detentos e assim recupera-los novamente para o convívio em sociedade. Com a transferência no inicio de Março dos presos para outras Unidades Prisionais do estado, teve inicio os trabalhos no interior da Casa de Detenção. Diminuindo a superlotação e dando uma maior acomodação os detentos que neste ultimo dia 03 retornaram a suas origens.


Com a parte interna concluída, as celas já receberam os seus internos com novos aposentos prisionais, as celas que recebiam até 12 detentos passam a ter agora apenas 6, são cinco celas para os homens e ficando uma cela especial para as presas femininas que acomodara 8 presas.

A obra se encontra na parte externa do presidio, não ocasionando nenhum tipo de desconforto para aqueles que se encontram recolhidos na unidade prisional. Hoje são 30 detentos que se encontram presos e dividem um novo ambiente.  


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Quixadá com tempo nublado e instável tendo trovoadas, raios e ventos fortes



Quixadá – Tempo nublado em toda a Quixadá, na sede tem previsão de tempestades, no sertão verdadeiras inundações prevista para o período. Trovoadas e raios caem sobre a cabeça dos quixadaenses assim como fortes ventos soprando em diversas direções. Na politica da terra dos monólitos existe uma grande instabilidade sem previsão de tempo ensolarado até o final do ano.

Vários são os que almejam um lugar ao sol, estão disputando com todos os recursos para chegar ao alto da colina e se livrar das enchentes da concorrência que em determinados momentos torna-se desleal e promiscua. As estrelas já iniciaram um ensaio para saírem destas nuvens escuras, porém é muita nebulosidade, novos brilhos tentam aparecer e sem ter uma consistência contínua fica a espera do sol surgir sendo refletido com uma luz mais intensa permitindo que seu brilho abrolhe.

Os que ficam sobre esta tempestade de indecisões temporais realizam seus pequenos projetos de proteção procurando estabilidade em seus territórios com alvissareiros intentos de progredir e estabelecer um verdadeiro plantio de arvores frondosas e frutíferas para sobre suas sombras adormecer para um descanso tranquilo.     

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Agência Nacional de Águas alerta para má distribuição de água potável



Brasilia – Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) a situação do país em relação à disponibilidade de água potável é confortável, de todo o planeta temos 12% mas a distribuição é desigual trazendo uma atenção para este fato conforme documento divulgado hoje (04).
80 % deste manancial brasileiro concentram-se na região hídrica da Amazônia e outras regiões você tem até a falta de água que representa muitas vezes a sobrevivência de animais e até mesmo de pessoas que vivem na caatinga nordestina.
Pelas contas da agência reguladora do setor, o Brasil possui 3,6 mil metros cúbicos de volume armazenado em reservatórios, por habitante. O número é superior ao apresentado em vários continentes. Na Europa, por exemplo, a relação de recursos hídricos armazenados por habitante é da ordem de 1,4 mil metros cúbicos. Na América Latina e no Caribe, é 836 metros cúbicos por habitante.
Em 2011, açudes considerados importantes nessa relação, no Brasil, como os da Região Nordeste do país, que têm a função de acumular água em períodos úmidos para garantir o recurso durante as secas, apresentaram acréscimos de 9% no volume armazenado em relação a 2010. A média de estoque na região tem se mantido em torno de 68%. Mas quando os técnicos avaliaram os cenários em cada estado, constataram, por exemplo, que, na Bahia, os valores estocados estão abaixo da média de região, com 42% do volume.
A agricultura, com cultivos irrigados se mantém na liderança do consumo desses recursos. O estudo da ANA mostrou que 54% da retirada de águas são promovidos pela atividade agrícola. De acordo com os técnicos da agência, essa parcela ganha ainda mais importância com o crescimento da área irrigável no país que, segundo os dados, responde hoje por 5,4 milhões de hectares (20% a mais do que a área apontada no censo agropecuário de 2006).

Quarto Aniversário do IFCE Campus Quixadá é comemorado com Festividade e Colação


Campus Quixadá
Campus do IFCE de Quixadá - Foto: IFCE

Quixadá - O campus de Quixadá, do Incstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, realizará nos dias 04, 05 e 06 de junho uma extensa programação em comemoração ao aniversário de 04 anos de sua implantação, que se dará no dia 10 de junho. A programação elaborada pela direção-geral em conjunto com o departamento de ensino busca envolver ao máximo os alunos, professores e técnico-administrativos. Entre os eventos planejados estão os jogos estudantis, palestra voltada aos servidores, solenidade de aniversário e de colação de grau da primeira turma de nível superior formada no campus.
No dia 04 acontece a abertura da segunda edição dos jogos do IFCE campus de Quixadá. Serão três dias e as atividades estão divididas da seguinte forma: pela manhã, para não prejudicar as aulas, as competições de xadrez, tênis de mesa e de atletismo, as duas primeiras modalidades serão disputadas no pátio do bloco novo, já o atletismo será realizado no Parque Esportivo. Apenas os alunos que irão competir estarão dispensados das aulas nos horários das modalidades em que estão envolvidos. A tarde, a partir 16h, os jogos de futebol e vôlei. Todos os estudantes serão liberados para participar das atividades nesse período
No dia 05 de junho acontecerá a palestra Ética no Serviço Público, a ser proferida pelo Coordenador de Administração e Finanças da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará, Renato Pinheiro Nunes. O evento foi pensado para abranger o maior número possível de professores e técnicos administrativos, por isso, a palestra ocorrerá nos turnos da manhã e da tarde, evitando com que as atividades de administrativas e de sala de aula sejam prejudicadas.
Para encerrar, no dia 06, será realizada a solenidade de aniversário, a partir de 8h da manhã, no auditório do campus e a noite, a partir das 19h ocorrerá a cerimônia de outorga de grau da turma de 2011.2, do curso de Tecnologia em Agronegócio, a primeira com titulação de nível superior a ser formada pelo campus.
Comunicação Social do IFCE

Radialista é sequestrado e morto no Vale Jaguaribe



Jaguaribe – Mais um membro da imprensa cearense é assassinado, na cidade de Pereiro  o Radialista e ex-militar Francisco Euzo de Lima Filho, 47, foi executado com vários tiros de pistolas de calibres nove e 45. O crime ocorreu na ultima sexta-feira (01), quando o corpo da vitima foi encontrado numa estrada que liga os municípios de Jaguaribe e Pereiro.

Os Delegados Edmar Granja e Vera Granja, da Regional de Jaguaribe, passaram todo o fim de semana em diligências e tomando depoimentos de familiares da vítima. A Polícia não tem ainda suspeitos do crime, mas não descarta a possibilidade de elucidar o caso nas próximas horas. Uma das vertentes da investigação aponta para a hipótese de um crime de conotação política.

O radialista e ex-PM, que exercia sua profissão em uma rádio na cidade de Pereiro, foi sequestrado por volta das 19h30 da última quinta-feira (31) quando estava nas dependências do Estádio ´Nogueirão´, na cidade de Pereiro. Ele também era desportista e atuava como treinador de um time de futebol local. No amanhecer do dia seguinte, o corpo crivado de balas foi encontrado na estrada, na localidade de Aquinópolis, a cerca de 15 quilômetros do Centro de Jaguaribe. Conforme a perícia, o radialista recebeu tiros nas mãos, tórax, abdome e na cabeça, numa autêntica execução sumária.

Francisco Euzo de Lima Filho iria ser candidato a vereador nas próximas eleições no Município de Pereiro. Tinha 47 anos de idade e era natural do Município de Quixadá. Já havia lançado sua candidatura a vereador pela cidade de Pereiro, onde morava e atuava como radialista em uma rádio comunitária. Segundo a Polícia, ele possuía ficha criminal e havia sido expulso da Polícia Militar (PM).

Febre Aftosa, ceará quer vacinar 100% do rebanho



foto
Cid Gomes aplica a primeira vacina abrindo a campnha
Sobral – Na ultima sexta-feira (01) com a presença do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins e o Governador Cid Gomes foi lançado no Parque de Exposições João Passos Dias em Sobral a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em 2012. Com esta campanha estamos caminhando para o risco zero de contaminação de febre aftosa no nosso estado.

O último caso registrado de febre aftosa foi em 11 de Abril de 1997, no município de Porteiras, no Cariri. Por isso, essa, que é a 11ª campanha lançada, tem grande importância no estado. No último ano já atingimos mais de 90% de vacinação do rebanho. No Próximo de ia 18 de junho, cinco mil animais terão o sangue colhido para realização do exame da febre aftosa. . "Quero estar em 2013 acompanhado do governador Cid Gomes na França, para recebermos o certificado de que o Brasil é um país livre da febre aftosa", comemorou o Ministro.

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

Campanha

A campanha de vacinação deste ano foi adiada de maio para junho em virtude do processo de sorologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  (Mapa). É que o Estado atingiu a pontuação mínima exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e luta para alcançar o status de zona livre com vacinação. O estado que atingir 100% do rebanho neste ano vacinado tornando-se estado livre do vírus. 



Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil - 85 3466.4898

domingo, 3 de junho de 2012

Festejos de Santo Antonio homenageia os Vaqueiros


Padre Adauto durante a celebração - Fotos: osertaoenoticia.com

Quixeramobim – Cidade do Sertão Central que tem como padroeiro o Santo Casamenteiro que inicia as festas no mês mais festivo do ano para os nordestinos. Mês que se homenageia três santos da Igreja Católica, Santo Antônio, São João e São Pedro, traz as festas durante 13 dias com muita alegria, barracas, comidas típicas e muito forró além da fé do povo no Santo Antônio.

Diariamente são realizadas novenas, caminhadas aos bairros, missas, confissões além de apresentações culturais durante todo o festejo que recebe milhares de fiéis vindos de todas as partes do estado. Uma comemoração que iniciou com o hasteamento da bandeira no pátio da igreja que leva o mesmo nome do padroeiro.

A Missa do Vaqueiro, homenagem realizada desde de 1970 na cidade pernambucana de Serrita e hoje celebrada em todo o nordeste brasileiro, em Quixeramobim a comemoração é realizada durante as festas de Santo Antônio, neste Sábado a homenagem foi realizada na praça Dias Ferreira onde contou com a presença dos homenageados, centenas de Vaqueiros junto com a população dividiram a celebração realizada pelo Padre Radialista Adauto, cantando musicas do Rei do Baião fez os fiéis catarem juntos e comemorarem esta linda eucaristia que já é realizada desde 2006. 
  
A celebração contou com um grupo de Sanfoneiros que juntamente com o Padre Adauto cantou muitas músicas de Luiz Gonzaga e os presentes emocionavam-se ao som dos acordeons de Luis Paulo, Tênilson, Geraldo Ferreira, e Elton Saraiva lembrando-se do sofrimento do sertanejo retratadas nas melodias de Gonzaga entoadas pelo Padre Adauto. 




FONTE: osertãoenoticia.com 

Post da semana com o Doutor



Quixadá vive momentos tortuosos com uma série de invasões simultâneas e aparentemente planejadas. Terrenos, lotes e outras propriedades são ocupados com esteio no abuso e na ilegalidade, afrontando o direito de propriedade de muitos.

Questão social? Talvez. Porém, uma grande dose de vil oportunismo se mostra mais visível. Não creio que as pessoas pensem que essas invasões estão ocorrendo por acaso. A história de Quixadá já provou que não. Basta observar que quando o governo municipal é ocupado por determinado partido até certos sindicatos, com aparência combativa, ficam bastante apáticos. Quando o governo muda de mão, vem uma chuva de protestos de várias ordens, incluindo até “sindicalista em greve de fome”. Quando o poder volta para uma dada cor partidária, não há mais fome, quiçá porque alguns literalmente ficam “comendo”.

Recentemente, quando o Prefeito pertencia a um dado partido não havia invasão alguma. Deixou a sigla e, não por coincidência, as invasões explodiram. Será que a população ainda vai sufragar o nome de quem as incentiva? Se não houver memória histórica... O pior é ver como se dá a luta política local, minando as esperanças de uma mudança real. Ao invés de se discutirem “projetos”, os pseudo-líderes  discutem “nomes”, pondo os carros adiante dos bois. Quando o debate gira em torno de nomes, dá lugar ao individualismo, à vaidade, à ganância e à mentira. Nesse sentido, falam até em acordo de cavalheiros em torno de pré-candidato que estiver com mais aprovação popular.

Entretanto, longe da ética inerente a um acordo, o que se vê é um jogo sinuoso onde um já se lança antecipadamente, outro coloca ativistas para dizer que o aliado desistiu, etc. Parece que nada muda; que tudo permanece igual nesse campo. Quando surge um rosto “diferente”, esconde esquemas velhos e carcomidos de práticas políticas viciadas, disfarçando péssimos nomes por trás de propaganda e mídia exagerada.

Espero ver alguém realmente novo, que não saia das entranhas da política partidária ou que não esteja historicamente ligado ao jogo viciado dos partidos. E para finalizar: será que todos esqueceram quem é o culpado pelo desgoverno que vitima Quixadá, ou quem lançou o desastre administrativo existente?     
           
Dr. ROMERO LEMOS.   
           

Sindicato dos Comerciários divulga novo piso da categoria e conquistas da classe


Quixadá – O Sindicato dos Comerciários de Quixadá e Região acaba de fechar o acordo com os empresários e homologa a convenção de 2012, com um salário de R$ 638,35 retroativa para 01 de Abril. A região compreendida pelo sindicato atende além de Quixadá as cidades de Banabuiú, Choro, Ibaretama, Ibicuitinga, Quixeramobim e Senador Pompeu.
Com esta nova convenção os comerciários garantem os direitos que conquistaram e passam a receber o salário comercial de R$ 638,35 com uma diferença do mês de abril que será de R$ 16,35 paga como diferença salarial. Para quem ganha acima do piso da categoria o aumento será de 7% sobre o salário ganho pelo comerciário. Quem trabalhar Domingos e Feriados receberá em dobro um dia normal de trabalho, quebra de caixa é de 10%. Terá que constar no contracheque do funcionário.
O Presidente Cesar Castro em breve estará entregando aos seus associados uma nova sede social, onde inicialmente estará funcionando com uma Churrascaria, Campo Socyte, Piscinas além de estacionamento e um amplo espaço para diversão da família dos comerciários realizarem seus lazeres e desfrutarem de descanso alegre com a família. Esta é a primeira fase, onde já estarão desfrutando em breve. A segunda fase terá Dormitórios, Auditório entre os benefícios que chegara com esta grande conquista da categoria. 
MAIS INFORMAÇÕES:
SEC QUIXADÁ E REGIÃO
88 3412 2211 / 3414 3611

Aprovado programa das Forças Armadas em TV Educativa


Brasília – Projeto de Lei 738/11, do ex-deputado Luiz Otavio foi aprovado com um substitutivo do deputado Arolde de Oliveira (PSD-RJ) determinando de que o canal a cabo reservado ao Executivo (em todos os níveis) para a divulgação de educação e cultura inclua, obrigatoriamente, um programa para divulgar atividades do Ministério da Defesa. O texto original cria um canal exclusivo para o exercito.
A Lei 12.485/11 determina que um dos canais seja organizado pelo governo federal para o desenvolvimento e aprimoramento além de cultura nas TV a cabo do Brasil. Com esta lei aprovada não só as de TV a cabo como todas as operadoras de TV por assinatura, qualquer que seja a tecnologia empregada terá que cumprir a lei.  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...