Pages

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Febre Aftosa, ceará quer vacinar 100% do rebanho



foto
Cid Gomes aplica a primeira vacina abrindo a campnha
Sobral – Na ultima sexta-feira (01) com a presença do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins e o Governador Cid Gomes foi lançado no Parque de Exposições João Passos Dias em Sobral a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em 2012. Com esta campanha estamos caminhando para o risco zero de contaminação de febre aftosa no nosso estado.

O último caso registrado de febre aftosa foi em 11 de Abril de 1997, no município de Porteiras, no Cariri. Por isso, essa, que é a 11ª campanha lançada, tem grande importância no estado. No último ano já atingimos mais de 90% de vacinação do rebanho. No Próximo de ia 18 de junho, cinco mil animais terão o sangue colhido para realização do exame da febre aftosa. . "Quero estar em 2013 acompanhado do governador Cid Gomes na França, para recebermos o certificado de que o Brasil é um país livre da febre aftosa", comemorou o Ministro.

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

Campanha

A campanha de vacinação deste ano foi adiada de maio para junho em virtude do processo de sorologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  (Mapa). É que o Estado atingiu a pontuação mínima exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e luta para alcançar o status de zona livre com vacinação. O estado que atingir 100% do rebanho neste ano vacinado tornando-se estado livre do vírus. 



Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil - 85 3466.4898

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...