Pages

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

EMBALAGENS BRASILEIRAS ESTÃO ENTRE AS MELHORES DO MUNDO


Embalagens Brasileiras entre as melhores do Mundo.

08/12/2011 – Elas se tornaram práticas, funcionais, primam pela beleza, sofisticação, eficiência, pelos recursos de tecnologia e carregam a bandeira da sustentabilidade em todo o mundo. Embalagens que participaram do WorldStar Packaging Awards 2011/2012 mostraram o quanto a imaginação e criatividade de designers e das empresas estão sofisticando o recurso das embalagens.

O WorldStar Packaging Awards contou nesta edição com 25 juízes, todos profissionais de embalagem, oriundos de 21 países. Eles se reuniram em encontro no Reino Unido para escolher as melhores embalagens do mundo  pela WPO - World Packaging Organisation para a votação do WorldStar Packaging Awards 2011/2012.

O Brasil foi representado por Luciana Pellegrino, diretora-executiva da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) e vice – presidente de Marketing da WPO – World Packaging Organisation.

Para Luciana, as embalagens atuais comprovam que deixaram de ter apenas o aspecto funcional de acondicionar produtos para cumprirem diretrizes e metas estratégicas de marketing das empresas.

Este ano, o júri do WorldStar avaliou 243 embalagens inscritas provenientes de 33 países.  O vencedor é escolhido através do consenso deste júri sobre a embalagem em relação a sua superioridade sobre os outros inscritos em sua categoria no quesito inovação.

A premiação foi dividida nas categorias Bebidas, Eletrônicos, Alimentos, Beleza e Cuidados Pessoais, Household, Farmacêuticos e Miscelânea.


O Brasil recebeu este ano quatro troféus mundiais com embalagens oriundas do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, pois todas as embalagens brasileiras inscritas no WorldStar foram vencedoras do Prêmio ABRE. A Associação incentivou a indústria nacional para que fossem inscritas as sete embalagens que participaram do WorldStar.

O resultado mostra a grande evolução das embalagens brasileiras que vem nos últimos anos se destacando no cenário da premiação. “Na verdade, as embalagens detectam fatores culturais e socioeconômicos de seus países de origem e ficou evidente  que as embalagens brasileiras tiveram oportunidade de apresentar sua qualidade e criatividade”, diz Luciana. Para a executiva, o resultado mostra que este setor brasileiro tem ótima estrutura e qualidade,  comprovando que a indústria nacional é uma das mais competitivas do mundo, oferecendo produtividade, tecnologia de ponta, design e diferenciação.

A inovação e a sustentabilidade tiveram grande destaque na premiação. As embalagens inscritas para as diversas categorias do WorldStar também podem se inscrever na categoria Sustentabilidade que este ano recebeu mais de 50 inscrições. A votação para esta categoria é realizada pelo Comitê de Sustentabilidade da WPO e o vencedor é anunciado na cerimônia de entrega da premiação.

A cerimônia de premiação será realizada em junho de 2012, na Croácia, quando também será  anunciado o President’s Award, prêmio concedido a melhor embalagem mundial entre as concorrentes ao WorldStar e escolhida pelo presidente da WPO, Tom Schneider. 


Conheça os vencedores brasileiros - Wordstar 2011
Categoria: Alimentos
Embalagem: Ovo de Páscoa Lacta Delice
Empresa: Brasilgrafica
Categoria: Saúde e Beleza
Embalagem: Egeo Choc de O Boticário
Empresa: Komm::Design Stratagy
Categoria: Household
Embalagem: Euro set de xícaras
Empresa: Hal9000
Categoria: Alimentos
Embalagem: Dama Hojiblanca
Empresa: Sandeleh Alimentos

WorldStar

O “WorldStar Packaging Awards” foi criado pela WPO - World Packaging Organisation em 1970, e é promovido anualmente.  A premiação conta com a participação de representantes do setor provenientes de diferentes países. A votação é realizada por um júri especializado, composto por profissionais membros-representantes das maiores instituições de embalagens de seus países de origem filiadas à WPO e um membro da IPPO - International Packaging Press Organization.

O Prêmio demonstra o contínuo avanço no desenvolvimento de embalagens levando o que há de excelência para o conhecimento mundial. Para participar da premiação é necessário que a embalagem tenha sido premiada no seu país de origem.

FONTE:
CELULOSE ONLINE / CIFLORESTAS

CARTILHA DOS DIREITOS HUMANOS LANÇADA NESTA SEXTA-FEIRA(09)




Dentro de uma ampla programação que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, a Coordenadoria  

Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará (COPDH) lançou nesta sexta-feira (9), às 9 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado, a cartilha alusiva à Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Segundo o titular da COPDH, Marcelo Uchôa, ao optar por promover a dignidade através da proteção das liberdades individuais, públicas e políticas, dos direitos sociais, direitos culturais, direitos difusos em geral, a Declaração manifesta intenção clara de buscar a emancipação humana num ambiente de tolerância, respeito à diversidade e de cultura de paz. Por isso mesmo, a cartilha será útil dentro dos objetivos da COPDH para os próximos anos.

A ideia é que a Declaração Universal dos Direitos Humanos sirva como material pedagógico básico, dentre todas as demais ferramentas pedagógicas que serão utilizadas na materialização de três programas da COPDH, já com verbas federais asseguradas para 2012: Educação em Direitos Humanos, voltado para conselheiros de políticas transversais, alunos da rede pública estadual de ensino e profissionais da segurança pública; Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro para 20 municípios que sofrerão impactos com a Copa de 2014; e Centro de Referência em Direitos Humanos, como espaço de divulgação temática, formação e multiplicação de militantes da política.


Ocorrerão ainda, durante todo dia de amanhã, na Assembleia Legislativa, por articulação da Comissão de Direitos Humanos daquela Casa, simpósios relacionados à política específica, sobre temas que variam de Memória, Verdade e Justiça a Registro Civil. Às 16h, o psiquiatra e psicanalista Valton Miranda receberá a Comenda Frei Tito, a mais importante do Legislativo estadual relacionada aos direitos humanos.


FONTE: 
Assessora de Imprensa das Coordenadorias
Camila Rios - 85 3466.4939

LOUVADO A RACHEL DE QUEIROZ, MEMORIAL FAZ UM ANO


Chalé da Pedra - Memorial Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz, a primeira mulher a adentrar a Academia Brasileira de Letras, Fortalezense  de nascimento, mas Quixadaense de coração, recentemente recebeu um memorial em sua homenagem. A casa que fica sobre uma pedra no centro da cidade, chamada de “Pedra do Chalé”, hoje é o memorial Rachel de Queiroz.

Após um ano de inaugurado o memorial que fica na Praça da Cultura e tem a Fundação Rachel de Queiroz recebeu obras, fotografias e diversas peças da escritora. Muitos visitantes entre estudantes  e turistas já realizaram pesquisas  e conheceram  muitas curiosidades  de  Rachel.

Em comemoração a Fundação Rachel de Queiroz realiza uma programação para comemorar a importante data, nada como a cultura ser apresentada de diversas formas lembrando um dos mitos da cultura literária cearense.

Com apresentação da Banda de Música Municipal, Declamações de Poesias, Cantoria de Violeiro, Orquestra de Flautas, Declamação de Obras de Rachel e Música Popular. Será uma noite marcante por ser uma noite verdadeiramente Cultural.

PROGRAMAÇÃO:

ü  Dia 09 de Dezembro de 2011
ü  Às 19:00hs
ü  Memorial Rachel de Queiroz – Rua José Jucá – Praça da Cultura
ü  Abertura
ü  Apresentação da Banda de Música Municipal
ü  Declamação “Louvado a Rachel de Queiroz” por Josi Nascimento e Ismael Fabrício
ü  Entrega de comenda à Rosita Ferreira (Amiga da Escritora)
ü  Apresentação do Cantador de Viola - Guilherme Calixto
ü  Apresentação do Grupo de Flauta da Fundação Cultural
ü  Declamação da poesia de Rachel de Queiroz por Iris Freitas
ü  Apresentação do Grupo de Violão da Fundação Cultural
ü  Encerramento com Show de Lia Almeida.

Mais Informações:

Fundação Cultural Rachel de Queiroz



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER SAÍDA DO PREFEITO DE QUIXERAMOBIM


Add caption

O Ministério Público Estadual (MPE) solicitou à Justiça o afastamento do prefeito do município de Quixeramobim, Edmilson Júnior (PMDB), por acusação de fraude em licitações do Executivo. Também foi pedido o afastamento do chefe de Gabinete da Prefeitura, João Batista Fernandes; do presidente da Comissão de Licitação, Tarcízio de Almeida Coelho; do vereador e presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Mota Almeida (PMDB), além de secretários.
Eles são acusados, ao lado de empresários, ex-parlamentares e servidores, de formação de quadrilha, responsáveis por fraudar licitações. Segundo informações do MPE, investigações dão conta de que inúmeras fraudes foram praticadas pelo grupo, como sonegação de documentos para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e para o Ministério Público, comprometendo cerca de R$ 620 mil das verbas públicas.

Por este motivo, a promotoria da Comarca daquele município solicitou que fossem suspensos os direitos políticos dos envolvidos, bem como o pagamento de multa no montante de até 100 vezes o valor de suas remunerações, na condição de gestor, durante o ano de 2006.
Também foi solicitado que os gestores entreguem toda a documentação faltante, referente ao exercício de 2006, para que sejam esclarecidas as razões e consequências para o Erário das divergências constatadas pelo TCM.

Procurado por O POVO, o prefeito Edmilson Júnior disse estar acostumado com as denúncias do MPE local, que “não deixa ninguém trabalhar. É sempre uma novidade. No final sempre comprovamos que eles estavam errados”.
Posteriormente, a assessoria de comunicação do prefeito informou que a procuradoria jurídica da Prefeitura não foi intimada, e que o prefeito só deve se pronunciar oficialmente sobre o assunto após a intimação.

FONTE: 
O POVO/ DIREITOCE

GOVERNO LANÇA PLANO DE COMBATE AO CRACK; INVESTIMENTOS CHEGAM A R$ 4 BI EM 2014


Brasília – O governo federal lançou hoje (7) um conjunto de ações para o enfrentamento ao crack, com previsão de investimento de R$ 4 bilhões até 2014. As ações estão estruturadas em três eixos – cuidado, prevenção e autoridade – e serão desenvolvidas de forma integrada com estados e municípios.
No eixo cuidado estão previstas iniciativas para ampliar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas e a qualificação de profissionais. Será criada a rede de atendimento Conte com a Gente, com estrutura diferenciada para atender pacientes em diferentes situações e auxiliar dependentes químicos na superação do vício e na reinserção social.

Outra ação na área de cuidado será a criação de enfermarias especializadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), com investimentos de R$ 670,6 milhões para a criação de 2.462 leitos exclusivos para usuário de drogas.


Esses leitos serão usados para atendimentos e internações de curta duração durante crises de abstinência e em casos de intoxicações graves. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para estimular a implantação desses espaços, o valor da diária de internação repassado pela pasta aos estados e municípios poderá ser quatro vezes maior – de R$ 57 para até R$ 200.

“É muito bom ter um plano que tem o cuidado como grande prioridade. Temos que distinguir o que precisa ser distinto. O que precisa de repressão é o traficante e o contrabando. O usuário precisa de serviços abertos”, disse Padilha.

O eixo prevenção terá foco nas escolas, nas comunidades e na comunicação com a população. Serão capacitados 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares para atuarem na prevenção ao uso de drogas em 42 mil escolas públicas. Líderes comunitários também devem receber capacitação até 2014.
Serão feitas ainda campanhas específicas para informar, orientar e prevenir a população sobre o uso do crack e de outras drogas.

No eixo autoridade, as ações policiais se concentrarão em duas frentes: nas fronteiras e nos centros consumidores. Entre as metas estão o policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas das cidades e a revitalização dos espaços que são reconhecidamente pontos de consumo.



O eixo prevê ainda a atuação integrada das polícias estaduais com as polícias Federal e Rodoviária Federal na área de inteligência e investigação para identificar e prender traficantes e desarticular organizações de tráfico de drogas.


“Não podemos ignorar essa realidade. Precisamos enfrentá-la”, disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “As equipes serão treinadas para orientar os usuários a procurar o serviço de saúde à disposição. As ações só começarão quando o serviço de saúde tiver condições de atender as pessoas”, acrescentou.

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL


EX-CAPITÃO É CONDENADO À 46 ANOS DE PRISÃO


Amparada pelo marido e pelos filhos, dona Célia, mãe dos rapazes assassinados, voltou a se emocionar no Fórum
Amparada pelo marido e pelos filhos, mãe dos rapazes assinados, voltou a se emocionar no fórum - Foto  Kid Junior

O ex-capitão da Polícia Militar Daniel Bezerra acaba de ser condenado a 46 anos de prisão, em regime inicialmente fechado. Após 15 horas de cansativo julgamento, a sentença foi anunciada pela juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro às 02h42min de hoje, 5a.feira (08/12).
Quatro anos, oito meses e 22 dias após o crime, o réu foi condenado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil.
Daniel responderá a 23 anos de prisão pela morte de cada um dos irmãos, somando um total de 46 anos de detenção. Pais, familiares e amigos das vítimas aplaudem o anúncio da juíza e se abraçaram em choro coletivo. A defesa diz que vai recorrer da decisão.
FONTE:
DIREITOCE.COM

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

"HOLLYWOOD DO NORDESTE" PREPARA FUTUROS CINEASTAS

Gravação do Filme " O AUTO DA CAMISINHA"

Quixadá – Localizada a 158km da capital cearense, uma das cidades em destaque na região centro, apesar de não existe cinema na cidade é considerada a Hollywood do nordeste. Vários filmes, programas de tv, seriados, vídeos, documentários e tem em seu povo um dos mais culturais. Músicos espalhados nas melhores bandas do Brasil, a primeira Associação de Teatro Amador do Interior Cearense, Primeiro Festival de Teatro do Interior realizado em Quixadá.

Lúcio Rodrigues e Rafael Martinez às margens do Açude Cedro, um dos mais antigos do país,  em Quixadá.  Gravação de Reportagem para o Globo Repórter.

Escolhida por seus paredões de pedras e uma exuberante beleza natural, a cidade destaca-se por ser cenário vivo para as tomadas de imagens. Causando um deslumbre de diretores e até mesmo técnicos que se embelezam com tanta natureza linda. O Diretor Clébio Ribeiro tem uma percepção maior desta beleza por ter nascido e conhecer de perto todo este esplendor.

Vereador  Pedro Baquit (PSD), Clébio Ribeiro e Gladson Martins presidente da ACVQ  em audiência  na Câmara Municipal de Quixadá.

O Diretor e Produtor cinematográfico, Clébio Viriato Ribeiro um dos fundadores da Associação de Teatro de Quixadá iniciou sua carreira como diretor de Teatro Amador onde dirigiu seus primeiros espetáculos na arte cênica. Vários filmes dirigidos por Clébio Ribeiro participaram de festivais e amostras pelo Brasil e até internacional. A campanha do Ministério da Saúde contra a AIDS foi dirigido e produzido por Clébio com cenas gravadas na terra dos monólitos e a participação de grandes nomes nacionais e da terrinha o filme “O AUTO DA CAMISINHA”.

Com esta vocação a “Hollywood” do Nordeste recebe  uma oficina  para formar jovens e interessados em aprender as façanhas da sétima arte. A Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá – ACVQ convoca você que gosta de fazer arte para participar deste evento onde a linguagem audiovisual será trabalhada em todas as suas essências através do conhecimento e apresentação do Diretor e Produtor de Cinema, Clébio Ribeiro.
  
Esta oficina é direcionada para jovens que residem na sede como na zona rural, com o objetivo de potencializar e orientar estes que no futuro poderá estar dirigindo grandes obras pelo Brasil e quem sabe na Hollywood Americana.

SERVIÇO:

FORMAÇÃO AUDIOVISUAL
Oficina: Introdução a Linguagem Audiovisual
Local: Ponto de Cultura Sertão Cinema Cidadão
Endereço: Av. Plácido Castelo, 1938 - CAC
Data: 12,13 e 14 de Dezembro de 2011
Informações: 88 - 3414 3488 ou 9632 4003
Inscrições Gratuitas - Vagas Limitadas.


IVETE SANGALO RECEBE MENSAGENS DE AMIGOS E FALA COM FILHO MARCELO PELO TELEFONE


Cantora Ivete Sangalo 

No terceiro dia de internamento no Hospital Aliança,  Ivete Sangalo acordou com vontade de comer brigadeiro. “Posso comer um pouquinho? Só um pouco?”, insistiu. Apesar do apelo, o desejo não foi atendido e ela teve que se contentar com a comidinha balanceada do hospital, o que inclui frutas e água de coco.
Ontem, a varandinha do setor onde Ivete está internada (ela está no quarto 121) foi ponto de encontro dos familiares e amigos da cantora. Já o ponto de encontro dos fãs foi no estacionamento em frente à varandinha. Era lá que estavam as amigas Milena Borges e Gessiane Dias, de 18 anos.
“Estou aqui desde as 7h45. Já passamos na Ceasinha e compramos morangos, biscoito e refrigerante. O suficiente para nossa sobrevivência”, disse Gessiane que planejava passar a noite no hospital, junto com Milena. A amiga acrescentou: “Vamos dormir nesse banco mesmo”.
No final da tarde, porém, as duas acabaram convencidas pela assessora de Ivete a voltar para casa à noite e voltarem hoje cedinho.
Também fã da cantora, Gleice Mara chegou à tarde, porque estava fazendo teste para tirar carteira de motorista. “Tenho certeza que perdi o psicoteste. Estava me tremendo toda por causa de Ivete”, relatou à amiga Fernanda Dias, que já estava a postos desde o meio-dia.
Filho

Ivete está sentindo muita falta do filho Marcelo, de 2 anos, que foi proibido pelos médicos de visitá-la no hospital para evitar o risco de contaminação. Segundo amigos, ela tem  conversado com o menino apenas pelo telefone pois, apesar de assistir aos noticiários, ela não está acessando a internet.

O boletim médico divulgado ontem diz que a cantora “apresentou boa evolução clínica nas últimas 24 horas, vem alimentando-se normalmente com dieta livre e movimentando-se bem no quarto”. Ela continua em repouso sem previsão de alta e faz uso de medicações intravenosas. Uma funcionária do hospital relata que Ivete ainda se queixa de fortes dores de cabeça.
Luxo
A musa do axé está em uma suíte especial, maior e mais confortável que as demais, no primeiro andar do hospital. Entre os ítens que compõem a acomodação, uma sala extra, televisão maior, internet wi-fi e secador de cabelo. O Aliança tem quatro quartos deste tipo, destinados a pacientes que precisam ficar internados mais tempo ou querem mais privacidade.

O conforto tem preço. Custa R$ 250 a diária (sem incluir o tratamento) e não é coberto por planos de saúde. No entanto, fontes ligadas ao hospital relatam que a diretoria cedeu uma das suítes especiais a Ivete Sangalo por cortesia, para preservar sua privacidade.
O prontuário da cantora também é mantido em sigilo. Quem trabalha no local diz que ele é mantido dentro de um envelope com os dizeres: “Particular. Favor abrir apenas dentro do setor médico”.
Visitas por enquanto só da família, mas segundo a assessoria de imprensa de Ivete, a cantora Wanessa da Mata mandou flores e muitos artistas têm telefonado para prestar solidariedade e em busca de notícias.
“Estamos nos revezando para ficar com ela. Daniel (Cady, marido de Ivete) esteve aqui pela manhã e agora à tarde eu ficarei. Posso dizer que ela está ótima e respondendo bem ao tratamento”, afirmou a irmã, Cíntia Sangalo.

Meningite de Ivete é branda e não deixa sequelas

Apesar de ter os sintomas parecidos com os da meningite bacteriana, a meningite viral (a de Ivete) é mais branda, não apresenta sequelas e a internação dura em média uma semana. Segundo a infectologista Ceuci Nunes, o tratamento é diferenciado.

“A bacteriana é tratada com antibióticos, mas na viral combatemos os sintomas e hidratamos o paciente. A transmissão acontece por água, alimentos contaminados ou secreção respiratória”, , afirmou a infectologista.
Ela explica porque o pequeno Marcelo está sendo mantido afastado da mãe:“Há um exame que revela se há o crescimento de bactérias que só fica pronto em sete dias. Por precaução, crianças devem ser preservadas”.
FONTE:
CORREIO DA BAHIA

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

DEPUTADO OSMAR BAQUIT DEFENDE ANTECIPAÇÃO DE POSSE DO NOVOS PREFEITOS


Deputado Osmar Baquit

Fortaleza – O Deputado Osmar Baquit (PSD) defendeu, em pronunciamento nesta terça-feira(06) na Assembleia Legislativa, a posse dos prefeitos eleitos no próximo ano. Para ele, os que ganham as eleições não deveriam esperar até janeiro de 2013 para tomar posse. Osmar admite que propicia aos derrotados um verdadeiro desmonte nas prefeituras ou tomam decisões que possa comprometer as finanças de quem esta chegando.

Osmar solicitou reunião da mesa diretora com os lideres partidários, para evitar o clima de campanha invada o plenário. Segundo ele, o tom dos pronunciamentos já está um pouco alterado, sendo importante a intervenção da direção da casa.

O Deputado chamou atenção da Justiça Eleitoral para o problema de violência nos municípios, no período pré-eleitoral. “ o que chama atenção é como a violência pode predominar. Não só física, mas também financeira, que corrói o sistema democrático. Muitos prefeitos usam do poder econômico e ameaçam até os eleitores de perder a participação no programa Bolsa Família”. Assinalou.

Segundo Osmar, estamos assistindo a uma campanha eleitoral antecipada, com muros já pintados, e o assistencialismo predominando violentamente. “Isso é muito ruim porque é uma luta desigual, que desafia a Justiça Eleitoral. Os tribunais vão viver abarrotados de processos, se medidas urgentes não forem adotadas”.

FONTE:


domingo, 4 de dezembro de 2011

GRAVE ACIDENTE NA CE-040, JOVENS QUIXADAENSES ENTRE AS VITIMAS

Foto: Izaias Vieira / TV JANGADEIRO


Grave acidente no inicio de tarde deste Domingo (04), um carro de passeio colidiu com um poste na CE-040. O acidente ocorreu por volta das 14h30s nas proximidades do Km 12, município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual - PRE, o motorista do veículo trafegava em alta velocidade, quando perdeu o controle e bateu no poste, partindo o carro ao meio. Com a batida, as três jovens que estavam no banco traseiro morreram.
Já o condutor, identificado como José Helder Camelo Nascimento, e a jovem que estava no banco do passageiro, Caroline de Oliveira Lucas Martins, de 18 anos, ficaram feridos. José Helder foi socorrido ao hospital, e Caroline foi atendida pela equipe do Samu no local.    
Foto: Revista Central
VITIMAS
As vitimas fatais deste acidente grave, Ana kelly Rufino Camilo, 17 anos, residente à Rua Padre Cicero no Bairro Triangulo e a amiga Monique Erika Silva 18 anos residente no Centro, ontem comemorou o aniversário, ambas de Quixadá e a terceira vitima identificada apenas por Carine moradora do Conjunto Esperança em Fortaleza. 
Caroline de Oliveira estava conversando normalmente e disse que apesar da velocidade estavam todos de Cinto. Estavam indo apanhar um amigo em Fortaleza para também participar da festa que acontecia na cidade de Arquiraz.
FONTE: 
TV JANGADEIRO ONLINE / REVISTA CENTRAL 

É PENTA, CORINTHIANS EMPATA E FATURA O TÍTULO


Willian, Corinthians x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
William, do corinthians, disputa com Gerley, do palmeiras (Foto: Marcos Ribolli

O Corinthians empatou sem gols com o Palmeiras neste domingo, no Pacaembu, e conquistou o pentacampeonato brasileiro. O resultado, como não poderia deixar de ser, veio no sufoco e com sofrimento. O Alvinegro mais uma não apresentou um bom, mas segurou o resultado para a alegria da Fiel.


As homenagens e o minuto de silêncio a Sócrates, eterno ídolo corintiano, embalaram os 11 guerreiros que subiram ao gramado do Pacaembu sem atraso, cientes de que a glória dependia só de si. Se o momento político do clube já não se assemelha em nada à Democracia do início dos anos 1980, em campo - o futebol regular mostrado durante a competição - o Doutor diria que está à altura da história que ele ajudou a construir.

Os olhos estavam vidrados no gramado do Pacaembu, mas os ouvidos grudados no rádio de pilha traziam boas e más notícias do Engenhão. O Palmeiras dominou o primeiro tempo e a tensão tomou conta. Nada que pudesse atrapalhar a festa. Um empate era o bastante, e o Timão jogou pelo empate.

O empate que garantiu o emprego de Tite, quase demitido diversas vezes e agora na seleta lista de técnicos campeões. O empate que garantiu o título - pela primeira vez em 101 anos de história, o Corinthians tem mais títulos brasileiros que o arquirrival (nos nacionais, Verdão leva vantagem com oito).

Expulso, Valdivia ainda colaborou com o título rival e mais uma vez decepcionou em um clássico contra o arquirrival. A 11ª colocação, intermediária, foi justa para uma equipe que brigou até o último minutos, mas foi só coadjuvante na temporada. Perdeu a chance de decidir... Aos mais de 30 mil torcedores corintianos no Pacaembu, somado aos milhões pelo Brasil, o trauma de 2010 foi superado: Timão é campeão! Uma pena o disputado Dérbi terminar com provocações e expulsões. Mas, sem isso, não é Palmeiras x Corinthians...

Domínio alviverde!

O clássico começou quente. Muito quente. Em menos de cinco minutos, as cinco faltas e um cartão amarelo mostrado no Pacaembu - para Patrik - representavam bem a tensão e a responsabilidade que recaía sob as duas equipes. Ainda assim, o ritmo lento era ditado pelo Corinthians - o empate já estava bom. Pelas laterais, no entanto, o Verdão encontrou o caminho.

Aos poucos o Palmeiras foi se soltando, prendeu mais a bola em seu campo ofensivo e passou a levar perigo, como aos 16 minutos. Marcos Assunção lançou com capricho para Patrik na direita, mas o meia se apressou: arriscou de primeira e mandou à esquerda do gol defendido pro Julio Cesar. Foi o bastante para tirar o fôlego das duas torcidas. Na verdade, três: também a do Vasco, que abria o placar no Engenhão.

O empate ainda dava o título ao Timão, mas o Palmeiras jogava tranquilo, no campo de ataque - o destino do Brasileirão, naquele momento, estava em suas mãos. Sustos mesmo, entretanto, só foram dois já nos últimos minutos: um para cada equipe. Aos 40, Cicinho chutou rasteiro e a bola desviou em Leandro Amaro, dentro da pequena área. De terceiro reserva da zaga alviverde, ele quase terminou o ano como herói.

Aos 44, o troco alvinegro: Alessandro fez boa jogada e tocou para Willian. O atacante preferiu cair pedindo pênalti, e Liedson chutou prensado, para fora. E a primeira etapa acabou sem nenhuma finalização certa, mas com a promessa de um segundo tempo ainda mais emocionante.

A consagração!

A segunda etapa começou como se fosse outro jogo no Pacaembu. O Corinthians, finalmente, mostrava ímpeto de campeão e invertia os papéis do primeiro tempo: marcava bem e atordoava o Verdão no campo de defesa. Mas Valdivia sabia que o ano não foi dos melhores, que devia à sua torcida. Estava determinado a definir o Dérbi. Só não esperava que fosse negativamente...

Aos dois minutos de bola rolando no segundo tempo, o Mago dividiu bola com Jorge Henrique e foi imprudente: deixou o braço na cara do atacante adversário. Nessa hora, reclamação não adianta: o meia foi expulso. Ao mesmo tempo, o radinho de pilha avisou: gol de empate do Flamengo no Engenhão. Não adiantava, os deuses do futebol pareciam ter escolhido o novo dono da taça. Prendendo a bola no campo de defesa e cozinhando o resultado, o Corinthians estava ciente disso.

Felipão tentou escalar João Vitor e Fernandão para reequilibrar a partida, já que jogava com um a menos. Com Márcio Araújo na lateral, o Palmeiras passou a sair mais, não sentiu falta de Valdivia. Deola só foi trabalhar aos 19 minutos, quando Liedson fez boa jogada, passou por Gerley e o goleiro afastou no tapa. Mas o Palmeiras cresceu e saiu para o jogo mesmo assim.

Aos 26 minutos, Marcos Assunção cruzou na grande área com perigo, Fernandão desviou de cabeça e bola explodiu na trave. No rebote, Luan tentou o chute e bola vai para fora. Talvez a melhor chance da partida, talvez o que tenha tirado o calmo Wallace do sério. No lance seguinte, o zagueiro improvisado no meio acertou Maikon Leite e levou o vermelho. A esta altura, eram dez contra dez.

Os ânimos ficaram mais exaltados, os jogadores do Corinthians sentiam o título chegando e pareciam desesperados, querendo acelerar o relógio. Um gol bem anulado do Palmeiras, marcado por Henrique, só aumentou a tensão. Mas a torcida já fazia a festa, o grito de "é campeão" era inevitável, o resultado no Engenhão ajudava. Tudo ajudava. Só foi preciso segurar o resultado para confirmar. Uma pena que Jorge Henrique resolveu provocar e a briga começou. João Vitor e Castán foram expulsos, Luan e Jorge Henrique trocaram agressões e deram sorte em terminarem a partida no campo. Um pimenta a mais... Foi difícil, sofrido, suado... Realmente, o Corinthians é campeão!

FONTE:
BAND.COM

GOVERNO USARÁ UNIVERSITÁRIOS PARA AJUDAR 254 ESCOLAS RUINS




O governo paulista vai dar auxilio mensal de R$ 500,00 para universitários que fizerem estágio em colégios básicos estaduais considerados ruins.

A ideia é que estudantes de licenciaturas ajudem no ano que vem 254 escolas que têm mais dificuldades pedagógicas e estão localizadas em áreas periféricas. A rede estadual têm 5000 unidades.

Segundo o governo, além de auxiliar a rede no curto prazo, os universitários terão experiências que os deixarão mas bem preparados para quando estiverem formados.

A gestão visa colocar o estado entre as melhores 25 redes do mundo até 2030. Atualmente está em 53º entre 65, considerando simulação que apresenta SP como um país no pisa (Prova Internacional).

O plano de Alckmin é o segundo  da gestão tucana em São Paulo em quatro anos. O anterior, de Serra, terminou em 2010, com metas parcialmente atingidas. 

FONTE:
PORTAL APRENDIZ 

VOCÊ DARIA DINHEIRO PARA UMA ESCOLA PÚBLICA?


Veja que interessante, o maior jornal um dos mais importantes do mundo, nos Estados Unidos lançou uma campanha inédita, está pedindo doação em dinheiro aos americanos. Motivo: quer entregar de graça jornais para escolas públicas de todo o Estados Unidos. 
A ideia central é a seguinte: a leitura de um jornal de qualidade ajudaria a educação dos estudantes. É um negócio óbvio, para o jornal, quer cativar mais leitores e aumentar suas vendas. mas também é um bom negócio ao país. E custa quase nada para quem faz a doação. portanto, é também uma boa quem quer ajudar alguém e não tem muito dinheiro.
Agora imagine se algum empresário de jornal tivesse essa ideia no Brasil, claro que diriam de imediato que ele estaria interessado em aumentar as vendas e empurrar seu jornal nas escolas, as criticas seriam as mais diversas. Não teriam nem tempo de parar e imaginar o que de bom teria esta ideia, de levar mais cultura, informação, hábito de uma boa leitura, evidente que estaria contribuindo muito com desenvolvimento do país.
Em essência, nós, brasileiros, falamos muito em direitos e pouco em deveres. Sou dos que acham que deveríamos ensinar, desde a escola, que trabalho comunitário não é favor, mas obrigação.
Todos deveríamos ajudar a escola pública do bairro. 
GILBERTO DIMENSTEIN - ORIGINAL NO PORTAL APRENDIZ 
FONTE:
ENVOLVERDE 

CEARÁ É O GRANDE VENCEDOR DO PRÊMIO FINEP DE INOVAÇÃO 2011 DA REGIÃO NORDESTE



No Prêmio FINEP de Inovação 2011 da Região Nordeste, o Ceará levou nada menos que cinco dos 12 prêmios concedidos, entregues em cerimônia no município de Campina Grande-PB, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), no último dia 30. Esta edição teve sete categorias, divididas em disputas regionais e nacional. Na categoria "Pequena Empresa" a BioClone Produção de Mudas (CE)  tirou o primeiro lugar a Fujitec (CE) o segundo. A Impacto Protensão (CE) levou o primeiro lugar na categoria "Média Empresa", e a categoria "Instituição Científica e Tecnológica" teve como terceira colocada a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE), coordenada pela Universidade Estadual do Ceará.

Na categoria "Inventor Inovador" concorreram apenas candidatos com patente depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e efetiva comercialização de suas criações nos últimos três anos. O primeiro lugar foi para Joaquim Antonio Caracas Nogueira, representante do Ceará. O engenheiro criou o “Sistema de Construção de Lajes Pré-Moldadas com a Utilização de Caixas Removíveis e Auto Sustentáveis em Vigotas”.

O prêmio teve ainda a categoria regional "Tecnologia Social". Na disputa nacional estão as categorias "Grande Empresa" e "Prêmio INOVAR", voltada para a área de capital de risco com regulamento e calendário próprios. Os primeiros colocados regionais em cada categoria concorrem agora à etapa Nacional, com premiação no dia 15/12, em Brasília, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

“O destaque do Ceará se deve muito ao investimento feito pelo Governo do Estado à inovação, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior”, comenta o secretário da Secitece, René Barreira.

A Secretaria também tem realizado cursos em parceria com o INPI - instituição que desde 2005 possui acordo de cooperação técnica com a Secitece. Os temas abordados vão de encontro ao programa para disseminação da cultura do uso do Sistema de Propriedade Intelectual no Estado.

“A própria Redenit-CE, vencedora do Prêmio FINEP e beneficiada pelas ações da Secitece, também tem contribuído para este ambiente de Inovação do Ceará”, frisa o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho. A Rede tem identificado e gerado estratégias para que a grande quantidade de pesquisas desenvolvidas pelas ICTs transforme-se em inovação e negócios, contribuindo para o desenvolvimento, a proteção e a transferência da inovação tecnológica ao mercado.

Em 2011, O Prêmio FINEP de Inovação teve 353 inscrições em todo o território nacional, sendo 47 na região Nordeste. Os vencedores regionais receberão recursos não reembolsáveis, que variam de R$ 120 mil a R$ 2 milhões, dependendo da categoria premiada, totalizando R$ 17 milhões. A verba é para ser usada no desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Conheça mais sobre os vencedores do Nordeste e em especial do Ceará:

Pequena Empresa

1º lugar: BioClone Produção de Mudas (CE) 
A BioClone fornece  ao produtor rural mudas de alto padrão de qualidade, com preços competitivos, com a utilização de métodos inovadores na área da Biotecnologia Vegetal, produzindo mudas em quantidade necessária para atender os projetos agrícolas, com  minimização do tempo e respeito ao meio ambiente. A empresa produz mudas de abacaxizeiro, bananeira, cana-de-açúcar e flores tropicais, nos três estágios de desenvolvimento: raiz nua, pré-aclimatada e aclimatada, com a garantia da Embrapa.


2º lugar: Fujitec (CE) 
A Fujitec é uma empresa de tecnologia voltada para o fornecimento de soluções na área de sistemas de informação. Criada em 1991, iniciou suas operações fornecendo e desenvolvendo soluções inteligentes na área de automação comercial e projetos especiais envolvendo uso de cartões eletrônicos. A empresa é uma das cinco empresas mundiais homologadas para fornecimento de bilhetagem eletrônica na Suíça.


3º lugar: Aeropepe Plásticos de Engenharia (PE) 
A Aeropepe introduziu no Brasil a tecnologia de projeto e fabricação de aeronaves totalmente em materiais compostos. Seu primeiro produto foi a aeronave leve “Flamingo”, que une design leve, velocidade e grande autonomia de voo. Hoje, os “Flamingos” voam em todas as regiões do Brasil e também na Europa.


Média Empresa

1º lugar: Impacto Protensão (CE) 
A Impacto Protensão desenvolve soluções para a construção civil e credenciou-se como a pioneira no Brasil na utilização da cordoalha engraxada – espécie de feixe de cabos metálicos cobertos por material resistente ao atrito, destinados à construção. A Impacto investe de 10% a 20% do seu faturamento em inovação.


2º lugar: JJ Inspeções Técnicas em Equipamentos Industriais (BA) 
A JJ Inspeções Técnicas é especializada em inspeção de equipamentos industriais. O foco da empresa é auxiliar a detecção e eliminação dos riscos que comprometem a segurança e a continuidade operacional de indústrias, reduzindo os custos com perdas e manutenção em equipamentos.


Instituição Científica e Tecnológica

1º lugar: Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PE)
Criado em 1974, o Centro de Informática (CIn) da UFPE oferece cursos de graduação e de pós-graduação e é um dos centros brasileiros de referência em várias áreas da Computação, como Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Linguagens de Programação, Lógica, Redes, Sistemas Distribuídos e Sistemas de Computação, entre outras. Desde os anos 1990, o Centro vem atraindo projetos de instituições pública e privadas de grande porte. Em particular, o CIn mantém estreita parceria com grandes organizações, como o C.E.S.A.R. - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife -, o Porto Digital  e o Softex Recife, além de estabelecer uma relação estreita, possibilitada através de incentivos da Lei de Informática, com empresas privadas.

2º lugar: SENAI-CIMATEC - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (BA)

O novo vetor de crescimento da matriz industrial baiana, principalmente a indústria de manufatura, levou o SENAI-BA a investir na criação do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia - CIMATEC, voltado à formação de recursos humanos para a indústria, como também à prestação de serviços técnicos e tecnológicos, promovendo a produção, disseminação e adequação de tecnologia na região.

3º lugar: Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará, coordenada pela Universidade Estadual do Ceará (CE)

A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit - CE) visa organizar e estimular a parceria entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas e privadas, sediados no Ceará.  Seu principal objetivo é identificar e gerar estratégias para que as pesquisas desenvolvidas pelas ICTs se transformem em inovação e negócios, contribuindo para o desenvolvimento e a transferência da inovação tecnológica para o mercado.

Tecnologia Social

1º lugar: Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais - Quintais produtivos agroecológicos (BA)

Os objetivos da  tecnologia dos quintais produtivos agroecológicos são melhorar a segurança alimentar e nutricional por meio da experimentação de práticas agroecológicas; fortalecer as capacidades e promoção do protagonismo dos agricultores; contribuir para a conservação da biodiversidade local; fortalecer e valorizar o papel da mulher no núcleo familiar e na comunidade; disseminar as experiências para garantir a participação nos espaços de articulação política e conselhos municipais, estaduais e nacional e contribuir na formulação de políticas públicas.

2º lugar: Pangea Centro de Estudos Socioambientais- Rede Catabahia (BA)

A Rede Catabahia é a primeira rede de comercialização de materiais recicláveis organizada por catadores no Brasil, com assessoramento técnico constante. Com sede na Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), em Salvador, a Rede beneficia oito municípios do Estado da Bahia. Além dos importantes impactos ambientais e sociais, com um estímulo da economia de recursos naturais, a Rede afasta os catadores das ruas e lixões e eleva a estabilidade e o faturamento de cerca de 500 catadores e, indiretamente, de aproximadamente 2 mil famílias. Há também uma série de efeitos econômicos gerados pela iniciativa, como capacitação técnica de profissionais do setor e aumento da competitividade no mercado brasileiro de produtos recicláveis.

3º lugar: Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) - Adaptação às mudanças climáticas para convivência com a realidade semiárida (PB)

“Adaptação às Mudanças Climáticas para Convivência com o Semiárido” é uma experiência que busca promover o desenvolvimento da agricultura familiar, a partir do encontro de saberes locais para permitir aos agricultores mergulharem na realidade onde estão inseridos e conhecerem os potenciais e limites da região, fornecendo subsídio para criação e inovação de tecnologias sociais que possibilitem condições para melhor adaptar-se à realidade local.

Inventor Inovador

1º lugar: Joaquim Antonio Caracas Nogueira (CE)

O engenheiro Joaquim Caracas criou o “Sistema de Construção de Lajes Pré-Moldadas com a Utilização de Caixas Removíveis e Auto Sustentáveis em Vigotas”, um sistema prático e ágil, que proporciona redução de custos na construção civil, especialmente com a mão de obra e o tempo na construção de lajes pré-moldadas.  Além disso, o manuseio, transporte e armazenamento dos seus componentes são simplificados.

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Secitece
Cynthia Pinheiro Cardoso ( cynthiacardoso85@gmail.com / 85 3101.6466 - 6469)
Twitter: @Secitece

MORRE SÓCRATES O "CALCANHAR DE OURO", FUTEBOL BRASILEIRO EM LUTO

Sócrates estava internado na UTI, em estado grave, e não resiste ao quadro de choque séptico de origem intestinal.
Dr. Sócrates, o "Calcanhar de Ouro"


O futebol brasileiro perde um de seus maiores nomes na madrugada deste Domingo, ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira. Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira, o Doutor Sócrates, não resistiu a um choque séptico e morreu no Hospital Albert Einstein, aos 57 anos. O ex-jogador havia sido internado outras duas vezes este ano, em agosto e setembro, por causa de uma hemorragia digestiva. 

Jogador de Classe, de toque de bola refinado, habilidoso, inteligente. Os adjetivos são os mais diversos para definir o estilo de Sócrates, que conhecia como poucos a arte d deixar um companheiro na cara do gol, mas também sabia estufar as redes. Completo tinha como marca a versalidade além dos mágicos toques de calcanhar. 

 Além dos embates no gramado, teve coragem de enfrentar a Ditadura e se engajar pessoalmente na campanha das Diretas Já, em 1984. O ato fora das quatro linhas era o caminho natural para Sócrates, que já dentro do Parque São Jorge, o jogador era um dos membros da Democracia Corintiana.

Na Seleção Brasileira, era uma das estrelas, Sócrates fez parte de uma das maiores seleções da história. O time da Copa de 82, na Espanha, encantou o mundo, mas acabou não conquistando o tão sonhado tetra. Comandado por Telê Santana, o esquadrão tinha, além do "Calcanhar de Ouro" um dos apelidos de Sócrates. 


FONTE:
BAND.COM
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...