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sábado, 26 de março de 2011

VETTEL QUEBRA RECORDE DA PISTA E FICA COM A POLE; MASSA É O 8° NA AUTRÁLIA



Piloto alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, deu show de pilotagem no GP em Melbourne
Foto: Greg Wood/AFP
Comprovando o favoritismo seu e da Red Bull, o alemão Sebastian Vettel conquistou a pole position para o GP da Austrália, prova de abertura do Mundial de Fórmula 1, em Melbourne, na madrugada deste sábado, dia 26. Com um show de pilotagem, o campeão mundial de 2010 cravou 1m23s529, recorde da pista, na última etapa do treino e vai dividir a primeira fila com Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), que ficou 0s778 atrás.

A segunda fila será formada por Mark Webber, da Red Bull, e Jenson Button, da McLaren, com o bicampeão Fernando Alonso alinhando em quinto lugar com um instável Ferrari, logo à frente do surpreendente Vitaly Petrov, da Renault Lotus.

Os brasileiros tiveram uma classificação decepcionante. Felipe Massa não passou da oitava colocação após quase ser eliminado já no Q1 e rodar no Q3. Já Rubens Barrichello também cometeu um erro logo na sua primeira tentativa no Q2 e ficou na 17ª posição.

Foi uma classificação marcada por muitas escapadas. Além dos erros dos brasileiros, também deram suas saídas de pista Nick Heidfeld (Renault) e Adrian Sutil (Force India), este de forma espetacular, na entrada da reta dos boxes.

Já a Hispania conseguiu levar seus carros à pista sem problemas, mas tanto Vitantonio Liuzzi como Narain Karthikeyan não obtiveram tempo mínimo para largar, pois ficaram acima dos 107% da marca de Vettel no Q1.

Confira o Grid de largada na Austrália:

1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m23s529
2º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - 1m24s307
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m24s395
4º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - 1m24s779
5º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m24s974
6º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - 1m25s247
7º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m25s421
8º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m25s5999º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m25s626
10º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m27s066
11º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m25s971
12º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m26s103
13º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - 1m26s108
14º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - 1m26s739
15º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - 1m26s768
16º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m31s407
17º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - sem tempo18º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - 1m27s239
19º - Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault - 1m29s254
20º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - 1m29s342
21º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - 1m29s858
22º - Jerome D'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - 1m30s822

Não classificados- acima dos 107% (1m31s266)
Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - 1m32s978
Narain Karthikeyan (IND) Hispania-Cosworth - 1m34s293

FONTE:
EBAND.COM

BARRACAS DE PRAIA SÃO FECHADAS POR UMA HORA EM FORTALEZA

As barracas de praia localizadas na Barra do Ceará ficaram fechadas, neste sábado (26), por aproximadamente uma hora. O fato aconteceu após uma ação da Polícia Militar na região. O fechamento teria sido motivado por um equívoco e acabou sendo contornado.

Uma vila com cerca de 35 barracas, localizadas perto da avenida Radialista José Lima Verde, estão fechadas para a execução de um projeto do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e do projeto municipal Vila do Mar, e não devem mais funcionar. Na manhã deste sábado, por volta de 8 horas, policiais teriam comparecido ao local para verificar se os locais estavam funcionando.

A ordem de fechamento, equivocadamente, acabou sendo ampliada para mais 25 barracas, aproximadamente, que não pertecem à área em questão. Depois de um impasse inicial, de cerca de uma hora, a situação foi esclarecida e os estabelecimentos voltaram a funcionar.

FONTE:;
PORTAL VERDES MARES

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE PARA A SAÚDE

A Pesquisa vem da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan. O Departamento de Ciência do Alimento e Biotecnologia da instituição divulgou que são os ácidos fenólicos presentes no cacau os responsáveis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade - que, nos obesos, é bem reduzida -, e ainda queimam calorias. Sem contar a ajuda extra dos antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura nas células.

Os fitoquímicos do cacau melhoram a secreção da adiponectina, o que aumenta a ação antiinflamatória, reduzindo os riscos de
diabetes e aterosclerose (alterações nos vasos sanguíneos que levam a obstrução dos mesmos).

Outro dado apontado na pesquisa, publicada no Journal of Agriculture and Food Chemistry, uma das revistas americanas de maior prestígio no mundo da nutrição, atribui ao cacau o poder inibir um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura. Toda essa riqueza está no chocolate amargo. Quanto mais amargo, melhor! 

A pesquisa coordenada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, e publicada na conceituada revista americana International Journal of Obesity, apontou que os pacientes que consumiram um tablete amargo pela manhã, ainda em jejum, ficaram mais saciados que o restante da turma: eles ingeriram 15% menos calorias ao longo do dia em comparação com o grupo que optou pelo chocolate ao leite. 
Humor em alta
O chocolate também é rico em carboidratos, que ajudam na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Além disso, concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina - estes reforçam a sensação de bem-estar.

Sim, chocolate é maravilhoso, mas não vale ingerir qualquer um, nem a quantidade que quiser. Vale à pena não esquecer que:

-Quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde. Portanto as versões amargas são as mais recomendáveis.

-O seu limite de consumo é de 30 gramas por dia, que equivale a uma barra pequena. Não pense em exagerar, porque, mesmo sendo saudável, ele é bastante calórico (100 gramas equivalem, em média, a 530 calorias).

Este chocolate deve ser prescrito pelo seu médico ou nutricionista para formulação e deve conter, o cacau, polissacarídeos mussilaginosos da babosa, L-glutamina (aminoácido), glucomannan (fibra que provém de uma planta africana, que em contato com líquidos no estomago se transforma em um gel, dando sensação de saciedade por até 4h), alga spirulina orgânica e outros.

Esses ingredientes são capazes ainda de ativar a produção de fenilalanina, aminoácido presente no cérebro que ativa neutrotransmissores para promoverem a saciedade. 


FONTE:
http://msn.minhavida.com.br/

FORTALEZA APAGA AS LUZES EM NOME DA NATUREZA


Por uma hora, pessoas de todo o mundo vão apagar as luzes em alusão à campanha "Hora do Planeta"


Fortaleza se une a milhares de cidades em todo o mundo que participam hoje do ato simbólico “Hora do Planeta”. Por uma hora, entre 20h30min e 21h30min, pessoas de mais de 105 países são convidadas a apagar as luzes em apoio ao combate ao aquecimento global. A ação é promovida pela organização World Wildlife Fund (WWF), Fundo Mundial da Natureza, em português.

Pelo terceiro ano consecutivo, a iluminação pública de monumentos e praças da cidade será apagada por uma hora como forma de marcar o ato. Terão as luzes desligadas os seguintes locais: Arco da Praça Portugal, Coluna da Hora e Fonte da Praça do Ferreira, Seminário da Prainha, estátua de Iracema na Lagoa de Messejana e Praça Regis Jucá (entre a avenida Antônio Sales e a rua Monsenhor Catão).

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Fernando Bezerra, cita a instalação de lâmpadas de Diodo Emissor de Luz (LED, na sigla em inglês), como medida de economia a ser adotada em Fortaleza.

Os semáforos da avenida Bezerra de Menezes foram os primeiros a receber lâmpadas de LED, que gastam 25% da energia de uma lâmpada convencional com eficiência maior. “Na próxima licitação vamos instituir lâmpadas LED na iluminação das grandes avenidas”, completa Bezerra. Segundo ele, duas lâmpadas estão em teste no cruzamento da avenida Dom Luís com rua Tibúrcio Cavalcante.
Mobilização
Muito mais que ação de governos, a “Hora do Planeta” convida a adesões individuais. A servidora pública Augusta Rocha conta que vai envolver os quarenta vizinhos de condomínio na campanha.

Ela explica que já divulgou por e-mail e, na hora, o reforço será por interfone. “Não vai ser difícil conseguir 100% de adesão porque a avenida ilumina bem”, justifica Augusta.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Apagar as luzes é gesto simbólico a favor da redução de emissões de gases que influenciam nas mudanças climáticas. Mais do que isso, porém, é preciso reduzir o consumo diário e aumentar o uso de fontes alternativas.

ADESÕES

Além de Fortaleza, outras três cidades cearenses formalizaram participação na Campanha “Hora do Planeta”: Baturité, Groaíras e Quixadá.
O Shopping Benfica também aderiu à Campanha. A área de passeio e todas as lojas ficarão a meia luz entre 20h30 e 21h30 de hoje

No site da campanha (horadoplaneta.org.br) também declararam participação a Prefeitura de Piquet Carneiro e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABHI) do Ceará.
Em todo o país, mais de 60 cidades vão promover a campanha, 17 delas são capitais.


FONTE:
O POVO ONLINE

INESP PROMOVE DEBATE SOBRE MOBILIDADE URBANA DIAS 28 E 29

As grandes metrópoles brasileiras já não são mais as mesmas de 20 anos atrás. Novos comportamentos e interesses, mais pessoas e carros nas ruas. Transformações que serão discutidas por especialistas no primeiro encontro “Vida, mobilidade e felicidade urbana”, nos dias 28 e 29 de março, na Assembleia Legislativa. O evento integra o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP) promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).

Grandes nomes como o do antropólogo Roberto DaMatta discutirão comportamentos, valores culturais e morais, necessidades de educação, trabalho e lazer e a organização nas grandes cidades do País. “O FIP será um evento mensal, aberto ao público, com o objetivo de promover debates que servirão de referência para as políticas públicas do Estado. Começamos com um tema de extrema relevância que é o drama da superlotação e da dificuldade de circulação nas grandes cidades. Um problema complexo, cuja solução não é só a construção de estradas, mas o planejamento urbanístico”, esclarece Paulo Linhares, presidente do Inesp.

Segundo ele, os especialistas convidados vão abordar a complexidade e as raízes deste problema urbano que mostra como a sociedade brasileira se organiza. “A partir do entendimento do presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), o Inesp compreende que o Parlamento deve acompanhar a complexidade destes temas e promover debates de referência”, comenta.

Com a palestra “Fé em Deus e pé na tábua”, DaMatta abrirá o evento, no dia 28 às 19h45, abordando como se comporta o brasileiro no trânsito e como ele afeta a vida na cidade. O estudioso é reconhecido internacionalmente por sua vasta pesquisa sobre rituais e festejos em sociedades industriais, estudando especialmente o sistema cultural do Brasil e o comportamento dos brasileiros.

No dia 29, às 9h30, Robert Cervero, PhD em Arquitetura e Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia, falará sobre suas pesquisas na área. Em seguida, às 11h30, o advogado Leonardo Maciel apresentará as experiências do Centro de Operações da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, Maciel é assessor chefe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, órgão responsável pela conservação e manutenção da infraestrutura urbana da cidade.

À tarde, a programação começará às 15h com a palestra “Era pós-automóvel: os caminhos para este sonho”, de Nazareno Stanislau Affonso, arquiteto urbanista e mestre em Estruturas Ambientais, que atuou por vários anos junto a movimentos reivindicativos por melhores condições de transportes no Brasil. Às 16h, a engenheira civil Nadja Dutra, 1ª vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE), falará sobre “Microacessibilidade e suas relações com a mobilidade urbana”. O encerramento será feito com a palestra do arquiteto e urbanista Fausto Nilo, especialista no desenho e desenvolvimento da cidade.

Pela manhã e à noite, as palestras serão realizadas no Plenário 13 de Maio. Os debates agendados para dia 29 à tarde ocorrerão no Complexo das Comissões da Assembleia. As inscrições para o evento podem ser feitas pela internet, no endereço http://www.al.ce.gov.br/inesp/email_fip.php, e também no dia 28, antes da abertura. Mais informações no telefone (85) 3277.3709/3701.
MM/AM

FONTE:
AGÊNCIA AL

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO VOLTA A SEDIAR PODER EXECUTIVO ESTADUAL


Durante a solenidade de inauguração do Novo Palácio da Abolição, realizada nesta sexta-feira (25), data em que se comemora a Libertação dos Escravos no Ceará, o governador Cid Gomes  anunciou que a nova sede do Poder Executivo Estadual estará de portas abertas para a população. O objetivo, segundo Cid, é resgatar o papel histórico do prédio e fixar o local como sede do Governo . “Já adotamos o brasão do Estado como nossa logomarca e agora pretendemos incentivar a população para que encontre aqui neste endereço uma identificação cultural com o Executivo do Estado”, explicou. Com a inauguração, o Palácio da Abolição volta a ser o local das principais decisões do Ceará.

De acordo com o governador, o novo Palácio já está em processo de tombamento e o governo teve todos os cuidados para preservar a identidade histórica da obra, inaugurada em julho de 1970. “Hoje, o Abolição recupera seu papel, depois de valorizado em seus traços mais marcantes. Cada pedra, cada peça de vidro, cada centímetro quadrado do revestimento em concreto ou madeira, assim como as grandes portas do hall de entrada, em jacarandá trabalhado, tudo foi zelosamente polido, lustrado, recuperado, com o rigor que merece uma relíquia arquitetônica”, citou. Ele acrescenta ao mesmo tempo, foram empregadas marcas de de sua gestão como a implantação de uma biblioteca, de auditório para de 214 lugares que estará permanentemente aberto para a realização de eventos culturais e artísticos, além de acessos como rampas e elevadores para atender a pessoas com deficiência.


A solenidade teve início pela manhã quando o governador Cid Gomes subiu a rampa e passou em revista a tropa. Em seguida foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do estado do Ceará, e do Mercosul. Duas placas foram descerradas. A primeira com a história do palácio, descerradas pelos dois últimos governadores a despacharem neste endereço, Adauto Bezerra e Gonzaga Mota, e a placa da restauração do Palácio, descerrada pelo governador Cid Gomes e pelo secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia.


Durante o discurso, Cid Gomes afirmou que o projeto de trazer de volta a sede do Executivo para para o Palácio da Abolição foi apresentado no início da primeira gestão e desde então, segundo Cid, foi maturado e cuidadosamente posto em execução. “Não economizamos em desvelos, levando em conta que se tratava de restaurar uma edificação muito especial. O conjunto se constitui em exemplar típico do Movimento Moderno da arquitetura brasileira. Além do mais, levando-se em conta a ilustre galeria de governadores que aqui tomaram assento, o Palácio já se havia tornado um testemunho de nossa história ”, discursou.

Entre as diversas autoridades presentes estavam os senadores Inácio Arruda, Eunício Oliveira e José Pimentel; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, César Asfor; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Arísio Lopes; o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Claudio; o vice-governador, Domingos Filho; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Manoel Veras; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Teodorico Menezes; além de deputados estaduais, federais, prefeitos e secretários de Estado.

Pedra Fundamental

A iniciativa de construir um Palácio como sede do Governo do Ceará surgiu no início dos anos de 1960, quando o então governador Parsifal Barroso solicitou o projeto ao arquiteto carioca Sergio Bernardes. A pedra fundamental do Palácio foi lançada em 1962 e em 1965, o então governador Virgílio Távora deu início as obras físicas. O Palácio segue o estilo modernista em concreto e aço, com varandas circundando todo o prédio principal.

O Palácio da Abolição forma um conjunto com o Mausoléu Castelo Branco, o anexo e a capela. A edificação está em processo de tombamento pelo Estado, em ação apresentada ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural em 17 de maio de 2004. A área envolve o perímetro da Avenida Barão de Studart com as ruas Silva Paulet, Deputado Moreira da Rocha e Tenente Benévolo.

O projeto arquitetônico é do carioca Sérgio Bernardes, com jardins concebidos por Fernando Chacel, que tem como inspiração o modelo paisagístico de Burle Max. A construção foi acompanhada pelos engenheiros José Alberto Cabral e Rui Filgueiras Lima.

Entre 1970 e 1986, o Poder Executivo do Ceará esteve sediado no Palácio da Abolição. O primeiro governador a despachar no prédio foi Plácido Castelo, depois da transferência do Palácio da Luz, no Centro. O último governador a ocupar o Palácio da Abolição foi Gonzaga Mota, de 1983 a 1986.

Em 1987, a sede do Governo do Estado foi transferida para o Centro Administrativo do Cambeba pelo então governador Tasso Jereissati. Em 2003, Lúcio Alcântara volta a mudar a sede do Executivo, passando a despachar no Palácio Iracema.

Galeria e obras de Arte

Antes de se mudar para o Palácio da Abolição, no Meireles, a sede do Governo do Estado do Ceará ficava no Palácio da Luz, no Centro, onde funciona Academia Cearense de Letras. Obras de artistas plásticos cearenses compõem o Palácio da Abolição. Ao todo são 126 obras. Na Galeria de Arte estão expostas 46 telas e resume, em sua estrutura, a história da pintura e dos pintores cearenses.

O Mausoléu, onde se encontra os restos mortais do ex-presidente Castelo Branco e da sua esposa, Argentina, também foi restaurado. A obra, também de estilo modernista como o prédio principal, consiste em um bloco de concreto prismático e longilíneo com um arrojado balanço de 30 metros. À noite o Mausoléu é iluminado, conforme foi concebido no projeto original, e uma fonte compõe o cenário.

Com a restauração, foi construído um novo novo auditório, com capacidade para 214 lugares, acessibilidade garantida, palco e sala de espera. O espaço de eventos é destinado a ações culturais e compreende em sua área a capela, que foi completamente restaurada e climatizada. A partir de maio será possível agendar, por meio da Internet, visitas ao Palácio da Abolição.

Pintores com obras na Galeria

Vicente Leite
Raimundo Cela
Antônio Bandeira
Aldemir Martins
Zenon Barreto
Barrica
Raimundo Kampos
Leonilson
Marcus Francisco
Carlinhos de Morais
Chico da Silva
Joaquim de Souza

Pintores e Escultores Palácio
Antônio Bandeira
Mateus
Barrica
Roberto Galvão
José Fernandes
José Guedes
Mano Alencar
Maurício Cals
Descartes Gadelha
Chico da Silva
Isidoro
Antunys
Sérvulo Esmeraldo
Estrigas
Vicente Leite
Aldemir Martins
Heloisa Juaçaba
Raimundo Cela
Afonso Lopes
Francisco de Almeida
Francisco Vidal Jr.
Sérgio Lima
Hélio Rola
Zé Tarcisio
Marcos Jussiê

FONTE:
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3466.4898)

JOGOS DA JUVENTUDE E CORRIDA DE SÃO JOSÉ MOVIMENTARÃO FINAL DE SEMANA

A Secretaria da Participação Popular, Esporte e Juventude realiza dois grandes eventos, o primeiro acontece na sexta e sábado, são os jogos da juventude. Já no domingo os quixadaenses participarão da tradicional corrida de São José.


A corrida de São José acontecerá no domingo, 27, com concentração e saída às 7h na Praça do Bairro Campo Novo. A atividade oferta as modalidades de ciclismo nas categorias, pneu balão, veterano, feminino e pedestrianismo (corrida de rua), que contemplará os jovens de ambos os sexos nas categorias, iniciante com até 17 anos, máster, elite nacional, elite de Quixadá e feminino. Os participantes que conseguirem destaque ganharão prêmios em dinheiro, pois a Prefeitura está disponibilizando cerca de sete mil reais em premiação nas duas modalidades e suas diversas categorias.

Os participantes do ciclismo deverão se preparar para a prova principal, onde terão de ir e vir à cidade de Quixeramobim. No caso do pedestrianismo, os atletas passarão pelas principais ruas da cidade, percorrendo os bairros Centro, Alto São Francisco e retornando para o local de partida, ou seja, bairro Campo Novo. Todas as provas terão acompanhamento de equipes médicas da Secretaria Municipal da Saúde.

Para participar é preciso que os atletas estejam fisicamente preparados e se inscreverem na sede da Secretaria da Participação Popular, Esporte e Juventude. Os mesmos deverão levar três quilos de alimentos (Atletas de Quixadá) ou pagar a taxa de dez reais (Atletas visitantes).

Jogos da Juventude contra o Crack

O evento acontecerá na sexta e sábado no Ginásio Municipal de Quixadá e atenderá jovens beneficiários do projeto Craques x Crack, Craques X Crack, um projeto realizado entre a Prefeitura e o movimento organizado Hip Hop do Brasil MH20, que promoveu palestras sobre o uso das drogas e suas consequências. As informações foram levadas por profissionais formados em educação física, advocacia e psicologia nas escolas públicas e particulares de Quixadá e beneficiaram aproximadamente cinco mil jovens.

As disputas contemplam as modalidades de handebol, futsal, vôlei de quadra e de areai, dama, xadrez, carimba e cabo de guerra. Os jogos terão início na sexta-feira, 25, a partir das 8h da manhã e se encerram no sábado, às 20h, com o show da banda Balada Mix, no Ginásio Governador Gonzaga Mota.

Os atletas serão enviados pelas próprias entidades de ensino e todos receberão certificado de participação.

Serviço:
FONTE:
Secretaria da Participação Popular, Esporte e Juventude
Av. José de Queiroz Pessoa. (Ginásio Municipal de Quixadá)
Contatos: (88) 3414 6854 – 3414 6856

GOVERNADOR ASSINA CONVÊNIO PARA CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS SOCIAIS NO INTERIOR



A construção de novos equipamentos sociais é essencial ao desenvolvimento humano, à saúde e à educação das pessoas. Sob essa premissa o governador Cid Gomes e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, assinam convênios com 20 novos municípios da terceira rodada do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). A solenidade acontece nesta segunda-feira, 28, às 16 horas, no Auditório do Palácio da Abolição.

Serão construídos, nos novos municípios contemplados, 55 equipamentos sociais que representam um investimento da ordem de R$ 28,3 milhões. Os municípios beneficiados são: Acaraú, Alto Santo, Apuiarés, Campos Sales, Capistrano, Caridade, Cariús, Coreaú, Iguatu, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Massapê, Mauriti, Monsenhor Tabosa, Palmácia, Pedra Branca, Pires Ferreira, Santana do Acaraú e Sobral.

“O Proares tem o objetivo de melhorar serviços que devem ser prestados com qualidade a crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social no interior do Estado. Esses benefícios chegam por meio de novos espaços de convivência social, cultural, esportiva e de lazer”, destaca o titular da STDS, Evandro Leitão.

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartida Estadual e Municipal.

Proares II

O Proares II financia a construção de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de Educação Infantil (CEIs), de Esporte, Ginásios Poliesportivos, Polos de Convivência e Bibliotecas. Além disso, disponibiliza às unidades de ação social já existentes, equipamentos e material permanente. O programa promove, ainda, a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nos novos equipamentos sociais.

Para escolha dos equipamentos sociais, a sociedade civil organizada, a comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.

Serviço

Data: 28 de março (segunda-feira)
Horário: 16 horas
Local: Auditório do Palácio da Abolição – Av. Barão de Studart, 505, Meireles

FONTE:
Assessoria de Imprensa da STDS
Carlos Eugênio Saraiva ( imprensa@stds.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 9987.0400 - 8878.8510)

quarta-feira, 23 de março de 2011

CAIXA LANÇA LINHA DE MICROCRÉDITO PARA APOIAR MULHERES EMPREENDEDORAS

Mulheres que participa do Projeto Mulheres Empreendedoras, da SEDEST

As mulheres que têm pequenos negócios ou pretendem iniciar atividades comerciais já dispõem de uma linha de crédito para financiar o empreendimento, até o limite de R$ 15 mil. Acordo nesse sentido foi assinado nesta quarta-feira (23), no auditório da Caixa Econômica Federal, em solenidade comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. 

O objetivo é garantir, por meio de microcrédito, a autonomia econômica das mulheres com condições de acesso a recursos de forma sustentável, além dos demais serviços financeiros que possibilitem o desenvolvimento de atividades empreendedoras que geram emprego e ampliam a renda das famílias. 
O acordo foi assinado entre a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e a Caixa Econômica Federal para apoiar o empreendedorismo feminino e a geração de trabalho e renda por meio do Microcrédito Produtivo Orientado. 

A cerimônia contou com a presença das ministras da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes; da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Bairros Palavra (Seppir); e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário, além da presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho. 

Pelo contrato, as mulheres empreendedoras que atuam nas diferentes regiões do País, poderão financiar suas atividades econômicas em até R$ 15 mil, como sugere a Política Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, com taxas de juros que variam de 0,93% a 3,9% ao mês, num prazo que vai de 4 a 24 meses. 
De acordo com a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, o apoio ao empreendedorismo feminino está em sintonia com a Política Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, com taxas de juros que variam de 0,93% a 3,9% ao mês, com prazos de até 24 meses para pagamento do empréstimo. Além disso, as mulheres empreendedoras podem ter também assistência técnica da Caixa para a formação de seus empreendimentos, em qualquer região do País. 

Para Maria Fernanda, os recursos representam “um investimento nas mulheres, que vão trazer a força de trabalho, seus projetos e propostas para que a Caixa possa contribuir”.
O acordo entre a SPM e a CEF foi assinado durante o evento “O Empreendedorismo e o Empoderamento de Mulheres Transformando Vidas e Comunidades.

Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 

O projeto será direcionado a municípios ou regiões que apresentem políticas ou ações voltadas para as mulheres, nas atividades empreendedoras, microempreendedoras, informais e formais, dialogando diretamente com o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. A intenção é ser um instrumento de apoio, uma vez que a sustentabilidade econômica das mulheres é considerada um dos fatores de sucesso para erradicação da miséria. 

Além de atuar no microcrédito produtivo orientado a CEF também dispõe do Programa Caixa ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), que apoia projetos sociais e ambientais para capacitação e geração de trabalho e renda de mulheres. 
Dos atuais 74 projetos ODM, 18 têm foco no empoderamento da mulher, por meio do empreendedorismo feminino, nas comunidades em situação de risco socioambiental por todo o País.

MEXA-SE, TEM NOVO LOCAL PARA HIDROGINÁSTICA



Foto: Edgardo Moraes
No dia mundial da água, 22 de março, as quixadaenses integrantes das atividades de hidroginástica do programa “Mexa-se”, mostraram que a boa vontade aliada aos exercícios físicos na água fazem toda a diferença na saúde do corpo e da mente.

A atividade aconteceu no Residencial Adamastor, na ocasião as participantes além de conhecerem o novo espaço para a prática de exercícios de hidroginástica do Programa Mexa-se, tiveram a oportunidade de saber a dinâmica de trabalho da fisioterapeuta, Nívea Paula, atual coordenadora do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF), Órgão que gerencia o Programa junto a Secretaria Municipal de Saúde. O evento também contou com as presenças da chefe de Gabinete e representante do prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, senhora Sandra Venâncio; Valeria Nepomuceno, secretária de Saúde; enfermeira Karine Matias, coordenadora do Programa Saúde da Família; Dário Queiroz, educador em saúde, profissionais do NASF entre outros.

Há mais de três anos o programa Mexa-se atua na promoção de saúde por meio de exercícios físicos, de aeróbica e hidroginástica, a ação é voltada para todos os públicos, porém somente as mulheres aderiram à iniciativa, no total são mais de duzentas, que dedicam parte do seu tempo para a prática de exercícios. As atividades de hidroginástica acontecem de terça a sexta-feira, em turmas divididas entre 06h30min às 07h30min e 07h30min a 08h30min. Para as que não podem fazer pela manhã tem a oportunidade de participar da turma da tarde, de 17h ás 18h nos dias de terça e quinta-feira. Já a aeróbica acontece às 17h da segunda e quarta-feira na Praça José de Barros, no mesmo horário na terça e quinta na Praça do Bairro Alto São Francisco. Mesmo com atividades em todos os dias da semana a intenção da coordenação do programa é expandir a aeróbica de forma itinerante para os demais bairros e localidades.

A coordenadora do NASF Quixadá, fisioterapeuta Nívea Paula, disse que se sente orgulhosa por ser bem recebida pelas participantes. “Esse apoio encontrado na equipe de trabalho e nas participantes me fortalece e me conduz a trabalhar mais e mais para que esse programa continue crescendo”, relatou a fisioterapeuta que ao agradecer a todos e todas enfatizou as funções do Órgão que foi convidada a coordenar. “Em Quixadá existem duas equipes de NASF tipo um, onde uma é responsável por todos os distritos e a outra por todos os bairros da sede, perfazendo um total de 17 equipes de ESF. A gestão municipal optou por escolher os profissionais : Fisioterapeuta, Profissionais de Educação Física, Psicólogo, Assistente Social e Nutricionista”, afirmou. Esses profissionais também estiveram presentes e contribuíram com o evento trazendo muita para todos e todas.

Já a Chefe de Gabinete Sandra Venâncio, relembrou dos primeiros passos do programa Mexa-se, na época ela assumia a função de técnica da Secretaria de Saúde e participou da criação do mesmo. “É uma grande alegria ver essa iniciativa se expandindo e sendo incorporado nas ações rotineiras da Secretaria de Saúde. Estou representado o prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, que gostaria muito de ter vindo, mas, infelizmente por motivo de outra agenda não pode vir, como todos nós sabemos ele é muito simpático e sabe da importância do programa na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Em seu discurso a secretária de Saúde, Valeria Nepomuceno, relatou sobre as melhorias do programa e desafios futuros. “Lembro-me que logo quando assumi a Secretaria tive uma reunião com as participantes e elas me pediram para não acabar com ação e nós assumimos o compromisso de não só continuar como também ampliar as ações, pois o que dá certo a gente tem que melhorar. O nosso objetivo vai muito além de tratar doenças, o que é importante. A gente se preocupa em promover a saúde para que as pessoas não venham a adoecer”, enfocou.

A Sra. Mazé Nobre, que sofre de hipertensão disse que assim que soube da iniciativa não perdeu tempo e logo encontrou na piscina o jeito suave de enfrentar o problema de saúde. “Moro no Bairro Boto que fica um pouco distante, mas a distância não impede de vir praticar exercício de hidroginástica do Programa Mexa-se. Minha profissão me obriga a passar o dia inteiro sentada e com movimentos repetitivos, quando eu saiu daqui me sinto bem melhor e os resultados já estão surgindo, consegui diminuir meu peso e manter minha saúde em equilíbrio”, disse a simpática senhora.

As pessoas interessadas em participar do Mexa-se precisam ter encaminhamento médico de uma das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Em seguida se dirigir ao NASF que fica localizado no prédio da Secretaria Municipal da Saúde.

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SEM SOCORRO, HOMEM MORRE A CAMINHO DO HOSPITAL NUM CARRINHO DE MÃO


Depois de esperar pela ambulância do socorro, a vítima morreu no carrinho de mão a caminho do hospital (Foto: Reprodução TV Jangadeiro)
Um homem identificado como Antônio Sérgio Dantas Teixeira, 49, morreu sobre um carro de mão quando estava a caminho do hospital. O caso aconteceu na noite desta terça-feira (22), nas proximidades da avenida Santos Dumont, em Fortaleza.

Antônio teria passado mal e precisou de uma ambulância. Entretanto, depois de horas agonizando sem a chegada do socorro, o irmão dele decidiu colocá-lo em um carro de mão e levá-lo até o hospital.

O enfermo não resistiu e morreu no carrinho. Já a ambulância não apareceu.

Redação Jangadeiro Online, com informações do repórter Nilson Bezerra

FONTE:
JANGADEIRO ONLINE

OAB AFIRMA QUE DECISÃO DO STF SOBRE LEI DA FICHA LIMPA "FRUSTRA A SOCIEDADE"


Brasília - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considerou frustante a decisão do Supremo Tribunal de Federal (STF) de decidiu que a Lei da Ficha Limpa só vale a partir das eleições municipais de 2012. Com isso, políticos que obtiveram votos suficientes para se eleger no pleito de 2010, mas foram impedidos pela lei, poderão tomar posse.

"A decisão do Supremo Tribunal Federal proferida com o voto do ministro Luiz Fux, recém nomeado pela presidenta Dilma Rousseff para compor o mais importante Tribunal do país, frustra a sociedade que, por meio de lei de iniciativa popular, referendada pelo Tribunal Superior Eleitoral, apontou um novo caminho para a seleção de candidatos a cargos eletivos fundado no critério da moralidade e da ética, exigindo como requisito de elegibilidade a não condenação judicial por órgão colegiado”, diz, em nota, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

Com o placar de 6 votos a 5, a Corte proibiu a aplicação imediata da regra. O ministro Luiz Fux, foi o responsável por desempatar a votação. Ele acompanhou o voto do relator ministro Gilmar Mendes.

O presidente da OAB destacou a importância da lei, proposta por uma iniciativa popular, ajudou a banir do cenário eleitoral “vários políticos que acumularam durante a vida uma extensa folha corrida de condenações judiciais e que zombavam da sociedade e da Justiça com incontáveis recursos para impedir o trânsito em julgado de decisões condenatórias". “Embora o sentimento da sociedade seja de frustração, tal fato não significa uma derrota porquanto a Lei da Ficha Limpa é constitucional e será aplicada às próximas eleições”, afirmou.

Para a diretora da Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, os ministros do STF não fizeram a interpretação correta da lei. "Nosso pensamento e de muitos juristas é de que a lei não alterou o processo eleitoral, alterou apenas a elegibilidade e isso não é pena. Há registro de candidatura da mesma forma. Estamos decepcionados, mas não conformados. Com esse resultado, temos a certeza de que é necessária a reforma política urgentemente”, disse a diretora do movimento, responsável por propor o projeto que criou a lei.

Carolina Pimentel e Daniella Jinkings
Repórteres da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

CID GOMES INAUGURA SISTEMA ADUTOR DE IRAPUAN PINHEIRO


O governador Cid Gomes inaugura nesta quinta-feira (24), às 16 horas, o sistema adutor do município de Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central. A obra representa um investimento de R$ 2,7 milhões e atenderá com abastecimento de água os mais de 5 mil habitantes do município da sede, além de moradores das localidades de Betânia, Aurora, Cacimbinha e Velame.

O sistema adutor tem 150 milímetros de diâmetro, com uma vazão total de 12,75 litros por segundo. Também foram construídas estações elevatórias dos quatro distritos. Além disso, tanto na sede de Irapuan Pinheiro como nos seus respectivos distritos o sistema adutor possui rede adutora, canalização residencial a partir das cinco estações elevatórias (uma na sede e as outras nos quatro distritos).

O projeto de responsabilidade da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado teve a inspeção das obras de construção a cargo dos engenheiros e técnicos da Sohidra-Superintendência de Obras Hidráulicas.

FONTE:
Assessoria de Imprensa da SRH
Wilson Pinto ( wilson.pinto@srh.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.4056)

FUX VOTA COM GILMAR MENDES PELA NÃO VALIDADE DA FICHA LIMPA EM 2010



Brasília – O ministro Luiz Fux, esperado como voto de desempate para definir a aplicação da Lei da Ficha Limpa, entendeu que a norma não vale para as eleições de 2010. O ministro concordou com o princípio constitucional da anualidade, pelo qual normas que alteram o processo eleitoral devem produzir efeitos somente um ano após entrar em vigor.

Para Fux, a medida é fundamental para garantir a segurança jurídica no processo eleitoral. O placar agora é 2 votos pela não aplicação da norma nas últimas eleições, já que o relator do caso, ministro Gilmar Mendes votou pela não aplicação em 2010. “A nós, não resta a menor dúvida de que a criação de novas inelegibilidades erigidas por uma lei complementar, no ano da eleição, efetivamente, inaugura regra nova inerente ao processo eleitoral, o que não só é vedado pela Constituição, como pela doutrina e jurisprudência da Casa”, disse.

Ele disse que o processo eleitoral significa a dinâmica das eleições e que é irrelevante tentar determinar a data em que ele se inicia. “A Constituição determina que se respeite o ano por inteiro em que deva ocorrer o pleito”, observou.

Segundo o ministro, a regra da anualidade, inserida na Constituição por uma emenda de 1993, tem como objetivo evitar surpresas em ano de eleição. “A iniciativa popular [Lei da Ficha Limpa] é mais que salutar, mas tem que respeitar a Constituição. Um país que não respeita a Constituição não tem Constituição. A falta de segurança jurídica conduz qualquer sociedade ao colapso”.

Apesar de votar pela não aplicação da norma em 2010, Fux a chamou de “um dos mais belos espetáculos democráticos com escopo de purificação do mundo político”. De acordo com o ministro, o intuito da moralidade é louvável, mas não pode ultrapassar um critério técnico estabelecido pela Constituição. “A Lei da Ficha Limpa é a lei do futuro, uma aspiração legítima da sociedade brasileira. Mas não pode ser um desejo saciado no presente, em homenagem à Constituição brasileira”.

O voto de Fux ainda não decidiu o julgamento de hoje, pois, com exceção de Gilmar Mendes, os outros ministros ainda não votaram. Entretanto, dificilmente os magistrados mudarão os entendimentos manifestados no julgamento mais recente sobre a validade da norma em 2010, que terminou empatado em 5 votos a 5, em outubro do ano passado. O próximo a votar é o ministro Antonio Dias Toffoli.

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lana Cristina

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

AL DEBATE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA REFINARIA PREMIUM II NESTA QUINTA

A Assembleia Legislativa do Ceará promove nesta quinta-feira (24/03), durante o primeiro expediente da sessão, no Plenário 13 de Maio, reunião preparatória para audiências públicas que vão discutir o licenciamento ambiental para implantação da Refinaria Premium II da Petrobras, no município de São Gonçalo do Amarante.

O debate atende a solicitação do deputado Lula Morais (PCdoB), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa. “A importância de ser na Assembleia é porque você dá mais publicidade para o andamento do processo de implantação da refinaria que, sem dúvida, vai promover uma elevação próxima de 50% do Produto Interno Bruto do Ceará”, afirma o parlamentar.

Segundo Lula Morais, o debate sobre o tema antecede a duas audiências públicas, que serão promovidas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, nos dias 29 e 30 de março.

Em seu requerimento, o parlamentar também destaca a necessidade do Legislativo Estadual participar dos debates em torno da implantação da refinaria Premium II. “Temos que acompanhar de perto o andamento desse projeto, fundamental para o crescimento econômico do nosso Estado”, ressalta Lula Morais.

Foram convidados o gerente-geral da refinaria, Mário José Dias Tavares, além de parlamentares da Casa, representantes do setor industrial, entidades acadêmicas, sindicatos e secretarias estaduais envolvidas.
CV/JU

FONTE:

ALBERT SABIN RECEBE CERTIFICAÇÃO OURO EM PREVENÇÃO DE LESÕES

O Serviço de Estomaterapia do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), responsável principalmente pela realização de curativos na unidade, foi o único de um hospital pediátrico do país a ser reconhecido na Categoria Ouro do Certificado em Prevenção de Lesões de Pele, do Programa de Soluções Integradas para Saúde da 3M. O prêmio foi entregue neste mês durante o I Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele que aconteceu em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

O serviço foi instituído em junho de 2010 e com menos de um ano de funcionamento já recebeu a certificação ouro pelas atividades de referência no País. O trabalho da equipe da Estomaterapia envolveu a descrição de protocolos, a criação de condutas e rotinas, além da padronização de materiais e o treinamento da equipe de profissionais que cuidam dos pacientes dentro do Hias. Médicos, enfermeiras, auxiliares e técnicos inciaram então um trabalho de prevenção de  feridas que reduziu os índices de surgimento e complicações nas lesões das crianças internadas.

Com a continuidade do trabalho no Hias, segundo a enfermeira Cláudia Alcântara, que coordena o Serviço de Estomaterapia, o hospital espera agora concorrer na Categoria Diamante do Programa da 3M, que será lançada em 2012, no II Congresso Internacional em Foz do Iguaçu, no Paraná. Até lá, já devem ter sido lançados a Cartilha da Criança Ostomizada e um Manual de Prevenção de Lesões, que estão sendo escritos em conjunto por médicos e enfermeiros, para orientar e facilitar a vida de crianças e também dos pais que precisam lidar com essas realidades.

FONTE:
Assessora de Imprensa do Hias
Sabrina Lima ( sabrina.lima@hias.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.4195 - 9148.8773 - 9996.0309)

terça-feira, 22 de março de 2011

CORREIOS ABREM CONCURSOS PARA 8,3 MIL VAGAS DE NIVEL MÉDIO

Os Correios lançaram edital de concurso para 8.346 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio. O salário base é de R$ 807,29. Do total de vagas, 20% são destinadas a portadores de deficiência  (veja aqui o edital).

Correios
Inscrições
De 23 de março a 5 de abril
Vagas
8.346
Salário
R$ 807,29
Taxa
R$ 32
Prova
15 de maio
Os cargos são de atendente comercial (2.272 vagas), carteiro (5.060) e operador de triagem e transbordo (1.014). 

Além do salário, haverá benefícios como vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio creche ou auxílio babá, auxílio para filhos dependentes portadores de deficiência física, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar, além de plano de cargos, carreiras e salários estruturado e possibilidade de desenvolvimento profissional.

As inscrições podem ser feitas das 10h de 23 de março às 23h59 de 5 de abril através do site www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011. A taxa de inscrição é de R$ 32,00. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 13 de abril.

Os Correios disponibilizaram locais com acesso à internet para os candidatos fazerem as inscrições - clique aqui para ver.

A seleção terá prova objetiva para todos os cargos e avaliação da capacidade física laboral (teste de barra fixa, teste de corrida de 12 minutos e testes de dinamometria) para carteiro e operador de triagem e transbordo. A prova objetiva será realizada nas cidades que constam no anexo I , de acordo com a opção do candidato no momento da inscrição.

A avaliação de capacidade laboral dos candidatos que se classificarem na prova objetiva será realizada em local a ser divulgado posteriormente em edital específico no site http://www.correios.com.br/.

A prova objetiva, com duração de 3h30, será na data provável de 15 de maio, em 345 municípios de todas as regiões do país. Para atendente comercial e operador de triagem e transbordo será no período da manhã e para carteiro, no período da tarde.

A prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha, com 5 opções de respostas para cada uma, havendo somente uma opção correta. As provas são de língua portuguesa, matemática e informática.
Os locais e o horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011, a partir da data provável de 9 de maio.

O prazo de validade do concurso é de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

FONTE:
G1.COM

PREFEITURA DE QUIXADÁ REALIZA LEILÃO DE EQUIPAMENTOS E VEICULOS

Com o objetivo de reduzir os custos com equipamentos antigos e promover a renovação da frota de veículos, a Prefeitura Municipal de Quixadá por meio da Secretaria de Administração e Controladoria Geral realiza o primeiro leilão da gestão FelizCidade.

O primeiro leilão presencial da gestão FelizCidade, que tem a frente o prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, acontece no sábado, 26, a partir das 14h na sede do Centro Especializado da Assistência Social, antigo CSU, na Av. Presidente Kennedy S/N, Alto São Francisco.

No total serão leiloados 25 lotes com equipamentos que vão desde pneus a televisor, vídeo-cassete, microsystem, filmadora, equipamentos de informática e hospitalar entre outros.

Já os interessados em adquirir os veículos irão encontrar a opção de 11 automóveis e um caminhão com compactador de lixo.

Todos os equipamentos, materiais e os veículos foram declarados como bens inservíveis da Prefeitura Municipal de Quixadá e se encontram a disposição dos futuros compradores, no prédio anexo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, na Rua Juscelino Kubitschek, Bairro Alto São Francisco, próximo ao canteiro de obras da Policlínica.

Após a finalização dos processos, o dinheiro arrecadado voltará para as Secretarias que cederam os bens, assim cada setor poderá aplicar os valores em novas aquisições.

Mais informações:

(88) 3414 6851 – João Santos – Presidente da Comissão de Leilão.

Clique AQUI e veja todos os detalhes e fotos dos lotes no site da empresa responsável pelo leilão.

FONTE:

APROVADO FIM DAS COLIGAÇÕES NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS

[fotógrafo: José Varella / Agência Senado]



O fim das chamadas coligações partidárias nas eleições proporcionais foi aprovado por ampla maioria na reunião desta terça-feira (22) da Comissão Especial da Reforma Política, encarregada de elaborar um anteprojeto de lei. Nas proporcionais, são eleitos deputados federais, estaduais e distritais e vereadores.
Dos 18 senadores que se manifestaram, apenas o senador Vicentinho Alves (PR-TO) sugeriu a manutenção das coligações nas proporcionais.

O senador Humberto Costa (PT-PE) chegou a classificar essa forma de escolha como uma "excrescência", ou seja, uma anormalidade ou excesso do sistema eleitoral. O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse que, nas eleições proporcionais, partidos políticos criam coligações apenas para aumentarem seus tempos de propaganda eleitoral gratuita, instituindo "um mercado paralelo de tempo de televisão".

A comissão aprovou o fim das coligações mesmo sem ter decidido o que anteprojeto de lei dirá a respeito do modelo de sistema eleitoral, do qual fazem parte as eleições proporcionais. Entre os integrantes da comissão há, por exemplo, quem defenda o fim das eleições proporcionais.

O debate sobre sistemas eleitorais foi longo e complexo. Como o colegiado não chegou a um acordo, o presidente da comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), resolveu adiar a votação para a próxima terça-feira (29), depois de consultar os demais membros.

No dia 29, os senadores vão escolher dentre as três propostas mais votadas nesta semana: voto distrital misto em lista fechada; voto proporcional em lista fechada e o chamado "distritão". O sistema eleitoral que vigora atualmente nas eleições proporcionais brasileiras é o sistema proporcional de lista aberta, cuja manutenção foi defendida apenas por Vicentinho Alves.

Requião observou que o sistema eleitoral brasileiro abre espaço para a candidatura de celebridades, como atores, atletas e comediantes, usados pelas legendas para atrair votos, o que acaba facilitando a eleição de candidatos com votação mínima, caronas das expressivas votações dessas personalidades. Ele propõe uma espécie de modelo híbrido, que teria elementos do "distritão" e do sistema proporcional de lista fechada, assim o eleitor votaria duas vezes, uma no candidato e outra no partido.

Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu o voto proporcional com uma lista pré-ordenada, aprovada em convenção pelo partido. O senador acredita que isso facilitaria a instituição do financiamento público de campanhas, baratearia as campanhas e promoveria a união partidária. Luiz Henrique (PMDB-SC) informou que um terço da população brasileira já se acostumou a votar nos partidos (voto na legenda) em eleições proporcionais. Para ele, o sistema político vigente incentiva os eleitores a votarem em pessoas, e não em partidos políticos.

Aécio Neves (PSDB-MG) optou pelo voto distrital misto que, na opinião dele, proporcionaria uma interlocução mais permanente do eleitor com o candidato e valorizaria os partidos. Itamar Franco (PPS-MG) defendeu o "distritão", por entender que a lista fechada "não é democrática". Ana Amélia (PP-RS) sugeriu o voto distrital misto em lista aberta.

Para Pedro Taques (PDT-MT), a Constituição não exige que o mesmo sistema eleitoral seja utilizado para as eleições municipais, estaduais e nacionais, podendo os legisladores optarem por modelos diferentes segundo o âmbito da eleição. Na avaliação do parlamentar mato-grossense, o atual sistema proporcional "não é de todo ruim", mas apresenta falhas, como algumas "coligações absurdas" e os candidatos "puxadores de voto". Taques defende o sistema distrital misto em lista fechada para eleições de deputado federal.

Lúcia Vânia (PSDB-GO) prega o voto distrital misto em lista fechada, pois, segundo ela, "vai favorecer a participação das mulheres nos pleitos". Ana Rita (PT-ES) afirmou que o "distritão" é um retrocesso, ao reforçar o personalismo e o poder econômico nas eleições. A senadora capixaba apoia a posição do movimento feminista, ou seja, sistema proporcional "com lista fechada e bloqueada" e garantia de 50% de candidatas mulheres.

O voto distrital estimula o bipartidarismo, conforme Humberto Costa. O sistema de preferência do PT é proporcional em lista fechada. O "distritão", acrescentou, seria um bom sistema para as eleições majoritárias. Outro adepto do voto distrital misto em lista fechada, Aloysio Nunes (PSDB-SP) criticou o "distritão" por agravar o distanciamento entre eleitor e eleito, diminuindo a representatividade dos parlamentares.

Wellington Dias (PT-PI) prefere o sistema proporcional em lista fechada, "com pelo menos um terço de mulheres candidatas". Ele enxerga na lista fechada um meio de baratear as campanhas eleitorais e diminuir a influência do poder econômico nos pleitos. Jorge Viana (PT-AC) se disse favorável à manutenção do voto proporcional em lista aberta.

Fernando Collor (PTB-AL) se pronunciou favorável ao "distritão", bem como Vital do Rêgo (PMDB-PB), Waldemir Moka (PMDB-MS), e Dornelles. Demóstenes Torres (DEM-GO) optou pelo "voto distrital puro".

Também participaram da reunião os senadores Blairo Maggi (PR-MT), Lídice da Mata (PSB-BA) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

A Comissão de Reforma Política ainda vai debater temas como financiamento eleitoral e partidário; cláusula de desempenho; candidatura avulsa; filiação partidária e domicílio eleitoral; e fidelidade partidária, entre outros. Os resultados dos trabalhos do colegiado serão reunidos em um anteprojeto para apreciação dos demais senadores.

Augusto Castro / Agência Senado
 
FONTE:
AGÊNCIA SENADO

MAIS DA METADE DOS MUNICÍPIOS PODEM FICAR SEM ÁGUA EM 2015

Brasília - Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar a 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado hoje (22) pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.

Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.

“A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento”, aponta o relatório.

O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que o atlas foi elaborado para orientar o planejamento da gestão de águas no país. Segundo ele, como atualmente mais de 90% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de abastecimento de água, a escassez parece uma ameaça distante, como se não fosse possível haver problemas no futuro. “Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual. O atlas mostra que é preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado [de déficit] venha a ser consolidado”, avalia.

De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente, os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendida por sistemas de abastecimento satisfatórios. No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.

O documento da ANA calcula em R$ 22,2 bilhões o investimento necessário para evitar que o desabastecimento atinja mais da metade das cidades brasileiras. O dinheiro deverá financiar um conjunto de obras para o aproveitamento de novos mananciais e para adequações no sistema de produção de água.

A maior parcelas dos investimentos deverá ser direcionada para capitais, grandes regiões metropolitanas e para o semi-árido nordestino. “Em função do maior número de aglomerados urbanos e da existência da região do semi-árido, que demandam grandes esforços para a garantia hídrica do abastecimento de água, o Rio de Janeiro, São Paulo, a Bahia e Pernambuco reúnem 51% dos investimentos, concentrados em 730 cidades”, detalha o atlas.

“Esperamos que os órgãos executores assumam o atlas como referência para os projetos. Ele  é um instrumento de planejamento qualificado, dá a dimensão de onde o problema é grande e precisa de grandes investimentos e onde é pequeno, mas igualmente relevante”, pondera Andreu.

Além do dinheiro para produção de água, o levantamento também aponta necessidade de investimentos significativos em coleta e tratamento de esgotos. O volume de recursos não seria suficiente para universalizar os serviços de saneamento no país, mas poderia reduzir a poluição de águas que são utilizadas como fonte de captação para abastecimento urbano.

Andreu espera que o diagnóstico subsidie a elaboração de projetos integrados, compartilhados entre os órgão executores. “Ao longo do tempo, o planejamento acabou se dando apenas no âmbito do município, que busca uma solução isolada, como se as cidades fossem ilhas. É preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacia hidrográfica”, sugere o diretor-presidente da agência reguladora. “Ainda não estamos no padrão de culturas que já assumiram mais cuidado com a água. Mas estamos no caminho, e o atlas pode ser um instrumento dessa mudança”.

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

RJ APAGARÁ LUZES DE 10 MONUMENTOS NA HORA DO PLANETA


Dez prédios, monumentos e espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro ficarão às escuras durante a Hora do Planeta, entre 20h30 e 21h30 de sábado.

Com o objetivo de apoiar a economia de energia e ampliar o alerta sobre as mudanças climáticas, serão apagadas as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, dos Arcos da Lapa, da Igreja da Penha, da Catedral Metropolitana, do Monumento aos Pracinhas, do Jockey Clube e da sede da Fundação Oswaldo Cruz, além da iluminação pública das praias de Copacabana e do Arpoador.
Os Arcos da Lapa também receberão um show das baterias da Mangueira, Portela, Grande Rio e União da Ilha. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o prefeito Eduardo Paes participarão da cerimônia.
Oito capitais brasileiras e outros 34 municípios apagarão parte de suas luzes durante o evento. Em todo o mundo, 3.800 cidades de 130 países foram mobilizadas até agora, mas os organizadores esperam chegar a 4.700 municípios.

Este ano, será feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de catástrofes naturais, como o terremoto e o tsunami no Japão, e as enchentes no Brasil e na Austrália.

FONTE:
PORTAL VERDES MARES

COMISSÕES VÃO DISCUTIR NOVAS DIRETRIZES DA ANS SOBRE PLANOS DE SAÚDE

 
 
Na sua segunda reunião ordinária em 2011, nesta terça-feira (22/03), a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa aprovou requerimentos para a realização de duas audiências públicas. A primeira, a partir de requerimento assinado por todos os deputados do colegiado, quer discutir, em conjunto com a Comissão de Seguridade Social e Saúde, as novas diretrizes da Agência Nacional de Saúde (ANS) sobre os planos de saúde.

Segundo o deputado Fernando Hugo (PSDB), presidente da Comissão, são constantes as reclamações de usuários sobre o descaso no atendimento em hospitais particulares, as dificuldades para marcação de consultas médicas e exames laboratoriais e a burocracia na prestação do serviço contratado.

Para o encontro serão convidados representantes do Ministério Público, da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, do Sindicato dos Médicos, do Conselho Regional de Medicina, da Secretaria da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos órgãos de defesa do consumidor. Na ocasião, deverá ser apresentado um levantamento sobre o número de reclamações a planos de saúde registrados de 2010 até agora.

A segunda audiência pública discutirá os serviços das operadoras de telefonia móvel que, segundo os deputados do colegiado, são de péssima qualidade. A demanda surgiu a partir de um requerimento apresentado pelo deputado Welington Landim (PSB), que solicita providências do Ministério Público Federal e do Estadual, Agência Nacional de Telecomunicações, Decon e Procon Assembleia sobre os serviços prestados pela TIM no Ceará.

O parlamentar citou recente decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte que proibiu naquele estado a venda de mais linhas da operadora, pois a mesma não estava atendendo seus novos clientes de forma satisfatória.

Estiveram presentes os deputados Fernando Hugo, Lula Morais (PCdoB), Augustinho Moreira (PV), Stanley Leão (PTC) e Dedé Teixeira (PT).

FISCALIZAÇÃO E CONTROLE
Também na manhã desta terça-feira, a Comissão de Fiscalização e Controle esteve reunida para cientificar cinco ofícios encaminhados à Casa. Dois do Governo do Estado, um do Banco do Nordeste e outros dois do Ministério da Justiça (Departamento Penitenciário Nacional).

As matérias comunicavam sobre aditivos e celebração de convênios, demonstrativos financeiros da Secretaria da Justiça e Cidadania e liberação de recursos para o Estado.

O deputado Dedé Teixeira (PT), que presidiu a reunião, Moésio Loiola (PSDB), Fernanda Pessoa (PR) e Manoel Duca (PRB) aprovaram ainda a indicação deste último como relator da matéria referente ao ofício 212/2011. Encaminhado pelo Governo do Estado (Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado), trata-se do Relatório de Desempenho do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), correspondente ao exercício de 2010.
MM/LF

FUNDAÇÃO CULTURAL REALIZA A III SEMANA DE TEATRO DA FELIZCIDADE

As atividades alusivas à comemoração da III Semana do Teatro de Quixadá começam na segunda-feira, 21, e vão até domingo, 27, Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo.

Com o tema “Aqui a arte se Mostra”, a Prefeitura através da Fundação Cultural de Quixadá realiza pelo terceiro ano consecutivo a Semana do Teatro. O evento tem como objetivo descentralizar as mais diversas manifestações culturais da Terra dos Monólitos. As atividades acontecem na sede do Centro Cultural Rachel de Queiroz, Praça da Cultura, bairros Campo Velho e Campo Novo. A programação contempla ainda um intercâmbio cultural com a cidade de Ibaretama, previsto para quarta-feira, 23, a partir das 8h.

A Caravana da arte será composta pelos alunos dos cursos de teatro e música da Fundação Cultural, e contará com a participação de grupos culturais de iniciativas populares, a exemplo dos grupos de dança e teatro Free Word, JAST, companhias Um Grito de Teatro e COTINHA do município de Banabuiú, entre outros.

Os interessados também terão a oportunidade de discutir o futuro das políticas de cultura através de uma roda de conversa mediada pelo artista Gledson Martins, presidente da Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá (ACVQ). Como também assistirem vídeo documentário na sala do Cine Clube e visualizar as fotografias da exposição “O Sertão pelos olhos do Urubu”. A Banda de Música Municipal, como sempre faz nos eventos da Prefeitura, acompanhará algumas das atividades durante a semana.

Para a coordenadora do curso de Teatro da Fundação Cultural, professora Iris Freitas, é preciso acreditar no talento de cada cidadão e cidadã. “A arte de encenar está entrelaçada na cultura dos brasileiros, que protagonizam ou admiram desde os espetáculos de circo com os engraçados palhaços, as novelas e peças de teatro. Por outro lado quando criança quem nunca brincou de fazer teatro, deixando o imaginário levar-te aos lugares mais distantes, trilhando por caminhos maravilhosos onde o mundo acontecia conforme a gente queria. Por isso a importância de descobrir novos talentos e dedicar muito trabalho e acima de tudo amor no coração. É assim que nós que fazemos a Fundação Cultural estamos realizando, acreditando e investindo no talento dos nossos munícipes”, disse a professora ao convidar todos e todas para participar da programação.

Empolgado o presidente da Fundação Cultural, Henrique Rabelo, também estará acompanhando todas as atividades.



Programação completa:


Segunda-Feira – 21 de março de 2011 – Descentralização da Programação Artística - Cultural no Bairro Campo Velho.

Translado para grupos com saída na Praça da Cultura

Horário: 18h e 30 min.

Quantidade de Componentes: 40 pessoas

Terça-Feira – 22 de março de 2011 – Descentralização no Bairro Campo Novo

Translado para grupos com saída na Praça da Cultura

Horário: 18h e 30 min.

Quantidade de Componentes: 40 pessoas

Quarta-Feira – 23 de março de 2011 –intercâmbio com município de Ibaretama.

Translado para grupos com saída na Praça da Cultura

Horário de saída: 8 horas

Horário previsto retorno: 23 horas

Quantidade de Componentes: 40 pessoas

Quinta-Feira – 24 de março de 2011

Local: Centro Cultural Rachel de Queiroz

Horário: 19h às 22h

Serviços: Exposição de fotografia “O Sertão pelos olhos do Urubu”, Exposição de Desenhos e Exposição Cênica. Apresentações culturais e Exibição de filme no Cine Clube Mestre Adolfo

Sexta-Feira – 25 de março de 2011

Manhã:

Local: Cetro Cultural Rachel de Queiroz

Horário: 9h às 12h

Serviço: Roda de Conversa – Tema: Políticas Culturais

Facilitador: Gladson Martins- Presidente da ACVQ, ( Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá).

Noite:

Local: Centro Cultural Rachel de Queiroz

Horário: 19h

Serviços: Noite Cultural e Exibição no Cine Clube Mestre Adolfo

Translado para 40 Pessoas, saindo da Praça do Alto São Francisco com destino ao local do evento.

Sábado – 26 de março de 2011

Local: Centro Cultural Rachel de Queiroz

Horário: 19h

Serviço: Noite Cultural – Apresentação com os Grupos de Danças:

Free Word

JAST

Star Dance

Na Batida dos Ritmos

G.M Dança

Sonora

SAAHARA

Domingo – 27 de março de 2011 (Dia Internacional do Teatro)

Concentração: Praça da Cultura

Horário: 17h 30m

Serviço: Cortejo Cultural com itinerário pelas ruas do centro de nossa cidade, principais Praças com destino ao Centro Cultural Rachel de Queiroz, onde estarão se apresentando os Grupos:

FREE WORD

GRUPO JAST

GRUPO STAR DANCE

CIA. UM GRITO DE TEATRO

CRAS-CAMPO NOVO-GRUPO DE TEATRO: CARAS E ALMAS

DISTRITO EDUCACIONAL CAMPO VELHO-GRUPO RODA VIVA

GRUPOS DE CAPOEIRA

DISTRITO EDUCACIONAL SÃO JOÃO-GRUPO JUVENTUDE LIVRE

GRUPO DE DANÇA- NAS BATIDAS DOS RITMOS

GRUPO DE PERCUSSÃO-CRAS RENASCER

GRUPO DE TEATRO ANJOS DO CAMPO-DISTRITO EDUCACIONAL CAMPO NOVO

CIA. TEATRAL COTINHA- BANABUIÚ, entre outros.

FONTE:
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