Pages

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Treinamento de Mesários da 6ª Zona Eleitoral para as Eleições 2014 encerra neste sábado (27).

Quixadá
A eleição 2014 que chega a sua reta final traz mais trabalho a equipe do Cartório Eleitoral de Quixadá que atende a 6ª Zona Eleitoral, neste momento é realizado o treinamento dos mesários que estarão trabalhando no próximo dia 05 no primeiro turno da eleições nos municípios de Banabuiú, Choro, Ibaretama e Quixadá.

Cerca de 1232 mesários estão passando por este treinamento que iniciou-se no ultimo dia 15 e estará atendendo aos faltosos neste sábado (27), O treinamento que visa agilidade na eleição, realizado para passar instruções aos mesários sobre vários pontos importantes sobre as eleições praticando na urna eletrônica. O treinamento acontece neste sábado (27) a partir das 09:00hs, Fórum Desembargador Avelar da Rocha no salão de Juri em Quixadá.

Sugestão de Reportagens: 88 9686 6694  Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro. Inclua entre os seus links favoritos.

Quixadá estreia nesta sexta-feira (26) etapa do 42º Intermunicipal de Futsal em Canindé


Quixadá
Sob o comando do professor Alysson Jair, o selecionado quixadaense de futsal participará da segunda fase do Intermunicipal que será realizado na cidade de Canindé.

A equipe vem embalada pela boa campanha realizada na primeira fase na cidade de Boa Viagem, quando conseguiu a primeira colocação. “ Treinamos forte, a rapaziada está muito motivada e, esperamos fazer uma boa campanha e trazer na bagagem mais uma classificação, afirmou professor Jair, técnico da equipe.” 

CIDADE SEDE: CANINDÉ

PERÍODO: De 26 A 28 DE SETEMBRO 2014.

- PARTICIPANTES: Canindé, Caucaia, Quixadá e Ibicuitinga
 
T A B E L A

1a. RODADA - 26/09/2014

19:30 – CAUCAIA X QUIXADÁ

2o. JOGO: CANINDÉ X IBICUITINGA

2a. RODADA - 27/09/2014

19:30 ́- CAUCAIA X IBICUITINGA

2o. JOGO: CANINDÉ X QUIXADÁ

3a. RODADA - 28/09/2014

09:hs. QUIXADÁ X IBICUITINGA

2o. JOGO: CANINDÉ X CAUCAIA

Rinaldo Róger

Sugestão de Reportagens: 88 9686 6694  Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro. Inclua entre os seus links favoritos.

Cerca de 200 inscritos nos Cursos da Escola de Cinema do Sertão em Quixadá

Quixadá
A Escola de Cinema do Sertão realizou na noite desta quinta-feira, 25, no auditório da Câmara Municipal de Quixadá a pré-seleção para os cursos de áudio visual onde cerca de 200 inscritos do projeto estiveram presentes em que o Instituto Assum Preto, da Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu com o apoio da Fundação Cultural de Quixadá e o patrocínio da Petrobras mostrou aos presentes a importância da formação destes profissionais para o mercado de trabalho que é carente de profissionais talentosos.
O projeto “Escola de Cinema do Sertão”, é uma formação profissionalizante em cinema e audiovisual, aprovado no edital Petrobras Integração Comunidades (IPC), 2013. Além de contribuir em formação para a qualificação profissional, o projeto é uma oportunidade de fortalecer o intercambio e a troca efetiva de conteúdo audiovisual na região do sertão central, território da cidadania do Ceará, que tem o município de Quixadá como referencia nas produções cinematográficas.
Muitos jovens presentes onde em sua grande maioria tenta realizar o sonho de trabalhar com a sétima arte. Passar a fazer e participar da criação deste mundo encantado do cinema. Idelmar Braz que já conseguiu fazer três filmes sem conhecimento técnico ou mesmo equipamentos necessários e de forma amadora conseguiu levar ao público a arte do cinema, segundo o cineasta caseiro Idelmar vai agora sim aprender as técnicas e melhorar ainda mais suas produções.
Adriano Sousa, Gerente Executivo do instituto fica gratificado com numero de inscritos e mostrando o interesse em se capacitarem para desenvolverem trabalhos talentosos quando da vinda de grandes produções para a cidade ter pessoas habilitadas para produção. O Coordenador Pedagógico Ricardo Pedagógico, lembra que desmistificação de que são apenas no sul e sudeste que tem estes profissionais , segundo Ricardo tem certeza que os alunos que participarem estarão ingressando no mercado de trabalho e desenvolvendo os talentos que precisam serem oportunizados. Afirma Juliani.
Sugestão de Reportagens: 88 9686 6694  Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro.  Inclua entre os seus links favoritos.

Garis entram em greve e solicitam pagamentos dos seus salários

Quixadá
Os agentes de limpeza que prestam serviços em Quixadá no Sertão Central, após assembleia decidiram paralisar as atividades, a quase dois meses sem receber os salários dos profissionais da limpeza pública pedem uma providência urgente nos pagamentos.

Acidade esta com duas semanas sem a limpeza pública funcionar em sua plenitude, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente – SEDUMA, tem uma equipe realizando na área central o recolhimento dos resíduos sólidos, após as negociações com a administração através do Sindicato dos Servidores – SINDSEP e o não cumprimento da data prevista o ultimo dia 24, segundo a presidente Neiva Estevam a classe paralisou as atividades e só com o pagamento será retomada o recolhimento do lixo.

Na manhã desta quinta-feira, 25, os garis realizaram uma mobilização nas ruas da cidade e concluíram no plenário da câmera municipal onde tiveram suas reivindicações ouvida pelos parlamentares municipais e se comprometeram na intermediação entre a administração e a empresa terceirizada para o pagamento ser agilizado. A sindicalista Graça costa lembrou na mobilização que o Sindicato surgiru exatamente de uma greve de reivindicações dos Garis e hoje se tornou um forte aliado do funcionalismo municipal. Graça que é da CUT Nacional sempre presente aos momento de luta do sindicato de Quixadá.
 
 
Sugestão de Reportagens: 88 9686 6694  Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro.  Inclua entre os seus links favoritos.
 

Prefeitura e Policia Militar parceria para uma Ocara sem Drogas

Ocara
Na ultima quarta-feira, 24, estiveram de volta à cidade de Ocara os policias do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD da Policia Militar do Ceará. Três escolas participaram desta etapa do programa, o Colégio Luis Cândido de Oliveira e a EEF Francisco Correia Rodrigues e EEF Joaquim Martins de Souza.


A equipe de policiais do Ronda Quarteirão de Quixeramobim, Renato e Elison trouxeram através de seus conhecimentos experiências para os alunos das condições em que a droga é prejudicial na vida principalmente dos jovens. Renato através de suas mágicas transmitiu belíssimas mensagens que ficaram com certeza na memória dos alunos.

Outras etapas estarão acontecendo no município onde o tema passa a ser discutido nas escolas e assim poder prevenir a entrada deste câncer da sociedade atual aonde vem destruindo famílias e acima de tudo vidas. A parceria da Policia Militar é de grande importância na luta desigual contra a droga e a violência gerada com consumo. Em ocara a preocupação das famílias e da administração em trazer esta realidade para os jovens e prevenir a entrada dos mesmos no mundo das drogas.

Sugestão de Reportagens: 88 9686 6694  Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro.  Inclua entre os seus links favoritos.

Quixadá em destaque no Caderno Turismo do DN

Quixadá
Para demonstrar a potencialidade turística da Terra dos Monólitos, o Diário do Nordeste publicou nesta quinta-feira, 25, a reação de alguns visitantes. A edição é assinada pelo jornalista Diego Borges, para o Caderno “tur”. Confira acessando o link > 
Cearenses redescobrem Quixadá.

 
Mas hoje, os atrativos da “Terra dos Monólitos”, como Quixadá é conhecida por sua formação geográfica especial, são bem diferentes das opções oferecidas na última década, quando esta cidade do Sertão Central situada a 160Km rodoviários da capital cearense, realizava o Sertão Esporte Aventura e o Pula Fogueira, atraindo um bom público, não sendo diferente nos constantes shows na Praça José de Barros, à época mais conhecida como Praça do Leão.

 
Quando os visitantes passam por Quixadá, notam a buraqueira por toda a cidade, a falta de iluminação nas ruas e avenidas, de cuidado das praças, a sujeira e o abandono de vários pontos turísticos, dentre eles a Pedra do Cruzeiro, o Açude Cedro e o Lago dos Monólitos.

Sugestão de Reportagens: 88 9686 6694  Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro. O Sertão Alerta é o seu portal do Sertão Central. Inclua entre os seus links favoritos.

Pedra Branca Realiza Curso de Formação em Saúde Mental

Pedra Branca Foi realizado nos dias 24 e 25 de setembro, através da Secretaria Municipal da Saúde, a aula inaugural do curso “Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental – Crack, Álcool e outras Drogas”, no auditório do Centro Pastoral (Antiga Quadra do Padre), a partir das 07h00min.

O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da Saúde da Família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

A base do curso é a política do Ministério da Saúde de atenção integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteados pela redução de danos aos usuários.

Um projeto que envolve as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS), Rede de Escolas Técnicas do SUS, o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal de Pedra Branca, através da Secretaria Municipal da Saúde.

O curso terá uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas serão desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas em atividades práticas.
 






Informações Enf. Clevanice Norte Articuladora PSE




Sugestão de Reportagens: 88 9686 6694  Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro. Inclua entre os seus links favoritos.

Policiais civis contam com reforço especializado

Fortaleza
Unidade Tático Operacional - UTO, vinculada à Divisão Anti-Sequestro e criada em 2006 é responsável, dentre outras funções, promover o entrosamento com os demais setores da atividade policial, com vistas à execução das tarefas de sua competência.

Apesar de existir no papel desde 2006, somente este ano a UTO foi implantada, contando com 5 equipes para prestar apoio ao policial civil. 

As equipes especiais de policiais civis da UTO estão de prontidão 24 horas por dia e estão preparadas para prestar apoio em operações da Polícia Civil, fuga de presos, tentativa de resgate em delegacias e ainda apoiar policias civis em casos de urgência.

Serviço:

Unidade Tático Operacional – UTO
Tel.: 3238-1086 / 3238-1291
Cel.: 9942.3443 (whatsapp)
End.: São Paulo, 1889 – Jacarecanga – Fortaleza-CE

Sugestão de Reportagens: 88 9686 6694  Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro. Inclua entre os seus links favoritos.

 
 

Ambulância é entregue a população de Milhã, prefeito destaca a importância deste equipamento.


Milhã
A Secretária de Saúde de Milhã recebeu nesta quarta-feira (24) uma nova ambulância que será utilizada para ações de saúde no município. O veículo foi adquirido através do Governo do Estado por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Antonio Granja, e teve o investimento de quase R$ 60 Mil.

O prefeito, Otacílio Macêdo, concedeu uma entrevista ao Portal, onde destacou a importância deste novo veículo, uma vez que o antigo não estava em boas condições de uso. A nova ambulância passa a atender a comunidade a partir da próxima semana, quando toda a documentação deve estar pronta.

Em desfile pela cidade, durante a manhã, a população pôde ver o seu novo patrimônio, que dará mais acessibilidade e comodidade nas transferências principalmente em casos de urgência. A secretária Érica entregou as chaves nas mãos do Diretor do Hospital municipal, o Sr. Franklin Delano.
 
Sugestão de Reportagens: 88 9686 6694  Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro. Inclua entre os seus links favoritos.
 

Comerciaria quebra barreira machista e torna-se a primeira profissional do guidom em Canindé


Canindé
O município de Canindé que hoje conta com cerca de 200 moto-taxistas, uma mulher profissional do guidom quebra a barreira machista e passar circular pela cidade como profissional, a ex-comerciária Maria de Jesus, 23 anos, rompeu uma barreira e tornou-se a primeira mulher a exercer legalmente a profissão de mototaxista na cidade.
A nova profissão exercida por de Maria de Jesus que é exercida normalmente pelos homens vem trazendo novos horizontes profissionais para as suas conterrâneas. Destaca que não enfrenta preconceito e se diz satisfeita por estar trabalhando por conta própria.
 
A nova moto-taxista da cidade já conseguiu uma clientela especial, as mulheres que utilizam o transporte constantemente e passaram a ter a opção de realizarem suas corridas com uma mulher deixando assim elas mais a vontade durante o percurso. “Sinto-me bem com os meus colegas, sou respeitada, mas gostaria de ver outras mulheres determinadas a trabalhar nessa área”, comenta Maria de Jesus.
Fonte e Foto: SEDECIST e Portal Canindé.
Sugestão de Reportagens: 88 9686 6694  Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro.  Inclua entre os seus links favoritos.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Estudante é assassinado na noite desta segunda-feira (22) em Mulungu

Mulungu
Jovem de 18 anos é assassinado dentro de casa no centro de Mulungu no Maciço do Baturité. A Policia foi acionada por populares por volta das  20H50m, informando de um pessoa havia morrido vitima de arma de fogo.
Segundo informações dos populares foi visto dois homens em uma motocicleta e adentraram a residência ao encontrar a vitima efetuaram os disparos com pistola .765 que atingiu o estudante Wesley Ferreira Alves, 18 anos. A Pericia Forense foi acionada e após a verificação pericial no corpo foi identificado perfurações balísticas, o rabecão removeu o corpo ao Instituto Medico Legal – IML de Canindé.
As investigações iniciadas pela policia serão para identificar e localizar os autores do crime. Diligências estão sendo realizadas na região até o fechamento desta matéria a policia não havia conseguido êxito. 

Cartório Eleitoral de Pedra Branca oferece urnas para auxiliar o eleitor

Pedra Branca
O Cartório eleitoral de Pedra Branca esta disponibilizando urnas eletrônicas para treinamento e esclarecimentos de duvidas dos eleitores. As urnas são acompanhadas de 2 (dois) técnicos que auxiliam os eleitores, estão em pontos estratégicos da cidade, com maior movimentação o serviço será ofertado em todo o município, como nos falou Marcos Matos Técnico do Cartório Eleitoral.
Ele também afirmou que o serviço tem sido pouco procurado pela população mesmos eles abordando a população. 

Batismo e atividades marcam Dia dos Desbravadores em Quixadá

Quixadá
Na noite deste sábado (20), a Praça José de Barros mais uma vez foi invadida por louvores e bênçãos. Desta vez foram os jovens do agrupamento de Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia em comemoração ao Dia Mundial dos Desbravadores.
Os Desbravadores que hoje está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existe oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7o Dia. Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar conosco deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.
Pela primeira vez foi realizado o batizado em praça pública, os jovens desbravadores que foram batizados e compartilhado com a família a alegria de comemorar este momento único na vida cristã de cada filho. O batismo que se realizou durante a cerimonia de comemoração dos desbravadores foi registrado por diversas pessoas que se encontravam na praça e conseguiram ter este momento único.
Estavam presentes representantes de outros municípios, as comemorações prolongaram-se por todo o Domingo onde estiveram concentrados na Escola da igreja com atividades recreativas e esportivas. Aqui na região de Quixadá, existem três Clubes de Desbravadores ativos, que são: Clube Revelações (Rua Epitácio Pessoa no 605 - Alto São Francisco); Clube Terra dos Monólitos (Avenida José Caetano de Almeida no 861 - Lagoa/Combate) e Clube Guerreiros de Cristo (Distrito de Juá).
Colaborador: Cláudio Maia – Líder de Desbravadores.
 

 

Universitários em Senador Pompeu estão sem aula por falta de Transporte Escolar

Senador Pompeu
Os estudantes universitários de Senador Pompeu estão ser poder frequentar a faculdade por falta de transporte escolar. Os alunos que nesta ultima segunda-feira (22), não conseguiram chegar às salas de aula já que o ônibus encontra-se sem condições de uso aguardando conserto.
O município não conta com escola de curso superior, ao concluir o segundo grau os alunos frequentam as faculdades de Quixadá ou entras cidades e necessitam se deslocarem todos os dias. O veículo sai costumeiramente da Igreja que fica no Bairro de Fátima por volta das 16h. Prontos para viajar e fazer provas, os estudantes se indignaram com a situação e decidiram ir até a secretaria de educação do município.
Em contato com o secretário de educação do município, Luiz Oswaldo disse que a maior dificuldade em consertar os veículos, se dar por conta das peças que são trazidas de Fortaleza. Ainda de acordo com ele quando quebra um dos veículos a ordem é providenciar outro. 

Hospital de Mombaça promoveu mais um Mutirão da Catarata beneficiando a população

Mombaça

O Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo promoveu mais um Mutirão da Catarata neste final de semana, durante todo o dia de sábado, dia 20, e domingo, 21 de setembro. Várias pessoas passaram pelo procedimento cirúrgico, que foi realizado pelo oftalmologista Germano Leitão, do Hospital de Olhos Leiria de Andrade, em Fortaleza.
Esta não foi a primeira vez que o Hospital Municipal realizou o Mutirão da Catarata. Antes desta iniciativa, as pessoas tinham que viajar para outras cidades em busca da cirurgia. Hoje, este procedimento é disponibilizado no próprio município e totalmente gratuito para o cidadão mombacense. Ao todo, 164 pessoas, a maioria idosa, já fizeram cirurgia de catarata em outros mutirões realizados em 2013 e 2014.
O senhor Antônio Alves de Sousa, 81 anos, passou pelo procedimento no último mutirão, realizado em março deste ano. “Há oito anos descobri que precisava fazer essa cirurgia e ainda não tinha feito. Ela realizada aqui no Município facilita pra gente”, afirmou. Já a senhora Antônia Miguel Pereira, 70 anos, fez cirurgia nos dois olhos, nos mutirões passados e aprova esta ação da Prefeitura. “Fazer aqui no município é ótimo, evita a gente viajar”, concluiu. 

Acidentes envolvendo motociclistas deixam quatro vitimas em Quixadá

Quixadá
Na manhã desta segunda feira o primeiro acidente com motocicleta foi registrado na zona rural de Quixadá, um jovem identificado apenas por Lazaro, sem identificação ao circular pela estrada vicinal que dar acesso ao distrito sofreu uma queda e sofreu escoriações por todo o corpo inclusive com suspeita de traumatismo craniano, na tarde foi transferido para o Instituto José Frota na capital cearense.
Algumas horas depois no bairro do São João uma colisão envolvendo duas motocicletas deixou três vitimas ao solo. A Policia foi acionada por volta das 14h:30m, na Av. Estados Unidos logo após o Cemitério local um abalroamento entre motos. A colisão foi entre as motocicletas Honda Fan 125, de cor preta e uma Honda Titan 150 de cor vermelha.
As vitimas são os dois pilotos e a garupeira de um dos acidentados. Os Pilotos tiveram escoriações e o segundo uma pancada na cabeça enquanto a garupeira sofreu um grande corte e uma possível fratura em uma das pernas. Foram todos socorridos ao Hospital Eudasio Barroso onde receberam atendimento, a mulher foi transferida para o Hospital maternidade Jesus, Maria e José e encontra-se em observação.
A Policia Militar que atendeu a ocorrência permaneceu no local até a chegada do Departamento Municipal de Trânsito que assumiu a ocorrência de trânsito, salientando que nenhum dos condutores era habilitado. 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Canindé recebeu a maior motorromaria do mundo neste Domingo

Canindé
Foi realizada neste domingo (21) a 28ª Motorromaria de Fortaleza a Canindé.
De acordo com Edson Maia, coordenador do evento, 40 mil motociclistas participaram desse movimento religioso em devoção a São Francisco das Chagas de Canindé.
Os participantes da Maior Motorromaria do Mundo foram acolhidos, na Praça dos Romeiros, pelo pároco e reitor do Santuário Frei João Amilton, equipe de Romaria do Santuário e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Bezerra e equipe. 
 
Logo após a acolhida, foi dada a benção dos capacetes para os presentes na praça, como também houve a entrega de comendas para os coordenadores da 28º Motorromaria de Fortaleza, além da 6ª Motorromaria de Tamboril e da 10ª Motorromaria de Guaramiranga, que também visitaram Canindé neste domingo e foram acolhidos na Praça dos Romeiros.
Canindé Noticias

Projeto Coelce nas Escolas chega a Itapiúna

Itapiúna
Na ultima sexta-feira, dia 19, a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente realizou reunião com os diretores das escolas municipais de Itapiúna no auditório da Secretaria de Educação sobre a implantação do Projeto Coelce nas Escolas. O encontro contou a presença do Especialista em Eficiência Energética, Marcony Esmeraldo de Melo, professor do Instituto Federal do Ceará, Agamenon José Silva Góis e da Secretária Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Doutora Lélia Cordeiro.
 
O Coelce nas Escolas é um projeto do PEE, sendo uma aplicação do tema educação ambiental, conforme metodologia Procel nas Escolas, desenvolvida pelo Procel/Eletrobrás e reconhecida pela Unesco, como forma básica de assimilação por parte de educadores, alunos e de suas comunidades dos princípios e procedimentos para o combate ao desperdício de energia, ressaltando a importância de usar da melhor forma a energia, sem tirar o conforto, otimizado as condições para melhoria da qualidade de vida de todos que habitam na comunidade escolar.
 
O projeto Coelce nas Escolas tem como meta envolver a participação de 200 escolas públicas no período de 24 meses, estaduais e municipais definidas pela Coelce juntamente com as secretarias de Educação do Estado do Ceará e dos municípios, abrangendo escolas do Interior do estado. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...