Pages

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Operação desmonta esquema de empresas que adulteravam leite

Porto Alegre > O Ministério Público gaúcho informou que realizou na madrugada desta quarta-feira (8) a Operação "Leite Compensado", para desbaratar esquema de empresas de transporte de leite que adulteravam o produto cru entregue para a indústria.

Confira a lista de marcas de leite adulterado

Leite Líder - UHT Integral
SIF 4182 - Fabricação: 17/12/12
Lote: TAP 1 MB

Leite Italac - UHT Integral
Goiás Minas - SIF 1369
Fabricação: 30/10/12 - Lote: L05 KM3
Fabricação: 5/11/12 - Lote: L13 KM3
Fabricação: 7/11/12 - Lote: L18 KM3
Fabricação: 8/11/12 - Lote: L22 KM4
Fabricação: 9/11/12 - Lote: L23 KM1

Leite Italac - UHT semidesnatado
Goiás Minas - SIF 1369
Fabricação: 5/11/12 - Lote: L12 KM1

Leite Mumu - UHT Integral
Vonpar - SIF 1792
Fabricação: 18/01/13
Lote: 3 ARC

Leite Latvida - UHT Desnatado
VRS - Latvida - CISPOA 661
Registro: 37/661

Leite Latvida - UHT Semidesnatado
VRS - Latvida - CISPOA 661
Registro: 48/661

Leite Latvida - UHT Integral
VRS - Latvida - CISPOA 661
Registro: 36/661
Uma das formas de adulteração identificadas é a adição de uma substância semelhante à ureia e que possui formol em sua composição. Foram cumpridos dez mandados de prisão e oito de busca e apreensão nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina.
As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Desse montante, estima-se que um milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados. Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados de Porto Alegre apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT.
A simples adição de água com o objetivo de aumentar o volume acarreta perda nutricional, que é compensada pela adição da ureia com formol, considerado cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A fraude foi comprovada através de análises químicas do leite cru, em que foi possível identificar a presença do formol, que, mesmo depois dos processos de pasteurização, persiste no produto final. Com o aumento do volume do leite transportado, os "leiteiros" lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro.
A adulteração consiste no crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no artigo 272 do Código Penal.

Fonte: UOL

terça-feira, 7 de maio de 2013

PORTO do PECEM > tudo pronto para reber milho do Governo Federal

Pecém 8

Pecem > A Cearáportos, empresa que administra o Porto do Pecém, confirmou que está em perfeitas condições para receber as 30 mil toneladas (t) de milho que o Governo Federal destinou aos produtores do Ceará. Na segunda-feira (06), a empresa recebeu correspondência assinada pelo ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, determinando a todos os portos brasileiros que considerem prioritária a atracação dos navios que vão transportar o milho até os estados da região Nordeste, facilitando a logística de carga e descarga do produto.

O Porto do Pecém, segundo o presidente da Cearáportos, Erasmo Pitombeira, está em perfeitas condições para receber o milho, tendo construído um galpão com 10 mil metros quadrados de área, onde o produto será estocado e ensacado para entrega aos órgãos responsáveis pela distribuição.

De acordo com informações oficiais, o navio que transporta o milho tem chegada ao Porto do Pecém prevista para o dia 3 de junho próximo e a operação de descarga e ensacamento será iniciada imediatamente.

MATÉRIA NA INTEGRA DO SITE DO GOVERNO DO ESTADO


Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira ( joseoly@gmail.com / 85 9983.2525)

“JOÃO SAPATEIRO” > Prefeito volta às comunidades para ouvir reivindicações


QUIXADÁ – Mais um distrito é visitado pela administração do “João Sapateiro”, o distrito de Tapuiara na localidade de Lagoa Redonda II na tarde desta segunda-feira 06, a comunidade fez reunião com o prefeito e o secretario de agricultura Raimundo Damasceno para reivindicar as necessidades da localidade.


Após a explanação do secretário Raimundo Damasceno  demonstrando as ações que estão sendo feitas pela sua pasta para atender a agricultura familiar que é o maior prejudicado por esta estiagem que aflige todo o sertão central , limpeza de açudes, estradas, oficinas  com os agricultores para aprenderem a produzir defensivo orgânico bem como feno a partir dos “mata pasto”  e assistência técnica com os técnicos em campo.


O prefeito agradece pela presença de todos os presentes e lembra que esta cumprindo o prometido em campanha, estaria sempre ouvindo o povo, as reais necessidades de cada localidade e agir com conhecimento das necessidades para melhor desempenhar a função de administrador do bem público.


A comunidade solicitou uma atenção por parte da secretaria de saúde para o atendimento odontológico, pois estava com necessidades de concerto dos equipamentos, já o atendimento conforme os presentes tem melhorado a educação esta atendendo a demanda da região. 

Ações da Secretaria de Agricultura de Quixadá leva alternativas a agricultores

QUIXADÁ > A estiagem tem castigado o Sertão cearense, uma das regiões mais punida com a falta de chuvas é o Sertão Central, poucas precipitações durante o início do ano, os prefeitos tem recorrido ao governo federal e estadual para atender o homem do campo com o abastecimento de água através dos carros pipas e financiamentos para amenizar a situação. Os animais não tem o que comer os pastos já não conseguem atender a demanda, o milho que está sendo distribuído pela CONAB não chega a todos os agricultores, precisam se desfazer do que sobrou de seus rebanhos.

O Prefeito Municipal de Quixadá, João Hudson determinou a equipe da Secretaria de Agricultura que estudasse uma forma de amenizar a situação que passa os sertanejos. O Secretário Raimundo Damasceno juntamente com a equipe realizam visitas com técnicos nas propriedades equalizando o que pode ser feito para amenizar a situação nos distritos. Mais de 30 açudes foram limpos e recuperados, três foram construídos, levantamentos dos poços profundos existentes e quais estão funcionando, além de oficinas que estão sendo desenvolvidas nas comunidades  orientando como agir contra este momento de dificuldades por que passa o Sertão cearense.

Um dos projetos postos em prática pela equipe é a fenação do “mata pasto”, os técnicos ensinam aos agricultores a utilizarem um produto que até pouco tempo era considerado descartável, mas agora são usados para alimentar os animais em forma de feno. A equipe de técnicos organizam as oficinas juntando os agricultores de uma área e mostram como armazenar e transformar em alimento para os rebanhos os mata pastos que tem em suas propriedades. Conforme o Técnico Agrícola Delano Holanda mostra o poder nutritivo que este feno tem para os animais e conseguem alimentar durante o verão onde é o período de maior dificuldade alimentar para os rebanhos após as estiagens.

O agricultor Francisco Elenilsom Queiroz de Lima (ITA), 43 anos, na localidade de Calugi no distrito de Cipó dos Anjos, ficou muito agradecido à equipe que vem dando total assistência com informações importantes para melhorar a situação, “o mais importante é que o Prefeito junto com Secretário vem para reuniões e depois voltam para ver se realmente foi resolvido o problema” lembra o líder comunitário.  Charles Cruz Macêdo, Coordenador  Técnico da Secretaria de Agricultura Municipal enfatiza, “a determinação da equipe que atende aos princípios de acatar com eficiência as resoluções do Secretário Raimundo Damasceno amenizando a situação da estiagem no Sertão quixadaense” afirmou o Charles.

Na mesma oficina os agricultores recebem orientações para o uso de veneno contra as pragas e aprendem a criarem os defensivos orgânicos que não afetam a plantação e nem a saúde dos que usam. O agricultor Antônio Candido Bernardino, 39 anos, aprendeu a usar produtos que são produzidos no próprio campo e servem como veneno para se defender das pragas como a lagarta, pulgão entre outras. “Agradeço este trabalho que os homens da agricultura vem realizando com a gente orientando e nos ensinando novos venenos que só mata as pragas” afirmou o agricultor.  O técnico Vicente Tomaz de Aquino Neto, 25 anos, afirma que é prazeroso este trabalho de ver os agricultores aprendendo novas técnicas para melhorar a terra, o plantio e a forma como lidar com o rebanho criando alternativas para momentos de dificuldades. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...