Pages

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ações da Secretaria de Agricultura de Quixadá leva alternativas a agricultores

QUIXADÁ > A estiagem tem castigado o Sertão cearense, uma das regiões mais punida com a falta de chuvas é o Sertão Central, poucas precipitações durante o início do ano, os prefeitos tem recorrido ao governo federal e estadual para atender o homem do campo com o abastecimento de água através dos carros pipas e financiamentos para amenizar a situação. Os animais não tem o que comer os pastos já não conseguem atender a demanda, o milho que está sendo distribuído pela CONAB não chega a todos os agricultores, precisam se desfazer do que sobrou de seus rebanhos.

O Prefeito Municipal de Quixadá, João Hudson determinou a equipe da Secretaria de Agricultura que estudasse uma forma de amenizar a situação que passa os sertanejos. O Secretário Raimundo Damasceno juntamente com a equipe realizam visitas com técnicos nas propriedades equalizando o que pode ser feito para amenizar a situação nos distritos. Mais de 30 açudes foram limpos e recuperados, três foram construídos, levantamentos dos poços profundos existentes e quais estão funcionando, além de oficinas que estão sendo desenvolvidas nas comunidades  orientando como agir contra este momento de dificuldades por que passa o Sertão cearense.

Um dos projetos postos em prática pela equipe é a fenação do “mata pasto”, os técnicos ensinam aos agricultores a utilizarem um produto que até pouco tempo era considerado descartável, mas agora são usados para alimentar os animais em forma de feno. A equipe de técnicos organizam as oficinas juntando os agricultores de uma área e mostram como armazenar e transformar em alimento para os rebanhos os mata pastos que tem em suas propriedades. Conforme o Técnico Agrícola Delano Holanda mostra o poder nutritivo que este feno tem para os animais e conseguem alimentar durante o verão onde é o período de maior dificuldade alimentar para os rebanhos após as estiagens.

O agricultor Francisco Elenilsom Queiroz de Lima (ITA), 43 anos, na localidade de Calugi no distrito de Cipó dos Anjos, ficou muito agradecido à equipe que vem dando total assistência com informações importantes para melhorar a situação, “o mais importante é que o Prefeito junto com Secretário vem para reuniões e depois voltam para ver se realmente foi resolvido o problema” lembra o líder comunitário.  Charles Cruz Macêdo, Coordenador  Técnico da Secretaria de Agricultura Municipal enfatiza, “a determinação da equipe que atende aos princípios de acatar com eficiência as resoluções do Secretário Raimundo Damasceno amenizando a situação da estiagem no Sertão quixadaense” afirmou o Charles.

Na mesma oficina os agricultores recebem orientações para o uso de veneno contra as pragas e aprendem a criarem os defensivos orgânicos que não afetam a plantação e nem a saúde dos que usam. O agricultor Antônio Candido Bernardino, 39 anos, aprendeu a usar produtos que são produzidos no próprio campo e servem como veneno para se defender das pragas como a lagarta, pulgão entre outras. “Agradeço este trabalho que os homens da agricultura vem realizando com a gente orientando e nos ensinando novos venenos que só mata as pragas” afirmou o agricultor.  O técnico Vicente Tomaz de Aquino Neto, 25 anos, afirma que é prazeroso este trabalho de ver os agricultores aprendendo novas técnicas para melhorar a terra, o plantio e a forma como lidar com o rebanho criando alternativas para momentos de dificuldades. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...