Pages

sábado, 27 de agosto de 2011

CAMPANHA NACIONAL DO DESARMAMENTO RECOLHE 17,6 MIL ARMAS DE FOGO


 Foto: Isaac Amorim/Ministério da Justiça

Lançada em 6 de maio deste ano, a Campanha Nacional do Desarmamento –Tire uma arma do futuro do Brasil já recolheu 17,6 mil armas de fogo e cadastrou mais de 1,4 mil postos de coleta por todo o país. Os revólveres foram os mais comuns – cerca de 10 mil -, especialmente os de calibre 38. Também foram entregues 2.132 espingardas e 1.728 pistolas, além de 53 fuzis. São Paulo é o estado que lidera a lista com 4.906 armas, seguido pelo Rio de Janeiro (2.457) e Rio Grande do Sul (2.362).

A Campanha Nacional do Desarmamento busca retirar o maior número possível de armas em circulação, além de promover a cultura de paz. Segundo o Ministério da Justiça (MJ), reduzir o número de cidadãos armados é um dos caminhos para a diminuição da violência. Foi assim em 2004 e 2005, quando 500 mil unidades foram recolhidas e o número de mortes por armas de fogo caiu 11%, de acordo com o Mapa da Violência 2011 – MJ/Instituto Sangari. Os dados ajudam a esclarecer a relação entre armas nas mãos de cidadãos comuns e criminalidade. De acordo com informações da Polícia Federal, 80% das armas apreendidas com criminosos são de fabricação nacional, sendo que na maioria das vezes têm origem legal e, posteriormente, são desviadas para o crime.


A campanha tem ganhado apoio de várias esferas da sociedade. Além da adesão de governos estaduais à campanha nacional (18 estados brasileiros e o Distrito Federal são já são parceiros), entidades da sociedade civil, parlamentares e artistas estão deixando suas mensagens na rede.

FONTE:

ENTREGA DE BICICLETAS COMEÇA NOVA FASE D0 TRANSPORTE ESCOLAR


Ministro Fernando Haddad e o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz

As primeiras 300 bicicletas distribuídas pelo Ministério da Educação a alunos da rede pública foram entregues nesta sexta-feira, 26, pelo ministro Fernando Haddad e pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, em solenidade realizada no Recanto das Emas, região administrativa de Brasília. O Distrito Federal vai distribuir 3 mil bicicletas a alunos maiores de 14 anos e que residam a até 7 km da escola, como previsto no programa Caminho da Escola – Bicicleta Escolar.   

Estão sendo beneficiados jovens de duas escolas de ensino médio: o Centro de Ensino Médio 111 e o Centro de Ensino Médio 804. Estudantes maiores de idade e os pais daqueles com menos de 18 anos vão assinar termo de compromisso pelo uso e conservação das bicicletas e capacetes. Os beneficiados passarão por cursos de formação pela Secretaria de Educação do DF e pelo Detran, além de uma avaliação física.

Para o ministro Fernando Haddad, “esse veículo, cada vez mais comum nas grandes cidades, dialoga com o combate à obesidade e à hipertensão, o transporte não poluente, contribui com a solução de muitos problemas ajuda a repensar a cidade”. 

Nessa fase do programa, mais de 30 mil estudantes da rede pública de 81 municípios receberão bicicletas escolares e capacetes. A entrega dos equipamentos faz parte da política de renovação da frota de veículos de transporte escolar no país. Até o fim do ano letivo, estudantes de aproximadamente 300 municípios serão atendidos com 100 mil bicicletas.

O Programa – Para receber bicicletas e capacetes escolares ainda em 2011, os municípios com até 20 mil habitantes devem concluir o cadastro do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação e incluir o pedido. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fará a seleção, com base na demanda e no orçamento disponível. 

Os municípios interessados em comprar as bicicletas com recursos próprios também podem participar. Basta pedir adesão ao registro de preços do FNDE e acertar o contrato com os fornecedores.

Especificação — Testada em laboratório credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a bicicleta escolar tem as opções de aros 20 e 26, quadro reforçado, selim anatômico, para-lamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e pedais. Como acessórios, tem bomba manual para encher pneu e ferramentas de montagem e regulagem.

O pregão eletrônico de registro de preços da bicicleta escolar foi realizado em 2010. As atas de registro de preços, assinadas em outubro do ano passado, têm validade até outubro próximo. O prazo para a entrega dos veículos é de 90 dias, contados a partir da assinatura do contrato pelo fornecedor e pelo contratante. O pregão eletrônico dos capacetes também já foi realizado. A ata de registro de preços está em vigência até fevereiro de 2012. Os municípios interessados também podem aderir ao pregão para comprar os capacetes com recursos próprios. 

Diego Rocha


FONTE:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

GERENTE DO BB É SEPULTADO EM QUIXADÁ


Foto: Alex Pimentel

Quixadá > O gerente de crédito do Banco do Brasil de Quixadá, Miguel Benedito Peixoto, 57 anos, foi sepultado no início desta noite no Parque Nova Jerusalém, nesta cidade. O corpo do bancário foi velado durante o dia no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Centenas de pessoas, dentre parentes e amigos, inclusive de outras cidades, compareceram. O clima era de dor e medo. No momento do adeus final Miguel Peixoto, como era mais conhecido foi lembrado com carinho e muito aplaudido. Agora, além do luto, a família aguarda as investigações da Polícia em torno do assassinato dele. O crime tem características de pistolagem.
Conforme amigos Miguel Peixoto dedicou sua vida ao Banco do Brasil. Atualmente exercia o cargo de gerente de crédito para pessoa jurídica. Estava próximo da aposentadoria. Pretendia se dedicar aos negócios da família e a sua maior paixão, a realização de festivais de violeiros. Vários repentistas foram prestar a última homenagem ao amigo e incentivador da cultura popular. A dupla OS Nonatos, da qual era fã, enviou um representante. Não chegaria a tempo em Quixadá para se despedir do admirador especial. Além de membro do Rotary de Quixadá ele também já foi presidente da CDL desta cidade. Tinha a admiração de muitos empresários e de pessoas humildes também, principalmente de funcionários das lojas da cidade.
FONTE:

SERTÃO CENTRAL PROFISSIONALIZA SEUS RADIALISTAS



QUIXADÁ - Nesta tarde, nas dependências do Balneário Cedro Clube, aconteceu mais um encontro dos radialistas da Região Centro sobre o comando de Wanderley Barbosa. O encontro proporcionou troca de experiências e contextos vividos nas mais diversas emissoras do Sertão Central.

Finalmente chega a vez dos radialistas deste recanto cearense realizarem o Curso Profissionalizante de Radialista e passarem a serem "Radialistas de Fato e de Direito. O Radialista Wanderley  repassou aos presentes as informações necessárias para o profissional da comunicação regularizar-se perante a DRT e ser reconhecido pela profissão de direito.

Estiveram presentes radialistas de diversos municípios da região, Quixeramobim, Ibaretama, Ibicuitinga, Banabuiú, Morada Nova entre outros. E assim todos presentes já realizaram a pré-inscrição somando mais de quarenta profissionais. Lembrando a necessidade de ter no minimo o ensino fundamental, uma exigência da lei 6.615 de 16 de Dezembro de 1978, que regulamenta a profissão. 

Ficou determinado que as inscrições irão até o dia 20 de Setembro e a taxa de inscrição custa R$ 250,00 em depósito realizado na conta do Sindicato dos Radialista do Ceará. O inicio do curso previsto para segunda semana de Outubro. Os interessados devem apressarem-se pois são vagas limitadas e o curso é uma ferramenta obrigatória para o registro de Radialista.

SUSTENTABILIDADE CHEGA ÀS PRÁTICAS DE SEPULTAMENTO


Congelamento líquificação prometem acabar com a emissão de poluentes gerada por cremações 
Foto: Reprodução / New Scientist)
A cremação é uma técnica de sepultamento muito utilizada em todo o mundo, mas poucos estão cientes de que a combustão pode gerar muitos danos ao meio ambiente. Pensando nisso, empresas do Reino Unido criaram duas formas muito mais sustentáveis para dar um destino aos corpos dos falecidos, conforme mostrado pelo site New Scientist.

Para quem quer acabar de uma vez por todas com a emissão de poluentes, a melhor opção é o Resomation. Nesse processo, os corpos são expostos a uma solução aquosa alcalina e, depois de três horas, já estão completamente dissolvidos em um líquido acinzentado. Da mesma maneira que ocorre com a cremação, os restos mortais são devolvidos à família.

Mas quem quiser uma prática mais inovadora pode optar pelo Cryomation. Nessa técnica, os corpos são completamente congelados e depois triturados. Os responsáveis pela empresa afirmam que a redução na emissão de gases poluentes pode chegar aos 75%

FONTE:

SOCIEDADE DISCUTE CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS


Foto: Alex Pimen

Quixadá > Na próxima segunda-feira, 29, representantes de entidades governamentais e não governamentais devem apresentar no plenário da Câmara de Vereadores de Quixadá projeto de lei para a criação do Conselho Municipal Antidrogas do Pacto pela Vida.  A criação do Conselho, a ser formado por representantes das polícias Civil e Militar, de instituições religiosas, de universidades, ONGs de combate as drogas e agentes de saúde, terá por objetivo elaborar, coordenar e acompanhar a política de enfrentamento ao uso indevido de drogas neste Município.
De acordo com a Prefeitura de Quixadá a posse do Conselho deverá ocorrer na inauguração do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS A/D), na comemoração dos 18 anos do CAPS e abertura da XIX Jornada de Saúde Mental, a ser realizada na terceira semana de setembro. Entretanto, a discussão do projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal ocorreu na última terça-feira, 23, na Fundação Cultural Rachel de Queiroz. A chefe de Gabinete, Sandra Venâncio, representou o perfeito Rômulo Carneiro. Assistentes sociais, médicos e líderes comunitários participaram da reunião.
Conforme levantamentos da Polícia cerca de 10% da população de Quixadá é dependente de algum tipo de droga ilegal, principalmente de crack. Por conta do consumo exagerado um mutirão habitacional ficou conhecido como “Cracolândia do Sertão”. No último semestre operações de combate ao tráfico se intensificaram na região e mais de 50 traficantes foram tirados de circulação, dentre eles “Taciano Cheiro Fino” e “Marcos Tilica”, considerados atacadistas do ramo de narcóticos. O consumo de cocaína ocorria inclusive dentro dos banheiros dos clubes, quando eram realizadas festas, principalmente de forró.


FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE - SERTÃO CENTRAL

DESCOBERTO PLANETA DE DIAMANTE


Trabalho artístico divulgado pelo CSIRO (Centro de Investigação Científica na Austrália) que projeta o aspeto do novo planeta
Trabalho artístico divulgado pelo CSIRO (Centro de Investigação Científica na Austrália) que projeta o aspeto do novo planeta - CSIRO/EPA

O novo planeta foi descoberto na Via Láctea por uma equipa internacional de astrônomos liderada por Matthew Bailes, professor na Universidade de Tecnologia de Swinburne , em Melbourne, Austrália. 

Localizado a uma distância de 4 mil anos-luz, tudo indica que o planeta é composto por carbono cristalino, ou seja, diamante, e pode vir a chamar-se Lucy.

Aproximadamente cinco vezes maior do que a Terra, o planeta orbita em torno da estrela de neutrões J1719-1438, num movimento de translação com a duração de duas horas e dez minutos.
 
Foi a monitorização da estrela J1719-1438, efetuada por telescópios instalados na Áustrália, Reino Unido e Havai, que permitiu aos astrónomos detetarem a existência deste novo planeta.

Planeta feito de diamante


O novo planeta descoberto é composto por uma forma alotrópica de carbono, identificada como diamante, mas a sua aparência real é ainda um mistério. Segundo Ben Stappers, da Universidade de Manchester, "não acredito que a imagem de um objeto muito brilhante seja o que vamos encontrar". 

O planeta descoberto tem aproximadamente a mesma massa que Júpiter, mas esta é 20 vezes mais densa. 

Para além do carbono identificado, é provável que o planeta também contenha oxigénio à superfície, mas a sua densidade sugere que elementos como o hidrogénio e o hélio, que fazem parte de planetas como Júpiter, não estão presentes.



FONTE:

CENTRO RECEBE OBRA DE MELHORAMENTO COM CALÇAMENTO E ASFALTO


Servidores públicos, profissionais da medicina, lideranças e populares compareceram a atividade de autorização da pavimentação de calçamento do trecho da Rua Francisco Segundo Costa, no centro de Quixadá.


Felicidade. Esta é a palavra adequada para definir o sentimento dos gestores do município e da população, sobretudo do secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carlos Augusto e do prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, com a realização da obra de calçamento do trecho da Rua Francisco Segundo Costa, investimento de aproximado de 13 mil reais, construído com recursos próprios da Prefeitura e pavimentação asfáltica da Rua Rui Barbosa, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a gestão municipal.

Para marcar as conquistas o prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, convidou aos moradores da região para um café da manhã, no inicio da sexta-feira(26), servido ali mesmo na Rua Rui Barbosa, mas antes os presentes ouviram as falas do médico e anfitrião, Dr. Jonatas Alencar; secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carlos Augusto; vereadora Dadá e do prefeito Rômulo Carneiro.

Fotos: Edgardo Moraes
Carlos Augusto, ou Carlinhos como é popularmente conhecido lembrou que a rua beneficiada com o calçamento é antiga e que é o único trecho de rua do centro da cidade que não tem pavimentação. “Quando se faz uma solenidade de uma obra do porte desta, ou seja, relativamente pequena, algumas pessoas criticam, mas quem não mora aqui, faz esse tipo de critica porque não sabem o quanto é importante à pavimentação e a urbanização dessa área. E hoje estamos muito felizes, pois temos a grata satisfação de anunciar novas conquistas para a comunidade”, disse Carlos ao citar a parceria com o Governo do Estado na pavimentação asfáltica de toda a Rua Rui Barbosa e Av. Jesus, Maria e José, na entrada do município.
Prefeito Rômulo Carneiro
O prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, destacou a relevância de algumas obras, a exemplo do SANEAR II, que apesar dos transtornos promoverá qualidade na saúde dos munícipes, onde 86% de toda área urbana é beneficiada. “Estamos trabalhando de maneira forte, cuidando das principais ruas para que a população tenha acesso garantido a todas as comunidades, a exemplo da Rua Rui Barbosa que é um elo de ligação entre a região norte, ao Sertão Central, Inhamuns e outros. Nós estamos com mais de treze mil metros de calçamento em execução na sede e nos distritos, o que é pouco pois nós vamos fazer muito mais, investindo cerca de quatro milhões de reais com pavimentação na sede do município”, disse Rômulo Carneiro ao anunciar outras grandes novidades como a conquista junto ao Governo do Estado da recuperação da entrada da cidade, urbanização da lagoa no bairro centro e calçamento em vários loteamentos da cidade.

No final o chefe do executivo juntamente com os populares e sua comitiva visitaram o início das obras, ocasião em que cumprimentou os moradores e operários, assim como o empresário Mateus Furlani da empresa responsável pela pavimentação asfáltica. 

FONTE:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RONDA COMEMORA DIA DO SOLDADO EM ESCOLA

Fotos: Blog do Ronda

Policiais do Ronda do Quarteirão estiveram no Colégio Valdemar Alcântara por ocasião das comemorações alusiva ao Dia do Soldado. Direção, coordenação, professores e funcionários ouviram a palestra proferida pelo Educador Social do PROERD, Sd PM João Alves Campos. 




150 crianças no pátio interno do Colégio Valdemar Alcântara ouviram o Sd PM Campos, afirmando “que a carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel. O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade”. 


Após a ministração da palestra, o Educador Social do PROERD CB PM Cila Rodrigues, convidou as crianças para juntamente com ele, praticarem exercícios físicos executados na formação de Policiais Militares nas unidades militares. 



Em seguida, Policiais do Ronda do Quarteirão adentraram ao Colégio Valdemar Alcântara com a RD(Viatura) do Ronda do Quarteirão, e apresentaram às crianças, como é o funcionamento das RDs do Ronda, o setor de comunicação, como são processados os dados de pessoas, enfim toda a estrutura de operacionalidade das mesmas na cidade de Quixadá. 

Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá 

Contato (88) 3414-5767 




SENADOR COLLOR DE MELLO (PTB-AL) GANHA AÇÃO DE R$ 100 MIL DE CIRO GOMES ( PSB)

Em entrevista de 1999, ex-ministro e ex-deputado disse que ex-presidente é "cheirador de cocaína", "playboy" e "safado"


O senador Fernando Collor (PTB-AL) - Foto: AE


A Justiça de São Paulo condenou o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB) a pagar indenização de R$ 100 mil ao senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) por ter chamado o político alagoano, em entrevista concedida há 12 anos, de “cheirador de cocaína”. Ciro recorreu da sentença.

A decisão partiu do juiz Marcos Roberto de Souza Bernicchi, da 5ª Vara Cível Central de São Paulo. Para o magistrado Ciro maculou a honra de Collor ao usar se referir ao ex-presidente como “cheirador de cocaína”, “playboy” e “safado”.

A entrevista em questão foi dada por Ciro em 1999. O assunto era eleição presidencial. Ainda no PPS, Ciro atribuiu a derrota do então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva para Collor em 1989 ao fato do ex-presidente petista ter optado por uma campanha de alto nível.

Na época, Ciro afirmou que “isso só interessa aos picaretas". Para o ex-deputado federal, se Lula chamasse Collor de “playboy” e “cheirador de cocaína” no debate televiso, teria saído vitorioso.
Foto: Agência Assembleia Legislativa/Maximo Moura
O ex-ministro e ex-deputado Ciro Gomes (PSB-CE)
Em sua decisão o juiz afirmou que Collor “teve exposta sua honra em razão de declaração do réu que lhe imputou a pecha de cheirador de cocaína e safado". "Não existe qualquer dúvida de que tais expressões tenham sido proferidas com intenção clara de ofender o autor, mesmo porque escapam plenamente a qualquer campo do debate político e ingressam em seara pessoal que jamais deve ser exposta", completou o magistrado.

A defesa alegou no processo que as declarações de Ciro ocorreram em uma disputa política e que, no máximo, aborrecem Collor. A ação civil data de 1999. Esta já é a terceira sentença proferida pela primeira instância -  as duas anteriores foram anuladas. Os advogados de Ciro tem recorrido das decisões.

BANCÁRIO E EMPRESARIO, EXECUTADO EM QUIXADÁ




QUIXADÁ - Mais um crime misterioso no centro da cidade. O empresário e Bancário Miguel Peixoto foi executado na porta de sua residência à Rua Clarindo de Queiroz, aproximadamente 300 metros do Banco onde trabalhava, o bárbaro crime ocorreu por volta das 18:00hs.

Conforme informações repassadas pela polícia o mesmo foi alvejado por cinco tiros de pistola, o empresário chegava a sua residência à pé como de costume todos os dias, ao tentar abrir o portão foi surpreendido com os tiros efetuados por um individuo em uma moto Brós, vermelha e sem placas que evadiu-se do local. A polícia efetua diligências para tentar encontrar o suspeito pelo crime.

Após os disparos o empresário foi socorrido ao Hospital Municipal, apesar dos esforços em salva-lo, deu entrada já sem vida na quela unidade hospitalar.  

Até o momento a polícia não encontrou o suspeito, porém continua a varredura na cidade para capturar o mais rápido possível.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SANSUNG SE UNE À APPLE NA CORRIDA AOS MERCADOS EMERGENTES


Samsun Apple


Reuters - de SeulA Samsung Electronics revelou quatro novos modelos de smartphones em sua principal linha, a Galaxy, expandindo a oferta de modelos mais baratos a fim de aproveitar o crescimento dos mercados emergentes.

A Samsung vai ingressar em um mercado de preços mais baixos e concorrência agressiva contra fabricantes chineses como a ZTE e a Huawei Technologies , além de uma legião de produtores sem marca que colocam milhares de aparelhos no mercado para atender aos consumidores da China, África e outras economias em desenvolvimento.

A decisão também sinaliza uma intensificação da batalha com a Apple, maior concorrente e cliente da Samsung, já que a companhia norte-americana prepara o lançamento de uma versão de custo mais baixo do iPhone 4, sem contar o aguardado iPhone 5, de acordo com fontes.

- Os fabricantes de celulares inteligentes estão cada vez mais procurando o extremo mais baixo da cadeia de valor, em busca do segmento de modelos mais baratos e de atrair o consumo de massa, especialmente na China e Índia – disse Lee Seung-woo, analista da Shinyoung Securities.

- É uma tendência inevitável mas, ao mesmo tempo, reduzirá as margens no extremo mais barato do mercado. Apenas alguns poucos dos principais fabricantes serão capazes de sobreviver nesse segmento – acrescentou.

- A Samsung quer expandir sua participação no mercado emergente com modelos de preço em torno de US$200, já que nesses mercados a penetração dos celulares inteligentes é inferior à que existe nos mercados avançados- disse uma porta-voz da Samsung, citando declarações de um executivo da divisão móvel da empresa durante reunião de dirigentes da companhia.

Apple e Samsung estão envolvidas em uma batalha ferrenha de patentes nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, na disputa pela liderança no mercado de smartphones, depois que ambas derrubaram, no segundo trimestre, a Nokia da primeira posição, ocupada pela empresa durante dez anos.

FONTE:

HOMENAGEM AO DIA DO SOLDADO


Fotos Blog do Ronda

Você conhece já conhece esta música? "Nós somos da Pátria a guarda,/ Fiéis soldados,/ Por ela amados./ Nas cores de nossa farda/ Rebrilha a glória,/ Fulge a vitória." 


Ela se chama "Canção do Exército" e foi composta por Alberto Augusto Martins e por T. de Magalhães para homenagear o exército brasileiro. 


O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. 

Pelotão do Ronda Quarteirão
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. 


É preciso ter muitas qualidades para ser um soldado de verdade. É preciso coragem, disciplina, dedicação, grandeza de caráter. Luís Alves de Lima e Silva - o duque de Caxias - tinha isto de sobra. Ele comandou o exército brasileiro. Lutou para consolidar a nossa independência. Conteve revoltas em várias regiões do Brasil e defendeu a Pátria na Guerra do Paraguai. 


O dia em que o duque de Caxias de nasceu - 25 de agosto de 1803 - tornou-se o Dia do Soldado. Ele é o Patrono do Exército Brasileiro. Caxias era valente, justo, corajoso e preferia vencer pelo diálogo. Por isso foi chamado de o Pacificador. Quando obtinha a vitória numa batalha, era generoso com os vencidos. 


Mas não são só os homens que são bons soldados. A primeira mulher-soldado do nosso exército também era muito valente. Seu nome é Maria Quitéria e ela lutou na Bahia, onde os portugueses se recusavam a aceitar a independência do Brasil. Maria Quitéria usou um uniforme de homem como disfarce para lutar pela independência do Brasil. Ganhou até uma medalha de ouro de D. Pedro 1º., pela sua coragem. 



Hoje em dia, na verdade, em vários países do mundo, entrar para as forças armadas não é mais um privilégio masculino. Há mulheres nos vários exércitos, nas marinhas e nas forças aéreas. Parabéns a todo(a)s os militares pelo Dia do Soldado. 

Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
Contato (88) 3414-5767 



FONTE:
Blog do Ronda

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O PROGRAMA NACIONAL DE BANDA LARGA, OPERADORA CLARO VAI OFERECER INTERNET MÓVEL A R$ 29,90 POR MÊS


Brasília - A operadora de telefonia móvel Claro anunciou hoje (24) que vai oferecer um plano popular de acesso à internet com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps) por R$ 29,90 ao mês, já com os impostos incluídos, dentro do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

O presidente da empresa, Carlos Zenteno, se reuniu na tarde de hoje (24) com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. De acordo com Zenteno, o serviço estará disponível pelo mesmo preço em todas as cidades onde a Claro está presente.

O acesso ao plano especial da Claro para o PNBL será via modem, que terá de ser adquirido separadamente. Segundo Carlos Zenteno, a Claro já atende 515 municípios com a internet 3G e a empresa assumiu o compromisso de atender 1017 cidades com o 3G até o fim deste ano.

Em julho, a empresa TIM também fechou uma parceria para oferecer internet popular a partir de setembro. O acesso com velocidade de 1 Mbps a R$ 35 por mês será oferecido primeiramente às localidades de Samambaia e Recanto das Emas, no Distrito Federal, e de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto, em Goiás.

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado


FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

GOVERNO LANÇA MICROCRÉDITO A JUROS DE 8% AO ANO





Brasília - A presidenta Dilma Rousseff lançou hoje (24), no Palácio do Planalto, o Crescer – Programa Nacional de Microcrédito, que tem o objetivo de fornecer crédito a juros mais baixos para microempreendedores individuais e microempresas. Até o final de 2013, o governo espera atender a 3,4 milhões de clientes.

O programa terá juros de 8% ao ano que, segundo o governo, estão bem abaixo das taxas atualmente praticadas no mercado, que chegam até 60% ao ano. Além dos juros mais baixos, o governo também vai anunciar a redução da taxa de adesão ao crédito dos atuais 3% para 1%.

"O objetivo desse programa é estimular a população mais pobre [a criar microempresas] e gerar emprego nessa faixa de renda", explicou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Para garantir a redução do juro, o governo decidiu subsidiar com recursos do Tesouro Nacional até R$ 500 milhões por ano.

Para obter uma das linhas de financiamento do Crescer, as empresas devem ter um faturamento de até R$ 120,00 ao ano. O valor de cada operação de crédito destinado a capital de giro ou investimento poderá chegar a R$ 15 mil. "A grande novidade é que o tomador de empréstimo não vai precisar apresentar garantias", destacou Mantega.

A carteira ativa do programa poderá alcançar R$ 3 bilhões e será operada pelo Banco do Nordeste (BNB), a Caixa Econômica Federal (CEF), o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Brasil (BB).

O governo também pretende atrair bancos privados para o programa, com o Tesouro garantindo subsídio às taxas de juros para as instituições que operarem dentro das condições estabelecidas para o programa de microcrédito orientado.

Para que as operações comecem a ser contratadas, o governo vai promulgar uma medida provisória autorizando a União a conceder subvenção econômica. O Conselho Monetário Nacional (CMN) também deverá fixar em 2% dos depósitos à vista a exigibilidade de aplicação de recursos nas linhas do programa. De acordo com o governo, esse percentual será atingido de forma escalonada: 10% a partir de 1º de janeiro de 2012; 40% em 1º de julho de 2012; e 60% em 1º de janeiro de 2013.

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil
Edição: Fernando Fraga

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

terça-feira, 23 de agosto de 2011

TRIBUNAL DECIDE QUE ALUNO DO PROUNI PODE TRANSFERIR PARA OUTRO CURSO





Brasília – O Tribunal Regional Federal da 1ª Região confirmou sentença de primeiro grau que garantiu a um estudante beneficiado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) a transferência da bolsa do curso de psicologia para o de nutrição. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), essa transferência só poderia ocorrer em cursos de áreas afins, argumento que foi utilizado pela instituição de ensino para negar o pedido do aluno para migração da bolsa.

Mas, de acordo com a decisão da desembargadora federal Selene de Almeida, “não existe óbice legal ao deferimento do pedido” e, ao contrário, “há disposição legal que corrobora o direito à transferência do benefício”. Ela se apoia em um artigo da lei do ProUni que permite, no momento de adesão da instituição ao programa, a permuta de bolsas entre cursos e turnos, restrita a um quinto do total de benefícios oferecidos.

O ProUni oferece bolsas de estudos que custeiam 50% ou 100% da mensalidade de alunos de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Para participar, é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa, além de atender aos critérios de renda do programa e atingir uma pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lana Cristina

PROJETO ELEVA LICENÇA-PATERNIDADE DE 5 PARA 30 DIAS



A Câmara analisa o Projeto de Lei 879/11, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que eleva para 30 dias o período da licença-paternidade. A proposta, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), dá o mesmo direito ao pai adotante.

O artigo 10º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) fixa, em caráter provisório, o prazo de cinco dias para a licença-paternidade, até que uma lei discipline a questão. É o que pretende fazer este projeto.


Mãe sobrecarregada

Erika Kokay argumenta que os primeiros dias de vida de um recém-nascido – e, nos casos de crianças adotadas, as primeiras semanas de convivência com a família adotante –, representam o estreitamento de laços e a criação de vínculos, de forma a promover o convívio e a integração da criança e seus pais.


“A ausência paterna sobrecarrega a mãe, que se encontra no delicado período puerperal, cuja duração é de 30 a 45 dias após o parto, muitas vezes em pós-operatório, com limitações físicas e carências psíquicas, e que necessita ser auxiliada nos cuidados imediatos do bebê”, diz a deputada.

Ela acrescenta que o mesmo vale para a mãe adotante, que precisa da presença e da participação ativa do pai adotante, em razão do período de adaptação à nova realidade familiar.


Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
Reportagem – Luiz Claudio Pinheiro Edição – Wilson Silveira

FONTE:

PREFEITO DECA É HOMENAGEADO COM PRÊMIOS EM BRASILIA


José Edmilson Gomes (Deca) - Prefeito de Ibicuitinga

IBICUITINGA - O prefeito de Ibicuitinga José edmilson Gomes (Deca) viajou nesta terça-feira(23), para receber o Prêmio Imprensa e Troféu Integração em solenidade que acontecerá amanhã quarta-feira ás 20h 15m em Brasília.

O Prêmio Imprensa e Troféu Integração é organizado e idealizado pelos veículos de comunicação: TV Programa Hélio Henrique, Programa Câmera Um, e os jornais impressos-Jornal da Cidade, Jornal Acontece, Jornal RS News e Jornal A Fronteira. O projeto já tem 27 anos de existência tendo concedido homenagens, até a presente data, para personalidades de 36 países. Neste sentido os veículos de comunicação integrantes do projeto  unem-se para realizar as solenidades de premiação do Prêmio Imprensa & Troféu Integração que visam destacar condecorar atuantes personalidades e instituições que apresentam destaque acentuado em suas atividades, dentre estes, Desembargadores, Embaixadores, Ministros, Governadores, Conselheiros de Tribunais, Dirigentes de Instituições de Classe e Federações; Reitores e Educadores, Senadores, Deputados, Prefeitos, Presidentes de Câmaras e Vereadores, dentre outros importantes segmentos.

O cerimonial do evento juntamente com o  TV Programa Hélio Henrique escolhe em cada ano, algumas cidades, para a realização das etapas do evento, e o homenageado poderá optar por receber em uma das etapas, independente do Estado que residir.

 O prefeito foi indicado para ser agraciado com o Prêmio Imprensa & Troféu Integração, após pesquisa de opinião pública dirigida por questionário encaminhado para diversas instituições de classe, deputados, senadores, educadores, secretários de estado, prefeitos, conselheiros e ministros, ex-homenageados, dentre outros. No questionário buscasse a solicitação de sugestões/indicações de nomes, onde se pede o preenchimento dentro de seus conhecimentos, nomes de pessoas e instituições que os consideram de maior destaque/atuação, e dentre estes nomes sugeridos os que mais indicações obtiverem em seus segmentos, são os escolhidos.  

Programação em Brasília – DF – Dia 24 de agosto


16h00min – Gravação de entrevista para a TV com o(a)s homenageado(a)s
20h15min – Solenidade de entrega do Prêmio Imprensa & Prêmio Integração
21h15min – Jantar festivo


FONTE:
IBICIDADE.COM

FISCAIS SÃO AMEAÇADOS AO RECOLHER ANIMAIS SOLTOS NA CE


Foto: Alex Pimentel

Quixadá > Fiscais a serviço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no recolhimento de animais soltos nas rodovias estaduais foram ameaçados quando recolhiam alguns deles na CE 359, nas proximidades do aeroporto de Quixadá. O registro foi feito pelo servidor Josafá Barros Filho. Ele e dois auxiliares disseram terem sido ameaçados por um homem branco e louro enquanto recolhiam uma vaca que estava no meio da pista. Segundo ele o desconhecido disse: na próxima vez quem tentar pegar um animal aqui vai levar bala. Além da ameaça tal sujeito ainda preguntou se a equipe não tinha medo de morrer. Embora tenha respondido que não saíram daquele local.
Conforme o servidor, as fiscalizações vão se intensificar. O Detran instalou uma unidade de recolhimento ao lado do Posto Rodoviário Estadual, na saída de Quixadá para Quixeramobim. Além de jegues, caprinos, ovinos e bovinos serão removidos das rodovias. Os proprietários deverão procurar o núcleo regional do órgão de transito para receber seus animais de volta. Deverão pagar taxa pela “hospedagem” no curral especial. A fiscalização tem por objetivo evitar acidentes nas estradas, principalmente no período noturno. 
Muitos ruminantes preferem o asfalto para se aquecerem quando a temperatura cai na madrugada.
FONTE:

EMPRESA DE TELEFONIA PROIBIDA DE NEGATIVAR NOME DE EX-CLIENTE QUE RESCINDIU CONTRATO




A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) manteve a decisão de 1º Grau que proibiu a empresa de telefonia móvel Claro de negativar o nome do ex-cliente F.J.M.S.. 
A decisão foi proferida durante sessão de ontem, 2a.feira (22/08) e teve como relator o desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo.
Nos autos consta que F.J.M.S. possui uma empresa de promoção de eventos e, em virtude do alto gasto com telefonia móvel, foi convencido pela Claro para contratar os serviços da empresa por um valor menor. Como a proposta era melhor, ele aceitou as condições do plano, mas os aparelhos fornecidos pela empresa não funcionavam.
Após dois meses, ele não havia conseguido fazer ligações, o que dificultou a comunicação com os clientes e trouxe diversos transtornos e prejuízos. 
Ao procurar a Claro para cancelar o plano, soube que só poderia efetuar o cancelamento sob o pagamento de uma multa. Inconformado, ele ajuizou ação na Justiça requerendo a quebra do contrato, bem como pagamento de indenização duas vezes maior o valor acordado no contrato que era de R$ 1.200,64.
Ao analisar a ação, em 18 de março de 2005, o Juízo de 1º Grau deferiu o pedido do cliente e proibiu a Claro de negativar o nome dele. No agravo de instrumento (nº 17701-59.2005.8.06.0000) interposto pela empresa no TJ/Ce, a defesa afirma que a decisão desvirtua a finalidade da lei que consignou os serviços de proteção ao crédito e requer a anulação da decisão.
A 3ª Câmara Cível do TJ/Ce, no entanto, manteve a sentença de 1º Grau. O relator do processo considerou que nos autos há provas de que o cliente não conseguiu usar o serviço contratado. O desembargador entendeu ainda que a responsabilidade é da empresa, pois houve falha na prestação do serviço.
Fonte: TJ/ Ceará
 FONTE:

CE-060 É TOMADA POR ALUNOS EM PROTESTO NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM


Alunos levam até charanga para o protesto - Fotos: Leidinara Freitas 
Na manhã desta terça-feira, 23, mais de trezentos alunos dos Colégios Estaduais do Liceu, Humberto Bezerra e Assis Bezerra, bloquearam a CE-060 realizando um protesto em apoio à greve dos professores da rede estadual de ensino.

Ce-060 interditada, obriga trânsito desviar por dentro da cidade 
O trânsito ficou complicado durante mais de uma hora no cruzamento da CE-060 com Av. Dr. Joaquim Fernandes, o trecho é um dos mais movimentados da área. Veículos tinham que realizar o desvio por dentro da cidade causando um maior engarrafamento em ruas de pequeno porte. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito tentaram minimizar o tráfego de veículos para o local realizando os desvios necessários. 

Bate boca entre motorista e alunos
Durante a manifestação um motorista tentou avançar contra as alunos o que gerou revolta, foi preciso a intervenção dos agentes de trânsito para acalmar os ânimos já que o motorista não conseguindo passar pelo bloqueio saiu de seu veículo e iniciou um bate boca com os alunos. 


Os alunos apelam para o Prefeito

Após o bloqueio da rodovia, os alunos saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade e encerraram o protesto em frente a Prefeitura Municipal de Quixeramobim, onde pediram apoio do Prefeito Municipal, que no momento não se encontrava na sede administrativa da cidade.


Este é o segundo protesto realizado por alunos no município de Quixeramobim em solidariedade ao professores da rede estadual de ensino. No dia 11 de agosto, professores e alunos comemoraram o dia do estudante com um a caminhada pelas principais ruas da cidade.

Outro protesto parecido aconteceu em fevereiro deste ano, naquele momento mais de 200 alunos do CENTEC bloquearam a CE-060 por mais de duas horas, causando um grande engarrafamento.


Saiba Mais

O principal foco dos grevistas é relacionado ao valor do piso nacional que deveria ter sofrido reajuste desde a sua criação, mas que o governo do Estado do Ceará até o momento não tem cumprindo a lei. Cid Gomes foi um dos governadores que entrou com uma ação de inconstitucionalidade da lei, sendo derrotado pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal, quando sentenciou ser esta Lei Constitucional e determinou aos Estados e Municípios readequar os Planos de Cargos e Carreiras ao texto da Lei do Piso.

De acordo com as informações do Sindicato dos Professores Estaduais do Ceará- APEOC, precisamente, há dois anos e oito meses, o Sindicato tenta negociar com o governador Cid Gomes a readequação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, mas que não recebeu a atenção devida. 

No último dia 29 de julho a direção do Sindicato foi convidada a participar de uma reunião com o governador Cid Gomes, quando este anunciou o relatório técnico-financeiro da comissão, dizendo que enviaria à Assembléia Legislativa Projeto de Lei e dessa maneira rompeu abruptamente o processo de negociação. 

POR FENANDO IVO 

FONTE:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...