Pages

sábado, 26 de janeiro de 2013

IBICUITINGA > FPM bloqueado por falta de pagamento do INSS


Os municípios de Banabuiú, Madalena, Milhã e Ibicuitinga tiveram todos os seus recursos do Fundo de Participação dos Municípios, FPM, bloqueados por falta de pagamento junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social, INSS.

Dos 184 municípios do Estado do Ceará, 24 novos gestores que assumiram as prefeituras no início do mês já começaram administrar as prefeituras sem a principal fonte de recursos, que é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que foi creditado neste mês.

O motivo que leva os municípios a terem o bloqueio dos repasses é por conta ou da irresponsabilidade de gestores anteriores que deixaram de pagar as dívidas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ou com a Receita Federal.

Os verdadeiros prejudicados da história são os habitantes das cidades que tiveram os recursos barrados. Na grande maioria delas, não existe arrecadação própria e os prefeitos se eximem de cobrar os impostos, muitas vezes para não serem prejudicados eleitoralmente.

O dinheiro do FPM é utilizado para pagar os serviços de limpeza pública, manutenção dos hospitais e pagamentos dos salários dos servidores dentre outros.


IBICUITINGA - ADRIANO SILVA 
IBICIDADE


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694

INVERNO FRACO > Afirma agricultor conhecido como "Pioneiro da Irrigação


O agricultor Antônio Rodrigues da Silva, 86 anos de idade, conhecido como o “Pioneiro da Irrigação”, proprietário de fazendas de criar gado, bem como para o plantio irrigado nos Distritos de Belém e Nenelândia, disse a reportagem que, a quadra invernosa de 2013, será fraca, com chuvas abaixo da média histórica. Antônio Rodrigues trabalha há 46 anos explorando o ramo da agricultura irrigada, o primeiro agricultor a utilizar essa tecnologia no município de Quixeramobim. Fundador da Associação dos Produtores de Sementes Selecionadas no Estado do Ceará, o agricultor relembra a seca do ano passado, que segundo ele foi uma das maiores que já presenciou, conta, que até o Maciço do Baturité foi afetado pela estiagem.

Indagado sobre as previsões para o inverno de 2013, Antônio Rodrigues nos respondeu que, infelizmente teremos outro ano de seca. Sua afirmação tem como experiência, fenômenos naturais, os mesmos empregados pelos profetas das chuvas. Observou a lua, mais um segundo planeta e a estrela Dalva, que segundo o agricultor, não fizeram trepe. Complementa ainda afirmando, que os cupins estão sem formigas, que criariam asas e voariam nas primeiras chuvadas; observou também que o cacho da planta carnaúba não formou direito e que ano passado não aconteceu a floração do ipê roxo, planta nativa e conhecida como o pau d'Arco, existente na caatinga do sertão central. “Em 2013 não teremos cheias para recarregar o volume hídrico dos açudes, teremos chuvadas irregulares, o que vai fazer com que tenhamos pouco legume”, prevê Antônio Rodrigues.

Crisanto Texeira - Jornalista 

VEJA MAIS: CRISANTO TEXEIRA 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694

QUIXERAMOBIM > Troca de comando do TG - 10-020



QUIXERAMOBIM – O TG – 10-020 sediado em Quixeramobim realizou a passagem da chefia na ultima sexta-feira 25. Autoridades e convidados presentes ao Ginásio da Escola Luiza Távora para prestigiarem a troca de comando.

O Subtenente José Gonçalves de Sousa realizou discurso de agradecimento ao qual relatou que durante os três anos que esteve à frente do TG do município, só encontrou portas abertas e apoio da população. Bastante emocionado, J. Gonçalves agradeceu aos amigos e não disse um adeus, mais um até breve, pois se tornou um cidadão quixeramobinense aprendendo a amar a terra de Antônio Conselheiro. Ele irá a partir de agora para Manaus onde integrará o 1º Batalhão de Atiradores de Selva. 

O novo comandante do Tiro de Guerra de Quixeramobim é o 1º sargento José Keylon do Amaral Juliano. Em entrevista a nossa reportagem, o mesmo disse que foi muito bem acolhido pela população e que por ser cearense natural de Fortaleza, conhece a nossa historia tendo assim uma maior aproximação com o município. Após a solenidade, os convidados se dirigiram a sede do Tiro de Guerra 10-020, onde foi inaugurada a foto do Sub-Tenente J. Gonçalves na galeria de ex-comandante desta unidade militar.

MAIS DETALHES VEJA: osertãoenoticias.com


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694

IVANA MAGALHÃES > Vereadora recebe amigos em fase de recuperação



Quixadá -  Internada no Hospital da Unimed desde o dia 15 deste mês a vereadora Ivana Magalhães começou a se recuperar de uma enfermidade grave. No Facebook os internautas começaram a espalhar que a parlamentar, em seu primeiro mandato, havia sofrido um ataque vascular cerebral (AVC). Todavia, segundo um dos assessores de Comunicação e amigo pessoal, Samuel Paiva, ela sofreu uma infecção provocada por uma doença rara, conhecida como Síndrome de Guillain-Barré.
A síndrome é caracterizada por uma inflamação aguda com perda da mielina (membrana de lipídeos e proteína que envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso) dos nervos periféricos e às vezes de raízes nervosas proximais e de nervos cranianos (nervos que emergem de uma parte do cérebro chamada tronco cerebral e suprem às funções específicas da cabeça, região do pescoço e vísceras).
Todavia, conforme Samuel Paiva, a amiga não corre risco de morte e começa a recuperar os movimentos. “Ela ainda não está falando. Se comunica com a gente através de bilhetes. Mas uma fonoaudióloga já examinou as cordas vocais dela e não encontrou nenhuma sequela. Em breve Ivana estará conversando com a gente novamente. Esse tipo de doença é muito raro. Só acontece de 2 a 4 casos em cada 100 mil pacientes”, completou.

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694


QUIXERAMOBIM > CE-060 sem iluminação deixa moradores apreensivos



Quixeramobim – Trecho da CE-060 que corta o município de Quixeramobim na altura do bairro Pompéia encontra-se com pouca iluminação, moradores e usuários da rodovia estão apreensivos com a escuridão que atinge um dos principais cruzamentos.

Luminárias danificadas proporcionam a ação de delinquentes, estudantes que necessitam usar a via como acessos sentem-se impotentes e solicitam uma ação rápida dos órgãos competentes. Outro intervalo  com o mesmo problema é no bairro Vila Betânia que fica as margens da CE. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

QUIXADÁ > Efetivação de agentes nos quadros do município



Quixadá – Agentes de saúde e de endemias são nomeados em solenidade que aconteceu nesta manhã no auditório Rachel de Queiroz da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC),  com a presença do prefeito João Hudson, a secretaria de saúde Livia Mara Bezerra, secretario de cultura Antônio Wellington (CI), secretários, profissionais da saúde e os representantes do sindicato dos servidores.

Receberam do prefeito João Hudson a nomeação; 30 agentes de saúde e 11 agentes de endemias, 41 novos funcionários públicos efetivados. Alguns dos agentes de sáude que prestavam serviços a prefeitura a cinco anos ficaram felizes com suas efetivações nos quadros funcionais, a agente empossada Roberta Oliveira Lopes agora sente-se segura e com direitos trabalhistas que antes não contava, Cicero Fernandes Almeida que realiza seu trabalho no distrito de tapuiara, tendo agora uma responsabilidade maior pois é funcionário da prefeitura afirma o agente.

A secretaria Livia Mara, agradece pelos elogios que tem recebido quanto ao atendimento no Hospital Eudasio Barroso, mais humanizado e um ambiente mais digno, “vamos superar as dificuldades financeiras e colocar a saúde no rumo certo” afirmação feita com entusiasmo. O prefeito João reafirma sua vontade de realizar muitas coisas em Quixadá, fazer uma cidade diferente para a população e este ato de nomear 41 novos colegas de trabalho para trazer mais  segurança e conseguirem realizar o trabalho com orgulho. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694

CEARENSES NO PÓDIO > Atletas brilham no Festival Olímpico da Juventude


O ano de 2013 já dá as primeiras alegrias ao Ceará no Atletismo. Convocados para representar o Brasil, os atletas cearenses apoiados pela Secretaria do Esporte (Sesporte), Ítalo Hanz, Lídia Silva e Ulisses Costa não decepcionaram e conquistaram excelentes resultados no Festival Olimpico da Juventude, disputado entre os dias 16 e 20 de janeiro, em Sydney, na Austrália. Ítalo Hanz conquistou o 2º lugar no Salto em Altura com a marca de 2,03m. Ulisses Mateus saltou 14,71m e ficou com a medalha de bronze. Já Lídia Silva, que é natural de Russas-Ce, ficou com o inédito 4ª lugar no Lançamento do Dardo, com a marca de 43,37m.

Reconhecida como um dos maiores eventos esportivos para jovens do mundo, a competição reuniu cerca de 30 países em disputas de 17 modalidades. Entre os 24 atletas do atletismo convocados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), sendo 12 mulheres e 12 homens, o Ceará foi representado por 3 (três) atletas e 1 (um) técnico na delegação. Os atletas conquistaram vaga na competição mediante os resultados obtidos nas Olimpíadas Escolares de 2012, em Cuiabá, onde Lídia Silva ganhou o ouro da prova do Lançamento do Dardo e Ulisses ficou com a prata no Salto Triplo. Ítalo foi convocado pelo índice técnico.

A delegação brasileira que disputou o 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália contou com 67 atletas da nova geração para representar o país nos Jogos. Com base nos resultados das últimas Olimpíadas Escolares, o Brasil enviou 52 atletas: 24 do atletismo, 18 atletas da natação e 10 do judô. Esta é a primeira vez que o país participa da competição, que reuniu cerca de 1700 jovens talentos com idade até 18 anos, de acordo com cada modalidade. O Brasil disputou em cinco esportes (atletismo, canoagem, judô, lutas associadas e natação).

O Festival Olímpico da Juventude da Austrália foi disputado nas mesmas instalações esportivas onde ocorreram os Jogos Olímpicos de Sidney 2000 e contou com a presença dos melhores atletas de países como, Estados Unidos, China, Grã Bretanha e a anfitriã Austrália.

Resultados
1- Lídia Lorena da Silva, Lançamento do Dardo - 43,37m - 4º lugar
2- Ulisses Mateus Silva Costa, Salto Triplo 14,71m - 3º lugar
3- Italo Hans de A. Vasconcelos, Salto em Altura 2,03m - 2º lugar

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado

ANIVERSÁRIO > Banabuiú comemora 25 anos de emancipação



Banabuiú - O “Vale das borboletas”, como Banabuiú também é conhecido por seu topônimo na linguagem tupi-guarani, comemora nesta sexta-feira, 25, seu 25º aniversário de emancipação política. Segundo o assessor de Comunicação da administração municipal, Paulo Simião, a data será marcada com alvorada da Banda de Música e hasteamento dos pavilhões na praça da Igreja Matriz. Em seguida haverá entrega de troféus aos vencedores das competições esportivas individuais e coletivas. A festa de encerramento ocorre à noite com show de forró. Ainda de acordo com sua assessoria, em razão da acentuada estiagem o prefeito Veridiano Sales optou em evitar gastos extras. As economias do Município estão sendo utilizadas para dar assistência a famílias que estão sofrendo com a seca.

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

JUVENTUDE EMPREENDEDORA > Jovens preparados para o mercado de trabalho



Quixadá – Nesta quarta-feira 23, no auditório Francisco Dolor de Góes da câmara municipal de Quixadá, jovens que participaram do projeto Juventude Empreendedora da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social receberam os certificados de conclusão dos cursos e kits para conseguirem colocar em pratica o aprendizado.

O Pedagogo Antônio Rondinell Melo 35 anos, coordenador pedagógico do projeto  afirmou que os jovens estão se qualificando e profissionalizando para entrar no mercado de trabalho que hoje esta mais exigente, com esta ação governamental amplia as oportunidades de serem absorvidos pelas empresa. Em Quixadá foram 50 jovens que durante oito meses participaram ativamente das aulas e hoje 30% inserida no mercado em Quixadá e outros 30 % em fase de seleção também para serem absorvidos.

O Secretario Evandro Sá Leitão assegura onde todos os que se dirigem a sua pasta são recebidos e atendidos em seus anseios. Em 2012 foram 140 mil pessoas que passaram pela profissionalização e destes 80 mil foram inseridos como mão de obra profissional nas empresas cearenses.  “Estamos qualificando mais a mão de obra, os que não foram inseridos no mercado de trabalho é por falta de qualificação” salienta o Evandro.

r
João Hudson, prefeito municipal em seu pronunciamento solicitou do secretario ajuda em nome do povo quixadaense, ressaltou a  importância da profissionalização destes novos trabalhadores  e solicita mais cursos que possa atender mais jovens, lembrou que a fabrica DAKOTA instalada na cidade terá  sua sede ampliada e com isso mais trabalho para o município. Moésio Baia Feitosa 19 anos concludente afirma “fico feliz da oportunidade onde aproveitei para me preparar na disputa de uma vaga no mercado”. Simone da Silva 18 anos garante que após este curso está preparada para disputar um emprego. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694

IBARETAMA > Sessão especial aprova projeto de lei do legislativo



IBARETAMA – Na ultima terça-feira 22, aconteceu nas dependências da câmara municipal de Ibaretama sessão extra convocada pela presidente, vereadora Tereza Carla de Freitas para a deliberação de matérias em pauta. As reuniões sempre com a presença de cidadãos que acompanham habitualmente as sessões no plenário onde pessoalmente cobram aos vereadores a promessas de campanha.

Projeto de lei 001/2013- Estrutura Organizacional de origem do poder legislativo. Pedido de licença do Vereador Antônio Claudio de Paula  que assume a Secretaria de Agricultura e Recurso Hídricos do município, deixando uma vaga na casa legislativa. Convocação para preenchimento da vaga do primeiro suplente e para concluir a aprovação de modificações nas comissões permanentes da Câmara. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...