Pages

sábado, 28 de abril de 2012

COMUNIDADE SALVA MENINAS E RESSOCIALIZA COM DIGNIDADE


Festa da Pascoa realizada quarta-feira (25) - Fotos Cleumio Pinto

QUIXADÁ – No Bairro de Campo Novo, um dos mais populosos de Quixadá, com um índice de violência e jovens envolvidos com trafico de drogas elevado, existe uma entidade que trabalha junto as adolescentes que tem gravidez precoce são acolhidas tem todo um trabalho psicossocial para recuperação destas jovens. Festas comemorativas são realizadas envolvendo todas as jovens com apresentações e comidas onde demonstram seus novos dotes. 
A Associação Maria Mãe de Vida, que iniciou seu trabalho de maneira informal no ano de 1990, com o padre Adolfo Serripierro (Sacerdote - Ginecologista, Obstetra) e Irmã Elizabete Mereu (Italiana – Pediatra) visitando meninas/adolescentes em situação de risco (Violência, Abuso e Exploração Sexual, Drogadição, Gravidez Precoce), em visitas eles sentiam a dura realidade dessas mulheres e assim buscaram ajuda de pessoas voluntárias, viabilizaram o atendimento médico-psicológico e algumas atividades de iniciação profissional.
Hoje conta com 07 pontos de acolhimento, 5 são na capital cearense, dois no interior do estado, um em Juazeiro do Norte e outro em Quixadá. A comunidade São Camilo de Léllis  em Quixadá e a difusora deste grande ato de humanidade. Com uma atenção voltada no atendimento sócio educacional e atendimento de saúde de mulheres (preferencialmente adolescentes e grávidas) em situação de riscos. 
Em Quixadá, cerca de cinco anos a Comunidade São Camilo de Léllis atende adolescentes que procuram apoio para conseguirem superar situações de riscos, assim atendendo o objetivo defendido pelo seu fundador Padre Adolfo. A irmã Poliana, coordenadora da Comunidade no Bairro do Campo Novo, sente-se muito gratificada com as mudanças e declarações das jovens que são atendidas, e pede a ajuda de todos para manter esta obra. 
Maria Marluzia, 38 anos, participa cerca de um ano, entrou para participar de um curso de Corte e Costura e hoje além de ter aprendido a profissão tornou-se educadora e contribui com a entidade com seus serviços, Marluzia afirma que conseguiu receber o acolhimento e com isso modificou sua forma de pensar e ver o mundo lá fora. “Hoje minha filha que tem 8 anos, Kailiane Martins já participa do corpo de dança e faz varias apresentações”, afirma Marluzia. Outra Educadora Fatima Silva, 3 anos, vem participando das mudanças que muitas jovens tem passado por esta casa, após o acolhimento recebido, com carinho, atenção, respeito e acima de tudo compreensão.
As  Jovens atendidas com cursos de pintura, corte costura, bordados, culinária, informática e uma atenção toda especial dispensada por seus educadores que procuram realizar um trabalho social onde consiga refletir na vida destas meninas atendidas. Samila Cavalcante, 18 anos, gravida de 4 meses iniciou o acompanhamento juntamente com a gravidez, casada e afirma que até mesmo seu comportamento em casa tem sido notado uma verdadeira mutação, pois tem dado mais atenção aos familiares e tem respeitados a todos com isso tem recebido mais carinho como resposta, “estou fazendo o enxoval do meu bebe nos cursos que estou realizando”, alegria em suas palavras ao relatar tal façanha. Aparecida Moreira, 27 anos, quatro filhos, já participa a 4 anos e tem feito vários cursos, como culinária, pintura e bordado sendo uma terapia, ao realizar os cursos fica calma e tem uma ocupação, hoje já tem uma renda extra através de serviços prestados em costuras que realiza praticando o oficio adquirido na casa de acolhida. 
SERVIÇOS:
DOAÇÕES: AGÊNCIA 3655-2  - C/C 212471-8 BANCO DO BRASIL
 AGENDE UMA VISITA: 88 3414 3410
LOTEAMENTO BOM VISTA, 41 – PUTIÚ - PX AO SÃO GERALDO.

SENHOR... O SERTÃO ESTÁ MORRENDO



O sertão está em desespero, com o sol abafadiço queimando, sob nosso olhar tristonho, as esperanças depositadas nas plantações, que também tombam estorricadas pelo hálito morno da terra que se arde em febre.
Senhor, por que tanto sofrimento? Por que sofremos tamanho castigo? Se O ofendemos com tanta veemência, se nossos pecados foram tamanhos, mostra-nos, de uma vez, o caminho certo a seguir, pois jamais tivemos o propósito de O ofender tanto. Estamos aflitos porque não queremos perder a fé, que nos faz resistir a todos os percalços. A confiança em sua proteção transforma nossa fragilidade em intransponível muralha de pedra. Não queremos, pois, perder nossa única fonte de esperanças. Não nos deixe Senhor. Aceitamos a reprimenda pelas nossas faltas, mas não temos forças para resistir ao vazio de Seu abandono.
Nossas plantações, SENHOR, estão morrendo. Nossos açudes secos, e os animais caminham inquietos nos campos sem forragem, com fome e com sede. Nosso trabalho, nossos esforços, nossas esperanças, foram esmagados pela fatalidade da seca.
Não permita, Senhor, que os nossos destinos fiquem na dependência de planos elaborados por homens incapazes, sem consciência, ambiciosos, indiferentes aos nossos sofrimentos. Estamos entediados de tanta angústia, nossa paciência também deve ter limite. As injustiças, mesmo que não queiramos, tenderão a indicar outros caminhos, inclusive o da violência. Por mais que queiramos suportar. Por maior que seja a nossa resignação. Por mais tolerantes que queiramos ser, haveremos de, um dia, nos deixar envolver pela revolta, a exemplo do que Lhe aconteceu, quando teve que reagir à imprudência dos mercadores, que profanavam o templo de Seu Pai.
Volte, SENHOR, os olhos para este sertão. Venha, novamente, em socorro desta gente. Perdoe, mais uma vez, as nossas ofensas, os nossos pecados, e as nossas profanações. Não nos expulse desta terra seca, onde sofremos, mas que amamos com toda a força de nossa alma.
Não permita que este solo seja apenas molhado pelas lágrimas dos que partem para outras plagas, onde irão sofrer muito mais. Não permita que esta terra seca seja umedecida somente pelo pranto dos que teimam em aqui permanecer, agarrados ao pó que se levanta à passagem dos retirantes.
Se tanto pecamos; se O ofendemos a ponto de merecer tamanho castigo, perdoa-nos, Senhor. Se nós chegamos ao desespero e se a revolta superou a fé, foi porque estamos exauridos de tanto massacre, tanta injustiça e de tanta coação, vencidos pela sanha de nossos implacáveis algozes.
Se agredidos pelos poderosos da terra, venha, SENHOR, em nosso auxílio. Deixe a chuva cair para amenizar esta febre que aquece a terra, queima as nossas plantações, secam as nossas fontes de água, e nos vai matando pouco a pouco. Se não merecemos compaixão, tenha piedade dos animais que sofrem as conseqüências da maldade da terra, e se aglutinam em torno de nós, para sofrerem também, para chorarem e morrerem conosco, castigados pela terrível seca.
Se nossa fraqueza, nossa maldade superam o limite da tolerância e se nossas faltas merecem tamanha punição, rogamos pelas crianças que, na sua inocência, brincam com as bonecas de milho que não frutificaram. Que secaram pela inclemência do sol, pela falta de chuvas. Aquela criança sentar-se-á em vão, em torno de uma mesa, que há muito está e continuará vazia. Quando a fome chegar com maior intensidade  as crianças são as que mais irão chorar, Sentindo falta da boneca de milho que se desfez em suas mãos, como a colheita que desapareceu após se constituir na grande esperança do agricultor.
Senhor, nesta hora difícil, olha para o meu sertão. Permita também que anjos e santos também volvam o olhar para esta terra que se arde na fogueira do desespero. Olhando-nos do céu, terão compaixão de nosso sofrimento, e, juntos, chorarão a nossa dor. As lágrimas descerão pelas nuvens, molharão a terra, cairão sobre as plantações, os campos renascerão e tudo ficará alegre.
Somente assim veremos partidos os grilhões que já nos prendem os pulsos. Com nossas mãos livres, nossos pecados perdoados e com a ajuda da bendita chuva voltaremos ao amanho da terra para renovar nossas esperanças. Crianças contentes, animais pastando fartamente, os pássaros haverão de voar bem alto levando a nossa mensagem de fé, de esperança e gratidão. Na terra ficarão homens que tocam no peito agradecendo e com olhos fitos no céu dirão, respeitosamente: OBRIGADO SENHOR.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ARBITRO DA CBF ASSUME SECRETARIA DE ESPORTE DE IBARETAMA

IBARETAMA – Cidade cearense, cravada aos pés da Serra Azul tem passado por mudanças e assim seu povo hospitaleiro vem recebendo uma maior atenção do Poder Público. Nos últimos meses o governo do estado em seus projetos tem favorecido o município, somente nos últimos dias recebeu uma retroescavadeira para dinamizar os trabalhos junto as estradas vicinais e um veiculo na área da saúde para utilização no programa da família.

Na área esportiva os jovens tem um foco especial, ajudando que este não tenha uma direção para a violência, sendo realizados projetos de integração com o esporte. Foi nomeado para a Secretaria de Esporte o Arbitro da CBF Wladierysson Oliveira que vem para desenvolver um trabalho no sentido de colocar Ibaretama no cenário esportivo do Estado.

Wladierysson Oliveira, cursa Educação Física na Faculdade Católica Rainha do Sertão em Quixadá,  arbitro da FCF que tem a possibilidade de chegar ao quadro da elite brasileira integrante da FIFA, onde em campo atuando lembra o arbitro Dacildo Mourão que levou o nome dos cearenses para todo o Brasil esportivo.

Ibaretama inicia uma nova pagina na área esportiva, tendo a frente um jovem que tem destaque no estado podendo integrar o quadro oficial da FIFA, como dirige uma partida de futebol com rigor para ter um espetáculo nas praças de esporte por onde tem passado Wladierysson traz este rigor para cumprir as determinações da Dirigente do Executivo Municipal, a Prefeita Núbia e colocar o esporte municipal em destaque e ampliar o trabalho já existente na cidade. 

DEPUTADO ELY AGUIAR (PSDC), DEFENDE O BANCO DOS NORDESTINOS E PEDE APOIO DA BANCADA NO CONGRESSO


FORTALEZA  O Deputado Ely Aguiar (PSDC) disse no plenário da Assembleia nesta quinta-feira (26), poderá ocorrer esvaziamento do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, caso perda a exclusividade do Fundo do Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). A Medida Provisória MP 564/12, divide a operação com Banco do Brasil e Caixa Econômica. Esse Fundo foi criado para dar suporte às ações da Sudene.
Ely pede providência da bancada nordestina no Congresso Nacional, é uma questão suprapartidária e necessita do apoio dos parlamentares nordestinos. Tirar exclusividade do BNB é golpe baixo, enfraquece a atuação da instituição, uma das principais financiadoras do fomento da produção de pequenos empreendedores e da infraestrutura no Nordeste. Afirma o deputado Ely Aguiar (PSDC), cita os três parlamentares cearenses que se encontra preocupados com esse assunto vital para nos nordestinos, Deputados Danilo Forte (PMDB), Mario Feitoza (PMDB) e o Senador Inácio Arruda (PCdoB). Os outros continuam calados criticou Ely. 
Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) classificou a MP como um “escárnio”. Para o tucano, a medida “mata” a razão de ser do banco. O deputado Cirilo Pimenta (PSD) afirmou que seria melhor fechar a instituição do que mantê-la funcionando aquém de sua missão. Os deputados Welington Landim (PSB), Ferreira Aragão (PDT) e Carlomano Marques (PMDB) também mostraram preocupação com a situação do banco.
O deputado Lula Morais (PCdoB) esclareceu que Inácio Arruda apresentou duas emendas autorizando um crédito de R$ 10 bilhões ao BNB para garantir recursos e manter a exclusividade do banco sobre o FDNE.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

GOVERNO FARÁ LEVANTAMENTO DE EMPREGOS DE "VALOR TECNOLÓGICO" PARA EGRESSOS DO CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS


Ministro Marco Antonio Raupp

Brasília – O governo federal fará um “levantamento de empregos de valor tecnológico” voltado aos estudantes bolsistas do Ciência sem Fronteiras que retornem do exterior. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a intenção é “organizar a colocação dos estudantes em empregos adequados”. A preocupação do governo é de que os talentos formados no exterior não sejam empregados no Brasil, especialmente em empresas (privadas e estatais) ou em centros de tecnologia - onde possam desenvolver pesquisas e outras atividades que resultem em inovação tecnológica.
Apesar da intenção revelada pelo ministro, as discussões no governo ainda são preliminares e ocorrem no Palácio do Planalto – o programa envolve os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e as respectivas agências de fomento científico, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A primeira leva de bolsistas do programa foi enviada em janeiro deste ano para os Estados Unidos (país escolhido como destino preferencial do programa) e deverá retornar ao Brasil a partir do início de 2013.
Neste momento, o programa tem editais abertos para intercâmbio em sete países. Segundo Raupp, de 36 mil pessoas que se candidataram para o último edital (a ser encerrado no fim deste mês), 5 mil foram pré-selecionadas. “Candidatar-se ao programa é fácil, a dificuldade está na seleção”, disse Raupp se referindo às exigências de pontuação.
Uma das condições para seleção é ter a nota acima de 600 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da pontuação mínima, pode favorecer o ingresso no programa uma boa participação nas Olimpíadas da Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que este ano está na 8ª edição.

FERREIRA ARAGÃO (PDT), COM PROJETOS DE RELEVÂNCIA PARA POPULAÇÃO


Deputado Ferreira Aragão (PDT)

FORTALEZA - Durante a abertura da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (26/04) foram lidos dois projetos, sendo um de lei e um de indicação.
No projeto de lei nº 62/12, o deputado Ferreira Aragão (PDT) dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes com informação sobre os serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado (DPE) nas delegacias de Polícia do Ceará. O material deverá conter também os telefones de contato e o endereço dos núcleos de atendimento da DPE.

Já no projeto de indicação nº 39/12, o pedetista propõe a inclusão na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de informações sobre o tipo sanguíneo e fator RH do condutor.

Com a leitura, as matérias iniciaram tramitação. Elas seguirão para a Procuradoria da Casa, onde receberão parecer e serão encaminhadas às comissões técnicas para nova apreciação. Por fim, serão avaliadas e votadas no Plenário. Projeto de Indicação do Deputado Ferreira Aragão (PDT), é pertinente pois poderá salvar muitas vidas e isso é o que representa um parlamentar comprometido com a população mostrando trabalho em prol de beneficiar a grande maioria de seus representados.


CIGARROS TERÃO PREÇO MINIMO A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (01), R$ 3,00



BRASILIA - A partir da próxima terça-feira (1º), entra em vigor a Lei do Preço Mínimo, que proíbe a venda de cigarros por preço inferior a R$ 3 e pune os infratores com apreensão de mercadorias, proibição de comercializar cigarros por cinco anos e, dependendo da origem do produto, processo criminal.

Para garantir o cumprimento da nova legislação, foi lançada na última terça-feira (24), uma campanha educativa, que tem como principal objetivo informar a população sobre os riscos de infringir a lei e quais os benefícios de cumprí-la.

De acordo com as entidades e empresas participantes da campanha, o comércio deve registrar aumento do faturamento, já que hoje cerca de 30% dos cigarros vendidos são ilegais. Para a sociedade, segundo as entidades, significará maior investimento em obras e serviços públicos, devido ao aumento na arrecadação de impostos. Atualmente, em função do comércio ilegal de cigarros, o país deixa de recolher R$ 2 bilhões em tributos.

Campanha


Serão investidos R$ 5 milhões na iniciativa, com a distribuição de cartazes, adesivos, anúncios e folhetos explicativos em mais de 400 mil pontos de venda de cigarro em todo o país,

Participam da campanha a Souza Cruz, a ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação), ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial); Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) e o Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes).


SEGURIDADE APROVA DEREITO DO TRABALHADOR SER AVISADO QUANDO PODER SE APOSENTAR




BRASILIA - A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 5839/09, do deputado Dimas Ramalho (PPS-SP), que obriga a Previdência Social a avisar os trabalhadores quando eles estiverem aptos a se aposentar. Pelo texto, que modifica a Lei 8213/91, será enviada uma correspondência informando que o segurado atingiu os requisitos mínimos para aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
Essa correspondência deverá ser autenticada e conter a quantidade de contribuições registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e a renda mensal estimada do benefício. O autor explica que a legislação previdenciária estabelece que seja fornecido ao beneficiário demonstrativo dos recolhimentos efetuados. No entanto, a norma não determina que os segurados sejam informados quando atingirem o direito à aposentadoria.
“Trata-se de uma medida protetiva às pessoas idosas, que desconhecem as complexas regras previdenciárias e se dirigem em vão às agências da Previdência Social para pedirem suas aposentadorias”, disse a relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

"A proposta representa um avanço para dar efetividade ao princípio constitucional do direito de informação", acrescenta.

Rejeição
A comissão rejeitou o PL 980/11, que tramita apensado. Conforme a proposta, os segurados serão informados anualmente, por correspondência, da quantidade e do valor de contribuições registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a renda mensal estimada do benefício e o tempo necessário para a habilitação à aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

FERREIRA ARAGÃO (PDT), MARCA AUDIÊNCIA EM DEFESA DA ÁREA DE LAZER DO SERVILUZ



FORTALEZA - O deputado Ferreira Aragão (PDT), presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa, a exemplo do que fez quando entrou em defesa dos desportistas do campo do América, na Aldeota, para que o mesmo não fosse extinto, desta vez entrou na defesa da única área de lazer do bairro Serviluz, em Fortaleza.

O parlamentar pedetista informou, durante a ordem do dia desta quarta-feira que já marcou para o dia 8 de maio (terça-feira) a realização de uma audiência pública para discutir o destino daquela área onde atualmente é um campo de futebol.

Segundo o parlamentar, a imobiliária Craveiro apareceu dizendo-se proprietária da gleba, porém até o momento não apresentou nenhum documento comprobatório. Ferreira diz que se for comprovada a posse legal, buscará alternativas, a fim de assegurar a manutenção do campo de futebol na área.

Após o pronunciamento de Ferreira Aragão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB) anunciou que a questão já foi levada ao conhecimento do secretário de Esportes, Gony Arruda, bem como ao chefe de gabinete do governador, Ivo Gomes, que devem agendar reunião para tratar do assunto.

VEJA TAMBÉM BLOG DO MACÁRIO


OSMAR BAQUIT PEDE SOLUÇÃO PARA SECA NO INTERIOR


Deputado Osmar Baquit (PSD) Foto: Paulo Rocha 

FORTALEZA - Durante a sessão plenária desta quarta-feira (25/04), o deputado Osmar Baquit (PSD) afirmou a necessidade de se debater soluções para a seca. “Todos os temas são importantes, mas pouco está se falando da seca. Temos municípios entrando em estado de calamidade e sendo invadidos e ninguém tem um plano de ação para minimizar essas situações”, criticou.
O parlamentar frisou que em algumas cidades falta também água para consumo. “Muitos precisam andar léguas para conseguir um pouco de água que nem é boa para beber. Não podemos deixar esse assunto para depois porque as pessoas estão passando necessidades”, ressaltou. Segundo ele, o Governo do Estado deve coordenar mais ações para combater a seca.
O deputado salientou que o estado de Pernambuco tem recebido mais recursos que o Ceará. “Sei que nosso Estado tem recebido muitos recursos, mas, Pernambuco está na nossa frente e os sertanejos estão precisando desses recursos”, afirmou.
Em aparte, o deputado Lula Morais (PCdoB) destacou que Pernambuco está crescendo em obras privadas. “Temos maior intervenção urbana que Pernambuco. O governador nunca recebeu tanto recurso federal como tem recebido”, defendeu.
O líder do Governo, deputado Antonio Carlos (PT) salientou que Cid Gomes sempre buscou investimentos para o Estado. “Cid busca recursos fora do País. Quando temos a comparação com Pernambuco, as pessoas não conseguem ver isso, mas, existe grande investimento no Ceará”, disse.
O deputado Roberto Mesquita (PV) ressaltou que Cid Gomes representou o Ceará em busca de recursos. “Ele realmente foi o melhor governante no quesito de cobrar mais para o nosso Estado”, concluiu.


Agência de Notícias da Assembleia 

CÂMARA APROVA 14 CONCESSÕES DE RADIODIFUSÃO

BRASILIA - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (24), em caráter conclusivo, 14 projetos de decreto legislativo (PDCs) que autorizam ou renovam, pelo período de dez anos, concessões de serviços de radiodifusão em sete estados. As propostas, apresentadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, serão enviadas ao Senado.
As concessões aprovadas são:
Amazonas
Rádio Rio Mar Ltda. – Manaus

Espírito Santo
Portal Comunicações Ltda. - Itarana 
Portal Comunicações Ltda. – Montanha
Portal Comunicações Ltda. – Sooretama

Maranhão
Rádio Mirante do Maranhão Ltda. – Imperatriz

Pará
Associação de Desenvolvimento Comunitário Social e Preservacionista de Mocajuba – Mocajuba
Empresa de Radiodifusão Miracatu Ltda. – Viseu
Fundação Aldo Carvalho de Comunicação Social - Belém
ONG Instituto Nossa Senhora de Nazaré de Educação, Esporte e Lazer de Barcarena Pará – Barcarena

Paraíba
Associação de Radiodifusão Comunitária de Pedra D'água – Seridó
Rádio e Televisão Campina Grande Ltda. - Campina Grande

Rio Grande do Sul
Rádio Vale dos Sinos Ltda. - Campo Bom

São Paulo
Rádio Clube de Mococa Ltda. – Mococa
Rádio 31 de Março Ltda. – Santa Cruz das Palmeiras

PISCICULTURA MOSTRA RESULTADOS ELEVANDO RENDA DE PRODUTORES DO QUIXADÁ


Foto: Sergio Vale/SECOM
QUIXADÁ – O produtor rural José Benicio de Melo e o irmão Raimundo Benicio, em Quixadá receberam nesta manhã de quarta-feira (25), o Governador em suas propriedades acompanhado pelo secretário de Produção Familiar, Lourival Marques, José Benício agradeceu todo o suporte que ele e os demais produtores que fazem parte da Cooperativa dos Piscicultores do Quixadá (Coopesq) receberam.


De acordo com os irmãos, a situação começou a tomar novos rumos em 2005, quando a Seaprof começou um trabalho de extensão rural no Quixadá. Entre 2006 e 2008, os irmãos conseguiram financiamento pelo o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O técnico da Seaprof Wallace Batista explica que, com esses financiamentos e com o início do trabalho do programa de piscicultura iniciado na gestão de Tião Viana, a produção teve um salto. “Ele tinha um hectare de açude e produzia no máximo três toneladas por ano. Hoje são quase cinco hectares e produção de 22 a 23 toneladas”, revelou Batista.
Tião Viana disse que histórias como a dos produtores do Quixadá comprovam que a piscicultura traz bons resultados e está constituindo uma nova classe trabalhadora. “Ele começou acreditando nesse projeto pelo Pronaf, hoje é um médio produtor com margem de lucro superior a 30%. Essa é a demonstração de que o campo do Acre está sendo levado à frente para constituir a classe média rural”, disse Viana. 


NAYANNE SANTANA

RADIALISTAS DO SERTÃO CENTRAL SÃO REGISTRADOS NO MINISTÉRIO DO TRABALHO


QUIXADÁ - Os profissionais da comunicação na Região Centro, após realizarem um curso ministrado pelo Sindicato dos Radialistas do Ceará para habilitarem-se a ter o registro profissional junto ao Ministério do Trabalho, estão no aguardo da festa de entrega de diplomas. Radialistas de toda região foram comunicados pelo delegado do Sindicato na Região o radialista Wanderley Barbosa, idealizador deste curso para os colegas que desenvolvem o trabalho radiofônico em toda Região Centro.

Wanderley Barbosa que vem realizando um trabalho muito importante junto ao sindicato para não só habilitar e sim profissionalizar os radialista com cursos específicos e seminários onde possa através de experiências do Rádio e TV condiciona-los em todas as áreas de atuação. Conscientizar aos órgãos públicos e empresas privadas da necessidade do uso do rádio e do profissional capacitado para uma acessória de divulgação de seus produtos e realizações para a população.

Em breve estaremos divulgando a entrega de diplomas, festa de conclusão do Curso. As presenças de radialistas de renome no estado já confirmadas. Será uma grande festa onde contara com a presença de todos os amigos radialista do Sertão Central. Estamos nos aproximando do grande dia em que todos os colegas se tornarão um  PROFISSIONAL DO RÁDIO de fato e de direito, e isso devemos agradecer em primeiro lugar a Deus e em segundo ao nosso presidente ADERSON MAIA que não mediu nenhum esforço para atender a nossa solicitação, para realizar o PRIMEIRO curso de RADIALISTA PROFISSIONAL do Sertão Central e que se tornou realidade.   

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APROVA DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEIS EM QUIXADÁ E QUIXERAMOBIM


Comissões
Foto: Máximo Moura
FORTALEZA - A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (24/04), a mensagem 7.357 /12, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a desapropriação de imóveis pertencentes aos municípios de Quixeramobim e Quixadá para construção da ferrovia Transnordestina.
A CCJR acatou ainda dois projetos, sendo um de resolução e outro de lei. O primeiro (06/12) concede licença ao deputado Teo Menezes (PSD) para tratar de interesse particular pelo período de 120 dias. Em seu lugar tomará posse o deputado Nenen Coelho (PSD). O segundo (31/12), de iniciativa do deputado Heitor Férrer (PDT), concede o Título de Cidadão Cearense a Evandro Nogueira de Souza, repórter na Rádio Verdes Mares AM, e apresentador dos programas semanais - Sábado Show e o Domingo Legal.
SAÚDE                                                                                                                                                  A Comissão de Saúde aprovou o projeto de resolução 07/12 que concede licença médica ao deputado Moésio Loiola (PSD), no período de 120 dias, por motivos de saúde. A vaga ficará para o deputado Cirilo Pimenta (PSD).
DEFESA DO CONSUMIDOR
A Comissão de Defesa do Consumidor também se reuniu e aprovou dois projetos de indicação de autoria dos deputados Paulo Facó (PTdoB) e Ronaldo Martins (PRB). O primeiro (300/11) institui o Programa Estadual de Valorização dos Produtores Rurais e Agroindustriais de Qualidade.
Já o segundo (264/11) propõe o cancelamento da inscrição junto ao cadastro de contribuintes do ICMS, dos estabelecimentos que comercializarem produtos falsificados, adulterados, contrabandeados ou de origem duvidosa no Ceará.
FISCALIZAÇÃO E CONTROLE

Ainda nesta terça-feira, durante reunião na Comissão de Fiscalização e Controle, foram aprovados quatro ofícios, sendo três expedidos pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e um do Tribunal de Contas do Estado (TCE), referentes à prestação de contas do exercício de 2011.

Um dos documentos da Sefaz diz respeito aos demonstrativos do 6º bimestre da execução orçamentária e do 3º quadrimestre da gestão fiscal, referentes ao exercício de 2011. Os outros dois se referem aos demonstrativos do 4º trimestre de 2011 e 1º bimestre de 2012, respectivamente, do relatório resumido da execução orçamentária da Administração Direta e Indireta.

PROPOSTA POSSIBILITA INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE USUÁRIOS DE DROGAS


BRASILIA – A Câmara analisa proposta que cria a possibilidade de internação compulsória de dependentes e usuários de drogas e de bebidas alcóolicas pelo prazo considerado necessário para o tratamento integral. Pelo Projeto de Lei (PL 3167/12), do Deputado Pastor Marco Feliciano (PSC/SP), a internação compulsória poderá ser requisitada por membro da família, por quem tenha a guarda ou tutela do usuário, ou pela autoridade pública competente. 
O PL estabelece que o uso do entorpecente poderá ser comprovado por exame clínico, prova testemunhal ou pela apreensão dos objetos e drogas utilizadas pelo usuário. A proposta altera a Lei que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Lei 11.343/06).
A legislação atual estabelece como penas possíveis para usuários de drogas a advertência sobre seus efeitos no organismo; a prestação de serviços à comunidade; e a aplicação de medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
“Estamos diante de uma nova “chaga social”, que afeta a ocupação do espaço urbano, com a criação de “cracolândias”, verdadeiros depósitos de vidas humanas à espera do momento de sucumbir fatalmente ao abuso de drogas e de álcool”, afirma o autor, acrescentando que atualmente a maioria dos municípios brasileiros precisa de novas políticas de saúde pública e de contenção da criminalidade para o enfrentamento do uso de drogas.

terça-feira, 24 de abril de 2012

EUDES XAVIER (PT), VOLTA PARA CÂMARA E ILÁRIO NÃO SE TORNA DEPUTADO FEDERAL


FORTALEZA – Reviravolta na Secretária Regional VI, o Deputado Eudes Xavier que assumiria a Regional em detrimento de Ilário Marques assumir sua vaga como suplente da coligação que o elegeu, na visita da Prefeita de Fortaleza em comemoração a 35 anos do PT em Quixadá, anunciou que o pré-candidato a prefeito Ilário seria o substituto do então Deputado Eudes Xavier que também se fez presente na reunião.
Paulo Lustosa do PMDB assumiria a vaga por esta a frente na suplência, não abrindo mão desta vaga caso Eudes venha para assumir a Regional, contrariando a vontade da Prefeita Luziane. Paulo é hoje presidente do Conselho Estadual de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM, mas abriria mão para assumir a vaga na Câmara Federal tornando assim impossível que Ilário Marques do PT seja o substituto de Eudes Xavier.
O secretário estadual da Pesca, Flávio Bezerra (PRB), também estava na frente de Ilário para assumir o mandato. Mas, no caso dele, não havia problema. Como não houve acordo, Eudes reassume o mandato nesta terça-feira, 24, em Brasília.
VEJA TAMBÉM: BLOG DO ELIOMAR

JORNALISTA E BLOGUEIRO DÉCIO SÁ, É ASSASSINADO EM SÃO LUIS


Décio Sá, Jornalista e Blogueiro Maranhense

SÃO LUIS - O jornalista e blogueiro maranhense Décio Sá foi executado com três tiros na avenida Litorânea, em São Luís, no final da noite desta segunda-feira. Segundo o secretário de segurança do Maranhão, Aluísio Mendes, o jornalista foi vítima de um crime de encomenda.
Segundo informações de testemunhas, ele ia para um restaurante para encontrar com uma fonte quando dois homens em uma moto chegaram e dispararam três tiros na cabeça do jornalista. “Estamos colhendo todas as informações, agora é um trabalho de perícia e de investigação. Foi um crime ousado. Eles estavam com a ‘cara limpa’, sem proteção”, afirmou Mendes, à rádio Mirante AM de São Luís. “Realmente é um crime que demanda uma investigação diferenciada, foi um crime encomendado. Nós iremos a fundo à investigação”, complementou.
Décio Sá tinha o blog mais acessado do Maranhão e era repórter de política do jornal O Estado do Maranhão, veículo de comunicação da família Sarney. O blog do Décio registrava aproximadamente 2,7 milhões de acessos únicos por ano e quase diariamente fazia denúncias contra gestores ou funcionários públicos. A princípio, a Polícia Civil acredita que o crime foi encomendado justamente por alguém que foi alvo de uma de suas denúncias.

"A FORÇA DA MULHER", MOBILIZA MULHERES EM QUIXADÁ, OCARA E PACTUBA

A Força da Mulher nos Municípios de Quixadá, Ocara e Pacatuba




OCARA - Como atividade do projeto ‘A Força da Mulher’, com a realização do Centro de Estudos, Articulação e Referência em Assentamentos Humanos (CEARAH Periferia) e Centro de Pesquisa e Assessoria (Esplar) com financiamento da Delegação da União Européia no Brasil (União Européia), a equipe técnica seguiu para campo a fim de mobilizar grupos de mulheres para participar das ações  nos próximos três anos. Foram realizadas reuniões entre os dias 16 e 19 de abril nas cidades de Ocara, Pacatuba e Quixadá, no Interior do Ceará.

Mais de 15 grupos, em um total de 193 mulheres, foram mobilizados e convidados a conhecer mais sobre o projeto. Um mapeamento desses coletivos foi feito pelas técnicas para a definição posterior de quais participarão realmente das atividades do projeto. Durante as reuniões, materiais foram distribuídos para as participantes da roda de conversa sobre os objetivos e anseios das ações.

Reunião de Grupos de Mulheres
A Força da Mulher - o Programa  tem por objetivo fortalecer política e economicamente mulheres, contribuindo para o Desenvolvimento Local Sustentável nos municípios de Ocara, Pacatuba e Quixadá, Estado do Ceará. Tem-se como meta capacitar 900 mulheres para atuação política e em práticas de geração de renda, baseadas em grupos comunitários organizados e/ou empreendimentos coletivos solidários nos municípios. A ação conta também com a parceria da prefeitura de Quixadá, Pacatuba e demais sindicatos, movimentos e articulações locais.

Atividade: Reuniões com comunidades para definição dos grupos 
Quando: Entre os dias 16 e 19 de abril de 2012 
Onde: Mulheres das cidades de Ocara, Pacatuba e Quixadá 
Mais informações: (85) 3261.2607 – CEARAH Periferia

VEJA TAMBÉM: CEARAH PERIFERIA 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...