Pages

sábado, 2 de julho de 2011

"OPERAÇÃO CONFUSO" PRF DETEM 14 PESSOAS NA BR 116


Os motoqueiros são acusados de participar de corridas e manobras perigosas na rodovia federal.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará prendeu nove pessoas e apreendeu cinco menores na madrugada desta sexta-feira (1º), acusadas de participar de corridas e manobras perigosas em motocicletas na BR-116. Agentes já investigavam as práticas irregulares, realizadas sempre às quintas.

A Operação Confuso, como foi denominada, culminou também na apreensão dos veículos utilizados nas corridas. Segundo a PRF, as pessoas presas são acusadas de "disputar corrida por espírito de emulação, participar em competição esportiva, dirigir veículo sem possuir CNH, sem capacete e não portar documentos".


FONTE:
BLOG DO MACARIO

MUDANÇAS NO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL ENTRAM EM VIGOR APARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (04)

Imagem Google
Entram em vigor no dia 4 de julho novas regras para a adoção de medidas cautelares. Esses mecanismos existem para impedir que acusados atrapalhem a investigação criminal, para proteger testemunhas e vítimas, além de preservar a ordem pública. 

A novidade da Lei 12.403/2011, que atualiza o Código de Processo Penal (CPP-1941), é dar aos juízes novas opções para afastar ameaças à condução do processo, como o monitoramento eletrônico do acusado, a suspensão do exercício de sua função pública e o aumento do valor da fiança. Veja a comparação entre a lei anterior e as novidades que foram implementadas na página do Ministério da Justiça.
A prisão preventiva passa agora a ser decretada como última alternativa, ou seja, quando não for possível atingir a mesma finalidade com a aplicação de outras medidas. “Se o suspeito representa risco para a sociedade, a prisão preventiva continuará a ser decretada”, acrescenta o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, alertando a população que não há necessidade de se preocupar com uma possível sensação de impunidade.

O mesmo acontecerá para acusados de crimes cujas penas são superiores a quatro anos. Em alguns delitos como violência doméstica contra a mulher, criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência ou se houver descumprimento de outra medida cautelar, a lei também determina que se continue adotando a prisão preventiva.

Advogados e juízes, a partir da entrada em vigor da lei, poderão analisar a situação processual dos presos provisórios no Brasil à luz das novas regras. “Não haverá então soltura indevida de detentos,” garante Pereira. 

De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, 219.479 (44%) dos presos do sistema penitenciário brasileiro são provisórios. Não é possível calcular, porém, quantos seriam beneficiados pela nova lei. Isso porque a decisão dos juízes vai depender de cada situação, levando em conta tipos de acusação e reincidência.

Na lista de crimes de menor potencial ofensivo, estão furto simples, dano, apropriação indébita, receptação, violação de direito autoral, ato obsceno em local público, bigamia. Nessas ocasiões, será possível aplicar outras medidas, como proibição de acesso ou freqüência a determinados lugares, recolhimento do período noturno quando tiver residência e trabalho fixos, e suspensão do exercício de função pública.

Outra novidade é que, nos casos em que há a previsão de fiança, o juiz poderá ampliar o limite para 200 salários mínimos (antes era de 100) e aumentá-la em até 1000 vezes, de acordo com as condições financeiras do acusado. Essa penalização financeira, de acordo com as condições econômicas da pessoa que cometeu a infração, serve como uma forma de desestimular novos crimes.

FÁBRICA PORTUGUESA DE CONCRETOS DESEJA SE INSTALAR NO CEARÁ


A empresa portuguesa Carfel manifestou interesse em instalar uma fábrica de máquinas para produção de blocos de concreto no Ceará. O executivo Joaquim Felgueiras e o consultor José Manuel Torres estiveram na quinta-feira (30), no Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede), onde conversaram com o presidente do órgão, Ivan Rodrigues Bezerra.
Conforme Felgueiras, a Carfel fabrica equipamentos altamente sofisticados, com tecnologia de ponta e com capacidade para produção diária de 50 mil blocos de concreto cada um. Se instalada no Estado, a fábrica alimentará a cadeia produtiva da construção civil em todo o Brasil. “Estamos analisando outros estados, mas a política de redução e isenção de impostos do Governo do Ceará está nos atraindo para cá”, declarou o executivo.
Segundo Ivan Bezerra, outro item que pesará bastante na decisão da Empresa é a localização geográfica do Ceará, que fica entre grandes mercados consumidores como a Bahia e a Região Norte, e o nível de eficiência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), que está sendo ampliado. “Fatores que tornam os custo de produção mais baratos, poque possibilita a cabotagem das mercadorias entre os estados”, disse o presidente.

Na ocasião, Felgueiras explicou que a Carfel necessitará de um terreno 30 mil m² para se instalar, preferencialmente na Região Metropolitana de Fortaleza, próximo a empresas de ferro e aço, insumos necessários para a fabricação das máquinas. Também precisará de mão de obra altamente qualificada oriunda das universidades, principalmente do curso de engenharia mecânica. “Os funcionários serão treinados na matriz da nossa empresa em Portugal, em sua primeira fase de operação serão gerados 100 empregos diretos”, revelou.

De acordo com o Cede, o próximo passo é a Empresa enviar seu projeto de instalação para ser analisado pelo órgão, a decisão final deverá ser tomada até o final desse ano. A Carfel pretende inciar a construção da fábrica já em 2012.

FONTE:
Assessoria de Imprensa do Cede
Jully Gomes ( jully.gomes@cede.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.1578 - 9924.6127)

LULA SERÁ TEMA DE ENREDO DA GAVIÕES DA FIEL

Divulgação
Lula vestiu a camisa da campanha e posou ao lado da primeira-dama Marisa Letícia e do filho Luís Cláudio, que é preparador físico no Corinthians
Após ganhar sua biografia, virar tema de história em quadrinhos, aparecer como personagem do desenho animado South Park e ver sua vida contada na tela do cinema, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado agora pelo carnaval de São Paulo. O corintiano fanático foi escolhido pela Gaviões da Fiel como tema de seu desfile de 2012. A escola de samba paulistana anunciou hoje o enredo com título provisório "Verás que o filho fiel não foge à luta. Lula, o retrato de uma nação!".
Com a aprovação de Lula, a agremiação discutiu durante três meses com assessores do ex-presidente a proposta de homenagem. Segundo a escola, outros dois temas foram cogitados, mas Lula foi o escolhido pela sua identidade histórica com o Corinthians e a variedade de abordagens que os carnavalescos Delmo Moraes, Igor Carneiro e Fábio Lima terão para explorar na avenida. A ideia, de acordo com a escola, é homenagear o personagem que representa o povo brasileiro, o nordestino sofrido e sua identificação com o "time do povo". A agremiação pretende usar a literatura de cordel para contar a vida de Lula.
Em nota, a Gaviões da Fiel afirma que a escola não pretende fazer uma "panfletagem político-partidária" no sambódromo do Anhembi. "A intenção deste enredo é prestar uma homenagem ao povo brasileiro, ao sertanejo sofrido e, especialmente, ao corintiano. Para contar essa história, o povo brasileiro será o protagonista e o personagem central será o corintiano, metalúrgico e ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Criando essa identidade, o enredo contará a história de lutas e vitórias da nação brasileira", diz a nota. De acordo com a escola, ao abordar a história de um trabalhador que virou líder de uma nação, a Gaviões estará motivando o povo "a lutar por seus direitos, por justiça e para que seus sonhos tornem-se realidade".
Neste ano, o ex-presidente declinou na última hora do convite para desfilar pela Tom Maior, que homenageou São Bernardo do Campo. A expectativa é que, sendo o grande homenageado da Gaviões, Lula não decepcione os corintianos que verão o desfile da escola.
Popularidade
A popularidade de Lula costuma render dividendos no mundo pop. Em 1995, uma frase do ex-presidente se transformou na música "Luiz Inácio (300 picaretas)", do Paralamas do Sucesso. Eleito "o cara" pelo presidente americano Barack Obama, acabou virando "ponta" em um episódio do South Park, em 2009, no qual fazia parte de uma comissão formada pelos principais chefes de Estado do mundo para livrar a Terra da invasão de um bandido intergaláctico.
Em 2009, o cineasta Fábio Barreto resolveu contar a trajetória de Lula, desde sua infância pobre em Pernambuco até se consagrar como líder sindical dos metalúrgicos do ABC. Baseado no livro de Denise Paraná, O filme "Lula, o filho do Brasil" entrou em cartaz em janeiro de 2010, sob críticas e aplausos. No final do ano passado, a editora Sarandi lançou uma coleção intitulada "História do Brasil em Quadrinhos", cujo primeiro volume abordava a história do ex-presidente. O título do gibi era "Luiz Inácio Brasileiro da Silva".
FONTE:
CORREIO DO ESTADO

HISTÓRIA DA BANDA CALYPSO VAI VIRAR FILME

Imagem: blog calypson com paixão

A história do casal Chimbinha e Joelma, da banda Calypso, vai virar filme. "Isso é Calypso", título provisório do projeto, será dirigido por Caco Souza, de "400 Contra 1", e está em fase de captação. O roteiro ficará nas mãos de Josefina Trota e René Belmonte, autor do recente "Assalto ao Banco Central" e da série "Se Eu Fosse Você".
O filme deve misturar realidade e ficção para contar a trajetória do grupo, que já tem mais de 13 milhões de discos vendidos. O Calypso começou a carreira no final da década de 1990, misturando ritmos do norte brasileiro, latinos e caribenhos. Guitarrista virtuose, Chimbinha tocava nos subúrbios de Belém e Joelma se apresentava em Almerin, no interior paraense.
Sem gravadora, independente, o casal conseguiu arrebanhar uma base fiel de fãs, criou moda e acabou se impondo para a grande mídia. "Eles inovaram no som, na maneira como divulgaram seu trabalho e na fórmula que inventaram para que essa parceria na vida pessoal e nos palcos desse tão certo. É um exemplo com o qual o Brasil vai se encantar", afirma Caco Souza em comunicado.
"Isso é Calypso" será fruto de uma parceria entre as produtoras ViraLata Filmes e Black Maria. Os protagonistas ainda não foram selecionados e o cronograma do longa-metragem continua em aberto.
FONTE:
CORREIO DO ESTADO

EX-PRESIDENTE ITAMAR FRANCO MORRE EM SÃO PAULO AOS 81 ANOS

Brasília e São Paulo – Morreu hoje (2), aos 81 anos, o senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS). Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma leucemia. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a leucemia surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia.

O último boletim médico, divulgado ontem (1º) pelo hospital, informava que o estado de saúde do senador era grave e que ele continuava internado na unidade de terapia intensiva (UTI), necessitando de ajuda mecânica para respirar.

Itamar Franco nasceu em 28 de junho de 1930 e chegou à Presidência da República em 1992, após a renúncia de Fernando Collor de Mello, envolvido em denúncias de corrupção. O senador, que exercia atualmente a vice-presidência do PPS, foi também governador de Minas Gerais e prefeito de Juiz de Fora.

Elaine Patrícia Cruz
Repórter da Agência Brasil

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

sexta-feira, 1 de julho de 2011

NO MERCOSUL, A PROSPERIDADE DE UM TEM QUE SER A PROSPERIDADE DE TODOS


Presidenta Dilma Rousseff discursa na sessão de abertura da 41ª Cúpula do Mercosul, em Assunçào. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff, ao discursar na primeira sessão da 41ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, nesta quarta-feira (29/6), em Assunção, Paraguai, deu ênfase ao desenvolvimento econômico e social dos países que integram o bloco econômico sul-americano. No entanto, a presidenta lembrou que para seguir no rumo certo é preciso avaliar o momento atual para, em seguida, pensar o futuro. Ela frisou que o mundo passa por grandes transformações.
“Que cada grande realização conjunta seja fonte de estímulo e inspiração para seguirmos adiante na plena realização de nossas excelentes perspectivas. No Mercosul, a prosperidade de um tem de ser a prosperidade de todos.”
Nesta parte do discurso, a presidenta lembrou que a crise financeira mundial de 2008 ainda não foi superada. Grandes economias, como os Estados Unidos, “passam por enormes dificuldades de recuperação, com a economia crescendo muito abaixo do esperado”. Enquanto isso, a União Europeia enfrenta situação dramática com seus membros passando por graves crises de ordem privada, fiscal e financeira. O caso da Grécia, de Portugal, da Irlanda e até da Espanha foram citados como exemplos de ter consequências negativas, afetando muitas economias.

Dilma Rousseff afirmou também que “os países em desenvolvimento da América Latina, da Ásia e da África tem, nesse contexto, tido um desempenho muito mais dinâmico, mas muitos de nós tem sofrido as consequências do excesso de liquidez produzido pelos países ricos, que compromete nossa competitividade e tem sido o principal fator responsável pelas pressões inflacionárias existentes”.

Por isso, defendeu que os países do Mercosul mantenham-se sempre atentos. “Somente seremos capazes de seguir aprofundando as oportunidades que surgirão se tivermos uma estratégia conjunta sobre a vocação e o futuro do nosso bloco e, sobretudo, sobre a forma em que vamos nos inserir no mundo multipolar hoje em construção”, disse.
“Estou segura de que o Alto Representante-Geral do Mercosul, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, dará contribuição valiosa para esse exercício, promovendo ideias novas e propostas de ação.”
Após os cumprimentos de praxe, a presidenta Dilma deu início ao discurso com ênfase ao orgulho “de havermos acreditado no projeto de desenvolvimento voltado para a sociedade de nossos Países”. E prosseguiu: “Estamos construindo uma grande área sul-americana de paz, democracia, justiça social e desenvolvimento.”


Dilma Rousseff agradeceu aos parceiros do Mercosul pelo apoio a eleição do professor José Graziano da Silva ao cargo de diretor-geral da FAO. Ela disse estar convicta de que Graziano irá atuar “com o mais elevado sentido de profissionalismo em prol de todos os Estados Membros daquela importante Agência Especializada”. Segundo ela, a eleição de Graziano consistiu numa vitória não somente do Brasil, mas de todo o grupo de países latino-americanos e caribenhos.

No discurso, a presidenta brasileira lembrou do momento atual nas economias dos países que integram o Mercosul e explicou que trata-se de um modelo de crescimento único no mundo não apenas pela expansão numérica do PIB, mais um processo de geração compartilhada de riqueza, segundo ela, vinculada à humanização do desenvolvimento, que se quer socialmente justo e ambientalmente sustentável.
“Nosso modelo busca a prosperidade pela incorporação das massas historicamente excluídas. A inclusão social tornou-se motor da economia, não o contrário, como insistiram — e fracassaram, no passado — governantes e economistas desvinculados de nossas realidades nacionais. Progredimos, ademais, na estabilidade da democracia, duramente conquistada ao longo de nossa história. Uma história nem sempre pródiga em exemplos de humanidade em relação aos menos favorecidos, ou tolerante do ponto de vista da pluralidade do pensamento político e da ação social.”
Em seguida, a presidenta Dilma relatou os avanços do bloco econômico em 20 anos de existência como exemplo a criação e a consolidação da união aduaneira fato que permitiu que o crescimento regional saísse de US$ 5 bilhões, em 1991, para US$ 44,5 bilhões no ano passado. Nestas duas décadas, conforme destacou, houve um intenso trabalho no sentido de aprofundar e facilitar as relações econômico-comerciais. Isso resultou, por exemplo, que no ano passado fosse aprovado o Código Aduaneiro do Mercosul.

Ela lembrou o lançamento da negociação do acordo de investimentos, bem como da decisão de criar um Protocolo de Contratações Públicas. O bloco de países também acreditou, segundo a presidenta, que as compras do Estado devem apoiar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, preparando as empresas e sociedades para a economia do conhecimento.
“Temos objetivos definidos para uma política de livre circulação de pessoas. Adotamos plano de promoção de direitos civis, culturais e econômicos, com o propósito de assegurar igualdade de condições e de acesso ao trabalho, saúde e educação. Enquanto países mais prósperos e desenvolvidos desmontam o Estado do bem-estar social, os países do Mercosul investem cada vez mais em programas de proteção social.”
Após o discurso, a presidenta Dilma seguiu para o almoço oferecido pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Depois, os presidentes e representantes dos países integrantes do Mercosul participaram da foto oficial. A presidenta retorna ainda hoje para o Brasil.

FONTE:
BLOG DO PLANALTO

QUIXADÁ BEAT MUSIC - UM SHOW DE SOLIDARIEDADE



A ONG U2 MARAPONGA fundada em 2005 tem como objetivo divulgar o trabalho da banda Irlandesa U2 a seus fãs nos mais diversos locais (Logradouros Públicos, Escolas Públicas, Associações de Bairros, Instituições Sociais e Afins) da cidade de Fortaleza. Um dos seus principais eventos realizado anualmente, intitulado como “Projeto Rock Itinerante”, oferece a bairros e comunidades shows de bandas covers do U2. O Projeto não cobra dinheiro como entrada em suas apresentações, mas sim, alimentos não perecíveis, roupas, livros ou brinquedos, que são doados às instituições carentes da capital. Percebendo o sucesso do evento ao longo dos anos e visando alcançar novos públicos para disseminação dos trabalhos da ONG, o projeto “Rock Itinerante” em parceria com os seus colaboradores de Quixadá, ou seja, Cleilton Pereira, Geiziane Barros, Lucas Tavares e Washington Bernardo a ONG está realizando uma edição do projeto no município, intitulando-o de “Quixadá Beat Music”. O projeto conservará todos os seus princípios, o que inclui uma campanha de arrecadação de alimentos e donativos que serão doados a Associação Novos Horizontes e ao Banco de Alimentos do Município.

A prefeitura de Quixadá vem dando total apoio através da Fundação Cultural para a realização do evento que conta também com uma parceria com a União Musical Alternativa do Sertão Central (UNIMASC) e patrocínio de grandes nomes empresarias do município.

Os organizadores estão cuidando de cada detalhe para que o Quixadá Beat Music seja de fato, o maior evento beneficente da história do Sertão Central, devida a sua estrutura, a participação de caravanas e ampla divulgação em redes sociais, blogs, jornais e sites oficiais dos fãs do U2 no Brasil.

A campanha de doações está acontecendo deste o dia 02 de junho, tendo como postos de arrecadação a Fundação Cultural Raquel de Queiroz, Rádio Liderança FM e na Casa da Juventude e terá duração até o dia do evento em 02 de julho com um mega show da maior banda cover do U2 no Brasil: Banda ONE. O show terá ainda a participação da banda Malafaya que foi escolhida pelo público através de votação eletrônica na página do evento no Orkut e Facebook e contará com sorteio de brindes e transmissão ao vivo pela web rádio Quixadá Hits e outras surpresas.

HEITOR FERRER CRITICA EMANCIPAÇÃO DE DISTRITOS NO ESTADO


Deputado Heitor Ferrer (PDT)

O deputado Heitor Férrer (PDT) reforçou nesta terça-feira (28/06), em plenário, sua posição contrária a emancipação de novos municípios no Estado. Para ele, além de ser mais um gasto, a criação de distritos vai dar margem para novos escândalos de desvio público. 

O parlamentar lembrou da declaração do promotor Luiz Alcântara, que participa das investigações que levaram a decretar a prisão do prefeito e de diversos outros agentes públicos do município de Senador Pompeu. De acordo com Heitor, 80 prefeituras estão inseridas na rede montada pelo empreiteiro Raimundo Morais Filho, o Moraisinho. Conforme o pedetista, R$ 30 milhões foram desviados de Senador Pompeu. 

Heitor ressaltou que a verba de muitas prefeituras funciona como fonte de renda e enriquecimento para quem está no comando. Disse também que, apesar de alguns gestores garantirem que suas prefeituras estão falidas continuam na disputa pelo comando dessas administrações. 

O pedetista afirmou que havia apresentado projeto de lei obrigando o Governo Estadual a encaminhar para a Assembleia informações sobre os recursos federais recebidos. Outro projeto apresentado pelo parlamentar diz respeito à notificação acerca da liberação de recursos pelo Estado aos municípios. As duas propostas, no entanto, receberam parecer contrário dos respectivos relatores e foram rejeitadas.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) contestou os argumentos de Heitor, afirmando que a criação de municípios tem obtido “excelentes resultados”. Com relação à corrupção generalizada, ele sugeriu a fiscalização dos contratos feitos. “Basta que uma equipe faça um raio x e veja o quanto foi desviado. É fácil jogar para plateia e jogar todo mundo na vala”, disse.
LS/AM

FONTE:

MODEMS DE INTERNET PRODUZIDOS NO BRASIL TERÃO ISENÇÃO DE IPI E COFINS


Agencia de Noticias do Acre/Flickr.com

Equipamentos de informática e automação produzidos no Brasil passam a contar com isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a partir desta segunda-feira (27/6), conforme lei nº 12.431/2011 sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Estão incluídos no texto os modems de internet banda larga e também os modems de acesso pela tecnologia 3G, desde que sejam fabricados no país, nos termos do que determina a legislação. No caso dos modems, foi concedida ainda isenção da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Com a isenção do imposto, o governo aposta na queda dos preços desses produtos, tornando-os mais acessíveis à população, segundo explica o Ministério das Comunicações. A medida vale até 31 de dezembro de 2014; a partir daí, haverá uma tabela regressiva de isenção que termina totalmente em dezembro de 2019.

FONTE:
BLOG DO PLANALTO

quarta-feira, 29 de junho de 2011

IBICUITINGA REALIZA A V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

O objetivo da conferência consiste em avaliar a situação atual da Assistência Social no Município e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento.

Na próxima sexta-feira(01), estará sendo realizada em Ibicuitinga a V Conferência Municipal da Assistencia Social realizada através da Secretaria de Ação Social do município e contará com a presença de varios segmentos da sociedade ibicuitinguense.

O objetivo da conferência consiste em avaliar a situação atual da Assistência Social no Município e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento. O evento tratará também dos avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, serviços, programas, projetos e benefícios.

PROGRAMAÇÃO:

Evento: V Conferencia Municipal da Asssitencia Social
Data: 01/07/2011
Local: Secretaria de Municipal de Ação Social

07:30h – CREDENCIAMENTO
08:30h – ABERTURA COM CERIMONIAL
09:10min – Leitura e aprovação do Regimento Interno
09:30h – CONFERÊNCIA MAGNA - Tema: “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores no âmbito Municipal”
10:10h – Debate
10:40h – Trabalhos de Grupos
12:00h – Almoço
13:00h – Continuação dos Trabalhos de Grupos
13:40h – Plenária de Aprovação das Propostas dos Grupos
15:00h – Eleição dos Membros da Sociedade Civil para compor o Conselho Municipal da Assistência Social
15:30h – Eleição dos Delegados para IX Conferência Estadual de Assistência Social
16:00h - Encerramento

Assessoria de Comunicação
 
FONTE:
BICIDADE.COM

ESTRATÉGIA PROMOVE O CEARÁ NO MERCADO RUSSO


Uma nova estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, para atrair o mercado russo já está em curso. Em Moscou, trens metropolitanos e vagões do metrô russo circulam com imagens das potencialidades cearenses. A promoção, que ficará até outubro deste ano,é uma parceria da Setur com a Embaixada do Brasil em Moscou, a Aero Green Group ( empresa multimídia russa), Transportes Aéreos Portugueses (TAP) e Iberia Linhas Aéreas da Espanha. A iniciativa faz parte da campanha da Embratur “BRAZIL IS CALLING YOU”, desencadeada no mercado russo.

Na noite desta terça-feira (28), a Embaixada do Brasil e a Tap recebem formadores de opinião, organizadores de eventos corporativos, jornalistas e empresários do trade turístico de Moscou para um dos eventos que integram a campanha: jantar no tradicional Riz Carlson Restaurant. Durante o evento, um sorteio definirá nomes de sete casais presentes , os quais virão cumprir programação de dez dias no Ceará, entre setembro e outubro próximos. Aqui, os sorteados serão hóspedes dos resorts Vila Galé Cumbuco e Dom Pedro Laguna Beach Vilas Golf & Resort .

Para o secretário Bismarck Maia, “com essa iniciativa estamos fortalecendo a imagem do Ceará no mercado russo”. Em setembro, a Setur participa da Leisure Fair Moscou 2011 , que acontecerá de 21 a 23 e realiza o worshop “É fácil vender o Ceará/ It's easy selling Ceará” , com a presença de diversos hoteleiros cearenses. Na ocasião, serão distribuídos brochuras técnicas da comercialização do produto turístico cearense, editado em russo, produzido por agência especializada daquele país, que virá ao Ceará ,em julho, para captar imagens e gerar textos para a edição desse material, financiado pelo trade cearense.

Para Fernando Holanda, coordenador Internacional de Marketing da Setur, o Governo do Estado está conquistando novas fronteiras de mercado atingindo os países do leste europeu. Segundo o Coordenador, esse material impresso, também será utilizado na promoção do Ceará nas feiras de turismo da Ucrânia (04 a 06/10) , República Tcheca (17 a 18/10) e Polônia (19 a 22/10), com o apoio das respectivas embaixadas brasileiras, as quais anunciam a isenção de vistos consulares para o Brasil.

FONTE:
Assessoria de Imprensa daSetur
Carmen Inês Matos Walraven ( carmeninesm@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 8732.2041 - 3101.4654 - 4661)

AGENTES DE EDEMIAS INTENSIFICAM COMBATE À DENGUE EM CHORÓ

Foto: Jonathas Oliveira
O verão é a estação mais preocupante para as autoridades de saúde no que se refere à dengue, porque o período de chuvas, que precede o sol forte, favorece as condições para a proliferação do mosquito Aedes Aegpty, transmissor da doença.
 
Para impedir que a cidade sofra uma epidemia da doença como em Fortaleza, que de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) é o município cearense com maior número de óbitos provocados pela doença. Agentes de Controle de Endemias vem intensificando os trabalhos em Choró no sertão central cearense, os agentes de endemias têm visitado as residências e orientado os moradores quanto à necessidade de prevenir contra a dengue evitando principalmente a água parada.

Para combater a doença, mutirões de limpeza já foram agendados pela Secretaria de Saúde. Os moradores do Distrito de Barbada e regiões vizinhas receberam a equipe dos Agentes de Controle de Endemias e da Secretaria de Saúde de Choró. O mutirão incluiu atividades de limpeza, orientação aos moradores e distribuição de panfletos, de acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica e endemias, Karla de Sousa Lemos, 35 anos. Ainda segundo Karla foi confirmado em Choró, 38 casos e 120 foram notificados. No caso do Distrito de Barbada passa ser uma área focal onde os agentes atacarão em duas frentes eliminando assim possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

A coordenadora ainda chama atenção das pessoas que procurem a rede pública municipal de saúde em Choró, segundo Karla muitas pessoas estão indo direto para Quixadá dificultando assim o trabalho. “Por exemplo: De 20 casos, notificamos 2, então peço que as pessoas nos procurem, no caso da localidade da Barbada onde o vereador Marcondes Jucá chamou atenção de possíveis casos e levou essa discussão no plenário da Câmara de imediato tomamos todas as providências, e fizemos o bloqueio onde existiam casos suspeitos”.    

Porém, Karla afirmou que é importantíssimo a população colaborar para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. “Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Então, a dica é manter recipientes, como caixa d’água, barris, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, e outros locais que possam acumular água. É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar a água e lavar os recipientes com água e sabão”.

Mais Informações
Secretaria de Saúde do Município de Choró

Telefone: (88) 3438.1111
Av. Coronel João Paracampos, Centro.

FONTE:
JONATHAS OLIVEIRA NEWS

JOVENS FAZEM MARCHA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL EM QUIXERAMOBIM

Imagem Quixeramobim Agora
Na manhã de ontem, 28, aconteceu a marcha de combate ao trabalho infantil pelas ruas do município de Quixeramobim, no Sertão Central. O objetivo da marcha é envolver os órgãos que prestam serviço em defesa das crianças e adolescentes do município, além de alertar a sociedade a esse grave problema de saúde pública que vem causando impactos sociais, educacionais na saúde de nossas crianças.

Em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou na segunda-feira, 27, no Memorial Antonio Conselheiro, o primeiro concurso teatral de Erradicação ao Trabalho Infantil. Foram doze apresentações de escolas das zonas rural e urbana, resultado do trabalho desenvolvido sobre a conscientização e sensibilização em combate ao trabalho infantil com o tema “deixar de estudar é um dos riscos”.

As escolas vencedoras do concurso foram: Aluisio Barros Leal, do Distrito de Encantado (1º Lugar), e Coronel Virgilio Távora, da Comunidade de Algodões, (2º lugar). O evento contou com a participação de alunos, professores, pais, coordenadores, além de integrantes das secretarias de saúde, ação social, educação, cultura e comunidade em geral.

FONTE:
QUIXERAMOBIM AGORA

ÍNDICE QUE REAJUSTA CONTRATOS DE ALUGUEL APRESENTA DEFLAÇÃO DE 0,18% EM JUNHO

Imagem Google
São Paulo – O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que é usado como referência para o reajuste de contratos de aluguel, teve queda de 0,18%, em junho, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados hoje (29). Em maio, o índice teve alta de 0,43%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês corrente.

Um dos componentes do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou deflação de 0,12%, em junho, ante variação de 0,9% em maio. De acordo com a FGV, seis dos sete grupos componentes do IPC registraram queda em suas taxas de variação, com destaque para alimentação (de 1,09%, em maio, para -0,81%, em junho) e transportes (de 1,14% para -1,34%).

Também apresentaram redução na inflação os grupos habitação (de 0,84% para 0,45%), saúde e cuidados pessoais (de 0,89% para 0,54%), despesas diversas (de 0,49% para 0,15%) e vestuário (de 1,14% para 0,83%). Nesses grupos, os destaques foram: tarifa de eletricidade residencial (de 1,80% para 0,26%), medicamentos em geral (de 2,28% para -0,05%), cigarro (cujos preços haviam apresentado alta de 1,13% na apuração anterior e neste levantamento permaneceram estáveis) e roupas (de 1,58% para 1,15%).

Já o grupo educação, leitura e recreação apresentou acréscimo na taxa, ao passar de 0,22%, em maio, para 0,55%, em junho. Nessa classe de despesa, um dos destaques é o comportamento do item passagem aérea, cuja inflação passou de 1,89% para 16,92%, no período.

Outro componente do IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em junho, inflação de 1,43%, abaixo do resultado de maio, 2,03%. Os três grupos componentes do índice apresentaram decréscimos: materiais e equipamentos, de 0,43% para 0,42%; serviços, de 0,53% para 0,37%; e mão de obra, de 3,70% para 2,46%.

Segundo a FGV, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), terceiro componente do IGP-M, apresentou taxa de variação de -0,45%, ante 0,03%. O índice relativo aos bens finais variou -0,50%, em junho. Em maio, esse grupo apresentou variação de -0,11%.

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

terça-feira, 28 de junho de 2011

15º PULA FOLGUEIRA DE QUIXADÁ, TRAZ GRANDES ATRAÇÕES

O evento acontecerá nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho na Praça José de Barros e contará com as Bandas Forró do Muído, Aviões do Forró, Dorgival Dantas, Ítalo e Reno e Chicabana.

O Prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, anunciou na terça-feira, 28, as atrações que subirão ao palco de uma das maiores festas juninas do Ceará. Além das grandes bandas a festa contará com a participação de 18 quadrilhas juninas de 12 municípios, e apresentação dos grupos dos Distritos Educacionais, que ocorrerão na primeira noite.

Para garantir diversão total dos quixadaenses e visitantes a Prefeitura cuida dos últimos detalhes, que vão desde melhorias no espaço físico da Praça, arquibancadas, camarotes, palco, som, iluminação, telões, segurança e outros. Como de costume não será aceita a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em recipiente de vidro e a menores de 18 anos.

Esse será sem dúvida alguma o melhor Pula Fogueira de toda sua história, estamos trabalhando para que o evento supere todas as expectativas, e que assim como o último Carnaval Popular, as famílias possam se confraternizar em grande estilo, com paz e muita alegria. Como prometemos estamos trazendo as melhores atrações, e assim atendendo o pedido de milhares de quixadaenses ”, disse o prefeito Rômulo Carneiro.

Programação das Bandas sempre a partir das 23h

Quarta-feira,6 de julho: Forró do Muído

Quinta-feira,7 de julho: Aviões do Forró

Sexta-feira, 8 de julho: Dorgival Dantas e Ítalo e Reno

Sábado, 9 de julho: Chicabana

O Pula Fogueira é um evento realizado pela Prefeitura de Quixadá e conta com o apoio do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo.

FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

segunda-feira, 27 de junho de 2011

DILMA VETA ARTIGO DE LEI QUE BENEFICIARIA BANCOS NA QUITAÇÃO DE DÍVIDAS

Roberto Stuckert Filho/Divulgação
Brasília - A presidente Dilma Rousseff sancionou com vetos a Lei 12.431. Entre os vetos está o do artigo que permitia o pagamento de dívidas com o governo, usando títulos públicos antigos. A medida beneficiaria donos de bancos que poderiam liquidar dívidas contestadas judicialmente pelo valor integral dos títulos, atualmente bem maior que o valor de mercado. A lei foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União.
A Lei nº 12.431 resulta da Medida Provisória (MP) nº 517, aprovada pelo Congresso Nacional no início de junho e trata de vários assuntos. A MP foi um dos últimos atos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a editou no penúltimo dia de seu mandato.

Além de vetar a quitação de dívidas com títulos públicos pelo valor original, a presidente Dilma Rousseff também vetou mais dois artigos do texto, um que permitia às sociedades anônimas, com ativos inferiores a R$ 240 milhões ou receitas brutas anuais inferiores R$ 500 milhões, publicarem suas demonstrações financeiras na íntegra apenas na internet. A presidenta considerou que a publicação apenas na internet "não assegurava adequadamente a publicidade e a transparência dessas informações aos acionistas e à sociedade".

Dilma Rousseff também vetou o artigo que revogava a exigência da estimativa de renúncia fiscal das universidades inscritas no Programa Universidade para Todos no termo de adesão pelo Ministério da Educação. O governo considerou que a presença dessa informação no termo de adesão é "mecanismo relevante para a avaliação do impacto dos benefícios fiscais concedidos".

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

DEPUTADA DO RJ DEFENDE DIREITO DE NÃO CONTRATAR GAY

Deputada Estadual Myrian Rios (PDT)
Um vídeo em que a atriz e deputada estadual Myrian Rios (PDT) defende, em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o direito de não contratar um homossexual, causou polêmica hoje na internet. Na gravação, da última terça-feira, Myrian, que se define como "missionária católica", pede aos colegas parlamentares que votem contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 23/2007, que inclui a orientação sexual entre as características pelas quais um cidadão não pode ser discriminado, segundo a Constituição do Estado.

O assunto chegou a ser um dos cinco mais comentados do mundo no microblog Twitter, no começo da noite. Ao começar o discurso, Myrian disse que queria deixar bem claro que não é preconceituosa e não discrimina; que prega o amor e respeito ao próximo e, da mesma forma que faz isso, quer também ser respeitada por suas decisões. "Ora, se somos todos iguais, com os mesmos direitos, também tenho que ter o direito de não querer um funcionário homossexual na minha empresa", disse.

E continuou: "Digamos que eu tenha duas meninas em casa, seja mãe delas, e contrate uma babá, e ela mostra que sua orientação sexual é ser lésbica. (Mas,) se a minha orientação for contrária, e quiser demiti-la, não posso. Vou ter de manter a babá na minha casa, cuidando das minhas meninas e sabe Deus se ela não vai cometer pedofilia com elas".

A deputada citou outro exemplo. "O rapaz escolheu ser homossexual, travesti, aí contrato ele para ser motorista da minha casa e tenho dois meninos. Ele começa, então, a vir trabalhar vestido de mulher. Aí eu, como mãe dos dois, digo: 'Opa, não é essa a minha orientação sexual aqui em casa. Aqui eu gostaria que meus filhos crescessem pensando em namorar uma menina, para perpetuar a espécie, como está em Gênesis".

"No momento em que eu descobrir que o motorista é homossexual e poderia estar, de uma maneira ou de outra, tentando bolinar meu filho, não vou poder demiti-lo. A PEC 23 não me permite", afirmou. "Se essa PEC passa e o rapaz tem uma orientação sexual `pedófilo', e a orientação dele é ter relacionamento sexual com um menino de 3 a 4 anos, não vamos poder fazer nada porque ele estará protegido", disse.

FONTE:
DIARIO DO GRANDE ABC

DILMA NOMEIA LULA PARA REPRESENTAR O BRASIL EM EVENTO DA UNIÃO AFRICANA


Ex-Presidente Lula
Brasília - A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como chefe da missão especial do governo brasileiro na Assembleia Geral da União Africana. Embora a nomeação tenha ocorrido na semana passada, devido o feriado, somente hoje foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União.

O encontro da União Africana ocorrerá na Guiné Equatorial a partir de amanhã (28) até sexta-feira, 1º de Julho. O tema central será o Empoderamento da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável. Está prevista para a quinta-feira, dia 30, uma fala de Lula sobre o assunto.

Além de Lula, também vão integrar a delegação brasileira, o subsecretário-geral Político do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, a embaixadora do Brasil na Guiné Equatorial, Eliana da Costa e Silva Puglia, e a embaixadora do Brasil em Adis Abeba, Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert.

Edição: Aécio Amado
Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil
FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

PROPOSTA REDUZ PARA 14 ANOS IDADE MÍNIMA PARA TRABALHAR

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 35/11, do deputado Onofre Santo Agostini (DEM-SC), que fixa em 14 anos a idade mínima para que uma pessoa possa firmar contratos de trabalho. Atualmente, a Constituição proíbe o trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14.

Segundo o autor da proposta, o texto constitucional não condiz com a realidade do País, uma vez que muitos adolescentes precisam trabalhar para sobreviver. “Adolescentes proibidos de trabalhar acabam atraídos pelo mercado informal, para a prática de mendicância e até mesmo compelidos ao tráfico”, argumenta.

O parlamentar ressalta que o emprego ajuda na formação moral e educacional do jovem, além de gerar mais renda para a família. “Havendo acompanhamento, estando o adolescente regularmente matriculado e frequentando a escola, o trabalho só trará benefícios”, diz.

Santo Agostini acrescenta que o adolescente em trabalho formal não terá tempo para “perambular pelas ruas” e se envolver em atividades ilícitas.

Tramitação

A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à sua admissibilidade. Se for aprovada, será examinada por uma comissão especial criada especificamente para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde será votada em dois turnos.


Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

FONTE:

CINCO NOVOS EQUIPAMENTOS SOCIAIS SÃO INAUGURADOS EM TRÊS MUNICÍPIOS NESTA SEMANA

banner
A construção de novos equipamentos sociais é essencial ao desenvolvimento humano, à saúde e à educação das pessoas. Sob essa premissa do Governo do Estado, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, inicia nesta terça-feira (28) uma série de inaugurações das obras do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). Só em junho, serão entregues cinco novos equipamentos sociais aos cidadãos dos municípios de Caririaçu, Saboeiro e Barroquinha, com investimento da ordem de R$ 1,7 milhão.

Serão inaugurados um ginásio poliesportivo, dois Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dois Polos de Convivência Social, que devem beneficiar diretamente 1.500 crianças e adolescentes e outras 1.000 famílias nos três municípios.

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal.

Proares II

O Proares II financia a construção de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de Educação Infantil (CEIs), de Esporte, Ginásios Poliesportivos, Polos de Convivência e Bibliotecas. Além disso, disponibiliza às unidades de ação social já existentes, equipamentos e material permanente. O programa promove, ainda, a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nos novos equipamentos sociais.

Para a escolha dos equipamentos sociais, a sociedade civil organizada, a comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.

Novos convênios

Em março passado, o titular da STDS, Evandro Leitão, assinou, junto ao Governador Cid Gomes, convênios com 20 novos municípios da terceira rodada do Proares II. Serão construídos, nos municípios contemplados em 2011, 55 equipamentos sociais que representam um investimento da ordem de R$ 28,3 milhões. Os municípios beneficiados são: Acaraú, Alto Santo, Apuiarés, Campos Sales, Capistrano, Caridade, Cariús, Coreaú, Iguatu, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Massapê, Mauriti, Monsenhor Tabosa, Palmácia, Pedra Branca, Pires Ferreira, Santana do Acaraú e Sobral.

Serviço:

Caririaçu – 28 de junho (terça-feira) – 10 horas
Saboeiro – 28 de junho (terça-feira) – 15 horas
Barroquinha – 30 de junho (quinta-feira) – 10 horas

FONTE:
Assessoria de Imprensa da STDS
Carlos Eugênio Saraiva ( imprensa@stds.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.2089 - 2099)
twitter: @stdsonline

SEGURANÇA PÚBLICA DISCUTIRÁ MERCADO ILEGAL DE CIGARROS

Imagem Google
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou requerimento de realização de uma audiência pública para discutir o mercado ilegal de fumo no País. O debate ainda não tem data marcada.

Até maio deste ano, a Polícia Federal apreendeu mais de 2 milhões de dólares (cerca de R$ 3,4 milhões) em cigarros clandestinos no Brasil. Os números, no entanto, podem ser bem maiores, como avalia o deputado Enio Bacci (PDT-RS), um dos autores do pedido para a organização da audiência. "Nós temos registros apenas de grandes apreensões, de toneladas do produto em caminhões. Mas, diariamente, ‘contrabandistas-formiguinhas’ trazem o porta-malas do carro recheado com pacotes de cigarros - em poucos casos, são identificados pela Polícia", diz.

Bacci destaca que, em 2010, o mercado ilegal de cigarros fez com que o Brasil perdesse R$ 5 bilhões em arrecadação de impostos.

Paraguai

O deputado explica que os cigarros contrabandeados entram no País principalmente pela fronteira com o Paraguai. Citando reportagem recém-exibida pela TV Record, Bacci lembra que um em cada três cigarros consumidos no Brasil é oriundo do mercado clandestino paraguaio. O Paraguai, segundo o parlamentar, produz 20 vezes mais o produto do que a população paraguaia seria capaz de consumir.

Advogado com especialização na área criminal, Enio Bacci espera que a audiência pública possa indicar soluções possíveis para o problema. "É importante que o governo tenha noção de que sabemos que há uma grande campanha nacional de controle sobre o tabaco. Para que esse controle seja realmente viável, no entanto, é necessário que a mercadoria seja legal, de origem nacional e fiscalizada pela Anvisa. Hoje, não há fiscalização alguma sobre os cigarros contrabandeados”, afirma.

Convidados

Serão convidados para o debate o jornalista Marcelo Rezende, da TV Record, além de representantes do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, da Receita Federal, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Grupo de Proteção à Marca e da Fundação Getúlio Vargas.

Reportagem – Ana Raquel Macedo/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira
 
FONTE:

FAMÍLIAS JÁ RECEBEM PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EM MATO GROSSO

Sete famílias que participam do projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena, com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, estão recebendo uma bolsa no valor de R$ 250,00 mensais em forma de um pagamento por serviços ambientais.


Familias recebem bolsa por serviços ambientais
Os chamados PSA são um instrumento que permite remunerar economicamente quem conserva ou explora de forma sustentável uma área.

O pagamento feito pelo projeto Poço de Carbono Juruena é uma forma de compensar as famílias que conservaram melhor suas áreas por meio da utilização de sistemas agroflorestais. “Os agricultores foram escolhidos pela maior diversidade de espécies plantadas, levando em consideração também a quantidade de mudas usadas”, explica Ariane Ramos, coordenadora local do projeto, desenvolvido no município de Juruena, na região Noroeste de Mato Grosso.

“Quanto mais diverso é um sistema agroflorestal, mais mão de obra é necessária para o seu desenvolvimento, mas o ganho ambiental também é maior e por isso essas famílias mereciam ser compensadas”, avalia. Durante os dez meses de vigência do pagamento, cada família terá recebido R$ 2.500,00 que deverão ser revertidos em investimento para melhoria dos sistemas agroflorestais em desenvolvimento por essas famílias. Com esse recurso é possível, por exemplo, promover a irrigação de uma pequena área com o auxílio de uma roda d’água ou motor. Lucilene Silva, que vive na comunidade Somapar, é uma das agricultoras que está recendo o pagamento por serviços ambientais. No quintal de seu lote ela cultiva mais de 50 espécies frutíferas e madeireiras. “Comecei trabalhando mais com abacaxi e banana, que são as frutas que as crianças mais gostam e com o projeto eu já plantei cupuaçu, açaí, cacau,mogno, figueira, limão e mais uma variedade de espécies. Só de pupunha, foram mais de 7 mil mudas plantadas”, comenta.

A expectativa de Lucilene é fazer a irrigação do seu plantio de pupunha que é bastante rentável na região Noroeste, onde há três indústrias de beneficiamento do palmito. “Eu já tenho uma roda d’água para fazer a irrigação, mas preciso comprar uma caixa d’água e fazer o encanamento e é com isso que vou investir o dinheiro que minha família está recebendo”, avalia. “Se não viesse esse recurso, eu não teria condições de fazer isso agora, mas agora vai dar. Dinheiro não tem um tanto que é bom. Se a gente não conseguir driblar com pouco dinheiro, com muito você também não faz muita coisa”, finaliza.

A coordenação do projeto avalia que o pagamento por serviços ambientais iniciado com essas famílias irá ajudar a fornecer parâmetros sobre a viabilidade da utilização desses instrumentos para pequenos e médios agricultores, assentados, ou proprietários privados. “Queremos fazer um comparativo sobre o quanto irá melhorar a produção dos agricultores com esse incentivo financeiro a mais”, explica Paulo Nunes, coordenador técnico do projeto.

O projeto Poço de Carbono Juruena, além do PSA, paga uma bolsa de 250 reais mensais para outras oito agentes ambientais, que atuam como interlocutores entre as mais de 260 famílias que fazem parte do projeto no município de Juruena. Cada família participante recebe capacitação e orientação técnica sobre como desenvolver o tipo de sistema agroflorestal mais propício a cada agricultor. Também são fornecidas as mudas necessárias, calcário para correção do solo, além de garantir o acompanhamento técnico durante toda a vigência do projeto.

Fonte: www.24horasnews.com.br


FONTE:
CI FLORESTA

COMISSÃO DEBATE CAMPANHA CONTRA HOMOFOBIA NO ESTADO


A Comissão de Direitos Humanos realiza nesta terça-feira (28/06), às 14h30, no Complexo das Comissões Técnicas, audiência pública para discutir a Campanha “Ceará sem Homofobia”. O encontro objetiva ampliar o debate com os órgãos governamentais e a sociedade. A iniciativa partiu da deputada Patrícia Saboya (PDT).

De acordo com a parlamentar, o Ceará vem dando sua contribuição na luta contra o preconceito sexual. Em 2010, o Governo do Estado criou a Coordenaria de Políticas Públicas, vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. O órgão tem como objetivo diminuir preconceitos e discutir ações sociais voltadas ao público homossexual, a exemplo do Governo Federal.

Foram convidados para a audiência representantes de entidades ligadas ao Movimento LGBTT da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Ceará.
LS/AM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...