Pages

quarta-feira, 29 de junho de 2011

AGENTES DE EDEMIAS INTENSIFICAM COMBATE À DENGUE EM CHORÓ

Foto: Jonathas Oliveira
O verão é a estação mais preocupante para as autoridades de saúde no que se refere à dengue, porque o período de chuvas, que precede o sol forte, favorece as condições para a proliferação do mosquito Aedes Aegpty, transmissor da doença.
 
Para impedir que a cidade sofra uma epidemia da doença como em Fortaleza, que de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) é o município cearense com maior número de óbitos provocados pela doença. Agentes de Controle de Endemias vem intensificando os trabalhos em Choró no sertão central cearense, os agentes de endemias têm visitado as residências e orientado os moradores quanto à necessidade de prevenir contra a dengue evitando principalmente a água parada.

Para combater a doença, mutirões de limpeza já foram agendados pela Secretaria de Saúde. Os moradores do Distrito de Barbada e regiões vizinhas receberam a equipe dos Agentes de Controle de Endemias e da Secretaria de Saúde de Choró. O mutirão incluiu atividades de limpeza, orientação aos moradores e distribuição de panfletos, de acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica e endemias, Karla de Sousa Lemos, 35 anos. Ainda segundo Karla foi confirmado em Choró, 38 casos e 120 foram notificados. No caso do Distrito de Barbada passa ser uma área focal onde os agentes atacarão em duas frentes eliminando assim possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

A coordenadora ainda chama atenção das pessoas que procurem a rede pública municipal de saúde em Choró, segundo Karla muitas pessoas estão indo direto para Quixadá dificultando assim o trabalho. “Por exemplo: De 20 casos, notificamos 2, então peço que as pessoas nos procurem, no caso da localidade da Barbada onde o vereador Marcondes Jucá chamou atenção de possíveis casos e levou essa discussão no plenário da Câmara de imediato tomamos todas as providências, e fizemos o bloqueio onde existiam casos suspeitos”.    

Porém, Karla afirmou que é importantíssimo a população colaborar para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. “Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Então, a dica é manter recipientes, como caixa d’água, barris, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, e outros locais que possam acumular água. É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar a água e lavar os recipientes com água e sabão”.

Mais Informações
Secretaria de Saúde do Município de Choró

Telefone: (88) 3438.1111
Av. Coronel João Paracampos, Centro.

FONTE:
JONATHAS OLIVEIRA NEWS

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...