Pages

sexta-feira, 11 de maio de 2012

NESTA QUINTA-FEIRA (10), QUATRO PROJETOS INICIARAM TRAMITE NA ASSEMBLÉIA


Assembleia Legislativa 

FORTALEZA - Quatro projetos de lei iniciaram tramitação na Assembleia Legislativa após leitura no expediente da sessão legislativa desta quinta-feira (10/05). Por meio do projeto 70/12, o deputado Ferreira Aragão (PDT) propõe a afixação de cartazes em hospitais públicos e delegacias de Polícia do Estado contendo o telefone e o endereço da instituição Alcoólicos Anônimos da cidade.

O projeto de lei 71/12, de autoria do deputado José Albuquerque (PSB), denomina oficialmente José Hamilton Saraiva Barbosa a policlínica do município de Aracati. Já o de número 72/12, de Sérgio Aguiar (PSB), considera de utilidade pública a Associação de Cultura dos Artesões, Artistas e Produtores de Jaguaruana, no município de mesmo nome.

O quarto projeto lido, 73/12, proposto por Fernando Hugo (PSDB), denomina Poeta José Maria Barros de Pinho a escola estadual de educação profissional localizada na avenida Rogaciano Leite, no bairro Tancredo Neves, em Fortaleza.

As matérias serão avaliadas agora pelas comissões técnicas da AL e retornarão ao plenário para votação.

AGÊNCIA ASSEMBLEIA 

APENAS 11% DOS ALUNOS SABEM MATEMÁTICA AO FIM DO ANO MÉDIO


Foto: Cleumio Pinto 
BRASILIA – A revelação do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2012 mostra um nível muito baixo na disciplina de matemática para os alunos que se encontra já no 3º ano do ensino médio. Apenas 11% dos alunos mostram destreza na área, este é o panorama mostrado no anuário.
Todos Pela Educação – que congrega sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos em torno do direito à educação básica de qualidade. Acredita que para em 2022, a meta de 70% ou mais dos alunos tenha aprendido o que é adequado para sua série. 
“Mesmo nos estados mais ricos e com investimento maior em educação, o nível de aprendizagem dos estudantes brasileiros é baixo, principalmente no ensino médio e especialmente em matemática”, aponta a diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscilla Cruz. No Sudeste, apenas 13,7% dos alunos alcançam desempenho adequado em matemática ao fim do 3º ano do ensino médio. Na Região Norte, esse percentual é de apenas 4,9% dos alunos.
A desigualdade educacional no Brasil que consta no anuário mostra que o brasileiro ver com naturalidade a oportunidade diferenciada por classe social, regiões, raças, idades. Jovens de 19 anos que concluíram o ensino médio na região norte é apenas de 39,1 % enquanto que no Sudeste é de 60,5 % mostrando essa disparidade. 
Para o secretário nacional de Educação Básica, Cesar Callegari, o anuário é uma fotografia da educação brasileira, que mostra evoluções, mas também “o enorme caminho a ser percorrido para se chegar à educação de qualidade para todos no País”.

COMERCIANTE É BALEADO EM ASSALTO NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM


Assalto deixa comerciante baleado - Foto: Quixeramobim Agora
QUIXERAMBIM – A violência no Sertão Central esta ficando quase sem controle, em Quixeramobim cerca de 190 km da capital cearense é registrado mais um assalto, constantemente são registrados assaltos e crimes, as matérias policiais tem tomados às paginas dos noticiários nos últimos meses.

Por volta das 14h35min desta quinta-feira (10), na Rua José Campos Torquato, nas proximidades do Terminal Rodoviário, dois elementos armados de revolver anunciaram o assalto ao comerciante Antônio José de Oliveira, conhecido por Dedé. Conforme informações colida no local o comerciante reagiu ao assalto e foi atingido por um disparo nas costas do lado direito. Socorrido ao hospital local foi submetido a cirurgia e passa bem.

A pessoa sente-se acuadas dentro de suas próprias residências e comércios, o medo generalizado toma conta da população que se sente sem ter como agir com o numero intenso da criminalidade. O comerciante possuía circuito interno de câmara, onde monitora todo o comercio, o que ajudou a policia a identificar os meliantes, encontra-se na delegacia um suspeito e diligências continuam para prender e solucionar urgentemente mas este assalto, o valor levado não foi informado. 

VEJA TAMBÉM:

quinta-feira, 10 de maio de 2012

EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS, REFLEXUS

MAIS DE 5% DOS BRASILEIROS SÃO DIABÉTICOS, MOSTRA PESQUISA


O número de pessoas com Diabéticos aumenta cada vez mais

BRASILIA – Dados divulgados ontem (9) pelo Ministério da Saúde indicam que 5,6% dos brasileiros são diabéticos. De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), o percentual da doença subiu principalmente entre os homens, passando de 4,4% em 2006 para 5,2% no ano passado.
O levantamento foi feito em 26 capitais e no Distrito Federal e mostra que o diabetes é mais comum em pessoas que estudam menos – 3,7% dos brasileiros que têm mais de 12 anos de estudo declaram ser diabéticos, enquanto 7,5% dos que têm até oito anos de escolaridade dizem ter a doença.
O diagnóstico da doença também aumenta conforme a idade da população, já que o diabetes chega a atingir 21,6% dos idosos (maiores de 65 anos) e apenas 0,6% das pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos.
A cidade de Fortaleza (CE) aparece como a capital com o maior percentual de diabéticos, com 7,3%, seguida por Vitória (ES), com 7,1%, e Porto Alegre (RS), com 6,3%. As capitais com os menores índices são Palmas (TO), com 2,7%, Goiânia (GO), com 4,1%, e Manaus (AM), com 4,2%.
A diretora do Departamento de Análise de Situação de Saúde, Deborah Malta, lembrou que o diabetes está fortemente associado ao excesso de peso. Dados do Vigitel mostram que, no período de 2006 a 2011, houve um crescimento de 28% na prevalência da obesidade no Brasil. Apenas entre os homens, o percentual de excesso de peso passou de 47,2% para 52,6%.
A pesquisa aponta ainda que 22,7% da população adulta brasileira são hipertensos. O diagnóstico é mais comum entre mulheres (25,4%) do que entre homens (19,5%) e também preocupa entre os idosos (59,7%).
“O Brasil é um país que envelhece e envelhece de forma muito rápida”, disse Deborah. A população tende a viver cada vez mais, a ter maior expectativa de vida e um risco maior de doenças crônicas”, completou.
O ministério informou que o número de internações por diabetes no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 10% entre 2008 e 2011, passando de 131.734 para 145.869. Entretanto, houve queda na comparação com 2010, quando as internações totalizaram 148.452.
Em 2009, foram notificadas 52.104 mortes pela doença em todo o país. No ano seguinte, os óbitos aumentaram para 54.542. “O grande problema das doenças crônicas é que elas agregam sofrimento, incapacidades e custos cada vez maiores para o sistema público”, acrescentou Deborah.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a oferta gratuita de medicamentos para combater o diabetes, iniciada no ano passado, ampliou em mais de 1 milhão o número de pessoas que utilizam o remédio.
“Pela primeira vez, o Brasil começa a reverter uma tendência de internações pelo diabetes”, disse. “Os dados do Vigitel só reafirmam as decisões do ministério em 2011”, concluiu.
AGÊNCIA BRASIL 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CID GOMES DESMAIA EM EVENTO DO FUTURO HOSPITAL REGIONAL EM QUIXERAMOBIM

Governador deu entrada no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).




O governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes desmaiou na noite desta terça, 8, durante solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção das futuras instalações do Hospital Regional do Sertão Central. Ele chegou inclusive a vomitar.

Cid Gomes disse que tinha chegado de Brasília, passado por Iguatu. Chegou a Quixeramobim por volta das 18h30min, em seguida foi até o terreno que será construído a unidade hospital, lá o governador enfrentou uma grande poeira, ao retornar a cidade o mesmo comeu milho verde e pamonha. Cid então foi a um camarote, estava de fato aparentemente cansado, chegou inclusive a sentar-se, logo foi chamado a ficar no palco o que passou cerca de 1h30min em pé, fez um discurso de aproximadamente 20 minutos, ao terminar o mesmo desmaiou e foi imediatamente atendimento pelo cardiologista Dr. Ricardo Silveira que estava no palco com a comitiva.

Logo após a equipe de segurança agiu com truculência com a imprensa que estava cobrindo o evento, chegando a determinar que ninguém poderia tirar fotos e se assim fizesse estaria preso. Houve tumulto.

No local estavam duas ambulâncias do Samu que veio de Fortaleza, logo foram mobilizadas para socorrer o governador, que encontrava-se vomitando no palco e bastante debilitado. Uma maca subiu ao palco e em seguida duas ambulâncias se posicionaram em locais estratégicos para que o governador fosse levado ao helicóptero. Houve tumulto e novamente a segurança do governador agiu com rigor, o objetivo era não deixar ninguém fotografar o governador na maca sendo conduzido a ambulância.


"A FORÇA DA MULHER", PREPARANDO AS MULHERES DE OCARA PARA O DESENVOLVIMENTO



OCARA – É a terceira cidade beneficiada pelo Projeto “A FORÇA DA MULHER”, realizado pelo Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos – CEARAH PERIFERIA e do Centro de Pesquisa e Assessoria – ESPLAR, onde beneficiara 900 mulheres durante todo o projeto no Ceará. Pacatuba e Quixadá encontram-se em fase da seleção das mulheres com direito a participar. No ultimo dia 04 as habitantes de Ocara receberam com esperança de conseguirem uma independência financeira com o aprendizado das atividades que desenvolverão durante o período de três anos.

Esta iniciativa visa contribuir com o desenvolvimento sócio econômico das mulheres das cidades escolhidas para receberem o projeto financiado pela União Europeia, delegação do Brasil. Estas mulheres selecionadas, 300 por cidade participante dividas em grupos de 15, beneficiando trabalhadoras do campo assim como as trabalhadoras da zona urbana. 

Os resultados previstos para este grande projeto que visa fortalecer politico e economicamente no interior as mulheres juntamente com o desenvolvimento local sustentável, gerando renda e garantia de direitos sociais. Até 2014 deverão ser fomentado e estruturado, pelo menos, 15 grupos de mulheres em cada um dos municípios participantes. As atividades serão desenvolvidas através de momentos teóricos e práticos com cursos, intercâmbios, feiras, encontros, oficinas e formação de cooperativas autônomas e independentes.

MAIS INFORMAÇÕES:
Mais informações:
CEARAH PERIFERIA
Contatos: (85) 3261.2607 ou (85) 88175149 (Ivna Girão, jornalista)
cearahperiferia@cearahperiferia.org.br
http://www.cearahperiferia.org.br

A SAGA DO "PAU DE ARARA" ESTA CHEGANDO AO FIM...



QUIXADÁ – Nos últimos dias existe uma fiscalização muito rigorosa por parte do DETRAN na região centro quanto ao transporte de passageiros executados por veículos não autorizados para este fim, uma grande parcela dos agricultores que utilizam os “Pau de Arara”, para escoarem suas produções ou transportar os mantimentos da cidade para as localidades, sentem-se prejudicados e clamam para as autoridades que vejam a situação das estradas vicinais e que nenhum ônibus se atreveria a passar por elas. Os comerciantes já percebem uma queda nas vendas, pois sem “pau de arara” não tem cliente, não podem transportar as mercadorias nos micro-ônibus com ar e que substituem os caminhões lonados com assentos de madeira e ventilação natural.

Pau de Arara” é simplesmente um caminhão adaptado com bancos de madeira e uma lona para proteger do Sol e Chuva. É a bolsa de valores onde se faz a cotação dos bodes, das galinhas, o milho, do feijão e se atualiza antes de chegarem à cidade onde deveram ser vendidos os seus produtos. Os romeiros do nordeste costumam utilizar este transporte para as romarias em Juazeiro do Norte, do Padim Cicero e de Canindé para São Francisco, onde milhares de religiosos se deslocam de suas cidades do nordeste brasileiro para provarem sua fé. Estas situações são excepcionais acordada com as autoridades do nordeste, nestes casos específicos.

Antigamente na época da migração dos nordestinos que fugiam da seca para São Paulo em busca de uma vida melhor e mais digna, eram em “Pau de Arara”, viagens que demoravam vários dias e os desbravadores se comprimiam sobre as malas que levavam com esperança de um dia voltar trazendo recursos para a família. O saudoso Rei do Baião, Luís Gonzaga que utilizou deste meio para ir ao sudeste do país mostrar sua arte retrata toda esta saga em uma canção que virou o hino dos nordestinos. A Canção recebe exatamente o nome de “Pau de Arara”.  

terça-feira, 8 de maio de 2012

A TRIPARTIÇÃO DOS PODERES NUMA DEMOCRACIA IDEÓLOGICA


Por que políticos temer a submissão a esquemas de corrupção política (mensalão)?


Bem? Podemos dizer assim, que o Brasil e seus brasileiros formam uma sociedade principalmente no que diz respeito à política quase que continental e ainda inovadora. É, de fato, somos inovadores nestes aspectos! Pude constatar isso quando escrevi a palavra “mensalão” no subtítulo desse artigo e ela ficou sobre uma marcação vermelha, significando que o dicionário do Word 2007 não há reconhece. Também? Ignorância minha! “Este tal foi caracterizado como inovação política a pouco ou talvez só divulgado (existindo ao longo tempo) como diz no popular nestes sertões: lá pras bandas de 2005”.

Então? Vocês cidadãos e cidadãs brasileiros sabem o que vem a ser o “mensalão”? Há estão cansados de saber? Somos tão preocupados com estas coisas e esclarecidos, já que futebol e carnaval ficam para segundo plano? Bom, mesmo assim, vamos entender melhor quem é este fenômeno; todavia ele é um esquema político onde após os candidatos “comprarem votos ou prestarem favor, talvez até você mesmo caro leitor”, eles se elegem, formando suas bancadas, principalmente nas câmaras, assembleias, no senado, e quando o executivo necessita aprovar algum projeto de seu interesse, ele tem que comprar também o voto daquela criatura que você colocou lá para lhe representar, detalhe, eles recebem um salário e outras regalias mensais para isso, a qual boa parte da população não ganhará em toda sua vida.

E eles são indiciados por isso já que nossa “gloriosa Constituição cidadã de 1988 “e já nas outras prescreviam isso como ilícitos? Sim, mas de início eles são julgados por eles mesmos e por último pelas cortes judiciais que a partir da segunda instância, os magistrados são indicados e aprovados por eles para exercerem algumas funções como; procuradores dos estados, desembargadores, procurador da união, ministros de supremos como STJ, STE, STF etc.

Para tanto não me eximo em afirmar que este é um jogo de poder muito interessante e confuso ao mesmo tempo, já que a doutrina adotada pelo estado brasileiro é aquela da tripartição dos poderes, teoria esta na qual foi aperfeiçoada por Montesquieu no livro “espírito das Leis”, onde ele afirmava que “o poder só pode ser freado pelo poder”, mediante a autonomia e harmonia de cada um. Porém, como podemos perceber e entender autonomia nos poderes Brasileiro, já que o judiciário é formado mediante indicação e aprovação do legislativo e executivo? Você caro leitor, contrataria alguém para lhe julgar se caso necessário e até lhe condenar? Ele também assim, por ficar lhe devendo, não ficará sujeito aos seus interesses? Essa e a reflexão que ainda não fizemos direito e se fizemos nada foi colocado em prática, já que permanece assim há anos.

Neste ensejo, deveremos permanecer assim ou seria viável uma mudança? Por vez que as coisas não andam muito bem. E se fôssemos mudar o que deveríamos fazer? Será que eleições diretas com o voto do povo para candidatos a supremas cortes com pré-requisitos de notório saber jurídico melhoraria esta realidade? Ou se estes fossem empossados pela própria suprema corte daria certo? E uma meritocracia através de concursos com também pré-requisitos de formação jurídica aos moldes brasileiros e certificação de idoneidade moral e ética? Poderá haver outras fórmulas melhores, mas também poderá ficar assim e nos conformarmos como sempre fizemos, portanto só alerto que o prejuízo será grandioso para nossas vidas.

Agora posso concluir este escrito relacionado ao que vinha sendo relatando anteriormente, no qual abordarei o fato onde o novo presidente da suprema corte do Brasil, o ministro Carlos Augusto Ayres de F. Britto quer levar o tal “mensalão” a julgamento, ainda esse ano. Este homem considerado um profissional com notório saber jurídico, está assumindo para si a responsabilidade de presidi o julgamento de uns dos principais crimes contra a república. Se for justo e realizar um bom trabalho será exaltado pela história deste país por alguns, se não colocará seu nome a julgamento aos mais variados interesses, e como saberemos se o que fez foi correto ou não? e a mídia o que fará com nossa opinião? Ele completará 70 anos de idade em novembro e se aposentará, e o Brasil se aposentará na ou da corrupção.  

ARTIGO: Eudo da Silva (Filósofo)                                              

QUIXADÁ SERÁ A PRIMEIRA CIDADE DO SERTÃO CENTRAL A TER UMA ACADEMIA DE LETRAS


Radialista Wanderley Barbosa e o Juiz Federal Dr. Marcos Mairton


Será fundada em Quixadá a primeira Academia de Letras do Sertão Central, iniciativa é do Jornalista e Radialista Wanderley Barbosa, Escritor João Eudes Costa, Ângela Borges e do Juiz Federal e escritor Dr. Marcos Mairton. O grande evento cultural está programado para o dia 25 de julho próximo no auditório da Câmara Municipal de Quixadá.

O assunto vinha sendo discutido desde março de 2011 depois que o radialista retornou para sua terra natal, e em várias conversas com o escritor quixadaense João Eudes Costa que é também seu primo, que depois de várias reuniões resolveram juntos encarar este grande desafio cultural para o engrandecimento das letras do sertão central cearense.

O destino quis que nossa cidade se instalasse uma vara da Justiça Federal e que fosse nomeado para ser o titular o Dr. Marcos Mairton Silva, amigo do radialista Wanderley Barbosa, que ao saber da presença do magistrado em Quixadá, de imediato foi dar as boas vindas e por conhecer bem o lado cultural do Juiz aproveitou para convidá-lo a ser membro da academia, já que o mesmo é autor de vários livros e que já recebeu inúmeros prêmios por ser um dos maiores ativista da cultura nordestina.

No mesmo dia do lançamento da Academia Quixadaense de letras, o magistrado federal irá lançar mais uma de suas obras literária, “O mistério dos monólitos de Quixadá”, onde retrata através de cordel as lendas e curiosidade do município. Nossa cidade foi agraciada pela identificação entre ela e o magistrado, devido o afetuoso acolhimento dos seus habitantes. A publicação, editada pela Ensinamento Editora, de Brasília, inclui também o cordel "Um momento de luz", formando assim um livro de 80 páginas, com ilustrações de Valdério Costa.

O magistrado federal em conversa com seu amigo Wanderley Barbosa revelou: “Faço questão que o primeiro lançamento seja em Quixadá, de preferência no dia do recebimento do meu título de Cidadão Quixadaense, marcado para o dia 25 de julho de 2012, data da fundação da nossa academia”.

Os idealizadores da Academia Quixadaense de Letras convida a todos os ESCRITORES do Sertão Central Cearense que tenham obras publicadas, e que estejam interessados em fazer parte da academia, que entrem em contato com os organizadores do movimento literário:

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PROGRAMA “REI DO BAIÃO” FAZ 11 ANOS MOSTRANDO A CULTURA DO SERTÃO

Fotos: Cleumio Pimto
QUIXADÁ – Em um momento que a cultura rural esta em baixa tem a alegria de presenciar um programa de Rádio que resgata as raízes do autentico forró pé de serra, baião de Luís Gonzaga e tem um público ouvinte assíduo, e neste clube de ouvintes tem jovens que aprenderam a gostar da verdadeira música do sertão, onde o triangulo, um zabumba e a gloriosa Sanfona levanta poeira em qualquer terreiro deste sertão adentro sem ser preciso os alaridos dos poderosos paredões que ensurdecem quem estar por perto.
“O REI O BAIÃO”, programa autentico do rádio interiorano, e com este estilo próprio o hilariante radialista Luciano Silva juntamente com os filhos Nayara Freitas e Jânio Silva e mais um integrante o famoso “Garoto do Pau-d’arco” Eranildo Ferreira, leva todos os Domingos aos lares dos quixadaenses a alegria e o bom gosto de um verdadeiro forró onde se tem as boas lembranças do velho Lula em suas canções como Pau de Arara que virou símbolo do retirante Nordestino.

 Mais uma vez os estúdios da “Voz do Sertão”, a Rádio Monólitos onde aos Domingos de 10h30min as 13h00minh têm a audiência fechada na região e outros municípios do Sertão Central. Luciano Silva, criador do programa há onze anos fica feliz em saber que a cultura continua viva, e nestes onze anos de aniversário emociona-se ao ver tanto sanfoneiro junto e ouvintes que interagem nos finais de semana por telefone e hoje caravanas chegam cedo à rádio para juntos comemorar esta festa.


Muito sanfoneiro junto não poderia ser diferente, o fole comeu de esmola e os ouvintes não conseguiram se segurar e caíram no forró literalmente e vários amantes do Forró Pé de Serra suaram durante as apresentações comanda Luciano e sua trupe.  Eranildo Ferreira que a dois anos faz parte da equipe de apresentação fica contente em ter o privilégio de participar deste programa que realmente representa a cultura do povo. Jânio silva o repórter da Monólitos filho de Luciano além de levar as reportagens para informação interage com os ouvintes durante o circuito de forró.


Professor Luís Carlos
No Aniversário de onze anos do programa que coincide exatamente com o centenário de nascimento de Luís Gonzaga consegue agregar tocadores de toda região, foram 18 sanfoneiros que abrilhantaram a festa ao vivo durante o programa comemorativo que teve bolo de aniversário e parabéns ao som dos acordeons. Muitos músicos de diversas cidades, além de Quixadá, Ibaretama, Choro, Quixeramobim, e vários distritos do município. O professor Luís Carlos apresentou uma crônica e fez sua gaita harmônica entoar pura cultura, já à caravana de músicos que vieram de Quixeramobim entregaram um diploma em homenagem do Fã Clube “Viva o Rei Luís Gonzaga” pelos onze anos de audiência no ar do programa.


Sanfoneiro Ales Juvêncio do Choró

Choro o seu representante do forró é o jovem Sanfoneiro Alex Juvêncio de 21 anos, sendo já a terceira geração de Sanfoneiro na família, toca desde os 14 anos agradece ao programa a oportunidade de ter uma cultura conservada como a do autêntico forró e que dar oportunidades aos iniciantes. Nono do Acordeom de Quixeramobim que já participa pela terceira vez e fica contente de ver a rádio cheia para ouvirem os sanfoneiros tocarem baião, é compensador para nós que fazemos este tipo de forró.


Dom Ratinho (centro),
Dom Ratinho um dos nomes do forró quixadaense se apresenta com toda a desenvoltura para animar os presentes, é muito importante ter este programa para tocar o forró autêntico e não o forró de plástico que é apenas moda e passa, enquanto veja só um programa que mostra as raízes e toca o verdadeiro forró permanece no ar por tanto tempo, sem ter que perder a sua autenticidade e nem apelar para o modismo.


Ouvinte Alcilene Braga
Os ouvintes a verdadeira razão que o programa tem muitos presentes ao vivo e mesmo assim alguns ligam para parabenizar a equipe ou mesmo pedir uma música e oferecer, mas Alcilene Braga de 21 anos, é apaixonada pelo o programa a muitos anos acompanha e faz questão de registrar os aniversários do programa, não perde um e sempre participa pedindo músicas e quando pode vem ao vivo assistir no estúdio da rádio. “Este ano estou registrando tudo para postar no facebooke e mostrar esta beleza de festa”. Afirmou a moleca do Pau d’arco como gosta de ser chamada. 


Prefeito Dé do Choro, Alcilene, Luciano e o santoneiro Alex
O prefeito de Choro fez questão de acompanhar o grupo musical de seu município e participou do programa do inicio até o final, “a cultura nordestina tem que estar sempre representada por pessoas como estes corajosos que fazem este lindo programa”, salientou o prefeito. Com a grande participação de seus ouvintes que não só participaram por telefone, mas vieram ao vivo festejar junto com os apresentadores, vários amigos do rádio passaram para conferir, além de mim Cleumio Pinto, Franco Lima, Auremir Filho, Rival (Seu Menino) e muitos outros.   

domingo, 6 de maio de 2012

CEGO ADERALDO, RUA DO TRIANGULO RECEBE COM ORGULHO O NOME DO CANTADOR POETA

Fotos: Cleumio Pinto
QUIXADÁ – Este domingo a rua que apresentaremos é o corredor utilizado por condutores de veículos para evitar chegar ao centro passando por semáforos e ruas agitadas com o movimento de veículos e pedestres, facilitando assim o acesso com mais agilidade, além de ser em homenagem a um filho adotivo ilustre que representa a cultura de nosso passado recente. A Rua do Triangulo popularmente conhecida, é uma  via que hoje recebe muitos comércios, passando a ser em seu final praticamente uma área comercial, com mercadinhos, lava jatos, marcenaria, oficinas, bares, lanchonetes e até academia onde o seus moradores se preparam para enfrentar o dia de trabalho. 

Rua Aderaldo Ferreira de Araújo, Situada no bairro Triângulo. Inicia na Avenida Plácido Castelo, nas proximidades do Clube do Comercial, segue em direção oeste-leste, até a Rua Tenente Cravo. Denominada por força de Lei N° 799, de 22.03.1974, registrada no livro N° 7 da Câmara Municipal de Quixadá, proposição do Vereador Adauto Lino do Nascimento, sancionada pelo Prefeito Aziz Okka Baquit. 

Anderson com cliente
Vários moradores que residem a mais de vinte anos afirmam que a rua que já foi asfaltada mas hoje mantem a sua originalidade em pedras, porem por ser um corredor de escoamento do transito e intenso e realmente precisa ser asfaltada. O Comerciante Anderson Ferreira, 28 anos nasceu e cresceu na Rua do Triangulo como é conhecida, “hoje ainda temos privilégio de sentar-se na calçada para papear, mas acho que tem de ser asfaltada, pois o movimento de carro é muito intenso”. Afirma Anderson.


ADERALDO FERREIRA DE ARAÚJO – Nasceu no Crato/Ce. Na antiga Rua da Pedra Lavrada, no dia 24 de junho de 1878. Filho de Joaquim Rufino de Araújo e Maria Olímpia de Araújo. Possuía dois irmãos: Raimundo e Reginaldo. 

A família chegou a Quixadá, entre o fim de 1878 e o inicio de 1879, para tentar melhor sorte, porque ainda sofria as consequências da seca de 1877, quando todo o Nordeste padeceu os efeitos daquela estiagem. 

Seu pai era alfaiate e ao chegar a Quixadá sofreu um Acidente Vascular Cerebral – AVC, ficando mudo, surdo e sem poder se locomover, em 1896 seu pai falece. Após 15 dias da morte do pai Aderaldo perde a visão. Trabalhava alimentando caldeira de lenha na fábrica do Sr. Daniel de Moura ( hoje pertence a família Baquit). Sentiu sede e ao beber agua os olhos estouraram sob a pressão de uma hemorragia. Cego, arrimo de família, impossibilitado de trabalhar, recebeu de uma vizinha o presente que mudaria sua vida, um cavaquinho. 

Aderaldo sai pelo sertão e, como por um milagre, começou a tocar e fazer poesia, sem nunca antes ter feito um só verso. Recebia como pagamento gêneros alimentícios para sustentar sua mãe, pois o irmão Raimundo morreu ainda criança e Reginaldo foi embora para o Amazonas e não mais deu noticias. Quando já começava a se firma como cantador e tocador de viola, sua mãe faleceu, não tendo dinheiro para realizar o enterro da mãe, canta para os ricos visitantes, a fim de conseguir recursos para sepultar sua mãe.

A grandeza deste homem que mesmo sem enxergar com os olhos e nem condições financeira privilegiada, mas continha um imenso coração, 26 crianças pobres foram adotadas pelo cantador, após ter distribuído muito amor, carinho, oportunidade de estudos e a arte de tocar instrumentos, consegue montar uma orquestras com os filhos adotivos que o acompanhava em suas apresentações sendo a abertura para preparar o público antes de suas prosas e modas de violas que encantava a todos que o ouvia.

Aderaldo morreu em Fortaleza onde foi sepultado, no dia 29 de Junho de 1967, com pouco mais de  89 anos de idade. 

Estatua em homenagem ao Cego Aderaldo
A Associação dos Cantadores do Nordeste, através do seu presidente Alberto Porfírio, ergue uma estatua esculpida por João Bosco do Vale em Quixadá, nas proximidades do Terminal Rodoviário. Sua inauguração foi realizada com a presença do Governador Cel. Virgílio Távora, o Prefeito Renato Carneiro e um grande público de quixadaenses que recebiam esta lembrança viva do artista que engrandece a cultura local. Em 1998 na comemoração de 120 anos de Aderaldo um festival de cantoria e lançamento de um CD realizado pelo saudoso Miguel Peixoto com apoio do Clube da Viola e da Prefeitura Municipal fizeram as festividades onde se ouviu muita viola e prosas peculiares nas noites de apresentação de Cego Aderaldo.

FERREIRA ARAGÃO (PDT) CRITICA SITUAÇÃO DA CADEIA DE QUIXADÁ

Foto: Cleumio Pinto
FORTALEZA - Após a rebelião que aconteceu na Cadeia Pública de Quixadá com transferência de 24 detentos para outras unidades prisionais O Deputado Estadual Ferreira Aragão (PDT), ao usar a Tribuna em pronunciamento na Assembleia Legislativa fez severas criticas a situação insustentável em que se encontra o Presidio de Quixadá. 

"A capacidade é de 80 presos, mas estava com 192. Depois do que aconteceu, apavorando a população quixadaense, foram transferidos 24 presos que encabeçavam a rebelião, sendo distribuídos em outros presídios do Ceará”, informou Aragão.

Dep Ferreira Aragão (PDT)
O Deputado refere-se a superlotação que existe hoje na unidade além de se encontrar no centro da cidade, entre escolas e famílias apreensivas com a situação de risco que constantemente se encontram. “É um risco para a população do município”, afirmou. 

O Diretor dos Presídios do Estado, Laurindo Bento  afirma que em breve estará sendo construída uma nova unidade, com capacidade para 250 e afastando do centro da cidade, "Já temos o terreno, e os recursos, é questão de tempo, o que esperamos estar construindo urgente esta unidade". Afirma Bento.


VEJA AINDA:

DETENTOS TRANSFERIDOS APÓS REBELIÃO NA CADEIA DE QUIXADÁ

REBELIÃO NA CADEIA PÚBLICA DE QUIXADÁ PARALISA CENTRO DA CIDADE


VEJA MAIS ARTIGOS:

REVISTA CENTRAL

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...