Pages

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PROGRAMA “REI DO BAIÃO” FAZ 11 ANOS MOSTRANDO A CULTURA DO SERTÃO

Fotos: Cleumio Pimto
QUIXADÁ – Em um momento que a cultura rural esta em baixa tem a alegria de presenciar um programa de Rádio que resgata as raízes do autentico forró pé de serra, baião de Luís Gonzaga e tem um público ouvinte assíduo, e neste clube de ouvintes tem jovens que aprenderam a gostar da verdadeira música do sertão, onde o triangulo, um zabumba e a gloriosa Sanfona levanta poeira em qualquer terreiro deste sertão adentro sem ser preciso os alaridos dos poderosos paredões que ensurdecem quem estar por perto.
“O REI O BAIÃO”, programa autentico do rádio interiorano, e com este estilo próprio o hilariante radialista Luciano Silva juntamente com os filhos Nayara Freitas e Jânio Silva e mais um integrante o famoso “Garoto do Pau-d’arco” Eranildo Ferreira, leva todos os Domingos aos lares dos quixadaenses a alegria e o bom gosto de um verdadeiro forró onde se tem as boas lembranças do velho Lula em suas canções como Pau de Arara que virou símbolo do retirante Nordestino.

 Mais uma vez os estúdios da “Voz do Sertão”, a Rádio Monólitos onde aos Domingos de 10h30min as 13h00minh têm a audiência fechada na região e outros municípios do Sertão Central. Luciano Silva, criador do programa há onze anos fica feliz em saber que a cultura continua viva, e nestes onze anos de aniversário emociona-se ao ver tanto sanfoneiro junto e ouvintes que interagem nos finais de semana por telefone e hoje caravanas chegam cedo à rádio para juntos comemorar esta festa.


Muito sanfoneiro junto não poderia ser diferente, o fole comeu de esmola e os ouvintes não conseguiram se segurar e caíram no forró literalmente e vários amantes do Forró Pé de Serra suaram durante as apresentações comanda Luciano e sua trupe.  Eranildo Ferreira que a dois anos faz parte da equipe de apresentação fica contente em ter o privilégio de participar deste programa que realmente representa a cultura do povo. Jânio silva o repórter da Monólitos filho de Luciano além de levar as reportagens para informação interage com os ouvintes durante o circuito de forró.


Professor Luís Carlos
No Aniversário de onze anos do programa que coincide exatamente com o centenário de nascimento de Luís Gonzaga consegue agregar tocadores de toda região, foram 18 sanfoneiros que abrilhantaram a festa ao vivo durante o programa comemorativo que teve bolo de aniversário e parabéns ao som dos acordeons. Muitos músicos de diversas cidades, além de Quixadá, Ibaretama, Choro, Quixeramobim, e vários distritos do município. O professor Luís Carlos apresentou uma crônica e fez sua gaita harmônica entoar pura cultura, já à caravana de músicos que vieram de Quixeramobim entregaram um diploma em homenagem do Fã Clube “Viva o Rei Luís Gonzaga” pelos onze anos de audiência no ar do programa.


Sanfoneiro Ales Juvêncio do Choró

Choro o seu representante do forró é o jovem Sanfoneiro Alex Juvêncio de 21 anos, sendo já a terceira geração de Sanfoneiro na família, toca desde os 14 anos agradece ao programa a oportunidade de ter uma cultura conservada como a do autêntico forró e que dar oportunidades aos iniciantes. Nono do Acordeom de Quixeramobim que já participa pela terceira vez e fica contente de ver a rádio cheia para ouvirem os sanfoneiros tocarem baião, é compensador para nós que fazemos este tipo de forró.


Dom Ratinho (centro),
Dom Ratinho um dos nomes do forró quixadaense se apresenta com toda a desenvoltura para animar os presentes, é muito importante ter este programa para tocar o forró autêntico e não o forró de plástico que é apenas moda e passa, enquanto veja só um programa que mostra as raízes e toca o verdadeiro forró permanece no ar por tanto tempo, sem ter que perder a sua autenticidade e nem apelar para o modismo.


Ouvinte Alcilene Braga
Os ouvintes a verdadeira razão que o programa tem muitos presentes ao vivo e mesmo assim alguns ligam para parabenizar a equipe ou mesmo pedir uma música e oferecer, mas Alcilene Braga de 21 anos, é apaixonada pelo o programa a muitos anos acompanha e faz questão de registrar os aniversários do programa, não perde um e sempre participa pedindo músicas e quando pode vem ao vivo assistir no estúdio da rádio. “Este ano estou registrando tudo para postar no facebooke e mostrar esta beleza de festa”. Afirmou a moleca do Pau d’arco como gosta de ser chamada. 


Prefeito Dé do Choro, Alcilene, Luciano e o santoneiro Alex
O prefeito de Choro fez questão de acompanhar o grupo musical de seu município e participou do programa do inicio até o final, “a cultura nordestina tem que estar sempre representada por pessoas como estes corajosos que fazem este lindo programa”, salientou o prefeito. Com a grande participação de seus ouvintes que não só participaram por telefone, mas vieram ao vivo festejar junto com os apresentadores, vários amigos do rádio passaram para conferir, além de mim Cleumio Pinto, Franco Lima, Auremir Filho, Rival (Seu Menino) e muitos outros.   

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...