Foto: Cleumio Pinto |
BRASILIA – A revelação do Anuário
Brasileiro da Educação Básica 2012 mostra um nível muito baixo na disciplina de
matemática para os alunos que se encontra já no 3º ano do ensino médio. Apenas
11% dos alunos mostram destreza na área, este é o panorama mostrado no anuário.
Todos Pela Educação – que congrega
sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos em torno do direito
à educação básica de qualidade. Acredita que para em 2022, a meta de 70% ou
mais dos alunos tenha aprendido o que é adequado para sua série.
“Mesmo nos estados mais ricos e com
investimento maior em educação, o nível de aprendizagem dos estudantes
brasileiros é baixo, principalmente no ensino médio e especialmente em
matemática”, aponta a diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscilla
Cruz. No Sudeste, apenas 13,7% dos alunos alcançam desempenho adequado em
matemática ao fim do 3º ano do ensino médio. Na Região Norte, esse percentual é
de apenas 4,9% dos alunos.
A desigualdade educacional no Brasil
que consta no anuário mostra que o brasileiro ver com naturalidade a
oportunidade diferenciada por classe social, regiões, raças, idades. Jovens de
19 anos que concluíram o ensino médio na região norte é apenas de 39,1 %
enquanto que no Sudeste é de 60,5 % mostrando essa disparidade.
Para o secretário nacional de Educação
Básica, Cesar Callegari, o anuário é uma fotografia da educação brasileira, que
mostra evoluções, mas também “o enorme caminho a ser percorrido para se chegar
à educação de qualidade para todos no País”.
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