Pages

sábado, 21 de janeiro de 2012

CAMPANHA PUBLICITÁRIA VAI REFORÇAR MUDANÇAS DE HÁBITO PARA SUBSTITUIÇÃO DAS SACOLAS NOS SUPERMERCADOS


Peças estão sendo veiculadas em rádios, jornais e TVs procurando atingir a grande massa para preparar a mudança de hábito a partir do dia 25 de janeiro (quarta-feira).



São Paulo – Com foco na grande mídia para conscientizar cada vez mais a população sobre a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, a APAS está à frente de uma campanha publicitária que inclui peças em jornais, spots para rádios e filme de 30” para TV. A agência Promovisão assina a campanha “Hora da Virada”, que começa a ser veiculada a partir de 20 de janeiro e vai até o dia 26.

O comercial de TV vai retratar cenas do cotidiano de uma família, enfatizando a mudança de hábito para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis, procurando reforçar a importância da ação de todos em prol do meio ambiente. No total serão 39 inserções na TV Bandeirantes, TV Globo, Rede Record, Rede TV e SBT.

A peça feita para os jornais entrará na primeira página de dois veículos de circulação no estado nos dias 24 e 25 de janeiro, totalizando quatro inserções. Já no rádio a veiculação começou no dia 2 de janeiro, com spots de 30’’ e testemunhais de 1’, e permanece até o dia de 25 de janeiro. Até o dia 25 serão 608 inserções em 6 emissoras de rádio.

A campanha publicitária está integrada a outras ações promovidas pela APAS nos supermercados, que já estampam banners e cartazes, além da Intervenção Urbana que desde o dia 16 de janeiro espalhou 11 sacolas gigantes nos principais pontos de circulação de São Paulo. O objetivo da APAS é tornar a campanha mais visível e acostumar a população para as mudanças promovidas com a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”.

FONTE:
PORTAL FATOR BRASIL

TERRA DE SÃO FRANCISCO REÚNE MOTOS E CARROS EM MOTO ROMARIA À JUAZEIRO



Fotos:  http://www.portalcaninde.net/   

Partiram de Canindé, na manhã desta sexta-feira, 20/01, com destino a Juazeiro do Norte, cerca de 400 motoqueiros e 40 carros participantes da 11ª Motorromaria de Canindé a Juazeiro do Norte.


A concentração aconteceu por volta das 5 horas da manhã, ao lado da Igreja de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Canindé.

Antes de partirem, os devotos de São Francisco e romeiros de Padre Cícero receberam as bênçãos do pároco de Canindé, Frei João Amilton. 

De acordo com um dos coordenadores da motorromaria, Auricélio Silva, a previsão de chegada em Juazeiro é para o final da tarde, onde deverão participar de uma programação religiosa, permanecendo em Juazeiro até a manhã de domingo, quando estarão retornando a Canindé.

Acompanhando a motorromaria estavam os batedores da Polícia Rodoviária Estadual e um carro de apoio, para o caso de acontecer algum imprevisto. 

FONTE:
CANINDÉ NOTICIAS 

TRABALHADOR RURAL PODERÁ TER DIREITO A APOSENTADORIA MAIOR DO QUE DO MÍNIMO


Foto Cleumio Pinto 


A Câmara analisa o Projeto de Lei 2540/11, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que concede ao trabalhador rural o direito de optar por uma contribuição maior para se aposentar com benefício superior ao salário mínimo. A medida beneficiará os contribuintes individuais que explorem atividade agropecuária e trabalhadores rurais eventuais, avulsos ou segurados especiais, de acordo com as regras estabelecidas pela lei  8213/91.
Com a mudança, esses trabalhadores, para efeito do cálculo do salário de benefício, poderão contribuir com 1% sobre a média da produção agrícola anual, até o limite do máximo do salário de contribuição. Com isso, a aposentadoria do trabalhador rural poderá chegar até o teto do regime geral da Previdência Social.
“O objetivo do projeto é aprimorar a legislação previdenciária em benefício do trabalhador rural, assegurando outras opções de aposentadoria que garantam uma renda maior”, afirma o autor.
No caso de aposentadoria por idade, o cálculo da renda mensal do benefício será calculado conforme a média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondentes a 80% de todo o período contributivo.
FONTE:

CICLISTA MATA MOTOTAXISTA NA CALÇADA DE CASA


Mais um crime de morte na "Terra dos Monólitos", já são quatro no primeiro mês do ano.


Subiu para quatro o número de homicídios no mês de janeiro no município de Quixadá, no Sertão Central cearense. O mais recente aconteceu na manhã deste sábado e teve como vítima um mototaxista que foi executado a tiros quando estava sentado na calçada de sua residência.

O mototaxista Jânio Pereira de Melo, 41 anos, foi abordado por um elemento que estava em uma bicicleta e sem chance de defesa foi atingido com dois tiros na porta de sua casa, localizada à Avenida Francisco Pinheiro de Almeida, no bairro Planalto Universitário. A vítima ainda chegou ao Hospital Dr. Eudásio Barroso com vida, mas ao ser transferido para o Hospital Maternidade Jesus Maria Jose não resistiu à gravidade dos ferimentos, veio a óbito. 

Segundo populares a esposa da vítima ainda conseguiu evitar que o assassino fugisse em sua bicicleta, sendo que ele saiu correndo a pé. A polícia já sabe quem é o autor do crime.

Policiais fizeram diligencias na zona urbana, mas não conseguiram prender o assassino deste crime de homicídio.
FONTE:
REVISTA CENTRAL

RONDA QUARTEIRÃO REALIZA OPERAÇÃO CEGONHA


Quixadá - Madrugada fria de Sábado, viatura do Ronda do Quarteirão 1243, em sua rotineira ronda pela área que compreende ao bairro do Campo Velho, mas precisadamente no "Mutirão", área considera de risco, com muitas ocorrências polícias, se depara nas proximidades  do Quartel, sede do 11º BPM, um homem bastante aflito, o sr. José Genaldo da Silva Nascimento, pedindo socorro aos policiais que de imediato atenderam  se deslocando a Travessa João Paulo II, Nº100, Campo Velho, residência do mesmo para atenderem a ocorrência.

Uma ocorrência não muito rotineira, uma senhora que encontrava-se em trabalho de parto e necessitava ser conduzida ao Hospital Maternidade Jesus Maria José com urgência e o esposo  apelou ao Ronda do Quarteirão. Os policiais: Sd Samuel, Sd Rafael, Sd Davílson e o Sd Calixto que atenderam ao apelo do futuro pai conduzindo a parturiente Katiana Vital da Silva, 30 anos. Ao chegarem na residência a  senhora encontrava-se já com a bolsa rompida os policiais imediatamente a colocaram na viatura e correram para a maternidade.

No caminho, nas proximidades do Posto de Combustível Itajubá, a menos de 500 metros do hospital maternidade, Katiana entra em trabalho de parto, os homens da lei que lidam no dia a dia com situações adversas, passam a realizar talvez uma das maiores experiências vividas em sua profissão, trazer a vida, acostumados a correr contra o tempo para prender elementos que tiram vidas e realizarem este momento mágico de trazerem o nascimento de um ser indefeso e gritando por vida.

Após a grande façanha, os anjos da vida terminaram o trajeto de sua missão chegar ao hospital maternidade, porém com um passageiro a mais, uma menina que nasceu dentro da viatura 1243, nas mão desses bravos soldados. Mãe e filha passam bem.

Fica o registro para o Ex-Governador Ciro Gomes, a polícia marginal que o sr. disse, é essa "Policia Cidadã", que salva vidas e as traz ao mundo. 

Este vídeo foi gravado por um dos policiais durante a operação cegonha.




FONTE:
COMPOM 11° BPM / BLOG DO RONDA SERTÃO CENTRAL

O PORQUÊ DE NÃO SER "IGREJA"




Por Antognoni Misael

Há um ditado que diz que desde que o homem demarcou um território e disse: “este pedaço de terra é meu”, a igualdade social deixou de existir e evoluiu até os piores momentos da história.

Minha citação neste sentido serve de ponte pra parafrasear o seguinte: “desde que o homem inventou que igreja é templo, e não gente”, que a história da religião cristã desaguou nas mais escuras águas de sua história.

(Minha crítica aqui certamente não refere-se à generalização, mas com certeza a uma grande maioria)

A igreja é um lugar de unção / Enquanto que Cristo rompeu com o paradigma do lugar de espiritualidade.
A igreja é um lugar de prepotência / Enquanto que Jesus se fez o maior exemplo de humildade.
A igreja é um teatro / Enquanto que Cristo viveu o real e não encenou no madeiro.
A igreja é um comércio / Enquanto que Jesus reprovou o negócio em nome de Deus.
A igreja é um caserna de super-homens / Enquanto que a Bíblia é um livro cheio de doentes.
A igreja é esconderijo / Enquanto que deveria ser uma galeria aberta ao mundo.
A igreja é santuário / Enquanto que deveria reunir humanos santos.
A igreja é mais vigiar e punir / Enquanto que Deus é mais amor e misericórdia.
A igreja lida com estatística / Enquanto que Cristo lida com sentimentos.
A igreja convence / Enquanto que Deus converte.
A igreja apedreja / Enquanto que Cristo pedagogiza no perdão.
A igreja visa a forma / Enquanto que Deus visa a intenção.
A igreja é denominacional / Enquanto que Deus nem é evangélico nem muito menos católico.
A igreja se fragmenta / Enquanto que a IGREJA se solidifica.
A igreja é uma invenção / Enquanto que a IGREJA somos nós. Eu e você.

MATÉRIA : NATANEL CAMURÇA 

CÂMARA PODERÁ CRIAR PRÊMIO LIXO CRIATIVO PARA INCENTIVAR RECICLAGEM


Cadeiras feitas de pneus velhos: o resultado da reciclagem do lixo - Foto: Divulgação 

Está em análise na Câmara o Projeto de Resolução 88/11, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que cria o prêmio Lixo Criativo para cidadãos e entidades da sociedade civil que apresentarem projetos inovadores de reciclagem e de tratamento ou redução de geração de resíduos sólidos.
Segundo o deputado, a intenção é reconhecer e incentivar iniciativas que ajudem a dar eficácia à Lei dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), aprovada na Câmara no ano passado.
Pelo texto, o prêmio será concedido a cada dois anos em duas modalidades: uma para ideias propostas por cidadãos acima de 18 anos e outra para projetos já executados ou em processo de execução promovidos por entidades sem fins lucrativos.
A premiação será organizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, que ficará responsável por seu regulamento.

Participação

O autor lembra que a Lei dos Resíduos Sólidos foi aprovada após mais de 20 anos de discussão no Congresso. Ele afirma que, para a lei ser cumprida, é necessário o envolvimento de toda a sociedade.

“O objetivo do projeto é chamar a atenção da população para que ela participe do debate sobre como podemos contribuir para enfrentar a questão dos resíduos sólidos, e para que ela se envolva em ações concretas nesse sentido”, disse Manoel Junior.
A proposta prevê que os projetos premiados terão ampla divulgação nos canais de comunicação institucional da Câmara. “Com isso, a Câmara mostra que sua preocupação não se esgota na elaboração legislativa em si, alcançando também a execução das leis e seus efeitos para a população”, concluiu o parlamentar.

Íntegra da proposta:


FONTE:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ACUSADO DE MATAR SECRETARIO DE ESPORTE JEAN SILVA SE APRESENTA

Ao chegar à cadeia a Advogada cobriu o rosto do acusado com o seu blazer.


Foto: www.revistacentral..com.br



O acusado de ter assassinado o Secretário Municipal da Participação Popular, Esporte e Juventude de Quixadá, José Jean da Silva Pereira, 31 anos, se apresentou nesta sexta-feira, 20. O crime ocorreu no dia 12/01 no bairro da Rodoviária após uma discussão banal entre a vítima e o acusado que efetuou cinco tiros de revólver cal. 38. Sem chance de defesa o político morreu na hora.
Nesta sexta-feira,20, pela manhã duas Advogadas que estão representando o acusado estiveram na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, verificando o inquérito policial e só a tarde  apresentaram o motaxista Francisco Reginaldo Feitosa Sousa, 39 anos, ao Delegado Dr. Marcos  Sandro de Lira, que após colher detalhes deu voz de prisão, pois já havia um mandado de prisão preventiva em face do  acusado.
Segundo o titular da Delegacia Regional o acusado ficou em silêncio e disse que só falaria em juízo. Mas em off contou que o motivo do crime foi exatamente pro causa do envolvimento do secretário com a sua filha de 17 anos de idade. Em seguida Reginaldo Feitosa foi conduzido a Cadeia Pública da cidade de Quixadá e ficará a disposição da justiça. 
FONTE:
REVISTA CENTRAL

BRASIL COMEMORA HOJE DIA 20, O DIA NACIONAL DO FUSCA


Volkswagen Fusca (foto: divulgação)
Fusca 1995 (foto: divulgação)
O dia nacional do Fusca, o carro clássico do país, é celebrado nesta sexta-feira no Brasil. Milhares de fãs em todo país comemoram a data que marca a chegada das primeiras unidades do Volkswagen Fusca ao país em 1950.

Chamado inicialmente de VW Sedan, o modelo foi fabricado até 1986. Depois, no governo Itamar Franco, o veículo voltou às ruas, mas foi retirado de linha definitivamente em 1996.

O Fusca foi uma encomenda Adolf Hitler ao austríaco Ferdinand Phorsche na década de 30 Divulgação/WW
O Fusca foi uma encomenda de Adolf Hitler ao austríaco Ferdinand Porsche na década de 1930. Designado para ser o carro do povo, passou a ser desenvolvido em 1934 na Alemanha.

O carro se tornou popular pela praticidade e fácil manutenção, o que resultou em preço baixo para aquisição e manutenção. Consequentemente, o "queridinho" dos brasileiros conquistou o título de o carro mais vendido no mundo, com 21 milhões de unidades comercializadas em 75 anos de existência.

Volkswagen Fusca (foto: divulgação)
Primeiros Fuscas saem da linha de produção da Anchieta (foto: divulgação)

De importado a Brasileiro

Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.
A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chegou ao 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.
Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como “Vocho” – até 2003.
O Brasil foi eleito como o líder de mercado por 24 anos seguidos e vendeu 3,1 milhões de unidades.

New Beetle 

A tradição renovada: o Beetle

A imagem do Fusca foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, o New Beetle conquistou imediatamente um grande número de fãs, alcançando mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010.
Beetle conta com uma ampla gama de motores a diesel e a gasolina, adaptando-se aos vários países onde já está sendo oferecido. A versão mais potente conta com um motor turbo 2.0 de 200 cv e transmissão com dupla embreagem DSG de seis marchas. Tem velocidade máxima de 223 km/h e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 s.
O Beetle deverá chegar ao mercado brasileiro no fim deste ano ou no início de 2013.
Dia Mundial

Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

FONTE:
BAND.COM.BR / BAGARAI CARROS 

PARQUE DE EXPOSIÇÃO JOÃO MOISÉS FERREIRA RECEBERA MELHORIAS EM 2012


O prefeito de Quixadá, Dr. Rômulo Carneiro, cumpriu agenda em seu gabinete durante toda a quarta-feira, 18. Na ocasião se reuniu com lideranças populares, vereadores, gestores (a) e com representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará



O encontro contou com as presenças do diretor de sanidade animal da ADAGRI, Nélio Batista de Morais; gerente de sanidade animal, Joaquim Sampaio Barros; dois médicos veterinários, Célio Rocha e Juliana Castelo Branco; presidente do DMASP Helano Bezerra e secretário de Agricultura Audênio Moraes. Juntos as autoridades discutiram assuntos relacionados a melhorias na infra-estrutura sanitária do Parque de Comercialização dos Animais João Moisés Ferreira.

De acordo com o diretor de sanidade da ADRAGRI, Nélio Batista, a feira de Quixadá é o maior evento agropecuário que acontece no Estado do Ceará, conhecida pela forte movimentação de animais todas as semanas durante todo o ano, por isso precisa de atenção constante. “Reuniões como estas são de fundamental importância, pois discutimos assuntos voltados para o interesse coletivo, enfatizando a garantia das adequações necessárias com foco na sanidade animal do rebanho”, disse. 

Já o prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro disse “Mais de 50% do rebanho que é comercializado são destinados para abate, por isso a preocupação da gestão municipal e de órgãos como a ADAGRI, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura em estar sempre buscando melhorias para o setor. Fazendo isso estamos garantido mais saúde para as famílias e contribuindo para a meta de elevar o Estado de Febre Aftosa de médio risco para livre”. 

Durante o ano de 2012 o Parque de Exposição João Moisés Ferreira ganhará novos investimentos em sua infra-estrutura, os recursos estão sendo captados por meio de emendas parlamentares, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário com contrapartida da Prefeitura Municipal de Quixadá.

FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXDÁ 


SORTEIO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES SERÁ EM SÃO PAULO


Projeto do Estádio das Dunas, de Natal, para a Copa do Mundo de 2014: Fifa preocupada com o andamento da obra
Projeto do Estádio das Dunas, de Natal, para a Copa de 2014: FIFA preocupada com o andamento da obra  Foto: Reprodução

O sorteio da Copa das Confederações de 2013 será na cidade de São Paulo, em dezembro, provavelmente no dia 1º. A informação foi revelada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na tarde desta quinta-feira, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, após reunião com o Comitê Organizador Local (COL). Estavam presentes ainda Ronaldo Nazário, como membro do COL, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. 

Apesar de receber o sorteio da Copa das Confederações, a capital paulista está fora da competição, que acontecerá entre 15 e 30 de junho de 2013. O motivo é que o futuro estádio do Corinthians só ficará pronto após o término do torneio. Em fase inicial de construção, o Itaquerão receberá seis jogos da Copa de 2014: a abertura, três partidas da primeira fase, uma oitava de final e uma semifinal.

A Copa das Confederações é a principal competição da Fifa antes da realização da Copa do Mundo. Brasília, Rio, Fortaleza e Belo Horizonte foram definidas como sedes do torneio, que serve como parâmetro para o Mundial. Salvador e Recife aparecem como candidatas a abrigar jogos da competição em uma pré-lista divulgada pela Fifa.

No encontro desta quinta-feira, também ficou acertado que a divulgação do slogan da Copa do Mundo de 2014 deverá sair em março. A pauta da reunião incluiu detalhes do planejamento de marketing, do programa de proteção de marcas e das Fifa Fests, além da estratégia do programa de sustentabilidade para a Copa. Os dirigentes discutiram ainda sobre as necessidades mais urgentes no que diz respeito a telecomunicações, tecnologia da informação, aeroportos e mobilidade urbana.

Valcke elogiou o andamento das obras nos estádios brasileiros, excluindo o Estádio Dunas, em Natal. O representante da Fifa alertou que esta é a única arena em atraso, mas esclareceu que, por enquanto, não há motivos para falar em cortar Natal da lista de cidades-sede. "O estádio que está sob monitoramento da Fifa, onde definitivamente há muito atraso. O monitoramento deste estádio vai ser importante para a Fifa”, afirmou Valcke. “Natal está na Copa do Mundo, mas tem que acelerar”, completou.

O dirigente da Fifa evitou falar sobre a ausência do presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, envolvido em um escândalo após aparecer na lista de pagamentos da empresa suíça ISL. "É uma situação em andamento e não tenho nada a acrescentar", disse. 

Coube ao representante de Teixeira, o ex-jogador Ronaldo, elogiar a construção dos estádios para a Copa. "Estou há pouco tempo no comitê, mas sempre procurei acompanhar o que estava acontecendo. As notícias sobre as obras nos estádios eram muito ruins, falavam de atrasos. O que percebi é que há uma certa onda negativa sobre isso. A verdade é o que todos os estádios vão ficar a tempo para a Copa do Mundo", garantiu o craque.

Ronaldo só não pode dar boas notícias sobre um outro assunto que interessa muito o torcedor brasileiro: os ingressos. "Apresentamos algumas opções. Mas quase tudo depende da Lei Geral da Copa. Portanto, temos que aguardar a assinatura da lei para dar prosseguimento", disse Ronaldo.

Segundo o ministro Aldo Rebelo, a Lei Geral da Copa deve ser aprovada antes da próxima reunião entre Fifa e o COL, marcada para março. "Não tem motivo para não estar aprovada até lá. Já passamos muito tempo discutindo essa lei", disse.

FONTE:
VEJA ONLINE

PROJETO UNIFICA DATA DE VESTIBULARES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS


Alunos realizando prova de vestibular - Foto: Tiago Queiroz / AE

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2590/11, apresentado pelo deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), que unifica a data para a realização das provas de vestibular de todas as universidades públicas federais e estaduais. Pela proposta, essa data será estabelecida pelo Ministério da Educação.
Segundo o deputado, a intenção é reparar a desigualdade nas chances de ingresso no ensino superior dos vestibulandos de baixa renda e de regiões com menor número de vagas. Para Mendes, as datas diversificadas permitem que alunos com mais condições realizem mais de um vestibular em diversos estados, o que prejudica os mais pobres.
“A unificação da data dos exames tem por objetivo destinar a maior parte das vagas das universidades aos vestibulandos residentes na região onde se encontra a universidade, permitindo que os vestibulandos se candidatem às vagas da instituição de ensino mais próxima de sua residência”, disse o autor.

Íntegra da proposta:


FONTE: 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO CHEGA A 5,1%, DO PIB EM 2010


Brasília – O investimento público direto em educação chegou a 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. O patamar ficou praticamente estável já que, em relação ao ano anterior, o crescimento foi de 0,1 ponto percentual. Os dados foram divulgados hoje (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A maior parte dos recursos – 4,3% do PIB – foi aplicada na educação básica, etapa que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o médio. O investimento no ensino superior correspondeu a 0,8% do PIB.

Apesar de o maior montante dos recursos estar concentrado na etapa básica, o estudante do ensino superior é o que recebe o maior investimento proporcionalmente. Enquanto os governos municipais, estaduais e a União gastaram R$ 3.580 por aluno da educação básica, no ensino superior, o valor investido por matrícula foi cinco vezes maior: R$ 17.972. Todos os dados se referem a 2010. Apesar da diferença, houve redução das disparidades já que em 2009 a razão era 5,2 vezes maior.

Desde o início da série histórica produzida pelo Inep, o patamar do investimento público em educação em relação ao PIB cresceu de 3,9% em 2000 para 5,1% em 2010. Isso significa que, em uma década, o Brasil ampliou em 1,2 ponto percentual do PIB os recursos aplicados em educação.

Os dados divulgados pelo instituto deverão subsidiar as discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que está em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto prevê o aumento dos gastos em educação até que se atinja 7% do PIB no prazo de dez anos – um incremento de 1,9 ponto percentual em relação ao patamar atual. Essa meta foi definida pelo governo, mas entidades da área e movimentos sociais pressionam para que ela seja ampliada para 10% do PIB. Esse é o ponto mais polêmico do projeto que deveria ter sido aprovado no fim do ano passado, mas teve sua votação adiada justamente porque não havia consenso sobre a meta de investimento. Os trabalhos da comissão especial que analisa o PNE serão retomados logo após o fim do recesso parlamentar.

Veja qual foi o valor investido, por aluno, em cada etapa de ensino ao longo de 2010:

Educação infantil: R$ 3.580
Ensino fundamental – séries iniciais: R$ 3.859
Ensino fundamental – séries finais: R$ 3.905
Ensino médio: R$ 2.960
Ensino superior: R$ 17.972

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

FUNCEME DIVULGA PROGNÓSTICO DA QUADRA CHUVOSA DE 2012



Chuva2A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga nesta sexta-feira (20), às 9 horas, o resultado oficial do prognóstico da quadra chuvosa de 2012, correspondente aos meses de fevereiro, março, abril e maio (correspondentes à estação chuvosa no semiárido Nordestino, incluindo o Ceará). O documento está sendo elaborado nesta quinta-feira (19) por representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia dos estados no Nordeste, além de CPTEC/INPE, INMET, Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI – EUA) e Escritório de Meteorologia do Reino Unido (UK Met Office). No relatório serão apontadas as probabilidades de cada categoria referente ao período chuvoso no Estado (em torno da média histórica, acima da média e abaixo da média). É importante lembrar que a média de precipitação no Ceará entre fevereiro e maio é de 750mm a 800mm. O resultado do prognóstico será anunciado no auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota).

La Niña

Desde novembro de 2011, a Funceme divulga boletins Clima Alerta, nos quais fica evidenciado um resfriamento anômalo da Temperatura de Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico equatorial. Este resfriamento é conhecido também como fenômeno La Niña. Para o primeiro semestre de 2012, há uma consolidação do La Niña e este fator indica, historicamente, uma tendência de não haver chuvas abaixo da média no Ceará. Entretanto, os meteorologistas também precisam levar em consideração a análise da TSM do Oceano Atlântico equatorial, que está sendo feita durante o Workshop, que acontece até esta sexta-feira (20), para apontar como será a quadra chuvosa no Estado.

Em sua 14ª edição, o Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino promove uma discussão sobre 'O Contexto Atual da Meteorologia no Brasil', reunindo pesquisadores e gestores das principais instituições do País. Além disso, a programação do evento também inclui um curso sobre Salinidade e Umidade do Solo a partir de dados do satélite SMOS.  O workshop acontece  no Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, 2.500 – Meireles).

Serviço:

Apresentação da Previsão Climática para o período chuvoso no Ceará
Data: 20 de janeiro de 2012
Hora: 9 horas
Local: Auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota)


FONTE:
Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto ( comunicacao@funceme.br / 85 3101.1102 - 8814.4194)

PRODUÇÃO DO PETRÓLEO DA PETROBRAS NO BRASIL EM 2011 FOI RECORDE ANUAL



A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil em 2011 atingiu o volume recorde de 2.376.359 barris de óleo equivalente por dia (boed), indicando um crescimento de 1,6% sobre o volume produzido em 2010. A produção exclusiva de petróleo também foi recorde anual. A média diária alcançou 2.021.779 barris, ultrapassando em 17.607 barris a produção de 2010. O volume de gás natural (sem gás liquefeito) produzido pela empresa no País foi de 56 milhões 374 mil metros cúbicos/dia, 6,2% acima da produção de 2010.

Incluindo o volume dos campos situados nos países onde a Petrobras atua, a média diária total da Companhia em 2011 subiu para 2.621.209 boed, 1,4% acima do volume produzido em 2010.

 No exterior, o volume médio de gás natural produzido em 2011 foi de 16 milhões 538 mil metros cúbicos diários, com aumento de 3,3% sobre 2010. Já a produção média de petróleo em 2011 foi de 147.511 barris/dia, o que representa uma redução de 2,5% sobre 2010. A produção total em barris de óleo equivalente no exterior chegou a 244.850 boe/dia, 0,2% abaixo da produção de 2010. 

Produção de dezembro no Brasil

Em dezembro de 2011 foram registradas as seguintes médias diárias de produção da Petrobras no Brasil:

- Petróleo: 2.084.262 barris/dia, com um aumento de 1,1% sobre o mês anterior. 
- Gás natural (sem gás liquefeito): 60 milhões 664 mil metros cúbicos, superior em 5,3% à de novembro.
- Petróleo e gás: 2.465.828 barris de óleo equivalente, com um aumento de 1,7% sobre os 2.423.118 barris produzidos em novembro.

O aumento da produção de petróleo em dezembro resultou, entre outros fatores, da entrada de novos poços nas plataformas P-57 (Jubarte) e P-56 (Marlim Sul), ambas na Bacia de Campos, e do FPSO Angra dos Reis, no campo de Lula, pré-sal da Bacia de Santos.

Produção internacional em dezembro

Durante o mês de dezembro de 2011 foram registradas as seguintes médias diárias de produção da Petrobras no exterior:

- Petróleo: 152.849 barris por dia, mantendo-se estável, na comparação com novembro do mesmo ano.
- Gás natural: 16 milhões 503 mil metros cúbicos, com uma redução de 4,0% em relação ao mês anterior.
- Petróleo e gás: 249.981 barris de óleo equivalente por dia (boed), com uma pequena redução de 1,6% em comparação com novembro de 2011.

A redução na produção de gás e no volume total (petróleo e gás) foi consequência da menor demanda do mercado consumidor na Bolívia.

FONTE:
AGÊNCIA PETROBRÁS 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...