Pages

sábado, 18 de julho de 2015

Nova cosmética > Dica caseira para crescer sobrancelha e cílios

Quixadá
Muitas mulheres não têm as sobrancelhas e cílios do jeito que gostariam. Muitas gostariam que suas sobrancelhas tivessem um arco definido, uma espessura equilibrada e os cílios em quantidade suficiente para fazer uma grande diferença nos olhos, pois muitas vezes acontece que eles começam a cair e não crescem tão rápido quanto desejamos. O óleo de mamona, também conhecido como óleo de rícino, é muito eficiente para ajudar tanto na prevenção da queda quanto no crescimento lento das sobrancelhas e cílios.


Você pode usá-lo da seguinte forma: à noite lave o rosto com água morna, em seguida, aplique este óleo, esfregando suavemente nas sobrancelhas e cílios com uma escova pequena. Retire o excesso com um lenço absorvente para que não tenha perigo de escorrer para os seus olhos. Durma desse jeito. Este processo leva cerca de um mês e você verá os resultados. Se você quiser um resultado melhor, pode misturar em um frasco: óleo de rícino, óleo de amêndoas doces, óleo de oliva e óleo de abacate, todos na mesma proporção, e toda noite antes de ir dormir use essa mistura com ajuda de uma escovinha em suas sobrancelhas e cílios, mas para isso você deve ter o seu rosto sem maquiagem. Você deve evitar que a mistura caia em seus olhos. Retire o excesso com lenço absorvente. Durma desta maneira. Para que você tenha um resultado 100% seria bom tomar uma vitamina para que o seu organismo ajude nesse processo, preparando umsuco com os seguintes ingredientes: três cenouras, duas laranjas, duas colheres de sopa de pólen de flores, uma colher de sopa de noz e uma colher de mel. Tome este suco todas as manhãs, durante dois meses.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

BANABUIU E QUIXADÁ > Acidentes registrados nesta sexta feira sem vítimas fatais

Banabuiú
Dois acidentes movimentaram o plantão policial nesta sexta-feira, 17, no sertão central. O primeiro aconteceu no final da manhã na BR-122 em Banabuiú, já o segundo acidente ocorreu em Quixadá na zona rural no distrito de Dom Mauricio. As vítimas sofreram apenas escoriações pelo corpo e foram socorridos aos hospitais municipais das cidades.

Em Banabuiú segundo a Policia o acidente ocorreu por volta das 11h30 na BR-122, a caminhoneta Ford Ranger, de cor preta, em frente a um posto de combustível colidiu com uma bicicleta guiada por um menor que foi socorrido ao Hospital Municipal de Banabuiú com escoriações enquanto o condutor da caminhoneta prestou socorro e logo em seguida se apresentou a Delegacia Municipal de Banabuiú, onde prestou depoimento.

No final da tarde a polícia registrou o segundo acidente na região, o piloto da motocicleta HONDA CG 150 TITAN, cor branca, placa PMV-1850 desiquilibrou-se e caiu de seu veículo, conforme informações da polícia a vítima foi socorrida ao Hospital Eudasio Barroso por populares com escoriações pelo corpo, após ser medicado foi liberado.


PINTONEWS  no whatsapp 88 9686 6694

sexta-feira, 17 de julho de 2015

PARTIDO da REPÚBLICA > Realiza convenção em Quixadá e elege novo diretório.

Quixadá
O Partido da Republica (PR), realiza sua convenção partidária na manhã deste sábado em Quixadá, elegendo o novo diretório na cidade. Os principais nomes do partido no estado estarão presentes no evento que acontece na dependências do Balneário Cedro Clube.

O presidente estadual, o ex-governador Lucio Alcântara é um dos líderes do partido que confirmou presença. O quixadaense e deputado federal Cabo Sabino, entre outros parlamentares estaduais. Os policiais estarão marcando presença inclusive engrossando os quadro do partido.


Entre os convidados o prefeito de Quixadá João Hudson. Os novos filiados serão recepcionados por estes líderes que confirmam a cidade polo do Sertão Central importante nesta nova etapa em o partido passa por reformulações e inovações de seus filiados. O encontro será aberto ao público em geral.

Mais informações
Local Balneário Cedro Clube
Rua Pascoal Crispim, 297 – Centro

Horário 09h00

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

SINDICATO RURAL > Em Quixadá hegemonia do PT perde para candidata do PSOL.

Quixadá
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá, após uma eleição vencida pela chapa de oposição e com uma disputa que saiu do âmbito eleitoral e passou para o judicial em que a chapa derrotada alegou fraude pedindo anulação da eleição, a junta eleitoral confirmou nesta sexta feira, 17, a vitória para a chapa opositora.

Em Quixadá a entidade por vários anos esteve sob o comando do Partido dos Trabalhadores (PT), neste último pleito foi diferente, a chapa apoiada pelo PT sofreu derrota com a candidata Fabiana Silva, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em que o ex-presidente da entidade Eronilto Buriti apoiou a trabalhadora Conceição Sousa vencendo a eleição e tirando hegemonia do PT do comando do Sindicato.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694


FUNDAÇÃO CULTURAL > Fórum de Política Cultural de Quixadá

Quixadá
A fundação Cultural realiza neste sábado, 18, o Fórum de Política Cultural de Quixadá, com a participação de artistas, produtores culturais, entidades, federações, grupos culturais, empreendedores, empresas culturais, instituições de ensino e pesquisa, agentes e gestores de equipamentos culturais privados. Incluem-se ainda nessa lista as representações regionais do órgão municipal de cultura, os conselhos e os consórcios de âmbito regional, os representantes do legislativo e outros.

O diálogo e a participação social, promovendo a existência de canais e mecanismos de escuta pública e articulação de diversos artistas do município e região. O Fórum de Política Cultural de Quixadá estará discutindo e Analisando a Lei de nº 2.676 de 08 de maio de 2014, (Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura de Quixadá) e a reestruturação do Conselho de Política Pública Cultural. Entretanto, que a mera criação ou divulgação de uma lei não garante sua eficácia, sendo essencial a fiscalização de seu cumprimento. O que se busca, portanto, é uma parceria entre o Poder Público e a sociedade civil organizada para uma atuação na fiscalização e, se for o caso, na construção de mudanças que se mostrem necessárias.

Mais Informações:
Data do Evento: 18 de julho de 2015
Local: Centro Cultural Rachel de Queiroz.

Hora: 08h00

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

PACTO FEDERATIVO > Comissão aprova 13 propostas que tramitarão no Congresso

Brasília
A Comissão Especial do Pacto Federativo da Câmara aprovou nesta terça-feira, 14, treze propostas constantes do relatório produzido pelo deputado André Moura (PSC-SE) e que serão apresentadas pelo colegiado na forma de quatro Propostas de Emendas à Constituição (PEC’s), oito Projetos de Leis (PL’s) e um Projeto de Lei Complementar (PLC).
A aprovação do relatório ficou pendente apenas a PEC que altera a distribuição dos recursos da parcela do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que são repassadas pela União a Estados e municípios. A apreciação desta PEC que amplia ainda o montante da parcela a ser repassada de 10% para 12% acontecerá nesta quarta-feira, 15. A votação foi adiada a pedido do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) após o relator informar que as perdas anuais para o Estado de São Paulo será de R$ 75 milhões e dos municípios paulistas será de R$ 25 milhões.

Perdas com compensação
Entretanto, o presidente da Comissão – deputado Danilo Forte (PMDB-CE) – avaliou que a perda para os governos municipais e governo estadual de São Paulo serão recompensadas pelos aumentos nos repasses constantes nas demais proposições. “Há uma compreensão muito clara que todos os Estados e todos os municípios na formatação deste primeiro relatório estão ganhando. Porque podem perder em algum ponto dos 14 do relatório, mas em outros a compensação será muito maior”, disse.

Danilo Forte destacou a aprovação, em caráter simbólico, das treze propostas já acordadas pela Comissão como forma de oferecer aos entes federados mais fragilizados, sobretudo os municípios, um aumento em suas receitas. “Os municípios brasileiros estão numa situação pré-falimentar. Há um crescimento da demanda, há a volta da inflação e há uma diminuição cada vez maior da boa prestação de serviços públicos. O País todo clama por uma melhor saúde, reclama das deficiências na área educacional”, justificou o peemedebista cearense.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

DEPUTADOS FEDERAIS > Plenário da Câmara volta atrás e derruba mandatos de cinco anos

Brasília
O plenário da Câmara dos Deputados voltou atrás e derrubou a duração de cinco anos para os mandatos de presidente da república, governadores, prefeitos, deputados, vereadores e senadores. As matérias haviam sido aprovadas durante a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política, em primeiro turno.

Com a decisão, os cargos do Executivo, deputados vereadores retornam o mandato de quatro anos e oito anos para senadores.

Foram duas votações, na primeira foi aprovado um destaque do PMDB que retirava do texto aprovado a alteração nos mandatos do Legislativo. Por 294 votos a favor dos cinco anos e 154 contra. Para que os cinco anos fossem mantidos, eram necessário os votos de no mínimo 308 deputados.


Agência Brasil

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

PODER PÚBLICO e POPULAÇÃO > No interior se unem para enfrentar colapso hídrico

Capistrano
Em Capistrano, na região do Maciço de Baturité, onde o racionamento de água começou há pouco mais de um mês, parte da população está recorrendo aos chafarizes instalados pela prefeitura, pelo menos onde a água pode chegar até as caixas desses equipamentos de abastecimento público. Em algumas partes da cidade, o fornecimento está sendo feito pelos carros-pipa. Mas a preocupação maior está na qualidade da água distribuída pela Cagece. Onde chega às torneiras os consumidores já estão reclamando do mau cheiro, de peixe podre, explica o coordenador municipal da Defesa Civil, José Andrade Gonçalves.

Quanto a despesas relacionadas ao fenômeno da seca, começam a afetar as contas públicas. Gastos extras surgiram, como exemplo a manutenção das bombas dos poços. O desembolso mensal é de R$ 3 mil. As despesas não são maiores porque uma empresa especializada foi contratada para realizar esse tipo de serviço. Há ainda a necessidade de combustível para o carro-pipa de o Município atender as viagens extras, principalmente os postos de saúde e as escolas. No total as despesas variam entre R$ 25 mil e R$ 30 mil ao mês. “O carro-pipa do PAC consome muito combustível, um litro de óleo diesel por quilometro”, ressalta o prefeito Claudio Saraiva.

Três anos após enfrentar a pior crise hídrica da sua história, a cidade de Quiterianópolis, no Sertão dos Inhamuns, ainda vive o pesadelo do racionamento de água para abastecer a população. Dos cinco bairros, quatro deles, o Centro, o Alto Brilhante, Cidade Nova e Colinas, este último próximo do reservatório público da cidade, que agoniza, têm o fornecimento realizado pela Cagece. Mas o abastecimento é dividido em dois setores. A água chega às torneiras de cada um deles somente de 48 em 48 horas.

Entretanto, em algumas áreas residenciais, como o Alto dos Linos, na residência de 14 famílias, a água sequer pinga nas torneiras. Quem mora próximo de um dos chafarizes instalados pela prefeitura já se acostumou à rotina de ir buscar água, pelo menos não são obrigados a controlar ainda mais o consumo, como ocorria até inicio de 2013 com quem precisava do auxílio do carro-pipa, distribuindo o líquido de porta em porta, relata o coordenador municipal de Comunicação, Cícero Lacerda.


Moradora do Alto dos Linos, a agricultora Antônia Alves, de 57 anos, confirma a angústia relatada pelo representante da administração municipal. “Não fosse a prefeitura abastecendo a caixa próxima da minha casa a gente estaria sofrendo castigo pior do que o do flagelo da seca. Eu estou doente e o meu marido, que já passa dos 74, também. Para quem vive da roça já passamos por muita coisa ruim, mas eu não imaginava que esse sofrimento também chegasse na cidade”, comentou.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694


quinta-feira, 16 de julho de 2015

PROJETO SÃO JOSÉ III > Governo autoriza repasse de mais de R$16 milhões

Quixadá
A comunidade de Riacho Verde na Zona Rural de Quixadá terá a implantação de Projeto Piloto de Reuso de Água Cinza (aquela que é utilizada para serviços domésticos e depois de passar por processo de limpeza, pode ser utilizada). Serão investidos R$1.823.001,07 em mais 17 municípios além desta cidade do Sertão Central.

O governador Camilo Santana enviou para a Assembleia Legislativa duas mensagens que visam incentivar a produção agrícola familiar em diversos municípios do interior cearense, como parte das ações previstas no Plano de Convivência com a Seca apresentado no início do ano pelo Governo do Estado. Ao todo, serão investidos R$16.104.082,07 para iniciativas do Projeto São José III que irão beneficiar 1.533 famílias da zona rural cearense. As mensagens seguiram para apreciação dos deputados estaduais e devem ser votadas ainda esta semana, antes do início do recesso parlamentar.

Do investimento total, R$14.281.081,00 irão beneficiar 1.448 famílias com a implantação de 47 projetos produtivos nos municípios de Aiuaba, Apuiarés, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Barro, Beberibe, Capistrano, Cariús, Cascavel, Choró, Crateús, Graça, Horizonte, Ibiapina, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Jaguaribara, Lavras da Magabeira, Maracanaú, Maranguape, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Novo Oriente, Orós, Palhano, Parambu, Paramoti, Pindoretama, Quixeré, Santana do Cariri, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá e Várzea Alegre.

Estas ações do Projeto São José III são voltadas para a consolidação da produção e comercialização da agricultura familiar, garantindo também o acesso à água de qualidade para o consumo humano e saneamento. Quatro setores foram contemplados: Agricultura Familiar com Inovação Tecnológica, Apicultura, Ovinocaprinocultura e Piscicultura. Os projetos estão estruturados em 3 componentes (inclusão econômica com fortalecimento das cadeias produtivas; sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e fortalecimento institucional com apoio à gestão) e contam com o apoio técnico de instituições colaboradoras, como Cagece, Sohidra e Ematerce.


Outros R$1.823.001,07 serão destinados a implantação de Projetos Pilotos de Reúso de Água Cinza (aquela que é utilizada para serviços domésticos e depois de passar por processo de limpeza, pode ser utilizada) para beneficiar 85 famílias de 17 municípios do interior cearense: Quixadá, Piquet Carneiro, Mombaça, Brejo Santo, Marco, Viçosa do Ceará, Itapiúna, Capistrano, Maranguape, Miraíma, Nova Russas, Orós, Itatira, Sobral, Tauá, Cascavel e Quixeré. Esta ação do Projeto São José III irá permitir que os moradores reutilizem água para a produção de alimentos na zona rural com segurança. Para tanto, eles serão capacitados com aulas de educação ambiental, manejo do sistema, monitoramento das águas cinzas e outros temas, que reforçam a importância da sustentabilidade hídrica e do uso de estratégias para a convivência com o semiárido.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

CONFERÊNCIA de SAÚDE > Quixadá realiza a maior do Sertão Central

Quixadá
A Secretaria de Saúde de Quixadá comemora os resultados da VIII Conferência Municipal de Saúde, realizada na última quarta-feira, 15, no auditório da Faculdade Cisne, nesta cidade, registrando o maior número de participantes em eventos dessa área no Sertão Central. Mais de 650 profissionais da saúde, líderes comunitários, agentes de saúde e endemias e sindicalistas, participaram com o Conselho Municipal de Saúde do Encontro liderado pela secretária municipal de Saúde, Brena Calixto. 

Além da coordenadora da 8ª Célula Regional de Saúde (8ª Ceres) Benedita de Oliveira, representando o Governo do Estado, o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, prestigiou a Conferência. Na oportunidade ele reconheceu aos conferencistas os desafios na área da saúde pública e mostrou-se disposto a enfrentá-los com coragem e determinação, apesar do cenário nacional desfavorável aos gestores públicos. “É preciso refletir no que há para melhorar, mas também é necessário compartilhar as conquistas alcançadas até então”, ressaltou o perfeito.  


Quem também marcou presença na VIII Conferência Municipal de Saúde foi a comissão quixadaense de mobilização pela implantação de uma Faculdade de Medicina nesta cidade. Representantes do movimento fizeram uma exposição do que vem sendo preparado para receber os técnicos avaliadores dos municípios participantes da disputa por uma unidade do curso de Medicina.  


Outra apresentação importante foi a do Grupo de Resgate Monólitos, voluntários que nos finais de semana estão atendendo chamados de emergência e urgência, e realizando o atendimento pré-hospitalar antecedendo a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O Resgate Monólitos vem sendo elogiado pelo serviço que já vem sendo prestado há cinco meses em Quixadá.
  

Após este primeiro momento da Conferência foi apresentado aos conferencistas os eixos de discussões, divididos em grupos para se elaborarem as propostas a serem apresentadas por Quixadá na plenária estadual. As propostas visam melhorar o atendimento dos usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas foram apresentadas em plenário e após votação unânime foram coletadas para compor o relatório do Encontro.  


No encerramento foram escolhidos os 12 delegados que representarão Quixadá na conferencia estadual a ser realizada em Fortaleza. Os delegados Felismar da Silveira Monteiro, Antônia Lindonete Monteiro, Luciano Alípio de Lima, Marília Stephany de Almeida Barroso, José Valdir de Oliveira, Ana Maria Eugênio da Silva foram nomeados para representar os Usuários. Paulo Costa de Oliveira, Francisca América Evangelista Belchior, Vivalma Jucá Oliveira representarão os profissionais da Saúde. O Grupo Gestor será representado pelos delegados Raquel Tavares Nobre de Freitas, Denise de Paula Silva, Paulo Jorge Rabelo de Lima.

EIXOS de DISCUSSÃO   

Eixo 1 – Direito a Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade
Eixo 2 – Participação Social
Eixo 3 – Valorização do trabalho e da educação em saúde
Eixo 4 – Financiamento do SUS e relação público-privado
Eixo 5 – Gestão do SUS e modelos da atenção a saúde
Eixo 6 – Informações, educação e política de comunicação do SUS
Eixo 7 – Ciência, tecnologia e inovação do SUS

Eixo 8 – Reformas democráticas e populares do Estado. 


Assessoria de Comunicação da PMQ

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

MINISTÉRIO PÚBLICO > Recomenda cancelamento de festejos em Itatira

Itatira
O Ministério Público do Estado do Ceará, recomendou ao prefeito de Itatira, Antônio Almir Bié da Silva, o cancelamento dos festejos no mês de julho, incluindo a Festa da Padroeira da Lagoa do Mato, neste Município do Sertão de Canindé. A recomendação foi emitida pela promotora de Justiça Maria Carolina de Paula Santos Steindorfer.

A recomendação foi elaborada após o MPCe tomar conhecimento de solicitação do prefeito de Itatira, ao secretário da Casa Civil do Estado do Ceará, para a formalização de convênio com este Município, destinado à liberação de recursos para a realização da Festa da Padroeira da Lagoa do Mato, no valor de R$ 60 mil. Para a comemoração ainda são necessários 20 banheiros químicos, dois geradores, palco completo, sistema de som, camarote, sistema de iluminação, 20 seguranças e dois camarins.

No documento encaminhado ao prefeito o MPCe ressalta que os gastos destinados para a realização dos festejos é incompatível com o momento de dificuldade experimentada pelos cidadãos de Itatira. A promotoria de Justiça utilizou como base o Boletim Informativo e Resenha Diária elaborados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cocerh) no último dia 22 de junho.

Conforme o Ministério Público os dois relatórios indicam que a Bacia do Curu, que abastece o município de Itatira, conta apenas com 4,59% de sua capacidade. Além disso, decreto estadual caracteriza como situação de emergência as áreas dos municípios do Estado do Ceará afetadas pela seca, e inclui o Município no rol dos que deve priorizar a oferta de água para o abastecimento humana, o consumo animal e a atividade produtiva.

Os festejos de Nossa Senhora de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da localidade de Lagoa do Mato, tiveram início no dia 6 de julho e se encerram nesta quinta-feira, 16. Somente ontem, 15, o Ministério Público divulgou a recomendação no seu site oficial, mas o documento foi assinado no dia 9 passado.

A reportagem do Diário do Nordeste tentou manter contato telefônico com a Prefeitura de Itatira e com a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, todavia, até a publicação desta edição a ligações não haviam sido atendidas.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Em Quixeramobim > Acontece o 1º Seminário de Capoeira e Cultura Afro-Brasileiro

Quixadá
Acontece em Quixeramobim o 1º Seminário de Capoeira Afro-Brasileira com programação até sábado dia 18. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Serviço Social do Comércio (SESC Ler) de Quixeramobim.

O seminário, que tem à frente o contramestre e coordenador municipal de capoeira, Lula, com a supervisão geral do fundador e presidente da Fundação Arte Brasil Capoeira, Mestre Pedro, terá suas atividades iniciadas diariamente às 17 horas, com aulas sobre religião Afro-Brasileira, culinária cultural, oficinas musicais com instrumentos e cantigas, aulas de dança, treino e aperfeiçoamento técnico com importantes nomes da capoeira de todo o Estado.


Sistema Maior de Comunicação

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

BOLSA FAMILIA > Prefeitura de Quixadá auxilia comunidades rurais no recadastramento

Quixadá
Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Quixadá estão visitando os distritos deste Município em amparo as famílias que tiveram o benefício do Bolsa Família, um programa do Governo Federal, suspenso nos últimos meses.

As famílias estão sendo avisadas através das emissoras de rádio sobre os serviços que estão sendo levados às sedes dos distritos para este atendimento. O objetivo é facilitar a vida da população, sobretudo os mais carentes, evitando gastos com locomoção.

Na SDS, o atendimento é dividido em dois períodos: pela manhã, das 7h30 às 11h30, com prioridade para os moradores dos distritos que necessitam de apanhar transporte para retornar as suas residências, e à tarde, das 13h30 às 17h30, para as famílias que residem na sede do Município. 

No total, 3.200 cartões foram bloqueados em Quixadá, em decorrência de falta de recadastramento, atualização dos dados, inclusão de membro da família ou apenas para averiguação cadastral, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Vera Aragão.

No mês de março deste ano o Programa beneficiou 11.359 famílias, com uma cobertura de 105,1% de estimativa de famílias pobres no Município. O valor médio mensal recebido é de R$ 152,02. No mês passado o Governo Federal transferiu R$ 1.726.800,00 para pagamento aos beneficiários.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

quarta-feira, 15 de julho de 2015

VAGAS de EMPREGO > SINI/IDT de Quixadá chama urgente 15 diferentes profissionais

Quixadá
A Agência do SINI/IDT desta cidade do Sertão Central, anuncia vagas disponíveis para preenchimento em caráter de urgência, são 15 profissionais diferentes que o mercado quixadaense necessita. Segundo a gerente da agência, os candidatos não podem esquecer de trazerem os documentos oficiais para conseguirem concorrerem as vagas disponíveis.

Os profissionais com vagas disponíveis; Auxiliar de Produção 5, Babá 1, Consultor de Vendas 1, Eletricista de Instalação de Veículos Automotores 1, Empregada Doméstica 1, Garçonete 1, Montador de Móveis 1, Pizzaolo (aprendiz) 1, Professor de Inglês 1, Vendedor de Consorcio (Motocedro) 4, Vendedor Porta a Porta 1, Vendedor Interno 1, Vendedor Pracista 1, Vaga para Portador de Deficiência 1.

Interessados, comparecer na Unidade de atendimento do SINE/IDT (Rua Doutor Rui maia Nº 420). 

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

PATU E BANABUIÚ > Apesar de chuvas reservatórios traz alerta

Senador Pompeu
Apesar das chuvas do começo de Julho, não foi suficiente para recarregar os grandes reservatórios. A barragem do Patu em Senador Pompeu e o açude Arrojado Lisboa em Banabuiú, por exemplo preocupa os que estudam e tem uma visão ampla sobre o debate. Com 1.11% da capacidade, dados do dia 11.07.2015, o açude de Banabuiú já traz fortes sinais de possível colapso. Já o açude Patu em Senador Pompeu não é diferente. Embora os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos digam que a barragem tem 12.13 % nesta mesma data, análises revelam que a população e órgão competentes, juntamente com o governo do Estado devem se preocupar. 

Segundo o engenheiro agrônomo, mestre em irrigação e drenagem, Deodato Aquino, que termina seu doutorado em Manejo de Bacias Hidrográficas no Semiárido pela Universidade Federal do Ceará, o "aporte" ,recarga que o Patu ganhou foi de 650 mil m3 (Mil metros cúbicos) de água, equivalente 0,9% da capacidade total). Ainda de acordo com ele significa que adiou a mal notícia por pelo menos 1 mês. Deodato ainda alerta: "Toda a sociedade deve permanecer alerta e consciente para adoção de práticas de racionamento, enquanto o poder público e as Instituições devem adotar as medidas emergenciais para que se possa evitar um grave colapso de água tanto na sede de Senador Pompeu, quanto nas cidades e distritos que demandam água do Patu", disse Aquino baseado nos estudos que faz constantemente.

Os prognósticos da Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME são pouco animadores. De acordo com os estudos, já acenam a possibilidade de 80% de chance de atuação do fenômeno EL NINO no começo de 2016. Em decorrência do período de escassez hídrica no segundo semestre (agosto-dezembro) quase não chove, portanto só haverá saída de água do Patu. O estado é de alerta, pois os açudes da região estão quase todos secos, o Patu é estratégico e solução para a região.
Em Senador Pompeu não se viu campanhas de economia de água por parte dos órgãos. Já em Banabuiú, a praça principal do município, distante 221 km Fortaleza recebeu uma visita diferente. Segundo o radialista Joel Morais, a população participou do lançamento da campanha de economia de água lançada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos da cidade, SAAE sexta-feira, 10.07.2015. A diretora do órgão e ex vereadora Marineide Oliveira, fez o lançamento oficial, dizendo que estavam distribuindo panfletos referentes a campanha, e que nas próximas contas, o panfleto chegaria as casas de todos.


Durante o evento foi mostrado um vídeo intitulado "carta de 2070" orientando sobre a real situação hídrica, tanto de hoje que é preocupante, como do amanhã que será calamitosa, onde não teremos água nem para o consumo, disse Marineide, também conhecido por Dêca. "É triste, preocupante mas real, e para que isso mude, nós somos os responsáveis" disse o comunicador em sua página na internet.

Por ironia do destino os presentes assistiram um show do mágico Goldini, que prendeu a atenção de crianças e adultos, mais pena, que embeleza os expectadores, mais não conseguirá fazer aparecer água nos açudes do Ceará. Só a compreensão dos homens que destroem a natureza e São Pedro que tem as chaves dos céus. Ou até mesmo de bons homens políticos

 PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

DANILO FORTE > Na tribuna faz destaca os 90 anos da Associação Cearense de Imprensa

Brasília
O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) destacou nesta terça-feira, 14, da tribuna do plenário Ulysses Guimarães da Câmara os 100 anos da Associação Cearense de Imprensa (ACI) comemorados no dia de hoje.

Na oportunidade, o peemedebista destacou a importância da entidade na preservação da liberdade de imprensa e de expressão. Além da importância da ACI na vida social e política tanto de Fortaleza, quanto do Estado. Danilo lembrou também os momentos decisivos da ACI na luta contra a ditadura militar.

“Queria registrar aqui hoje os 90 anos da Associação Cearense de Imprensa. Uma valorosa instituição democrática e participativa de todos os momentos culturais do Ceará. Gostaria de ressaltar o que diz a jornalista Adísia Sá, presidente da ACI: Muitas associações são criadas, mas poucas permanecem por tanto tempo quanto a nossa. Isso nos orgulha. Isso é o reflexo da jornalista Adísia Sá, uma referência ao jornalismo cearense”, disse o parlamentar.

Restos a pagar
Na oportunidade, o peemedebista cearense solicitou apoio ao presidente da Câmara – deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – para que interceda junto ao governo federal com objetivo de que seja publicado nos próximos dias um Decreto que estabeleça os anos anteriores a 2014 para que sejam pagos os restos a pagar dos Orçamentos anteriores.


“A LDO este ano só permite (pagar) os restos a pagar de 2014. E isso está criando um embaraço muito grande. Amanhã a gente tem votação do Congresso Nacional e tem os vetos que estão impedindo a votação do PLN (Projeto de Lei do Congresso Nacional) 04, o que prejudicará e muito os municípios brasileiros. Eu queria ter feito esta colocação anteriormente, porque estava em negociação um Decreto presidencial com relação a esta questão. Mas até agora esta abordagem não foi feita de forma clara. E para que os municípios não fiquem  prejudicados, se faz necessário um Decreto do Executivo”, registrou.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

terça-feira, 14 de julho de 2015

SENADOR POMPEU > Comunidades comemora chegada de adutora

Senador Pompeu
O prefeito de Senador Pompeu, Antônio Mendes, PT, entregou a tão sonhada adutora a comunidade de Bonito e Morada Nova. A região fica a cerca de 10 km da sede do município. A população das duas localidades assim como da comunidade de Jenipapeiro aguardava há muito tempo o abastecimento de água. Jenipapeiro ainda espera. 

Quem também participou da entrega da adutora foram o ex-prefeito Antônio Teixeira, PT, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Ailton Felipe, PTN e os líderes comunitários dona Iraneide Pedrosa, Presidente da Associação de Bonito, e o Presidente da Associação da Comunidade de Morada Nova, Valério Silva. 

Nos últimos meses as comunidades de Sítio São Jorge e Planalto Banabuiú, próximo a sede do município, também receberam água da adutora, após espera de quase ou mais de 5 anos. Segundo o prefeito teve apoio da prefeitura e da secretaria de Desenvolvimento Agrário, juntamente com o secretário Dedé Teixeira. 

Sobre a adutora do Sítio Jenipapeiro, o prefeito de Senador Pompeu disse que o material já foi comprado. E que, a secretaria de Obras do município já está trabalhando para colocar água naquela comunidade. 

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Em MOMBAÇA > Igreja é roubada em plena festa da Padroeira no Bairro Recreio

Mombaça
Os ladrões sem fé roubam em plena festa, a igreja de Nossa Senhora do Carmo no bairro Recreio na cidade de Mombaça, deixam um prejuízo de aproximadamente R$ 7 mil reais.

Após a novena do domingo. 12, os ladrões aproveitaram que a igreja estava fechada e   passaram a mão no templo religioso, a equipe responsável em preparar a igreja para as novenas foram surpreendidas em perceber que o furto havia acontecido, o grupo só percebeu na tarde de segunda ao abrir as portas para receber os fiéis.


Foram levados entre os objetos aparelhagem de som e o prejuízo   foi contabilizado em torno de R$ 7 mil reais. A policia foi acionada e pede ajuda da população com informações que possa levar aos autores do delito.

Basta ligar para (88) 3583 2999, Polícia Militar, Ou (88) 3583 3438 da Polícia Civil ou ainda 190, não precisa se identificar. O caso vai ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil da Cidade que já iniciou as investigações. 

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...