Pages

domingo, 12 de julho de 2015

MUSEU no SERTÃO > Professor tenta preservar história de sua terra

Ibaretama
O professor, Tertuliano de Melo Neto, com o ideal de preservar a história de sua terra, cria no meio do sertão cearense um museu, ao pé da Serra Azul, zona rural deste município, com acervo colhido ao longo de 40 anos, sem apoio público tenta oficializar o Museu Tertuliano de Melo o primeiro museu no meio do sertão.

O Professor ainda jovem começou a colecionar objetos antigos dos   parentes, interesse foi a cada dia aumentando, 40 anos depois resolve fundar um museu no meio do Sertão do Ceará, procurou os gestores municipais para ajuda-lo recebeu um não! Tomou a iniciativa pois aquele acervo histórico, que tinha não podia deixar de apresentar a comunidade da Serra Azul, com recursos do seu bolso fundou o Museu Tertuliano de Melo em uma zona Rural!


A burocracia emperra o funcionamento do Museu para receber os alunos da região. O museu funciona na casa da família, o avô do professor, homenagem prestada pelo neto dando nome ao museu na casa onde residiu e construiu o acervo hoje sendo preparado para o conhecimento de estudantes, universitários além de curiosos que gostam de conhecer as histórias do Nordeste.


O principal objetivo do museu é desenvolver projetos: culturais, sociais e ambientais, e tentar amenizar as dificuldades desse povo tão sofrido, e um futuro melhor para as crianças e jovens deste sertão castigado pela estiagem. A Universidade Estadual do Ceará-UECE através da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central- FECLESC, firma Convênio de Cooperação Técnico-Científico e Cultural.   

Mais Informações:
Serra Azul - Distrito de Pedra e Cal
Ibaretama Ceará!

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...