Pages

domingo, 12 de julho de 2015

CIDADANIA em BANABUIÚ > Trabalhador Rural conquista registro de nascimento após 62 anos

Banabuiú
Passados 62 anos, uma iniciativa do acadêmico de Direito Cleanes Rabelo Saraiva transformou o trabalhador rural Francisco Martins de Araújo em cidadão. Ele recebeu das mãos da tabeliã do Cartório Martins, Maria Iranete Moura, em Banabuiú, o seu primeiro documento público, sua Certidão de Nascimento.

Agora, o trabalhador rural, que mora na região da Barra do Sitiá, na zona rural deste município do interior cearense poderá solicitar sua cédula de identidade, CPF, e Carteira de Trabalho, documentos necessários para ter seus direitos sociais assegurados. Antes até para ser atendido no posto de saúde da sua comunidade, ele contava com a solidariedade dos enfermeiros e médicos.       

Segundo Cleanes Saraiva, ele tomou conhecimento da exclusão de cidadania de Francisco Martins através da vizinhança e passou a se preocupar como apesar de mais de seis décadas uma brasileiro não existia legalmente. Fez pesquisas e através da identificação dos pais descobriu que o trabalhador rural nasceu em Morada Nova. Diante das in formações o acompanhou até o Cartório e com base no artigo 30  da Lei 9.534, de 1997 solicitou o primeiro documento do mais novo cidadão brasileiro. 

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...