Pages

quinta-feira, 16 de julho de 2015

CONFERÊNCIA de SAÚDE > Quixadá realiza a maior do Sertão Central

Quixadá
A Secretaria de Saúde de Quixadá comemora os resultados da VIII Conferência Municipal de Saúde, realizada na última quarta-feira, 15, no auditório da Faculdade Cisne, nesta cidade, registrando o maior número de participantes em eventos dessa área no Sertão Central. Mais de 650 profissionais da saúde, líderes comunitários, agentes de saúde e endemias e sindicalistas, participaram com o Conselho Municipal de Saúde do Encontro liderado pela secretária municipal de Saúde, Brena Calixto. 

Além da coordenadora da 8ª Célula Regional de Saúde (8ª Ceres) Benedita de Oliveira, representando o Governo do Estado, o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, prestigiou a Conferência. Na oportunidade ele reconheceu aos conferencistas os desafios na área da saúde pública e mostrou-se disposto a enfrentá-los com coragem e determinação, apesar do cenário nacional desfavorável aos gestores públicos. “É preciso refletir no que há para melhorar, mas também é necessário compartilhar as conquistas alcançadas até então”, ressaltou o perfeito.  


Quem também marcou presença na VIII Conferência Municipal de Saúde foi a comissão quixadaense de mobilização pela implantação de uma Faculdade de Medicina nesta cidade. Representantes do movimento fizeram uma exposição do que vem sendo preparado para receber os técnicos avaliadores dos municípios participantes da disputa por uma unidade do curso de Medicina.  


Outra apresentação importante foi a do Grupo de Resgate Monólitos, voluntários que nos finais de semana estão atendendo chamados de emergência e urgência, e realizando o atendimento pré-hospitalar antecedendo a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O Resgate Monólitos vem sendo elogiado pelo serviço que já vem sendo prestado há cinco meses em Quixadá.
  

Após este primeiro momento da Conferência foi apresentado aos conferencistas os eixos de discussões, divididos em grupos para se elaborarem as propostas a serem apresentadas por Quixadá na plenária estadual. As propostas visam melhorar o atendimento dos usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas foram apresentadas em plenário e após votação unânime foram coletadas para compor o relatório do Encontro.  


No encerramento foram escolhidos os 12 delegados que representarão Quixadá na conferencia estadual a ser realizada em Fortaleza. Os delegados Felismar da Silveira Monteiro, Antônia Lindonete Monteiro, Luciano Alípio de Lima, Marília Stephany de Almeida Barroso, José Valdir de Oliveira, Ana Maria Eugênio da Silva foram nomeados para representar os Usuários. Paulo Costa de Oliveira, Francisca América Evangelista Belchior, Vivalma Jucá Oliveira representarão os profissionais da Saúde. O Grupo Gestor será representado pelos delegados Raquel Tavares Nobre de Freitas, Denise de Paula Silva, Paulo Jorge Rabelo de Lima.

EIXOS de DISCUSSÃO   

Eixo 1 – Direito a Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade
Eixo 2 – Participação Social
Eixo 3 – Valorização do trabalho e da educação em saúde
Eixo 4 – Financiamento do SUS e relação público-privado
Eixo 5 – Gestão do SUS e modelos da atenção a saúde
Eixo 6 – Informações, educação e política de comunicação do SUS
Eixo 7 – Ciência, tecnologia e inovação do SUS

Eixo 8 – Reformas democráticas e populares do Estado. 


Assessoria de Comunicação da PMQ

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...