Pages

sábado, 28 de janeiro de 2012

FALSO AMBULANTE ATERRORIZA EM QUIXADÁ




Quixadá > Assaltos, estupro, e terror na manhã de ontem, 27, em Quixadá. Esse foi o rasto deixado pelo suposto vendedor ambulante José Antônio da Silva, 27 anos, natural de Jaguaribe. Ele foi preso por equipes da Força Tática de Apoio (FTA), do Moto Patrulhamento (MP) e do Ronda do Quarteirão de Quixadá, após assaltar um estabelecimento comercial no Centro de Quixadá, na travessa Tiradentes, e também roubar e violentar sexualmente uma dona de casa, momentos depois, a algumas quadras dali, já no bairro do Alto São Francisco.

Segundo policiais da Delegacia Regional de Quixadá o primeiro assalto ocorreu por volta das 9h30. Uma vendedora da loja Doce e Arte foi surpreendida pelo assaltante quando ele lhe pediu um pouco de água. Com uma faca no pescoço a funcionária foi trancada no banheiro e depois apalpada pelo criminoso. Uma segunda mulher foi abordada na loja. Desesperada, ela começou a chorar e o assaltante foi embora, roubando um telefone celular, alguns cosméticos e a quantia de R$ 54,00. O criminoso apanhou uma mototaxi e seguiu para a rodoviária da cidade.

Cerca de meia-hora depois o assaltante voltou a agir. Dessa vez bateu à porta do apartamento de uma dona de casa de 26 anos, também pedindo água. Ao atender ao pedido, ela e uma prima que se encontrava em sua companhia foram surpreendidas e rendidas pelo criminoso. Elas foram obrigadas a adentar o banheiro. Ali, o criminoso as obrigou a se despirem e passou a acaricia-las. Em seguida estuprou a dona de casa, viúva, mãe de duas crianças, uma menina de oito e um menino de seis anos de idade.

O assaltante fugiu roubando mais um telefone celular e aproximadamente R$ 400,00 da vítima estuprada. Ela havia acabado de retirar o benefício do INSS. É pensionista. O marido foi assassinado há dois anos em Ibaretama, cidade vizinha a Quixadá. A prima, uma jogadora de futebol da seleção de Caucaia, a qual apenas fazia uma visita, teve um cordão e dois telefones celulares roubados. Não foi abusada sexualmente, mas somente porque entrou em pânico, se agachou no chão e começou a chorar. Não pode fazer nada pela prima, com a faca no pescoço.

Todas as vítimas chegaram à Delegacia Regional de Polícia Civil muito abaladas. Ao saberem que o criminoso maníaco havia sido capturado ficaram aliviadas e ao mesmo tempo apreensivas. Se depararam com ele na delegacia. Apesar dos momentos de terror a dona de casa disse estar aliviada, afinal os dois filhos estavam salvos, na casa da avó. E seguida ela foi submetida a exame médico Legal no núcleo de Perícia Forence (Pefoce) em Quixeramobim.
Conforme relatório do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) o criminoso foi capturado por volta do meio-dia. Estava escondido em um matagal, na localidade de Vila Rica. Ele fugia em um carro de horário, um pau-de-arara utilizado como lotação, com destino a Russas, onde disse residir. Alegou que estava em Quixadá vendendo produtos de limpeza, desinfetantes. Negou aos investigadores da Polícia Civil a prática dos crimes, mas foi reconhecido pelas vítimas. Parte dos objetos e do dinheiro roubados foram recuperados.
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE - BLOG SERTÃO CENTRAL

DIETRICH BONHOEFFER, O PASTOR QUE QUERIA MATAR ADOLF HITLER





Tempos de guerra são duros, mesmo para os religiosos. Durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, o pastor luterano alemão Dietrich Bonhoeffer tinha uma liberdade invejável na Alemanha nazista onde o ato de ir e vir havia sido limitado drasticamente pelo ditador Adolf Hitler. Aos olhos alheios, seus constantes deslocamentos entre Berlim e Munique soavam quase como uma afronta diante das agruras vividas pela população. Bonhoeffer era assíduo em almoços e jantares e fazia também frequentes viagens à Suíça. Mantinha ares de alienado e tocava a vida como se o seu país e a Europa não estivessem matando e morrendo no front. O que essas pessoas nem sequer desconfiavam era que Bonhoeffer havia se tornado um homem só, aprisionado por um segredo que não podia dividir com ninguém e que revelava a verdadeira realidade de sua existência. 

Sem nenhuma esperança de uma solução pacífica para as atrocidades cometidas pelo nazismo e temendo inclusive pela própria vida, o pastor resolveu agir: aderiu a um grupo de insurgentes dentro das Forças Armadas de Hitler e tornou-se um espião infiltrado na Abwehr, a agência de inteligência do regime. Essa e outras revelações estão na biografia “Bonhoeffer: Pastor, Mártir, Profeta, Espião”, do escritor americano Eric Metaxas, que recupera a trajetória do teólogo que ajudou a salvar milhares de vidas.

No plano especificamente estratégico, de acordo com a obra, a ação de Bonhoeffer ia além: como agente duplo, ele passava informações sigilosas aos britânicos com os quais negociaria planos de paz após a execução do projeto principal, o assassinato de Hitler. Metaxas relata que, apesar do ódio que sentia por Hitler, Boenhoffer hesitou em participar do grupo por ser religioso. ¬Falou mais alto o espírito democrático. Ele chegou a estar a salvo nos EUA, mas aceitou o convite feito por amigos infiltrados nas Forças Armadas e voltou para a Alemanha. O grupo ao qual fazia parte era coordenado pelo próprio comandante da Abwehr, o almirante Wilhelm Canaris, que, como ele, foi condenado e executado no dia 9 abril de 1945. 

A punição foi a morte por enforcamento. O papel de Bonhoeffer como espião era passar mensagens sigilosas ao bispo britânico George Bell, que as direcionava ao primeiro-ministro da Inglaterra, Winston Churchill. 

Boenhoffer participou ainda do planejamento de diversas ações para salvar judeus, além, é claro, das tentativas de assassinar Hitler. Quando se deu a Operação Valquíria (1944), o mais famoso dos golpes para eliminar o Fuhrer, Bonhoeffer já estava preso em razão de suspeitas da Gestapo. E foi justamente porque esse plano falhou que os nazistas descobriram sua ação de agente duplo, um gesto arriscado que já foi tema de diversos documentários e aparece agora minuciosamente descrito nessa biografia. 

COLUNA MEDITAÇÃO 
NATANAEL CAMURÇA 

CIRO GOMES E SEUS DESTEMPEROS, AGRIDE POLICIAIS MILITARES


Ciro Gomes 


Ciro Gomes, comentário do ex-ministro e ex-deputado Federal: os policias foram realmente  “marginais de farda e bandidos”, afirmou Ciro Gomes.

Diante da horrível situação na qual o ex-deputado e ministro Ciro Gomes deixou os policiais em uma berlinda sendo que o articulador da greve em todo ceará, o Capitão Wagner não deixou passar nada e enviou um vídeo de contra partida rebatendo assim as palavras do governador dizendo:

“A Corporação da policia militar e o corpo de bombeiros se sentiu agredida a si próprio e a seus familiares em virtude das declarações do ex-governador Ciro Gomes e nós como presidente de associação  viemos por meio deste meio de comunicação mostrar o repudio da categoria as declarações do ex-governador que mais uma vez mostrou seu destempero e da sua falta de conselho emocional   ao declarar que os policiais são bandidos fardados traficantes e covardes nós nos sentimos agredidos e em virtude disso nós iremos tomar as providencias judiciais cabíveis .

O ex-governador já demostrou em suas declarações deformatórias em relação as mulheres e agora em relação aos militares que ele não tem equilíbrio emocional nem se quer pra assumir um cargo publico, que apesar de tantos votos que o colocaram no congresso nacional ele não correspondeu as expectativas do povo cearense pois foi o parlamentar que mais faltou ao congresso nacional, nem sequer fez um discurso no congresso nacional 0 que decepcionou  muito o povo cearense principalmente quem acompanha a politica, então o ex-governador foi classificado como DESOCUPADO POLITICO e realmente tem demostrado que falta a ele um pouco de bom senso sendo infeliz na sua declaração”.

Finalizando o Capitão Wagner pede a policiais e bombeiros que procure suas associações para ajudar a tomar as providencias judiciais cabíveis pra que isto não venha mais a acontecer e que ninguém ali foi covarde pois as esposas estavam ali voluntariamente.

Palavra do Colunista: Os Ferreira Gomes sempre fazem comentários infelizes a fim de se sobressair acima de categorias não politicas.

COLUNA COTIDIANO URBANO
SAMUEL PAIVA 

PROJETO DA PETROBRAS PROMOVE VALORIZAÇÃO DOS BLOCOS AFRO


Companhia lança projeto "Que Bloco é Esse?" com o intuito de resgatar a importância dos tradicionais blocos afro do Carnaval de Salvador

Foto: Alberto Lima

A Petrobras - maior patrocinadora da cultura brasileira - criou o projeto "Que Bloco é Esse?" com o intuito de resgatar a importância dos tradicionais blocos afro no Carnaval de Salvador. O projeto promoveu o encontro dos blocos afro com artistas consagrados do grande público e vai disseminar o conteúdo produzido nas principais redes sociais na internet. 

O projeto contempla a gravação de um videoclipe com a nova versão da música "Ilê Ayê", gravado com a participação do Ilê Aiyê e do rapper paulista Criolo. As gravações foram feitas no tradicional bairro da Liberdade, em Salvador, durante o mês de janeiro. Criolo abre o clipe, de aproximadamente quatro minutos, com versos seus, criados exclusivamente para a nova versão. 

A iniciativa conta ainda com encontros entre outros blocos afro e artistas consagrados da música brasileira em seus ensaios. O bloco Muzenza recebeu a banda Nação Zumbi no ensaio do dia 20 de janeiro; o Male Debalê tocou com o rapper Emicida no dia 22; e o Cortejo Afro recebe Preta Gil no próximo dia 30.  

Os vídeos com esses encontros musicais poderão ser vistos a partir de fevereiro, assim como os mini-documentários, que também serão produzidos sobre a história desses blocos. O projeto engloba ainda a cobertura dos desfiles no Carnaval de Salvador e envolverá também os blocos Okanbi, Os Negões, Bankoma e Olodum. O videoclipe poderá ser visto a partir do dia 28 de janeiro, no endereçowww.petrobras.com.br/queblocoeesse. Os mini-documentários com as participações especiais dos artistas estarão disponíveis no mesmo endereço virtual a partir de fevereiro.

A Petrobras também patrocina outros blocos, além de trios independentes dos músicos Moraes Moreira e Davi Moraes, Armandinho, Dodô e Osmar, Luis Caldas, entre outros, e abastecerá 120 veículos com biodiesel, contribuindo para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera nos dias de festa.  

Promoção - A Petrobras levará três pessoas para passar o Carnaval em Salvador, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, com direito a levar um acompanhante cada, e com passagem, hospedagem e alimentação incluídos. 

Para isso é preciso acessar o site www.petrobras.com.br/queblocoeesse, a partir do dia 28 de janeiro, assistir ao videoclipe com a nova versão da música Ilê Aiyê, gravada pelo bloco Ilê Aiyê e o rapper paulista Criolo, e encontrar um código que dará acesso à promoção. 

Após digitar o código na página de inscrição, o participante terá que responder a pergunta "O que você misturaria com um bloco afro e por quê?". Os autores das três melhores respostas - que devem ter no máximo 400 caracteres - vencem. A divulgação dos ganhadores será realizada no dia 14 de fevereiro na página do concurso.

FONTE:
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
imprensa@petrobras.com.br


FOTOGRAFIAS DA VIDA


Professora da Fecli há 12 anos na unidade da UECE-Iguatú e esta se afastando agora para fazer doutorado em literatura e intercuturalidade na Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande/PB.


Hoje a minha pena não quer escrever. Roubaram minha inspiração ou talvez ela própria tenha se afastado de mim. Não vai embora, minha amiga! Procuro sem descanso os teus rastros. Onde ficou minha fonte de inspiração?

Suporto a realidade disfarçadamente, trocando lágrimas por sorrisos. Um sorriso doloroso escapa de minha alma despedaçada, como se pudesse me cobrir de sonhos. Talvez seja isso o que me falta agora - devaneios, sonhos, poesia.

Quero o meu livro de poemas, preciso me servir. No cardápio há sobremesa de poesia, diz a voz ao lado. Fujo incessantemente para esse terreno móbil onde repousa minhas alegrias.  Alguém me chama no portão de fora e me traz de volta para a realidade. Ah, espere um pouco, quero ficar no mundo dos sonhos, não me chame, por favor.

Vejo que nas fotografias da vida me embelezam aquelas que trazem “receitas da vida inteira”. Perco-me nas imagens do menininho sujo e descalço que passa na rua; no homem de meia idade que chora de amor; no casal de velhinhos vestidos de rugas, trocando afagos e lembranças; na carência dos amantes insaciáveis; na lágrima que cai.

Capto todos os detalhes com lente de aumento, visualizo os gestos, as imperfeições, sinto sensações variadas numa mistura de novidade decadente. Ninguém pode tirar meus sonhos, mexer na minha dor, esconder o perfume da vida. Há um cheiro de milagre invadindo meu corpo, provocando impulso em viver as horas.

Esse é o meu expediente – ver beleza nas imagens do cotidiano e o belo se torna único e a vida se refaz como a natureza que canta o gorjeio da eternidade. Entre todas as fotografias, procuro uma que possa fortalecer os sonhos, afinal de contas a vida precisa ser registrada com tinta, com imagens e com poesia. 

Professora Socorro Pinheiro.
Professora da Fecli há 12 anos na unidade da UECE-Iguatú e esta se afastando agora para fazer doutorado em literatura e intercuturalidade na Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande/PB.

COLUNA SOLONÓPOLE EM REDE
Rádio Sol Fm
Antonio Elanio

PROJETO PREVÊ QUE APENAS MULHERES TRABALHEM EM LOCAL DE INTERNAÇÃO FEMININO




A Câmara analisa o Projeto de Lei 2850/11, que restringe a presença de trabalhadores do sexo masculino entre os empregados de estabelecimentos em que estiverem internadas adolescentes do sexo feminino. De acordo com a proposta, apenas mulheres poderão trabalhar nesses locais, seja qual for a natureza do serviço.
A proposta acrescenta dispositivo ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90).

Pelo texto, de autoria do deputado Luciano Castro (PR-RR), será permitido o trabalho de homens, de forma excepcional, por tempo não superior a seis meses, contínuos ou não, mediante justificativa fundamentada da diretora do estabelecimento do órgão supervisor. 

O autor da proposta lembra que os meios de comunicação do País já denunciaram inúmeras violências a que estão sujeitas essas adolescentes. Ele afirma que, além da possibilidade de ocorrer algum tipo de abuso sexual, as internas podem passar também por diversas formas de constrangimentos.

“Nossa intenção não é discriminar ou pressupor que a condição de ser humano do sexo masculino torna todos suspeitos de serem agressores ou violadores dos direitos humanos, mas focar a lei no maior interesse e na preservação da integridade de nossas adolescentes”, disse Castro.

Íntegra da proposta:


FONTE:

QUIXADÁ REALIZA AÇÃO CONTRA INUNDAÇÕES

Tratores são mobilizados para os serviços de limpeza nas principais vias
Tratores são mobilizados para os serviços de limpeza nas principais vias. Foto Alex Pimentel

Quixadá Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), deste Município, realizam serviços de desobstrução de galerias pluviais, esgotos e limpeza geral de ruas e avenidas. Os trabalhos também estão sendo realizados na zona rural, em pontes, passagens molhadas e estradas.


Segundo o secretário municipal, os primeiros resultados da "Operação Inverno", como o trabalho de desobstrução está sendo denominado, já estão surgindo. Um dos pontos onde a água costumava ficar empoçada, inclusive invadindo as garagens de apartamentos situados nas proximidades do Chalé da Pedra, no Centro, não foi afetada com a primeira chuva considerada mais forte na cidade.


Investimento
Na semana passada, foi registrada uma precipitação pluvial de 59mm na área urbana de Quixadá. "O volume foi constatado no pluviômetro de um morador, Joaquim Capistrano", acrescentou. Retroescavadeiras, tratores de esteira e caçambas estão sendo utilizadas na operação.

Os trabalhos devem estar concluídos antes do início das chuvas mais frequentes, no início de março, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e dos Profetas da Chuva.

O Município está investindo mais um milhão nos serviços de prevenção. Entretanto, conforme Carlinhos, as despesas seriam menores se a população colaborasse mais um pouco. Anualmente a Prefeitura realiza três limpezas na rede de escoamento, mas principalmente na área comercial, os entupimentos são constantes.


Na opinião do empresário Mailton Avelino, caso a Prefeitura realmente faça a limpeza nas galerias, os transtornos realmente poderão ser menores.

Ao longo dos anos ele tem observado o problema. A água se acumula e chega a invadir casas e comércios, mas em cerca de 20 minutos escoa. Quanto à galeria pluvial, ele não acredita na construção, pelo menos tão cedo. A promessa se arrasta há vários anos.


MAIS INFORMAÇÕES:
SEDUMA
RUA JUSCELINO KUBITSCHEK, 764
TELEFONE: 88 3414 4675


FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

AL APROVA PROJETO QUE OBRIGA EMPRESA CONTRATAR TÉCNICO AMBIENTAL



Projeto de Indicação 262/11 que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas de potencial poluidor médio ou alto de contratarem responsável técnico na área ambiental foi aprovado pela Assembleia Legislativa.

Segundo o autor da proposta, deputado Júlio César Filho (PTN), a iniciativa além de contribuir na diminuição do processo de degradação ambiental objetiva promover a geração de empregos, já que o Ceará é um dos maiores formadores de técnicos ambientais. “É vital termos uma postura responsável e que possa contribuir de maneira evidente com a diminuição dos graves acidentes ambientais e os danos causados pela ação, muitas vezes irresponsável, do ser humano”, destacou o parlamentar.

De acordo com a matéria, a empresa assistida por seu responsável técnico deverá produzir e executar ações que garantam as condições de segurança ambiental, trabalhando na prevenção da degradação e de acidentes ambientais e nas medidas emergenciais para minimizar e conter os prejuízos decorrentes destes acidentes.

Caso seja aceito pelo Poder Executivo, o projeto de indicação volta para Assembleia Legislativa em forma de mensagem do Governo a ser votada pelos deputados estaduais. 
DP/CG


EIKE BATISTA ENTRARÁ NA DISPUTA PELO MARACANÃ

Empresário mais rico do país emite nota informando que tem a intenção de assumir a gestão do complexo esportivo que envolve o estádio .

EBX quer assumir gestão do maracanã - Foto: Divulgação/Emop 


O empresário Eike Batista confirmou nesta sexta-feira, em nota, que vai entrar na concorrência para assumir a gestão do complexo do Maracanã. Eike detém a maior fortuna do país, a oitava do mundo.

Segundo o edital publicado pelo governo do Rio no dia 13 de janeiro, Eike, por meio da empresa EBX, tem até a próxima terça-feira para oficializar a presença na licitação.

O documento diz que os candidatos, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, precisarão passar por uma avaliação que vai determinar se eles têm condições de administrar o complexo, seguindo os pré-requisitos do governo.

Se for a escolhida, a empresa de Eike Batista vai tomar conta ainda do Maracanãzinho, do estádio Célio de Barros e do Parque Aquático Júlio Delamare, que fazem parte do complexo do Maior do Mundo.

Sem data para abertura

A Fifa ainda não definiu a data para a realização do jogo de abertura do Maracanã, em 2013. Por meio de uma nota, a entidade explicou que não há nenhuma programação sobre o assunto, reforçando a recomendação de que os estádios da Copa das Confederações sejam entregues em dezembro de 2012. A previsão é que o Maracanã fique pronto em fevereiro de 2013.


FONTE:
BAND.COM.BR

GÁS E GASOLINA SEM AUMENTO



Os gastos com gás de cozinha (GLP) e gasolina não vão sofrer aumento para o consumidor brasileiro este ano. A previsão foi divulgada ontem pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Na ata do informe, o comitê estima que os preços dos dois produtos não terão reajustes, permanecendo estáveis em 2012.

Se a estabilização for mantida, o consumidor poderá ter outras despesas, devido ao pé no freio custo com gás de botijão e combustível. Segundo o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz, se somar os preços de ambos, dá 6% a 7%, em média, no peso do orçamento familiar. “O gás e a gasolina ocupam espaço nas economias das famílias. Essa estabilidade é boa para o consumidor, pois sobra dinheiro para outros investimentos”, diz.

O relatório ainda apresenta possível redução na taxa básica de juros, que está em 10,5% ao ano, e pode ficar abaixo de 10% ao ano. Apesar do novo valor, a redução não simboliza melhoria expressiva para o consumidor, de acordo com Braz. “Financiar bens como carros e apartamentos vai ficar mais barato. A redução significa uma condição mais favorável, mas a tomar dinheiro emprestado aqui no Brasil ainda é muito caro”, afirma.

O economista explica que as reduções contribuem para a economia brasileira: “Com financiamento levemente mais barato, surgem mais consumidores. Esse interesse gera emprego e renda e aquece a economia brasileira”, diz.

De lupa

ESTABILIDADEO Copom estima que não haverá reajuste nos preços de gás de cozinha e gasolina. Sobrará mais renda para consumo.

FINANCIAMENTODe acordo com o economista André Braz, financiamento nunca é bom negócio: “Dinheiro emprestado é caro no Brasil”

FONTE:
NEWS COMEX 

SUPERÁVIT PRIMÁRIO DO GOVERNO CENTRAL BATE RECORDE EM 2011 E ATINGE R$ 93,5 BILHÕES


Brasília – A economia do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) para pagar os juros da dívida pública totalizou R$ 93,519 bilhões em 2011, o melhor resultado da história e 1,9% superior à meta de R$ 91,76 bilhões. Os números foram divulgados há pouco pelo Tesouro Nacional.

O resultado foi 18,71% maior que o de 2010, quando o superávit primário atingiu R$ 78,773 bilhões. Apenas em dezembro, o esforço fiscal somou R$ 2,012 bilhões. O resultado é o segundo melhor da história para o mês, só perdendo para dezembro do ano anterior, quando o superávit somou R$ 14,247 bilhões.



FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PETROBRAS ENTRE AS MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO


Pelo terceiro ano consecutivo a Petrobras integra o Global 100, ranking anual das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, elaborado pela revista canadense Corporate Knights. O anúncio foi feito durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.
A Petrobras subiu sete posições em relação ao ano passado e alcançou a 81ª posição do ranking, figurando mais uma vez entre as três empresas brasileiras da lista, junto com Natura e Bradesco.
O Global 100 avaliou 3500 empresas de 22 países e de todos os setores da economia. Foram avaliados critérios como gestão energética, emissões de gases do efeito estufa, recursos hídricos, resíduos, inovação, segurança, transparência, entre outros. Criado em 2005, o ranking é divulgado todos os anos no Fórum Econômico Mundial.
FONTE:
PETROBRAS FATOS E DADOS 

CID GOMES SE REÚNE COM ASSESSORA SÊNIOR PARA PROJETOS ESPECIAIS DOS EUA


americanadentro1O governador Cid Gomes se reuniu nesta sexta-feira (27), no Palácio da Abolição, com Reta Jo Lewis,  assessora sênior para projetos especiais da secretária norte-americana Hillary Clinton. Ela está visitando os estados que vão sediar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ para a troca de experiências e parcerias entre Brasil e os Estados Unidos. No governo americano, Reta Jo Lewis é responsável por atender às necessidades globais dos oficiais intergovernamentais dos EUA e seus representantes. Ela reporta diretamente à Secretária de Estado Hillary Clinton e colabora com outros Departamentos do Governo Americano no fortalecimento do Departamento de Estado e suas prioridades.

Durante a reunião, Cid Gomes, acompanhado dos secretários Bismarck Maia (Turismo) e Ferruccio Feitosa (Especial da Copa), apresentou projetos que consolidam o Ceará como um dos grandes destaques na Copa. O primeiro apresentado foi o projeto do Acquário, que além de estimular o turismo em todas as épocas do ano, será uma ferramenta essencial para a área de pesquisa marinha e do meio ambiente.

americanadentro2Em seguida, o Governador apresentou o Centro de Eventos do Ceará (CEC). Orçado em R$ 437,4 milhões, o CEC será o segundo maior centro de feiras e eventos da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas. Ao todo, são 176 mil metros quadrados de área construída em terreno de 17 hectares; 21 mil metros quadrados de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. Em seguida, foi a vez do Castelão. A arena cearense já tem mais de 54% das obras de ampliação e modernização concluídas. Essa rapidez o tornou apto a sediar a Copa das Confederações em 2013 e dois jogos da Seleção Brasileira durante a realização da Copa do Mundo. Neste sábado (28), a assessora sênior norte-americana visitará, às 9 horas, o Castelão e, em seguida, às 11 horas, as obras do Centro de Eventos dos Ceará.

FONTE: 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil – 85 3466.4898


DEFINIDOS MUNICIPIOS QUE RECEBERÃO AS 16 UPA'S A MAIS PARA O CEARÁ




Ao invés de 14 o Ceará terá 16 Unidades de Pronto Atendimento a mais, que somam as 32 já em construção ou liberadas pelo Ministério da Saúde, totalizando 48 UPAs 24 horas no Estado. Esse acréscimo foi informado pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, durante reunião na manhã desta quinta-feira, 26, com o técnico da coordenadoria de urgência e emergência da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Luis Henrique Branquinho, prefeitos e secretários de saúde dos municípios onde ficarão as novas unidades. Outras UPAs ainda podem vir para o Ceará. Segundo destacou Arruda Bastos na reunião, “a articulação e sensibilização junto ao Ministério da Saúde será mantida para outros municípios que tenham menos de 50 mil habitantes e não participem de consórcios de UPAs”.
 
Na reunião foram definidos os municípios que vão receber as 16 UPAs: Acaraú, Acopiara, Boa Viagem, Camocim, Crato, Fortaleza, Granja, Icó, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Pacatuba, Tianguá, Trairi. Em Tianguá, a UPA será instalada através de consórcio público com o município de Viçosa do Ceará. Lá, a nova unidade terá porte 2, com 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. No Crato, o porte da UPA também será tipo 2. Nos outros municípios, com exceção da capital, A UPA terá porte 1, realizando de 50 a 150 atendimentos por dia.

Na capital, a gestão municipal analisa se o porte das três novas UPAs será tipo 2 ou 3. Nas UPAs porte 3 há de 13 a 20 leitos e são feitos até 450 atendimentos por dia. Em Fortaleza, além dessas três novas unidades, o governo do Estado e o Ministério da Saúde já construíram quatro UPAs 24 horas. Dessas, duas são tipo 2 e duas tipo 3. Estão com as instalações já prontas e sendo equipadas para inauguração. Ficam localizadas nos bairros Praia do Futuro, Canindezinho, Henrique Jorge e Coaçu.
 
As UPAs 24 horas, como o próprio nome sugere, ficam abertas às 24 horas do dia até mesmo nos finais de semana e feriados. São 24 horas também porque nelas os pacientes podem ficar em observação até 24 horas. Nas UPAs os médicos prestam socorro em casos de urgência, com apoio do serviço de raio x, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma.

Leia mais

FONTE:
SESA

SEM ESPAÇO PARA SEPULTAMENTOS QUIXADÁ PROCURA LUGAR PARA SEUS MORTOS


Imagem Google

QUIXADÁ – Com uma grande onda de violência na cidade têm ocorrido muitos casos de mortes, o cemitério municipal que atendia uma população de 30 mil habitantes alguns anos atrás, hoje não consegue atender a demanda que cresceu junto com o progresso da cidade. Sendo uma cidade que tem aproximadamente 90 mil habitantes, ou seja, três vezes mais a capacidade, cresce a cidade e o numero de habitantes mas o campo-santo é o mesmo.

Cemitério do Distrito de Juatama - Foto Cleumio Pinto

Conforme o Diretor da DEMASP, Helano Bezerra, os cemitério que hoje são administrados por uma autarquia da qual ele é o presidente, tem passado por reformas paliativas, pinturas, manutenção dos terrenos, a retirada do mato que crescia dentro dos mesmos, salienta  que hoje são constantemente limpos. Porém reconhece, a demanda é maior que  a disponibilidade de chão existente no cemitério da sede, já que nos distritos esta atendendo as demandas.

Para solucionar o problema conforme o Diretor da Autarquia o Prefeito Municipal estar negociando um terreno de aproximadamente 4000² para ampliar e dar uma nova estrutura até mais confortável para os familiares neste momento tão difícil. Mas já estamos com alguns terrenos comprados no Cemitério Nova Jerusalém que é particular e tem atendido uma boa parte dos enterros tanto da prefeitura como de seus clientes, com isso tem diminuído o transtorno de chegar um enterro e não ter como sepultar por falta de espaço.

No Cemitério Nossa Senhora do Carmo, são feitos em média 18 sepultamentos mensais enquanto nos distritos é de 12, mas tem final de semana que as pessoas exageram um pouco e já tivemos de sepultar 10 corpos somente no final de semana. Hoje nós matemos uma pessoa que cuida dos cemitérios nos distritos e na sede são duas pessoas que cuidam da limpeza e organização.

A DEMASP, responsável pela manutenção e administração dos cemitérios informa que cerca de 70% dos sepultamentos não pagam as taxas cobradas pela autarquia e mesmo assim tem o mesmo tratamento de quem paga, é cobrada uma taxa de R$ 40,00, salientamos que só paga se for maior de 14 anos esta taxa é utilizada para manutenção dos cemitérios.


MAIS INFORMAÇÕES:
DEMASP 3414 4700 / 3414 6814


AMAZÔNIA ESTA SENDO DESTRUÍDA E JÁ EMITE ALERTA


Amplo estudo publicado na revista Nature mostra que o processo de savanização está muito acelerado na parte oriental da floresta. Agressões podem resultar em mais eventos climáticos drásticos, como secas e cheias, e no aumento do aquecimento global. Reportagem de Max Milliano Melo, no Correio Braziliense.

Pastagem para gado em fazenda na fronteira com a Amazônia: para os cientistas, a derrubada de árvores já prejudicou permanentemente algumas partes da floresta (Paulo Whitaker/Reuters - 23/9/11)
Pastagem para gado em fazenda na fronteira com a Amazônia: para os cientistas, a derrubada de árvores já prejudicou permanentemente algumas partes da floresta

O alerta vem sendo dado aos poucos. Pesquisas preveem secas cada vez mais frequentes e intensas, incêndios proliferam, em algumas áreas o desmatamento ficou descontrolado. O resultado é o processo de savanização das porções sul e leste da Amazônia. De forma acelerada, a maior floresta tropical do mundo ganha contorno de cerrado, perdendo parte da sua capacidade de armazenar carbono, um importante processo para contenção do aquecimento global. Um artigo publicado com destaque na edição de hoje da Nature, com ampla participação de pesquisadores e instituições brasileiras, incluindo a Universidade de Brasília (UnB), reúne as mais recentes descobertas sobre o fenômeno, que se tornou preocupante, de acordo com os especialistas.
Segundo a análise, resultante do Programa de Grande Escala da Atmosfera-Biosfera da Amazônia(LBA), uma série de fatores, humanos e naturais, estão sobrecarregando a borda oriental da floresta, nos estados do Pará, do Tocantins e de Mato Grosso. Embora a Amazônia tenha uma alta capacidade de se recuperar dos fenômenos que a agridem, a soma de várias ações simultâneas limita esse poder de autocura. Como é na região de limite com o cerrado que há maior pressão humana, é por lá que se inicia o processo de savanização.
Lago completamente seco durante a estiagem de 2005, uma das mais graves da história (Daniel Beltra/Greenpeace - 26/10/05)
Lago completamente seco durante a estiagem de 2005, uma das mais graves da história
Na longa lista de agressões que o rico ecossistema sofre, uma das mais antigas é o desmatamento. Embora nos últimos anos o índice de retirada da vegetação tenha despencado de 28.000km², em 2004, para 7.000km², em 2011, o artigo classifica essa queda como “frágil”. “No ano passado, especialmente no primeiro semestre, houve um aumento no desmatamento. A reversão dessa tendência no segundo semestre fez com que a média do ano ficasse ligeiramente abaixo da de 2010”, explica a pesquisadora do Instituto de Biologia da UnB Mercedes Bustamante, que participou do estudo. “Isso revela que, em algumas regiões, o desmatamento ainda é problemático e precisa ser resolvido”, completa.
Com a persistência da retirada da camada vegetal e as queimadas ainda longe de serem controladas, os cientistas avisam que, de certo modo, o mal já está feito. “Claro que é muito boa a redução da retirada de árvores, mas dependendo da largura da área já desmatada, há uma alteração importante no clima da própria região”, conta Marcos Longo, pesquisador brasileiro da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que também integra o time de autores do artigo. “Nos lugares onde a largura desmatada é de pelo menos 150km², há uma alteração na formação das nuvens e no ciclo de chuvas”, explica.
As árvores, os arbustos e as demais espécies de plantas executam um processo de evotranspiração, quando liberam água para a atmosfera. Esse líquido está entre os principais formadores das nuvens de chuva. Ou seja, onde não há mais plantas, a frequência das precipitações diminui. “Ao mesmo tempo, nas bordas da mata remanescente, devido ao alto contraste entre a floresta e a área desmatada, aumenta a chuva”, conta o pesquisador brasileiro nos Estados Unidos. “Da mesma forma, dependendo do tamanho da área desmatada, o interior da floresta naquela região também sofre diminuição da pluviosidade. Um exemplo de onde ocorre isso atualmente é a região de Rondônia, mas o problema pode surgir em qualquer lugar”, completa.
Clima
As mudanças do clima — que, de certo modo, também tem causas humanas — contribuem com o preocupante cenário. Os efeitos dos fenômenos El Niño e La Niña, complementados pelo aquecimento global, desregulam os ciclos de chuva do gigante verde da América do Sul. “Tem havido um aumento no fluxo de estação chuvosa nas regiões do Araguaia e do Tocantins durante as últimas décadas, causando inundações, erosão do solo, além de maior sedimentação”, explica ao Correio o líder da pesquisa, Eric Davidson, do The Woods Hole Research Center, nos EUA.

A bagunça climática chegou a tal ponto que, dependendo da época do ano, ocorre o fenômeno inverso: a ausência quase total de chuva. “Em apenas cinco anos, houve duas grandes estiagens na região: em 2005 e em 2010. Secas que normalmente ocorrem apenas uma vez a cada 100 anos”, explica o norte-americano. “Se essa é uma tendência que deve continuar, é muito cedo para dizer com confiança, mas um clima com mais secas extremas é algo inteiramente consistente de acordo com projeções de mudanças climáticas atuais”, alerta o pesquisador.
O grande legado das secas, mesmo após uma aparente recuperação da mata, é a limitação da capacidade das plantas de exercerem seus serviços ambientais. O artigo conta que, quando a água da chuva em uma determinada região diminui de 35% a 60% durante três anos, a umidade do solo se esgota, a produção de madeira cai entre 30% e 60%, a mortalidade de árvores quase dobra e a biomassa viva acima do solo diminui de 18% a 25%. Quando o período de seca cresce para entre quatro e sete anos, as taxas de mortalidade quase triplicam. Os especialistas lembram que o fenômeno de 2005 trouxe efeitos semelhantes (o nível do Rio Solimões ficou apenas entre 33% e 65% da média histórica).
Carbono
Os efeitos do enfraquecimento da Amazônia ainda não são totalmente entendidos. Contudo, os pesquisadores sabem que eles são, em maior ou menor escala, catastróficos. Ainda falta entender se a floresta é grande consumidora de carbono produzido externamente ou se ela está próxima do equilíbrio, ou seja, produz o gás durante as queimadas ou na decomposição das plantas e consome a mesma quantidade pelo crescimento e desenvolvimento das árvores. “Independentemente disso, a floresta funciona como um gigantesco reservatório natural de carbono”, conta Mercedes Bustamante, da UnB.

Enquanto o mundo tenta reduzir o efeito estufa por meio da captura do excesso de carbono — liberado principalmente pela queima de combustíveis fósseis —, a floresta guarda em suas folhas, troncos e galhos cerca de 100 bilhões de toneladas de carbono, o mesmo que os 7 bilhões de habitantes do planeta demoram 10 anos para emitir.
Dessa forma, o enfraquecimento da floresta não seria apenas um problema das comunidades locais, ou dos países da América do Sul por onde ela se estende. “As plantas utilizam o carbono presente na atmosfera para se desenvolver. É como se elas ‘comessem’ esse carbono”, explica Marcos Longo. “Quando não há vegetação, não há quem utilize esse carbono. Da mesma forma, quando há derrubada da floresta, o carbono armazenado nas árvores vai para algum lugar, no caso, para a atmosfera.” Assim, a balança de carbono mundial ficaria ainda mais desequilibrada, com menos seres consumindo o elemento e uma gigantesca quantidade da substância despejada na natureza.
Conhecimento ampliado
Criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), o Programa de Grande Escala da Atmosfera-Biosfera da Amazônia(LBA) tem a função de ampliar o entendimento sobre o funcionamento dos ecossistemas amazônicos e integrar as dimensões sociais e econômicas às pesquisas ambientais de ponta. No artigo publicado pela Nature, além dos três brasileiros citados pela matéria, participaram da pesquisa especialistas do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Embrapa, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Centro de Geotecnologia do Imazon, no Pará.

FONTE:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...