Pages

sábado, 28 de janeiro de 2012

GÁS E GASOLINA SEM AUMENTO



Os gastos com gás de cozinha (GLP) e gasolina não vão sofrer aumento para o consumidor brasileiro este ano. A previsão foi divulgada ontem pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Na ata do informe, o comitê estima que os preços dos dois produtos não terão reajustes, permanecendo estáveis em 2012.

Se a estabilização for mantida, o consumidor poderá ter outras despesas, devido ao pé no freio custo com gás de botijão e combustível. Segundo o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz, se somar os preços de ambos, dá 6% a 7%, em média, no peso do orçamento familiar. “O gás e a gasolina ocupam espaço nas economias das famílias. Essa estabilidade é boa para o consumidor, pois sobra dinheiro para outros investimentos”, diz.

O relatório ainda apresenta possível redução na taxa básica de juros, que está em 10,5% ao ano, e pode ficar abaixo de 10% ao ano. Apesar do novo valor, a redução não simboliza melhoria expressiva para o consumidor, de acordo com Braz. “Financiar bens como carros e apartamentos vai ficar mais barato. A redução significa uma condição mais favorável, mas a tomar dinheiro emprestado aqui no Brasil ainda é muito caro”, afirma.

O economista explica que as reduções contribuem para a economia brasileira: “Com financiamento levemente mais barato, surgem mais consumidores. Esse interesse gera emprego e renda e aquece a economia brasileira”, diz.

De lupa

ESTABILIDADEO Copom estima que não haverá reajuste nos preços de gás de cozinha e gasolina. Sobrará mais renda para consumo.

FINANCIAMENTODe acordo com o economista André Braz, financiamento nunca é bom negócio: “Dinheiro emprestado é caro no Brasil”

FONTE:
NEWS COMEX 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...