Pages

sábado, 28 de janeiro de 2012

QUIXADÁ REALIZA AÇÃO CONTRA INUNDAÇÕES

Tratores são mobilizados para os serviços de limpeza nas principais vias
Tratores são mobilizados para os serviços de limpeza nas principais vias. Foto Alex Pimentel

Quixadá Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), deste Município, realizam serviços de desobstrução de galerias pluviais, esgotos e limpeza geral de ruas e avenidas. Os trabalhos também estão sendo realizados na zona rural, em pontes, passagens molhadas e estradas.


Segundo o secretário municipal, os primeiros resultados da "Operação Inverno", como o trabalho de desobstrução está sendo denominado, já estão surgindo. Um dos pontos onde a água costumava ficar empoçada, inclusive invadindo as garagens de apartamentos situados nas proximidades do Chalé da Pedra, no Centro, não foi afetada com a primeira chuva considerada mais forte na cidade.


Investimento
Na semana passada, foi registrada uma precipitação pluvial de 59mm na área urbana de Quixadá. "O volume foi constatado no pluviômetro de um morador, Joaquim Capistrano", acrescentou. Retroescavadeiras, tratores de esteira e caçambas estão sendo utilizadas na operação.

Os trabalhos devem estar concluídos antes do início das chuvas mais frequentes, no início de março, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e dos Profetas da Chuva.

O Município está investindo mais um milhão nos serviços de prevenção. Entretanto, conforme Carlinhos, as despesas seriam menores se a população colaborasse mais um pouco. Anualmente a Prefeitura realiza três limpezas na rede de escoamento, mas principalmente na área comercial, os entupimentos são constantes.


Na opinião do empresário Mailton Avelino, caso a Prefeitura realmente faça a limpeza nas galerias, os transtornos realmente poderão ser menores.

Ao longo dos anos ele tem observado o problema. A água se acumula e chega a invadir casas e comércios, mas em cerca de 20 minutos escoa. Quanto à galeria pluvial, ele não acredita na construção, pelo menos tão cedo. A promessa se arrasta há vários anos.


MAIS INFORMAÇÕES:
SEDUMA
RUA JUSCELINO KUBITSCHEK, 764
TELEFONE: 88 3414 4675


FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...