Pages

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SEM ESPAÇO PARA SEPULTAMENTOS QUIXADÁ PROCURA LUGAR PARA SEUS MORTOS


Imagem Google

QUIXADÁ – Com uma grande onda de violência na cidade têm ocorrido muitos casos de mortes, o cemitério municipal que atendia uma população de 30 mil habitantes alguns anos atrás, hoje não consegue atender a demanda que cresceu junto com o progresso da cidade. Sendo uma cidade que tem aproximadamente 90 mil habitantes, ou seja, três vezes mais a capacidade, cresce a cidade e o numero de habitantes mas o campo-santo é o mesmo.

Cemitério do Distrito de Juatama - Foto Cleumio Pinto

Conforme o Diretor da DEMASP, Helano Bezerra, os cemitério que hoje são administrados por uma autarquia da qual ele é o presidente, tem passado por reformas paliativas, pinturas, manutenção dos terrenos, a retirada do mato que crescia dentro dos mesmos, salienta  que hoje são constantemente limpos. Porém reconhece, a demanda é maior que  a disponibilidade de chão existente no cemitério da sede, já que nos distritos esta atendendo as demandas.

Para solucionar o problema conforme o Diretor da Autarquia o Prefeito Municipal estar negociando um terreno de aproximadamente 4000² para ampliar e dar uma nova estrutura até mais confortável para os familiares neste momento tão difícil. Mas já estamos com alguns terrenos comprados no Cemitério Nova Jerusalém que é particular e tem atendido uma boa parte dos enterros tanto da prefeitura como de seus clientes, com isso tem diminuído o transtorno de chegar um enterro e não ter como sepultar por falta de espaço.

No Cemitério Nossa Senhora do Carmo, são feitos em média 18 sepultamentos mensais enquanto nos distritos é de 12, mas tem final de semana que as pessoas exageram um pouco e já tivemos de sepultar 10 corpos somente no final de semana. Hoje nós matemos uma pessoa que cuida dos cemitérios nos distritos e na sede são duas pessoas que cuidam da limpeza e organização.

A DEMASP, responsável pela manutenção e administração dos cemitérios informa que cerca de 70% dos sepultamentos não pagam as taxas cobradas pela autarquia e mesmo assim tem o mesmo tratamento de quem paga, é cobrada uma taxa de R$ 40,00, salientamos que só paga se for maior de 14 anos esta taxa é utilizada para manutenção dos cemitérios.


MAIS INFORMAÇÕES:
DEMASP 3414 4700 / 3414 6814


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...