Pages

sábado, 21 de abril de 2012

ÁREA Q, É EXIBIDO EM SALA DE CINEMA AO AR LIVRE, CERCA DE 1500 PESSOAS ASSISTEM A SEÇÃO ESPECIAL


Foto: Renata Lima (Divulgação)

QUIXADÁ – Noite memorável para o município que tem os maiores cenários naturais para locações cinematográficas, apesar de não existe sala de exibição, o contraste que mostra um verdadeiro descaso com a cultura. Mas vamos falar de que realmente interessa ao leitor a estreia improvisada na “Praça da Cultura” em um telão do filme “AREA Q”.

Uma verdadeira multidão preencheu a praça para ver o filme que em 2009 mexeu com a cidade nas locações, muitos conterrâneos que moram na capital tiveram o privilégio de em uma sala de cinema climatizada e saboreando um deliciosa pipoca assistir confortavelmente sua exibição que estreou no ultimo dia 13 em rede nacional. Após o dia ser divulgado em redes sociais que hoje é a maior sacada para realização de encontros, rádio, carros com propaganda volante e a maior divulgação que ainda funciona o “boca-a-boca”, pelos cálculos da policia cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes na sala de cinema ao ar livre.

Durante a exibição do “AREA Q”, presenciei muitas crianças que assistiam atentamente o filme com seus pais, mas umas outras se divertiam na praça e atentei-me em ver umas poucas que brincavam no Chalé que recebe hoje o Memorial Raquel de Queiroz, e ao passarem pelo refletor que ilumina o Chalé proporcionaram umas imagens que em determinado momento confundia-se com o filme e abrilhantou essa exibição. Diria que o conforto não exatamente como os das salas de exibição com ar-condicionado, mas tinha o ar livre, pipoca, amigos e acima de tudo a família quixadaense que literalmente nesta sexta feira saiu de casa e foi ao cinema.

Parabéns ao povo quixadaense que tem um cenário lindíssimo, aos produtores que optaram pelo sertão e juntaram os sertanejos com a modernidade, mostrando para o mundo historias que se contam nos quatro cantos de Quixadá, aos artistas que retratam a historia e vivem cada personagem com muita intensidade a Deputada Raquel Marque (PT) que nos presenteou com esta oportunidade única de ter o prazer de assistir o “AREA Q” em um de seus cenários e sentir-se como inseridos na película ao estar no cenário transmitido na tela. 

ARGENTINA PEDE QUE PETROBRAS AUMENTE PARTIÇÃO NO PAÍS




BRASILIA - Após o governo argentino anunciar, na última segunda-feira (16), a retomada do controle da petrolífera YPF, o ministro do Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços da Argentina, Julio de Vido, afirmou ontem (20) que seu país deseja que a Petrobras “aumente de 8% para 15%” a participação no mercado interno de petróleo e gás.
A Petrobras é a primeira companhia estrangeira que o governo argentino procurou após o anúncio da encampação da YPF, que havia sido privatizada em 1999 com o capital da empresa espanhola Repsol. Na semana que vem, de Vido, que está em visita ao Brasil, deve reunir-se com representantes das companhias de capital norte-americano e chinês.
O anúncio foi feito ontem (20), logo após audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e com a presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster. Segundo Lobão, a estatal brasileira vem investindo nos últimos anos na Argentina cerca de US$ 500 milhões anuais, o mesmo valor projetado para 2012.
A demanda da Argentina, no entanto, é apresentada em momento que a Petrobras precisa aumentar gastos internos  visando à exploração de petróleo na camada pré-sal na costa brasileira (previsão de US$ 224 bilhões), um ano após a estatal ter vendido ativos na Argentina (como postos de abastecimento e refinaria de petróleo), e menos de um mês depois de a província de Neuquén ter cancelado contrato de exploração da companhia brasileira em um campo petrolífero.
Apesar desse cancelamento recente, Lobão assegurou que não há riscos de a Petrobras sofrer qualquer tipo de intervenção na Argentina, como ocorreu com a petrolífera espanhola. “Nós confiamos nas relações com a Argentina, são relações sólidas”, avalizou. O ministro brasileiro não garantiu nenhum aumento de investimentos da Petrobras na Argentina. “A nossa intenção é investir o que mais pudermos”, disse, sem estabelecer valores e prazo.
Além da situação da participação da Petrobras no mercado argentino, Lobão e de Vido trataram dos projetos de construção conjunta das hidrelétricas binacionais Garabi e Panambi, no Rio Uruguai, em trecho de fronteira entre os dois países. Em dois meses, esse é o segundo encontro que o ministro de Minas e Energia brasileiro trata com o governo argentino sobre as hidrelétricas e os investimentos da Petrobras.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CISNE TRAZ NOVOS VÔOS PARA A EDUCAÇÃO DE QUIXADÁ


Maquete da Faculdade apresentada aos convidados e imprensa


QUIXADÁ – No Sertão Central a cidade de Quixadá além de sua beleza natural e um povo hospitaleiro tem se transformado em um centro educacional com a concentração de diversas faculdades, A Faculdade Católica Rainha do Sertão que se concentra um grande número de universitários de outros municípios e até de outros estados, a Faculdade Ciência e Letras do Sertão Central – FECLESC, onde alunos da rede pública estadual conseguem ter uma graduação de nível superior sem custos, UFC Campus Quixadá, o IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Mais um grande empreendimento educacional é apresentado à sociedade quixadaense pelo Bispo-emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin e os empresários José Nilson e Ciro Magalhães.

Faculdade Tecnológica de Quixadá – Cisne, com uma área de 60.000 m², um investimento de 12 milhões de Reais,  18.136 m² de área construída. A primeira etapa prevista para inicio no mês de Maio deste ano, uma área de 3.648 m² onde quem sabe já recebera a primeira turma de universitários prevista para o inicio de 2013 com o Curso de Veterinária, outros cursos na área de engenharia, gestão e tecnologia  irão compor o currículo desta nova unidade educacional que chega para gerar novas oportunidades.

José Nilson, Ciro Magalhães e Dom Adélio Tomasin
Uma Equipe de Empreendedores que vislumbram na cidade universitária mais importante do Sertão Cearense e com o potencial de Turismo que existe, investem com o proposito de criar novos profissionais para o mercado de trabalho, José Nilson, empresário e ex-reitor da Faculdade Católica Rainha do Sertão, traz a experiência adquirida junto àquela conceituada faculdade e coloca a disposição na parceria com Ciro Magalhães que é de Quixadá  e acredita na força da educação para iniciar um novo momento de desenvolvimento no município, somando-se ao arrojo de Frederico Diógenes, juntos fundam a Faculdade Tecnológica de Quixadá – Cisne.

Dom Adélio Tomasin
A faculdade contará com 39 salas de aulas, laboratórios, ginásio, setor administrativo, estacionamento próprio, auditório, refeitório entre outros setores que irão compor o prédio da nova estrutura educacional de Quixadá. Dom Adélio Tomasin um dos grandes mentor da ideia, defende uma faculdade mais voltada para atender classes mais desfavorecidas e consiga realmente prestar relevantes serviços a nossa cidade.

A localização será ao lado do girador que fica no final da Av. Jesus, Maria e José, uma área que tem recebido nos últimos anos muitos empreendimentos importantes. Próximo a Escola de Ensino Médio Maria Cavalcante Costa que vem preparando os jovens para o mercado de trabalho e os inserindo em empresas para o desenvolvimento econômico do município. Contará com uma avenida passando ao lado do empreendimento, terá uma área reservada para um futuro muito próximo caso não seja possível autorizar na Faculdade Católica o curso de medicina ser erguido uma estrutura para receber estes novos profissionais. 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

SEM CHUVAS NO CEARÁ, MAS AÇUDES CONTINUAM SANGRANDO.



FORTALEZA - Apesar das poucas chuvas apresentadas nos últimos dias, três açudes continuam sangrando no estado do Ceará. Os açudes que apresentam volume acima de 100% são: Junco, no município de Granjeiro, reservatório da Bacia Hidrográfica do Salgado, Muquém, no município de Cariús, reservatório da Bacia hidrográfica do Alto Jaguaribe, e Valério, no município de Altaneira, também localizado na Bacia Hidrográfica do Salgado.

Dos 138 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - Cogerh, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS,  dez apresentam volume acima de 90%, são eles: Gavião (92,81%), no município de Pacatuba, Tijuquinha (97,62%), no município de Baturité, Quandú (91,50%), no município de Itapipoca, Orós (95,22%), no município de Orós, Trussu (96,79%), no município de Iguatu, Olho D´água (94,31%), no município de Várzea Alegre, Rosário (99,19%), no município de Lavras da Mangabeira, Tatajuba (98,59%), no município de Icó, Ubaldinho (99,33%), no município de Cedro, e Quixeramobim (90,58%), no município de Quixeramobim. Outros nove apresentam volume acima de 80%.

Mesmo com a estação chuvosa abaixo da média, o volume acumulado nos reservatórios da Cogerh é considerado confortável. Atualmente o volume é de 12.622.300m3 (Doze bilhões, seiscentos e vinte e dois mil e trezentos metros cúbicos) de litros d´água, o que representa 69,86% da capacidade total do Estado. De acordo com os técnicos da Companhia, apesar de alguns reservatórios merecerem um monitoramento mais atento, a situação dos açudes monitorados pela Companhia é confortável.

Assessoria de Comunicação e Marketing
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - Cogerh

ascom@cogerh.com.br

CIDADES DO SERTÃO TEM EXIBIÇÃO DO FILME "ÁREA Q" EM PRAÇA PÚBLICA



QUIXADÁ – A expectativa da apresentação em praça pública do filme que há três anos em seus cenários de monólitos e mistérios com relatos de aparições e até abduções, recebe a película do resultado para divulgar ao povo da cidade que por ironia do destino apesar de ter sido palco de várias locações cinematográficas não existe uma sala de projeção. Após estreia em 14 capitais brasileiras os filhos da terra terão o privilégio de assistir o resultado final da aventura vivenciada na trama de “Área Q” uma coprodução Estados Unidos /Brasil.

Além de Quixadá, mais duas cidades do Sertão Central terá a exibição também ao ar livre, Quixeramobim que fez parte das locações e Senador Pompeu ganharão este presente para a cultura. A fotografia do filme é     exuberante mostrando as belezas do nosso sertão. Uma coprodução que conto com cerca de 300 profissionais ligados a sétima arte. O sucesso do resultado final foi graças ao envolvimento da população local que teve um papel preponderante e entusiasmado com a sua cidade ser vista nas telas do mundo.

No dia 13 de Abril entrou em circuito nacional com exibições nos principais cinemas do Brasil. O filme traz elementos de ficção cientifica e espiritualismo para contar a história de Thomas Mathews (interpretado pelo ator norte-americano Isaiah Washington, do seriado Grey´s Anathomy e dos filmes Romeo Must Die e True Crime), um conceituado repórter cuja carreira entra em declínio depois do desaparecimento de seu filho. Seu chefe e amigo, Dylan, a fim de ajudar, oferece a ele um projeto especial para o qual Thomas terá de viajar para o Brasil a fim de investigar casos de avistamentos de OVNIs e abduções. No local, o jornalista irá encontrar figuras com histórias impressionantes, como João Batista (o ator Murilo Rosa), um sertanejo local que tem muitas explicações sobre o que tem ocorrido naquela região e acima de tudo sobre o seu filho. Inicialmente, Thomas resiste em acreditar no que tem testemunhado. Mas, aos poucos, vai perdendo o ceticismo diante dos eventos inexplicáveis que irá presenciar. O elenco conta com os atores globais Murilo Rosa e Thania Khalil e com os atores cearenses Karla Karenina, Haroldo e Hiramisa Serra e Rodger Rogério, entre outros. Os efeitos visuais ficaram a cargo do cineasta e produtor cearense Marcio Ramos.

 “Área Q” é um conto cativante da redenção de um homem, de crescimento e mudança profunda de suas crenças e leva o público a pensar sobre a humanidade e as escolhas que temos diante de nós como um povo.

• Exibição do Filme “Área Q”
- Em Quixadá:
Data: 20 de abril (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Praça da Cultura - Quixadá

- Em Quixeramobim:
Data: 21 de abril (sábado)
Horário: 20h
Local: Praça da Igreja Matriz – Quixeramobim

- Em Senador Pompeu:
Data: 22 de abril (sábado)
Horário: 19:00h
Local: Praça do Centro de Feiras e Eventos

quarta-feira, 18 de abril de 2012

VAQUEJADA, POLÊMICA NO CONGRESSO SOBRE LEIS



BRASILIA - O relator do projeto (PL 2086/11) que proíbe laçadas e derrubadas de bois e bezerros em rodeios, deputado Walter Feldman (PSDB-SP), afirmou que vai apresentar parecer favorável ao texto. A atividade é conhecida como vaquejada.
A proposta, que tramita na Comissão de Turismo e Desporto, é de autoria do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e também define penalidades para quem não cumprir a determinação. Vai ser considerado infrator o proprietário do local onde foram executadas as práticas contra os animais. Também será infrator o servidor ou a autoridade que conceder alvará ou licença para a realização do evento. A multa poderá atingir o valor de R$ 30 mil.
Walter Feldman afirma que as perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animais em rodeios ou eventos parecidos faz com que os animais sejam submetidos a agressões e violência desnecessárias. O relator reconhece que a proposta poderá encontrar resistência dos que defendem esse eventos motivados pelo lado cultural. Mas, para ele, o apelo mais forte é o de lutar pela vidas desses animais.
 Favoráveis à vaquejada
Duas propostas que tramitam em conjunto seguem no sentido oposto da proibição. Uma delas regulamenta a vaquejada como atividade esportiva (PL 3024/11) e a outra regulamenta a vaquejada como atividade desportiva formal (PL 2452/11). A vaquejada é definida como evento esportivo de competição, em montarias, em duplas com o objetivo de dominar bovinos.

O autor do PL 3024/11, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), destaca que vaquejada é praticada no Brasil há mais de um século, sendo que, nos dias atuais, acontecem centenas de eventos em todo território nacional, tanto recreativamente como profissionalmente. Ele afirma que a vaquejada é "uma manifestação cultural legitimamente brasileira" e que tem atraído público fiel e apaixonado.

GOVERNO DO ESTADO PROVERÁ BANDA LARGA PARA PREFEITURAS DO INTERIOR


Cinturo
FORTALEZA - O Governo do Estado, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), proverá banda larga para as Prefeituras do Interior, utilizando o Cinturão Digital.  As Prefeituras deverão responder ao Edital de Chamada Pública ETICE 001/2012, onde estão descritas as contrapartidas e os critérios de classificação das propostas dos municípios.  O Edital fornecerá até 2 Gbps para os municípios. A ideia central é que as prefeituras contempladas administrem a banda cedida, utilizando-a no setor administrativo e em projetos sociais no município. Os projetos devem assegurar o acesso da população em planos a partir de R$ 29,90 para 1 Mbps, em praças e pontos de interesse da prefeituras.

A data limite para a entrega das propostas na Etice é o dia 21 de maio. O Governo do Estado pretende fomentar os projetos sociais de inclusão nos municípios, disseminando o uso da internet e outros serviços. A infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará (CDC) será utilizada para transportar internet até os municípios. 

O Ministério das Comunicações lançou Edital para financiar projetos de cidades digitais, no montante de R$ 20 milhões. Segundo o presidente da Etice, Fernando Carvalho, o Edital federal é complementar ao edital estadual, uma vez que permite aos municípios ter a infraestrutura de distribuição local (última milha) financiada pelo Ministério. Carvalho afirma, ainda, que os municípios do Ceará se qualificam para receber o fomento federal, pois o Estado é um dos poucos que possui infraestrutura de fibra óptica.

O Edital pode ser encontrado no site da Etice (www.etice.ce.gov.br).
Assessoria de Comunicação da Etice

IBARETAMA RECEBE "PROGRAMA ARCA DAS LETRAS"


IBARETAMA - O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA/CE), entregou, nesta terça-feira, dia 10 de abril, mais 13 bibliotecas do Programa Arca das Letras.
Os municípios de Aquiraz, Santana do Aracaú, Redenção, Jaguaretama, Reriatuba, Ibaretama e Irauçuba vão ser beneficiados com os acervos. Vinte e seis agentes de leitura, que vão ficar responsáveis por cuidar das bibliotecas e incentivar a leitura em sua comunidade, vão ser capacitados.
O investimento, com a implantação dos 13 projetos “Arca das Letras”, foi no total de R$ 55.900,00. O projeto tem como objetivo incentivar a leitura no meio rural em localidades como assentamentos da reforma agrária, associações de crédito fundiário, comunidades quilombolas, indígenas e de agricultura familiar.
O Ceará é o estado com o maior número de bibliotecas rurais Arca das Letras do país. O programa já implantou mil bibliotecas e formou mais de dois mil agentes de leitura no estado, beneficiando mais de 90 mil famílias de 176 municípios. Entre 2012 e 2013 está prevista a implantação de mais 300 arcas no estado.
As bibliotecas são compostas por 300 livros, entre dicionários, obras de literatura, publicações nacionais, internacionais e clássicos. O objetivo é promover o hábito da leitura nas comunidades. O programa inclui a formação de 536 agentes de leitura e de voluntários das comunidades rurais para desenvolver atividades de incentivo à leitura e de empréstimos de livros.

COGERH REALIZA SEMINÁRIO INSTITUCIONAL HÍDRICO TRAPIÁ II


Gerência da Cogerh em Quixeramobim realiza Seminário Institucional Hídrico
PEDRA BRANCA  - Na última quarta-feira(11), foi realizado, no município de Pedra Branca, o Seminário Institucional Hídrico Trapiá II. O objetivo do encontro foi a formação da Comissão Gestora do referido reservatório. Foram debatidos no encontro a gestão participativa dos recursos hídricos no Ceará, o papel das comissões gestoras e o diagnóstico institucional do reservatório.
Durante a realização do evento o público recebeu a cartilha “Conhecer e Cuidar”, material institucional produzido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, que tem como objetivo debater a realidade da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú sob os aspectos da importância da água e dos mecanismos e instrumentos de gestão.
Estiveram presentes no Seminário membros do Comitê do Rio Banabuiú, representantes de instituições públicas do município de Pedra Branca, representantes do Banco do Nordeste do Brasil – BNB e representantes da Cogerh da Bacia do Rio Banabuiú, entre eles: a Gerente Regional da Cogerh em Quixeramobim, Telma Pontes, a Coordenadora do Núcleo de Gestão, Dayana Magalhães, e o Coordenador do Núcleo Técnico, Luis César Pimentel.
Assessoria de Comunicação e Marketing
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh

terça-feira, 17 de abril de 2012

BARBALHA PERDE TRÊS PONTOS E QUIXADÁ TEM CHANCE NO HEXAGONAL




FORTALEZAO Barbalha foi apenado com a perda de três pontos no julgamento realizado ontem pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (TJDF-CE), referente à escalação de 12 jogadores irregulares na estreia da equipe na segunda divisão do Campeonato Cearense, contra o Boa Viagem, no último dia 10 de março. Além disso, o clube terá de pagar multa de R$ 2.400,00 - R$ 200,00 por atleta irregular.

Com a perda dos três pontos o Barbalha fica fora do hexagonal final da Segundona, visto que cairá para o quarto lugar, com 12 pontos, ficando atrás do Quixadá (15 pontos) no grupo A02. O resultado do julgamento não agradou nem à Procuradoria nem à diretoria do Barbalha. O procurador Marcello Desidério, que ofereceu a denúncia, informou que pedirá a reforma de decisão junto ao Pleno, até esta quinta-feira, 19. Por outro lado, o presidente do Barbalha, Mavinier Morais de Carvalho, informa que entrará com pedido suspensivo até amanhã, também por discordar da punição imposta.

O Quixadá com 15 pontos disputará o hexagonal da segundona beneficiado com a punição do Barbalha, o time prepara-se com o objetivo de subir para a primeira divisão do campeonato cearense no próximo ano. 

OCARA, 30 CRIANÇAS REALIZA OFICINA DE FOTOGRAFIAS NO PROJETO NAVEGANDO NA HORA DO JOGO


OCARA – O Fotografo Sândalo Costa iniciou oficina com crianças atendidas do Projeto Navegando na Hora do Jogo, parceria entre os municípios cearenses de Aracoiaba  e Ocara e tem o apoio do OI Futuro. Após as dicas do profissional em fotos as crianças cerca de trinta saiu pela comunidade fotografando a vontade, apesar de muitas das crianças não saber fotografar.

Com temas e dicas já em mente os novos paparazes saíram em busca de seus modelos que poderiam ser: lugares, pessoas e vegetação. As pessoas da comunidade interagiram e permitiram as imagens. Com muita criatividade realizaram um total de cem fotos que no próximo encontro será selecionada as melhores para integrara o Almanaque Digital do Capitão Rapadura. 

MAQUETE DA NOVA FACULDADE SERÁ APRESENTADA AOS QUIXADAENSES


Fabio de Oliveira e Dom Adélio Tomasin

QUIXADÁ - Mais uma grande obra de impacto será lançada em Quixadá nos próximos dias, trata-se da nova faculdade idealizada por Dom Adélio Tomasin e José Nilson Ferreira Filho. Em conversa na tarde de sábado (14) na residência de Dom Adélio, tive a oportunidade de visitar a maquete e posso garantir que tem a marca de nosso maior benfeitor.

Projeto

O projeto da nova faculdade é arrojado com vários prédios e deve ocupar uma área aproximada de 6 hectares. A localização fica bem próxima ao girador na entrada de Quixadá via Ibaretama. Na quarta-feira (18) será apresentada oficialmente a maquete a um grupo de pessoas: investidores, empresários, imprensa e interessados em visitar a maquete que estará exposta ao publico na residência de Dom Adélio, ao lado da Casa de Acolhida São João Calábria.

Cursos

Os cursos que serão ofertados não serão os mesmos que já funcionam no município. Segundo Dom Adélio houve uma pesquisa minuciosa sobre os novos cursos que deverão funcionar na nova faculdade, o desejo é a instalação de cursos de engenharia tecnológica, cursos que existem em poucas faculdades e universidades no Brasil, esses cursos devem atrair desenvolvimento e progresso para Quixadá e região.

Faculdade de medicina

Esse é um sonho antigo do nosso benfeitor, Dom Adélio afirmou que a Faculdade Católica Rainha do Sertão está parcialmente preparada para receber o curso de medicina e que há esforços conjuntos para trazer o curso para Quixadá. Infelizmente os técnicos do MEC não receberam com bons olhos o Hospital Eudásio Barroso, mas temos o Hospital Maternidade Jesus Marie e José e daqui a alguns dias o novo Hospital do Coração anexo ao HMJMJ, o curso de medicina é uma das prioridades de Dom Adélio.

Reportagem:
Fabio de Oliveira

segunda-feira, 16 de abril de 2012

FUTEBOL AMADOR EM DEBATE COM EX-ATLETAS E DIRIGENTES DE TIMES DE VÁRZEA


Dirigentes do Futebol Amador de Quixadá

QUIXADÁ – Na manhã desta segunda-feira (16),  no auditório da CDL foi reunido 50 representantes do futebol amador de Quixadá, onde se discutiu vários assuntos para que possa melhorar o esporte amador. Estiveram presentes ex-jogadores, Mirandinha, Rômulo e Gaúcho presidente da Associação dos Atletas Profissionais, realizaram palestras aos dirigentes presentes que indagaram sobre um maior apoio do poder público para desenvolver o futebol amador nas comunidades de várzea e conseguir captar o maior número de atletas para as equipes profissionais.

Vaguinolio Silva (VAVA)
Vaqueiro Antonio Vilar 
O Vaqueiro Antônio Vilar, 37 anos do Distrito de Juá, após acidente de cavalo veio ficar deficiente e o estimulo que encontrou foi formar uma escolinha de garotos que tem hoje cerca de 40 jogadores e participa de jogos amistosos e campeonatos em toda a região. Vaguinolio Silva (VAVA), 27 anos, Distrito do São João dos Queiroz, comanda 40 atletas em diversas categorias que vem sendo passado de varias gerações e participam de jogos nos finais de semana nos campos das localidades vizinhas. Genival Domingues, 33 anos, Dirigente do Grêmio do São João, bairro populoso da periferia de Quixadá, por amor ao esporte o mesmo afirma que já chegou tirar do sustento de casa para comprar chuteiras para o time poder jogar e assim pede que os dirigentes do município tenha um olhar diferente aos times amadores que retiram da marginalidade os jovens e os levam para um ambiente saudável e salutar.

Fco Ferreira (PIO)
Francisco Ferreira (PIO), Dirigente do Quixadá Futebol Clube que hoje se encontra na segunda divisão, torcedor que acompanha o time em todos os momentos, coloca aos dirigentes do futebol amador que o Quixadá agora terá um técnico definitivo e estará recebendo atletas indicados pelos seus dirigentes para teste no time profissional . O Dirigente lembra que o plantel hoje tem 29 jogadores, sendo 14 destes jovens são prata de casa, “esperamos contar muito mais no próximo ano, estes atletas que poderão surgir destes times amadores”, afirma Pio.

Gaúcho e Mirandinha
Mirandinha, primeiro jogador brasileiro a jogar na Inglaterra, realiza um trabalho com a garotada e jovens adolescentes que participam de times nos diversos municípios do Ceará, para retira-los do mundo marginalizado das drogas, as cidades que adotaram as quatro linhas como forma de mobilizarem estes jovens, conseguiu diminuir o número de mortes, violência, envolvimento de garotos com roubos, assaltos e outros delitos.

Gaúcho explica que o sindicato dos atletas profissionais é simplesmente um mecanismo de que os atletas profissionais não fiquem desamparados após sua passagem pelo o futebol, que seja respeitado pela as alegrias que proporcionam aos torcedores, lembra que apenas cerca de 10% conseguem ter sucesso e adquirir uma vida mais digna. “Todos os jovens que pensam em seguir esta carreira que muitas vezes é meteora devem estudar para assim após o futebol conseguirem terem uma vida melhor”, afirma o atleta sindicalista.

Rômulo, Mirandinha e Gaúcho
Rômulo mostra que o esporte é parte da vida dos atletas, é vibrante ver o torcedor gritar com emoção o nome do seu time, a arquibancada tremer e a crônica elogiar uma jogada. Muitos dos jogadores amadores não conseguem render no profissional por falta de estrutura oferecida nos times de várzea, sendo necessário um trabalho maior das grandes equipes de investirem no material humano, nos times de base para colher verdadeiros craques.


Participantes do encontro de Ex-Atletas e Dirigentes
Em Quixadá hoje tem 88 equipes amadoras com aproximadamente 1600 atletas, levando alegria aos mais longicos campos de poeira nos Sertões de Quixadá, não são ônibus com ar condicionado e sim caminhões pau-de-arara que levam atletas e torcida juntos nas estradas de terra batida, no meio da poeira, com paixão e emoção nos amistosos e campeonatos suburbanos. Tem time que precisa viajar cerca de 100km para disputar uma partida, mas a alegria e a disposição dos atletas é a mesma de estar em uma arena de repleta de espectadores para assisti-los em uma partida de futebol.
 

GRÊMIO ESTUDANTIL E SISTEMA MAIOR DE COMUNICAÇÃO IMPLANTAM RADIO ESCOLA


QUIXERAMOBIM - A Fundação Canudos e o Grêmio Estudantil "Geração.com", da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira em Quixeramobim implantam uma Rádio Escolar na unidade de ensino. Este encontro da Fundação com a Escola é para formar novos cidadãos através do Rádio, apesar de novas tecnologias, internet, TV a Cabo, Redes Eletrônicas terem seu papel na formação destes jovens o Rádio ainda é o meio de comunicação mais acessado. 

O Sistema Maior de Comunicação através da Fundação Canudos tem realizado diversas atividades com os alunos, nos estúdios de gravação SM Publicidade realizaram gravações das vinhetas e montagem da grade de programação que será utilizada na rádio escola. Os equipamentos necessários para que a rádio possa funcionar já se encontram instalados e montados pelos os próprios alunos com acessória de profissionais da Fundação. A rádio irá funcionar nos intervalos do almoço e do lanche, já que a unidade de ensino funciona em período integral. 

Para o coordenador pedagógico da Escola Profissional, Josemir Frutuoso Severo, o projeto tem como perspectiva o fortalecimento do protagonismo juvenil: “O projeto da rádio escolar estimula o protagonismo juvenil e eu sou um defensor de projetos que visam esse intuito. São perceptíveis a vontade e a alegria que eles estão em participar de um projeto como esse, que eu considero grandioso”, disse. A aluna Fabiana Ferreira, 15 anos,  “O projeto é importante porque visa explorar os talentos da gente. É uma forma de se descobrir, além de ser uma forma também de se capacitar para o mercado de trabalho”, destacou.

O Presidente da Fundação, Sergio Eduardo Holanda Machado, realizará uma palestra para os alunos terem a compreensão do desafio que o novos comunicadores terão pela frente, com o tema "O Perfil do Comunicador". O foco do projeto é a formação cidadã dos jovens.  “Formar cidadãos compromissados com a formação integral do ser humano e de maneira prática contribuir para a difusão do Rádio entre os jovens é o foco principal do projeto. A Fundação Canudos estará sempre aberta para que iniciativas como esta se perpetuem ao logo do tempo”.   

"RUAS QUE CONTAM A HISTORIA DE QUIXADÁ", CONHEÇA ESTA HISTORIA


JOÃO EUDES COSTA

QUIXADÁ – Você consegue visualizar o nome da rua onde mora? Tem como localizar as ruas pelo nome? É verdade que esta tarefa é extremamente difícil de realizar, pois além de não ter placa indicativa os nomes das ruas são dados por moradores e então passam a ser chamado e usado pelos moradores, nem pesquisando no google que passou vários dias mapeando a cidade é possível, os carteiros que entregam as correspondências tem um verdadeiro dom de adivinhação pois não existe praticamente identificações nos logradores.

O escritor João Eudes Costa em suas pesquisas sobre o Quixadá o levou a registrar em paginas do seu livro “RUAS QUE CONTAM A HISTORIA DE QUIXADÁ”, os nomes oficiais de Quixadá. O nome de suas ruas mudavam constantemente num total desrespeito à  memoria dos que, pelos seus feitos em prol do nosso desenvolvimento, conquistaram o direito de nomear nossas vias públicas.

A Lei Municipal Nº 2.133, que proíbe qualquer mudança de nomes, quer de ruas, avenidas, praças, travessas e até bairros e distritos. O Decreto Municipal Nº 37, assinado pelo Prefeito Francisco de Assis Ferreira institui a numeração das casas. São 21 bairros no município e nos próximos domingos estaremos informando através de matérias das denominações das Ruas, suas origens e seus homenageados. Através da obra de João Eudes Costa estaremos transcrevendo as ruas com o olho historiador do escritor que durante uma década estudou a origem de todas as ruas, nas páginas de sua obra informativa com os detalhes de como os nomes foram inseridos por moradores e utilizados como o nome oficial.

Estamos certos de que esta obra tem sido um grande avanço na organização das ruas em nossa cidade, pois hoje somos pólo universitário e temos muitos estudantes de outros municípios e sem conhecer a cidade não conseguem identificar pelo nome, por não existe placa identificadora. Em alguns caso e necessário usar um navegador GPS.

domingo, 15 de abril de 2012

MANOEL BANANEIRA, UM ADEUS DE QUIXADÁ




QUIXADÁ - O esporte amador quixadaense encontra-se em luto, Manoel Bananeira, o grande mentor do esporte amador, verdadeiro baluarte com o futebol de salão, diretor do Balneário Cedro Club por muitas vezes sua casa, nos deixa. Todos os amigos estão sofrendo com esta perda irreparável, o esporte amador perde um dos seus maiores defensores que já tivemos noticia em nosso município, a família nos resta junta-se nesse momento de dor. 

"Na vida as vezes sentimos impotente diante do chamado de Deus , apesar de termos dedicado nosso esforço , fomos vencido pela vontade do Pai, e dessa forma estamos ENLUTADOS com o falecimento do nosso querido amigo MANUEL BANANEIRA , que Deus lhe guarde em um lugar especial" (Everado Silveira Filho). 




EX-GOVERNADOR LÚCIO ALCÂNTARA SOFRE ACIDENTE E ENCONTRA-SE HOSPITALIZADO


FORTALEZA – O Ex-Governador Lucio Alcântara é internado após acidente de Bicicleta na Beira Mar de Fortaleza. Aos 68 anos, nesta manhã de Domingo (15), ao passear pedalando sua bicicleta cai em um buraco e tem suspeita de traumatismo na cabeça e fratura de vertebras . Internado no Hospital Monte Klinikum.

Conforme sua assessoria, o presidente do PR encontra-se em observação no hospital, passou por vários exames e risco foi descartado. Porém não recebera alta hoje para uma avaliação medica e só então sua liberação. Lúcio está em companhia de sua esposa Beatriz Alcântara, que irá dormir no hospital esta noite. 

GOVERNO E MINISTÉRIO ENTREGAM MAQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA O INTERIOR


Trator
FORTALEZA - O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA),  entrega nesta segunda-feira (16)  máquinas e equipamentos adquiridos numa parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Estado. Serão entregues 56 máquinas retroescavadeiras, doadas pelo MDA a 56 municípios entre eles Ibaretama na Região Centro do Estado  e 71 tratores liberados pelo Projeto São José. Será feita também a entrega de 15 veículos, sendo 4 rangers, 8 Sanderos, 2 Agiles e um caminhão. O investimento total é de R$ 829 mil, oriundos do Tesouro Estadual.  A solenidade será  no Parque de Exposição César Cals, às 10 horas. O evento vai contar com a presença do secretário do Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues de Souza, e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.


“São investimentos que vão melhorar a qualidade dos serviços prestados pela SDA aos nossos agricultores familiares e os equipamentos vão facilitar a construção e manutenção de estradas nas comunidades rurais”, explicou o Nelson Martins. O investimento do Governo Federal faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Além dos equipamentos, serão entregues certificados para as associações que concluíram recentemente o curso de operador de máquinas. Na ocasião será assinado também um convênio entre o Governo do Ceará e o MDA para a inclusão do Estado na Rede Brasil Rural (RBR).



A RBR é uma parceria entre a União, estados, municípios, produtores, indústrias, agentes de logística para desenvolver a agricultura familiar, expondo os produtos através do portal http://redebrasilrural.mda.gov.br/ para comercialização direta com a indústria e com o Poder Público. “O portal tem o objetivo de permitir aos agricultores exporem os seus produtos para a venda comercial e institucional e permite às organizações cadastradas a compra de equipamentos e insumos”, informou o delegado do MDA no Ceará, Francisco Sombra.



No caso do Ceará, as associações e cooperativas cadastradas vão fornecer os produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da SDA, e para a merenda escolar de cada município, cuja compra é feita diretamente pelas prefeituras.

COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E MOTO FAZ DUAS VITIMAS FATAIS EM QUIXADÁ



QUIXADÁ – Manhã de domingo trágica, um grave acidente com vitimas fatais ocorreu por volta das 06h:30m na CE-060 no Km 143, nas proximidades da nova Delegacia da Mulher que encontra-se em construção na cidade. Um Caminhão de placas da cidade  de Arquiraz colidiu com uma motocicleta CG 125 FAN conduzindo três passageiros.

O motoqueiro Oswaldo Wanderlan Rodrigues, 20 anos, moto taxista, que guiava a moto FAN 125cg e tinha como garupeiros, Francisco Alberto Neto, estudante e Maria Luiza Rodrigues de Sousa, Musicista todos naturais de Quixadá. Uma colisão lateral onde o Motoqueiro teve morte no local já os passageiros tiveram múltiplas fraturas e foram socorridos para o Hospital Dr. Eudasio Barroso, Francisco Alberto não resistiu aos ferimentos chegando a óbito  e Maria Luíza  transferida para a capital cearense em estado grave.

O Negão, motorista do caminhão fugiu do local da ocorrência. Mas conforme testemunho de populares o motorista não foi o culpado do abalroamento pois foi surpreendido com o invasão do motoqueiro na via preferencial, o caminhão chegou a tombar . A Policia Militar foi ao local e procedeu os primeiros socorros e em seguida deram proteção ao corpo do mototaxista até a chegada da Pericia Forense. Foram utilizadas cinco viaturas no socorro e organização da via após o acidente. Muitos populares presentes na Av. Jesus Maria José para observar o trabalho da policia diante do acidente. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...