Pages

segunda-feira, 16 de abril de 2012

"RUAS QUE CONTAM A HISTORIA DE QUIXADÁ", CONHEÇA ESTA HISTORIA


JOÃO EUDES COSTA

QUIXADÁ – Você consegue visualizar o nome da rua onde mora? Tem como localizar as ruas pelo nome? É verdade que esta tarefa é extremamente difícil de realizar, pois além de não ter placa indicativa os nomes das ruas são dados por moradores e então passam a ser chamado e usado pelos moradores, nem pesquisando no google que passou vários dias mapeando a cidade é possível, os carteiros que entregam as correspondências tem um verdadeiro dom de adivinhação pois não existe praticamente identificações nos logradores.

O escritor João Eudes Costa em suas pesquisas sobre o Quixadá o levou a registrar em paginas do seu livro “RUAS QUE CONTAM A HISTORIA DE QUIXADÁ”, os nomes oficiais de Quixadá. O nome de suas ruas mudavam constantemente num total desrespeito à  memoria dos que, pelos seus feitos em prol do nosso desenvolvimento, conquistaram o direito de nomear nossas vias públicas.

A Lei Municipal Nº 2.133, que proíbe qualquer mudança de nomes, quer de ruas, avenidas, praças, travessas e até bairros e distritos. O Decreto Municipal Nº 37, assinado pelo Prefeito Francisco de Assis Ferreira institui a numeração das casas. São 21 bairros no município e nos próximos domingos estaremos informando através de matérias das denominações das Ruas, suas origens e seus homenageados. Através da obra de João Eudes Costa estaremos transcrevendo as ruas com o olho historiador do escritor que durante uma década estudou a origem de todas as ruas, nas páginas de sua obra informativa com os detalhes de como os nomes foram inseridos por moradores e utilizados como o nome oficial.

Estamos certos de que esta obra tem sido um grande avanço na organização das ruas em nossa cidade, pois hoje somos pólo universitário e temos muitos estudantes de outros municípios e sem conhecer a cidade não conseguem identificar pelo nome, por não existe placa identificadora. Em alguns caso e necessário usar um navegador GPS.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...