Pages

quarta-feira, 18 de abril de 2012

IBARETAMA RECEBE "PROGRAMA ARCA DAS LETRAS"


IBARETAMA - O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA/CE), entregou, nesta terça-feira, dia 10 de abril, mais 13 bibliotecas do Programa Arca das Letras.
Os municípios de Aquiraz, Santana do Aracaú, Redenção, Jaguaretama, Reriatuba, Ibaretama e Irauçuba vão ser beneficiados com os acervos. Vinte e seis agentes de leitura, que vão ficar responsáveis por cuidar das bibliotecas e incentivar a leitura em sua comunidade, vão ser capacitados.
O investimento, com a implantação dos 13 projetos “Arca das Letras”, foi no total de R$ 55.900,00. O projeto tem como objetivo incentivar a leitura no meio rural em localidades como assentamentos da reforma agrária, associações de crédito fundiário, comunidades quilombolas, indígenas e de agricultura familiar.
O Ceará é o estado com o maior número de bibliotecas rurais Arca das Letras do país. O programa já implantou mil bibliotecas e formou mais de dois mil agentes de leitura no estado, beneficiando mais de 90 mil famílias de 176 municípios. Entre 2012 e 2013 está prevista a implantação de mais 300 arcas no estado.
As bibliotecas são compostas por 300 livros, entre dicionários, obras de literatura, publicações nacionais, internacionais e clássicos. O objetivo é promover o hábito da leitura nas comunidades. O programa inclui a formação de 536 agentes de leitura e de voluntários das comunidades rurais para desenvolver atividades de incentivo à leitura e de empréstimos de livros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...