Pages

sábado, 18 de abril de 2015

Zona Rural de Ibaretama é assistida pelo “Projeto Saúde na Comunidade

Ibaretama
A Saúde no país vem passando por extremas dificuldades, falta profissionais que trabalhem  no interior e possa atender a população mais carente.

Em Ibaretama a saúde tem acontecido de forma diferente, o Médico Rodrigues Moraes que conhece a realidade local vem desenvolvendo um projeto de atendimento aos munícipes, profissionais de saúde deslocam-se a localidade mais longínquas da sede da cidade para realizar esta prestação de serviço e solidariedade.  

Neste domingo, 19, os moradores da localidade de Canafistula na zona rural vai receber o “Projeto Saúde na Comunidade”, profissionais da saúde estarão integrados neste atendimento solidário de forma voluntária, Clinico Geral além de especialista de Obstetra e Oftalmologista para assistir os moradores de Canafistula.

Enfermeiros e Agentes de Saúde envolvidos neste trabalho com  medição de glicose e pressão arterial, bem como orientações com a saúde através de palestras de educação em Saúde. A partir desta edição também vai contar com orientação jurídica, advogados voluntários sensibilizados com o projeto colocaram-se a disposição participando dos encontros na localidades da cidade trazendo também esta oportunidade de ter a orientação correta na área jurídica.


“Vai ser mais um momento importante do projeto, que vem crescendo a cada edição”. É muito gratificante você poder ajudar de forma concreta essa população que tanto necessita”. Afirma o coordenador do projeto, Dr. Rodrigues Moraes. 

Dengue em Quixadá, moradores precisam tomar cuidados domiciliares

Quixadá
Moradora do Campo Novo, a maior área residencial de Quixadá, onde os índices de infestação eram elevados até os últimos anos, a costureira Maria Lúcia Martins diz estar mais aliviada. Este ano ela ainda não tomou conhecimento de nenhum caso de dengue na cidade.  Mesmo assim a preocupação continua. Alguns vizinhos não colaboram. Deixam alguns vasilhames expostos. Como voltou a chover, as latas velhas e garrafas deixadas por alguns nos quintais podem acumular água e trazer o mosquito transmissor de volta.

O coordenador do Núcleo de Endemias de Quixadá, biólogo Clemilson Paiva, concorda com a moradora. Embora não sejam frequentes as chuvas contribuem para a proliferação do Aedes aegypti. Apesar do quadro favorável, dois casos de dengue já foram confirmados este ano na cidade, no bairro São João, no mês de fevereiro, quando as chuvas começaram. Também já foram levantados 171 casos suspeitos, 83 deles em março e 76 em abril. O Campo Novo é o bairro com o maior número, 39.

Outro aspecto levantado pelo biólogo está relacionado à infestação predial. Até o último levantamento apresentado à SESA era de 3,80%. Agora, já passa dos 5% na cidade. Por esses motivos é importante a população continuar contribuindo, vigiando suas caixas d’água e quintais. Sob qualquer suspeita devem manter contato com a Secretaria de Saúde do Município. O trabalho de redução da dengue vem sendo feito em Quixadá ao longo dos últimos oito anos, mas é preciso a colaboração de todos para evitar a infestação, ressalta.

Trabalhadores rurais bloqueiam rodovias e ocupam prefeitura

Ibaretama
Aproximadamente 200 famílias de trabalhadores rurais, sem teto, ocuparam a prefeitura de Ibaretama na manhã desta sexta-feira, 17. Segundo representantes do movimento a ocupação ocorreu em razão da administração municipal não fornecer um ônibus para parte deles seguirem a Quixeramobim, onde também estava sendo realizada outra manifestação do Movimento Sem Terra (MST). Antes, o grupo de Ibaretama havia bloqueado a CE-359, na entrada da cidade, distante 130 Km de Fortaleza. Além do ônibus, eles reivindicam a construção de 200 moradias, através do programa Minha Casa Minha Vida.
A prefeita de Ibaretama, Elíria Queiroz, não se encontrava na cidade. A reportagem do Diário do Nordeste tentou manter contato telefônico com a administração municipal, mas as ligações não foram atendidas. Os manifestantes não informaram quanto tempo pretendiam permanecer no prédio público onde está situado o gabinete da prefeita.
Conforme um dos participantes da manifestação, o qual pediu para não ter seu nome revelado com receio de represálias, além das moradias, eles querem aceleração no processo de assentamento de parte das famílias. A última manifestação do grupo havia ocorrido no início de maio do ano passado. Na época da manifestação anterior, iniciada no Dia do Trabalhador, eles reivindicavam ainda o fornecimento de cestas básicas de alimentos e a desapropriação de propriedades rurais as quais consideram improdutivas na região.
Em Quixeramobim, outra rodovia estadual, a CE-060, também foi bloqueada, por outro grupo de manifestantes. Segundo o coordenador da manifestação naquela cidade, Marcelo Matos, os trabalhadores exigem o imediato funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) e a construção da adutora do açude Pedras Brancas, nos limites de Quixadá com Banabuiú, até a sede do Município. Ele também reclama na lentidão dos governos Estadual e Federal no atendimento das demandas solicitadas.

Eles também cobram a construção das casas do Assentamento Irmã Tereza, no Município. Os militantes do MST querem o início das obras no mês de maio. Caso não sejam atendidos novos protestos continuarão. Ontem, a “jornada de luta”, como o movimento foi denominado, marcou o aniversário do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, ocorrido em 1996.

Aberta oficialmente "Semana da Saúde na Escola" em Quixadá.

Quixadá
Um parceria saudável realiza a “Semana da Saúde na Escola”, as Secretarias de Saúde e Educação abriram nesta sexta-feira, 17, com a participação de profissionais do Programa Saúde da Família-PSF, Unidade de Pronto Atendimento-UPA, NASF, RIS e a participação dos alunos da Regional José Jucá na Praça José de Barros.
A Coordenadora do programa, a enfermeira Aurilene Rolim agradeceu a presença dos alunos e profissionais da Regional José Jucá que estiveram nesta manhã trazendo informações e conhecimentos a população sobre prevenções de doenças que podem ser detectadas precocemente além de orientações dos profissionais da saúde que participaram da abertura oficial da Semana da Saúde na Escola.


A “Semana da Saúde na Escola” acontecerá entre os dias 27 e 30 de abril e englobará mais de 14 mil alunos das escolas municipais e estaduais de Quixadá. Durante toda a semana serão desenvolvidas ações de prevenção contra DST, palestras sobre alimentação saudável, diabetes, práticas corporais entre outras.
O Programa Saúde na Escola (PSE), política Inter setorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Medicina Já em Quixadá, Comissão é recebida no Palácio da Abolição

Quixadá
Sub Secretário de Gabinete do Governador do Estado do Ceará, Fernando Santana, recebeu em audiência no Palácio da Abolição uma comissão quixadaense em prol da Faculdade de Medicina, com representantes políticos, empresários, imprensa e da sociedade civil.

Os membros da comissão que recentemente estiveram em Brasília buscando apoio e protocolando a intensão de que Quixadá está apta tecnicamente e politicamente para receber este empreendimento medico educacional. O Secretário ao ouvir os argumentos dos representantes que provaram que a região comporta duas faculdades e não apenas uma, pedem o apoio do governador Camilo Santana em conseguir que Quixadá seja incluída na lista de cidades préselecionadas a receber uma das unidades do Ceará.


Um dos representantes do grupo o Diretor da Faculdade Cisne, o professor José Nilson Ferreira Gomes, relator qual o objetivo do grupo em ter uma audiência com o Governador e ainda mostrou o apoio político a nível federal já empenhado em defesa da cidade de Rachel de Queiroz. Os Deputados Federais; Odorico Monteiro, Danilo Forte, Gomes de Matos, Cabo Sabino, Vitor Valim, José Airton entre outros da bancada cearense. Os senadores José Pimentel, Tasso Jereissati e Eunicio Oliveira. A Deputada Rachel Marques e Capitão Wagner, estão entre os parlamentares estaduais que abraçaram a causa, além do presidente do PT de Quixadá Ilário Marques.


Com este currículo o grupo conseguiu assegurar uma audiência com Camilo antes da viagem ao Ministério da Saúde agendada para o próximo dia 29 de Abril. Fernando percebeu que não é uma bandeira partidária ou de um grupo e sim do povo de Quixadá através de seus representantes, com a presença de vereadores e ainda o prefeito João Hudson, entidades representativas, imprensa e sociedade civil, mostra a determinação de que realmente a cidade está unida em prol desta luta.



A comissão formada pela a OAB-Subseção Sertão Central, Associação de Imprensa do Sertão Central – AISC, Faculdade Cisne, Médico Cardiologista Ricardo Silveira, Assessores dos Deputados Federais Danilo Forte e Gomes de Matos, Ednei Esley, os vereadores, Cesar Augusto, Ivan Construções, Igor Carlos, Ivana Magalhães, Laercio Oliveira, Capitão, Bamba, Rosa Buriti, Louro da Juatama, Evaristo Pinto, Audênio Moraes e Kelton Dantas.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ex-vereador de Quixadá morre e recebe homenagem da Câmara de Vereadores

Quixadá
A morte do ex-vereador Francisco Valdécirio Barbosa, na manhã desta quinta-feira, 16, levou a um momento de pesar na casa legislativa municipal.
Dezenove anos passaram-se após a última legislatura do ex-vereador Valdecirio Barbosa, carinhosamente chamado por “Valdecirio Carcará”, a Câmara de Vereadores quixadaense na sessão ordinária que deveria acontecer na manhã desta quinta-feira, sobre o comando do atual Presidente, Vereador Augusto Cesar (Duda), foi feito um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao ex-membro do legislativo e a sessão foi encerrada em seguida.
Uma última homenagem dos pares legisladores seria realizada na tarde onde o corpo seria velado no salão nobre da casa, mas após um acordo a família optou em velar em sua residência. Outra homenagem foi a Escola Municipal José Jucá onde sua esposa é professora e as aulas não aconteceram por ter sido decretado luto.

O enterro aconteceu no Cemitério local onde familiares e amigos prestaram suas homenagens póstumas. 

Quixeramobim registra tremor de terra de magnitude 2.5

Quixeramobim
Ouvinte da Zona Rural de Quixeramobim liga para emissora de Rádio avisando de um abalo sísmico na manhã da última quarta-feira, 16.

As localidades de Coque, Belém, Guarujá, Riacho da Roça, Oratório e Poço da Pedra, que ficam nos distritos de Belém e Nenelândia, em Quixeramobim. Os moradores confirmaram um tremor em contato com a rádio Campo Maior do Sistema Maior de Comunicação local.

A informação foi confirmada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em postagem na internet. Especificamente, o tremor ocorreu às 09h18min hora local (122:18 UTC). A magnitude preliminar foi estimada em 2.5, o primeiro oficialmente registrado no município.

O coordenador da Defesa Civil no município, Marcos Machado, concedeu entrevista ao vivo à Rádio Canudos FM, onde afirmou que falou com o Professor Francisco Brandão e que o mesmo e uma equipe da Defesa Civil deverão visitar as localidades afetadas na próxima semana. Já amanhã, 18, a Defesa Civil local visitará as comunidades para ouvir e orientar os moradores. 

Força–tarefa de magistrados do TJC jugam mais Mil processos em Russa e Morada Nova

Morada Nova
O Grupo de Descongestionamento Processual do Interior proferiu 1.003 sentenças nas comarcas de Morada Nova e Russas, no período de 6 a dez de abril. A força-tarefa, formada por magistrados e servidores, tem como objetivo identificar e julgar ações pendentes de julgamentos.
Em Russas, foram proferidas 615 sentenças, sendo 501 (na 2ª Vara) e 114 (na 1ª Vara). Já na 2ª Vara de Morada Nova foram contabilizadas 388. O grupo tem como supervisor o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Atuaram nos trabalhos os magistrados Daniel Carvalho Carneiro, Edison Ponte Bandeira de Melo, Francisco Marcello Alves Nobre, Henrique Lacerda de Vasconcelos, Luciano Nunes Maia Freire, Roberto Viana Diniz de Freitas e Saulo Gonçalves Santos. Também participaram os servidores Geraldo Fernandes Santos, Gilberto Silva Viana, Daniel Diógenes Ribeiro Pinheiro, Paulo Henrique Lima Soares, Marcelo Bezerra de Moura Fontenele e Ricardo Silva Costa e Erivando Soares Portela.
O Grupo de Descongestionamento foi instituído pela presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale, conforme a Portaria nº 190/2015, publicada no Diário da Justiça do último dia 3 de fevereiro. A finalidade é reduzir a taxa de congestionamento jurisdicional nas comarcas do Interior. Os magistrados atuam sem prejuízo das funções.

Fonte: Assessoria de Imprensa do RJCE

Comissão do Trabalho aprova permissão de municípios captarem recursos federais para pagar despesas de licença ambiental

Brasília
Proposta é de autoria do deputado Danilo Forte; Matéria segue para deliberação na CFT 

A Comissão do Trabalho da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 15, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 370/14 que dá permissão aos municípios de captarem recursos junto às transferências voluntárias do governo federal para pagar as despesas de elaboração dos projetos básicos, executivos e de licença ambiental. Atualmente, estas despesas só podem ser pagas com recursos próprios das prefeituras.

O PLP 370/14 é de autoria do deputado Danilo Forte (PMDB-CE). A matéria foi aprovada por ampla maioria do colegiado. Apenas os deputados Bohn Gass (PT-RS) e Vicentinho (PT-SP) votou contra. A proposição segue agora para análise na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e, posteriormente, para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

Agilidade

De acordo com o peemedebista cearense, o projeto “tem, ao mesmo tempo, um sentido prático e didático, na medida em que criamos as condições financeiras prévias para que os repasses de recursos públicos, sobretudo para investimentos, sejam sempre precedidos de projetos executivos básicos, além de devidamente acompanhados das licenças ambientais”.


Para o parlamentar, autor da proposta, a transformação do PLP 370 em Lei beneficiará e dará celeridade nas obras básicas tocadas pelos municípios. Já a relatora da proposição, deputada Flávia Morais (PDT-GO), acredita que o projeto dará uma maior eficácia e precisão na execução dos projetos, além da diminuição dos custos das obras em si. Em seu parecer, Flávia Morais fez questão registrar “com a total concordância dos sólidos argumentos do autor da proposta”.

Assaltantes ousados invadem escola em Canindé

Canindé
A ação dos criminosos aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (15). Segundo às primeiras informações, três homens armados invadiram o Centro de Educação Infantil (CEI), Frei João Pedro, localizado no bairro Bela Vista, em Canindé.

Professores, funcionários e pais de alunos que estavam na unidade, foram roubados e tiveram vários objetos levados, como celulares, relógios e outros pertences. Segundo às vítimas, os ladrões foram bastante violentos. No local, estudam crianças menores de 5 anos. A direção da escola esvaziou a unidade, por não ter mais condição de prosseguir com a aula.

Esta é segunda unidade escolar do município assaltada em menos de um mês. No último dia 18 de Março, a Creche Maria do Carmo Vilaça, que funciona provisoriamente, em prédio alugado, na rua João Pinto Damasceno, também foi alvo dos bandidos.

CANINDÉ ONLINE


Danilo Forte espera que parceria entre a Bancada do Nordeste e governadores da região avance os grandes projetos nordestinos

Brasília
O peemedebista cearense listou uma série de obras como a transposição do São Francisco que se encontram paradas por falta de liberação de recursos do governo federal

O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) afirmou nesta quarta-feira, 15, que espera que a parceria entre a Bancada do Nordeste no Congresso Nacional com os governadores dos nove Estados da região avance os grandes projetos nordestinos. O parlamentar reclama que estes “grandes projetos” estão paralisados.

De acordo com o peemedebista cearense grandes obras que mudariam a face da economia nordestina como a transposição do rio São Francisco até o Cinturão das Águas no Ceará se encontram paradas, ou parando, por falta de liberação de recursos e repasses do governo federal. “Nós esperamos que essa reunião da Bancada do Nordeste com os governadores do Nordeste possa criar um ambiente para a gente fazer avançar nas transferências do governo federal para a nossa região e para o nosso Ceará”, disse.
“Os grandes projetos do Nordeste estão parados, ou estão parando. O nosso sonho da refinaria (Premium II em Pecém), a (obra da) transposição do São Francisco que vai fazer a água subir e descer para o Ceará, a Paraíba e o Rio Grande do Norte está parada em um dos trechos mais importantes”, emendou.

“E no Ceará, o Cinturão das águas também está parado por contingenciamento de recursos. Só o Estado do Ceará pode sofrer num montante de R$ 29 bilhões (em repasses federais) e ficar tudo paralisado se nós não reagirmos”, complementou.

Ministério Público recomenda afastamento de secretária de Saúde em Canindé

Canindé
Após o afastamento da secretária de Saúde de Quixadá, Selene Bandeira, no início do mês, e da intervenção em Juazeiro do Norte, nesta terça-feira, 14, agora quem está na mira do Ministério Público, do Ceará, é a Secretaria de Saúde de Canindé. Em caso de descumprimento, o MP adverte que adotará as medidas legais para assegurar a sua implementação, através do ajuizamento das ações judiciais, inclusive as de natureza criminais.
A 2ª Promotoria de Justiça desta cidade, situada a 100 Km de Fortaleza, recomendou ao prefeito Celso Crisóstomo, o afastamento da titular da pasta de Saúde do Município, Aline Macedo de Oliveira Granjeiro. Conforme o MP, a decisão foi tomada com base na lei da Ficha Limpa, pelo fato da secretária ter contas desaprovadas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
O documento, assinado pelas promotoras Maria Carolina de Paula Santos Steindorf, titular do MP na Comarca de Itatira, respondendo pela 2ª Promotoria e Anny Greisielly Sales Granjeiro Sampaio, titular da Comarca de Caridade, Auxiliando a 2ª Promotoria de Canindé. Nele, advertem ao gestor municipal que se abstenha de nomear para cargo público pessoas que tenham contas desaprovadas perante os Tribunais de Contas.
A reportagem do Sertão Alerta tentou manter contato telefônico com a Prefeitura de Canindé, todavia, até a publicação desta edição as ligações não haviam sido atendidas.

Vereadores da oposição contestam gestor municipal e manifestantes em Milhã

Milhã
Os vereadores de bancada de oposição na Câmara Municipal de Milhã, Alzivam Pinheiro, Ecivando Pinheiro, Auricélio Pinheiro e Tatiana Machado, presidente, emitiram Nota de Esclarecimento após o incidente ocorrido na sessão ordinária desta terça-feira, 14. Conforme os parlamentares o Projeto de Lei que trata da Dotação Orçamentária solicitada pelo prefeito Otacílio Macêdo não foi aprovado em razão da falta de informações no referido Projeto, sobre quais Secretarias estão precisando de remanejamento
.
De acordo com a Nota, quando os respectivos valores forem expostos no Projeto, será aprovado. “Estamos desaprovando porque é ilegal aprovar o projeto do jeito que veio do executivo, de acordo com o ART. 43 da lei 4.320 da Constituição Federal, á Abertura de créditos suplementares e especiais, depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificada”. Portanto o Projeto de Lei Nº 014/2015 não cita o destino do dinheiro solicitado, nem para que fins, muito menos para pagar servidores contratados, fornecedores ou qualquer outra despesa.
Os vereadores oposicionistas também responsabilizam o prefeito Otacílio Macedo pelo tumulto ocorrido na última sessão da Casa Parlamentar. Em divulgação feita no blog Unidos por Milhã, apontam, que um grupo que tem carros contratados pela Prefeitura, como também funcionários contratados, foram mais uma vez incentivados gestor municipal a causarem o mal estar na sessão extraordinária que lá se realizava.
Para eles, Otacílio Macêdo gastou o orçamento de forma errada e agora não tem como se explicar para seus contratados e fornecedores. Somente do dia 1º de março a 14 de abril, entrou nos cofres da Prefeitura de Milhã recursos federais, estaduais e municipais, no valor de R$ 2.434.090,89. O mal gerenciamento, provocou problemas em vários serviços públicos. Para encobrir os problemas, os aliados do prefeito acabaram promovendo o tumulto.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Alunos da Regional Tapuiara em Quixadá faz simulado do SAEQ no Laboratório de Informática

Quixadá
Alunos do 2º ano da Regional Educacional Tapuiara, realizam simulado preparatório para o SAEQ  - Sistema de Avaliação Educacional de Quixadá que acontece nesta sexta-feira, 16, na regional.

Na manhã do dia 09 de abril, no LEI (Laboratório Escolar de Informática) da EEF Francisco Ferreira Lima, Regional Educacional Tapuiará, foi proporcionado um momento especial para aos alunos do 2° ano através de um simulado preparatório baseado no SAEQ - Sistema de Avaliação Educacional de Quixadá, com o objetivo de preparar os alunos que serão avaliados posteriormente, no dia 16/04.
O referido simulado teve a autoria do professor responsável do LEI: Lucas Ferreira da Silva Nogueira, acompanhado pelo núcleo gestor, proporcionando por sua vez um espaço de animação e muito saber para os alunos, pois conseguiu juntar aprendizado com diversão, ao passo que se caracterizou como um belo mecanismo de aprendizagem, pois como nos ensinou Nelson Mandela:  "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

Participaram da atividade a professora regente da turma: Ana Flávia Queiroz Monteiro, a Diretora Geral Marlyennya Rodrigues Teixeira de Oliveira, Diretora Pedagógica Ana Evelynne Almeida Duarte e o professor responsável do LEI.

Chacina deixa um saldo de seis mortes na Zona Norte do Estado

Sobral
Polícia investiga ligações entre mortes na Região Norte, seis pessoas foram encontradas amarradas e sem vida.
Na noite desta terça-feira, 14, quatro pessoas foram encontradas mortas e amarradas dentro de uma residência na localidade de Pau D’Arco, Distrito de Aprazível na zona rural de Sobral. Três homens e uma mulher, apresentavam ferimentos a bala na cabeça, segundo a polícia características de execução.
No início da manhã desta quarta-feira, 15, duas mulheres foram encontradas sem vida, as margens da rodovia próximo a cidade de Alcântara, na região de Meruoca.  De acordo com a PM, a mulher identificada como Zilu era mãe de Patrícia e dona da casa onde os quatro mortos foram encontrados. Elas estavam desaparecidas desde a última segunda-feira (13). 
Equipes da Polícia Militar dos municípios de Sobral e Coreaú estão em diligências na localidade da execução em busca de identificar possíveis suspeitos, mas, até esta manhã, ninguém havia sido preso. A PM não informou o que teria motivado a chacina.  

Representantes dos municípios apresentam sugestões para remodelação do pacto federativo

Brasília
Danilo Forte acredita que até o final de maio, colegiado avance na elaboração das propostas


A Comissão Especial da Câmara que analisa a revisão do Pacto Federativo brasileiro ouviu na tarde desta terça-feira, 14, dois representantes das entidades municipais do País. Apresentaram sugestões aos parlamentares os presidentes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Eduardo Pereira.

Ziulkoski afirmou que a prioridade número um para se revisar o pacto federativo é resolver a questão dos recursos para a educação e saúde. Ele quer que o Congresso Nacional proíba o governo federal promova renúncia fiscal com recursos pertencentes aos municípios. “Se a União quiser (aprovar isenções de impostos), que o faça com a parte dela. Mas não com chapéu alheio”, disse.
Já o representante da ABM sugeriu um projeto de lei que determine que um consórcio formado por vários municípios para realizar obras só deixará de receber os recursos federais quando a maioria das cidades consorciadas se apresentarem inadimplentes. Atualmente basta um município estar inadimplente para o consórcio de, por exemplo, 20 municípios ficar impedido de receber os repasses.

Propostas
Após ouvir a explanação dos representantes das entidades municipalistas, o presidente da Comissão, deputado Danilo Forte, informou que até o final do mês de maio, o colegiado avance na elaboração de algumas propostas para ir à votação. “Nós estamos exatamente agora ouvindo para poder condensar isso em propostas”, frisou.
“Na reunião passada já pedimos sugestões de temas que estão tramitando através de emendas constitucionais, ou projetos aqui na Casa e que pudessem adensar e trazer esta informação ao nosso relator, deputado André Moura (PSC-SE), para que a gente pudesse agilizar”, complementou.


Consenso
E um dos consensos na Comissão é a proposta do deputado Pedro Uczai (PT-SC) que altera a destinação do recolhimento do ICMS (Imposto sobre Comercialização de Serviços) nas operações de arrendamento mercantil (contrato de leasing de veículos).
Atualmente, o ICMS é recolhido  para os municípios onde estão situadas as empresas que operam neste setor. A proposta é fazer com que o imposto interestadual seja recolhido nos municípios  dos contratantes destas operações.

“Obrigado deputado Pedro Uczai. A gente concorda com a sua ideia e estamos no aguardo do seu requerimento para discutir esse tema que sem sombras de dúvidas pode ser uma solução no curto prazo bastante qualificada para a resolução dos problemas dos municípios brasileiros”, destacou Danilo Forte.

SINI/IDT de Quixadá convoca trabalhadores para ocupar postos de serviços.

Quixadá
A unidade do SINE/IDT de Quixadá no sertão Central traz oportunidades de vagas disponíveis no mercado de trabalho para absorver todos aqueles trabalhadores fora do mercado.


As vagas são distribuídas nas mais diversas áreas de atuação na cidade, prestação de serviços, vendas, construção civil e na indústria calçadista. Ao se dirigir a unida do SINE/IDT em Quixadá não esquecer de levar Registro Geral, CPF e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Em Quixadá; Agente de Microcrédito 01, Alista de Suporte Técnico 01, Artesão de Couro (Estgiário) 03, Auxiliar de Produção (Dakota) 10, Carpinteiro 01, Cobrador Externo 01, Cozinheiro de Restaurante ( Especialidade Frutos do Mar e Molhos) 01, Eletricista ( Com Formação e Habilitação Categoria “B”) 01, Empregado Domestico 02, Eletricista 01, Motorista de Entrega (Habilitado Categoria “D”)  01, Pedreiro 01, Pizzaiolo 01, Vendedor de Consorcio 01, Vendedor Interno 02 e Vendedor Pracista 01.


Em Banabuiú postos de trabalho temporários; Ajudante de Obras / Servente 01, Encarregado de Obras 01, Ferreiro Armador 01, Montador de Estruturas 01 e Pedreiro. 

Apreensão de drogas em Boa Viagem e Canindé causa repercussão

Boa Viagem
A apreensão de oito malas, uma delas em Boa Viagem e as  outras sete em Canindé, contendo aproximadamente 360 pacotes de derivados de cocaína, o equivalente a 240 quilos de drogas, no início da noite desta terça-feira,14, está causando repercussão nas redes sociais. Os internautas ficaram surpresos com a ousadia dos traficantes. Além dos entorpecentes a Polícia apreendeu um avião monomotor. A aeronave de pequeno porte foi obrigada a pousar em Canindé por falta de combustível.


O desbaratamento do esquema de tráfico aéreo foi descoberto a partir da ação da equipe da 4º Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com sede em Boa Viagem. Segundo o sargento PM Valmir de Freitas, no fim da tarde, por volta das 17h30, sua equipe viu um avião pousando no campo de aviação da cidade. Como a área não era utilizada para pousos e decolagens há mais de ano, juntamente com o major PM Assis Magalhães Neto, comandante do 4º BPM, seguiram para o local.

Através de populares os policiais tomaram conhecimento de que um homem havia desembarcado uma mala do avião e entregue ao motorista de um automóvel Fiat Dublo de cor prata, placas de Pernambuco. Ao abordarem o suspeito, nenhuma droga foi encontrada com ele, o qual alegou que estava ali apenas fumando um “baseado”. Mas ao vistoriarem a área os policiais encontraram uma mala, com 30 pacotes, provavelmente de crack dentro do matagal. O motorista do Dublo foi preso.
Ainda de acordo com o sargento PM Valmir de Freitas, não foi possível identificar o modelo e nem o prefixo da aeronave que decolou logo após deixar a “encomenda” no solo. As suspeitas foram de que o avião seguiria rota para Crateús. Equipes da Polícia na região foram alertadas. Para surpresa dos policiais e da população o avião Centurion II, prefixo PP-FFU, transportando as drogas, pousou em Canindé.


terça-feira, 14 de abril de 2015

Terceirizados da Cagece paralisam atividades temporariamente em Quixadá

Quixadá
Trabalhadores terceirizados da empresa GN Lima Serviços Terceirizados, uma prestadora de serviços da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), paralisaram suas atividades por aproximadamente duas horas, na cidade de Quixadá, na Estação de Tratamento de Água (ETA) em protesto contra o atraso no pagamento dos salários e de diárias. Eles já haviam feito o mesmo protesto no último sábado e prometem entrar em greve caso a empresa não solucione os problemas, afirmou o representante do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Ceará (SEEACONCE), Fábio Moraes.
Ainda de acordo com representante sindical, a empresa ainda não reajustou o valor do salário dos funcionários de acordo com a convenção coletiva da categoria, na qual também está previsto o pagamento de vale alimentação, diárias, e até coisas mais simples como renovação de fardamento. Eles reclamam também da falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Quem trabalha nos esgotos cheios de dejetos não tem praticamente nenhum equipamento de proteção, ressalta.
Os trabalhadores, responsáveis por praticamente todas as atividades externas da Cagece na área administrada pela unidade regional, alertam para a possibilidade da categoria decretar greve. A interrupção total das atividades poderá prejudicar a realização de ligações e cortes de água domiciliares e comerciais. Até o abastecimento da cidade, através da adutora do Açude Pedras Brancas, no distrito de Tapuiará, onde a estação de bombeamento está situada, poderá ser comprometido se ocorrer algum tipo de problema, como vazamentos.
O gerente regional da Cagece, Sérgio Pontes, assegurou que não haverá transtornos para a população de Quixadá em razão da paralização dos funcionários terceirizados. Ele também garantiu não estar ocorrendo nenhum problema em relação a adutora. O tratamento da água também está normal. A carga hídrica do açude Pedras Brancas, de onde é captada a água para o abastecimento da cidade também é cômoda. Atualmente o reservatório está como mais de 72 milhões de m³, o equivalente a 16,61% de sua capacidade.
Acerca da situação da empresa prestadora de serviços o gerente regional da Cagece explicou que a Companhia já está adotando todas as medidas legais para solucionar o problema. Caso não honre os seus compromissos trabalhistas poderá perder a concessão e outra empresa será contratada. Mesmo assim ele espera uma solução definitiva nesta terça-feira. Ontem, representantes das duas partes já haviam sentado e fechado um acordo. Quanto aos salários e outros direitos dos cerca de 100 trabalhadores terceirizados, não serão prejudicados, acrescentou.

A reportagem do Sertão Alerta procurou manter contato telefônico com a GN Lima, todavia, até a conclusão desta edição as ligações não haviam sido atendidas. Além dos empregados lotados na Regional da Cagece em Quixadá, a empresa também tem trabalhadores na unidade do Pici, em Fortaleza. No total, segundo o SEEACONCE, são cerca de 200 empregados prestando serviços para a Companhia estatal.

Vereadores são retirados pela Policia Militar após sessão em Milhã

Milhã
Reforço Policial é chamado para escoltar vereadores após sessão na Câmera de Vereadores de milhã no Sertão Central.

A votação de Projeto de Dotação Orçamentaria de Milhã, após uma tumultuada sessão onde o projeto foi rejeitado pelos parlamentares municipais a população que estava presente no plenário da casa legislativa manifestou-se em favor da aprovação do projeto.

Serviços essenciais estão aguardando a aprovação para serem regularizados, a limpeza pública é um dos serviços que precisa da aprovação para ser regularizado na cidade. A população revoltada com o posicionamento radical dos vereadores de oposição que desaprovaram o projeto colocaram-se na porta da Câmara de Vereadores com gritos e palavras de ordem esperando a saída dos parlamentares opositores.

A Policia Militar foi acionada sendo necessário reforço de outros destacamentos para dar segurança aos vereadores na saída da fúria da população. Os policiais escoltaram os vereadores que saíram sobre vaias e palavras de ordem.

DIVULGA MILHÃ  

Feriado e festa marcam “Dia do Evangélico” em Quixeramobim


Quixeramobim
Nesta quarta-feira, 15, será feriado em Quixeramobim. Comemorada desde 2011 a data marca o Dia do Evangélico nesta cidade do Centro do Ceará. Na programação, a comunidade evangélica programou a realização de palestras nas igrejas.
A culminância será comemorada com a realização de um show gospel na Praça Capitão Dias Ferreira, em frente ao Paço Municipal, a partir das 18h30, tendo como atração principal o cantor Marcos Antônio. A realização é das Igrejas Evangélicas de Quixeramobim.
A data especial foi aprovada em 2011 pela Câmara Municipal. O requerimento foi de autoria do vereador Antônio Filho.
Sugestão de Reportagens: 88 968 6 6694 Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro. O Sertão Alerta é o seu portal do Sertão Central. Inclua entre os seus links favoritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...