Pages

sábado, 28 de março de 2015

Nas ondas do Rádio > Genivaldo Ferreira o plantonista esportivo de Quixadá

Quixadá
O sonho de Genivaldo Ferreira, que acalentava desde criança, sempre foi o de trabalhar no rádio. Garoto ainda, ligava o rádio "Semp" da casa, e ficava ouvindo Sousa Filho, Mauro César Uchoa, Fortunado Pinho e outros "rádio- escutas" que brilhavam no Ceará, divulgando o que acontecia nos estádios de futebol de todo o Brasil e do mundo. Até que um dia, frequentando as aulas do Colégio Estadual, conheceu o narrador esportivo, à época, Alex Torres, que percebendo o interesse do jovem, o levou para integrar a equipe de esportes da Rádio Cultura, comandada, naquele momento, pelo Alberto Pinheiro.

Recebeu ainda o apoio do Nilton Ferreira(Pio), Wal Tavares, Márcio Aurélio. Era o ano de 1992.  Genivaldo Ferreira é bastante grato ao Walber Cavalcante e José Carlos Alves que o convidaram a integrar a equipe esportiva da Rádio Monólitos", final dos anos 80, antes de se firmar no elenco da Cultura. Faz questão de ressaltar o apoio que sempre recebeu de Audílo Moura na sua trajetória radiofônica.  

Começou carregando equipamentos para os repórteres de campo, aceitando tudo aquilo, como um grande aprendizado. Certa vez, trabalhando ao lado de Márcio Aurélio, puxando os pesados fios, ambos invadiram o campo, pensando o jogo ter acabado e receberam aquela reprimenda do juiz que falou para os dois: "Saiam do campo, seus moleques!" Genivaldo assegura que tudo isso funcionou como um grande aprendizado. Mas ali, não era o lugar do jovem sonhador.

Foi Alberto Pinheiro que o colocou no seu verdadeiro lugar no rádio, que é o de plantonista esportivo, ou seja, aquele que informa, durante as transmissões, o que acontece em outras praças esportivas. Alberto Pinheiro recomendou para o esforçado jovem" Fique ouvindo o Sousa Filho nas transmissões da Rádio Assunção e assim você aprende, menino!"

Com o advento da Internet, alguma emissoras optaram por retirar do ar estes profissionais, certamente trazendo enormes prejuízos para os ouvintes, pois desta forma, só se tinha acesso aos jogos de grande relevância. Com certeza, uma equipe esportiva sem a figura do plantonista, fica desfigurada. Dos profissionais que atuam no rádio quixadaense, Genivaldo Ferreira é um dos que mais se destacam. Com certeza!

Médium Roberto Ferreira lança livro espirita em Quixadá

Quixadá
A cidade de Rachel de Queiroz tem lançamento de livro espirita, “Cirurgia Espiritual”, livro de Roberto Ferreira Barbosa foi lançado na tarde da última quarta-feira, 25, no auditório da Câmara de Vereadores.

O médium Roberto Ferreira conta sua história de mediunidade com operações espirituais, trabalhos realizados desde 1995, também criou a Casa da Caridade que atende pessoas com operações espirituais. O médium tem passado por diversos centros espiritas realizando estes atendimentos.

Nos últimos onze anos Roberto realiza suas operações através do Dr. Fritz um médico alemão. A Casa da Caridade foi fundada em Fortaleza a 15 anos e hoje conta com outras três unidades uma em Quixadá e outra em horizonte e Jaguaretama fundadas em 2014. São Centro Espiritas que recebem pessoas para realizarem as cirurgias espirituais realizadas por Roberto.

A renda da venda do livro será toda ela destinada a Casa de Caridade em Quixadá, o evento contou com um bom público que adquiriram os livros autografados e ainda assistiram um palestra com o médium e escritor Roberto Ferreira Barbosa. 

Presidente da Câmara de Vereadores Quixadaense termina sessão no hospital

Quixadá
O presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá passa mal durante sessão que é suspensa por 72 horas.

Na última sexta-feira, 27, o vereador Augusto Cesar (Duda), presidente da Câmara de Vereadores da terra dos monólitos enquanto presidia a sessão legislativa que apreciava o requerimento do vereador Ereni Tavares, o Capitão, solicitando a abertura de uma Comissão Processante para apurar os Registros Fotográficos de Medicamentos Extraviados.

As denuncias são relativas a gestão da Secretaria de Saúde e demais setores do município no intuito de apurar a responsabilidade do gestor municipal em relação as denunciadas.  Requerimento rejeitado pelos parlamentares, um segundo pedido de CPI estava na pauta do dia desta feita requerido com assinaturas de 10 vereadores mas com a indisposição do presidente os trabalhos foram suspensos só retornando com 72 horas para apreciação do restante da pauta. 

Cidades do Sertão Central ficam às escuras por quase três horas

Quixadá
A população de Quixadá passou por uma situação desagradável na noite desta sexta-feira, 27, para sábado, 28. Por volta das 22 horas os moradores foram surpreendidos com um apagão em toda a cidade. Como a energia elétrica demorou a retornar muitas pessoas foram para as calçados. Outras preferiram sair de casa nos seus carros e motocicletas. Alguns estabelecimentos comerciais, como restaurantes e lanchonetes, ainda ficaram abertos após a falta de energia, mas os proprietários também acabaram baixando as portas mais cedo.
Todas a repartições públicas, como o Hospital Municipal Eudásio Barroso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Delegacia Regional da Polícia Civil, o Batalhão da Polícia Militar (BPM) e a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também ficaram às escuras. Todavia, conforme informação dos órgãos de segurança pública nenhum incidente grave foi registrado durante o período do blecaute.
Em Quixadá, apenas o prédio de telecomunicações da Oi, situado na Av. Plácido Castelo, e o posto de combustíveis Bandeirantes, na mesma avenida, ao lado do terminal rodoviário, permaneceram iluminados. Uma fila de veículos chegou a e formar para abastecimento no posto Bandeirantes, mas por volta das 23h30 os frentistas encerraram o serviço. Os motoristas queriam abastecer seus carros e circular pela cidade ou até viajar, para fugirem da escuridão. A energia elétrica se normalizou por volta de 1 hora desta madrugada.

As redes sociais internautas comentaram que havia ocorrido um apagão em todo o Nordeste. Alguns confirmaram a interrupção também em Ibaretama e Ibicuitinga. Entretanto, em Quixeramobim, outra cidade vizinha, não ocorreu interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Prefeitura de Quixadá acusa vereadores de arrombamento de posto de saúde

Quixadá
O departamento jurídico da Prefeitura de Quixadá está avaliando a possibilidade de processar vereadores deste município pelo arrombamento de um posto de saúde localizado no bairro Carrascal II, na periferia desta cidade. Uma servidora da Secretaria de Saúde de Quixadá registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional da Polícia Civil, de dano no antigo posto de saúde do bairro. Caixas do medicamento, indicado como antitérmico e analgésico, também foram violadas.
O episódio ocorreu no início da tarde desta quinta-feira, 26, quando os vereadores Higo Carlos, Erení Lima “Capitão”, Kelton Dantas, Kleber Junior e Audênio Moraes revolveram inspecionar o prédio após receberem uma denúncia da existência de milhares de medicamentos vencidos naquele local. Higo Carlos informou que a porta do imóvel público estava aberta. Como não havia nenhum servidor entraram para constatar a irregularidade.
Através do seu portal oficial a Prefeitura de Quixadá divulgou que “alguns vereadores arrombaram um prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Quixadá, localizado no Bairro Carrascal II, na tentativa de comprovar denúncias de natureza caluniosa”. Diz ainda a Prefeitura que desejosos de encontrar medicamentos vencidos, os parlamentares deram de cara com diversas caixas com medicamentos em perfeito estado de conservação e completamente regularizados.
A Prefeitura de Quixadá repudiou a atitude dos vereadores os classificando de arrombadores do patrimônio público. “Destruíram o trinco da porta no local onde os medicamentos estavam acondicionados. Não satisfeitos com esta abordagem grosseira, violaram várias caixas no intuito de comprovar suas denúncias vazias. As caixas que estavam bem arrumadas foram despejadas na calçada e ali foram deixadas sem qualquer cuidado”.
A Prefeitura ainda contestou insinuações de incineração irregular de medicamentos e ressaltou que o local onde as caixas estão armazenadas é fechado. A chave fica com a própria secretária de saúde, Selene Bandeira Nunca houve nenhuma indicação de risco, e um vigilante estava orientado a fazer a segurança do local durante a noite. O local não era abandonado, mas sim um prédio utilizado pela prefeitura e constantemente vistoriado. Os medicamentos estavam neste local porque a Central de Armazenamento Farmacêutico (CAF) não comportou a quantidade enviada pelo Governo Estadual.

Após saber do conteúdo divulgado pela Prefeitura o vereador Higo Carlos reiterou que nenhum dos vereadores arrombou o prédio público, segundo ele, abandonado. “Encontramos crianças brincando lá dentro. Solicitamos o apoio da Polícia e acompanhamos o encaminhamento dos medicamentos até a Polícia Civil. Como não a Polícia não tinha onde armazena-los, lá, uma servidora da Prefeitura se responsabilizou pelas caixas”, completou.

Prefeito de Quixadá consegue através do Senador Eunicio Oliveira 20 poços Profundo

Quixadá
A última viagem do prefeito João Hudson à Brasília procurou diversos Deputados e os Senadores cearenses solicitando recursos e obras para o desenvolvimento de Quixadá.

O Senador Eunicio Oliveira (PMDB), atendendo ao pedido de João Hudson e sabendo das dificuldades enfrentadas pelos agricultores com a falta d’agua pela estiagem prolongada solicitou ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) a perfuração de 20 poços profundos em distritos do município.

Nesta semana o prefeito recebeu a confirmação do pedido efetuado ao DNOCS pelo senador Eunicio, assessores do parlamentar estiveram em Quixadá para entregar ao prefeito a relação das localidades que serão atendidas com os poços. Distrito de Cipó dos Anjos – Boa Água, Carnaubinha, Lagoa do Meio, Cipó dos Migueis, Distrito da Serra do Estevão – Sede, Tanques, Engano, Distrito de Daniel de Queiroz – São Bernardo, Distrito de Tapuiará – Arisco, Lages, Distrito de Custódio – Sede, São Luís, Distrito de São João dos Queiroz e ainda Triangulo (Varjota), Alto Alegre, Canadá, Pau D’arco, Ipueiras, Fazenda Ibiapaba e Serra Preta.

Outros recursos estão para serem anunciados pelo chefe do executivo que esta já de mala pronta para participar da marcha dos prefeitos em Brasilia e aproveita para visitar outros gabinetes e quem sabe trazer mais recursos e obras para a cidade.


Escolha de Júlio César para coordenação da Bancada do Nordeste é uma vitória da meritocracia, diz Danilo Forte

Brasília
Na primeira reunião dos parlamentares nordestinos em 2015, o peemedebista pediu mais atenção dos colegas para recuperar o papel de instituições como BNB, Sudene e DNOCS


A definição do nome do deputado Júlio César (PSD-PI) para assumir a coordenação da Bancada do Nordeste no Congresso Nacional é uma vitória da meritocracia e do conhecimento, disse Danilo Forte (PMDB-CE).

A declaração do parlamentar cearense ocorreu na manhã desta quinta-feira, 26, durante o primeiro “Café da Manhã” promovido pelo grupo parlamentar suprapartidário da região Nordeste que possui 151 deputados e 27 senadores.

“Acho que não tem ninguém mais capaz, mais dedicado a esta bancada, do que o nosso deputado Júlio César”, falou Danilo.

“Júlio César sem sombras de dúvidas é um estudioso das causas nordestinas, é um trabalhador, um abnegado e com certeza dará voz, mérito e conhecimento a todas as nossas questões”, continuou o peemedebista cearense.

Pacto federativo
Danilo Forte que preside a Comissão Especial da Câmara que analisa um novo pacto federativo comentou, ainda, que seria importante os membros da Bancada do Nordeste se unirem em torno do colegiado para garantir uma reforma federativa que contemple um modelo mais equilibrado no desenvolvimento regional.

“Eu acho que dentro deste contexto, nada melhor e mais exemplar que o exemplo do Nordeste. O Nordeste que tem um terço da população brasileira e corresponde a menos de 14% da produção da riqueza nacional. Apenas 13,6%. Isso precisa ser reequilibrado. E a equação deste equilíbrio com certeza passará por esta comissão”, disse.

“Então o que eu poderia era exatamente que a gente pudesse fazer um trabalho dentro da comissão do pacto federativo para que dentro do planejamento nosso da repactuação do pacto federativo dar instrumentos e elementos para que a gente possa fazer esse equilíbrio, diminuir esse desequilíbrio regional que o País persiste em conviver”, complementou.

Apoio às instituições
O peemedebista pediu também aos demais colegas nordestinos de Congresso Nacional uma maior atenção dos parlamentares da região no sentido de recuperar o papel de instituições regionais de fomento a economia como o Banco do Nordeste (BNB), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

“Eu acho que nós temos duas grandes temáticas a serem adotadas, como bem falou o (deputado) Uldurico (PTC-BA). Um, o lado dos projetos estruturantes, que estão aí às questões das refinarias de novo, há 30 anos na pauta. E por outro lado, a questão das nossas instituições como DNOCS, Sudene e Banco do Nordeste”, acrescentou.

“Não dá mais para ter um DNOCS agonizando. Que num período desses de cinco anos de seca está sem papel. Sobrou para o DNOCS o papel de cavar poço e não pode cavar poço porque a procuradoria não deixa. O Ceará é o único Estado do Brasil que tem que ter outorga para se poder cavar poço para tirar água, inclusive para subsistência de comunidades carentes”, finalizou.

O parlamentar cearense critica a postura do fórum dos governadores da região “ser apenas um convescote de correligionários”. Ele exige uma postura mais altiva. “O povo está cansado de conversa fiada e de blá-blá-blá. O povo quer solução”, concluiu.

Prefeito Pedro Paraibano reivindica mais obras para Pedra Branca

Pedra Branca
Na última sexta-feira (20), nas dependências do Clube do Vaqueiro de Pedra Branca aconteceu a assinatura da ordem de serviço para construção da nova adutora de Pedra Branca.
Aproveitando a presença do Senador Eunício Oliveira e do Deputado Danniel Oliveira, o Prefeito reivindicou várias obras para o município, dentre elas: A solicitação da construção da adutora de Mineirolândia, pois o distrito vive hoje um caos com a falta de água, a prefeitura vem trabalhando incansavelmente colocando água em carros pipa, fazendo instalação de poços profundos para amenizar o problema.
Na oportunidade o prefeito solicitou também a adutora de Santa Cruz do Banabuiú (Cruzeta) obra que já está em andamento, por sua vez o Senador já encaminhou o ofício já protocolado para o Presidente da Fundação Nacional de Saúde FUNASA, Henrique Pires. Para a liberação da verba da construção da adutora de Santa Cruz do Banabuiú no valor de R$ 2.580.912,13.
Além dessas tão sonhadas obras o prefeito reivindicou 15 adutoras de menor porte para atender as regiões da zona rural do município e preocupado com a juventude do município, de trazer dias melhores, de gerar emprego e renda para o município o prefeito falou de seu maior sonho, de seu maior pedido, uma indústria para gerar pelo menos 1500 empregos.
Vando Carlos / Portal de Noticias Ce

sexta-feira, 27 de março de 2015

Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos lança Programa de Inseminação Artificial

Quixeramobim

A Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, lança nesta sexta-feira, 27, a partir das 9 horas, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixeramobim, o Programa de Inseminação Artificial em Bovinocultura Leiteira.

O prefeito Cirilo Pimenta e o secretário Antônio Célio de Oliveira convidam a população local para o evento, que contará ainda com a entrega de sêmen bovino para os produtores assistidos pela Secretaria de Agricultura do município.

Serviço:
Solenidade de lançamento do Programa de Inseminação Artificial em Bovinocultura Leiteira e de entrega de sêmen bovino para produtores
Data: 27 de Março de 2015
Horário: 9 horas
Local: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixeramobim

Governador convoca 238 aprovados em concurso da Pefoce


Fortaleza
O governador Camilo Santana aprovou a convocação de 238 candidatos aprovados remanescentes da 1ª fase do concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), regido pelo Edital nº1 da Pefoce, de 8 de dezembro de 2011 (publicado no Diário Oficial do Estado em 13/12/11). A decisão consta no Diário Oficial do Estado publicado nesta quinta-feira (26), referente ao último dia 24.

Os candidatos aprovados estão sendo convocados para realizarem suas matrículas na 2ª turma do Curso de Formação Profissional e para a entrega da Ficha de Informações Confidenciais (FIC).  As vagas são destinadas para cargos de Médico Perito Legista, Perito Criminal, Perito Legista e Auxiliar de Perícia. Todos de 1ª classe.

A matrícula no Curso de Formação Profissional será realizada em duas fases. A primeira será via internet, no endereço eletrônico 
http://matrícula.aesp.ce.gov.br, devendo o candidato preencher a ficha de matrícula disponível, das 10 horas do dia 6 de abril de 2015 às 21 horas do dia 07 de abril de 2015, observado o horário local.

A segunda fase, por sua vez, será realizada de forma presencial, com a entrega da documentação para ingresso no Curso de Formação Profissional e para a Investigação Social. A FIC está disponível no endereço eletrônico www.aesp.ce.gov.br e deverá ser devidamente preenchida e entregue das 9 horas às 16 horas (horário local), nos dias 9 e 10 de abril, na sede da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), situada na Avenida Costa e Silva, 1253 – Mondubim.

O Curso de Formação e Treinamento Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de, no mínimo, quatro meses e será realizado em Fortaleza, pela AESP.
A relação dos candidatos que tiverem a sua matrícula homologada, bem como a convocação para o credenciamento e para a aula inaugural serão divulgados no endereço eletrônico http://www.aesp.ce.gov.br, em data a ser oportunamente divulgada.

A prova de capacidade física, a avaliação psicológica e a investigação social serão realizadas durante o Curso de Formação Profissional, devendo o candidato observar o disposto no item 9 do Edital nº1 – PEFOCE, de 8 de dezembro de 2011, publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará de 13 de dezembro de 2011 e do edital de convocação para essas fases.


Clique aqui e acesse o edital de convocação no link: 

Educadores de Quixadá participam do 15º Fórum da UNDIME Ceará

Quixadá
Uma equipe de profissionais da educação quixadaense participam do 15º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UDIME Ceará, o secretário Antônio Martins além de Técnicos e Conselheiros Municipal durante três dias participam do encontro na capital do Estado.  


O 15º Fórum Estadual da UNDIME Ceará, nos dias 25 e 27 de março de 2015, em Fortaleza, onde está sendo discutindo temas voltados para as políticas públicas em educação.
Na ocasião serão debatidos assuntos como: piso salarial dos profissionais do magistério; plano de carreira dos profissionais da educação; educação infantil: limites e possibilidades; valorização dos professores que inovam; o uso de tecnologias digitais em sala de aula, entre outros.

Projeto de Lei de vereador causa polêmica homofobia em Itatira

Itatira
Quase três meses após casos de preconceito contra homossexuais serem denunciados em Itatira, os movimentos LGBTs e de direitos humanos voltam novamente suas atenções para este município com pouco mais de 20 mil habitantes situado a 172Km de Fortaleza. Dessa vez, conforme representantes desses segmentos, um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal na sexta-feira passada, 20, está sendo o motivo da polêmica. A proposta, elaborada pelo vereador Anastácio Ribeiro Filho, estava prevista para ser votada na sessão ordinária da manhã desta sexta-feira, 27, mas será adiada.
Anastácio Ribeiro informou que optou pela retirada do seu projeto da pauta da Câmara Municipal a pedido de representantes de movimentos LGBT. Um mal entendido na expressão “Ditadura Gay” na justificativa do Projeto de Lei, foi motivo para outros veículos de mídia terem apontado sua proposta como preconceituosa e homofóbica. Para ele o mal-estar causado aos homossexuais de Itatira foi provocado por adversários políticos, com os quais divide as atividades do legislativo municipal e pretendem manchar a sua imagem política e pública.
O vereador reconheceu, entretanto, ter se precipitado no envio de sua proposta, mas esclareceu que o seu mais recente Projeto de Lei, de nº 10/2015, propõe a criação da “Semana Municipal de Valorização da Família”. As atividades, dentre elas palestras, seminários, conferências e apresentações culturais e lazer, têm como data base 21 de outubro. O objetivo é repassar à população a importância da valorização da família, dos seus laços, não importando como seja formada. A sua proposta segue o modelo da Lei Federal 12.647, na qual a presidente Dilma Rousseff instituiu o “Dia Nacional da Família”, explicou.

Em encontro na CNI, empresários pedem a Danilo Forte novo pacto federativo que fortaleça empreendedorismo

Brasília
Representantes das indústrias pediram, ainda, que as alterações no pacto federativo contemple um Estado que dinamize a economia

Em um encontro na manhã desta última quarta-feira, 25, na sede da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em Brasília, os empresários que representam o setor industrial pediram ao deputado Danilo Forte (PMDB-CE), presidente da Comissão Especial da Câmara que analisa o pacto federativo, um novo conjunto de leis que fortaleça empreendedorismo no País.

O encontro do parlamentar com os representantes do Conselho Temático Permanente de Integração Nacional da CNI serviu, ainda, para que os representantes das indústrias solicitassem também alterações no arcabouço jurídico que normatiza o funcionamento dos entes federados para contemplar um Estado brasileiro (União, Estados e municípios) que dinamize a economia nacional.

“Foi uma apresentação da perspectiva de remodelação de um pacto federativo, onde os entes federados precisam ter autonomia para legislar e os setores da sociedade tenham uma participação efetiva na sua organização. E o que os empresários querem é que o Estado como um todo, prefeituras, governos de Estados e governo federal se harmonizem no sentido de aumentar a produtividade e dinamizar a ação econômica”, comentou Danilo Forte.

Objetivo
De acordo com o peemedebista cearense, o principal objetivo da reunião com os representantes da CNI foi mostrar que o primeiro passo é conseguir “retomar a credibilidade” do Estado brasileiro. Segundo os empresários, isso propiciará “a volta dos investimentos” que – segundo eles – “é de fundamental importância para o fortalecimento da economia e do País”.


“Nós fomos discutir exatamente quais seriam os procedimentos e as formas que a gente poderia encontrar para fazer uma agenda (federativa) capaz de rever e recolocar o Brasil na linha do crescimento econômico e do desenvolvimento social. E isso é necessário e urgente”, falou o parlamentar.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Camilo e governadores do Nordeste apresentam pauta administrativa à presidente Dilma

Brasília
O governador Camilo Santana e os outros governadores do Nordeste se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff na tarde desta quarta-feira (25), no Palácio do Planalto, em Brasília. Eles apresentaram uma pauta administrativa com cinco itens prioritários para a região e a `Carta dos Governadores`, que foram definidas em encontro realizado pela manhã no Meliá Hotel.

"É muito importante fortalecermos essa prioridade dos investimentos, principalmente das obras que já estão em andamento. No caso do Ceará, temos o problema da seca que é grave e não pode esperar", citou o governador Camilo Santana, durante a reunião da manhã com os governadores Rui Costa (Bahia), Flávio Dino (Maranhão), Wellington Dias (Piauí), Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Jackson Barreto (Sergipe).

Camilo apresentou aos governadores o Plano Estadual de Convivência com a Seca e enfatizou, ainda, a importância de financiamentos em áreas como saúde e segurança e o combate à corrupção como item prioritário para o País - na semana passada, o governador do Ceará acompanhou na Capital Federal o lançamento das medidas anticorrupção apresentadas pela presidenta Dilma.


Governo do Estado e Votorantim fecham parceria para construção de duas novas fábricas no Ceará

Fortaleza
O Governo do Ceará e a Votorantim Cimentos firmaram parceria para a construção de duas novas fábricas no estado. Os empreendimentos, que foram apresentados por diretores da empresa nesta terça-feira (24) em reunião com o governador Camilo Santana, serão localizados em Sobral e no Pecém (São Gonçalo do Amarante). Batizadas de Sobral II e Pecém II, o total de investimentos nas empresas será de R$ 969 milhões - R$ 769 na indústria da Região Norte e R$ 200 milhões na companhia da Região Metropolitana de Fortaleza.

A previsão, segundo a empresa, é de início das obras em 45 dias, em Sobral, e julho deste ano, no Pecém. O Estado do Ceará oferecerá infraestrutura - estrada de acesso às indústrias e linha de transmissão de energia -, além de benefício fiscal. "Estou muito satisfeito com esses novos empreendimentos. Nós temos o compromisso de gerar emprego e renda para a população de todo o Ceará, com políticas de interiorização do desenvolvimento. Esse já é um primeiro passo para isso", disse o governador.

Empregos
As empresas, juntas, terão 1.200 novos postos de trabalho, com geração de renda anual de aproximadamente R$ 7 milhões. Além disso, serão 1.600 empregos temporários gerados durante as obras. Nas comunidades locais, a Votorantim Cimentos realizará cursos técnicos em parceria com as prefeituras e entidades como o Senai para a preparação de mão-de-obra.


As empresas Sobral I e Pecém I, que estão em operação, produzem atualmente cerca de 3 milhões de toneladas de cimento por ano e geram aproximadamente 2 mil empregos diretos e indiretos.  

Governo do Estado economiza R$ 4,4 milhões em obras de combate à seca

Fortaleza

O Governo do Estado obteve uma economia de R$ 4,4 milhões no leilão reverso realizado nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa, para contratação de sistemas simplificados de abastecimento de água no Ceará. “Essa é uma ação que, além de oferecer economia para o Estado, nos garante a forma transparente em que são contratados e usados os recursos do Governo. Certamente, com o sucesso no resultado deste leilão, nós pretendemos usar mais essa metodologia que fizemos hoje”, enfatizou o governador Camilo Santana.

Publicado em Diário Oficial do Estado no dia 2 de março, as obras para construção dos sistemas tiveram o valor total orçado em R$ 14.497.098,34, sendo contratados R$ 10.096.000,00 ao final do leilão - economia de 30,36% do total estipulado inicialmente. Ao todo, 17 empresas participaram do pregão de contratos, sendo contempladas seis delas.

Com a presença de empresários e deputados da Assembleia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE), convocou empresas interessadas a realizar obras de construção de 300 novos poços artesianos (desde a locação, até a perfuração e instalação de bombas), instalação de 251 sistemas simplificados de abastecimento de água com chafariz (em poços já existentes) e de 68 sistemas de dessalinização em poços tubulares profundos. Além disso, foram contratados serviços de locação, construção e teste de vazão com análise físico-química da água.

Entenda o “leilão reverso”
O leilão reverso, ao contrário do leilão comum - quando algum produto ou serviço é vendido pelo maior lance oferecido –, destina-se a compra ou contratação de serviços a partir do fornecedor que oferecer o menor preço.

Workshop reúne pesquisadores em Quixadá

Quixadá
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e  Inovação, do Instituto Federal do Ceará (PRPI/IFCE), em parceria com o campus de Quixadá, promoverá, no dia 31 de março, no auditório desse campus, o workshop “Pesquisa e Inovação”, quando estarão reunidos pesquisadores do IFCE e do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobrás. Por volta das 16h30, dentro da programação, haverá palestra sobre “A propriedade intelectual no IFCE e a interiorização do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), proferida pelo bacharel em Direito e membro do Núcleo, Igor Moura.
Na oportunidade, representantes dos cursos de mestrado do Instituto Federal do Ceará apresentarão, aos convidados, as linhas de pesquisas, projetos e trabalhos desenvolvidos por essas pós-graduações stricto sensu: “O evento é importante pois estamos prospectando entrar no seleto grupo de instituições que têm pesquisas em conjunto com a Petrobrás. Nosso objetivo é o de colocar os pesquisadores, tanto do IFCE quanto da Petrobrás, em conversação direta, a fim de estreitarmos mais ainda as parcerias institucionais existentes e avançar em outras frentes”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Auzuir Ripardo de Alexandria.

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) é um dos complexos de pesquisa aplicada mais importantes do mundo. Além de laboratórios avançados, tem salas de simulações e imersão em processos da indústria de energia.  O Cenpes tem apostado em um novo modelo de parceria tecnológica com universidades e institutos de pesquisa, por meio de redes colaborativas. Essas parcerias incluem a criação de laboratórios de ponta, capacitação de pesquisadores e desenvolvimento de projetos.
Por Antônio Alencar - reitoria / IFCE  

Inicia treinamento da primeira turma do Batalhão de Policiamento do Raio

Fortaleza
Em entrevista a reportagem do Sertão Alerta no último dia 19 de Março em visita ao Sertão Central, o governador Camilo Santana informou que os policiais do Batalhão de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO), estão sendo treinados e por todo este ano de 2015 não só o 9º Batalhão de Quixadá mas outras regiões estarão sendo contempladas com o efetivo especializado.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou treinamento de novos policiais para o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO), na tarde desta terça-feira (24). Com objetivo de aperfeiçoar as ações de policiais para pilotar motocicletas com alto grau de destreza e segurança, além de aumentar os conhecimentos sobre as normas administrativas e jurídicas relacionadas à atividade policial militar, 24 militares participaram da atividade do curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas (CEPM), no estacionamento da Arena Castelão. 

Esta é a primeira turma de policiais treinados por este curso na Capital, em 2015. O  subtenente Jeann Alcântara, coordenador do treinamento, falou sobre a especialização e informou quem pode participar do BPRaio. “O curso é aberto para todos da Polícia Militar e tem duração de 45 dia. O militar tem que ter dois anos de atividade, se submeter a um teste de aptidão física, realizar um teste de capacidade técnica e não responder nada judicialmente e nem administrativamente, além de uma entrevista com o subcomandante do Batalhão”, afirmou.

A turma iniciou com 32 integrantes, mas apenas 24 militares avançaram e permanecem no curso, que visa ainda dominar técnicas de autodefesa; realizar os mais diversos tipos de abordagens policiais; desempenhar as atribuições de todas as funções de uma equipe RAIO; integrar escoltas motorizadas com emprego de motocicletas; dentre outros. Após a conclusão das aulas, que iniciaram no dia 23 de fevereiro e tem instruções nos três períodos (manhã, tarde e noite), os militares passarão por um estágio de uma semana nas equipes do Raio, onde deverão passar por uma validação final e serem aprovados para atuarem no batalhão.

Para o soldado Artur Kennedy, do 12º Batalhão do Policiamento Ostensivo Geral (POG), que está há dois anos e meio na corporação, trabalhar com moto é uma satisfação pessoal. “Sempre pilotei moto, é um amor que vem de infância. Surgiu essa oportunidade e resolvi unir o profissional ao pessoal. Só tenho a ganhar com esse curso, pois aprendemos a testar o físico e aprimorar a técnica”, ressaltou o militar.

Expansão
Ainda de acordo com o subtenente Jeann, no próximo dia 7 de abril uma nova turma iniciará o curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas para profissionais do Batalhão de Policiamento do Raio, no município de Juazeiro do Norte. Os instrutores serão deslocados para a cidade e deverão ministrar as atividades, também no prazo de 45 dias, no 2º Batalhão do município. Atualmente, o BPRaio tem 511 homens, divididos em 45 equipes.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Falece em Quixadá o pai da Prefeita Eliria Queiroz de Ibaretama

Quixadá
No início da tarde desta quarta-feira, 25, morre no Hospital Eudasio Barroso, o pai da prefeita Eliria Queiroz de Ibaretama.

No início da tarde deste feriado o pai da chefe do executivo municipal de Ibaretama, Eliria Queiroz faleceu, após vários dias internado no hospital de Quixadá. Secretários, Vereadores e munícipes prestam condolências à família do Sr. Mauro Viana.

Mauro residia no distrito de Oiticica, zona rural de Ibaretama, um dos momentos de maior emoção foi quando recebeu a filha Eliria Queiroz em uma carreata com o povo comemorando a vitória no último pleito que a levou a prefeitura local.   

Polícia captura suspeito de assaltos e procura comparsa em Quixadá

Quixadá
Equipes da Polícia Civil e Polícia Militar de Canindé e de Quixadá capturaram no fim da tarde desta terça-feira, 24, um homem suspeito do roubo de motocicletas nos municípios de Quixadá e Choró. Segundo a Polícia, Wellington Faustino Gomes, vulgo “Pera”, foi preso nas proximidades da Fazenda Não Me Deixes, no distrito de Daniel de Queiroz, na zona rural de Quixadá. Pouco tempo antes ele havia roubado uma motocicleta juntamente com um comparsa, identificado como “Tulio”.

Ainda de acordo com a Polícia, ao serem cercados “Tulio” conseguiu fugir, mas a motocicleta roubada e ainda a utilizada pela dupla no assalto, uma Honda Titan 150 de cor preta, placa OSR 7238, foram apreendidas pelos policiais. Antes, a dupla havia tentado assaltar motociclistas nos limites de Canindé e Choró. Um inspetor da Polícia Civil de Canindé informou que pelo menos 10 motociclistas foram atacados por “Pera” e “Túlio”, mas conseguiram escapar dos assaltos.

Proliferação de dengue preocupa com a chegada das chuvas em Quixadá

Quixadá
A chegada das chuvas além da alegria ao homem do campo vem também a preocupação dos agentes de endemias e bem como do coordenador Clemilson Paiva na infestação do mosquito da dengue em Quixadá.


Conforme explicou o coordenador este ano o índice de infestação está inferior ao do ano anterior que chegou a ser mais de 7% enquanto que hoje a infestação está com o índice de apenas 3,79 bem abaixo do registro no município. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde para uma epidemia não acontecer a infestação tem que está abaixo de 1%.


As chuvas que acontecem com grande intensidade como a que aconteceu neste final de semana um volume muito grande de água os depósitos ficam se renovando constantemente e com isso aos transbordarem a lava vai junto com a agua, o maior problema é quando as chuvas acontecem em pequena quantidade e em dias alternados proporcionando uma acomodação do liquido por mais tempo no deposito.


Com o crescimento da cidade o número de imóveis vem seguindo esta mesma proporção a cerca de oito anos atrás sede e distritos existiam cerca de 20 mil imóveis a serem trabalhados, hoje somente na sede superamos, são 26 mil e o efetivo dos agentes de endemias são os mesmos de oito anos atrás. Mas a capacidade e a dedicação deste funcionários temos conseguido fazer a prevenção com a ajuda da população que vem cooperando na prevenção.


terça-feira, 24 de março de 2015

Vagas de empregos para Quixadá e Banabuiú

Quixadá
As vagas de empregos disponibilizadas pela unidade do SINE/IDT de Quixadá traz cerca de 16 postos de serviços que necessitam urgente de profissionais para ocuparem as vagas disponíveis. A cidade de Quixadá também

Agente de Microcrédito 01, Ajudante de Obras/Serventes 01(Vaga Temporária para o município de Banabuiú), Cobrador Externo 01, Carpinteiro 01, Cozinheira de Restaurante 01, Cuidadora de Idosos 01, Empregado Doméstico 02, Empregado Doméstico Diarista 01, Encarregado de Obras 01 (Vaga Temporária para o município de Banabuiú), Ferreiro Armador 01 (Vaga Temporária para o município de Banabuiú), Mecânico de Moto 01, Montador 01 (Vaga Temporária para o município de Banabuiú), Pedreiro 02 (Vaga Temporária para o município de Banabuiú e Quixadá), Vendedor de Consorcio 01, Vendedor Interno 01 (Feminino), Vendedor Porta a Porta 01.

Interessados, comparecer na Unidade de atendimento do SINE/IDT (Rua Doutor Rui maia Nº 420), portando a carteira de trabalho, documento de identidade e CPF.

Fortaleza e Caucaia vacinam contra sarampo quem tem até 29 anos

Fortaleza
A vacinação contra o sarampo das crianças, adolescentes e adultos jovens na faixa etária dos 5 aos 29 anos começou nesta segunda-feira, 23 de março, em 89 postos de saúde de Fortaleza e 47 de Caucaia. Na Capital, as unidades básicas de saúde do município vacinam de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Também funcionarão para vacinação no sábado e domingo, 28 e 29 de março, e nos sábados dias 4 e 11 de abril. Em Caucaia são 46 postos de saúde e a Comunidade Indígena Pe. Júlio Maria que vacinam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. As unidades básicas de saúde de Caucaia também abrirão para vacinação no sábado, 28 de março, no dia D de mobilização da campanha.

 
A campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo para a imunização de toda a população na faixa etária de 5 a 29 anos deverá vacinar até o dia 18 de abril 1.125.085 pessoas em Fortaleza e 164.517 em Caucaia, mesmo aquelas já vacinadas contra a doença, com meta mínima de cobertura de 95%. A população-alvo da campanha de intensificação receberá uma dose da vacina dupla viral, que também protege contra a rubéola. Sábado, dia 28 de março, será o dia D de mobilização da vacinação nos dois municípios. Na vacinação de rotina continuam sendo imunizadas contra o sarampo as crianças quando completam 6 meses, de novo quando fazem 1 ano da vida e ainda com 1 ano e três meses.
 
A ampliação da faixa etária para a vacinação contra o sarampo se deve à alta incidência da doença entre a população de 5 a 29 anos. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira, 20 de março, pela Secretaria da Saúde do Estado, dos 86 casos de sarampo confirmados este ano, 28 casos, 32,6% do total, ocorreram em crianças de 6 meses a menos de 5 anos e 44 caso, 55,6% do total, na população de 5 a 29 anos. Há, ainda, 51 casos em investigação em 11 municípios – Guaiúba, Trairi, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Maranguape, Pentecoste, Aracati, Maracanaú, Horizonte e Pacajus. Dos casos em investigação, 22, ou 43,1% do total, são em crianças com menos de 5 anos e 35,3%, 18 casos, na população de 5 a 29 anos. Do total de casos em investigação, 19 são de Fortaleza e 13 de Caucaia. Somados, esses 32 casos representam 62,7% dos 51 casos em investigação.
 
Segundo o boletim epidemiológico, o Ceará tem nove municípios em surto de sarampo – Fortaleza, Caucaia, Trairi, Itaitinga, Guaiúba, Aquiraz, Pacajus, Maracanaú e Beberibe. Nesses municípios, os maiores números de casos confirmados estão em Caucaia, com 37 casos, e Fortaleza, com 32. Para o surto ser declarado encerrado, o município deve passar 90 dias sem registro de casos de sarampo. Desde o início do surto no Ceará, em 25 de dezembro de 2013, foram confirmados no Estado 785 casos da doença.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...