Pages

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Acidente na CE-456 com caminhão deixa uma vitima carbonizada em Choro

DSCF8716Choro
Um grave acidente envolvendo um caminhão Volvo na “Curva da Morte”, na CE-456 aproximadamente a 3Km do centro da cidade, o caminhão com placas HYU 9786 de Tianguá, que transitava no sentido Canindé / Choro carregado de madeira tombou ao chegar na curva e desceu um abismo com cerca de 5 metros de altura, uma vitima fatal foi registrada presa as ferragens retorcidas pelo incendio.
Populares que residem nas proximidades tentaram socorrer o condutor do veiculo que ficou preso nas ferragens, porém o veiculo começou a incendiar, foi acionado o destacamento policial e a ambulância do município que ainda chegou e o motorista juntamente com os moradores tentaram retira-lo mas não conseguiram.
Duas ambulâncias do SAMU chegaram ao local, mas o carro já estava em chamas, O Cabo PM Orlando, comandante do destacamento afirmou a nossa reportagem que ao chegar no local do sinistro o caminhão já se encontrava em chamas e o motorista da ambulância havia repassado que ainda tentaram retirar o condutor porém não foi possível por estar preso as ferragens. Os bombeiros foram acionados, mas o fogo foi debelado por um carro pipa do município em decorrência da distancia de Quixeramobim para o Choro.
 
A Policia Rodoviária Estadual presente ao local resguardando o local e a carga avaliada em torno de 70 mil reais em madeiras. Aguarda-se agora a chegada da PEFOCE para identificar a vitima fatal. 

Jovem é executado e amigo baleado na periferia de Morada Nova

bmMorada Nova
Na noite desta terça-feira (29), no bairro São Francisco, na periferia de Morada Nova o Centro de Operações Policias Militares (Copom), registro um homicídio à bala e uma tentativa de homicídio.
O jovem, Paulo Romário de Almeida Sousa, 19 anos, morreu ao ser atingido com disparos de pistola efetuados por dois indivíduos usando uma motocicleta Biz de cor vermelha, armados com uma pistola 380. um amigo de apenas 18 anos que também foi atingido com quatro disparos, chegando a ser socorrido ao hospital de Morada Nova.
Paulo Romário, já tinha passagem pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), além de envolvimento com tráfico de drogas, seu irmão recentemente foi executado por ter envolvimento com o tráfico. A Polícia Militar foi acionada e prontamente faz diligências na procura de identificar e prender os acusados.

Dezenas de acidentes são registrado no final de semana em Boa Viagem

10451160 653432028066963 4948760139517419558 n
Boa Viagem
Escoriações, pequenas fraturas, torções são alguns dos atendimentos no hospital municipal de Boa Viagem neste final de semana, os acidente ocorreram na zona rural e sede do município. Segundo as vitimas, a causa mais constante são acidentes envolvendo motocicletas. Não aconteceu nenhum caso de maior gravidade e não foi necessário ficar nenhum paciente internado.
Os comentários nas esquinas da cidade é que qualquer queda até mesmo de um jumento é registrada como queda de moto para ter direito a receber o DPVAT. Porém o grande número de motocicletas que circulam diariamente pelas ruas da sede e estradas vicinais que cortam o sertão de Boa Viagem. São comuns acidentes envolvendo motociclistas, principalmente na zona rural que não existe fiscalização ou sinalização.  

Emoção e Adrenalina no VI Circuito Parelhas de Quixeramobim

ESPORTE MOTOCROSS 5Quixeramobim
O Sertão Central traz a adrenalina e  a emoção na sexta edição do Circuito Parelhas de Esportes Radicais, que acontecerá nos dias 09 e 10 de agosto, dentro da programação de aniversário do município de Quixeramobim.
Circuito com uma premiação de R$ 5 mil e tem inicio com Hipismo Rural, Voo Livre e Enducross, segundo o organizador do evento Ferreira Filho o segundo dia inicia já pela manhã com Jeep Gaiola, Aeromodelismo e Quadriciclo e fechando na parte da tarde com MotoCross e Freestyle.
O Evento acontece na Fazenda Parelhas em Quixeramobim, entrada gratuita. Para Maiores Informações (88) 9904 8787.  

Falso Assalto a Banco Movimenta Pedra Branca

estaPedra Branca
Na manhã desta terça-feira (29), a sede do município foi surpreendida com um suposto assalto a uma Agencia de um Banco. Vários comércios fecharam as portas e logo o boato se espalhou pela cidade e região. Segundo a polícia Militar de Pedra Branca, inúmeras  ligações foram realizadas para o número 190, informando que a Agência do Banco Bradesco estava sendo assaltado e que havia várias pessoas de reféns. Porém tudo não passou de informações falsas.
A polícia supõem que o alarme do falso assalto foi para atrapalha a perseguição a 2 (dois)  indivíduos em uma motocicleta na estrada carroçável do Sitio São Gonçalo zona rural de Pedra Branca, os mesmo foram vistos nas proximidades da cadeia, onde foi encontrado  7 (sete )  celulares, que possivelmente seria arremessado para dentro da unidade prisional do município, no horário do banho de sol. Ação, esta abortada pelo policial que se encontrava na guarita, que após comunicar ao pelotão policial iniciaram uma perseguição, neste momento começava a chega informações do assalto ao Banco, voltando a atenção policial para a cidade.
Após uma vistoria realiza pelos policiais foi encontrado enrolados em blusas, dentro de uma caixa, atrás do muro da cadeia , em uma caixa, 03 Celular de marca LG, 02 Celulares de marca Nokia, 01 Celular de marca Samsung e 01 Celular de marca ZTC, e mais 05 carregadores. Todo o material apreendido foi conduzido ao Fórum local para a realização dos procedimentos legais.

Aeroporto de Quixadá passa pela primeira etapa para sua ampliação

AEROPORTO DE QUIXADÁ - PISTA
Quixadá
O aeroporto de Quixadá  esta entre os quatro do estado do Ceará com estudos de viabilidade concluído pelo governo federal no Plano de Aviação Regional. O investimento anunciado pela presidente da república Dilma Rousseff é de R$ 363 milhões em nove unidades em todo o estado.
Ontem, o governo federal publicou uma Medida Provisória com uma nova etapa do programa, com a criação do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), que prevê subsídios a empresas aéreas para ampliação da malha aeroviária. Estão sendo realizados os projetos preliminares do aeroporto da terra dos monólitos, que definirá os aspectos da obra, para que sejam então levados à licitação.
Com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), os investimentos incluirão, por exemplo, reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Estudo já mostra viabilidade de 4 aeroportos no CE

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Paciente que danificou equipamentos é liberado após pagar fiança em Quixadá

SAÚDE - UPA QUIXADÁ 6Quixadá
O paciente que danificou os equipamentos da sala de ressuscitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixadá na noite do último sábado, 26, foi liberado no início da noite deste domingo, 27. Segundo a Polícia Civil, Francisco Raimundo Alves Pereira, funcionário dos Correios, foi posto em liberdade após pagar fiança de um salário mínimo. Ele foi autuado por dano qualificado ao patrimônio público.
O delegado Salviano de Pádua, plantonista da Delegacia Regional da Polícia Civil, levou em consideração o valor dos danos causados. A administração da UPA de Quixadá informou que apenas um monitor não estava funcionado. O ecocardiograma, o único existente no Município, havia voltado a funcionar. Durante o momento de fúria do servidor dos Correios o equipamento havia caído no chão.
SAÚDE - UPA QUIXADÁ 2As enfermeiras da UPA, agredidas a pontapés, também resolveram não processar o paciente. Ele não constava com antecedentes criminais e se dizia muito arrependido. Havia ficado transtornado após consumir bebida alcoólica, apesar de ter sido atendido em caráter de urgência, já que havia alegado um princípio de infarto. Também estava muito envergonhado e pretende pagar os danos materiais provocados a unidade de atendimento de urgência e emergência.
Alguns servidores da UPA de Quixadá aproveitaram a oportunidade para repudiar a postura de blogueiros da cidade, os quais chegaram a publicar que o paciente estava desesperado com a demora no atendimento e teria se revoltado. Além de mentirosa, a informação apenas incita quem procura atendimento de urgência e emergência  na unidade a agir de forma hostil. Na triagem há preocupação inclusive para os atendimentos mais graves, acrescentou a enfermeira.

Profissionais da Assistência Social de Milhã participam de encontro em Fortaleza

STDSMilhã
A STDS realizou Encontro sobre o Cofinanciamento Estadual para a Proteção Social Básic, nos dias 23 e 24 de Julho em Fortaleza.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou na última quarta e quinta-feira, 23 e 24 de julho, o Encontro sobre o Cofinanciamento Estadual para a Proteção Social Básica. O objetivo é sensibilizar gestores sobre a importância do cofinanciamento no desenvolvimento da Política de Assistência Social no Ceará e orientá-los sobre a administração dos recursos. O evento reúne cerca de 400 gestores, técnicos dos Cras e conselheiros municipais de assistência social com carga horária de 16 horas.

O secretário de assistência social de Milhã, Wdson Pinheiro, o técnico de gestão da assistência social, Paulo Gerfson e as técnicas do Cras de Milhã assistente social Paula Evigênia e a Psicóloga Rayanne Lima participaram do evento, que aconteceu no Ponta Mar Hotel em Fortaleza.

Por telefone o secretário conversou com a equipe de reportagem do Portal, Wdson Pinheiro enfatizou; "É muito importante para nos profissionais participar desses encontros e formações, para ampliar conhecimentos e puder ofertar um serviço de qualidade para nossos munícipes. Pensando justamente nessa vantagem reunimos esses profissionais e com o total apoio do prefeito Otacílio Macêdo estamos aqui se qualificando para lidar ainda melhor com a coisa pública".

Mineira procura familiares de sua mãe Lindosa em Solonópole

IUHOMfOSolonópole
Filha de repórter do Jornal Tribuna Livre do Ceará, procura por noticias de sua família na cidade cearense de Solonópole. Acariane Souza de Oliveira, procura por familiares da mãe que moram em Solonópole, Maria do Monte Souza da Silva ( conhecida por Lindosa).
Carieane que hoje mora em Congonhas em Minas Gerais, procura por seus avós maternos que residiam em Solonópole, Maria Julia de Souza e Antonio Joaquim da Silva (falecidos), quando ela saiu da cidade natural, sua mãe veio casar se novamente mais tarde com Sr. José Cassemiro Carvalho, natural do Piauí.
Carieane solicita a ajuda dos moradores de Solonópole que a ajude encontrar suas origens, caso alguém tenha contato desta família entrar em contato com nossa redação, (88) 9686 6694 (Tim), 9233 8777 (Claro), 8837 9641 (Oi).  

Sistema de Abastecimento de água é ampliado em Banabuiú

Rio Banabuiú 3Banabuiú
A Cagece iniciou uma obra para a ampliação do Sistema de Abastecimento de água, de Barra do Sitiá, em Banabuiú. O valor do contrato é de R$ 1.114.193,09 milhões, com recursos do Programa KFW. Serão beneficiadas 1.284 habitantes, por meio de 281 ligações de água e de 1.531 metros de rede de distribuição.
Serão construídos 2.212 metros de adutora de água bruta, com reservatório de 50 m3, além disso, com perfuração de 02 poços. A água terá um tratamento através de filtração direta e cloração. O prazo de execução será de 07 meses e já foram concluídos 41,84%, até junho de 2014.

Pesquisa encontra alternativa para melhorias na produção rural

a SERTÃO  98Quixadá
Desde 2011 o Ceará está em alerta para o êxodo rural. Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) no início desta década 106 cidades do Ceará perderam população rural. Esses números representam 57,60% do total de municípios e poderão aumentar ainda mais quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizar o próximo censo, em 2020. Conforme os especialistas o quadro pode se tornar ainda mais negativo. A maior dificuldade está em manter o homem no campo. Além da seca, muitas terras estão deixando de produzir. O solo está se tornando cada vez mais infértil.
Uma pesquisa científica concluída recentemente poderá ser a solução para problemas de degradação provocada por sais no solo do semiárido. Os estudos, iniciados em 2009, realizados pelo professor do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lindomar Roberto Damasceno da Silva, levaram o especialista a produzir um mineral sintético, denominado por ele Zeoclay P46. O insumo auxilia na recuperação da fertilidade de solos degradados.
Segundo o professor pesquisador o P26 é utilizado por meio da aplicação direta no solo, antes de iniciar a irrigação com água salobra, salgada ou doce. Um processo de troca iônica ocorre durante a ação do produto quando ele absorve as partículas de cálcio e magnésio ao entrar em contato com a água. Durante a utilização de água salobra ou salgada na irrigação, a presença do P46 tem a propriedade de evitar a indisponibilidade do sal contido na água para a planta. A água doce permite que o produto retire o excesso de sal já presente no solo, o qual caracteriza em parte um solo degradado.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste >Pesquisa propõe alternativa para solos degradados. 

Universitários da UECE realizam aula de campo na zona rural de Choro

1907413 268391456700230 2171575366814832217 nChoro
O distrito de Barreiras Branca, em Choro, foi visitado por universitários da Universidade Estadual do Ceará- Uece campus de Quixadá, uma aula de campo da disciplina de Educação Popular, ministrada pelo professor Luiz Oswaldo.
A comunidade de Barreiras Brancas se reuniu na casa da professora Dona Irene, antiga professora da região e outras professoras da época, onde foram sabatinadas pelos alunos sobre suas experiências como professoras nas comunidades. Ex-alunos foram também entrevistados pelos estudantes durante a aula de campo que aconteceu na residência da professora Irene.   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...