Pages

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pesquisa encontra alternativa para melhorias na produção rural

a SERTÃO  98Quixadá
Desde 2011 o Ceará está em alerta para o êxodo rural. Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) no início desta década 106 cidades do Ceará perderam população rural. Esses números representam 57,60% do total de municípios e poderão aumentar ainda mais quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizar o próximo censo, em 2020. Conforme os especialistas o quadro pode se tornar ainda mais negativo. A maior dificuldade está em manter o homem no campo. Além da seca, muitas terras estão deixando de produzir. O solo está se tornando cada vez mais infértil.
Uma pesquisa científica concluída recentemente poderá ser a solução para problemas de degradação provocada por sais no solo do semiárido. Os estudos, iniciados em 2009, realizados pelo professor do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lindomar Roberto Damasceno da Silva, levaram o especialista a produzir um mineral sintético, denominado por ele Zeoclay P46. O insumo auxilia na recuperação da fertilidade de solos degradados.
Segundo o professor pesquisador o P26 é utilizado por meio da aplicação direta no solo, antes de iniciar a irrigação com água salobra, salgada ou doce. Um processo de troca iônica ocorre durante a ação do produto quando ele absorve as partículas de cálcio e magnésio ao entrar em contato com a água. Durante a utilização de água salobra ou salgada na irrigação, a presença do P46 tem a propriedade de evitar a indisponibilidade do sal contido na água para a planta. A água doce permite que o produto retire o excesso de sal já presente no solo, o qual caracteriza em parte um solo degradado.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste >Pesquisa propõe alternativa para solos degradados. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...