Pages

sábado, 13 de junho de 2015

CADEIA de QUIXADÁ > Internos começam a chegar após reforma da unidade

Quixadá
Nesta semana familiares dos detentos transferidos da Cadeia Pública de Quixadá durante a reforma que aconteceu na unidade prisional, Comemoraram o retorno dos mesmos para próximo da família.

A Operação de transferência de mais 46 internos do sistema prisional, sem aviso prévio recambiou mais um grupo dos detentos que a cerca de quatro meses estavam em unidades da região metropolitana dificultando o acesso de familiares mas abastados.


A Operação realizada pela Secretaria de Justiça com o Grupo de Escolta Tática Prisional – GETAP, trazendo em segurança os detentos para a Cadeia Pública de Quixadá que passou por uma reforma trazendo mais segurança e mais conforto aos internos.


O restante será transferido em breve, segundo informações chegadas a nossa reportagem, não será divulgado por segurança, familiares que assistiam a chegada de seus parentes comemoravam pelo retorno para mais próximo de casa. Uma senhora que não quis se identificar nos informou que estava com o coração apertado, mas agora com o filho mais próximo poderá neste domingo, 14, visita-lo na Cadeia de Quixadá, afirmou a mesma.                                                                                                               
PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

EMBRIAGUEZ ao VOLANTE > Funcionário do DETRAN é preso em Icó

Icó
Funcionário do Detran, José Danúbio Tomas de Santana, 20 anos, foi preso após ter sido parado por policiais na Ponte Piquet Carneiro, em Icó, apresentando sinais de embriaguez.

Ele dirigia um caminhão utilizado para serviços de sinalização do Detran de placa NQM 5252. Dois inspetores da Polícia Civil trafegavam pela Ponte quando perceberam o caminhão fazer movimentos de “zig-zag”.

O veículo foi parado e para surpresa dos agentes, José Danúbio mostrava-se com sinais de que estava bêbado. Ele foi submetido ao exame de bafômetro em posto da Polícia Rodoviária Federal no qual estava com 0,92 miligramas de álcool no sangue, quando o tolerável é 0,1 mg/l de sangue.


O  motorista foi conduzido à Delegacia Regional de Policia Civil de Icó e apresentado ao delegado Marcos Sandro Nazaré de Lira. Danúbio autuado com base na lei seca.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

CRIME MISTÉRIOSO > Homicídio as margens da CE-371 em Morada Nova

Morada Nova
Homicídio registrado no início da tarde deste sábado, 13, na zona rural desta cidade do Vale Jaguaribe, um homem é alvejado com disparos de arma de fogo chegando a óbito ainda no local. O crime está envolto em mistério.

O crime foi na CE-371, próximo ao distrito de Roldão, zona rural, aproximadamente 20km da sede do município. O homem identificado como sendo Raimundo Pimenta Peixoto, natural de Jaguaretama, foi atingido por diversos disparos efetuados por dois homens em uma motocicleta Honda CG 12 Titan, azul, ano 1999/2000.

A Policia esteve no local realizando os primeiros procedimentos além de colher informações que possam levar a identificação do assassino. A Perícia Forense foi acionada ao local para remoção do cadáver e realizar perícia no local do crime.


PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

ACIDENTE em QUIXADÁ > Hilux provoca acidente deixando um pintor e um agricultor gravemente feridos

Quixadá
Acidente envolvendo uma caminhoneta Hilux, uma motocicleta e uma bicicleta deixa duas vítimas gravemente feridas na manhã deste sábado, 13, no bairro Jardim dos Monólitos nesta cidade do Sertão Central. Equipes do Grupo Monólitos de Resgate e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, realizaram o atendimento e em seguida transportando as vitimas ao Hospital Eudasio Barroso em Quixadá.  


Nas proximidade da Escola Profissionalizante – Liceu, na Avenida Jesus, Maria e Jose, uma caminhoneta Hylux provocou o acidente deixando duas vítimas gravemente feridas, a primeira foi o pintor, Airton Neto Pereira, 24 anos, que teve sua motocicleta atingida pela caminhoneta e em seguida atingindo o agricultor Antônio Bernom de Sousa, 47 anos que seguia na avenida no sentido Quixadá/ Fortaleza.


Airton Neto o motociclista teve uma fratura exposta abaixo do joelho direito, segundo informações repassadas a nossa reportagem por um dos socorristas a perna quase que foi decepada pela violência do acidente. O Agricultor Antonio Bernom que seguia de bicicleta ficou menos grave, mas teve fratura exposta no tornozelo. Airton Neto não resistiu aos ferimentos  vindo a óbito após os primeiros atendimentos.



Após o acidente a Hilux tomou rumo ignorado sem prestar atendimento as vítimas. A Policia esteve no local e durante todo o atendimento esteve colhendo informações que possam ajudar na identificação do veículo causador deste trágico acidente.  

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Bosco Cigano > È reintegrado ao cargo de Prefeito de Baturité

Baturité

O prefeito afastado do município de Baturité, João Bosco Pinto Saraiva (PROS), Bosco Cigano, retornou ao cargo de prefeito na manhã desta quinta-feira (11), em sessão especial realizada na Câmara Municipal de Baturité.

Em reportagem ao repórter Neto Rodrigues, Bosco Cigano falou da emoção de assumir novamente o cargo de prefeito. Bosco afirmou que seu afastamento foi apenas uma perseguição política, acrescentou quem ama a cidade e o povo de Baturité. Disse ainda que esses 180 dias de seu afastamento foram seis meses de atraso para o município, segundo ele, educação e saúde foram as áreas mais afetadas.

Bosco admitiu que errou no passado e que não vai cometer os mesmos erros em seu retorno a administração. Prefeito afirmou que agora vai trabalhar 24 horas por dia, dar bom exemplo, e recuperar o tempo perdido.






PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

sexta-feira, 12 de junho de 2015

TRABALHO INFANTIL > Estudantes realizam manifestação pelas ruas de Quixadá

Quixadá
A exploração de trabalho infantil em Quixadá vem sendo combatida com ações desenvolvidas pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Secretária de Educação do Município, através de projetos acompanhados por técnicos e pedagogos na busca de amenizar a problemática da exploração infantil.

O número de casos no Ceará passaram de 293 mil, em 2009, para 146 mil, em 2014 – uma redução de cerca de 50%, segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Para comemorar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, nesta sexta-feira, 12, o Ministério do Trabalho promove uma série de atividades culturais no Estado, que integram a campanha nacional “Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade”. 


Centenas de estudantes estiveram na manifestação que aconteceu pelas ruas da cidade de Quixadá, as Regionais Educacionais presentes com suas representações estudantis. A Secretária de Desenvolvimento Social Vera Aragão, o Secretário de Educação, Professor Antônio Martins juntamente com a primeira dama Juvenina Calixto estiveram com seus técnicos e pedagogos juntos neste dia especial defendendo crianças na escola.



Diversos projetos são desenvolvidos no município, o projeto PETECA é um dos deles onde o estudante Joel ganhou em 2013 com uma música que será escolhida o hino nacional contra a Exploração de Trabalho Infantil e no ano passado a aluna da EEFM Nemesio Bezerra do 9º ano, Vitoria de Sousa, 14 anos foi semifinalista com o cordel “A Turma do Futuro Contra o Trabalho Infantil.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694


ACIDENTE em QUIXADÁ > Choque frontal entre motoqueiros deixa 2 vitima fatais

Quixadá
No início da tarde desta sexta-feira, 12, no distrito de São João dos Queiroz, cerca de 30 km da sede do município, dois motoqueiros chocaram-se frontalmente na estrada carroçável que dar acesso a sede do distrito chegando a deixar duas vítimas fatais e um gravemente ferido. As vítimas foram socorridas por populares para o Hospital Eudasaio Barroso em Quixadá.

O acidente envolveu duas motocicletas Honda, uma Titan 125, prata, ano 200, placa HVC 8062 que conduzida por F.J.L. P., de 20 anos que ficou gravemente ferido sendo transferido para o Instituto José Frota em Fortaleza. O garupeiro Davi Freires da Silva, 17 anos, segundo informação de familiares o mesmo vinha de carona. A segunda vítima fatal o piloto da motocicleta uma Fan 150, preta, ano 2010, placa NUO 0915, identificado como sendo Elineudo Casto de Sousa, a idade não foi informada.

Conforme relato de populares que socorreram as vítimas o sinistro aconteceu em um alto que existe na estrada vicinal de acesso ao distrito. A Policia após ser acionada foi ao local e colheu as primeiras informações e em seguida seguiu para o Hospital onde se encontrava os corpos e o piloto ferido. As motocicletas foram recolhidas para a Delegacia Regional de Quixadá e os corpos recolhidos ao Instituto Médico Legal.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694


quinta-feira, 11 de junho de 2015

José Joaquim > Morre segundo prefeito de Ibaretama

Ibaretama
No final da tarde desta quinta-feira, 11, morre de infarto o segundo prefeito de Ibaretama, José Urçulino Melo, 76 anos, conhecido por José Joaquim.

Segundo informações de um sobrinho do ex-prefeito a nossa reportagem o mesmo passou mal, familiares o socorreram levando o mesmo para o hospital Eudasio Barroso na vizinha cidade de Quixadá a cerca de 30 km da propriedade onde reside o mesmo.


José Joaquim foi eleito em 1992 e assumiu em 1993 até 1996, durante sua gestão a população tinha muito carinho pelo mesmo, era um homem simples, sempre esteve na cidade ao lado da população.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694 

Usina Solar > Atenderá 41 mil famílias em Banabuiúno whatsapp 88 9686 6694

Banabuiú
Na semana do meio Ambiente o município realizou audiência presidida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Impacto Ambiental (Nuiam), nesta terça-feira (9), em Banabuiú. Moradores, estudantes, associações e representantes do poder público local participaram.

O empreendimento se encontra em fase de licenciamento ambiental na Semace. Atualmente, possui licença prévia e já solicitou a de instalação para poder dar início às obras. De acordo com o projeto apresentado, a empresa pretende colocar 117.000 módulos solares para produzir 29,66 megawatts de energia através dos raios solares. Essa capacidade máxima de produção é suficiente para atender a demanda de 41.600 casas. A área total da usina será de 116,13 hectares (ha), com 80% do terreno destinado a receber as placas. A reserva legal terá 23,25 ha.

De acordo com Isabel Oliveira, bióloga e representante da empresa Ampla Engenharia – responsável pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) do empreendimento, o município de Banabuiú foi escolhido por apresentar condições ambientais adequadas, bom potencial solar e conexão com o sistema elétrico para a distribuição da energia.

Com relação aos impactos diagnosticados na fase de elaboração do EIA/Rima, Isabel informou que haverão dois momentos distintos. Na fase de implantação, os efeitos negativos ficarão em torno de 64%. Já durante a operação da usina, a geração de impactos positivos chegará a 73%. Para minimizar as adversidades ocasionadas pelo empreendimento, o estudo indica uma série de planos e programas de monitoramento ambiental para minimizar e mitigar.

Na segunda-feira (8), a equipe multidisciplinar da Semace responsável por analisar esse estudo fez uma vistoria na área destinada ao empreendimento. Na oportunidade, foram avaliados aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos do local

Próximo passo
Segundo o supervisor do Nuiam da Semace, Wilker Sales, após a realização da audiência pública e vistoria na área, a equipe da autarquia irá concluir a análise do EIA/Rima e produzir o parecer técnico a respeito do empreendimento e seu estudo. Em seguida, o documento será enviado aos integrantes do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para que o colegiado delibere sobre a emissão da licença de instalação do empreendimento.


Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

CINEMA na CATÓLICA > Escola de Cinema faz amostra de curtas na Faculdade Católica de Quixadá

Quixadá
Acadêmicos da Faculdade Católica Rainha do Sertão receberam na noite desta quarta-feira, 10, a amostra dos curtas metragens realizados pelos alunos da primeira turma do Curso Áudio Visual patrocinado pela Petrobras em Quixadá.

Foram apresentados os seis curtas produzidos pelos alunos e contou ainda com a presença do Produtor Cultural Paulo Benevides que apresentou o filme campeão do festival realizado pela NOIA no ano de 2014. “Nu por dentro do Couro”, após as exibições aconteceu um debate e os alunos presentes participaram.

Uma programação idealizada pelo professor José Cavalcante Arnaud, Coordenador de Extensão da Faculdade Católica que procura trazer estes momentos para dentro da faculdade e dividir com os acadêmicos as experiências de outros profissionais e principalmente através da cultura e do áudio visual.  


O Coordenador do Instituto Assum, Adriano Sousa, é muito compensador está revelando novos talentos e poder participar desta faze da culta quixadaenses em que prepara os profissionais para o cinema nacional. Através deste trabalho educacional capacitando novos talentos que precisam serem lapidados para o mercado trabalho.



Estiveram presente a exibição dos curtas os acadêmicos, ex-alunos do curso, alunos que estão neste momentoparticipando da segunda turma, Reitor professor Missias e Paulo Benevides. O curso acontece na Fundação Cultural de Quixadá. 

FOTOS DO EVENTO

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Danilo Forte > cobra ampliação do aeroporto de Fortaleza em audiência com ministro da Aviação Civil

Brasília
O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) cobrou nesta quarta-feira, 10, a ampliação do aeroporto de Fortaleza na audiência que a Comissão de Turismo da Câmara realizou com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.

Na oportunidade, o peemedebista cearense lembrou que a promessa do governo federal em ampliar o complexo aeroportuário da capital do Estado faria parte do legado que a Copa do Mundo deixaria para o País. Nesta última terça-feira, 09, o governo incluiu as obras do aeroporto de Fortaleza entre àquelas que serão repassadas para a iniciativa privada.

Como resposta, o parlamentar cearense ouviu do presidente da Infraero – Antônio Gustavo Matos do Vale – que até “meados” da próxima semana dará uma resposta sobre como serão executadas as obras de ampliação do aeroporto de Fortaleza.


Na próxima sexta-feira, 12, a Infraero terá uma reunião com integrantes do Ministério da Aviação Civil e do Tribunal de Contas da União para tentar resolver algumas das pendências que travam a realização das obras de ampliação do aeroporto.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

ASSALTO a BANCO > Agencia do Bradesco de Solonópole tem clientes assaltados

Solonópole
Após reunião no 9º Batalhão de Policia Militar em Quixadá com o secretário Delci Teixeira, e toda a cúpula da segurança onde foi discutidos estratégias para diminuir a violência na área sul de segurança que desde maio não tem consegue bater a meta estipulada pela secretaria é registrado em Solonópole uma ação onde os assaltantes levaram os pertences dos clientes além das armas dos vigilantes.

Segundo informações de populares o desesperos dos que se encontravam no interior da agência, os homens fortemente armados agiram com rapidez. A polícia foi acionada e de imediato iniciou-se a perseguição, outras viaturas da região foram acionadas e estão realizando diligencias na região. Até a publicação desta edição ainda não houve êxito na captura.

Imagens foram veiculadas na midia para possa indentificar os três homens que agiram na cidade de Solonopole no sertão Central. 


PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694



Danilo Forte Lamenta morte de Welington Landim

Brasília
O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) lamentou nesta terça-feira, 09, num breve registro no plenário da Câmara, o falecimento do então deputado estadual do Ceará, Welington Landim (PROS).

Landim, de apenas 59 anos, estava internado desde o dia 31 de maio no hospital São Matheus em Fortaleza para combater uma meningite bacteriana. O peemedebista classificou o deputado estadual falecido de “grande líder da região do Cariri”.

Íntegra do discurso
Abaixo segue a íntegra do pronunciamento feito pelo deputado Danilo Forte lamentando a morte de Welington Landim, a quem chamou de grande amigo e um “homem corajoso, de labuta”.

“Quero externar um voto de pesar à família de um grande amigo meu, um cearense, homem corajoso, homem de labuta, o Deputado Welington Landim, que nos deixou, infelizmente, hoje.”

“Era um líder na região do Cariri, no sul do Estado do Ceará, que viveu momentos importantes na nossa história. Escreveu páginas importantes sobre a política do Estado do Ceará como Presidente da Assembleia Legislativa e teve a coragem de propor uma alternância de poder em nosso Estado, candidatando-se inclusive ao Governo do Estado. O nosso abraço à sua família.”

“Aproveito para lamentar a forma do acontecido: Wellington foi vítima de um surto de meningite que ocorre no Ceará, um momento de fragilidade da saúde pública no Estado. Mais uma vez, Wellington Landim se transforma num mártir para que, como isso, os gestores possam reconhecer o estado de calamidade pública por que passa a saúde no Ceará.”

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

ENERGIA ELÉTRICA >Ibama anuncia implantação de linha de transmissão entre Quixadá e Açu

Quixadá 
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu nesta terça-feira, 8, em Quixadá, uma Audiência Pública com o objetivo de apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de uma linha de transmissão de 500KV entre Quixadá, no estado do Ceará e Açu, no Rio Grande do Norte.

Conforme o Ibama, a linha de transmissão terá aproximadamente 229Km de extensão, com início em Quixadá. O empreendimento busca o reforço no sistema de transmissão de energia elétrica na região Nordeste.  O traçado do empreendimento atravessará 11 municípios, sendo seis no estado do Ceará e cinco no estado do Rio Grande do Norte. 

Os resultados dos estudos foram apresentados pelos representantes do Ibama, Carlos Renato Schneider e Antônio Augusto Aguiar, pelo representante da Esperanza, entidade criada para a gestão do projeto executivo do empreendimento, Almir José da Costa e pelo representante da Ecology Brasil, empresa contratada para a realização dos estudos socioambientais, Ivan Telles. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Quixadá, Verônica Costa, também participou do evento.  


PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

RADIALISTA MORTO – Francisco Rodrigues é assassinato no estacionamento da Rádio

Pacajus

Na manhã desta terça-feira, 09, o radialista e empresário Francisco Rodrigues de Lima, 62 anos, foi executado no estacionamento da Rádio Monte Mor quando chegava para apresentar seu programa diário na emissora.

O radialista foi abordado por homens que chegaram ao local de motocicleta, O garupeiro desceu da moto e efetuou alguns disparos atingindo o mesmo na cabeça, o empresário morreu no local.

Francisco além do programa na rádio apresentava um outro na televisão local e ainda era proprietário da rede funerária “Bom Jardim” com lojas em Fortaleza e região metropolitana. Segundo familiares o mesmo não tinha inimigos mas acreditam saber do motivo do crime. A Polícia investiga o crime e instaura inquérito para elucidar este assassinato.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

EM CHORÓ > Suspeito de latrocínio de mototaxista é capturado pela Policia Militar

Choró
A equipe da Polícia Militar de Choró capturou nesta terça-feira, 9, um homem suspeito de um latrocínio praticado em julho do ano passado, neste município do Sertão Central. A vítima do roubo seguido de morte foi o mototaxista Sebastião Alves Miguel, 58 anos, mais conhecido como "Nãozinho". Conforme informações da Polícia, o suspeito, o agricultor Antonio Vandeí Pinheiro Borges, 19 anos, foi preso após sair do Fórum de Justiça, onde participou de uma audiência.

Segundo informações de policiais militares que efetuaram a prisão de Antonio Vandeí, ele já caminhava com uma mochila nas costas para um ponto de ônibus quando foi abordado. A denuncia, de que ele estava na cidade partiu de uma ligação telefônica anônima. Ao ser detido ele alegou não recordar mais o que havia ocorrido com o mototaxista. Quando os policiais disseram que havia um mandado de prisão contra ele, ficou muito nervoso.

Antonio Vandeí estava sendo procurado pela equipe da Delegacia Regional da Polícia Civil de Quixadá. Os investigadores haviam recebido informações de que ele estava morando na cidade de Horizonte, para onde fugiu logo após matar a vítima a golpes de faca e roubar sua motocicleta. Alguns levantamentos havia sido feitos, inclusive em fábricas da região, mas ele ainda não havia sido localizado. Vandeí havia completado maioridade quatro meses antes do crime.

Através das investigações realizadas por inspetores da Polícia Civil foi solicitada à Justiça da Comarca de Choró a prisão preventiva do agricultor. Este ano a equipe da Delegacia Regional de Quixadá já prendeu oito homens acusados de homicídios na região. Conforme  a delegada Anna Claudia Nery, sua equipe está trabalhando para efetuar a prisão de mais autores de crimes de morte.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

terça-feira, 9 de junho de 2015

Wellington Landim > Morre em Fortaleza e recebe homenagens em todo o Estado

Fortaleza
Morreu na manhã desta terça-feira, 09, o Deputado Wellington Landim, encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Mateus nesta capital a cerca de 10 dias com Meningite Bacteriana. Médico, filho de Brejo Santo, onde foi prefeito, Welington Landim estava exercendo seu quinto mandato como deputado estadual. Foi duas vezes presidente Assembleia Legislativa do Ceará.

O Estado recebeu com muita comoção a notícia de falecimento do Deputado Wellington Landim, a família, amigos, colegas de parlamento e autoridades estiveram por todo o dia emitindo notas de pesar e lembrando do grande homem público que foi durante sua carreira política que teve início no cariri e passou a todo o estado com uma notória trajetória por sua passagem pela casa do legislativo estadual.


O Governador Camilo Santana e o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque que se encontravam na capital brasileira retornaram chegando na Assembleia Legislativa no final do velório e acompanhando o cortejo que seguiu para o cariri onde será velado em sua cidade natal Brejo Santo e sepultado na tarde desta quarta-feira,10, será no cemitério São João Batista em Brejo Santo.



O Governo do Estado do Ceará manifesta profundo pesar pela morte do Deputado Estadual Welington Landim. O Governador Camilo Santana decretou três dias de luto no Estado. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará encerrou a sessão recebendo pela última vez o Deputado Wellington Landim. As Câmaras Municipais de Fortaleza e Caucaia prestaram homenagens nas sessões desta terça-feira,10.  

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Santo Antônio > CT Produções e Leite Betânia fazem doação para paróquia de Quixeramobim

Quixeramobim
A empresa CT Produções do empresário e jornalista Crisanto Teixeira, em parceria com o empresário Luiz Prata Girão, proprietário do laticínio Betânia, promoveram doação para a Paróquia de Santo Antônio, no município de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará. Trata-se da produção inédita da iconografia, patrimônio histórico imaterial, da festa do padroeiro retratada em um único DVD, referente aos anos 2010, 2011, 2012 e 2013. O acervo digital histórico foi entregue ao pároco da Quixeramobim – Padre José Rebouças Júnior, para que o mesmo faça uso da melhor forma possível, em benefício da Paróquia de Santo Antônio.


A produção do DVD inédito foi patrocinada pelo empresário Luiz Prata Girão, que sempre vêm ao longo de mais de 40 anos, se dedicado ao desenvolvimento da terra de Santo Antônio, onde aqui em Quixeramobim nasceu o bem sucedido empreendimento, que leva o nome de “Leite Betânia”. O projeto ora em foco, conta com a participação do Jornalista Crisanto Teixeira, que ao longo de mais de 28 anos vem retratando e produzindo reportagens sobre a maior festa religiosa da região do sertão central do Ceará. Pessoas interessadas em adquirir o material histórico devem entrar em contato com o Padre José Rebouças Júnior, na casa paroquial.

De acordo com a produção do rico material, o mesmo retrata de maneira inédita, as festas do Padroeiro Santo Antônio e foram inseridas imagens as mais diversas dos últimos quatro anos: Carreata e benção dos veículos, Hasteamento da bandeira, Missa do vaqueiro, Trezenas e celebrações, o Reencontro dos paroquianos no barracão, Show do cantor Zé Vicente, Café do Deputado Alfredo Machado, Sessão solene da Câmara Municipal, Leilão em prol da Paróquia, Padre José Celebra para idosos e enfermos, Chitão de Santo Antônio e a cultura popular, Show do cantor Leonardo, Show com Forró Sacode e Tony Guerra, Show com os cantores de Deus, A cidade e o shopping center popular, 13 de junho viva Santo Antônio, Cânticos Louvores e Procissão do Padroeiro, Benção final do vigário, arreamento da bandeiro e show pirotécnico.

Crisanto Teixeira – Jornalista e Historiador.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694


Assembleia pernambucana sedia debate sobre pacto federativo; Danilo Forte destaca que viagens pelo País estão fomentando um novo Brasil

Recife 
A Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu, nesta segunda-feira, 08, integrantes da Comissão Especial do Pacto Federativo, da Câmara dos Deputados. Em Audiência Pública, parlamentares e prefeitos debateram sobre a reformulação do Pacto Federativo, em pauta no Congresso Nacional. O encontro foi requerido pelo deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE).
Formado em março, o colegiado tem promovido debates em vários Estados para garantir que o novo Pacto Federativo seja resultado de um debate intenso. De acordo com o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT-PE), a presença de deputados de vários Estados do Nordeste e a escolha de Pernambuco para sediar o evento são motivos de orgulho para a Casa. “Acredito que o pacto federativo será a salvação do Nordeste”, opinou.

Consenso
Para o presidente da Comissão Especial, deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE), as viagens pelo País estão fomentando um novo Brasil. Ele afirmou que a cobrança de Imposto Sobre Serviço (ISS) nas operações financeiras cobradas nos repasses federais para Estados e municípios é um ponto de grande consenso na discussão em andamento na Câmara. “Precisamos garantir os recursos necessários para prestar bons serviços públicos”, destacou. De acordo com ele, o trabalho da Comissão só deverá ser encerrado no final do ano.

Concentração
Secretário estadual de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral avaliou que o atual modelo federativo brasileiro gera uma concentração exagerada de recursos nos cofres da União. “A cada R$ 100 reais arrecadado, R$ 70 se destinam ao governo federal, enquanto Estados e municípios ficam, respectivamente com R$ 20 e R$ 10. O atual pacto descentralizou as competências sem descentralizar os recursos”, argumentou.

Municipalismo
Já os deputados federais Kaio Maniçoba e Fernando Monteiro (PP-PE) também defenderam uma maior autonomia dos municípios. “O Nordeste precisa ser visto de uma maneira diferenciada”, defendeu Kaio. Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota avaliou a redefinição do pacto federativo como forma de garantir mais recursos para os municípios: “Esse pacto precisa ser votado ainda este ano, porque as necessidades dos municípios são urgentes”.

Principal agenda
Os deputados estaduais presentes também opinaram. Sílvio Costa Filho (PTB) ressaltou que “o pacto federativo é a principal agenda do País”. Lucas Ramos (PSB) destacou que “a iniciativa vai garantir uma distribuição mais justa de recursos”. Rodrigo Novaes (PSD) pediu “a criação de um Fundo de Participação dos Municípios diferenciado para o Nordeste”.
Zé Maurício (PP) afirmou que lutará para que “a votação do Pacto Federativo não seja atropelada, como a Reforma Política”. Pastor Cleiton Collins (PP) avaliou que “o debate chega em bom momento, quando o Brasil está ansioso por mudanças”. A necessidade de reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde foi ressaltada pelo deputado Dr. Valdi (PP).

Em Londrina
Na última sexta-feira, 05, diversos prefeitos paranaenses apresentaram suas reivindicações para a construção de um novo pacto federativo. Em reunião na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Danilo Forte voltou a receber pedidos, comuns em todas as partes do Brasil, pelo fortalecimento dos municípios.
Para o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, discutir a revisão do pacto federativo é fundamental para garantir o desenvolvimento das cidades de todo o País. “Temos um País rico. Porém, não podemos esperar que ele seja harmônico se não houver uma distribuição de receitas e obrigações de forma igualitária. Precisamos desenvolver as cidades onde estão os menos favorecidos”, falou Kireeff.


Sintonia
Defensor do municipalismo, Danilo Forte ressaltou que além da questão financeira, é preciso rever as responsabilidades entre Estados, municípios e a União. “O que acontece, é que neste modelo em que vivemos, houve uma distanciação entre Brasília e os municípios brasileiros. Queremos agora, aproximar essa relação, e assim teremos uma consonância entre as demandas apresentadas e as decisões financeiras e políticas entre os entes federados”, declarou.
De acordo com o primeiro vice-presidente da Comissão do Pacto Federativo, deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) a discussão do tema é de extrema importância para mudar a realidade vivida hoje no Brasil. “O parlamento vive hoje um momento especial, que ouviu o clamor dos brasileiros e decidiu mudar. É agora que precisamos discutir isso, ouvir os prefeitos que são os mais prejudicados, e principalmente, garantir a população que os impostos que pagam voltem para eles como serviços de qualidade”, disse.

Melhores serviços
Por fim, o segundo vice-presidente da Comissão, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), destacou que com um novo pacto federativo, os serviços oferecidos pelos poderes públicos “mudarão drasticamente e saltarão em sua qualidade”.
“A Comissão já tem claramente o que quer, mas, é preciso ouvir os prefeitos que conhecem a realidade da sua população. Mas não queremos apenas ouvir. Vamos mudar a realidade que vivemos hoje o quanto antes”, prometeu.

Compilação
As reivindicações que foram apresentadas na última sexta-feira e nesta segunda-feira foram compiladas e entregues ao relator do colegiado, deputado federal André Moura (PSC-SE), que deverá acolherá os pedidos em seu parecer. Partes das solicitações já estão contempladas com os Projetos de Leis e Propostas de Emendas à Constituição (PECs) que serão apresentadas pela Comissão.

As discussões sobre a revisão do pacto federativo estão acontecendo em todos os Estados do País. Londrina foi a oitava cidade em receber a Comissão. Recife, a nona.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...