Pages

sábado, 5 de julho de 2014

PM captura em Choro dupla suspeita de assaltos no Interior do Ceará


Choró > A equipe da Polícia Militar de Choró capturou nesta sexta-feira, dia 4, dois homens suspeitos de envolvimento em uma série de assaltos na zona rural de Choró. Segundo a Polícia, Francisco de Paulo Silva Rodrigues, 31 anos, e José Josafá Cardoso Marques, 28 anos, foram presos quando seguiam num automóvel Corsa preso pela CE-456, nas proximidades da ponte do Açude Pompeu Sobrinho, neste município do Sertão Central.
De acordo com os policiais José Josafá havia acabado de resgatar Francisco de Paulo, mais conhecido por “Paulinho”. Este último havia se embrenhado na mata na noite anterior, após abandonar com outros comparsas uma camionete Fiat Strada roubada, contendo vários objetos de origem duvidosa, provavelmente roubados e inclusive duas balaclavas, uma espécie de máscara, utilizada por criminosos para praticar assaltos.
omo nenhuma vítima ainda havia reconhecido a dupla ambos foram autuados na Delegacia Regional da Polícia Civil, em Quixadá, por crime de receptação do veículo roubado, o Fiat Strada abandonado na noite anterior. Todavia, as investigações devem continuar. Um automóvel preto, com as características do apreendido utilizado no resgate de “Paulinho”, foi apontado como sendo o utilizado em alguns assaltos na região.

Solonópole tem seu primeiro festival de quadrilhas juninas


Solonópole >  Neste período de copa os festejos juninos entram pelo mês de férias, no interior cearense são realizados os festivais de quadrilhas e muito forró para diversão da população.
O primeiro festival de quadrilhas juninas realizado nesta quinta-feira (03), no município, o prefeito Webston Pinheiro realizou o festival com recursos do Governo Estadual, além das quadrilhas, shows com as bandas de forró Mala Mansa e Forró de Rei.
Um grande público presente a avenida José Sifredo Pinheiro, contou ainda com a presença de autoridades municipais e secretários.  

Dia “D” da Cidadania chega ao Distrito Mineirolândia


Pedra Branca > Secretaria do Trabalho e Assistência Social realiza o dia de cidadania  prestando serviços a população, os distritos estão recebendo os serviços prestados pelos técnicos da pasta.
O distrito de Mineirolândia esta semana foi quem recebeu a equipe com os serviços, o atendimento que aconteceu durante todo o dia de quinta-feira (03). Foram realizadas palestras, cadastros da Bolsa Família e requisição de RG e Certificação de Reservista entre outros serviços.

Festejo junino atrai bom público em ritmo de Copa do Mundo

Quixadá > Realizado às pressas e com dois dias a menos em relação aos anos anteriores, o 17º Pula Fogueira, tradicional evento festivo junino de Quixadá, atraiu um considerado público para a Praça José de Barros nas noites desta quinta e sexta-feira. Após os espetáculos das quadrilhas juninas, principalmente do grupo Milho Verde, da cidade, a Praça lotou para assistir os shows e comemorar a vitória da Seleção Brasileira sobre a Colômbia.


A prefeitura havia montado dois telões para a torcida assistir a partida na Praça, todavia, a maioria preferiu ficar em casa. Alguns torcedores foram para os bares da cidade, mas a multidão só começou a se formar na rua quando o arbitro deu o apito final. Mais uma vez houve carreata pelas principais ruas e avenidas de Quixadá. Alguns passaram a gritar “Força Neymar ! Força Neymar que a gente vai ganhar !”, quando souberam da contusão dele na partida contra a Colômbia, o afastando da Copa.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Mecânico executado quando abria oficina em Pedra Branca


Pedra Branca > Pistolagem por vingança, essa é a principal evidencia apontada pela Polícia de Pedra Branca, no Sertão Central, para o assassinato do mecânico Jerry Adriane Ricarte de Lima, 38 de anos. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º BPM, com sede em Quixadá, ele foi executado com vários disparos de arma de fogo, na manhã desta quinta-feira, dia 3, na Av. Francisco Vieira Cavalcante.
De acordo com a Polícia o mecânico abria a sua oficina quando foi surpreendido por dois homens numa motocicleta. A arma utilizada foi um revólver calibre 38. Várias cápsulas deflagradas desse calibre foram abandonadas no local do homicídio. O criminoso chegou a recarregar a arma enquanto a vitima agonizava no chão. Até a publicação desta edição os motivos do crime ainda eram desconhecidos e os autores também.

Capotamento na CE-153 deixa apenas danos materiais em Solonópole


Solonópole > Um capotamento no final da tarde desta quarta-feira, na CE-153, no Bairro Alto Vistoso, município de Solonópole. O motorista do Renault / Sandero Stepway, de cor Branca, ano 2012/2012, Nacional, de placa OIE 0654 Fortaleza-Ce. Segundo o Motorista do veiculo andava apenas o casal que devido ao cinto de seguranças saíram ileso, apenas danos materiais na estrada estadual. A vitima de sexo masculino é de Juazeiro do Norte.
O motorista gentilmente conversou com nossa equipe de reportagem, disse que a causa do acidente foi devido um quebra mola na entrada da cidade que segundo o mesmo é errado, pois ao invés de quebra mola era pra ser tartarugas e que em seguida o pneu estourou vindo a capotar o automóvel.

Na Rodovia Padre Cícero para quem vem adentrando a cidade de Solonópole tem placas de sinalização para redução de velocidade a 40 km, foi após passar por estas placas que deparou-se com o quebra-molas tendo o capotamento e as vitimas sustos e danos materiais. A Polícia Militar de Solonópole compareceu ao local mais não quis falar sobre o ocorrido.


Quixadá confirmada na rota do 28º Piocerá lançado em Terezina


Quixadá > Esta é uma das cidades cearenses por onde a etapa do 28º Piocerá passará com seus competidores trazendo muita adrenalina e gente bonita. O Rally Piocerá 2015 foi lançado oficialmente em Teresina na noite da última quarta-feira (2). O evento reuniu imprensa, autoridades, presidentes de federações e competidores para festejar o lançamento da 28ª edição do maior rali de regularidade das Américas.

Na ocasião, o diretor técnico do rali, Ehrlich Cordão, apresentou os principais diferenciais do Rally Piocerá. Além de destacar a responsabilidade social, o respeito aos competidores e a todos que de maneira direta ou indireta fazem o evento acontecer, também ressaltou a importância das parcerias para que o rali cumpra com os seus objetivos de contribuir para o crescimento do esporte Off-Road no Brasil e de permanecer conhecido como uma competição de excelência que, tradicionalmente, abre o calendário de competições importantes do país, como os Campeonatos Brasileiros de Enduro e Rally de Regularidade das Confederações Brasileiras de Motociclismo (CBM) e Automobilismo (CBA).

Essa será a primeira vez que teremos inscrições exclusivas para os Campeonatos Piauiense e Cearense de Enduro de Regularidade e Campeonato Piauiense de Mountain Bike. Além disso, o Rally Piocerá terá em sua rota as cidades de Beberibe e Crateús, que há 10 anos não recebem o evento. O Piocerá 2015 será realizado entre os dias 25 a 30 de janeiro. No roteiro, os competidores sairão de Teresina, passarão por Pedro II (PI), Crateús (CE), Quixadá (CE) e Beberibe (CE), terminando a prova no litoral Sul do Ceará.

As inscrições estão abertas em no site. cerapio.com.br

Agência do Banco do Brasil volta a funcionar após sete meses de reforma em Pedra Banca


Pedra Branca > Sete longos meses a população de Pedra Branca ficou sem banco do Brasil, com isso as filas nos Correios, Banco Postal, Casa Lotérica e Bradesco eram intermináveis. Durante todo esse tempo foram varias reivindicações das autoridades e imprensa local a superintendência do Banco do Brasil sobre a demora do retorno de funcionamento da agência.

Depois de muita espera a agência voltou a funcionar na última segunda feira dia 30 de junho. Com isso os correntistas e poupadores já lotam o banco, nesse período a movimentação é intensa devido os vencimentos dos aposentados e pensionista do INSS. 

Agricultor é encontrado morto após sair para caçar em Quixadá


Quixadá > O agricultor José Carlos Pereira Freire, 46 anos, foi encontrado morto no fim da tarde desta quarta-feira, dia 2, na localidade de Ouro Preto, na zona rural de Quixadá. Conforme informações preliminares colhidas pela Polícia junto aos familiares, a vítima havia saído pela manhã para caçar nas redondezas de sua residência. Ele costumava voltar antes do almoço.
Como não retornou para casa, alguns familiares e amigos passaram a procura-lo. O corpo dele foi encontrado dentro da mata, numa área isolada. Foi atingido por um disparo de arma de fogo no rosto. Ao lado dele foi encontrada a espingarda que utilizava para caçar e a munição. A suspeita é de que ele tropeçou com a arma engatilhada e na queda a espingarda disparou, o atingindo.
Segundo o perito criminalístico do Núcleo Regional de Pericia Forense (Pefoce), de Quixeramobim, Neto Cabral, o cão da espingarda estava amassado, com características de que realmente havia batido em algum objeto sólido, provavelmente uma pedra. Todavia, a conclusão final da perícia sairá somente dentro de 30 dias.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Santana do Cariri de luto com a morte do Vereador Fabricio Sales, presidente da Câmara


Santana do Cariri > Faleceu no Hospital Regional do Cariri em Juazeiro do Norte, por consequência de falência múltipla de órgãos, o presidente da câmara municipal de Santana do Cariri, vereador Fabrício Sales Pereira, o popular Neguim Barreira, 40 anos de idade, integrante do partido da solidariedade. Ele tinha quatro mandatos de vereador, fui duas vezes presidente da câmara municipal, seu primeiro mandato como presidente foi durante a gestão do ex-prefeito Jesus Garcia e atualmente era presidente da câmara municipal na gestão da prefeita Daniele de Abreu Machado. 

O seu corpo será velado em sua residência localizada no sitio cobras na zona rural de Santana do Cariri, amanhã será conduzido à câmara municipal aonde serão prestadas homenagens de autoridades e da população e em seguida será levado ao município do Crato, onde seu corpo será sepultado no jazigo de sua família no cemitério municipal.

A prefeita Daniele de Abreu Machado tão logo tomou conhecimento do seu falecimento decretou 7 dias de luto no município, a partir da amanhã as bandeiras Nacional, estadual e municipal deverão ser hasteadas a meio mastro.

Quixadá realiza mini Pula Fogueira em ritmo de Copa do Mundo


Quixadá > Será realizado nas noites desta quinta, dia 3 e sexta-feira, dia 4, em Quixadá, a 17ª edição do festival junino Pula Fogueira. De acordo com a administração municipal será uma espécie de mini festival. O local será o mesmo do tradicional evento, a Praça José de Barros, no Centro da cidade. Dessa vez o folguedo recebe também o título de Festival de Férias. Os recursos financeiros são do Governo do Estado.
 
Apesar de não contar com a mega estrutura das edições anteriores, com quatro noitadas festivas, o evento deste ano contará com uma novidade. Um telão será instalado na Praça para exibição do jogo do Brasil contra a Colômbia. Logo depois as quadrilhas juninas se apresentarão ao público. Fechando a noite e o mini Pula Fogueira, preferencialmente com vitória da Seleção Canarinha, atrações musicais vão animar o público, garantem os organizadores. Antes, a torcida promete mais uma mega carreata pela cidade.

Acidente na CE 060 deixa uma vitima fatal na noite desta quarta-feira, 02


Quixeramobim > Acidentes nas rodovias que cortam o Sertão Central tem sido uma constante, nesta quarta-feira (02), foi registrado mais um sinistro, desta vez na zona rural desta cidade, por volta das 20:00h, na CE 060, km 208. Dois homens em uma motocicleta Honda CG 125, Fan KS, de cor preta, de placa OIJ 4214 foram vitimas de uma queda, segundo o garupeiro identificado como sendo um homem de 49 anos informou à polícia que José Ivan perdeu o controle da moto e veio a cair em um abismo.

O Sr. Jose Ivan de Sousa Silva, 45 anos, natural de Quixeramobim e que residia no bairro Jaime Lopes. Segundo informações de populares o mesmo teria colidido com um animal, fato que não foi constatado de imediato pela policia tendo em vista que nenhum animal teria sido encontrado no local do acidente.

O CAPS de Pedra Branca promove Festa Junina


Pedra Branca > O CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Pedra Branca, realizou na noite da última segunda-feira (30/06) o seu 5º arraia  Loco por Eles. A festa contou com a participação da Primeira Dama Ana Simão, da Secretária de Saúde Dr. Ana Paula, Funcionários, Familiares e principalmente as estrelas da festa, os usuários do Caps.  A festa contou com desfiles de casais caipiras e apresentação da quadrilha Louco por Eles.
O Caps de Pedra Branca tem como finalidade a integralidade no tratamento de pessoas que sofrem de algum transtorno mental, usuários  de álcool e Drogas.  Onde é oferecido um tratamento, onde permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades.
A unidade tem mais de 3 mil inscritos e conta com mais de 20 profissionais: Médico Psiquiatra, Fisioterapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, Médico, Técnico de Enfermagem, Professores de artes e Artesanato entre outros.           
O CAPS também disponibiliza de um grupo de Capoeira, onde muitos dos usuários participam, é um grupo pioneiro do Estado do Ceará.

Vando Carlos

Senac implantará Centro de formação profissional em Quixadá

Quixadá > Em breve, uma das maiores cidades do Centro do Estado, Quixadá, conhecida por sua potencialidade turística, universitária e comercial, contará com um importante suporte na formação de profissionais para estes setores. Através de proposta de intenção da Prefeitura de Quixadá o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Ceará pretende implantar uma unidade nesta cidade. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Francisco das Chagas da Silva, o Município estará cedendo, mediante concessão um imóvel para a implantação do Centro Regional do Senac.

De acordo com o titular da Seduma, também responsável pelo Departamento de Convênios e Projetos da administração municipal, o antigo Centro Social Urbano (CSU), há alguns anos subutilizado, foi oferecido para instalação do Centro. Ontem, dia 2, a direção estadual do Senac inspecionou a estrutura. Restam agora as formalidades finais para o contrato de cessão. O período de disponibilização será definido após as avaliações finais da equipe da instituição. “Além de revitalizado o antigo CSU irá proporcionar as ferramentas para a facilitação do emprego de muitos jovens”, acrescentou Francisco da Silva.

Na visita, o diretor educacional da Senac-Ce, Rodrigo Leite, confirmou a viabilidade do projeto. O prédio atende as necessidades. Poderá ser transformado no Centro de formação regional. As atividades serão iniciadas no começo de 2015. A quantidade e as áreas de formação ainda não foram definidas, mas anualmente serão ofertadas cinco mil vagas, para cursos em vários segmentos do comércio. Além de Quixadá, todos os municípios da região serão atendidos.
Acerca dos procedimentos legais, o advogado do Senac-Ce, Erivelton Tavares, informou já terem sido adotadas todas as medidas jurídicas, mas ainda será preciso o encaminhamento da proposta para a Câmara Municipal e em seguida a sanção do prefeito. Na próxima semana o departamento de engenharia do Senac enviará técnicos para efetuar os levantamentos relativos a restauração. Todas as despesas ficarão a cargo do Senac. O projeto será encaminhado para o Senac Nacional, para aprovação.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Centro de formação do Senac é planejado para Quixadá.

 

Tubos de adutora de General Sampaio a Canindé começam a chegar


Canindé > Começaram a chegar em Canindé os tubos que serão utilizados na construção de uma adutora emergencial de engate rápido a qual ligará o açude General Sampaio a este município do Sertão Central. Segundo informações do Governo do Estado, além de Canindé, a adutora, de 53Km, beneficiará Caridade, Paramoti e General Sampaio. A ordem de serviço, no valor de R$ 22 milhões, ainda não foi assinada, mas o prazo para conclusão da obra é de 120 dias.

Nesta terça-feira, 1º de julho, o presidente da Cogerh, Rennys Frota, o assessor técnico da presidência, Yuri Castro, e o tecnólogo em Gestão dos Recursos Hídricos, Arimatéia Cavalcante, reuniram-se com o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo. Conforme avaliação dos técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a nova adutora deverá solucionar o problema do abastecimento para Canindé. Outra opção poderá ser o açude Estaca. Há preocupação com a possibilidade de colapso de água nas festividades de São Francisco, no mês de outubro.


Casal morre em acidente ao desviar de buracos na BR 020


Pedra Branca > Casal morre em um grave acidente na manhã desta quinta-feira (02), no final da manhã, no Km 145 da BR-020 na localidade de Favela, cerca de 2km do distrito de Bom Jesus, no município de Tauá.
O celta, placas KGI-2868, trafegava na rodovia, seguindo de  Fortaleza  a Brasília, onde os mesmos residiam, quando o motorista perdeu o controle, ao tentar desviar de buracos na BR, vindo a capotar e cair na ribanceira com aproximadamente 6 metros de altura.
No carro viaja 04 Pessoas da mesma família, um casal e dois filhos.O condutor do veiculo era um dos  filhos, Maicon Antonio Pereira, de 29 anos, este saiu ileso. Já o Sr. José Antonio Pereira de 56 anos, o patriarca  da família, sofreu traumatismo craniano vindo a óbito  no local. Sua esposa Maria de Fátima Ferreira dos Santos, 51 anos,  foi socorrida para o hospital São Sebastião, de Pedra Branca, mas deu entrada já sem vida na unidade. O outro filhos do casal Luan Antonio Pereira, 23 anos, sofreu fratura da clavícula, também foi conduzido para  Pedra Branca e posteriormente transferido pra o IJF, na capital Fortaleza
As vítimas foram socorridas por uma ambulância do distrito de Santa Cruz do Banabuiú e a Unidade Móvel do SAMU. O rabecão da Pericia Forense de Quixeramobim foi acionado para conduzir os corpos para os exames de necropsias.
Vando Carlos

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cigarros falsos apreendidos são incinerados pela Policia Civil em Canindé


Canindé > A Policia Civil nesta cidade do Sertão Central incinerou na manhã desta ultima terça-feira (01), cigarros falsos apreendidos em operações policiais na região. Foram incinerados mais de 3000 marços de cigarros. O Delegado Regional de Canindé Armando Albuquerque cumpriu uma determinação da justiça utilizando os fornos da Cerâmica Arimatéia para a incineração dos produtos apreendidos.
Segundo om Delegado as operações contra o contrabando principalmente de cigarros deve continuar em toda a região de Canindé, a policia militar tem cooperado e juntas com o apoio da justiça vem realizando um grande trabalho em combate a violência na região.
 

Projetos produtivos são liberados para agricultores familiares no Estado


Quixadá > A chegada da Unidade de Biodisel em Quixadá trouxe uma expectativa aos produtores rurais e principalmente as famílias da agricultura familiar que vem desenvolvendo o cultivo de oleaginosas para abastecer a unidade.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quarta-feira (02), às 09 horas, solenidade de liberação de recursos e projetos produtivos para agricultores familiares e associações comunitárias atendidos pelas ações da pasta. O evento acontece no Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. 

Destaque para a liberação de crédito do Programa Brasil Sem Miséria, parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que beneficia 20 mil famílias beneficiárias com o Bolsa Família com projetos produtivos que recebem a assistência técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). Serão beneficiadas 4,5 mil famílias, que receberão R$ 1,4 mil, referente a primeira parcela do benefício que é de R$ 2,8 mil por família. 

No Ceará, 11.153 famílias já receberam o recurso e estão desenvolvendo os projetos. “Este projeto tem o acompanhamento da Ematerce e está levando a essas famílias a oportunidade de permanecer no campo e poder gerar riqueza, é uma ação muito importante do Governo Federal para capacitar as pessoas e levar desenvolvimento para a zona rural”, afirmou o secretário Nelson Martins. 

Biodiesel 

Ainda durante a solenidade, serão liberados R$ 1,083 milhão para agricultores familiares beneficiados com o Programa Estadual do Biodiesel. Eles receberão a parcela referente à safra 2013/2014, e já contam com área plantada de mais de 7 mil hectares de mamona, milho e feijão.

Os beneficiados com o Programa recebem a orientação da Ematerce sobre como aumentar a produtividade. Este ano, está programado o atendimento de cerca de 8 mil agricultores com este programa. Segundo o secretário Nelson Martins, o objetivo é fortalecer a produção de oleaginosas no Ceará, valorizando principalmente a produção de mamona consorciada com as culturas de milho e feijão.
 
SDA

Artigos religiosos tem ascensão no comercio de Quixadá


Quixadá. O mercado gospel, considerado em constante ascensão no Brasil, também é promissor no Ceará. Conforme especialistas nesse segmento, no interior do Estado e principalmente em cidades religiosas, como este município, no Sertão Central, a situação não é diferente.

A clientela é fiel e assegura bons negócios para o setor. A cidade possui até lojas especializadas. Uma delas é a Rainha do Sertão. Além da matriz no Santuário Mariano de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, na Serra do Urucum, tem também sua filial no Centro da cidade Quixadá.

Para não faltar opção para os evangélicos, o comerciante Francisco Evanildo Leandro, resolveu montar sua própria livraria no meio da rua. Ele atende clientela na feira popular situada no Centro da cidade, em frente ao prédio da Câmara Municipal de Quixadá.

Ele percebeu a carência de artigos voltados para esse segmento. Dentre os itens mais procurados também estão bíblias e livros de literatura. Mas muitos querem também DVDs de músicas gospel. Esse produto não tem ainda, mas serão incluídos na aquisição do próximo estoque, garante Evandro.

Veja a matéria completa no Diário do Nordeste > Venda de produtos religiosos amplia mercado em Quixadá

Tem inicio proibição a vinculação de propaganda eleitoral em rádio e TV


Quixadá > Na terra dos monólitos onde existe uma guerra eleitoral entre as emissoras de rádio local entraram no padrão eleitoral de 2014 a partir de 1º de julho quando ficou proibida a vinculação de propaganda partidária gratuita e de propaganda política paga no rádio e na televisão. Emissoras ficam proibidas de dar tratamento privilegiado, ainda que em forma de reportagens, a candidatos.
A partir de 31 de julho até o dia do pleito, o TSE poderá requisitar das emissoras de rádio e de TV até 10 minutos diários, contínuos ou não, para a divulgação de seus comunicados, boletins e instruções aos eleitores.

Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão será em 19 de agosto. No dia 2 de outubro, expira o prazo para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. No dia 11 de outubro, será o início da propaganda eleitoral no rádio e televisão, relativa ao segundo turno. 24 de outubro: Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e na televisão. Também é o último dia para a realização de debates, não podendo estender-se além do horário de meia-noite.

Fonte: Sites ACERT e TSE
 

terça-feira, 1 de julho de 2014

“Zé Priquitin”, agride com foice agricultor na Zona Rural de Quixadá


Quixadá > Um agricultor no final tarde desta segunda-feira (30), foi lesionado a golpes de foice na cabeça. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares a vitima foi socorrida por populares ao Hospital Eudasio Barroso neste município do Sertão Central.

A Policia acionada através do 190 para atender uma ocorrência no distrito de Guarujá na localidade de Ariscos, os policiais ao chegarem na localidade foram informados da vitima ter sofrido lesões de foice na cabeça, após algumas averiguações iniciou-se as diligencias no intuito de localizar o acusado, mas sem êxito até o inicio da manhã de hoje. O agricultor lesionado informou a policia que seu algoz é um homem conhecido por “Zé Priquitin”.

Convênio viabiliza duplicação de ponte beneficiando milhares de Quixeramobienses


Quixeramobim > Na manhã da ultima sexta-feira (27), o prefeito municipal Cirilo Pimenta, assinou a ordem de serviço de duplicação da “ponte da Maravilha”. Uma parceria entre Governo do Estado e Município tornou possível o sonho dos moradores que diariamente utilizam esta via para o centro da cidade e até mesmo para atendimentos médicos no Hospital Pontes Neto.

O convênio com um valor de R$ 11.070.257,08 viabiliza uma das obras mais esperadas não só pela comunidade do bairro, mas por todos, pois além de garantir um acesso de qualidade ao centro da cidade, otimizam também o trânsito quanto aos transportes que se deslocam de diversas localidades da zona rural que passam pela ponte.

Sindsep Quixadá oferece Café Solidário às Vítimas dos Prejuizos da Terceirização


Quixadá > Na manhã desta sexta, 27 de Junho, o SINDSEP de Quixadá e Região realizou mais uma café da manhã com os Garis de Quixadá. Essa importante categoria tem sido alvo de um processo de desajustes oriundos dos desmantelos que a Terceirização dos Serviços Públicos causam.
O SINDSEP tem defendido essa categoria ao longo dos anos buscando melhores condições de trabalho e respeito aos direitos trabalhistas.

Durante o café a Secretária Geral da entidade, Socorro Borges, expôs aos Garis que a Assessoria Jurídica do Sindicato está agindo no que tange às exigências para a formalização do contrato de trabalho. "Não admitimos que a precarização dos Serviços Públicos avance em Quixadá mais do que já está. Os garis já tem sofrido muito. O Sindicato se solidariza sempre com essa categoria. A empresa terceirizada se comprometeu com a Diretoria do SINDSEP em atender às demandas das condições de trabalho. 

"Um dos companheiros garis assassinado brutalmente ano passado, Magno César (conhecido como Chapéu) foi lembrado pelos garis presentes no café. Ele foi lembrado com saudades tendo em vista que era a maior expressão de militante pelos direitos dos garis. 
 
SINDSEP

Projeto sobre limites municipais deve ser concluído até o final de 2014

Pedra Branca > Os moradores do distrito de Mineirolândia neste município do Sertão Central aguardam com ansiedade a emancipação politica deste distrito que segundo alguns moradores já esta passando da hora de isto acontecer.   
 
O projeto de georreferenciamento dos limites municipais no Estado do Ceará deverá ser concluído até o fim deste ano, de acordo com o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa, Luiz Carlos Mourão Maia.
 
Neste momento, está sendo concluído o levantamento da macrorregião dos Inhamuns. Em seguida, será a vez da macrorregião de Ibiapaba e Sobral e, por fim, o Litoral Oeste. Já foram georreferenciados as seguintes macrorregiões: Litoral Leste/Jaguaribe, Maciço de Baturité, Cariri, Região Metropolitana de Fortaleza e Sertão Central. 

Além disso, de acordo com Luiz Carlos Mourão, há a expectativa da votação, ainda neste ano, pelo Senado Federal, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 97/2014. O projeto regulamenta a criação de municípios no Brasil e é resultado de um acordo entre o Congresso Nacional e a Presidência da República, após veto integral da presidenta Dilma Rousseff ao PLP 416/08, que tratava sobre o mesmo tema. 

Tanto o município a ser criado quanto aquele que perdeu população deve atender a requisitos mínimos: população igual ou superior a 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil na região Nordeste; e 20 mil nas regiões Sul e Sudeste. 

Com a aprovação do novo projeto, Luiz Carlos estima que dez municípios devem realizar plebiscitos no Ceará. “Mas acredito que seis a oito cidades possam ser efetivamente criadas”, projeta. Porém, antes de realizar o plebiscito, a Assembleia Legislativa deverá realizar um estudo sobre a viabilidade do novo município e submetê-lo à votação no plenário da Casa. 
 
Agência Assembleia

Comunidade luta há quase duas décadas por água encanada em Senador Pompeu


Senador Pompeu > Uma comunidade rural de Senador Pompeu, formada por aproximadamente 150 famílias, luta há quase duas décadas por um direito básico para qualquer lar, água encanada. São os moradores da Vila de Jenipapeiro, situada no distrito de Codiá, a 18K do Centro desta cidade do Sertão Central. Hoje, contam apenas com a água de suas cisternas, para consumo e de um pequeno barreiro, particular, para os serviços domésticos. Como o período da estiagem está se iniciado, e deverá se agravar nos próximos meses, temem enfrentar um colapso ainda maior.
Por ironia, a água passa praticamente na porta das casas dos moradores, através da adutora do rio Banabuiú ao município de Milhã. São mais de 30Km até o destino. Nesse percurso a água até transborda na estação da adutora instalada na comunidade, mais eles não tem o direito de utiliza-la. O sistema de abastecimento havia sido construído há anos para atender a região, todavia foi abandonado e ainda não tem direito a água da adutora. Por esses motivos resolveram levar o problema ao conhecimento público, através da mídia.
O radialista Walter Lima foi o primeiro a abordar a situação das famílias de Jenipapeiro. Durante uma reunião em Fortaleza, com o Comitê de Combate a Seca, o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, havia se prontificado a tomar providências, haviam explicado os moradores. A promessa era de solucionar o problema no ano passado. Mas ao invés de solução, com a proximidade do período eleitoral, a execução da obra se tornou mais distante. Há cerca de três meses um grupo de moradores fundou a Associação dos Produtores de Jenipapeiro para lutar pelo projeto de água. Os novos associados querem também a transformação da Vila em distrito.
Acerca da rede de abastecimento de água canalizada para as residências de Jenipapeiro, de acordo com o secretário Nelson Martins o projeto já foi aprovado, através do Programa Água Para Todos. Resta, porém, a captação de mais recursos financeiros, junto ao Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. “Quando o projeto foi encaminhado pelo Comitê Especial de Combate à Seca de Senador Pompeu a nossa Secretaria todos os recursos disponíveis já haviam sido deliberados para projetos em várias comunidades do Interior do Ceará”.

Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Comunidade rural de Senador Pompeu luta por água na torneira.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Colisão entre motos deixa um morto e um ferido na zona rural de Boa Viagem

Boa Viagem >  Uma colisão envolvendo duas motocicletas deixou um morto e um ferido na manhã deste domingo (29), por volta das 8h da manhã. O acidente aconteceu nas proximidades da localidade de Jatobá, aproximadamente a 2km da sede do município, quando os motociclistas Júlio Cesar Coelho, e José Almir Reis, seguiam em sentido contrário e vieram a colidi. José Almir Reis sofreu escoriações leves, já Júlio Cesar Coelho de 24 anos de idade, após ser transferido, faleceu em Fortaleza.  

Sindicato de Choró comemora 22 anos com feira agroecológica

Choro > O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais desta cidade completa 22 anos de fundação, uma feira agroecológica no centro da cidade foi realizada com os agricultores familiares.
 
Segundo o presidente Francimar de Sousa, a produção ficou comprometida em decorrência da estiagem, os agricultores estiveram apreensivos com a falta da chuva dos últimos anos e somente neste ano veio com poucas chuvas, segundo o Francimar foram suficientes para atender as famílias com o consumo e poder realizar estas pequenas feiras no centro.
 
José Militão, sindicalista representante da Fetrace, participou das comemorações, elogiou a feira com os produtos agroecológicos, artesanato, galinha caipira e a culinária da região. Lembra do trabalho que vem sendo realizado pelo sindicato em acompanhamento dos trabalhadores e suas ações no município.  

Homicida é executado enquanto via televisão em Quixadá


Quixadá > Na noite deste domingo (29), no bairro do Campo Velho, um jovem é executado com tiro de pistola em Quixadá enquanto assistia televisão.

Segundo a Policia o jovem conhecido por “Titico”, do distrito da Juatama desta cidade, foi alvejado com um tiro de pistola na cabeça, o mesmo se encontrava em uma residência vendo televisão quando dois elementos chegaram e chamaram a vitima efetuando o disparo fatal.

A população fica em silencio, a vitima era acusada de um homicídio e uma tentativa conforme levantamentos da policia, o corpo foi removido pelo rabecão ao Instituto Medico Legal de Quixeramobim para necropsia.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...