Pages

terça-feira, 1 de julho de 2014

Comunidade luta há quase duas décadas por água encanada em Senador Pompeu


Senador Pompeu > Uma comunidade rural de Senador Pompeu, formada por aproximadamente 150 famílias, luta há quase duas décadas por um direito básico para qualquer lar, água encanada. São os moradores da Vila de Jenipapeiro, situada no distrito de Codiá, a 18K do Centro desta cidade do Sertão Central. Hoje, contam apenas com a água de suas cisternas, para consumo e de um pequeno barreiro, particular, para os serviços domésticos. Como o período da estiagem está se iniciado, e deverá se agravar nos próximos meses, temem enfrentar um colapso ainda maior.
Por ironia, a água passa praticamente na porta das casas dos moradores, através da adutora do rio Banabuiú ao município de Milhã. São mais de 30Km até o destino. Nesse percurso a água até transborda na estação da adutora instalada na comunidade, mais eles não tem o direito de utiliza-la. O sistema de abastecimento havia sido construído há anos para atender a região, todavia foi abandonado e ainda não tem direito a água da adutora. Por esses motivos resolveram levar o problema ao conhecimento público, através da mídia.
O radialista Walter Lima foi o primeiro a abordar a situação das famílias de Jenipapeiro. Durante uma reunião em Fortaleza, com o Comitê de Combate a Seca, o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, havia se prontificado a tomar providências, haviam explicado os moradores. A promessa era de solucionar o problema no ano passado. Mas ao invés de solução, com a proximidade do período eleitoral, a execução da obra se tornou mais distante. Há cerca de três meses um grupo de moradores fundou a Associação dos Produtores de Jenipapeiro para lutar pelo projeto de água. Os novos associados querem também a transformação da Vila em distrito.
Acerca da rede de abastecimento de água canalizada para as residências de Jenipapeiro, de acordo com o secretário Nelson Martins o projeto já foi aprovado, através do Programa Água Para Todos. Resta, porém, a captação de mais recursos financeiros, junto ao Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. “Quando o projeto foi encaminhado pelo Comitê Especial de Combate à Seca de Senador Pompeu a nossa Secretaria todos os recursos disponíveis já haviam sido deliberados para projetos em várias comunidades do Interior do Ceará”.

Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Comunidade rural de Senador Pompeu luta por água na torneira.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...