Pages

sábado, 20 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DA SAUDAÇÃO

Esta é a saudação padrão, usada para cumprimentar os amigos e familiares no Japão

O dia Mundial da Saudação é um dia nobre e de grande motivação. Foi celebrado pela primeira vez em 1973. Os antecedentes a este dia começaram em 1967 com a guerra dos seis dias (ocupação da Península do Sinai, da Faixa de Gaza e dos Montes Golan por parte de Israel). Em Outubro de 1973, uma coligação entre Síria e o Egipto lançou um duplo ataque às linhas israelitas, atacando no Sinai e nos Montes Golan, dando origem à Quarta Guerra Israelo-Árabe.
Foi justamente enquanto se travava esta guerra (mais uma) no Médio Oriente, que dois professores norte-americanos, Brian McCormack (Universidade do Arizona) e Michael McCormack (Universidade de Harvard), decidiram instituir o World Hello Day.
O dia tem como finalidade, cumprimentar 10 pessoas e através deste gesto, podemos demonstrar a importância do contacto entre as pessoas como forma de preservar a paz no Mundo em vez da força.
Este dia é celebrado em todo o Mundo, por pessoas de 180 países diferentes. É um dia essencialmente para apelar à paz. Existem sites na Internet onde é possível enviar cartões do World Hello Day.

FONTE: EVENTOS APRENDER.PT

PRECONCEITO AINDA MARCA FALTA DE ESPAÇO DO NEGRO NA TV BRASILEIRA

Atores e sociólogo dizem que faltam papeis que estejam em sintonia com a sociedade atual
Edson Lopes Jr./R7 e Márcio de Souza/Globo - Fotomontagem R7
Quitéria Chagas e Rodrigo dos Santos falam sobre o papel do negro na TV

Apesar de mais da metade da população do Brasil ser negra, definitivamente ela não é representada nas tramas da TV no país. Basta contar a quantidade de atores negros que fazem parte de uma novela. 


Geralmente um, dois ou três são escalados para um grande elenco e, apesar de já mais de um século ter se passado desde a abolição da escravidão, os papéis são praticamente os mesmos: os de época, o motorista, o porteiro de prédio ou a empregada doméstica. 

Em conversa com o R7, a atriz Aparecida Petrowsky, a Sandrinha de Viver a Vida, afirma que falta espaço para os atores negros exatamente porque os autores não “desenvolvem” muitos personagens para estes profissionais. 

- Sempre nos colocam para fazer personagem de época, aquela coisa de sempre. Mas os tempos mudaram. Hoje em dia temos muito advogados, fisioterapeutas e outros profissionais negros em nossa sociedade, e isso não é representado na TV. 

O mestre em sociologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Daniel Martins afirma que “não se pode ignorar o fato de que” em nossa sociedade existem muitos negros que são motoristas, porteiros, traficantes. 

- Porém, muitos desta população têm diversas outras profissões, que não aparecem nas tramas. Acredito que os próprios autores de novelas não têm noção que os negros podem fazer diferentes personagens, totalmente diferentes destes estereótipos dos subalternos. 

Para a atriz Quitéria Chagas, ainda falta muito para o Brasil abrir o espaço justo para os artistas, pois este crescimento teria que vir dos “bastidores”. 

- É difícil ver um diretor negro, por exemplo. A Globo tem um. Sem representatividade, fica complicado de conseguir papéis, não porque os autores não queiram escrever, mas falta um pouco de conhecimento da cultura. Mas as emissoras já abriram bastante espaço. Estamos caminhando com passos de formiguinha, mas estamos. 

Influência da TV 

No principal veículo de comunicação de massa do Brasil, a falta de representatividade do negro é algo que influencia ativamente na constituição da identidade do povo, de acordo com Daniel Martins. 

- Há uma pesquisa que ouviu adolescentes brancos e negros de escolas públicas e perguntou como eles se veriam aos 30 anos. Os brancos disseram que seriam advogados, funcionários públicos, engenheiros, médicos. Já os negros citaram profissões como secretária, porteiro, cobrador de ônibus. Um dos motivos para isso é que nas novelas o negro é quase sempre o porteiro, a cozinheira, quando não é o bandido. Raramente ele assume posição de destaque. 

O único negro no elenco principal da novela Passione e com um personagem que tem um cargo de executivo de uma grande empresa, o ator Rodrigo dos Santos disse ao R7 que já houve uma melhora grande de espaço para o negro na TV. 

- Mas ainda precisa melhorar muito. Somos um país cuja metade da população é negra e essas pessoas precisam de referência. Precisamos ver os brasileiros aparecendo, que é de diversas cores [sic]. Fico feliz de fazer parte de uma história que está se transformando. 

Vanessa Sulina, do R7

FONTE: R7.COM

OTAN DEFINE EM LISBOA ESTRATÉGIAS CONTRA NOVOS DESAFIOS GLOBAIS

Começou em Lisboa na tarde desta sexta-feira (19/11) a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). No encontro de dois dias, os chefes de Estado e de governo dos 28 países-membros da aliança militar irão tomar decisões sobre a construção um sistema internacional de defesa antimíssil e sobre o processo de retirada das forças internacionais do Afeganistão.
Pauta do encontro
Durante a tarde desta sexta-feira, os governantes reunidos em Lisboa se pronunciaram sobre a futura estratégia da aliança, que prevê novas estruturas de defesa contra problemas globais, como ameaças nucleares, sabotagens cibernéticas ou pirataria.
À noite, os chefes de Estado e de governo, os ministros do Exterior e os ministros da Defesa dos países-membros da Otan se reúnem separadamente para detalhar questões que ainda requeiram debate.
Neste sábado, a cúpula se dedicará sobretudo à transição militar no Afeganistão, onde a responsabilidade pela segurança nacional deverá ser transferida gradativamente para as forças locais de segurança até 2014.
No último dia do encontro, também se reúne o Conselho Otan-Rússia para definir uma nova forma de cooperação entre Moscou e o Ocidente. Nessa ocasião, o governo russo deverá dizer se aceita participar do escudo antimíssil internacional.
Ao se pronunciar perante o grêmio reunido em Lisboa nesta sexta, a chanceler federal alemã, Angela Merkel, destacou a importância de cooperação com a Rússia. "Desejo que a Rússia seja integrada o máximo possível [nos planos de defesa antimíssil]", declarou a chefe de governo alemã.
Obama clama por vitalidade
Em seu discurso na capital portuguesa, o presidente norte-americano, Barack Obama, reafirmou a esperança de que a aliança militar seja revigorada.
"Estamos em Lisboa a fim de reavivar a Otan para o século 21 e fortalecer a parceria entre os Estados Unidos e a União Europeia", declarou o presidente dos EUA nesta sexta-feira, após seu encontro com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e o premiê José Sócrates.
Para Obama, a atual cúpula representa uma oportunidade única de redefinir a abordagem e a visão da Otan em sua missão no Afeganistão.
Anders Fogh Rasmussen e Barack Obama
Bildunterschrift: Anders Fogh Rasmussen e Barack Obama
Rasmussen: risco cibernético é subestimado
Pouco antes do início do encontro, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, voltou a advertir que a ameaça de ataques cibernéticos ainda é subestimada entre os cidadãos. Hoje já se registram diariamente milhares de ataques contra sistemas bancários, controles aéreos, redes de dados governamentais e centrais de abastecimento de energia, advertiu.
Na visão de Rassmussen, a Otan deveria se proteger desse tipo de sabotagem da mesma forma como se defende da ameaça de mísseis inimigos. Afinal, a defesa antimíssil e a proteção contra ataque cibernéticos representariam problemas transnacionais, a serem solucionados por meio de uma cooperação entre todos os países.
Alemanha e França convergem
A disputa franco-alemã sobre o desarmamento nuclear parece ter sido superada antes do início da cúpula de Lisboa. Segundo informações de delegações diplomáticas, Berlim e Paris tendem a convergir, de modo que nada mais deporia contra a aprovação do projeto de defesa antimíssil da Otan.
A Alemanha conta com resistência da França e dos EUA em sua exigência de que a construção de um escudo antimíssil deva ser vinculada a medidas de desarmamento nuclear.
Berlim defende que um sistema de defesa internacional reduziria a importância dos arsenais atômicos nacionais. Paris, por sua vez, considera o escudo antimíssil e as armas atômicas complementares.
Segundo diplomatas, ambos os lados cederam. A França conseguiu que sejam eliminadas da declaração final do encontro as passagens que vinculam o projeto de defesa antimíssil ao desarmamento nuclear.
A Alemanha, por sua vez, teria conseguido convencer os demais participantes que o documento inclua uma passagem sobre possibilidades de desarmamento. Na sexta à noite, a delegação governamental alemã ainda não confirmara oficialmente essas informações, sinalizando apenas que as coisas estão "andando bem".

SL/dpa/afp/dapd 
Revisão: Roselaine Wandscheer

FONTE: DW WORLD-DE

PROPAGANDA QUE ASSOCIA VOTO A ORGASMO GERA CRITICAS NA ESPANHA

Uma propaganda que associa o ato de votar a um orgasmo gerou críticas de políticos socialistas e de oposição na Espanha.
O vídeo, divulgado pelo grupo Juventude Socialista, pertencente ao Partido Socialista da Catalunha, mostra uma mulher tendo um orgasmo enquanto coloca seu voto para o Partido Socialista na urna, nas eleições regionais deste mês na Catalunha.
A propaganda é encerrada com a frase "votar é um prazer".
Segundo a líder da oposição conservadora, o Partido Popular da Catalunha, e candidata ao governo catalão Alicia Sánchez-Camacho, o vídeo é um "ataque à dignidade das mulheres".
Para a ministra da Igualdade, a socialista Bibiana Aido, a propaganda é "enganosa".
"Se fosse verdadeira, a participação eleitoral aumentaria muito, mas acho que estamos lidando com uma propaganda enganosa", afirmou.
A ministra da Saúde, a também socialista Leire Pajin, pediu que todos os partidos mostrassem respeito pelas mulheres e agissem com responsabilidade.

Cena da propaganda da Juventude do Partido Socialista da Catalunha (divulgação)
Vídeo foi criticado por socialistas
 e pela oposição
'Coisa boa'

Em uma entrevista de televisão, o líder do Partido Socialista da Catalunha, José Montilla, parecia surpreso ao saber que o vídeo tinha sido feito pela ala jovem de seu partido.
Mas Montilla, que concorre à reeleição, não se mostrou tão chocado em relação à propaganda. "Se encoraja as pessoas para votar, é uma coisa boa", disse.
O líder da coalizão Verde da Catalunha, Joan Herrera, afirmou que seria "muito difícil chegar ao orgasmo votando por qualquer um dos candidatos, eu incluído".
Um porta-voz do partido conservador CiU, Josep Antoni Duran Lleida, afirmou que a propaganda "grosseira" iria prejudicar a participação dos eleitores.
Esta não foi a primeira polêmica causada por um partido catalão antes das eleições de 28 de novembro.
O grupo antirracismo SOS Racismo afirma que entrou com uma reclamação junto a um promotor público devido ao videogame lançado pelo Partido Popular, baseado no jogo Tomb Raider, no qual a candidata Alicia Sánchez-Camacho dispara contra imigrantes e separatistas.
O jogo foi retirado do site do partido horas depois de seu lançamento. O Partido Popular, por sua vez, disse que o criador do game não seguiu corretamente as instruções na hora de elaborar o jogo.

FONTE: BBC BRASIL

CÂMARA APROVA 23 CONCESSÕES DE RADIODIFUSÃO


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem 23 projetos de decreto legislativo que autorizam ou renovam, pelo período de dez anos, concessões de serviços de radiodifusão em cinco estados brasileiros. As propostas, apresentadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, tramitam em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e serão encaminhadas para o Senado. Foram aprovadas:

MINAS GERAIS
Rede Caraça de Comunicações Ltda. - Itabira


PARÁ
Associação Cultural de Difusão Comunitária FM Cabana 103,3 - Ananindeua 
Associação Cultural, Esportiva e Artesanal de Carapajó - Cametá 
Rádio Clube do Pará PRC-5 Ltda. -Belém
Radiodifusão Ltda. - Garrafão do Norte
Sistema Norte de Comunicação Ltda. - Marabá


PIAUÍ 
Rádio Cidade Verde de Teresina Ltda. - Teresina


SANTA CATARINA
Rádio Mirador Ltda. - Rio do Sul


SÃO PAULO 
Amigos da Cultura de Dracena e Região - Dracena 
Associação Cultural Comunitária Campina do Monte Alegre - SP - Campina do Monte Alegre 
Associação Cultural Novo Rio Grande - São Bernardo do Campo 
Antena Um Radiodifusão Ltda. - São Paulo 
Associação Cultural Comunitária Star Sul - São Paulo
Associação Liberdade e Trabalho Pela Cultura de Altinópolis - Altinópolis
Fundação Nossa Senhora Aparecida - Monte Aprazível
Rádio Difusora de Penápolis Ltda. - Penápolis 
Rádio Eldorado Ltda. - São Paulo
Rádio Liberal FM Ltda. - Dracena 
Rádio Paulista de Avaré Ltda. - Avaré 
Rádio Vox 90 Ltda. - Município de Americana 
Rede 21 Comunicações Ltda - São Paulo
Sistema Noroeste de Comunicação Ltda.- no Município de Penápolis
Sociedade Rádio Difusora Lucélia Ltda. - Lucélia
Da Redação/SR

FONTE:AGÊNCIA CÂMARA

CEARÁ ESTÁ DISPUTANDO PETROLEIRO

Rio Grande do Norte e Paraíba estão concorrendo diretamente com o Ceará em três licitações para a construção de três navios petroleiros. Nos três estados estão sendo feitos estudos técnico em busca de bons locais

Super-Petroleiro Jahre Viking: o maior návio do mundo 
O presidente da Transpetro), Sérgio Machado, anunciou ontem que nos próximos 60 dias serão abertas três licitações para construção de três navios petroleiros no Brasil. O Ceará está na disputa por um navio, mas enfrentaa concorrência de dois estados: Paraíba e Rio Grande do Norte. O Ceará não é o único que passa por análise que identificará áreas que poderão receber o empreendimento naval. Estudos idênticos também foram encomendados nos outros dois estados.

Sérgio avaliou, contudo, que o estado cearense tem méritos que o favorecem na corrida pela construção do estaleiro. “Identificando os locais apropriados pra construção, eu não tenho dúvida nenhuma de que vai aparecer gente (grupos empresarias) interessada. O Ceará tem base para isso, tem vocação”.

A expectativa de construção de um estaleiro no Ceará vem desde junho, quando o estado deixou de receber o estaleiro Promar Ceará – cuja encomenda de oito navios gaseiros será executada em Pernambuco, após longo impasse sobre a construção em Fortaleza. A Capital é única região excluída do estudo técnico que está sendo realizado pela empresa Concremat.

A Transpetro anuncia que somente no fim de dezembro será possível saber que regiões do Ceará são apropriadas. Sérgio evitou dar informações.

Ele deixou claro que não existem promessas de construção de estaleiro no Ceará, pois quem define o lugar da construção são os grupos empresariais que vencerem licitações. “O Brasil todo tem possibilidade de ter estaleiro”, afirmou, em coletiva no Rio, sobre o lançamento do terceiro navio do Programa de Modernização da Frota (Promef).

O repórter viajou a convite da Transpetro.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
Depois de perder o estaleiro Promar, o Ceará vê nos estudos técnicos da Transpetro uma oportunidade para encontrar um local em sua costa para a construção de um estaleiro naval, como parte do Promef da Transpetro.

Pedro Alves
ENVIADO AO RIO DE JANEIRO
FONTE: O POVO ONLINE
pedroalves@opovo.com.br

CEARÁ REALIZA O 500° TRANSPLANTE


Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, chegou aos 500 transplantes de fígado. Ezilanda Ferreira de Lira, de 29 anos, de Manaus (AM), recebeu o órgão de um homem de 35 anos, atendido em Sobral

Ezilanda Ferreira de Lira, de Manaus, foi submetida ao transplante de número 500 no Ceará (MAURI MELO)
Durante seis horas, dez médicos e mais enfermeiros e auxiliares estiveram com a paciente. O procedimento começou à meia-noite. Era preciso extrair o órgão, o fígado comprometido por uma hepatite, e dar mais uma chance de vida saudável à Ezilanda Ferreira de Lira, de 29 anos. O dia amanheceu no centro cirúrgico para ver a manauara bem, alegre e conversando poucas horas depois. Estava concluído o transplante de fígado de número 500 no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ezilanda chegou de Manaus (AM) em agosto, diretamente para buscar tratamento no HUWC, por indicação do médico. O irmão Rizoney Ferreira de Lira, de 24 anos, abandonou o emprego como cozinheiro para acompanhá-la. No Amazonas, o marido e as duas filhas, uma de 10 e outras de 4 anos, aguardam o retorno da dona de casa. A previsão é de que ela seja liberada pela equipe médica para deixar Fortaleza em três meses. “Nunca devemos desistir dos nossos objetivos. A gente tem que perseverar e esperar em Deus, que tudo, no momento de Deus, é perfeito”, ensina Rizoney.

O doador do fígado foi um homem de 35 anos, diagnosticado com morte encefálica na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. “É o primeiro hospital da região Norte-Nordeste a realizar 500 transplantes. É uma marca histórica”, destaca o médico José Huygens Parente Garcia, chefe do Serviço de Transplante de Fígado do HUWC. Em 2010, 84 transplantes desse tipo foram realizados no hospital, dois a mais do que em 2009. Em todo o Estado, 710 transplantes e órgãos foram intermediados pela Central de Transplantes vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

“Ela já está acordada, lúcida e conversando. É espetacular ver isso depois de você fazer uma cirurgia desse porte”, alegra-se o médico Huygens. A internação de Ezilanda deve durar de 7 a 10 dias. Depois, ela será acompanhada semanalmente no ambulatório. O médico destacou o fato de o doador ser do Interior do Estado. Segundo ele, é preciso avançar também nas doações na região do Cariri. “Está faltando mais divulgação, campanhas, um envolvimento maior da sociedade”, indica.

Fátima Lima, enfermeira da Central de Transplantes, aponta que há em Sobral uma equipe regional mais estruturada, mas a do Cariri também está se organizando. Ela diz que um dos entraves ao crescimento do número de doações é a dificuldade e a demora no diagnóstico de morte encefálica. O tempo de identificação do potencial doador falecido é fundamental para garantir que os órgãos poderão ser transplantados.

O que

ENTENDA A NOTÍCIA O Hospital Universitário completou 500 transplantes de fígado e se tornou referência para o Norte e o Nordeste na área. Pacientes dessas regiões e do Centro-Oeste recorrem aos transplantes do HUWC. O primeiro procedimento do tipo no Ceará foi feito no hospital em 18 de maio de 2002.

SAIBA MAIS

A Central de Transplantes não informou o número total de pacientes à espera de transplantes no estado do Ceará. O sistema de informações do órgão, atualmente, passa por reestruturação.

Elizanda Ferreira de Lira e o irmão, Rizoney, não conheciam Fortaleza antes da necessidade súbita de mudança. Ele conta que os dois tentaram aproveitar o máximo da capital cearense e da orla antes de surgir o transplante.

A notícia de que havia um órgão compatível para Ezilanda chegou à família por volta das 15 horas da quinta-feira. Às 21 horas, ela era preparada para a anestesia. A cirurgia terminou cerca de 6 horas da manhã de ontem.

Rizoney se emocionou quando começou a falar sobre o transplante da irmã. Ele havia acabado de vê-la na UTI. “É porque tem muita gente que tenta e não consegue...”, citou.

À família do doador, o irmão de Ezilanda mandou um recado: “Eu gostaria de agradecer pelo fato de eles terem aceitado fazer essa doação”. E reforçou: “Em nome da nossa família, estou falando por ela também, estamos muito gratos a eles”.

Foram realizados no Ceará 710 transplantes de órgãos em 2010, até ontem. No ano passado, foram feitos 760 transplantes.


FONTE: O POVO ONLINE

COMUNIDADES QUILOMBOLAS E RELIGIOSOS COMEMORAM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Homenagens, celebrações e muita música marcam o dia na Serra da Barriga
Flores para homenagear Zumbi dos Palmares (Foto: Adelaide Nogueira)
A comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra teve início às 4h deste sábado (20), na Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares. A primeira atividade do dia foi a realização de uma cerimônia restrita, onde representantes das comunidades quilombolas e religiosos realizaram uma homenagem aos seus ancestrais. A abertura oficial ocorreu às 9 horas com a colocação de uma coroa de flores, em uma estátua de Zumbi dos Palmares construída na Serra da Barriga, além de uma salva de tiros por homens da Polícia Militar (PM).

O evento que acontece neste sábado é uma ação articulada entre o governo de Alagoas, o governo federal e a prefeitura de União dos Palmares e estima-se que entre as atividade do dia, cerca de 10 mil pessoas circulem pela cidade. Mais de trinta lideranças de comunidades quilombolas e religiosas de várias municípios de Alagoas e do Brasil participam do evento com demonstrações de capoeira, maracatu, orquestra de tambores, oficina de montagens de figurino e confecção de instrumentos musicais.
Celebrações no Parque Memorial Quilombo dos Palmares (Foto: Adelaide Nogueira)
De acordo com o secretário estadual de Cultura, Osvaldo Viégas, a celebração do Dia da Consciência Negra significa valorização da matriz africana, da religiosidade e da luta do negro Zumbi, que através da sua luta e manifesto teria mostrado a importância do negro no Brasil. “Hoje é um dia de muita dança, música e celebração em homenagem ao Zumbi, mas, desde o dia 03 deste mês estamos realizando atividades que convidam à reflexão sobre a consciência negra. São atividades do mês da consciência negra”, afirma.

Durante a solenidade do evento em União, o diretor do Projeto de Proteção Afrobrasileira e da Fundação Cultural Palmares, Maurício Reis, que na ocasião representava o governo federal, lembrou da existência de duas leis federais que estariam sendo desrespeitadas. Reis fez um apelo à sociedade para a cobrança do comprimento destas leis. 



“Existem duas leis que não estão sendo respeitadas. A primeira é a 10.639, que obriga a escola a inserir no seu curriculum educacional a disciplina ‘História da África’ e ‘Cultura Afrobrasileira’. Muitos colégios não adotam a disciplina porque têm na sua direção coordenadores de outros segmentos religiosos. Peço que as mães, os pais e até mesmo os alunos cobrem das suas escolas a inclusão destas disciplinas”, disse.

A representante dos religiosos, Lindinalva Rodrigues, também aproveitou o evento para pedir às autoridades presentes, a realização de políticas públicas voltadas para a liberdade da cultura negra e o acesso à educação. Manoel Oliveira, coordenador dos quilombolas, também pediu que o governo do Estado tivesse mais empenho para com as comunidades negras e com a educação.

Dança no Memorial Quilombo dos Palmares (Foto: Adelaide Nogueira)
“Zumbi proclamou a liberdade dos negros mas esta liberdade está parada em alguns pontos. A homenagem é bonita, mas muitas comunidades são excluidas de projetos realizados pelo governo estadual e federal e acabam ficando sem estrutura, sem saúde. É necessário, por exemplo, inserir nas comunidades o projeto do governo federal denominado educação continuada”, afirmou Oliveira.

Programação 

O Grupo “Mulheres do Axé”, existe em todo o país, está participando do evento com demonstrações de danças afrobrasileiras. No iníco da tarde deste sábado, haverá o lançamento do site do Parque Memorial Quilombo dos Pamares. No final da tarde será realizado desfile cívico em União dos Palmares. No período da noite, apresentações de coco de roda e outras demonstrações culturais encerram o calendário de atividades. 

No povoado Quilombo Sabalangá, na cidade de Viçosa, haverá mostra de filmes. Em Batalha, Santa Luzia do Norte e Arapiraca atividades esportivas e apresentações culturais fazem parte das comemorações em nome de Zumbi. 

Para encerrar as atividades do mês da Consciência Negra, o governo de Alagoas, em parceria com o Ministério da Cultura lançam, no dia 27, os projetos “A Áfica está em nós”, “A discriminação rima com um não” e “Conhecendo nossa História”, voltados para estudantes de escolas municipais de Arapiraca, cidade onde a comunidade Quilombola Carrasco está inserida.



FONTE: GAZETAWEB.COM

COMISSÃO PROPÕE LEGALIZAÇÃO DE PLANTÕES E JORNADAS AMPLIADAS

Proposta regulariza o regime de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, comum entre profissionais de saúde.

A Comissão de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente. aprovou na quarta-feira (17) a transformação de sugestão do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul em projeto de lei que legaliza a jornada de trabalho em regime de compensação ou de plantão, desde que autorizada e definida em convenção ou acordo coletivo de trabalho. O projeto, que recebeu o número 7931/10, vale para qualquer categoria profissional.

Na prática, a proposta regulariza o regime de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso (12x36), comum entre profissionais de saúde. No entanto, a carga de trabalho mensal não poderá ultrapassar a soma das jornadas semanais prevista para o trabalhador, que é de 44 horas.
O projeto altera da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-lei 5.452/43), que atualmente limita a carga horária a oito horas diárias para atividades privadas, com possibilidade de acréscimo de até duas horas extras, e estende a medida a todas as categorias.
No entanto, a compensação de horários ou os plantões poderão ser aplicados somente na hipótese de funcionamento ininterrupto das atividades do empregador, em que seja necessário o constante revezamento dos empregados. Além disso, o projeto assegura o direito do empregado aos intervalos para repouso e alimentação, conforme previsto na CLT.
Segundo o relator, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), a compensação de horários e os plantões, quando autorizados em negociação coletiva, já são convalidados pela jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ele destaca que a própria Constituição já garante aos trabalhadores a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. “Mas a falta de menção expressa a essa possibilidade na legislação infraconstitucional traz insegurança jurídica a empregadores e trabalhadores”, argumentou.

Tramitação
O projeto será distribuído para análise das comissões temáticas da Câmara.
Reportagem – Rachel Librelon 

FONTE: AGÊNCIA SENADO

PAPA DIZ QUE USO DO PRESERVATIVO ESTÁ JUSTIFICADO EM ALGUNS CASOS


O papa Bento XVI considera que em alguns casos o uso do preservativo está justificado, mas insiste que esta não é a "verdadeira" maneira de combater a Aids, uma vez que é necessária uma "humanização da sexualidade".
O pontífice assim se manifestou no livro-entrevista "A luz do mundo. O papa, a Igreja e os sinais do tempo. Uma conversa com o santo Padre Bento XVI", do escritor Peter Seewald, que será lançado nas livrarias no dia 23 de novembro, e que teve trechos adiantados neste sábado, 20, pelo jornal do Vaticano L'Osservatore Romano.
No livro, dividido em 18 capítulos em 284 páginas, o papa Ratzinger também afirma que não foi pego "totalmente" de surpresa em relação ao escândalo de padres pedófilos, mas que a dimensão que o caso alcançou foi "um choque enorme"

FONTE: ESTADÃO.COM

HEMOCE REALIZA QUARTA SEMANA DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE


A maior festa do ano em homenagem ao doador voluntário de sangue está perto de acontecer! O Hemoce realiza em todo a hemorrede do estado, entre 22 e 27 de novembro de 2010, a 4ª Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Durante a semana, a sede do Hemoce em Fortaleza e as unidades do interior (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte) participam da festividade em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro. Aqui em Fortaleza, teremos lanche especial, sorteio de brindes e a disponibilização de uma Sala de Serviços, onde os doadores poderão usufruir de serviços especializados, tudo de graça!

Abrindo a semana de comemorações, o Coral do Hemoce, o Hemocanto, se apresenta na recepção de doadores na segunda-feira, dia 22. No próprio Dia do Doador, 25, quinta-feira, haverá uma cerimônia em homenagem aos nossos voluntários, onde entregaremos troféus, medalhas e selos de empresas e escolas cidadãs para os nossos parceiros. Nesse momento, faremos uma celebração eucarística e ainda cantaremos o "Parabéns Ao Doador", com um bolo comemorativo. Na recepção, um show de humor com Luana do Crato e As Marmotasanima os doadores pela manhã. E no fim da tarde, uma banda promete comemorar mais um ano junto de voluntários e funcionários. Na sexta-feira, dia 26, teremos também a participação de alunos de ensino fundamental e médio, que concorrem no 2º Concurso Cultural de Frases e Desenhos, sob o tema "Doação de Sangue". Os 12 melhores de cada categoria serão premiados e utilizados no calendário de 2011 do Hemoce.

Para o sucesso do nosso evento, contamos com a participação de todos vocês! Clique aqui para ver a programação detalhada da Semana do Doador em todos os hemocentros do estado.

PARA DOAR:


Em Fortaleza:
- Hemoce: (85) 3101.2296 - Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo
- Posto de coleta no IJF: Av. Barão do Rio branco, 1816, Centro



No Interior:
- Hemocentro de Sobral: (88) 3677.4624 / 3677.4627
- Hemocentro do Crato: (88) 3102.1260 / 3102.1261
- Hemocentro de Iguatu: (88) 3581.9409
- Hemocentro de Quixadá: (88) 3445.1006
- Hemocentro de Juazeiro do Norte: (88) 3102.1169 / 3102.1170


Assessora de Imprensa do Hemoce
Sabrina Lima ( sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85  3101.2308 - 9148.8773)

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

POPULAÇÃO DE QUIXADÁ SE MOBILIZA PELA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL

Dois hospitais regionais serão construídos no interior do Estado pelo governador Cid Gomes, que anunciou as obras a menos de três meses.


O governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, que vem construindo além de policlínicas, hospitais regionais no Estado, anunciou em Quixadá que construiria mais dois hospitais no interior, mais não citou em que município seria essas construções. Passado o período eleitoral a população quixadaense já se mobiliza no sentido de sensibilizar o governador para que um dos hospitais seja construído em Quixadá.

Nesse sentido, a Secretaria de Comunicação e Mobilização Social juntamente com as demais secretarias, fazem mobilização da população buscando assinaturas de adesão para a construção da unidade hospitalar regional em Quixadá. O movimento,  que teve início ainda em setembro,  está presente em todas as secretarias. Servidores abordam clientes  e transeuntes para assinarem o abaixo-assinado. Já foram colhidas mais de duas mil assinaturas, afirma o Secretário de Comunicação Carlos Augusto.

Para a Secretária de Saúde Dra. Valéria Nepomuceno, o movimento é válido e é justo que essa unidade seja construída em Quixadá,  principalmente porque o município já é uma referência para a região,  pois na cidade são atendidas em torno de 200 mil pessoas mês, advindas de dez municípios vizinhos e  está geograficamente bem localizada, sendo  o município de maior quantidade populacional.

O prefeito Rômulo Carneiro, que assinou também o abaixo assinado, informou que aguarda confirmação de uma agenda com o Governador Cid Gomes para os próximos dias e que, na pauta de seu despacho com o chefe do executivo cearense está prioritariamente a construção do Hospital Regional de Quixadá.

A Secretaria de Comunicação fará visitas programadas durante todo o mês de dezembro em todos os bairros da cidade com o objetivo de coletar o maior número de assinaturas de adesão à construção do Hospital Regional em Quixadá, afirmou Carlos Augusto, secretário de Comunicação e Mobilização Social.

Fica a sugestão, aos Srs. Deputados que receberam votos em nosso município e região. Mas os Senadores podem e devem unir-se aos Quixadaenses neste momento.

Os grandes articuladores, mobilizadores que em dois grandes momentos de Quixadá mostraram que quando se propõem a alguma luta a resposta vem. No primeiro foi "INDÚSTRIA SIM, PRESIDIO NÃO",  e o mais recente "FICA DOM ADÉLIO". Ha ja quase esqueço, a sociedade civil na passeata pela paz.

Ja sabemos que o povo de Quixadá sabe se articular, agora é só ter quem puxe...

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

DILMA CONVOCA MEIRELES PARA CONVERSAR NA SEMANA QUE VEM SOBRE O BANCO CENTRAL


Brasília – O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse hoje (19), em Frankfurt, na Alemanha, que recebeu mensagem da equipe de transição da presidenta eleita, Dilma Rousseff, para uma conversa com a futura mandatária do país, na semana que vem, sobre a sua permanência ou não à frente do BC no próximo governo.

De acordo com áudio de entrevista dada por Meirelles, divulgado pela assessoria do BC, ele disse que tem havido muito questionamento sobre a autonomia do banco e salientou que isso foi uma condição negociada quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convidou para a função, em dezembro de 2002, em Washington, nos Estados Unidos.

Autonomia que, no entender de Meirelles, “foi muito importante para a condução da política monetária”, uma vez que o país manteve a inflação na meta e as taxas de risco caíram, favorecendo a atividade econômica. O BC, segundo ele, “foi parte integrante do sucesso alcançado nesses oito anos de política econômica saudável e inflação sob controle”.

Meirelles afirmou não ter dúvidas de que a presidenta eleita “é absolutamente favorável” à autonomia do BC.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

NOVA PROVA DO ENEM SERÁ NA PRIMEIRA QUIZENA DE DEZEMBRO


Brasília - A nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada na primeira quinzena de dezembro, e a data oficial será anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) até quarta-feira (24). Hoje (19), o ministro da Educação, Fernando Haddad e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, se reuniram com representantes do consórcio Cespe/Cesgranrio, responsável pela aplicação da prova.

O consórcio continua até a próxima semana o trabalho de análise das 116 mil atas dos locais de prova que vão indicar quais são os estudantes que terão direito a refazer o exame. Esse documento é usado pelos fiscais para relatar qualquer problema ocorrido durante a aplicação da prova. Por meio dele, serão identificados os candidatos prejudicados por erros na prova. Eles serão convocados por e-mail, telefonema, carta e SMS e vão decidir se querem refazer o exame.

Vinte e um mil cadernos de prova amarelos apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões. Inicialmente, o MEC estimou que 10% dos alunos que receberam o material com defeito não teriam conseguido trocar os cadernos. Haddad disse que não apenas os prejudicados pelo erro nas provas amarelas terão direito a participar do novo Enem, mas também os que tiveram outro tipo de problema e foram identificados nas atas.

Além do problema nos cadernos amarelos, a folha em que os candidatos marcam as respostas também apresentou um erro de impressão. As questões de 1 a 45 eram de ciências da natureza e as de 46 a 90, de ciências humanas, mas estavam identificadas de forma invertida. O erro ocorreu em todos os cartões distribuídos aos 3,3 milhões de participantes. O MEC ofereceu aos alunos que marcaram as respostas ao contrário a possibilidade de solicitar a correção invertida, pelo site do Enem (http://www.enem.inep.gov.br/). O prazo termina às 23h59 de hoje.

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

COMISSÃO INCLUI NA CLT PREVISÃO DE ATÉ 4 HORAS EXTRA DIÁRIAS


Bala Rocha: medida dará maior segurança jurídica ao mercado de trabalho.
A Comissão de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente. aprovou, na quarta-feira (17), a regulamentação da prestação de serviço de até quatro horas extras diárias, previstas em acordo coletivo e que não excedam a jornada semanal de 44 horas.
A medida consta da Sugestão 135/09, apresentada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, que previa originalmente a medida apenas para os profissionais de saúde. O Projeto de Lei 7929/10, criado a partir da sugestão, altera o limite de duas horas diárias extras previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-lei 5.452/43), e estende a medida a todas as categorias.
Plantões
Segundo o relator, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), acordos trabalhistas de diferentes categorias criaram jornadas extrapolando o limite de duas horas extras previsto na CLT. Ele lembra que a mais conhecida dessas modalidades, de "jornada de 12 por 36" é praticada por vigilantes e profissionais de saúde em plantões.
"A mudança visa a regulamentar essas jornadas, nos termos da jurisprudência trabalhista, para dar maior segurança jurídica ao mercado de trabalho", argumenta o deputado. Segundo ele, a medida também colaborará para diminuir o número de ações trabalhistas sobre o tema.
Tramitação
O Projeto de Lei 7929/10, resultante da sugestão, ainda será distribuído para análise das comissões temáticas da Câmara.
Íntegra da proposta:

Reportagem - Tiago Miranda 

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

LULA É PREMIADO NA ÍNDIA POR AÇÕES ENVOLVENDO O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL E A PAZ


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido hoje (19) para receber o Prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento para 2010, concedido pelo governo da Índia. Lula foi escolhido por um júri internacional presidido pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh. As informações foram confirmadas pela Presidência da República e também estão no site oficial do governo indiano.
A decisão foi anunciada em um comunicado oficial. No documento, Lula é elogiado pela “excepcional” contribuição aos programas que se destinam a acabar com a fome e promover o desenvolvimento do Brasil. Lula foi informado sobre a escolha por meio da Embaixada da Índia no Brasil, segundo a assessoria da Presidência.
O prêmio inclui o recebimento de dinheiro e a publicação das iniciativas do agraciado. Por meio de sua assessoria, o presidente informou que se dispõe a ir à Índia depois de deixar o cargo no dia 1º de janeiro quando transmite o poder à presidenta eleita, Dilma Rousseff.
Também há referências à intensificação das relações entre Brasil e Índia. Na última viagem que fez à Índia, em 2007, o presidente foi acompanhado por vários empresários e defendeu o fortalecimento econômico dos países em desenvolvimento. Brasil e Índia ao lado da China integram o bloco econômico dos Brics. Os esforços de Lula são citados no comunicado.
O prêmio é concedido desde 1986. Foram agraciados o ex-secretário geral das Nações Unidas Kofi Annan, o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev e o ex-primeiro-ministro da República Tcheca Václav Havel, entre outros.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SHOW DE ADRIANA CALCANHOTO ESGOTA BILHETES EM MENOS DE 24HS

Adriana Calcanhoto, na capital de Cabo Verde com shows dias 19 e 21 supera todas as expectativas ao esgotar ingressos em 24 horas. A organização já cogita mais uma apresentação dia 21.  

Esta é a primeira vez que a artista brasileira vem a Cabo Verde. O concerto da artista está integrado num programa de intercâmbio entre Brasil e Cabo Verde que pretende trazer vários artistas brasileiros para Cabo Verde e vice-versa.

Praia - Os bilhetes para o show da cantora brasileira Adriana Calcanhotto, que se apresenta na Praia no dia 19, esgotaram-se em menos de 24 horas. A procura foi tal que já se fala num segundo espectáculo na Assembleia Nacional para satisfazer a procura.
Ao preço de 2 mil escudos, os bilhetes foram colocados à venda na tarde de segunda-feira, 18, em vários postos da cidade. Ontem, no início da tarde, apenas o Centro Cultural Brasil-Cabo Verde tinha ainda bilhetes, mas mesmo estes acabaram ao fim de mais algumas horas.

Adriana Calcanhotto actua no dia 19 na Praia e 20 no Mindelo. Diante da procura, a organização está a negociar a eventualidade de um segundo espectáculo na capital, dependendo, ainda, da agenda da cantora. As informações são do site ASemana.

FONTE: ÁFRICA 21

METRÔ: EM SOBRAL LICITAÇÃO PARA OBRAS CIVIS SERÁ NESTA SEXTA (19)


A abertura da licitação para as obras civis do Metrô de Sobral será realizada nesta sexta-feira (19/11), às 9h30min, na Central de Licitações, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Palácio Iracema. Na ocasião, as empresas interessadas em realizar o empreendimento entregarão os envelopes com toda a documentação requerida no edital e suas propostas comerciais.
A primeira etapa da licitação corresponde à fase de habilitação, durante a qual serão analisados os documentos das empresas. Somente aquelas que forem habilitadas terão suas propostas comerciais abertas. O objeto da licitação é a contratação das obras civis necessárias para a implantação de projeto metroferroviário na cidade de Sobral e o valor de referência é de R$ 43,5 milhões.

O projeto do VLT de Sobral surge como uma necessidade de estruturação das cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade de vida nestas cidades. Após o início das obras, a previsão é que o Metrô de Sobral seja concluído em 18 meses.

O Metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. A linha contorna o centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2,  no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste. Serão ao todo sete estações. A segunda, chamada de Linha Norte, ligará o Polo industrial da Grendene, localizada à margem da avenida, onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois "us" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

Ao lado deste novo modal de transportes, vários outros investimentos, como a consolidação do polo universitário, com duas universidades públicas e várias faculdades privadas, o fortalecimento do polo industrial e mais recentemente a construção do Hospital Regional farão de Sobral uma das cidades mais bem preparadas para o desafio do novo milênio: desenvolvimento com sustentabilidade.

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima ( viviane@metrofor.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.7183)

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

QUIXADÁ E O DIA MUNDIAL DO DIABETES

A ação é mundial e no Brasil já são vários os exemplos de conscientização contra a Diabetes.

A Campanha se espalha rapidamente pelo Rádio, TV e Internet. No País centenas de pessoas inclusive celebridades e famosos estão abraçando a causa, é o que aconteceu com a vocalista Paula Toller do grupo Kid Abelha, a jovem cantora gravou um VT onde fala da importância da prevenção.

Há vários anos o município através da Secretaria de Saúde participa da atividade nacional. Em 2010 não será diferente. Dia 14 de novembro foi o Dia Mundial do Diabetes, como caiu em um Domingo seguido de feriado nacional os gestores em saúde se reuniram e decidiram realizar hoje, 18, quatro dias após a data oficial. O evento em Quixadá, que será realizado a partir das 16h na Praça José de Barros contará com a seguinte oferta de serviços para a população: exames de glicemia, verificação da pressão arterial, avaliação físico-nutricional e orientação para prevenir e/ou controlar a doença.

O tema escolhido para a Campanha Mundial de 2010 é “vamos controlar o diabetes agora”. O objetivo é chamar a atenção da população para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, pois, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.

As equipes de profissionais do CIDH (Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão) do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e PSF (Programa Saúde da Família) estarão presentes para a realização dos exames.

Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia. Em Quixadá, segundo o SIAB, existem em média 1.117 pessoas cadastradas.

A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) faz um alerta sobre os números alarmantes de crescimento de prevalência no Brasil e no mundo e do esforço para combatê-lo, usando o conhecimento sobre a doença e o combate à obesidade, um dos principais fatores para o aumento da freqüência do diabetes.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

ANVISA CONSTATA ALTO TEOR DE SÓDIO EM MUITOS ALIMENTOS INDUTRIALIZADOS

Imagem Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatou teores elevados de sódio em vários alimentos industrializados encontrados nas prateleiras dos supermercados. Dos mais de 20 tipos de produtos analisados, o macarrão instantâneo apresentou a maior quantidade de sódio.
De acordo com o levantamento, algumas marcas têm mais que o dobro de sódio do que o limite recomendável para consumo diário. A ingestão do elemento químico em altas concentrações contribui para o surgimento de doenças cardíacas e renais, obesidade, hipertensão e diabetes.
A pesquisa revela que os refrigerantes de baixa caloria (light e diet) à base de cola e guaraná têm maior concentração de sódio em comparação com os convencionais.
O estudo constatou ainda diferenças na quantidade de sódio de uma marca para outra. No caso da batata-palha, algumas marcas apresentaram até 14 vezes mais sódio do que o recomendável. Para a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito, a variação mostra que as empresas podem produzir alimentos com menos sódio e recomenda ao consumidor que observe o rótulo das embalagens.
“A população deve saber que existem alimentos semelhantes, porém menos saudáveis. A Vigilância Sanitária não pode dizer que recomenda este ou aquele produto. Seria insano lançarmos uma proibição [desses alimentos] neste momento, porque é preciso desenvolvimento técnico [das empresas para adptar a produção]”, disse a diretora.
O estudo avaliou também a quantidade de açúcar, ferro e gorduras trans e saturadas nos alimentos. Os sucos de polpa de fruta apresentaram menos açúcar que os néctares (bebidas com menor concentração de polpa). No caso dos néctares, o de uva foi o que apresentou o maior nível de açúcar.
Na avaliação da gordura saturada, 55% das marcas de batata-palha ultrapassaram o valor médio. Os biscoitos de polvilho lideram o índice de gorduras saturadas e trans.
Os resultados apontaram ainda que 87% das farinhas, dos fubás e dos flocos de milho têm menos ferro e ácido fólico que o exigido em lei.
Ainda este mês, representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e da indústria alimentícia devem se reunir para traçar metas de redução desses nutrientes nos produtos industrializados.

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

BRASIL ATINGE A MARCA DE MAIS DE UM CELULAR POR HABITANTE

Brasília – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje (18) que o país ultrapassou a marca de mais de um celular por habitante, índice superior ao de países como a França, os Estados Unidos e o Japão.

Segundo o presidente da agência, Ronaldo Sardenberg, o fato foi constatado ao se confrontar os dados de linhas móveis habilitadas até 31 de outubro – 194.439.250 celulares – com o número de aproximadamente 193,595 milhões de habitantes fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O aumento do serviço de telefonia móvel representa segurança, conforto, acesso à informação, geração de empregos e facilidade em pagamentos eletrônicos”, afirmou Sardenberg. A nova marca deixa o país na oitava posição mundial em proporção de celulares por habitante. Os primeiros são: a Rússia, com 1,62 celular por habitante; a Itália (1,43); o Vietnã (1,38); a Alemanha (1,37); o Reino Unido (1,33); a Espanha (1,21); e a Tailândia (1,07). O Brasil aparece com o índice de 1,004, logo à frente da França, dos Estados Unidos e do Japão.
Segundo Sardenberg, a Anatel trabalha para que a qualidade acompanhe a evolução do número de linhas. “Via qualidade e via competição que se baixam os preços”, afirmou. Hoje, também foi anunciada a criação do Operador Virtual, serviço que possibilitará bancos e redes varejistas atuarem no mercado de telefonia móvel e, de acordo com a agência reguladora, aumentará a competição no setor e sua expansão para mercados ainda não alcançados.
As unidades da Federação com maior índice de celulares por habitante são: o Distrito Federal (1,7), São Paulo (1,17), Mato Grosso do Sul (1,14), o Rio de Janeiro (1,11) e o Rio Grande do Sul (1,08). O Maranhão (0,56), o Piauí (0,74),  o Pará (0,75) e a Bahia (0,79) têm os menores índices.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CENTENÁRIO DE RAQUEL DE QUEIROZ É COMEM0RADO PELA FUNDAÇÃO CULTURAL

Em alusão ao centenário de nascimento desta notável cearense e tomando por base a vasta contribuição literária deixada por ela, complementando a vínculos afetivos a ela comentados em algumas das publicações, a Fundação Cultural de Quixadá em parceria com a Secretaria de Educação realizam o Concurso de redação tendo como tema: Centenário de Rachel de Queiroz. O público alvo são alunos do Ensino Fundamental I e II da rede pública municipal (alunos dos 9º anos). O prêmio concedido será um computador para o primeiro lugar. O patrocinador da premiação é o Projeto de inclusão digital Sertão em Rede.

Lançamentos de livros, premiação, sarau literário, sessão solene, passeio à fazenda Não-Me-Deixes são algumas das homenagens à escritora cearense Rachel de Queiroz (1910-2003) que, se viva estivesse, completaria 100 anos de idade em 17 de novembro de 2010. Primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, em 1977, Rachel, além de escritora, foi jornalista.


Em Fortaleza, uma das homenagens é organizada pelo Grupo de Comunicação O POVO e Fundação Demócrito Rocha, em parceria com a Academia Cearense de Letras. Em festa literária na ACL, escritores brasileiros receberão troféus e placas. O Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura, em três categorias, será concedido a Ariano Suassuna (Autor Nacional); Carola Saavedra (Jovem Autora) e Artur Eduardo Benevides (Autor Cearense).

Além dos premiados, serão homenageados com placas comemorativas os escritores Moreira Campos (1914-1994), contista; Eduardo Campos (1923-2007), dramaturgo; e Jáder de Carvalho (1901-1985), poeta e romancista. O evento integra o projeto Rachel de Queiroz 100 anos que a ACL e as duas empresas realizam desde o início deste ano. 

Além  dessa ação os quixadaenses poderão participar da seguinte programação:

MANHÃ: Cortejo musical com o artista,Paulo Queiroz no Centro Administrativo

               Exibição de vídeo documentário no Cine Clube Mestre Adolfo

TARDE: Exibição de documentário no Cine Clube Mestre Adolfo

NOITE: Exibição de vídeo documentário no Cine Clube Mestre Adolfo


Veja aqui a matéria com a presidente da Fundação Cultural, Sandra Venãncio, concedida na manhã de hoje a Tv Jangadeiro.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL QUIXADÁ

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ANALGÉSICOS AFETAM TESTÍCULOS DE FETOS

Tomar aspirinas, paracetamol ou ibuprofeno durante a gravidez prejudica a saúde de bebês do sexo masculino e a sua futura capacidade reprodutiva.
Foi o que concluíram investigadores da Dinamarca, da Finlândia e da França num estudo publicado na revista "Human Reproduction Today" e que associou a toma de análgegicos durante a gravidez a um maior risco de dar à luz rapazes com testículos não descidos (testículos criptorquídicos).
A falta de descida do testículo pode ser completa, unilateral ou bilateral, e implica um maior risco de infertilidade e de cancro do testículo na vida adulta, dizem os investigadores.
No estudo com ratas de laboratório, os cientistas descobriram que os analgésicos reduzem o nível de testosterona durante o período de gestação em que se formam os ógãos masculinos do bebé. O segundo trimestre da gravidez é o mais complicado, já que dobra o perigo de que o bebé sofra de criptorquídia com qualquer analgésico.
Os investigadores descobriram que as grávidas que tomam mais de uma analgésico em simultâeneo, como paracetamol e ibuprofeno,  têm sete vezes mais possibilidades de ter um filho que sofra de criptoquidia.
Tomados individualmente, o ibuprofeno e a aspirina multiplicam por quatro este risco. Com o paracetamol o risco fica-se pelo dobro. Todos juntos, aumentam 16 vezes o risco de problemas nos testículos do feto.
Os investigadores afirmam que é urgente aprofundar o estudo sobre o tema, em especial com recurso a testes epidimológicos, e recomendam que as grávidas consultem o médico antes de tomar analgésicos. É que, no estudo, realizado com duas mil grávidas da Dinamarca e Finlândia, as parturientes não consideravam os analgésicos como medicamentos.
FONTE: JORNAL DE NOTICIAS PT

PETROBRÁS ENCONTRA ÓLEO LEVE EM POÇO NA BACIA DE SANTOS


Em comunicado à imprensa, a Petrobras anunciou nesta terça-feira que comprovou a presença de óleo leve em um poço ao sul da Bacia de Santos, em reservatórios arenosos, semelhantes aos encontrados na área das acumulações de Tiro e Sidon.

A Petrobras detém 80% de participação no poço, após negociação de direitos de 20% para a empresa Karoon Petróleo & Gás S.A.. Essa cessão de direitos encontra-se sob análise da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), informa a Petrobras.

De acordo com o comunicado, o poço está localizado a cerca de 280 quilômetros da costa do Estado de São Paulo, em profundidade d’água de 400 metros. Os reservatórios perfurados se encontram a 2.200 metros de profundidade.

FONTE: EBAND.COM

17 DE NOVEMBRO DIA DA MULHER QUIXADAENSE



Quixadá comemora o Dia da Mulher Quixadaense no dia de nascimento de Rachel de Queiroz, 17 de novembro. Para celebrar a data e o centenário de nascimento da escritora, a Câmara realiza audiência pública no próximo dia 17 às 9 da manhã.

O evento contará com a presença de representantes da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), do Sindicato dos Servidores Públicos de Quixadá, Choró, Banabuiú e Ibaretama (Sindsep), Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e Conselho da Mulher.

“Comemorar o dia da mulher quixadaense na data de nascimento de Rachel de Queiroz é lembrar nosso talento, nossa garra e nosso protagonismo”, afirma a presidente da Câmara, Edi Leal (PT). A lei que institui a data foi uma iniciativa da vereadora, publicada durante a sessão solene de Rachel de Queiroz.



FONTE: CÂMARA MUNIPAL DE QUIXADÁ
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...