Pages

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CENTENÁRIO DE RAQUEL DE QUEIROZ É COMEM0RADO PELA FUNDAÇÃO CULTURAL

Em alusão ao centenário de nascimento desta notável cearense e tomando por base a vasta contribuição literária deixada por ela, complementando a vínculos afetivos a ela comentados em algumas das publicações, a Fundação Cultural de Quixadá em parceria com a Secretaria de Educação realizam o Concurso de redação tendo como tema: Centenário de Rachel de Queiroz. O público alvo são alunos do Ensino Fundamental I e II da rede pública municipal (alunos dos 9º anos). O prêmio concedido será um computador para o primeiro lugar. O patrocinador da premiação é o Projeto de inclusão digital Sertão em Rede.

Lançamentos de livros, premiação, sarau literário, sessão solene, passeio à fazenda Não-Me-Deixes são algumas das homenagens à escritora cearense Rachel de Queiroz (1910-2003) que, se viva estivesse, completaria 100 anos de idade em 17 de novembro de 2010. Primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, em 1977, Rachel, além de escritora, foi jornalista.


Em Fortaleza, uma das homenagens é organizada pelo Grupo de Comunicação O POVO e Fundação Demócrito Rocha, em parceria com a Academia Cearense de Letras. Em festa literária na ACL, escritores brasileiros receberão troféus e placas. O Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura, em três categorias, será concedido a Ariano Suassuna (Autor Nacional); Carola Saavedra (Jovem Autora) e Artur Eduardo Benevides (Autor Cearense).

Além dos premiados, serão homenageados com placas comemorativas os escritores Moreira Campos (1914-1994), contista; Eduardo Campos (1923-2007), dramaturgo; e Jáder de Carvalho (1901-1985), poeta e romancista. O evento integra o projeto Rachel de Queiroz 100 anos que a ACL e as duas empresas realizam desde o início deste ano. 

Além  dessa ação os quixadaenses poderão participar da seguinte programação:

MANHÃ: Cortejo musical com o artista,Paulo Queiroz no Centro Administrativo

               Exibição de vídeo documentário no Cine Clube Mestre Adolfo

TARDE: Exibição de documentário no Cine Clube Mestre Adolfo

NOITE: Exibição de vídeo documentário no Cine Clube Mestre Adolfo


Veja aqui a matéria com a presidente da Fundação Cultural, Sandra Venãncio, concedida na manhã de hoje a Tv Jangadeiro.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL QUIXADÁ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...