Pages

sábado, 20 de novembro de 2010

PRECONCEITO AINDA MARCA FALTA DE ESPAÇO DO NEGRO NA TV BRASILEIRA

Atores e sociólogo dizem que faltam papeis que estejam em sintonia com a sociedade atual
Edson Lopes Jr./R7 e Márcio de Souza/Globo - Fotomontagem R7
Quitéria Chagas e Rodrigo dos Santos falam sobre o papel do negro na TV

Apesar de mais da metade da população do Brasil ser negra, definitivamente ela não é representada nas tramas da TV no país. Basta contar a quantidade de atores negros que fazem parte de uma novela. 


Geralmente um, dois ou três são escalados para um grande elenco e, apesar de já mais de um século ter se passado desde a abolição da escravidão, os papéis são praticamente os mesmos: os de época, o motorista, o porteiro de prédio ou a empregada doméstica. 

Em conversa com o R7, a atriz Aparecida Petrowsky, a Sandrinha de Viver a Vida, afirma que falta espaço para os atores negros exatamente porque os autores não “desenvolvem” muitos personagens para estes profissionais. 

- Sempre nos colocam para fazer personagem de época, aquela coisa de sempre. Mas os tempos mudaram. Hoje em dia temos muito advogados, fisioterapeutas e outros profissionais negros em nossa sociedade, e isso não é representado na TV. 

O mestre em sociologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Daniel Martins afirma que “não se pode ignorar o fato de que” em nossa sociedade existem muitos negros que são motoristas, porteiros, traficantes. 

- Porém, muitos desta população têm diversas outras profissões, que não aparecem nas tramas. Acredito que os próprios autores de novelas não têm noção que os negros podem fazer diferentes personagens, totalmente diferentes destes estereótipos dos subalternos. 

Para a atriz Quitéria Chagas, ainda falta muito para o Brasil abrir o espaço justo para os artistas, pois este crescimento teria que vir dos “bastidores”. 

- É difícil ver um diretor negro, por exemplo. A Globo tem um. Sem representatividade, fica complicado de conseguir papéis, não porque os autores não queiram escrever, mas falta um pouco de conhecimento da cultura. Mas as emissoras já abriram bastante espaço. Estamos caminhando com passos de formiguinha, mas estamos. 

Influência da TV 

No principal veículo de comunicação de massa do Brasil, a falta de representatividade do negro é algo que influencia ativamente na constituição da identidade do povo, de acordo com Daniel Martins. 

- Há uma pesquisa que ouviu adolescentes brancos e negros de escolas públicas e perguntou como eles se veriam aos 30 anos. Os brancos disseram que seriam advogados, funcionários públicos, engenheiros, médicos. Já os negros citaram profissões como secretária, porteiro, cobrador de ônibus. Um dos motivos para isso é que nas novelas o negro é quase sempre o porteiro, a cozinheira, quando não é o bandido. Raramente ele assume posição de destaque. 

O único negro no elenco principal da novela Passione e com um personagem que tem um cargo de executivo de uma grande empresa, o ator Rodrigo dos Santos disse ao R7 que já houve uma melhora grande de espaço para o negro na TV. 

- Mas ainda precisa melhorar muito. Somos um país cuja metade da população é negra e essas pessoas precisam de referência. Precisamos ver os brasileiros aparecendo, que é de diversas cores [sic]. Fico feliz de fazer parte de uma história que está se transformando. 

Vanessa Sulina, do R7

FONTE: R7.COM

Um comentário:

Valdir da Califórnia disse...

olá amigo sou do distrito de califórnia e gostaria de informar a vcs que estão querendo mudar o nome da praça miguel francisco de queiroz. nós ajude com divulgação d eprotesto ao que querem fazer pois é pura indiferença da comunidade.querem levar as coisas pelo lado politico.pois tem um grupo aqui que acha que só quem pode fazer as coisas é quem é do partido do PT. MIGUEL FRANCISCO DE QUEIROZ foi o fundador do nosso distrito pois ele quem deu inicio tudo aqui em califórnia era dele as terras aqual moramos hojé e tudo isso está registrado no livro TANTOS ANOS memoria de Rachell de queiroz escrito por MARIA LUIZA DE QUEIROZ.não vejo nenhum motivo pra ser mudado o nome da praça pois nada mais justo que ter o nome do fundador da califórnia alem do mais colocar o nome de outra pessoa que é do nosso distrito é ofender amemoria de entes queridos das familias que aqui residem pois tem muitos que foram importante para o nosso distrito então porque escolher um e outro não, quando é mais pratico manter o nome do sr. MIGUEL FRANCISCO DE QUEIROZ na praça e colocar os nomes dos familiares mais antiogs de califórnia nas ruas do nosso distrito a final não temos nomes dignos ainda em nossas ruas. espero a compreensão de todos e que seja feito justiça e mantido o nome da prça a final a é poca da ditadura já, passou um forte abraço a todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...