Pages

sábado, 20 de junho de 2009

FAÇA COISAS PARA DEIXAR SEU PARCEIRO LOUCO POR VOCÊ

Conheça algumas brincadeiras na cama que ajudam deixar seu parceiro louco por você



A falta de desejo sexual não é incomum entre os casais e são várias as suas causas: cansaço físico, uso de medicamentos, drogas, álcool, cigarro, assim como estresse, depressão e baixa auto-estima. “Esses efeitos afetam negativamente a nossa qualidade de vida e a resposta sexual é uma das primeiras funções a ser abalada, sendo a diminuição do desejo uma das maiores queixas tanto masculinas como femininas”, explica Celso Marzano, urologista, sexólogo e terapeuta sexual. Há também os problemas relacionados à vida íntima dos parceiros. Cobranças sexuais contínuas - não aceitar um não na hora H, acreditar que o sexo só é bom realmente quando o orgasmo está presente - e o dia a dia repetitivo podem fazer com que seu parceiro não se empolgue para a hora da transa.
Portanto, mexa-se!Para driblar a monotonia e mostrar que vale a pena esquecer da dor de cabeça, do trânsito caótico e do chefe por um bom momento a dois, Celso Marzano dá algumas dicas de jogos sexuais que vão fazer o clima na sua cama esquentar! Inspire-se!
Mapa do perfume Passe um pouco de perfume – de fragrâncias diferentes ou não - em cinco locais não habituais do seu corpo e peça para ele descobrí-los. Para cada acerto, ele deve pedir algo em troca e você terá que atendê-lo. É raro chegar até o último local...
Lanterna mágica No quarto totalmente escuro, pegue uma pequena lanterna e dirija o foco de luz pelo seu corpo. O parceiro deve acompanhar o trajeto com as mãos, com a boca e a língua. O casal também pode trocar de posição. Dê a lanterna para ele e curta até acabar a pilha.
Troca de papéisO exercício dá a possibilidade de você mostrar tudo o que curte e fantasiar. Faça os carinhos que deseja receber, onde e como desejar e pelo tempo que quiser. Ouse e não se preocupe com o possível julgamento negativo do parceiro. A resposta sexual dele será intensa – e a sua também!
Mapa sexual Comece a fazer carinhos no seu parceiro, tendo em mente o desenho do corpo dele. Com ele, primeiramente, deitado de barriga para baixo, faça o mapa erótico e sexual dele, por meio do toque da mão ou de outro objeto, pelo cheiro, por lambidas. Depois, peça para ele virar de frente e faça o mesmo. Após o tempo que desejar é a vez dele fazer o seu mapa sexual. Será muito divertido e excitante.
Beijos Treine beijos leves, médios ou intensos em várias posições, por exemplo, de frente, de lado, de cabeças invertidas, todos na face. Um detalhe importante: um não pode tocar em qualquer parte do corpo do outro, a não ser a face. Vamos tentar?
GuloseimasCubra a ponta dos seios e a entrada do sexo com algo doce (mel ou compota). Peça que a lamba com muita delicadeza e devagar, até o desaparecimento completo do doce.
Fonte: - Guia da Mulher
FONTE: http://www.45graus.com.br/

PERNAMBUCANA DE 15 ANOS VENCE SOLETRANDO

“Estou muito feliz! Não estou nem acreditando!”. Dessa maneira a pernambucana Larissa Oliveira expressa seu contentamento depois de ter vencido a 3 edição do Soletrando!
Larissa mostra todo seu conhecimento e alegria ao soletrar a palavra "ESPECTRÓGRAFO".

Em uma disputa emocionante, o 'Soletrando', quadro do 'Caldeirão do Huck', teve sua campeã: a pernambucana Larissa.
Na final, estavam o carioca Bruno, o cearense Pedro Henrique, de Viçosa, e Larissa, que se sagro a primeira mulher a vencer o 'Soletrando'. Bruno caiu na palavra 'espairecer', e os dois nordestinos ficaram em uma final eletrizante.
Acertando todas as 'pegadinhas' do computador do 'Caldeirão', os garotos ficaram por uma grande quantidade de rodadas disputando o primeiro lugar. Pedro Henrique só caiu na palavra 'palimpsesto', e a pernambucana não dispensou a oportunidade e acertou a palavra 'espectrógrafo'.
Larissa faturou uma bolsa de R$ 100 mil para garantir os estudos, além de ganhar computadores para o Colégio Militar de Pernambuco.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

LICITAÇÃO PARA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE QUIXERAMOBIM E MAIS NOVE CIDADES DO CEARÁ

Para este ano estão previstas a inauguração de 26 escolas e em 2010, mais 49.

A Central de Licitações do Governo do Estado realizou nesta sexta-feira (19), concorrência pública para construção de 10 escolas profissionalizantes nos municípios de Várzea Alegre, Trairi, Tauá, Tamboril, Quixeramobim, Maracanaú, Itaitinga, Icó, Beberibe e Acaraú. Da concorrência, participaram 66 empresas de engenharia. Cada unidade deverá contar doze salas padrões, com salas de direção, centro de multimeios, laboratório de ciências, laboratório de informática, quadra coberta e áreas comuns.
Além da matérias básicas ofertadas no ensino médio, as escolas ofertarão formação técnica nas áreas de tecnologia, humanas e saúde, variando a partir da necessidade de cada município. Para este ano estão previstas a inauguração de 26 escolas e em 2010, mais 49, que somadas as 25 unidades inauguradas em 2008, prefazem um total de 100 escolas de ensino médio integral e integrado.
Em 2009, serão atendidos 12.400 alunos que deixaram o ensino fundamental e agora terão acesso à educação básica e cursos técnicos em diversas áreas. O esforço representa um investimento da ordem de R$ 35,7 milhões, somente esse ano.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do EstadoCasa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)



FONTE : QUIXADÁ É NOTICIA

SEM ACORDO COM A FIA, EQUIPES ROMPEM COM A F-1 E LANÇAM CATEGORIA PARALELA

Ferrari e McLaren estão entre os oito times que decidiram, em reunião nesta quinta-feira, não continuar no campeonato na próxima temporada

A crise na Fórmula 1 atingiu o status de racha nesta quinta-feira. Diante do impasse com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre o teto orçamentário para a próxima temporada, a Associação das Equipes (Fota) rompeu com F-1 e anunciou que vai organizar uma categoria paralela em 2010. Após uma reunião de uma hora na fábrica da Renault, na cidade inglesa de Enstone, os oito times da Fota - Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Toyota, Brawn GP, RBR e STR - confirmaram que não houve acordo com a FIA.
- As equipes não podem continuar a arriscar os valores fundamentais do esporte e se negaram a alterar suas inscrições condicionais para a temporada de 2010. Os times não têm alternativa a não ser se preparar para um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e parceiros. Esta categoria terá um governo transparente, um regulamento, além de encorajar novas inscrições e ouvir os anseios dos fãs, oferecendo ingressos mais baratos. Os melhores pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores e promotores historicamente associadas com o mais alto nível do automobilismo estarão na nova categoria – disse um porta-voz da Fota.
De saída: a Ferrari e outras sete equipes anunciaram a criação de um campeonato paralelo em 2010

As equipes da Fórmula 1 tinham até a noite desta sexta-feira para retirar as condições impostas nas inscrições provisórias feitas no início deste mês, sob o risco de ficar fora da F-1 em 2010.

Agência/EFE

Mosley não quis abandonar o teto orçamentário

Max Mosley, presidente da FIA, escreveu uma carta aos times na quarta-feira, na qual fazia algumas concessões, mas deixava claro que o teto orçamentário não seria abandonado. Além disso, o dirigente pediu para que as equipes se inscrevessem e se comprometeu a mudar o regulamento, fechando um novo Pacto da Concórdia, documento que rege as relações esportivas e comerciais na F-1. Após receberem a carta de Max Mosley, as equipes decidiram se reunir na fábrica da Renault para discutir novas medidas e chegaram à conclusão de que não poderia haver um acordo com a FIA. A inclusão da Ferrari, da RBR e da STR na nova categoria deve gerar mais polêmica, já que a FIA alega que as três ainda tem contrato com a atual categoria.

FONTE: GLOBO.COM

AVIÃO COM SCHWARZENEGGER FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA APÓS FUMAÇA NA CABINE

Ninguém ficou ferido após aterrissagem na Califórnia.'Foi uma pequena aventura', escreveu o governador no Twitter.



O avião que levava o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, teve de fazer um pouso de emergência no aeroporto Van Nuys, em Los Angeles, na noite de sexta-feira (19), depois que uma fumaça apareceu na cabine.O porta-voz do governador, Aaror McLear, disse que o pouso ocorreu dez minutos antes da aterrissagem inicialmente prevista para o aeroporto de Santa Monica.
Foto: AP

Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, em abril. (Foto: AP)


O piloto disse que a fumaça saía do painel de instrumentos da aeronave, de pequeno porte. O pouso correu bem, e não houve fogo nem feridos.O governador e ex-ator escreveu sobre o incidente no serviço de microblogs Twitter, chamando-o de "uma pequena aventura".


Ele também postou uma foto do avião. "Está tudo OK agora", ele escreveu.

FONTE: GLOBO.COM

JOVEM RUSSA VAI PRESA APÓS SEDAR E ABUSAR SEXUALMENTE DE DEZ HOMENS

Mas nem todos os homens querem apresentar queixa contra a mulher.
Após drogar a vítima, Valeria K. mantinha relações sexuais com ela.

Valeria foi acusada de ter sedado e abusado sexualmente de dez homens na cidade de Tambov. (Foto: Reprodução/Life.ru)


Uma russa de 32 anos, identificada apenas como Valeria K., está sendo acusada pela Justiça de seu país de ter sedado e abusado sexualmente de dez homens na cidade de Tambov, segundo a agência russa "Life". De acordo com a agência, a polícia ficou chocada quando descobriu que era uma mulher bonita e jovem a misteriosa pessoa que havia abusado sexualmente de dez homens após sedá-los com clonidina. Após conhecer a vítima, Valeria a convidava para ir até sua casa. Quando chegavam à residência, ela dava uma bebida misturada com a droga, o que provocava sonolência durante quase 24 horas. Depois que o homem estava sedado, ela tirava a roupa e mantinha relações sexuais com ele. Segundo a agência "Life", Valeria usava uma espécie de corda para apertar a genitália masculina, para que a vítima mantivesse a ereção. Alguns homens foram parar no hospital com intoxicação por clonidina e com uma lesão no pênis. Mas eles pouco lembravam sobre a mulher misteriosa e sobre o que havia acontecido. Quando foi finalmente identificada, Valeria foi presa. No entanto nem todos os homens pretendem apresentar queixa contra ela.
"Eu gosto de mulher sexy. Só gostaria que ela não tivesse usado a clonidina", disse uma vítima, segundo o jornal inglês "Daily Telegraph".
FONTE: GLOBO.COM

APROVADA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE PROMOTOR DE VENDAS

PROFISSIONAIS DE MERCHANDISING REGULAMENTADOS


Juarez resolveu separar as duas categorias, seguindo o Ministério do Trabalho.



A Comissão de Legislação Participativa aprovou na quarta-feira (17) a Sugestão 128/09, que regulamenta as profissões de promotor de vendas e de demonstrador de mercadorias. A proposta foi apresentada ao colegiado pelo Sindicato dos Trabalhadores Promotores, Repositores e Demonstradores de Merchandising do Estado de São Paulo.No texto original, sugere-se regulamentar as duas profissões como apenas uma categoria - a de promotores e demonstradores de vendas. O relator, deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP), no entanto, preferiu adotar a classificação do Ministério do Trabalho, que classifica esses profissionais em duas categorias distintas.Juarez ressalvou que a proposta não trouxe especificações das profissões. Por isso, segundo ele, foi possível apenas elaborar um projeto com as disposições mínimas necessárias à regulamentação. "Esperamos que esse detalhamento seja complementado nas comissões que na analisarão o mérito da proposta", destacou.A única exigência constante da proposta para o exercício das duas profissões é que o candidato tenha ensino médio.TramitaçãoAinda não foram definidas as comissões que irão analisar o projeto.

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

AGRICULTURA MANTÉM PROIBIÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS A INVASORES

Colatto: desapropriar imóveis arrendados é uma absoluta e inaceitável incongruência.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural rejeitou na quarta-feira (17) o Projeto de Lei 4186/08, do deputado Adão Pretto (PT-RS), falecido em fevereiro, que revoga a proibição da desapropriação para fins de reforma agrária de imóvel invadido. O projeto também impede o repasse de recursos públicos a entidades que promoverem invasões de prédios ou terras públicas ou de propriedades particulares. A proposta ainda prevê acabar com a regra que exclui do programa de reforma agrária o beneficiário que invadir propriedade pública ou terra particular em vias de desapropriação; extinguir os juros compensatórios de 12% ano, devidos ao desapropriado; cancelar a vedação à desapropriação de imóveis utilizados pelo Programa de Arrendamento Rural. O relator da matéria, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), afirmou que a proposta atende "somente a bandeiras partidárias, ideológicas" e vai "na contramão dos interesses da maioria da sociedade". Incongruência Em seu parecer vencedor, que teve voto contrário apenas do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), Colatto, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e integrante da bancada do agronegócio, sustentou que "a desapropriação é uma espécie de punição ao proprietário que não dá à sua propriedade uma destinação social". Por isso, segundo ele, desapropriar imóveis arrendados é "uma absoluta e inaceitável incongruência".Para o deputado, os dispositivos que punem ações de movimentos por reforma agrária marginais à política de reforma agrária oficial "têm o objetivo de proteger o direito de propriedade, em conformidade com as regras constitucionais". Quanto à proposta de acabar com os juros compensatórios, Colatto indagou: "Por que o atual governo ainda não o fez?". Ele mesmo respondeu: "Porque essa verba é justa e atende aos reclamos de uma coletividade e não de um partido político, de uma ideologia". Tramitação O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

SETOR EDUCACIONAL RECEBERÁ PREMIO

Resultado Positivo

Escolas do municipio de Quixeramobim são premiadas pelo êxito alcançado no desempenho educacional na alfabetização.

Atraves de Oficio-Circular Nº 11/2009, a 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação Regional de Cooperação com os Municipios – CREDE 12, endereçado a Secretaria Municipal da Educação, vem reforçando o convite para a solenidade de divulgação dos resultados do SPAECE-Alfa, que acontecerá dia 22 de junho, no Centro de Convenções na cidade de Fortaleza.
Ainda no comunicado, a Coordenadora da CREDE 12, Joyce Costa Gomes de Sanana, informa que cinco escolas pertencentes a rede municipal de ensino de Quixeramobim, recerão premiações de apoio financeiro, em virtude de terem alcançado desempenho positivo nos resultados de alfabetização das crianças de 2º Ano do Ensino Fundamental. Unidades

Educacional Premiadas

1 - Manoel Martins de Almeida - Sede;
2 – José marinho de Goes – Uruquê;
3 – Heloisa Maria Maia Pinto Dinelly – Sede;
4 – Zilá Zilda Carneiro – Sede e
5 – Aluisio Barros Leal.
Ainda de acordo com a CREDE 12, treze escolas foram premiadas, sendo que, cinco são de Quixeramobim, Quixadá com tres, Banabuiu com duas, Boa Viagem e Ibaretama com uma escola.
O feito que engrandece o batalhão da educação, está sendo comemorado pela Secretária da Educação, professora Maria do Socorro Pinheiro, juntamente com a comunidade estudantil do municipio.
Crisanto Teixeira - Radialista e Jornalista

FONTE: http://www.crisanto.jor.br/

POPULAÇÃO APELA COM CARTAZ, "FOMOS ASSALTADOS"

PEDIDO DE SOCORRO!!! SEGURANÇA PARA QUIXADÁ


Em Quixadá, município situado a 168 km de Fortaleza, encontra-se em uma crise na segurança pública local. Um cartaz colocado na entrada de um prédio comercial na Travessa Tiradentes denuncia o clima de insegurança, chamou a atenção de quem passava em frente. Muitas pessoas pararam para ler a mensagem exporta ao publico. "Fomos Assaltados! Por motivo de seguranças pedimos aos nossos clientes e amigos que vierem falar conosco, favor chamar-nos em voz alta o nosso nome, batam palmas, gritem..não saiam sem ser atendidos! Obrigada”. O cartaz foi colocado na manhã desta sexta-feira, horas depois o cartaz já havia sido rasgado por vândalos. O cartaz chama atenção por estar exporto no Calçadão Central em pleno Centro da cidade de Quixadá. “Parece coisa de capital, como Fortaleza, São Paulo ou Rio de Janeiro, visto em muitas vezes na televisão, estamos vivedo horrores na minha eterna querida terra dos monólitos” desabafa a senhora Maria Luiz Santana, 52 anos, moradora próxima ao comercio assaltado.

No prédio fica a Associação dos Municípios do Sertão Central e uma empresa de contabilidade. A onda de violência no interior do Ceará é assustadora. Ficar a noite em uma calçada colocando conversa em dias com os amigos não se ver mais em Quixadá, a população está presa dentro das suas casas com receio de ser vitima da imperiosa violência urbana interiorana.

Enquanto os cidadãos se trancam nas suas residências, o comercio vira o alvo principal. Os comerciantes estão com medo e alguns já estão investido pesado em segurança eletrônica e particular, outros desistindo do comércio. A violência muda a rotina dos interioranos, nos bares da cidade o assunto que domina não é mais a paixão nacional do brasileiro futebol, foi colocado para escanteio, atualmente, nas rodas de conversas não se fala em outra coisa a não ser nos assaltos que acontecem a todo momento e já ficam apostando onde vai ser o próximo. Já na ala feminina o capitulo da novela foi colocada de lado. A população não ver à hora do Ronda do Quarteirão chegar em Quixadá. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Ceará, o ronda chegará à terra dos monólitos até o fim do mês de julho.

Esperamos que além do Ronda uma estrutura minima de pessoal, melhoramento da delegacia e um amparato de viaturas das Policias Militar e Civil, possam condicionar uma segrança, minima e tranquilidade as familias quixadaenses.

FONTE: CENTRAL DE NOCITICAS

PREFEITURA DE QUIXADÁ PREVINE ACIDENTES NO CEDRO

É uma questão de prevenção.


Ao redor do açude Cedro, na cidade de Quixadá, a 158 quilômetros de Fortaleza, uma situação preocupa a Prefeitura. Turistas e moradores que querem se divertir no local desafiam a sorte em uma atividade perigosa. Pulam da parede direto para o açude. Sem proteção nenhuma, mesmo quem só caminha pela parede do açude ou pela via de caminhada também corre perigo. Nos últimos meses, com o aumento das chuvas e do armazenamento do açude, o cenário ficou mais bonito e atraiu mais gente para apreciar o reservatório mais antigo do Estado, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De 3% da capacidade hídrica no início da quadra chuvosa, o Cedro passou a acumular 38% de seu volume máximo. Nos fins de semana, o número de frequentadores no local passa dos cinco mil, estima o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, José do Nascimento Marques. Nenhum acidente foi registrado até então no local, mas os cuidados estão sendo tomados para evitar que isso ocorra. São 10 salva-vidas, equipados com canoas e boias, policiais militares e guardas municipais, cita o secretário. O pulo da parede para dentro do açude foi proibido pela Prefeitura de Quixadá. “Para evitar problemas”, justifica José do Nascimento. A decisão tem caráter educativo, já que não haverá punição em caso de descumprimento. O tráfego de bicicletas e o trânsito de pessoas sobre a parede estão sendo monitorados. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) também estão trabalhando na região aos fins de semana e feriados, períodos onde há mais gente no entorno. Profissionais da Secretaria da Saúde do Município também estarão no local. “O açude pegou uma carga boa de água. As pessoas vão, tomam banho e alguns chegam a pular da parede. Por isso, foi ampliado o número de salva-vidas”. O açude Cedro tem capacidade para 126 milhões de m³ de água. A capacidade atual do reservatório é de 48,03 milhões de m³ de água, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Ele é um dos 131 açudes monitorados pela Companhia.

FONTE: http://www.centraldenoticias.org

AGENTES DE LIMPEZA GANHAM NOVOS FARDAMENTOS

GARIS REALIZAM CURSOS DE COMO TRATAR MELHOR O LIXO

Alegria, música, confraternização e valorização dos agentes de limpeza pública foi visto por quem passava pela praça da Cultura, no Centro de Quixadá. Lá aconteceu, às 7h30min, a entrega de novos fardamentos e de certificados aos garis da cidade. Eles, desde que o secretário Joaquim Neto assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), vem sendo valorizados como pessoa e como profissional. No ultimo mês receberam aulas de como melhor proceder no trato com o lixo.
A equipe de limpeza pública de Quixadá é a principal responsável por manter o ambiente municipal limpo. O trabalho realizado pelos agentes de limpeza é um dos fatores que possibilita a cidade entrar no rol das cidades ambientalmente viável e na luta pelo selo de município verde e para valorizar os profissionais que deixam a cidade limpa eles foram recepcionados pelo grupo de Reisado Boi Renascer, apresentação das crianças da paróquia São Paulo Apostolo do bairro Carrascal II, show da cantora quixadaense Inez Bandeira e depois do pronunciamento das autoridades presentes todos se confraternizaram na Fundação Cultural, onde foi servido um belo café da manhã.
“Nossos agentes passaram por uma capacitação de 20h/aula, onde aprenderam noções de como manter seu material de trabalho e se proteger de lixo contaminado. Eles hoje estão se sentindo servidores públicos, pois antes eles se viam como pessoas esquecidas”, disse Joaquim Neto. Ele destacou ainda que, a cidade depende dos garis para ter um visual atrativo.
Um dos beneficiados pelo evento de hoje pela manhã foi Hemetério Galdino Maciel, que trabalha há 17 anos como agente de limpeza. “É muito importante recebermos novos equipamentos e estarmos com o nosso prefeito. Ele estando aqui demonstra o compromisso que tem pelo servidor público”, comentou.
O prefeito, Rômulo Carneiro, compareceu ao evento junto com os demais secretários, vereadores e seu vice, Airton Buriti. O chefe do Executivo conversou com cada gari e os parabenizou pelas atividades desenvolvidas no dia-a-dia. “A valorização das pessoas, do ser humano, da família é um dos nossos principais objetivos. Nós não estamos aqui apenas para entregar um fardamento, uma bota, não estamos apenas realizando capacitação, e sim, demonstrando o zelo que temos pelos agentes de limpeza pública”, afirmou. Ele disse ainda, que os garis são “os olhos do município”, referindo-se a importância de manter a cidade limpa.

FONTE:http://www.centraldenoticias.org

FUNDAÇÃO CULTURAL PRESTA CONTAS

FUNDAÇÃO CULTURAL ENERGIAS NAS ARTES

A sede da Fundação fica na praça da Cultura

Dando continuidade a série Gestão Informativa o site oficial da Prefeitura veicula as ações da Fundação Cultural, maior equipamento de cultura do município. Nos últimos dias o site vem de maneira alternada, ora veiculando matérias sobre fatos do dia-a-dia da gestão, ora matérias da série. A Gestão Informativa é uma realização da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (SECOM) que busca sempre manter os quixadaenses e internautas informados sobre tudo o que acontece na cidade.A Fundação Cultural de Quixadá, neste período de inicio de governo, concentrou suas energias em planejar, captar recursos e executar ações que levam os quixadaenses a embarcar no mundo do teatro, música, cinema e nos mais diversos cursos oferecidos. O órgão valoriza cada vez mais as artes, nas mais diversas áreas, por isso com o intuito de melhor divulgar e conhecê-las realiza o mapeamento cultural do município. Trata-se do levantamento de dados relativos à cultura local, como festas folclóricas, celebrações religiosas, espaços, equipamentos e eventos culturais, esportivos, artistas e personagens da cultura. A atitude possibilitará a gestão municipal planejar políticas públicas e descentralizará as ações culturais. A instituição oferece também todos os meses uma programação temática para ser exibida nas sessões do cineclube Mestre Adolfo. Tem ainda entre suas ações o Programa de Literatura que forma leitores, promove e difundi a literatura e outras linguagens, tais como a oficina de cordel, saraus, lançamentos de livros, implemento junto ao Projeto Arca das Letras, contação de histórias na gibiteca. A instituição também está trabalhando para por em prática o Programa de Preservação do Patrimônio, onde será feito um inventário que ajudará a descobrir os prédios a serem tombados, restaurados e edificados para.O órgão apoiou ainda ações de projetos de outras instituições e de artistas locais fomentando o empreendedorismo cultural. Dentre eles estão a Semana de Letras da Faculdade Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Cocada e Poesia (aluno da FECLESC), Carnaval da Melhor Idade, Publicação do cordel “O Crente e o Católico” do cordelista Raimundo Rabelo de Cipó dos Anjos, lançamento do documentário O Joaquim de Márcia Paraíso, Grupo de Dança Free Wold (intercâmbio Festival de Dança de Acopiara), comemoração dos 20 anos do MST/Ceará, Projeto Cinematográfico O Auto da Camisinha e Encontro Estadual dos Quilombolas (Dom Maurício). A presidente da Fundação Cultural de Quixadá, Sandra Venâncio, está entusiasmada com todas as realizações de sua pasta e equipe. “Nós estamos felizes com nosso trabalho e sempre corremos atrás para a provação de projetos”, disse Sandra Venâncio.

Confira relatório com fotos aqui

FONTE: http://www.quixada.ce.gov.br

AUDIÊNCIA DISCUTE DEPENDÊNCIA QUÍMICA E JUVENTUDE

O debate será sobre a política de atendimento à crianças e ao adolescentes em situação de Drogadição.


Discutir a criação de políticas públicas de atendimento e enfrentamento a dependência química causada pelo uso de drogas por crianças e adolescentes. Esse é o objetivo da audiência pública solicitada pela Comissão da Juventude, pela Comissão de Infância e Adolescência e atendendo a solicitação da Câmara Municipal de Fortaleza e do Ministério Público. A audiência se realizará nesta segunda-feira, 22 de junho no Plenário 13 de Maio ás 14:30hs.
A iniciativa segundo a deputada Rachel Marques presidente da Comissão da Juventude veio de uma reunião com entidades, conselheiros tutelares, movimentos sociais e lideranças comunitárias. “Tivemos uma reunião com vários seguimentos onde discutimos a problemática da juventude, infância e adolescência no Estado do Ceará com relação às drogas”, disse Rachel.
Segundo a parlamentar essa iniciativa visa levantar como problema central da juventude do Estado do Ceará a dependência química. E principalmente a falta de um centro público especializado para o tratamento e a internação desses dependentes.
Estão confirmados para a composição da mesa Renato Roseno - Consultor da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e Adolescente, Cíntia Studart Albuquerque Colaboradora da Central Únicas das Favelas – CUFA, Rita Maria Monteiro – Socióloga., um representante do Ministério Público e vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza.


FONTE: http://www.rachelmarques.org.br/

sexta-feira, 19 de junho de 2009

ILÁRIO MARQUES É CANDIDATO, DECISÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL


Saiu agora pouco decisão do Diretório Nacional do PT sobre os destinos de Raimundo Ângelo e Ilário Marques.


A candidatura da dupla estava sendo questionada, tendo em vista que ambos estão nas executivas da sigla há três gestões, o que seria vedado pelo estatuto petista.
Raimundo Angelo e Ilário Marques poderão disputar as eleições internas do PT. O Diretório Nacional do PT regulamentou hoje pela manhã as eleições internas do partido. Pela decisão da instância máxima do PT, um mandato na Executiva fica caracterizado por um período de permanência na instancia de pelo menos 50% do tempo de duração do manadato da mesma(instância). Como Ilário assumiu somente 8 meses no final do mandato de 2001/2005, o mesmo está apto a disputar a presidência do PT em novembro vindouro. O mandato "tampão" de presidente (designado pelo Diretório Municipal) de Raimundo Angelo não conta para efeito de inegebilidade.
A cúpula do PT entendeu que, tanto Raimundinho quanto Ilário ocuparam, anteriormente, mandatos-tampão, o que não se enquadrava em tais restrições estatutárias.
FONTE: QUIXADÁ E NOTICIA

STJ DIZ QUE CASAIS DEVEM PARTILHAR VALORES DE FGTS E PDV EM DIVÓRCIO

DIVORCIADOS COMPARTILHAM FGTS E PDV

Brasília - Pessoas casadas sob o regime de comunhão universal de bens devem, em um eventual divórcio, partilhar valores relativos à adesão a Plano de Demissão Voluntária (PDV) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A decisão foi tomada pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fixando a jurisprudência pela qual deve ser dividida a indenização trabalhista correspondente a direitos adquiridos durante o tempo de casamento. A partilha foi requerida por um ex-cônjuge cuja mulher, em outubro de 1996, aderiu ao PDV da empresa em que trabalhava e colheu os valores do FGTS. A separação do casal só ocorreu em novembro do mesmo ano. O caso foi julgado inicialmente no juízo de primeiro grau e depois no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Ambos tinham, ao contrário do STJ, afastado a divisão dos valores relativos ao FGTS e ao PDV, sob o argumento de que seriam incomunicáveis os frutos civis do trabalho ou da indústria de cada cônjuge.


Marco Antonio Soalheiro


Repórter da Agência Brasil


FONTE: AGÊNCIA BRASIL

MINISTÉRIO DA SAÚDE MOBILIZA TODO O PAÍS CONTRA A PÓLIO

SABADO É O DIA "D" CONTRA A PÓLIO


Neste ano, a vacinação ocorrerá nos dias 20 de junho e 22 de agosto. A meta é imunizar mais de 14,7milhões de crianças menores de cinco anos O Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, realiza, no dia 20 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A segunda etapa ocorrerá no dia 22 de agosto. Este ano, nossa meta é imunizar cerca de 14,7 milhões de crianças, o que representa 95% das crianças menores de cinco anos. Com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar.”, a campanha recebeu investimentos do MS na ordem de R$ 46 milhões, sendo R$ 21,8 milhões com a aquisição dos imunobiológicos, e R$ 13,2 milhões, com transferência fundo-a-fundo para as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, e R$ 11 milhões para ações de comunicação e publicidade para as duas fases. Ao todo, 115 mil postos de vacinação participarão da mobilização, com o envolvimento de cerca de 350 mil pessoas e a utilização de cerca de 40 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais). O Brasil – assim como em toda a América Latina - já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da poliomielite no nosso território. Essa vitória sobre o vírus ocorreu, sobretudo, pelas campanhas e dias de vacinação, realizados desde a década de 1980. “Atualmente, a importância da vacina é manter o país livre da circulação do vírus que ocasiona a doença. As gotinhas não têm contra-indicações. A aplicação não provoca dor e a vacina é a única prevenção”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda. SOBRE A DOENÇA – A vacina contra a poliomielite é um serviço básico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível durante todo o ano nos postos de saúde, na vacinação de rotina. Além do esquema básico – as três doses de rotina – a criança de até cinco anos de idade tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha. Até porque a paralisia é transmitida por três tipos de vírus. “As várias doses se justificam por isso. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um vírus, com as várias doses, ela tem oportunidade de se imunizar”, diz Arindelita. A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As conseqüências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte – por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral. A pessoa infectada pode transmitir a doença pelas fezes que, em contato com o ambiente, atinge quem não foi devidamente imunizado. Como o vírus é muito leve, ele pode ser levado pelo ar, entrar em contato com o alimento, com os brinquedos, ou atingir a criança por via oral ou pela ingestão de água contaminada. Uma pessoa que teve a poliomielite, principalmente em um ambiente em que o saneamento básico é desfavorável, o vírus pode contaminar a água, o solo e o meio ambiente de forma geral. NO MUNDO - Existe um movimento mundial de erradicação da pólio. Ela é endêmica (a transmissão da doença é constante) em quatro países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Outros 15 países têm registro de casos importados: Sudão, Uganda, Quênia, Benim, Angola, Togo, Burkina Faso, Niger, Mali, República Central da África, Chade, Costa do Marfim, Gana, Nepal e República Dominicana do Congo. “O Brasil tem um comércio com algumas dessas nações e, além disso, existe um fluxo migratório de pessoas de lá para cá. O fato de a pólio estar erradicada no Brasil, não é motivo para descanso. É importante se manter a vigilância e as crianças imunizadas. Se alguém trouxer o vírus de um desses países, as crianças não correrão risco de adquirir a doença”, explica a coordenadora. Datas importantes para a erradicação da poliomielite no Brasil: 1961: Realização das primeiras campanhas com a vacina oral contra poliomielite 1971: Implantação do Plano Nacional de Controle da Poliomielite 1977: Definição das vacinas obrigatórias aos menores de um ano em todo o território nacional e Aprovação do modelo da Caderneta de Vacinações válida em todo território nacional. 1980: Início dos Dias Nacionais contra a paralisia infantil no Brasil 1984: Introdução em alguns estados da estratégia de multivacinação por meio dos Dias Nacionais de Vacinação contra a poliomielite para as crianças de 0 a 4 anos de idade. 1986: Criação do personagem-símbolo da erradicação da poliomielite, o Zé Gotinha. 1987: Mudança na formulação da vacina oral contra a poliomielite, aumentado a concentração do poliovírus tipo 3; 1989: Ocorrência do último caso de poliomielite no Brasil. 1990: Criação na OPAS/OMS da Comissão Internacional para Certificação da Erradicação da Poliomielite nas Américas. 1994: o Brasil recebe o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem.
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

PROJETO ESTABELECE PISO SALARIAL DE R$ 4.650,00 PARA ENFERMEIROS

RECONHECIMENTO COM ENFERMEIROS

Mauro Nazif: enfermeiros são submetidos a jornada de trabalho desgastante.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4924/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que estabelece piso salarial de R$ 4.650 para os enfermeiros e reajuste anual pelo INPC.O projeto fixa para o técnico de enfermagem piso equivalente à metade deste (R$ 2.325), e para o auxiliar de enfermagem e a parteira piso equivalente a 40% (R$ 1.860). A proposta altera a Lei 7.498/86, que regulamenta essas profissões.Jornada desgastanteMauro Nazif argumenta que os profissionais da área da saúde precisam de melhores garantias, pois são obrigados a uma jornada de trabalho desgastante, associada ao estresse pelos constantes deslocamentos entre diversos locais de trabalho."Isso acaba prejudicando a totalidade da população, que, a cada dia, tem seu sofrimento aumentado com a deterioriação do sistema de saúde", afirma o deputado. Ele conclui salientando que esse piso salarial vai proporcionar melhores condições de trabalho e valorizar os profissionais da área da saúde. TramitaçãoO projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

CRISE ECONÔMICA FARÁ MUNDO TER MAIS DE 1 BILHÃO DE DESNUTRIDOS EM 2009, DIZ ONU

Planeta ganhou 100 milhões de desnutridos em um ano, segundo a FAO.Desnutrição atinge um sexto da população, de acordo com relatório.

A barreira de um bilhão de pessoas que sofrem de desnutrição será superada em 2009 em consequência da crise econômica mundial, anunciou nesta sexta-feira (19) a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO)."Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de desnutrição em todo o mundo", adverte a FAO em seu relatório anual sobre a segurança alimentar mundial. "O número supera em quase 100 milhões (11% a mais) o do ano passado e equivale a uma sexta parte aproximadamente da população mundial", diz a agência da ONU, que tem sede em Roma.

Crianças desabrigadas por incêndio em favela amontoam-se para receber comida na quinta-feira (19) em subúrbio na cidade indiana de Mumbai. (Foto: AP)

A FAO define como subnutrida a pessoa que ingere menos de 1.800 calorias por dia. Segundo a agência, quase todos os subnutridos vivem nos países em desenvolvimento. Cerca de 642 milhões estão na Ásia e na região do Pacífico, e 265 milhões na África Subsaariana. Na América Latina e no Caribe, são 53 milhões.
O número de subnutridos no mundo passou de 825 milhões no biênio 1995-1997 a 873 milhões de 2004 a 2006. Em 2008, o númerou caiu de 963 milhões a 915 milhões por uma melhor distribuição dos alimentos, mas a tendência se reverteu com o agravamento da crise econômica e financeira do fim do ano.
Contradição
Kostas G. Stamoulis, diretor da Divisão de Desenvolvimento Econômico Agrícola da FAO, disse que é a primeira vez na história que o mundo tem tantos famintos.
saiba mais
Declínio da economia global está desacelerando, diz FMI
Segundo ele, trata-se de uma contradição, porque o mundo tem muita riqueza, apesar da crise. Stamoulis disse que há recursos para eliminar a fome no mundo. "Este ano, temos quase um recorde de colheira de grãos, então não há falta de comida, há falta de acesso à comida àqueles que têm fome. a alta do preço de suprimentos como o arroz detonaram conflitos no mundo desenvolvido no ano passado. A fome cresceu mesmo após a forte alta na produção de cereais em 2009, e uma pequena baixa no preço da comida em relação a meados de 2008. No entanto, a média dos preços dos alimentos ainda está 24% mais alta, em termos reais, que em 2006, segundo a FAO. A crise econômica mundial aumentou o problema para as pessoas afetadas pela perda de empregos. O relatório prevê que os pobres urbanos devem ser os mais afetados, à medida que a crise faz minguar os investimentos estrangeiros e a demanda por exportações. Milhões devem voltar aos campos em decorrência disso. A crise também afeta a qualidade da nutrição, à medida que as famílias tendem a buscar alimentos mais baratos, como os grãos, que são ricos em calorias mas contêm menos proteínas que a carne e os laticínios. A FAO baseia sua estimativa em análises feitas pelo Departamento de Agricultura dos EUA. O relatório completo sobre a insegurança alimentar no mundo será apresentado oficialmente em outubro.
Longe do objetivo
Para a FAO, o objetivo fixado em 1996 na Cúpula Mundial sobre a Alimentação (CMA) de reduzir à metade o número de pessoas com fome não será alcançado. A meta foi ratificada, no entanto, com o compromisso de ser atingida em 2015, em uma reunião da ONU em Roma em junho de 2008. As estimativas da FAO confirmam a tendência desalentadora da última década para uma insegurança alimentar maior e revelam claramente o impacto da crise nas populações mais pobres do planeta. "O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia", afirma a organização. "A atual desaceleração da economia mundial, que segue a crise dos alimentos e dos combustíveis e coincide em parte com ela, está no centro do forte aumento da fome no mundo", indica a agência da ONU.As estimativas alarmantes da FAO foram publicadas três semanas antes da reunião de cúpula dos chefes de Estado e de Governo do G8, os oito países mais ricos do mundo, na cidade italiana de L'Aquila, de 8 a 10 de julho. A crise econômica e suas repercussões, em particular na África, o continente mais afetado, estão na agenda da reunião.

FONTE: GLOBO.COM

UMA A CADA 6 PESSOAS PASSAM FOME NO MUNDO

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação a população mundial de pessoas famintas aumentou em quase 100 milhões.

O número de pessoas passando fome no mundo ultrapassou a marca de 1 bilhão, advertiu hoje, em Roma, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). De acordo com a entidade, a população mundial de pessoas famintas aumentou em quase 100 milhões desde o ano passado, alcançando 1,02 bilhão. Isso significa que um em cada seis seres humanos passa fome atualmente. A FAO atribuiu o aumento no número de famintos a uma combinação da crise financeira internacional com a persistente elevação dos preços dos alimentos. Ao anunciar o dado, o diretor-geral da entidade, Jacques Diouf, advertiu que a crise alimentar "representa um grave risco para a paz e a segurança no mundo". Em relatório divulgado hoje em Roma, a FAO observa que quase toda a população de pessoas subnutridas vive atualmente nos países em desenvolvimento. De acordo com as estimativas da entidade, desses mais de 1 bilhão de famintos, 642 milhões vivem na região da Ásia e do Pacífico e 265 milhões na África subsaariana.
Agência Estado

FONTE: O POVO OLINE

POLÍCIA PRENDE ASSASSINO EM QUIXADÁ

Preso homem que matou a ex-companheira e um Oficial de Justiça que trabalhava em Quixeramobim.

Criminoso é preso pelo Inspetor Claudio Nogueira - Img. Crisanto Teixeira

A Polícia Civil da Cidade de Quixadá, tendo a frente o inspetor Claudio Nogueira, prendeu ontem, 18/06, o desempregado José Humberto de Queiróz Filho, 28 anos, acusado de ser o autor de dois crimes de morte, ocorridos no último domingo dia 14 de junho no Bairro Baviera, área residencial de Quixadá.
O Crime
Segundo apuraram as autoridades policias, o crime foi passional. O cusado José Humberto de Queiroz Filho, matou sua ex-companheira a vendedora Valdirlene Carneiro Silveira, 24 anos, com três disparos de arma de fogo, na porta da residencia da mesma.
Além da mulher, também foi baleado nas costas o oficial de Justiça Heyerdal Oliveira Correia, 36 anos, que trabalhava no Forum de Quixeramobim. Socorrido ao hospital de Quixadá e depois transferido para a cidade de Fortaleza, Heyerdal não resistiu a acabou morrendo, seu sepultamento ocorreu ontem 18/06 em Quixadá.
Crisanto Teixeira - Radialista e Jornalista

PT NACIONAL DECIDE SOBRE SUCESSÃO NO CEARÁ

SUCESSÃO DO PT NO CEARÁ SOB AVALIAÇÃO

Ilário Marques (atual presidente), pelo regulamento estar impedido de candidatar-se

O Diretório Nacional do PT decide hoje sobre a situação dos dois dirigentes máximos do partido no Ceará: Ilário Marques, presidente do Diretório Estadual, e Raimundo Ângelo, o Raimundinho, presidente do Diretório de Fortaleza. Ambos estão impedidos de se candidatar à reeleição por uma resolução nacional e agora tentam, com recursos, se manter no comando partidário. O regulamento das eleições internas do PT declara inelegíveis filiados que tenham exercido dois mandatos consecutivos na Executiva do partido, com o mesmo cargo. Raimundinho exerceu mandato em 2005, substituindo o vice-governador Francisco Pinheiro, e em 2007 foi eleito. O argumento do petista é que o primeiro mandato não pode ser contabilizado, já que ele não foi eleito diretamente pelos filiados. O deputado federal Eudes Xavier (PT), também membro da Democracia Socialista (tendência de Raimundinho), disse que o grupo já tem um nome para substitui-lo -mas não revelou qual, sob o argumento de que é necessário esperar a decisão do Diretório Nacional. Dizendo-se confiante, Raimundinho preferiu não conversar sobre alternativas a seu nome. Já Ilário, que acompanha pessoalmente a reunião, que acontece em São Paulo, está impedido de se reeleger por estar concluindo o terceiro mandato como membro do Diretório Estadual. O regulamento das eleições internas do PT determina que após cumprir três mandatos consecutivos, o filiado fica inelegível para um quarto mandato, em qualquer função. A eleição para o novo diretório municipal do PT ocorre em novembro. O POVO conversou com a deputada Raquel Marques, esposa de Ilário, que disse que nem ela nem Ilário poderiam passar informações, por estarem participando da reunião.

FONTE: CENTRAL DE NOTICIAS

MAIS DE 2500 HOMENS PARA O RONDA QUARTEIRÃO

CONVOCAÇÃO DE MAIS POLICIAIS MILITARES E CIVIS

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, convocará mais 2.500 soldados para o Ronda do Quarteirão. Ele informou que baixou ontem uma portaria autorizando a convocação deste efetivo dos aprovados no último concurso para o Ronda, ocorrido no ano passado e que convocou dois mil homens. “É uma maneira mais rápida de chamar este pessoal”, destaca Monteiro. O secretário executivo da SSPDS, Joel Brasil, explica que os aprovados deverão começar o curso em agosto. A expectativa é concluir o curso de formação, de cinco meses, até janeiro do ano que vem. Ele diz que convocará 2,5 mil homens já contando com uma margem de reprovação durante as etapas eliminatórias, que incluem o curso de formação e capacitação e a investigação social. “Pretendemos formar dois mil homens”, diz Brasil. Além dos homens para o Ronda, Roberto Monteiro também garantiu que, até o fim do próximo mês, deverão estar implantadas cinco novas delegacias no Estado. Ele acredita que julho também seja o prazo para que os 223 escrivães – que aguardam nomeação há mais de três anos – e os 85 delegados – que tiveram problema de fraude no concurso – também sejam empossados. Os escrivães deveriam ter sido nomeados no dia 5 de junho, mas o governador Cid Gomes vinculou a posse deles a dos delegados. Os anúncios foram feitos durante um pequeno balanço que o secretário fez ontem, depois de confirmar que precisará tirar licença para realizar uma cirurgia de próstata. A ausência da pasta poderá variar de 15 dias a um mês. “Faz nove anos que faço check up e no último (fevereiro), meu urologista aconselhou a fazer uma cirurgia de próstata”, destaca Monteiro. A data em que ele estará ausente, entretanto, ainda deverá ser divulgada. Mas ele acredita que acontecerá em julho. A cirurgia será realizada em Curitiba (PR), onde se trata. Durante o período, quem ficará à frente da pasta é o secretario adjunto da SSPDS, Nival Freire. Apesar de garantir que cumprirá a missão de ficar à frente da secretaria até dezembro do ano que vem, quando encerra o mandato do governador Cid Gomes, Monteiro também afirmou que não pretende participar de um segundo mandato caso o governador seja reeleito. “Estou afastado da minha família há algum tempo”, destaca o secretário, lembrando que também já possui 62 anos. “Mas estou bem de saúde. Corro sempre”, completa Monteiro. E-MAIS O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, diz que ainda está em boa forma. Com 62 anos, ele participou das dez milhas noturnas, realizada pelo O POVO no último dia 13. Segundo o secretário, ele descobriu que necessitava realizar a cirurgia no último exame, realizado em Curitiba (PR), sua terra natal. A nomeação dos escrivães da Polícia Civil estava prevista para o dia 5 de junho. Mas uma determinação do governador Cid Gomes vinculou a posse dos escrivães a dos delegados. O concurso para delegado sofreu atrasos depois da descoberta de fraudes na etapa que avaliava os títulos e publicações. Dos dois mil aprovados no concurso do Ronda do ano passado, pouco mais de 1.600 chegaram a concluir todo o processo de formação. A formatura acontece no próximo dia 26, às 19 horas, no Siará Hall.

FONTE: CENTRAL DE NOTICIAS

DOCUMENTÁRIO "GARAPA" FILMADO NO CHORÓ(CE) DEIXA EQUIPE INDIGNADA E DEPRIMIDA


"Eu saí de lá deprimido (...) Foi duro essa experiência de conviver com as pessoas, ficar amigo delas e não poder interferir radicalmente, porque eu tinha que fazer o filme (...) Ao tomar contato com essa realidade, não só eu mas toda a equipe de filmagem ficou deprimida.
"Em entrevista à revista "Brasileiros", o diretor José Padilha assim respondeu à pergunta sobre como foi conviver 45 dias em Choró (CE) com as famílias retratadas no documentário "Garapa".
Se deprimido, revoltado, triste ou indignado, impossível sair do cinema sem reação. Pode-se questionar as soluções encontradas por Padilha para o filme - fotografia em preto e branco, distância do objeto documentado (apenas em alguns trechos há perguntas) -, mas é difícil não se envolver com o que se passa em quase duas horas de exibição.
Padilha escolheu três famílias cearenses - uma próxima ao centro urbano, outra de uma cidade pequena e uma da zona rural - para retratar o cotidiano da fome. Filmado em 2005, o contexto do assistencialismo do governo Lula não estava tão impregnado e funcional como hoje, mas algumas coisas dificilmente devem ter mudado.
Por exemplo, uma família fica sem a cota de leite porque o funcionário do governo (estadual ou federal, não fica claro) não entregou o item por causa do Carnaval - pela TV, descobre-se que era uma quarta-feira de Cinzas, a narração da apuração das escolas de samba denuncia.
As famílias são gigantescas e pouca orientação existe sobre controle de natalidade. Uma delas possuia 11 filhos na época da filmagem - hoje, são 13 e prestes a serem 14. Essa é a política de um país católico. Uma mulher não hesita em fazer sexo com o companheiro, mesmo sabendo que ele pode ter alguma doença, e diz que não sabe se o homem usa ou não camisinha. O discurso do Fome Zero nunca vai funcionar com as famílias se multiplicando sem orientação.
A bebida é uma constante. Um marido pega as coisas de casa para vender e passa o dia bebendo. Outro não vai trabalhar e fica o dia dormindo, por conta de uma ressaca. Ninguém escapa do alcoolismo, pais e mães reclamam de seus pais e mães constantemente bêbados e se transformam em pais e mães mais bêbados.
Trabalho não há. As pessoas não sabem se comunicar, falam mal e sem vocabulário, muitas das frases não têm sentido - um rapaz teve que ouvir umas quatro vezes a explicação de que o remédio que o cineasta deu para passar a dor de dente de uma das crianças não curou o mal, apenas atenuou a dor provisoriamente -, as crianças não possuem coordenação motora e se estão claramente desnutridas, as pessoas não sabem quando e onde nasceram, balbuciam os nomes completos e algumas só possuem o título de eleitor como documento - claro.
O filme caminha por closes, moscas e muriçocas convivendo com pratos de feijão duro, farinha, açúcar e água, a garapa do título, um cotidiano miserável e que, ajudado pelo p&b, parece um Brasil que imaginava-se não existir mais. Apresentado de forma crua, o impacto é mais forte. Em certo momento, talvez surja a pergunta "para onde ele vai caminhar agora?", já extenuado pela rotina das famílias.
A resposta aparece dessa convivência com a fome, de esperar o dia passar para ver o que vai acontecer, para saber o que comer e se há comida. Essa espera é longa, e o filme reflete essa passagem.
Ricardo Ballarine http://verbotransitivo.blogspot.com/

FONTE:QUIXADÁ É NOTICIA http://quixadaenoticias.blogspot.com/

quinta-feira, 18 de junho de 2009

LULA MORAIS COMUNICA DECISÃO DE JUIZ SOBRE AÇÃO IMPETRADA PELA COELCE

O deputado Lula Morais (PCdoB) comunicou nesta quinta-feira (18/06), em plenário, a decisão do juiz federal da 4ª Vara Federal, José Vidal Neto, de enviar ao Supremo Tribunal Federal, a ação impetrada pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A ação questiona a competência da Assembléia Legislativa do Ceará de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar a regularidade de reajuste da tarifa de energia elétrica.A tarifa foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Coelce, por sua vez, entende que esta matéria é de alçada exclusiva da agência reguladora, não comportando atividade fiscalizadora por parte do Poder Legislativo. Lula Morais explicou que a ação, conforme justifica o juiz, suscita atrito entre a competência de uma CPI para investigação fiscalizatória de relevante interesse para os consumidores, como é o reajuste da tarifa elétrica, frente à competência federal única da agência reguladora para definir o montante deste preço. Portanto, de acordo com Lula, o juiz entendeu que a questão tem repercussão nacional na medida em que a atuação das agências reguladoras federais na fixação das condições locais do serviço público seja questionada pelas Assembléias Legislativas. O juiz concluiu ainda apontando que a competência do julgamento seja do STF para processar e julgar originalmente as causas e conflitos entre a União, ou de suas entidades da Administração Indireta com os estados. O parlamentar reforçou a tese de que está havendo superfaturamento na compra de energia da Coelce à Companhia Geradora de Termelétrica Fortaleza (CGTF), há sete anos. Segundo ele, o contrato duraria mais 13 anos. Lula afirma que a Companhia paga R$ 160, 00 MW/h, quando, no mercado, existem preços mais baratos. “No contrato de concessão da Coelce exige que ela compre energia mais em conta”, acrescenta.Em aparte, o deputado Guaracy Aguiar (PMDB) ressaltou a necessidade de fazer uma auditoria independente do contrato e responsabilizar quem fez esse contrato com esse tipo de clausula. Já o deputado Moésio Loiola (PSDB) disse que “ninguém muda essa tarifa”, por ser cláusula em nível de legislação federal. LS
FONTE: COODENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/AL

MENTE SÃ, CORPO SÃO - GENTE SAUDÁVEL, SEGURANÇA GARANTIDA!

V SIPAT – HOSPITAL MATERNIDADE JESUS MARIA JOSÉ

No próximo dia 23 de Junho, terá inicio o V SIPAT do Hospital Maternidade Jesus Maria Jose, através do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho – SESMT/CIPA. Estará durante os dias 23 à 26 de Junho com programação que atendera aos funcionários com diversos sorteios, bingos e palestras abertas ao público.
Dia 23
08h00minh – Abertura Oficial.
09h00minh às 17h00minh – Jornada de Beleza & Bem Estar
Cabeleireiros do curso de aprimoramento do SENAC
Dia 24
08h00minh ás 12h00minh – Dinâmicas com todos os setores do hospital
Tema Especifico SEGURANÇA DO TRABALHO.
15h00minh às 16h00minh – Mini-Conferência – O Poder Destrutivo das Drogas Entorpecentes - Alex Pimentel (Inspetor de Polícia)
Dia 25
9hoominh às 11h00minh – Worshop – Condutas Universais de Prevenção a Acidente de Trabalho no Âmbito Hospitalar – Dr. João M. Falcão (Médico do Trabalho do HMJMJ e Regina Telma TST do HMJMJ).
15h00minh às 16h00minh – Mine-Conferência – Mente sã, Corpo são! Os Efeitos Psicossomáticos como Agente Desequilibrador do corpo. – Dra. Francimeyre Amorim (Auditora do Município de Quixadá).
Dia 26
8h00minh às 11h00minh – Apresentação Teatral nos Setores
16h30minh – Encerramento – Pátio do HMJMJ
17hoominh – 1° Bingão SIPAT 2009 (Um Computador Completo).
Diversos colaboradores do comercio local contribuíram para a realização deste grande evento. A diretoria do HMJMJ com a equipe da SIPAT agradece a todos que contribuíram para a realização deste evento.
COLABORADORES:
LIQUIGAS EXPRESS 0800 280 2421
O BOTICÁRIO
LAQUA DE FIORI
ESCOLA TECNICA DE MARACANAÚ
AVON
SENAC
YES COSMÉTICOS
HF TELEINFORMATICA
ULTRAGAZ
W & W INFORMÁTICA
SORVETES KIMEL
FARMANOSSA
Q-DOCE
SAPHIRA
ROMANEL – BEGLE
QUIXADÁ FERRAGENS
MANIA DE VESTIR
SITIÁ MIDEUZAS
NOVA COSMÉTICAS

NOVA FASE DE PAULO OLIVEIRA

O radialista e apresentador Paulo Oliveira vive uma nova fase na TV. Com formato e horário diferentes, seu programa trocou o tom matinal e as notícias factuais, pelo dinamismo e as reportagens especiaisComo um desafio. É assim que Paulo Oliveira encara as mudanças em seu programa, na TV Diário. Ele deixou a faixa da manhã e agora é uma das estrelas da grade da emissora no período da tarde. A irreverência e a segurança com que faz comentários sobre os mais variados assuntos continuam presentes. E nem poderiam mudar, afinal são marcas registradas do comunicador.As alterações ficam por conta do conteúdo: mais entrevistas e matérias diversificadas, além da participação de artistas locais. Em lugar do horóscopo, o programa agora tem mensagens reflexivas e de auto-ajuda. Sempre antenado, o apresentador comenta curiosidades e notícias da internet.´Isso era uma coisa que eu, há muito tempo, queria fazer´, confessa Paulo Oliveira. ´Também não damos mais matérias policiais já que estamos no meio de dois programas especializados no gênero´, diz.O comunicador conta que a adaptação está acontecendo aos poucos, no fazer diário do programa que vai ao ar de segunda à sexta, de 16 às 17h40. ´É um desafio a ser vencido diariamente´, considera.Produtora responsável pela atração, Malu Nogueira, explica que, embora esteja um pouco mais curto, o programa não perdeu em qualidade. ´Estamos mais rápidos, mais dinâmicos´, ressalta.Por trás das câmeras, o time do ´Paulo Oliveira na TV´ foi reforçado. Além de um repórter fixo, outra produtora e mais duas estagiárias compõem a equipe atual.O diretor de jornalismo da TV Diário, Roberto Moreira, explica que ´Paulo Oliveira na TV´ passou por uma transformação editorial. Em sua fase matinal, a atração tinha horóscopo, muitas frases de saudação e cobertura de fatos policiais. ´Agora o conteúdo está mais leve, mais adequado ao novo horário´, reitera.Moreira adianta que o programa ainda vai oferecer grandes novidades para o público. ´Paulo vai exibir mais reportagens e contará com a participação de grandes grupos musicais. Além disso, fará alguns programas temáticos e exibirá clipes de artistas´, avisa.Mas, e os cantores bregas? Paulo Oliveira frisa que vai manter o espaço aberto para esses artistas. Roberto Moreira dá uma pista: ´os bregas agora vão concorrer a prêmios´. É esperar e conferir!Parceria de sucessoA relação profissional entre o apresentador Paulo Oliveira e a produtora Malu Nogueira já dura oito anos. ´O sinônimo dessa parceria é sucesso que está aí há tanto tempo. Se fôssemos casados não daria tão certo e teríamos nos separado´, brinca o apresentador aos risos.O bom humor e a confiança ajudam no dia-a-dia. Malu conta que, por já conhecer tão bem os gostos e a forma de trabalhar de Paulo, consegue produzir matérias e trazer assuntos que ele desenvolve muito bem na TV. ´Ele confia muito no meu trabalho. Quando chega aqui batemos uma bola e ele sempre aceita bem´, comenta.Em épocas de mudanças, essa parceria tem ajudado na adaptação. ´É um desafio para nós dois. Mas é bem mais fácil quando se conhece bem o outro´, entrega Malu.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

AL APROVA URGÊNCIA PARA PEC QUE CULPA GESTORES POR INADIPLÊNCIAS

POR UNANIMIDADE APROVADA URGÊNCIA PARA PEC DE INADIPLÊNTES

A Assembléia Legislativa aprovou, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (18/06), a entrada em regime de urgência da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do deputado Welington Landim (PSB) que responsabiliza os gestores e não os municípios por inadimplências junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O pedido foi feito pelo líder do Executivo, deputado Nelson Martins (PT). Com isso, o texto tramitará com mais celeridade e deve ser apreciado em, no máximo, dez dias.Segundo Welington, muitas cidades estão deixando de celebrar convênios com o Estado e até de receber recursos do Governo por terem pendências de gestões passadas. Caso a PEC seja aprovada, o prefeito atual pode ajuizar uma ação contra o anterior, acusando-o de improbidade administrativa. Dessa forma, a Prefeitura fica autorizada a receber auxílio, mesmo que existam irregularidades de outras administrações.O assunto repercutiu entre os deputados. Moésio Loiola (PSDB), Fernando Hugo (PSDB) e Ferreira Aragão (PDT) comentaram a sugestão, parabenizando Welington pela formulação da PEC. “Talvez, esse seja o projeto mais zeloso dessa legislatura. A Justiça não pode, pela frieza que caracteriza seus atos, ser injusta”, considerou Hugo.Já Ferreira ponderou que a Legislação brasileira é clara ao dizer que o débito é individual; personalizado, mesmo em casos de reeleição. “A dívida é de quem cometeu o erro. Então, nada mais justo do que cada um pagar por isso e não a população como um todo”, explicou o pedetista.A Assembléia também aprovou mensagem de autoria do Governo, dois projetos de lei, sendo um de Artur Bruno (PT) e outro de Tânia Gurgel (PSDB), e dois projetos de indicação, ambos do deputado Vasques Landim (PSDB).A partir de agora, o Executivo fica autorizado a criar o Prêmio Escola Nota Dez, destinado a escolas públicas com melhor resultado no Índice de Desempenho Escolar-Alfabetização (Ide-Alfa). A mensagem instituindo a premiação chegou na AL no final da tarde de terça-feira, entrou em tramitação na abertura dos trabalhos da sessão de ontem e foi aprovada hoje.O projeto de Bruno considera de utilidade pública a Associação Orquestra Filarmônica do Ceará. A iniciativa de Tânia Gurgel considera de utilidade pública o Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima.Já os indicativos de Vasques Landim estabelecem que as instituições financeiras deverão dispor de atendimento especializado aos portadores de deficiência auditiva; e que seja feita a impressão do quadro de vacinas infantis obrigatórias em embalagens de leite, respectivamente.BC/CG
FONTE:COODENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/AL

COPILOTOS POUSAM BOEING 777 COM 247 A BORDO APÓS MORTE DE PILOTO EM PLENO VOO

Voo 61 da Continental Airlines vinha de Bruxelas, na Bélgica.Pouso ocorreu no aeroporto norte-americano de Newark.

Dois copilotos de um Boeing 777 da Continental Airlines pousaram o avião em segurança nesta quinta-feira (18) depois que o piloto morreu em pleno voo, segundo fontes do Aeroporto de Newark, no estado norte-americano de Nova Jersey.O voo 61 partiu de Bruxelas, na Bélgica, às 9h54 locais (4h54 de Brasília) rumo ao aeroporto de Newark, em Nova Jersey, com 247 pessoas a bordo, segundo a empresa, e o piloto, de 61 anos, morreu no meio do caminho, aparentemente de causas naturais.
Os copilotos assumiram o controle do avião depois da morte do piloto, segundo uma porta-voz da FAA (Administração Federal de Aviação).De acordo com a empresa, o piloto, cuja identidade ainda não foi revelada, era funcionário da companhia havia 21 anos.

FONTE: GLOBO.COM

MAIS DE 10% DOS JOVENS CONHECERAM PELOS MENOS UM PARCEIRO SEXUAL PELA INTERNET

7,3% do total da população já fez sexo com alguém que conheceu na rede. Ministério da Saúde identificou aumento no número de relações casuais.

A pesquisa sobre a vida sexual do brasileiro, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde, mostra que 10,5% dos jovens entre 15 e 24 anos tiveram pelo menos um parceiro sexual que conheceram na internet. O número cai praticamente pela metade na faixa etária seguinte, de 25 a 49 anos (5,4%) e despenca para 1,7% entre os indivíduos que tem entre 50 e 64 anos.

No total, 7,3% da população brasileira já fez sexo com um parceiro que conheceu virtualmente. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o ministério está trabalhando em redes de relacionamento e em outros sites para disseminar informação sobre métodos de prevenção. "Você acha que a velhinha tá lá fazendo crochê? Ela já tá ligada na internet, conectada", brincou. Esse número vem acompanhado, segundo o ministério, do aumento do número de relações casuais: 9,3% das pessoas entre 15 e 54 anos tiveram mais de cinco parceiros nos doze meses anteriores à pesquisa, contra 4% de um levantamento anterior feito em 2004. Quando o corte é aumentado para pessoas com até 64 anos, o número cai para 8,8%.Mesmo assim, o órgão aponta avanços. Os jovens são os que têm mais parceiros não fixos, mesmo que usem mais o preservativo. Além disso, são eles que pegam mais camisinha de graça e a escola é o segundo local com maior acesso. Os que pegam o preservativo de graça, diz o ministério, tendem, no geral, a usar mais camisinha.

FONTE: GLOBO.COM

COM TIME MODIFICADO, BRASIL PASSEIA EM VITÓRIA FÁCIL SOBRE OS ESTADOS UNIDOS

Time de Dunga domina o jogo desde o início e praticamente garante vaga na próxima fase da competição
Sem o sufoco da estreia e dominando a partida desde o início, a seleção brasileira venceu os Estados Unidos nesta quinta-feira, no estádio Lofus Versfeld, em Pretória, na África do Sul, e praticamente garantiu a classificação para a semifinal da Copa das Confederações. Os gols foram marcados por Felipe Melo, Robinho e Maicon. Com seis pontos, o Brasil lidera o Grupo B. Itália, que tem três, e o Egito, que não pontuou ainda, se enfrentam às 15h30m para fechar a rodada.

Maicon comemora com Robinho o seu gol, o terceiro na vitória do Brasil contra os Estados Unidos


No próximo domingo, a seleção brasileira enfrenta a Itália, às 15h30 (de Brasília), novamente no estádio Lufus Versfeld para decidir o primeiro lugar no Grupo B. Se garantir a liderança, o Brasil encara o segundo lugar do Grupo A, que atualmente é a África do Sul, comandada por Joel Santana. Com o resultado, a seleção igualou a maior vitória em cima dos americanos. Em 1992, a seleção também havia vencido os Estados Unidos por 3 a 0, em um amistoso disputado em Fortaleza. Dunga resolveu poupar quatro titulares por causa do desgaste físico. O zagueiro Juan, os laterais Daniel Alves e Kleber e o meia Elano ficaram no banco. Miranda, Maicon, André Santos e Ramires entraram no time. E a vitória brasileira foi construída com a participação decisiva dos 'reservas', o que mostra que o grupo é forte. Maicon fez um gol e deu o passe para o outro. E Ramires participou da jogada do terceiro gol e deu o passe para Robinho marcar o segundo. Desde o início, a seleção pressionou. Principalmente pelo lado direito com as subidas de Maicon. Na bola parada, que vem sendo a grande arma brasileira nas últimas partidas, a equipe chegou logo ao primeiro gol. Aos sete minutos, Maicon bateu falta pela direita e Felipe Melo apareceu bem na segunda trave para cabecear para o gol, sem chance para o goleiro Tim Howard, que ficou no meio do caminho. Brasil 1 a 0. Foi o segundo gol do volante em sete jogos. Na comemoração, Dunga e Jorginho se abraçaram e vibraram muito no banco de reserva.
Agência/EFE
As vuvuzelas (cornetas) tomaram conta do estádio. Não houve um minuto de silêncio

A seleção brasileira permaneceu no ataque mesmo com a vantagem. Robinho errou um chute dentro da área e perdeu a chance do segundo. Kaká fez boa jogada pela esquerda e na hora de cruzar para Luís Fabiano, um americano chegou para travar o lance. Mas o segundo gol saiu aos 20 minutos em um rápido contra-ataque. Kaká viu muito bem a arrancada de Ramires pelo meio e tocou. O meia avançou por mais de 30 metros e quando chegou na entrada da área, ele rolou para Robinho. Na cara do goleiro americano, o atacante chutou firme para balançar a rede. Na comemoração, o atacante voltou a colocar o dedo na boca fazendo o gesto da chupeta em homenagem ao filho Robson Júnior. Foi o 15º gol do atacante após a Copa de 2006 pela seleção. Ele é o artilheiro da "Era Dunga". O Brasil tinha muitos espaços para contra-atacar. Kaká quase fez o terceiro. Ele arrancou do meio-campo, passou por um marcador, entrou na área e chutou. Mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Algumas pessoas no estádio chegaram até a achar que foi gol. Aos 27 minutos, Luís Fabiano roubou a bola na intermediária, avançou e chutou para fora. O Fabuloso, que queria marcar para homenagear a filha Giovanna, tentou novamente aos 36 minutos. O atacante recebeu bom passe pela direita, entrou na área e chutou cruzado. Mas o goleiro Tim Howard defendeu firme. A seleção dominava a partida. Gilberto Silva tocou para Maicon na direita e correu para a área. Veio o cruzamento e o volante cabeceou por cima do travessão. E o primeiro tempo terminou 2 a 0. Com a seleção brasileira finalizando 11 vezes e os americanos apenas duas. Dunga não mudou o time para o segundo tempo. E os Estados Unidos começaram assustando com uma boa jogada de Altidore, que entrou na área, mas chutou por cima do gol de Júlio César. Mas a defesa estava sólida, com Miranda fazendo um bom papel ao lado de Lúcio e André Santos jogando como um terceiro zagueiro e apoiando muito pouco. A seleção logo respondeu com Robinho. O atacante tentou um chute colocado no ângulo esquerdo foi bem defendido pelo goleiro Tim Howard. Logo depois, Kaká dominou na entrada da área, limpou o lance e chutou. Howard espalmou e evitou o terceiro gol. Aos 12 minutos, Sacha Kljestan fez falta dura em Ramires. Após muita reclamação de Dunga e da comissão técnica, o americano acabou expulso. O jogo, então, ficou mais tranquilo para a seleção brasileira. O terceiro gol saiu aos 17 minutos. Maicon tocou para Ramires, que rolou para Kaká, que devolveu de primeira para Maicon. O lateral deu, então, um toque sutil na saída do goleiro e ampliou. Um golaço. Com a partida decidida, Dunga resolveu tirar Kaká aos 24 minutos para poupá-lo e colocou Júlio Baptista. O camisa 10 foi ovacionado, principalmente com o barulho das vuvuzelas. Outro que saiu foi o atacante Luís Fabiano para a entrada de Nilmar. Pouco depois foi a vez do capitão Lúcio sair para a entrada de Luisão. Gilberto Silva passou a ser o capitão da seleção. Nos minutos finais, a equipe de Dunga tocou a bola para o lado e administrou o resultado, esperando o apito final.
FONTE: GLOBO.COM

DE OLHO NA SEMIFINAL, ITÁLIA ENCARA EGITO NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Embalada pela boa vitória sobre os Estados Unidos, a Itália vai enfrentar o Egito nesta quinta-feira, às 15h30m (de Brasília), de olho na classificação antecipada à semifinal da Copa das Confederações.

Depois de brilhar contra os Estados Unidos, Rossi deve ser titular nesta quinta-feira

A equipe treinada por Marcello Lippi deixou uma boa impressão na estreia, quando venceu os EUA por 3 a 1, enquanto os egípcios deram trabalho ao Brasil, mas perderam por 4 a 3. O duelo no estádio Ellis Park de Johanesburgo promete ser interessante e reunirá dois atacantes que brilharam na primeira rodada: o italiano Giuseppe Rossi e o egípcio Mohammed Zidan. Rossi começou no banco contra os EUA, mas deve ganhar uma chance de Lippi, que também sinaliza com a volta de Luca Toni ao ataque titular. Outra novidade poderá ser a escalação do meia Riccardo Montolivo, que entrou bem no segundo tempo na primeira partida. Recuperado, o zagueiro e capitão Fabio Cannavaro voltará à equipe.
Na Itália, o clima é de respeito com o adversário, que mostrou que pode surpreender os favoritos ao título. - Sabemos que o Egito foi um adversário complicado para o Brasil, mas estamos conscientes que nosso objetivo é a vitória - afirmou Rossi em declarações divulgadas pela Fifa. Já os egípcios seguem acreditando na classificação à semifinal. A principal arma contra os italianos será a velocidade, que levou a defesa brasileira à loucura. O técnico Hassan Shehata não fará mudanças e manterá o trio ofensivo que funcionou muito bem em Bloemfontein, formado por Ahmed Eid, Aboutrika e Zidan. Uma vitória contra os atuais campeões do mundo serviria para manter as chances de classificação e também esquecer a sofrida derrota para o Brasil. O quarto gol dos comandados de Dunga foi marcado após a marcação polêmica de um pênalti que Kaká acabou convertendo. A decisão do árbitro inglês Howard Webb indignou os egípcios, que apresentaram uma queixa à Fifa, acreditando que o pênalti foi marcado após um auxiliar ter visto o lance em uma televisão.
ITÁLIA
Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Grosso; De Rossi, Pirlo, Gattuso e Montolivo; Rossi e Toni.
Técnico: Marcello Lippi.
EGITO

El Hadary; Fathi, Ahmed Said, Hany Said e Gomaa; Moawad, Shawky, Ahmed Hassan e Eid; Aboutrika e Zidan.
Técnico: Hassan Shehata.
Estádio: Ellis Park, Johanesburgo .

Data: 18/06/2009. Horário: 15h30m.

Árbitro: Martin Hansson (SUE).

Auxiliares: Henrik Andren (SUE) e Fredrik Nilsson (SUE).
FONTE: GLOBO.COM - ESPORTE

ESCOLA DO PAÍS É DOMINADA POR PRECONCEITOS, DIZ ESTUDO

PRECONCEITO DOMINA TODA A ESCOLA


O preconceito está presente entre estudantes, pais, professores, diretores e funcionários das escolas brasileiras. As pessoas com deficiência, principalmente mental, seguidas de negros e pardos são as que mais sofrem com esse tipo de manifestação. Foi comprovada pela primeira vez uma relação entre preconceito e o desempenho na Prova Brasil, cujas notas mais baixas estão onde há maior hostilidade ao professor. Essas conclusões estão no estudo feito a pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, órgãos do Ministério da Educação (MEC).Os dados deste estudo inédito foi realizado em 501 escolas com 18.599 estudantes, pais e mães, professores e funcionários da rede pública de todos os Estados do País. A principal conclusão foi de que 99,3% dos entrevistados têm algum tipo de preconceito e que mais de 80% gostariam de manter algum nível de distanciamento social de portadores de necessidades especiais, homossexuais, pobres e negros. Do total, 96,5% têm preconceito em relação a pessoas com deficiência e 94,2% na questão racial.“A pesquisa mostra que o preconceito não é isolado. A sociedade é preconceituosa, logo a escola também será. Esses preconceitos são tão amplos e profundos que quase caracterizam a nossa cultura”, afirma o responsável pela pesquisa, o economista José Afonso Mazzon, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA).Segundo Daniel Ximenez, diretor de estudos e acompanhamento da secretaria, os resultados vão embasar projetos que possam combater preconceitos que a escola não consegue desconstruir. “É possível pensarmos em cursos específicos para a equipe escolar. Mas são ações que demoram para ter resultados efetivos.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE - NACIONAL

STF DECIDE PELO FIM DO DIPLOMA PARA JORNALISTA

Uma liminar do STF já garantia o exercício da atividade jornalística aos que atuavam na profissão sem o registro
Gilmar Mendes em seu voto comparou a profissão de jornalista com a de cozinheiro (Foto: Supremo Tribunal Federal)
Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por oito votos a um, que é inconstitucional a obrigatoriedade do diploma em curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista no Brasil. Os ministros acolheram o recurso ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF) contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que tinha afirmado a necessidade do diploma.O voto do relator - o presidente da Corte, Gilmar Mendes -, segundo o qual a formação específica em curso deve ser dispensada para a garantia do exercício pleno das liberdades de expressão e informação, foi seguido pelos demais ministros presentes, com exceção do ministro Marco Aurélio Mello. Os ministros Menezes Direito e Joaquim Barbosa não participaram do julgamento.´Nesse campo, a salvaguarda das salvaguardas da sociedade é não restringir nada. Quem quiser se profissionalizar como jornalista é livre para fazê-lo, porém esses profissionais não exaurem a atividade jornalística. Ela se disponibiliza para os vocacionados, para os que têm intimidade com a palavra´, afirmou Ayres Britto.O ministro Cezar Peluso disse que experiências de outros países demonstram que o jornalismo sempre pôde ser bem exercido sem qualquer exigência de formação universitária.A decisão atende à tese da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e contraria o pensamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), para quem foi justamente a exigência do diploma para o exercício do jornalismo, prevista no Decreto-Lei 972 de 1969, que permitiu a profissionalização e a maior qualificação da atividade jornalística no Brasil.O patronato e as entidades representativas da categoria sempre estiveram em campos opostos na discussão. Uma liminar do STF já garantia, desde novembro de 2006, o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área de jornalismo.O parecer do MPFl também foi pela não obrigatoriedade do diploma. O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, disse que isso evitaria os obstáculos à livre expressão garantida pela Constituição. Vencido no julgamento, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que o jornalista deveria “ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral”.O fim da obrigatoriedade do diploma para jornalista foi bem recebido pela ANJ (Associação Nacional dos Jornais). O diretor do Comitê de Relações Governamentais da entidade, Paulo Tonet Camargo, afirmou que o STF apenas oficializou o que já ocorria na prática.Diz que a ANJ não é contra o diploma nem à formação do jornalista, mas avalia que a obrigatoriedade do diploma fere a liberdade de expressão. Para ele, o diploma é importante, mas não fundamental para o exercício da profissão. ´O trabalho nos meios de comunicação não deve ser exclusivo de jornalistas com diploma´. INDIGNAÇÃOPara Fenaj, decisão representa um golpeBrasília. O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade, disse, ontem, que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) representa uma ameaça à democracia. Andrade criticou a postura dos ministros que compararam jornalistas com cozinheiros e modelo e teriam deixado de lado a complexidade e dificuldades da atuação do profissional da área.´O voto de Gilmar Mendes é a expressão do patronato ao longo desses anos. Lamento a maneira desrespeitosa que o ministro qualificou a nossa profissão, comparando- a à culinária. Isso é no mínimo desrespeitoso´, disse.Segundo Andrade, ao decidir pela não obrigatoriedade do diploma, o STF derrubou a exigência pela qualificação dos jornalistas. ´Não é novidade para ninguém que o melhor lugar para qualquer pessoa adquirir conhecimento é a escola´, afirmou.O presidente da Fenaj disse, ainda, que vai esperar uma análise do departamento jurídico da entidade para adotar uma orientação aos sindicatos. Segundo ele, ainda não há idéia da dimensão do impacto do julgamento.´Vamos analisar a decisão para orientar os sindicatos. Agora, não é uma sentença de morte. Vamos usar a criatividade para garantir que a profissão seja exercida com ética. A categoria vai seguir lutando´, declarou Andrade.RetrocessoA presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Déborah Lima, avalia que, ao anular o decreto-lei 972/69, o STF derrubou uma luta de 40 anos. ´É um golpe. É um retrocesso de 40 anos. O momento é de lamentar´, disse.Para Déborah Lima, a decisão põe fim aos critérios de acesso à profissão. ´Acabaram todos os critérios de acesso. Agora, qualquer um vai poder exercer a profissão´, disse.Segundo ela, a não obrigatoriedade do diploma vai prejudicar na qualidade do jornalismo e na organização sindical da categoria. ´Hoje, o diploma não é a garantia absoluta, mas é uma garantia mínima de que as pessoas tinham uma formação para exercer a profissão
O QUE ELES PENSAM
Este é um momento de interrogação
Estou perplexa. Esse é um momento de muita interrogação. Vamos ver a repercussão que isso vai ter na formação do trabalho, no dia-a-dia das redações, no fazer do jornalismo.´
Ivonete Maia
Presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI)
Esta decisão representa um grande retrocesso, um golpe. As condições de trabalho serão precarizadas e vamos ter uma mão-de-obra mal formada. O momento é de nós jornalistas lamentarmos´
Déborah Lima
Presidente do Sindjorce
Esta decisão é lamentável sobre todos os aspectos, principalmente sobre o ponto de vista de um exercício profissional de mais qualidade, com conteúdo e ético.´
Ronaldo Salgado
Jornalista e professor do curso de Comunicação Social da UFC
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE - NACIONAL


JUSTIÇA DETERMINA DESOCULPAR VILA DO DNOCS

Moradores estão apreensivos com a possibilidade de ficarem sem casas. Local será restaurado em breve.
Diante do despejo iminente, moradores dizem que não têm para onde ir e que a Prefeitura de Quixadá havia assumido o compromisso de construir novas casas (Foto: Alex Pimentel)

Inquilinos da Vila do Dnocs, moradia dos antigos administradores do Açude do Cedro, situada ao lado da barragem do mais antigo reservatório público do Brasil, estão apreensivos com a possibilidade de serem despejados a qualquer momento. Uma ação judicial da Comarca Federal de Limoeiro do Norte determina a desapropriação imediata do imóvel. A medida foi solicitada para restauração do imóvel e prédios vizinhos, pertencentes ao acervo público. No local funcionará um complexo turístico implantado pela Prefeitura deste município.Os moradores confessam que já sabiam da decisão, mas não imaginavam que não teriam para onde ir. Essa é a preocupação da dona-de-casa Francisca Eva Pereira, grávida de sete meses e que garante ali o abrigo para seis dos oito filhos. Assim como os vizinhos, ficou desesperada ao receber a visita do oficial de justiça Esaú Bandeira. Segundo a permissionária, sairiam dali para uma agrovila, no entorno do açude. Ao invés disso, o emissário da 2ª Vara de Justiça da Comarca de Quixadá deu prazo de 10 dias para a desocupação.Na tentativa de reverter a situação, as famílias procuraram a reportagem do Diário do Nordeste. Informaram que a Prefeitura de Quixadá havia assumido o compromisso de construir suas casas. A ordem judicial chegou antes. Como nada havia sido formalizado entre eles e a gestão municipal, ficaram com receio de irem parar no olho da rua. Não tinham nenhuma garantia apesar do oficial de Justiça ter se sensibilizado e informado que iria sugerir a ampliação do prazo. O representante judiciário confirmou a elaboração de relatório expondo o drama dos 21 moradores, na maioria crianças.O próprio chefe do Poder Executivo local, Rômulo Carneiro, visitou as famílias. Assegurou-lhes imóveis alugados enquanto as casas não são construídas. De acordo com o prefeito, até o fim do ano estarão abrigadas em suas próprias moradias. As famílias foram incluídas no programa habitacional do município.O prefeito explicou que a idéia era remanejá-las para as agrovilas a serem construídas no entorno do Cedro. O processo é demorado, necessita de muitos estudos, já que têm apenas a concessão para utilizar as terras do Governo Federal.DéficitA presidente da Fundação de Geração Emprego Renda e Habitação Popular (Fungeth) de Quixadá, Gislane Grangeiro, informou que o déficit habitacional no município é de, pelo menos, três mil unidades. Nos próximos meses, 41 famílias cadastradas já terão casa própria.Outras 43 aguardam o processo de licitação. O projeto para outras 98 também está sendo concluído. Embora os números pareçam poucos, Gislane está otimista. Atuando desde 2001 na Fundação, ela garante que muita coisa melhorou. Já foram construídas 800 residências populares e mais de quatro mil habitantes passaram a morar com dignidadeCom a implantação do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, a ser firmado no próximo dia 24 em audiência pública na Câmara de Vereadores. “As famílias serão contempladas num menor prazo”, estima Gislane.
Mais informações:
Fundação de Geração Emprego Renda e Habitação Popular de Quixadá (Fungeth)
(88) 414.4669
(88) 3414.4674
FONTE : DIÁRIO DO NORDESTE - REGIONAL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...