Pages

sábado, 19 de janeiro de 2013

AMUSC > Novos rumos para o Sertão Central


Quixadá – Nesta ultima sexta-feira os prefeitos do Sertão Central empossaram a nova diretoria da Associação dos Municípios do Sertão Central-AMUSC, fundada em 1994 com a intenção de fortalecer a região unindo os chefes municipais para lutarem em prol do interesse conjunto da região.

Após dois mandatos como presidente da entidade o ex-prefeito de Madalena Sr. Pedro Wilson passou o bastão ao prefeito de Banabuiú Verediano Pereira Sales, 61 anos, que  assume a presidência e já inicia pedindo o apoio de todos para unirem-se em projetos macros, onde beneficiaria toda a região. Uma das primeiras discursões deve ser sobre o consorcio do lixo, pois hoje já se encontra todos os municípios esgotados em seus aterros sanitários.

O Presidente Veridiano Sales afirma que o cargo de presidente será diluído por todos, a responsabilidade de todos para unir forças na luta do crescimento da região centro. José Edimilson Gomes (Deca), prefeito de Ibicuitinga vice-presidente empossado afirma que espera a AMUSC, consiga unir e os prefeitos tenha consciência da força que todos juntos tem em conseguir promover o progresso e o fortalecimento do Sertão Central.   
Uma das maiores reivindicações dos presentes foi quanto a saúde, que aconteça um consorcio da saúde na região e Quixadá se prontifica a realizar esta campanha e receber a demanda dos vizinhos, o vice-prefeito Wellington Xavier (CÍ) endossado pelo atual prefeito João Hudson que assume a 2ª secretaria da associação.

Composição da nova diretoria que assume a gestão das lutas da região central pelo biênio 2013/2014. Presidente Veridiano Pereira Sales (BANABUIÚ), Vice-presidente José Edimilson Gomes (DECA – IBICUITINGA), Primeiro Tesoureiro José Antonio Rodrigues Mendes (DÉ – CHORÓ), Segundo Tesoureiro Cirilo Antonio Pimenta Lima (QUIXERAMOBIM), Primeiro Secretário Zarlul Kalil Filho (MADALENA), Segundo Secretário João Hudson Bezerra (QUIXADÁ), Conselho Fiscal Elíria Queiroz (IBARETAMA), Geovane Bezerra Dutra (Pres. da Câmara de Banabuiú) e Cicero Nobre (Pres. da Câmara de IBICUITINGA), Conselho Fiscal Suplentes Francisco Euzimar Luzia Ribeiro (PRES. da Câmara de CHORO), Clébio Ferreira da Silva (Pres. da Câmara de Quixeramobim) e Valdemiro Junior (Pres. da Câmara de Madalena).

Estiveram presentes: Presidente da Câmara de Banabuiú, o vice-prefeito de Madalena Antônio Evirando Rodrigues Vieira, a primeira dama de Banabuiú Vânia Sales acompanhado o prefeito, vice-prefeito e Secretario de Cultura de Quixadá Antonio Wellington Xavier (CÍ), Secretário de Participação Popular, Esportes e Juventude, João Luiz Queiroz Alencar (Janjão), Secretário de Agricultura de Quixadá, Damasceno Ribeiro, a ex-primeira-dama de Madalena Zélia de Pinho acompanhando o esposo Pedro Wilson, a secretaria executiva da AMUSC Dra. Valdênia Nascimento, o empresário Juscelino Soares e a Imprensa.  

SOLONOPOLE > Traficantes presos com som pesado


Solonópole – Foram presos no inicio da tarde desta sexta-feira (17), dois suspeitos de trafego de drogas no bairro Santa Tereza na periferia de Solonópole. Conduzidos para a Delegacia de Regional de Senador Pompeu onde foi realizado o flagrante de atuação na Lei de Entorpecentes.

Em uma ronda rotineira o destacamento do município sob o comando do sargento Margongel e os seus comandados os policiais Ronildo Bandeira e Moreira Gomes, abordaram os indivíduos Rafael de Lima Silva 22 anos, e Luiz Carlenildo de Souza (CAPOTE) 21 anos, trafegando em uma moto Honda Fan 125cc. Após a abordagem policial foi encontrado com 2 sacolas de cocaína em  uma caixa de som, enquanto o companheiro encontrado com dinheiro e celulares, após serem flagrados na Delegacia de Senador Pompeu foram recolhidos a cadeia pública.  

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723


POLICIA MILITAR > Cidades do Vale Jaguaribe são incorporadas


Quixadá > O 11º Batalhão Policial Militar, com sede em Quixadá, acaba de incorporar os municípios de Jaguaretama e Morada Nova a sua área de atuação. De acordo com o comando do Batalhão, com a inclusão de Morada Nova, até então assistido pelo Batalhão de Russas, o município de Choró foi transferido para a jurisdição do Batalhão de Canindé. Os demais municípios, Banabuiú, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu, e Solonópole continuam subordinados ao 11º BPM de Quixadá.

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

QUIXADÁ DE CARA NOVA > Centro administrativo recebe novo visual


Quixadá – Este ano com inicio de uma nova administração no município de Quixadá o centro administrativo passa a ter novas cores, passou por uma reforma para receber o novo prefeito eleito no último pleito eleitoral.

A construção deste centro administrativo que recebe as Secretarias de Administração, Finanças e o Gabinete do chefe no executivo foram idealizados para permitir ao prefeito e os secretários das principais pastas um ambiente mais amplo para receber autoridades e o povo em geral. Foi pintado com as cores da bandeira do município  Amarela, Verde, Azul e Branco. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

TELEFONIA MÓVEL > 2012 fecha com mais de 260 milhões de linhas.


O Brasil fechou 2012 com 261,78 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 132,78 acessos por 100 habitantes. No ano foi registrado 19,54 milhões de novas habilitações, o que representa um crescimento de 8,07% na base de assinantes. Em dezembro havia 210,82 milhões (80,53%) de acessos pré-pagos e 50,96 milhões pós-pagos (19,47%). A banda larga móvel totalizou 59,19 milhões de acessos.

A consolidação dos números mensais do serviço móvel está disponível na aba "Anatel Dados". Por meio dos diferentes relatórios, o usuário poderá realizar pesquisas e cruzamentos conforme seu interesse. Os relatório publicados hoje refletem os dados disponíveis em 18 de janeiro de 2013 e podem sofrer alterações.

A teledensidade avançou 7,19% (subiu de 123,87, em 2011, para 132,78, em 2012). No Ceará  o número de acessos em operação 10.282.350.116,2, já a densidade (acesso por 100 habitantes) 116,2. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

WALMOR CHAGAS > Último ato


São Paulo – Foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 18, em uma chácara em Guaratinguetá, no interior paulista, o ator Walmor Chagas aos 82 anos. A policia Civil que investiga o caso trabalha na hipótese de suicídio, segundo informações de um funcionário da propriedade.
Walmor Chagas era viúvo da atriz Cacilda Becker, que faleceu em 1969, com quem teve uma filha. Dr. Salvatore de “A Favorita” foi seu ultimo papel de destaque na TV no ano de 2009.
*Com informações do site Caras Online

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC

Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

MILHÃ - Falta água para a população


Milhã – A população de Milhã, está sofrendo com a falta d’água. Além da zona rural, quem mora na área urbana do Município, na sede, está dependendo dos carros-pipas.  O Açude Jatobá, responsável pelo abastecimento da cidade, secou. Para amenizar a situação o prefeito recentemente empossado, Otacílio Macedo, contratou caminhões e até carretas para fornecer água para os moradores. Agora, todo dia despejam água na estação de tratamento do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para abastecer o Centro da cidade através da rede. Na periferia, onde a água não chega, há correria para as portas das casas com baldes, de todos os tamanhos. Alguns colocam até caixas d’água nas calçadas, para receber os carros-pipa.

A despesa mensal com a operação emergencial de fornecimento de água deve chegar a R$ 200 mil. Caso o Governo do Estado não assuma, será obrigado a optar entre o pagamento dos servidores ou dos pipeiros. Caso contrário o povo morrerá de sede, acrescentou o gestor municipal. Acerca do abastecimento emergencial da cidade de Milhã, o coordenador da Defesa Civil do Ceará, coronel Silvio Tavares, disse estar sendo normalizado nos próximos dias. Segundo ele a paralisação ocorreu em razão da falta do repasse dos valores para a empresa contratada pelo serviço de transporte da água
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723


QUIXERAMOBIM > Pericia procura identificar ossada humana


Quixeramobim - O diretor do Núcleo de Perícia Forense (Pefoce) de Quixeramobim, Marcos Ferreira, trabalha juntamente com sua equipe para identificar de quem será uma ossada humana encontrada no fim da tarde desta quarta-feira, 16, na localidade de Cipó, distrito de Algodões, na zona rural de Quixeramobim. Conforme o diretor, o material encontrava-se em um curral. Há suspeitas de que seja de um homem, desaparecido no carnaval de 2010 nesta cidade.

Todavia, somente após exames feitos no setor de antropologia da Pefoce, em Fortaleza, será possível descobrir a idade aproximada da vítima e há quanto tempo o óbito foi registrado. Com o laudo a família será localizada para identificação.  Há princípio não há suspeita de crime. O homem desparecido apresentava debilidade mental. “Havia suspeita de trata-se de um idoso, mas os restos mortais são característicos de alguém entre 30 e 35 anos” acrescentou o diretor.

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

GLAUCOMA > Dudu Braga apoia sção de combate a cegeira


casal Braga 1 
Dudu Braga, filho do “rei” Roberto Carlos, e sua esposa Valeska, abraçam mais uma ação do bem: a campanha de conscientização “Cuidado com o Glaucoma”. A iniciativa leva mensagem de alerta e mobilização sobre à cegueira pelo glaucoma, doença grave e silenciosa que atinge milhares de pessoas em todo País. O casal reforça a importância da informação correta e a busca de orientação oftalmológica pelo menos uma vez por ano para prevenir o surgimento da doença.

O glaucoma é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo, é hereditária, tem maior incidência em pessoas acima dos 40 anos de idade e também em negros e afrodescendentes. Sem apresentar sintomas, a doença só pode ser diagnosticada por meio de exames anuais que mensuram a pressão ocular e verifica se está ocorrendo alguma perda de campo visual ou não.

Vítima do glaucoma, Dudu perdeu totalmente a visão aos 22 anos de idade e, a partir de então, teve que aprender a ver o mundo de outra forma. No começo, mais difícil, com obstáculos, descobertas, mas sempre com alegria de viver. Hoje, é com essa vivacidade que ele se dedica a produção musical e a apresentação do programa de rádio “As canções que você fez pra mim”. Cheio de carisma e bom humor, Dudu é um exemplo de superação e abraça com nobreza essa ação que é uma prestação de serviço e utilidade pública para a população.



O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

OCARA > Morador encontra animal no quintal

OCARA  –  Um porco-espinho encontrado no quintal de uma residência em Ocara a 101km de Fortaleza, espantou os moradores da cidade que só conheciam porcos caseiros. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente municipal foi acionada para capturar o animal. O secretario Francisco de Assis Lima entrou em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama-CE), o órgão informou que esta impossibilitado de recolher o animal. A Secretaria e o Ibama já estão contatando com a Policia Militar Ambiental para realizarem o translado para Fortaleza. 


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

BANBUIÚ > Homem é preso após tentar mulher

Banabuiú - Policiais de Banabuiú capturaram nesta quinta-feira o agricultor José Fábio Paulo Lopes, 26 anos. Ele é acusado de violência doméstica com tentativa de homicídio. Conforme o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) de Quixadá o crime ocorreu por volta das 2 horas, madrugada da quarta-feira, 16, no Sítio Penha, na zona rural de Banabuiú. Após uma discussão, por motivos banais, a vítima,  ele lesionou sua companheira, uma agricultora de 19 anos, com uma pedrada na cabeça. O golpe foi violento. Afundou o crânio dela. A vítima foi transferida para o IJF de Fortaleza. Até a publicação desta edição seu quadro clínico era considerado estável, segundo o plantão médico do IJF.


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SENADOR POMPEU > Moradores com dificuldades em conseguir água


SENADOR POMPEU – A falta de água em todo o sertão central após um ano de seca vem trazendo transtornos para moradores no bairro planalto do Banabuiú em Senador Pompeu, na periferia do município vem tendo problemas de abastecimento com o liquido precioso, os reservatórios próximos a localidade estão seco e os moradores precisam se deslocarem para conseguirem agua potável. 

Moradores do Planalto Banabuiú, aguardam com ansiedade a conclusão da obra que estará abastecendo o bairro, uma caixa d’água e encanação para as residências. A moradora Maria Zilda 56 anos, “esse lugar é maravilhoso, mais existe muitas dificuldades”, afirmou. . O Sr João Rodrigues dos Santos, 73 anos, “nunca tinha visto seca igual a esta”, disse o morador.


O secretário de agricultura do município, António Campos disse está tomando as providências, inclusive quando nossa reportagem chegou, estava revisando os tickets da comunidade com um dos responsáveis, para logo atender as necessidades.

MATÉRIA: Walter Lima - veja também Blog do Walter Lima 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

QUIXERAMOBIM > Prefeito e Secretaria de Educação recebem ônibus escolares


DSC_3825
QUIXERAMOBIM - Foram recebidos pelo Prefeito Municipal, Cirilo Pimenta, e a Secretária de Educação do Município, Socorro Pinheiro, 03 novos ônibus escolares para o município aumentar e melhorar a frota de transporte dos alunos.
A cerimônia de entrega dos novos ônibus aconteceu na Praça da Prefeitura, na última quinta-feira, 10. Chegaram 03 dos 06 ônibus que foram adquiridos através de uma parceria do Governo Federal, através do Programa de Ações Articuladas – PAR e a Secretaria Municipal de Educação.
02 veículos possuem capacidade para o transporte de 40 passageiros adultos sentados ou 60 crianças e 01 possui capacidade para 48 crianças sentadas. Todos possuem cadeira para crianças especiais, bancos com 03 cintos e controlador de velocidade que não permite que os mesmos ultrapassem os 70 km/h.
O Prefeito Cirilo Pimenta ressaltou o seu compromisso com a educação na aquisição dos benefícios advindos do governo federal. “Essa é mais uma grande conquista para o nosso município e nos próximos 04 anos iremos trabalhar para conseguir melhorar ainda mais a condição dos nossos alunos.”

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

ESPORTE > Quixeramobim melhor do Ceará em 2012


DSC00349
QUIXERAMOBIM - O Secretario de Esporte e Juventude de Quixeramobim, Hidelbrando Rocha, recebeu na última segunda-feira, 14, das mãos do Secretário de Esporte do Governo do Estado do Ceará, Gony Arruda, o prêmio de Melhor Time de Futebol Amador do Estado no ano de 2012.
A XIII Festa do Futebol Amador, foi realizada no restaurante Terraço Bar e Restô, em Fortaleza, e contou com a presença de várias personalidades do esporte cearense.
Na ocasião, o Secretário Hidelbrando Rocha reforçou o compromisso de continuar apoiando o esporte de Quixeramobim: ” Essa é uma grande conquista para o nosso Município. Um reconhecimento pelo trabalho de tantas pessoas comprometidas com o esporte de Quixeramobim. Nessa nova gestão continuaremos com o trabalho de fazer ainda muito mais.”
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

COGERH > Presidente reune-se com SAAE de Solonópole


Detalhes da notícia
Solonópole – Na manhã desta quarta feira (16), no município de Solonópole o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hidricos – COGERH, Francisco Rennys Aguiar Frota, reuniu-se com representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE do   município. Um dos principais objetivos foi de apresentar a nova gestão da SAAE que assume a partir deste mês o gestor da COGERH, onde foram analisados os compromissos assumidos pela gestão anterior e apresentado o novo modelo de gestão adotada pela COGERH nos últimos meses. Francisco Rennys prontificou-se em dinamizar o trabalho das duas instituições. 

Assessoria de Comunicação e Marketing

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723



QUIXADÁ > Moradores isolados


Quixadá - Moradores da estrada do Quixadá estão isolados em consequência da lama que tomou de conta dos ramais. Quase cem famílias estão impossibilitadas de saírem de suas casas pelo fato de o ramal não oferecer condições de trafegabilidade. Os moradores resolveram protestar contra as condições precárias  que estão passando.
O caos é encontrado no quilômetro 20, nas proximidades da Cidade Cinematográfica, onde foi gravada a minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes. Para chegar lá, que se tornou um dos pontos turísticos do Estado, apenas de botas sete léguas. Carros pequenos não passam e os grandes correm o risco de ficarem atolados.
Como no caso do ônibus que faz linha para o local. Ao fazer uma manobra ficou atolado por mais de 24 horas fechando completamente a passagem do ramal. Para piorar a situação, após o atolamento, os outros ônibus não chegam até a linha final. Param dois quilômetros antes, sendo os moradores obrigados a caminharem toda essa distância.
Cansado de esperar pelo poder público, Mauro diz ter colocado 52 carradas de tijolos para amenizar os efeitos da lama, mas a ação não teve bons resultados. “Foi mesmo que nada. Tem gente doente aqui que não pode nem ir ao médico. O posto de saúde daqui está fechado. Passamos necessidades”, comentou o morador pedindo ajuda do poder público.
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MORADA NOVA > Lidera em acidentes


Morada Nova – Cidade do Vale Jaguaribe, Morada Nova é considerada uma cidade com um dos maiores números de motocicletas da região, o índice na violência no trânsito tem perseguido as autoridades locais que procuram soluções para este problema. 
Conforme levantamento feito pela Policia Militar o município apresentou no ano de 2012 o maior numero de acidentes envolvendo motoqueiros com vitimas fatais, em sua grande maioria jovens que se aventuram com as motocicletas desenvolvendo velociadade acima do permitido, provocando os sinistros. 
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

IBARETAMA > Prefeita reduz secretarias para diminuir gastos


IBARETAMA - A prefeita de Ibaretama, Elíria Queiroz, comemorou o seu aniversário nesta terça-feira, dia 15, anunciando a redução de sua equipe administrativa. De acordo com a assessoria da prefeita, recentemente empossada, o número de secretarias foi reduzido de 14 para oito. Além das secretarias de Saúde, de Educação e Cultura, de Recursos Hídricos, de Agricultura, de Ação Social, de Administração e de Serviços Públicos, ela pretende contar apenas com suas Assessorias, Administrativa e Pedagógica.
As medidas foram tomadas para redução de gastos. O Município enfrenta várias dificuldades. Os servidores ainda não receberam o pagamento do mês de dezembro. Os veículos públicos estão em condições precárias de uso. Os prédios públicos também. A alternativa foi conter os gastos e cautelosamente ir ampliando as secretarias necessárias ao bom funcionamento da máquina administrativa. Dentre as pastas consideradas prioritárias estão a de Transportes, a de Esportes, e ainda a da Juventude, prometida durante o período eleitoral.
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

PPREFEITO > Com o aumento da violência pede segurança

Milhã - O prefeito de Milhã, Otacílio Macedo, está preocupado com a falta de segurança neste Município do Sertão Central. Segundo o gestor recentemente empossado, no último dia 10 a cidade ficou sem policiamento ostensivo. Para agravar ainda mais o problema, por falta de recursos o programa Pró Cidadania foi desativado. Caso o Governo do Estado não firme convênio para reativação do serviço Otacílio Macedo afirmou: Se o governador me disser, Otacílio nós vamos realmente entrar em convenio com você o Pro Cidadania vai voltar, se não, iremos tomar outras medidas. 

O prefeito acrescentou ainda que em fevereiro terá audiência com Cid Gomes e secretario de Segurança do Estado. Pretende levar um agente para expor o quadro de insegurança em Milhã. O Prefeito pede maior compreensão das autoridades estaduais pois a violência tem aumentado no interior cearense e o policiamento não consegue atender a população que tem aumentado nos ultimos anos. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

VEREADORA INTERNADA > Após AVC parlementar encontra-se na UTI


Quixadá – Vereadora Ivana Magalhães, filha do ex-vereador Agenor Magalhães foi transferida na manhã desta terça feira 15, para a capital cearense após sofrer um acidente vascular cerebral – AVC, encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva – UTI onde expira cuidados os primeiros socorros foram realizados no hospital Eudásio Barroso em Quixadá.

Após uma bateria de exames encontra-se estável, o cardiologista quixadaense e ex-secretário de saúde Dr. Ricardo Silveira, esteve visitando a parlamentar, considerou que seu quadro clinico ainda expira cuidados e informa que a mesma não tem previsão de alta hospitalar. A Vereadora que assumiu a vaga do vereador eleito Cabo Marlim onde não foi diplomado em decorrência de esta em julgamento sua candidatura. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

GLADSON MARTINS - Despedida emocionante dos amigos


Quixadá – Despedida dos amigos e colegas de arte ao gestor de cultura em Quixadá Gladson Martins com faixas e musica bastante emocionante, o cortejo percorreu ruas do centro ao cemitério local onde foi sepultado.

Muitas flores e coroas de entidades e órgãos ligados a cultura, o amigo Clebio Ribeiro que juntamente com Gladson dividiu a tarefa de organiza o livro “A Filha do Sertão”, bastante emocionado lamenta a perda do amigo e companheiro cultural, “A cultura quixadaense tem uma perda irreparável” afirmou o amigo. Professores, alunos, artistas, gestores de diversas áreas fizeram presentes nesta ultima homenagem a uma das cabeças pensantes da cultura em Quixadá.

Familiares discursaram e lembraram o que Gladson representava no seio da família e que compartilhavam a dor da perda com toda classe artística que foi sempre o ar que o mesmo respirava. Um dos últimos trabalhos realizados por Gladson que teve ao lado do Amigo  Clebio onde juntos elaboraram um livro falando da grande escritora Rachel de Queiroz e um dos maiores sonhos dos dois a estatua da escritora na Praça da Cultura, este realizado e muitos projetos não poderão continuar pois estes teria que ter Gladson Martins a frente. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CULTURA DE LUTO - Quixadá perde uma referência cultural

Quixadá – A Cultura do Sertão Central, uma perda irreparável, Gladson Martins Jucá nos deixa órfão de sua presença material ficando a arte para lembrarmos sua obra cultural e significativa para Quixadá. Morre na noite deste Domingo (13) no hospital municipal Eudásio Barroso, a cultura quixadaense encontra-se de luto. .

Gladson Martins Jucá. Natural de Quixadá, gestor e produtor cultural. Pós-graduando em Gestão Cultural pelo programa Formação de Gestores dos Estados do Nordeste (MINC/FUNDA) e (UFR-PE), é Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Ceará. Iniciou suas atividades culturais na Associação de Teatro de Quixadá e na Federação Estadual de Teatro do Ceará, tendo exercido as funções de Ator, Produtor e Mobilizador do movimento teatral.

Fundador da Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá e o Cineclube Mestre Adolfo. Participou da produção de vários filmes rodados em Quixadá, como “O Quinze”, “Magé”, “O Casamento”, “Siri-Ará”, e por ultimo “O Gato Preto” em andamento. Atua ainda como Coordenador Pedagógico do Ponto de Cultura Sertão-Cinema-Cidadão e do Pontinho de Brincantes do Amanhã, ambos da ACVQ. Por ultimo juntamente com Clébio Ribeiro colega e amigo organizaram o livro “A Filha do Sertão” lançado na inauguração da Estatua em homenagem a Escritora Rachel de Queiroz.   


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723



domingo, 13 de janeiro de 2013

PROFETAS DA CHUVA I > Previsões e conclusões das experiências populres


Quixadá – Um grande número de profetas passou a prever a quadra invernosa para o ano de 2013, em sua grande maioria optaram e dizer que somente a partir de março inicia o período chuvoso e continuo.

Felisastro Saraiva de Queiroz, 61 anos, morador da Fazenda João Gonçalves no município de Ibaretama, a experiência de Felisastro através dos dias a partir do mês de Setembro e com seus estudos pode afirma que o inverno será fraco. Raimundo Eduardo Rabelo do Distrito de Cipó dos anjos em Quixadá participa pela primeira vez do encontro afirma que o inverno será fraco com chuvas mais intensas nos meses de Março e Junho. Laercio de Oliveira, vereador eleito no ultimo pleito eleitoral também é um dos que através da experiência diagnosticou que o inverno seria a partir de março tornando um inverno não muito extenso.

José Celio este Vindo do Vale do Jaguaribe no município de Limoeiro do Norte previu que não ser inverno e sim chuvas não muito intensas com espaços entre uma e outra. A família Leite que sempre traz as previsões juntos neste encontro sofreu um desfalque o patriarca dos Leites e apenas os irmão Lourdinha e Chico Leite fizeram a previsão de um bom inverno e os agricultores podem se preparar para plantar.

Após a apresentação dos profetas recebemos avaliações de diversas autoridades ligadas ao agricultor, José Maria Pimenta afirmou que no ano passado choveu cerca de 300 milímetros e com estas previsões de um inverno razoável poderemos chegar a 600 milímetros dobrando o que choveu no ano anterior e ai enchendo pequenos açudes, permitindo plantar. O Prefeito João Hudson de Quixadá acredita que o inverno vira e assim melhorar a vida no campo, o secretário de Agricultura Raimundo Damasceno afirma que vai prepara sua pasta para ajudar o homem do campo. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...