Pages

domingo, 13 de janeiro de 2013

PROFETAS DA CHUVA I > Previsões e conclusões das experiências populres


Quixadá – Um grande número de profetas passou a prever a quadra invernosa para o ano de 2013, em sua grande maioria optaram e dizer que somente a partir de março inicia o período chuvoso e continuo.

Felisastro Saraiva de Queiroz, 61 anos, morador da Fazenda João Gonçalves no município de Ibaretama, a experiência de Felisastro através dos dias a partir do mês de Setembro e com seus estudos pode afirma que o inverno será fraco. Raimundo Eduardo Rabelo do Distrito de Cipó dos anjos em Quixadá participa pela primeira vez do encontro afirma que o inverno será fraco com chuvas mais intensas nos meses de Março e Junho. Laercio de Oliveira, vereador eleito no ultimo pleito eleitoral também é um dos que através da experiência diagnosticou que o inverno seria a partir de março tornando um inverno não muito extenso.

José Celio este Vindo do Vale do Jaguaribe no município de Limoeiro do Norte previu que não ser inverno e sim chuvas não muito intensas com espaços entre uma e outra. A família Leite que sempre traz as previsões juntos neste encontro sofreu um desfalque o patriarca dos Leites e apenas os irmão Lourdinha e Chico Leite fizeram a previsão de um bom inverno e os agricultores podem se preparar para plantar.

Após a apresentação dos profetas recebemos avaliações de diversas autoridades ligadas ao agricultor, José Maria Pimenta afirmou que no ano passado choveu cerca de 300 milímetros e com estas previsões de um inverno razoável poderemos chegar a 600 milímetros dobrando o que choveu no ano anterior e ai enchendo pequenos açudes, permitindo plantar. O Prefeito João Hudson de Quixadá acredita que o inverno vira e assim melhorar a vida no campo, o secretário de Agricultura Raimundo Damasceno afirma que vai prepara sua pasta para ajudar o homem do campo. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...